Humildade fez a diferença – 21-12-2007
O Rio Ave jogou em função do sistema do Varzim e parecia satisfeito com um empate, mas um golo de Keita valeu a vitória e a liderança isolada na classificação. Foi a primeira derrota caseira de Diamantino no campeonato
Num derbi intenso, emocionante até final e sem um dominador claro, o Rio Ave foi mais feliz e venceu na Póvoa, tal como na época passada, em Janeiro, altura em que o Varzim sofreu a última derrota caseira. Diamantino Miranda nunca tinha perdido para o campeonato em casa e, também por isso, o desgosto foi grande. Serão os oito pontos de distância para o rival irrecuperáveis? Talvez não. Mas a margem de erro começa a ser demasiado curta...
Uma desilusão foi, também, o número de espectadores do "Jogo pela Paz", que foi transmitido pela Sport TV na manhã de domingo, não ultrapassando os três mil.
O Rio Ave já tinha mostrado, durante a semana, ao que vinha. Nos treinos à porta aberta, o técnico João Eusébio, que não tinha os médios Niquinha, André Serrão e André Vilas Boas, apostou num onze com três centrais, permitindo as subidas dos laterais - Miguel Lopes e Milhazes – e tendo um meio-campo com os trabalhadores Delson e Vítor Gomes e o tecnicista Evandro, ganhando quase todas as segundas bolas. A frente de ataque ficou entregue à dupla Chidi/Keita, que, à excepção do lance do golo, foi sempre anulada pelos centrais Alexandre e Pedro Santos, ambos em excelente forma.
O problema do Varzim, que voltou a treinar à porta fechada para nada apresentar de novo, residiu no losango de meio-campo, onde apenas Tito (melhor em campo com três pontos no Troféu Melhor Jogador do Varzim), que não pode estar em todo o lado, tem pedalada para ritmos elevados. Depois, a aposta em Marco Cláudio saiu furada, já que o organizador de jogo não mostrou capacidade para fugir às duras marcações e saiu, estranhamente, a cinco minutos do intervalo, sendo rendido por Candeias, um extremo que se perde na posição 10. O Varzim até entrou mais forte e dominou até que o Rio Ave se adaptasse ao sistema de três centrais, pois os vila-condenses criaram perigo nas descidas ao ataque, remataram mais e estiveram mais perto do golo, sempre com Miguel Lopes a desequilibrar no contra-ataque.
A segunda parte, já com Candeias na ala direita e quase a expulsar Milhazes - o defesa ameaçou uma agressão com o cotovelo e levou apenas amarelo – o Varzim foi melhor e teve quase sempre a iniciativa. Mas foi Miguel Lopes quem teve a primeira grande oportunidade, numa jogada em que Telmo ficou parado a reclamar falta. Com muita marcação e poucos espaços, o Rio Ave mostrava-se satisfeito com o empate. Eusébio não mexia nas peças. Já Diamantino fez entrar Yazalde, vendo, porém, Gaspar (74’) atirar de cabeça com perigo, após canto na esquerda. No minuto seguinte foi Yazalde a falhar incrivelmente um cabeceamento para golo, seguindo-se o decisivo lance de Keita, que marcou em zona central, de pé esquerdo e de primeira, após passe de Evandro.
Entre anti-jogo dos vila-condenses e muita precipitação poveira, o jogo foi-se arrastando para o final sem que o empate chegasse. Primeiro Pedro Santos, depois Yazalde e Tito na mesma jogada e finalmente Roberto, tiveram três situações para empatar e conferir justiça ao resultado. Mas a vitória do Rio Ave premeia o ‘risco’ táctico do seu treinador, castigando, em simultâneo, a falta de ideias do Varzim, principalmente na denunciada forma de organizar o ataque. O discurso humilde fez a diferença antes e… depois do jogo!
Opiniões
Diamantino Miranda, treinador do Varzim
"Perdi pela primeira vez em casa no campeonato ao fim de quase um ano, mas não me preocupavam muito os recordes. A primeira derrota aconteceu frente a uma equipa que, se calhar, é a mais forte da Liga de Honra, uma vez que mantêm a mesma estrutura há quatro anos. Mas é uma derrota injusta, porque foi um jogo muito equilibrado e com as melhores oportunidades a pertencerem ao Varzim, principalmente na parte final. Neste tipo de jogos, quem marca, ganha, e o Rio Ave acabou por marcar um golo algo consentido. Já prevíamos que o Rio Ave viesse jogar com três centrais, já que o Varzim joga muito ao ataque em casa e é natural que as equipas tenham essas preocupações. O aviso do presidente quando falou em margem de erro zero para estes dois jogos? Estão no vosso direito e podem fazer as perguntas que quiserem, mas também posso dizer que são perguntas ignorantes, quase a raiar a estupidez. Têm que fazer essa pergunta ao presidente. Se estou pressionado? Estou pressionado, desde que nasci, para não morrer e ter cuidado com acidentes. Se acham que treinar o Varzim, pelo menos para mim, é ter alguma pressão extra, estão redondamente enganados. Pressionado estava eu, quando jogava à bola, com 100 mil a assobiar e, às vezes, a aplaudir. Tenho a pressão normal de todos os treinadores, de querer ganhar, e não percebo a pergunta nesta altura. O presidente diz que não disse isso, mas, se foi dito a alguém ou se alguém o inventou, foi há duas semanas"
João Eusébio, treinador do Rio Ave
"Foi uma vitória merecida. Fizemos uma excelente primeira parte e, à excepção dos primeiros cinco minutos, controlámos o jogo. O Varzim entrou forte e custou-nos um pouco a adaptação ao sistema de três centrais, porque sabíamos que poderíamos correr riscos por não estarmos habituados a esta forma de jogar. Fomos mais fortes nas transições, criámos espaços entre linhas, até porque sabíamos que o Varzim tem algumas dificuldades na transição do ataque para a defesa e na reposição dos seus jogadores. Aproveitámos isso e só nos faltou, na parte final, um pouco de decisão no último passe. Na segunda parte, o jogo foi mais equilibrado, houve uma ou outra oportunidade para cada lado, mas o Rio Ave foi uma equipa mais personalizada e a vitória é justa. Agradeço esta vitória aos adeptos que vieram à Póvoa"
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3614&seccaoid=101&accao=noticia
Varzim derrotado no derbi – 16-12-2007
O Varzim perdeu por uma bola a zero com o Rio Ave na partida mais importante da 13º jornada da Liga de Honra. O avançado Keita fez o único golo da partida, aos 78 minutos. Com esta vitória, a equipa de Vila do Conde cimentou a sua liderança na Liga de Honra, contando agora com 26 pontos e aumentou a sua vantagem em relação ao Varzim (8º lugar) para oito pontos.
Tito foi o escolhido da equipa Rádio Mar para melhor em campo, somando assim mais três pontos e passando a liderar o troféu Rádio Mar/ Póvoa Semanário.
Na próxima semana, os poveiros deslocam-se a Santa Maria da Feira para defrontar a equipa local, num jogo marcado para as 15h00 de Domingo, 23 de Dezembro.
Já o Rio Ave joga nos Açores com o Santa Clara, numa partida a realizar às 16h00 de sábado.
Golos: Keita (78 min.)
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3582&seccaoid=101&accao=noticia
sexta-feira, 21 de dezembro de 2007
quarta-feira, 19 de dezembro de 2007
Notícia Record
Keita: «Ainda posso dar mais» - AVANÇADO DECIDIU O DÉRBI MAS NÃO ESTÁ SATISFEITO - 19-12-2007
Após o inusual póquer (4 golos) frente ao Rebordosa, o melhor que podia ter acontecido a Keita era marcar o tento que decidiu o dérbi contra o Varzim. Mesmo assim, o senegalês é a antítese da euforia. “Contente? Acima de tudo pela equipa. Pessoalmente, ainda não estou satisfeito. Sinto que ainda posso dar mais”, assevera a referência ofensiva do melhor ataque da Liga de Honra (23 golos), mas também um exemplo de democracia concretizadora com uma dezena de jogadores na lista da finalização.Tendo vencido o duelo com o artilheiro do escalão (o varzinista Roberto), mas também com a defesa menos batida, Keita valoriza o sacrifício na recta final da partida. “Estava mal das costas. Tinha dores e era muito difícil conseguir correr”, confessa, o que não o impediu de corresponder com precisão à assistência de Evandro. “Este golo não muda a minha forma de estar. Acredito em mim e no trabalho que faço. Nunca perco a confiança”, garante, elogiando o facto de “o Rio Ave jogar sempre para ganhar” e deixando a questão da subida para mais tarde. “Manter a tranquilidade e jogar bem” são, a seu ver, as metas.
Após a partilha da alegria com os adeptos, Keita dedicou o seu golo a Augusto Gama, antigo companheiro de equipa que agora integra a equipa técnica. “Disse-lhe que tinha cara de quem ia marcar um golo”, revelou o adjunto de João Eusébio.
texto VÍTOR PINTO E LUÍS LEAL - http://www.record.pt/noticia.asp?id=768821&idCanal=21
Novo sistema é trunfo para João Eusébio – TÉCNICO PROCURA ESTRATÉGIAS DIFERENTES - 18-12-2007
A opção pela utilização de três defesas, em sistema de 3x4x1x2, deu dois triunfos ao Rio Ave. Após a goleada ao Rebordosa, para a Taça, o sucesso no dérbi reforça a possibilidade de os vila-condenses manterem o esquema em mais uma deslocação difícil, desta vez ao terreno do Santa Clara. "Temos sentido alguns problemas em casa. As equipas que vão a Vila do Conde fecham-se, pelo que estamos a procurar estratégias diferentes, pensando jogo a jogo", frisou João Eusébio, que apostando em Gaspar, Bruno Mendes e Danielson no sector recuado pode agora libertar Miguel Lopes e Milhazes pelas alas, dando à equipa a largura que os sócios reclamavam e incrementando o caudal ofensivo. "Corremos riscos em termos de rotinas, mas treinamos sempre de porta aberta e nada temos a esconder", conclui João Eusébio.Márcio Paiva faz hoje uma ecografia para avaliar a gravidade da sua lesão na coxa direita. Está em dúvida para os Açores, enquanto Mora padece de uma lombalgia. Niquinha, André Serrão e André Vilas Boas são os outros lesionados.
texto L.L. - http://www.record.pt/noticia.asp?id=768707&idCanal=21
Varzim-Rio Ave, 0-1: Despertar da intuição - JOÃO EUSÉBIO ACREDITOU EM KEITA E O SENEGALÊS SUPEROU A MELHOR DEFESA – 17-12-2007
O futebol está cada vez mais científico. Os jogos são preparados ao pormenor e nenhum detalhe escapa ao escrutínio meticuloso dos treinadores. Ainda assim, por vezes, uma decisão empírica pode fazer toda a diferença. Quando a substituição de Keita parecia ser a melhor decisão a tomar no equador do segundo tempo, João Eusébio mostrou nervos de aço. Já depois de mandar Henrique intensificar o aquecimento, decidiu confiar no senegalês e este correspondeu com o golo que decidiu o dérbi. Uma intuição que deu frutos.
O remate de primeira, com o pé esquerdo, deu expressão a uma superioridade vila-condense que teimava em não ter correspondência no marcador. O Varzim resistiu até ao limite, continuando a deter a melhor defesa da Honra (7 golos sofridos em 13 jogos), mas abdicando de uma invencibilidade em casa que durava desde o último dérbi, a 28 de Janeiro, numa tarde de glória de Fábio Coentrão. O sistema de três defesas implementado por João Eusébio foi um quebra-cabeças que Diamantino Miranda tentou contrariar trocando Marco Cláudio por um Candeias mais irrequieto ainda no primeiro tempo. Porém, a recta final da partida chegou com apenas dois remates dos poveiros, ambos de fora da área, contra uma dezena de tentativas dos visitantes. O ataque mais produtivo da competição acabou por desequilibrar as contas a favor do líder.
texto VÍTOR PINTO - http://www.record.pt/noticia.asp?id=768580&idCanal=21
Keita vale vitória na Póvoa - RIO AVE GANHA POR 1-0 – 16-12-2007
O Rio Ave foi à Póvoa do Varzim ganhar por 1-0, impondo a primeira derrota em casa à formação orientada por Diamantino. O golo da equipa de Vila do Conde foi marcado por Keita aos 78'.O Rio Ave lidera a Liga Vitalis com 26 pontos ficando à espera do Freamunde-Vizela para saber se descola do Vizela, que soma 23.O Vazim tem, ao fim de 13 jogos, 18 pontos.
http://www.record.pt/noticia.asp?id=768522&idCanal=25
Após o inusual póquer (4 golos) frente ao Rebordosa, o melhor que podia ter acontecido a Keita era marcar o tento que decidiu o dérbi contra o Varzim. Mesmo assim, o senegalês é a antítese da euforia. “Contente? Acima de tudo pela equipa. Pessoalmente, ainda não estou satisfeito. Sinto que ainda posso dar mais”, assevera a referência ofensiva do melhor ataque da Liga de Honra (23 golos), mas também um exemplo de democracia concretizadora com uma dezena de jogadores na lista da finalização.Tendo vencido o duelo com o artilheiro do escalão (o varzinista Roberto), mas também com a defesa menos batida, Keita valoriza o sacrifício na recta final da partida. “Estava mal das costas. Tinha dores e era muito difícil conseguir correr”, confessa, o que não o impediu de corresponder com precisão à assistência de Evandro. “Este golo não muda a minha forma de estar. Acredito em mim e no trabalho que faço. Nunca perco a confiança”, garante, elogiando o facto de “o Rio Ave jogar sempre para ganhar” e deixando a questão da subida para mais tarde. “Manter a tranquilidade e jogar bem” são, a seu ver, as metas.
Após a partilha da alegria com os adeptos, Keita dedicou o seu golo a Augusto Gama, antigo companheiro de equipa que agora integra a equipa técnica. “Disse-lhe que tinha cara de quem ia marcar um golo”, revelou o adjunto de João Eusébio.
texto VÍTOR PINTO E LUÍS LEAL - http://www.record.pt/noticia.asp?id=768821&idCanal=21
Novo sistema é trunfo para João Eusébio – TÉCNICO PROCURA ESTRATÉGIAS DIFERENTES - 18-12-2007
A opção pela utilização de três defesas, em sistema de 3x4x1x2, deu dois triunfos ao Rio Ave. Após a goleada ao Rebordosa, para a Taça, o sucesso no dérbi reforça a possibilidade de os vila-condenses manterem o esquema em mais uma deslocação difícil, desta vez ao terreno do Santa Clara. "Temos sentido alguns problemas em casa. As equipas que vão a Vila do Conde fecham-se, pelo que estamos a procurar estratégias diferentes, pensando jogo a jogo", frisou João Eusébio, que apostando em Gaspar, Bruno Mendes e Danielson no sector recuado pode agora libertar Miguel Lopes e Milhazes pelas alas, dando à equipa a largura que os sócios reclamavam e incrementando o caudal ofensivo. "Corremos riscos em termos de rotinas, mas treinamos sempre de porta aberta e nada temos a esconder", conclui João Eusébio.Márcio Paiva faz hoje uma ecografia para avaliar a gravidade da sua lesão na coxa direita. Está em dúvida para os Açores, enquanto Mora padece de uma lombalgia. Niquinha, André Serrão e André Vilas Boas são os outros lesionados.
texto L.L. - http://www.record.pt/noticia.asp?id=768707&idCanal=21
Varzim-Rio Ave, 0-1: Despertar da intuição - JOÃO EUSÉBIO ACREDITOU EM KEITA E O SENEGALÊS SUPEROU A MELHOR DEFESA – 17-12-2007
O futebol está cada vez mais científico. Os jogos são preparados ao pormenor e nenhum detalhe escapa ao escrutínio meticuloso dos treinadores. Ainda assim, por vezes, uma decisão empírica pode fazer toda a diferença. Quando a substituição de Keita parecia ser a melhor decisão a tomar no equador do segundo tempo, João Eusébio mostrou nervos de aço. Já depois de mandar Henrique intensificar o aquecimento, decidiu confiar no senegalês e este correspondeu com o golo que decidiu o dérbi. Uma intuição que deu frutos.
O remate de primeira, com o pé esquerdo, deu expressão a uma superioridade vila-condense que teimava em não ter correspondência no marcador. O Varzim resistiu até ao limite, continuando a deter a melhor defesa da Honra (7 golos sofridos em 13 jogos), mas abdicando de uma invencibilidade em casa que durava desde o último dérbi, a 28 de Janeiro, numa tarde de glória de Fábio Coentrão. O sistema de três defesas implementado por João Eusébio foi um quebra-cabeças que Diamantino Miranda tentou contrariar trocando Marco Cláudio por um Candeias mais irrequieto ainda no primeiro tempo. Porém, a recta final da partida chegou com apenas dois remates dos poveiros, ambos de fora da área, contra uma dezena de tentativas dos visitantes. O ataque mais produtivo da competição acabou por desequilibrar as contas a favor do líder.
texto VÍTOR PINTO - http://www.record.pt/noticia.asp?id=768580&idCanal=21
Keita vale vitória na Póvoa - RIO AVE GANHA POR 1-0 – 16-12-2007
O Rio Ave foi à Póvoa do Varzim ganhar por 1-0, impondo a primeira derrota em casa à formação orientada por Diamantino. O golo da equipa de Vila do Conde foi marcado por Keita aos 78'.O Rio Ave lidera a Liga Vitalis com 26 pontos ficando à espera do Freamunde-Vizela para saber se descola do Vizela, que soma 23.O Vazim tem, ao fim de 13 jogos, 18 pontos.
http://www.record.pt/noticia.asp?id=768522&idCanal=25
Notícia O Jogo
Um herói que não o quer ser – 18-12-2007
Tímido, de poucas palavras e um golo que diz ser "normal". O recente herói vila-condense tem fama mas dispensa holofotes
Autor do golo que deu a vitória ao Rio Ave no dérbi com o Varzim, Ladji Keita foi, inevitavelmente, o centro das atenções e brincadeiras no plantel durante o dia de ontem. Entre umas "bocas" e sorrisos dos colegas, o avançado senegalês detinha, todavia, uma postura antivedeta. Optou mesmo por classificar de "normal" o remate certeiro por si assinado, desviando os holofotes da fama para o "trabalho realizado por todo o grupo". Pessoalmente, até diz que lá está para "tentar" acertar com a baliza, ou não fosse um avançado com faro para isso. E diga-se que o tem mais apurado que nunca. É que antes do desgosto causado aos varzinistas, o Rebordosa, que visitou Vila do Conde para a Taça de Portugal, testemunhou a boa forma de Keita com quatro golos como argumento. "Enquanto profissional, foi a primeira vez", explica. A cumprir a terceira época no Rio Ave, depois de passagens pelo Valence, de França, e Alverca, traça como meta pessoal para esta "fazer melhor que na última", na qual apontou nove golos no campeonato e alguns na Taça de Portugal, um deles de fino recorte em Alvalade, de onde saiu, apesar de tudo, eliminado pelo Sporting. "Estou a treinar bem. Acredito na minha qualidade e na do grupo também. Tentarei fazer o melhor possível", prometeu.
texto HUGO M. MONTEIRO - http://www.ojogo.pt/23-300/artigo677326.asp
Antes Mora, agora Paiva – 18-12-2007
O Rio Ave tem em Keita uma boa dor de cabeça para a baliza contrária, mas a verdade é que saiu da Póvoa com uma maior na sua. Tudo porque Paiva sofreu uma lesão muscular numa coxa e está em dúvida para a visita ao Santa Clara. Com Mora a recuperar de uma lombalgia, adivinha-se a reaparição de César como titular, num jogo marcado para sábado.
http://www.ojogo.pt/23-300/artigo677327.asp
Estrelinha ajudou vila-condenses – 17-12-2007
A estrelinha que acompanha os campeões parece não abandonar o Rio Ave. Depois de ter garantido um ponto já no período de descontos, na jornada anterior, em casa, no jogo com o Trofense, a equipa de João Eusébio ganhou ontem no terreno do eterno rival com um golo conseguido perto do final. Uma vitória que, diga-se em abono da verdade, premeia a organização táctica do Rio Ave, uma vez que a utilização de três centrais para manietar o ataque poveiro chegou para dominar o jogo em toda a primeira parte.
Já sem Marco Cláudio para distribuir o jogo e com uma previsível aposta única na ala direita para atacar, o Varzim dominou após o intervalo, mas foi Miguel Lopes, o melhor jogador em campo, quem desperdiçou a grande ocasião da tarde.
Depois de Gaspar avisar e Yazalde responder em lances de bola parada, o golo que decidiu o encontro haveria de chegar por Keita, após passe de Evandro.
O Varzim ainda teve duas boas oportunidades para conseguir um ponto, mas houve muito coração e pouca cabeça.
Onze meses depois, o Varzim volta a perder na Póvoa, novamente frente ao Rio Ave e na primeira derrota caseira de Diamantino Miranda. Diamantino "Resultado injusto"
Considerando que o Varzim perdeu de "forma injusta", Diamantino Miranda salientou que o jogo foi "muito equilibrado" e que "as melhores oportunidades foram do Varzim". Recorde-se que Lopes de Castro, presidente poveiro, afirmou que a margem de erro para os últimos dois jogos era zero. Diamantino respondeu com ironia. "Pressionado estou desde que nasci, para não morrer e não ter acidentes". "Treinar o Varzim é ter pressão? Pressão era quando jogava com cem mil a assobiar", afirmou. João Eusébio"Rio Ave controlou"
"Foi uma vitória merecida" disse João Eusébio, lembrando que, à excepção dos primeiros cinco minutos, o Rio Ave fez uma "excelente primeira parte e, aproveitando a pouca intensidade do Varzim na transição do ataque para a defesa, controlou o jogo". Admitindo que na segunda parte houve "mais equilíbrio", o técnico considerou que o Rio Ave foi "mais personalizado" e, por isso, conseguiu uma vitória justa". Dedico este triunfo aos adeptos que vieram à Póvoa", completou.
texto ANDRÉ VELOSO GOMES - http://www.ojogo.pt/23-299/artigo677185.asp
Tímido, de poucas palavras e um golo que diz ser "normal". O recente herói vila-condense tem fama mas dispensa holofotes
Autor do golo que deu a vitória ao Rio Ave no dérbi com o Varzim, Ladji Keita foi, inevitavelmente, o centro das atenções e brincadeiras no plantel durante o dia de ontem. Entre umas "bocas" e sorrisos dos colegas, o avançado senegalês detinha, todavia, uma postura antivedeta. Optou mesmo por classificar de "normal" o remate certeiro por si assinado, desviando os holofotes da fama para o "trabalho realizado por todo o grupo". Pessoalmente, até diz que lá está para "tentar" acertar com a baliza, ou não fosse um avançado com faro para isso. E diga-se que o tem mais apurado que nunca. É que antes do desgosto causado aos varzinistas, o Rebordosa, que visitou Vila do Conde para a Taça de Portugal, testemunhou a boa forma de Keita com quatro golos como argumento. "Enquanto profissional, foi a primeira vez", explica. A cumprir a terceira época no Rio Ave, depois de passagens pelo Valence, de França, e Alverca, traça como meta pessoal para esta "fazer melhor que na última", na qual apontou nove golos no campeonato e alguns na Taça de Portugal, um deles de fino recorte em Alvalade, de onde saiu, apesar de tudo, eliminado pelo Sporting. "Estou a treinar bem. Acredito na minha qualidade e na do grupo também. Tentarei fazer o melhor possível", prometeu.
texto HUGO M. MONTEIRO - http://www.ojogo.pt/23-300/artigo677326.asp
Antes Mora, agora Paiva – 18-12-2007
O Rio Ave tem em Keita uma boa dor de cabeça para a baliza contrária, mas a verdade é que saiu da Póvoa com uma maior na sua. Tudo porque Paiva sofreu uma lesão muscular numa coxa e está em dúvida para a visita ao Santa Clara. Com Mora a recuperar de uma lombalgia, adivinha-se a reaparição de César como titular, num jogo marcado para sábado.
http://www.ojogo.pt/23-300/artigo677327.asp
Estrelinha ajudou vila-condenses – 17-12-2007
A estrelinha que acompanha os campeões parece não abandonar o Rio Ave. Depois de ter garantido um ponto já no período de descontos, na jornada anterior, em casa, no jogo com o Trofense, a equipa de João Eusébio ganhou ontem no terreno do eterno rival com um golo conseguido perto do final. Uma vitória que, diga-se em abono da verdade, premeia a organização táctica do Rio Ave, uma vez que a utilização de três centrais para manietar o ataque poveiro chegou para dominar o jogo em toda a primeira parte.
Já sem Marco Cláudio para distribuir o jogo e com uma previsível aposta única na ala direita para atacar, o Varzim dominou após o intervalo, mas foi Miguel Lopes, o melhor jogador em campo, quem desperdiçou a grande ocasião da tarde.
Depois de Gaspar avisar e Yazalde responder em lances de bola parada, o golo que decidiu o encontro haveria de chegar por Keita, após passe de Evandro.
O Varzim ainda teve duas boas oportunidades para conseguir um ponto, mas houve muito coração e pouca cabeça.
Onze meses depois, o Varzim volta a perder na Póvoa, novamente frente ao Rio Ave e na primeira derrota caseira de Diamantino Miranda. Diamantino "Resultado injusto"
Considerando que o Varzim perdeu de "forma injusta", Diamantino Miranda salientou que o jogo foi "muito equilibrado" e que "as melhores oportunidades foram do Varzim". Recorde-se que Lopes de Castro, presidente poveiro, afirmou que a margem de erro para os últimos dois jogos era zero. Diamantino respondeu com ironia. "Pressionado estou desde que nasci, para não morrer e não ter acidentes". "Treinar o Varzim é ter pressão? Pressão era quando jogava com cem mil a assobiar", afirmou. João Eusébio"Rio Ave controlou"
"Foi uma vitória merecida" disse João Eusébio, lembrando que, à excepção dos primeiros cinco minutos, o Rio Ave fez uma "excelente primeira parte e, aproveitando a pouca intensidade do Varzim na transição do ataque para a defesa, controlou o jogo". Admitindo que na segunda parte houve "mais equilíbrio", o técnico considerou que o Rio Ave foi "mais personalizado" e, por isso, conseguiu uma vitória justa". Dedico este triunfo aos adeptos que vieram à Póvoa", completou.
texto ANDRÉ VELOSO GOMES - http://www.ojogo.pt/23-299/artigo677185.asp
Notícia JN
Pontaria de Keita decide dérbi da paz - 17-12-2007
Integrado nas comemorações do "Dia da Paz", uma realização conjunta Câmara Municipal e Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, o jogo entre vizinhos, Varzim e Rio Ave, decorreu de maneira festiva. O cenário da paz estava montado, só que o vila-condense Keita, aos 78 minutos, estragou a festa poveira e sentenciou a conquista de três pontos que permitiram aos do Ave isolarem-se no topo da Liga de Honra. Um Varzim-Rio Ave é dérbi à maneira antiga. A tradição diz que se deve jogar durinho, já que a rivalidade assim o obriga. Este desafio fugiu à regra. Assistiu-se a um jogo bem disputado e muito equilibrado. Por parte dos poveiros, que não fugiram ao esquema habitual, notava-se grande tracção ofensiva. O Rio Ave, apostava num contra-ataque rápido, com Miguel Lopes, solto e a jogar muito bem, Milhazes e Evandro, a alimentarem Keita e Chidi, duas setas cravadas na retaguarda poveira. Com particular incidência na zona central, o jogo desenrolava-se em toada morna e sem grandes ocasiões de golo. Assistia-se a uma espécie de receio mútuo na perda de posições e de pontos. No Rio Ave, Chidi e Milhazes erraram o alvo por pouco, enquanto o varzinista Marco Cláudio permitiu a defesa de Paiva. No segundo tempo, a história foi outra, pois as equipas jogaram mais abertas o Rio Ave mais experiente e o Varzim mais atrevido, mas, também, trapalhão.Aos 78 minutos, quando o Varzim pressionava, surgiu o único golo do desafio, facilitado pela defesa da casa cruzamento de Evandro, autor de grande exibição, e Keita, de primeira, a atirou para o fundo da baliza. A partir daí, com Lito a mandar no meio-campo, o Varzim dominou e conseguiu assustar os vila-condenses em três ocasiões. Na marcação de um canto, Pedro Santos atirou ao lado; pouco depois, grande confusão na área vila-condense, com Yazalde a travar o remate de Roberto, e na jogada seguinte, o mesmo jogador, isolado, atirou ao lado.Pela frieza e maturidade evidenciadas pelo Rio Ave, o resultado aceita-se, embora o empate se enquadrasse melhor neste encontro da paz.
texto José Azevedo - http://jn.sapo.pt/2007/12/17/desporto/pontaria_keita_decide_derbi_paz.html
Candidatos posicionam-se no ataque à Liga - 17-12-2007
Rio Ave e Gil Vicente são os grande vencedores da 13.ª jornada da Liga de Honra. Ao triunfarem fora de casa, na Póvoa de Varzim e em Penafiel, respectivamente, encurtaram, de forma distinta, o caminho que os separa do grande objectivo da época regressar à Liga. Os vila-condenses assumiram o comando da competição em solitário e os gilistas aproximaram-se do Vizela, que derrapou na deslocação a Freamunde (1-1).O que à vista desarmada parece uma ronda nefasta para as cores vizelenses pode, no entanto, ter outra interpretação. A formação de Carlos Garcia, que liderava à partida para a jornada, esteve a perder, conseguiu o empate nos descontos e ainda viu o seu guarda-redes defender uma grande penalidade nos instantes finais de um desafio que teve no árbitro Carlos Xistra um protagonista pela negativa e terminou com mosquitos por cordas. O Vizela perdeu o comando, mas continua a mostrar força para incomodar os principais candidatos.Sem tonturas, bem colocado entre os mais fortes, o Trofense sofreu para vencer o Feirense e segue imperturbável no terceiro lugar, enquanto o Santa Clara continua em queda. Os açoreanos sofreram a segunda derrota em casa e permitiram uma estreia bem positiva a Henrique Nunes em jogos da Liga de Honra, ao leme do Desp. Aves. Os três pontos voaram para o Minho e o Desportivo distanciou-se da zona vermelha, festejando, ainda, os desaires de Penafiel e Portimonense. Os primeiros fizeram pausa na recuperação encetada com António Sousa, enquanto os algarvios continuam a somar insucessos. São já quatro os pontos que os separam da linha de água. Em cima, os números são bem interessantes, pois entre o primeiro e o sexto classificado - o Estoril -, existe apenas uma linha de seis pontos. Margem curta, tendo em conta que faltam disputar 17 jornadas.
http://jn.sapo.pt/2007/12/17/desporto/candidatos_posicionamse_ataque_a_lig.html
Integrado nas comemorações do "Dia da Paz", uma realização conjunta Câmara Municipal e Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, o jogo entre vizinhos, Varzim e Rio Ave, decorreu de maneira festiva. O cenário da paz estava montado, só que o vila-condense Keita, aos 78 minutos, estragou a festa poveira e sentenciou a conquista de três pontos que permitiram aos do Ave isolarem-se no topo da Liga de Honra. Um Varzim-Rio Ave é dérbi à maneira antiga. A tradição diz que se deve jogar durinho, já que a rivalidade assim o obriga. Este desafio fugiu à regra. Assistiu-se a um jogo bem disputado e muito equilibrado. Por parte dos poveiros, que não fugiram ao esquema habitual, notava-se grande tracção ofensiva. O Rio Ave, apostava num contra-ataque rápido, com Miguel Lopes, solto e a jogar muito bem, Milhazes e Evandro, a alimentarem Keita e Chidi, duas setas cravadas na retaguarda poveira. Com particular incidência na zona central, o jogo desenrolava-se em toada morna e sem grandes ocasiões de golo. Assistia-se a uma espécie de receio mútuo na perda de posições e de pontos. No Rio Ave, Chidi e Milhazes erraram o alvo por pouco, enquanto o varzinista Marco Cláudio permitiu a defesa de Paiva. No segundo tempo, a história foi outra, pois as equipas jogaram mais abertas o Rio Ave mais experiente e o Varzim mais atrevido, mas, também, trapalhão.Aos 78 minutos, quando o Varzim pressionava, surgiu o único golo do desafio, facilitado pela defesa da casa cruzamento de Evandro, autor de grande exibição, e Keita, de primeira, a atirou para o fundo da baliza. A partir daí, com Lito a mandar no meio-campo, o Varzim dominou e conseguiu assustar os vila-condenses em três ocasiões. Na marcação de um canto, Pedro Santos atirou ao lado; pouco depois, grande confusão na área vila-condense, com Yazalde a travar o remate de Roberto, e na jogada seguinte, o mesmo jogador, isolado, atirou ao lado.Pela frieza e maturidade evidenciadas pelo Rio Ave, o resultado aceita-se, embora o empate se enquadrasse melhor neste encontro da paz.
texto José Azevedo - http://jn.sapo.pt/2007/12/17/desporto/pontaria_keita_decide_derbi_paz.html
Candidatos posicionam-se no ataque à Liga - 17-12-2007
Rio Ave e Gil Vicente são os grande vencedores da 13.ª jornada da Liga de Honra. Ao triunfarem fora de casa, na Póvoa de Varzim e em Penafiel, respectivamente, encurtaram, de forma distinta, o caminho que os separa do grande objectivo da época regressar à Liga. Os vila-condenses assumiram o comando da competição em solitário e os gilistas aproximaram-se do Vizela, que derrapou na deslocação a Freamunde (1-1).O que à vista desarmada parece uma ronda nefasta para as cores vizelenses pode, no entanto, ter outra interpretação. A formação de Carlos Garcia, que liderava à partida para a jornada, esteve a perder, conseguiu o empate nos descontos e ainda viu o seu guarda-redes defender uma grande penalidade nos instantes finais de um desafio que teve no árbitro Carlos Xistra um protagonista pela negativa e terminou com mosquitos por cordas. O Vizela perdeu o comando, mas continua a mostrar força para incomodar os principais candidatos.Sem tonturas, bem colocado entre os mais fortes, o Trofense sofreu para vencer o Feirense e segue imperturbável no terceiro lugar, enquanto o Santa Clara continua em queda. Os açoreanos sofreram a segunda derrota em casa e permitiram uma estreia bem positiva a Henrique Nunes em jogos da Liga de Honra, ao leme do Desp. Aves. Os três pontos voaram para o Minho e o Desportivo distanciou-se da zona vermelha, festejando, ainda, os desaires de Penafiel e Portimonense. Os primeiros fizeram pausa na recuperação encetada com António Sousa, enquanto os algarvios continuam a somar insucessos. São já quatro os pontos que os separam da linha de água. Em cima, os números são bem interessantes, pois entre o primeiro e o sexto classificado - o Estoril -, existe apenas uma linha de seis pontos. Margem curta, tendo em conta que faltam disputar 17 jornadas.
http://jn.sapo.pt/2007/12/17/desporto/candidatos_posicionamse_ataque_a_lig.html
Notícia Futebolar
O Rio Ave impôs hoje ao Varzim a sua primeira derrota caseira - 16-12-2007
O Rio Ave impôs hoje ao Varzim a sua primeira derrota caseira na Liga de Honra em futebol, ao bater o eterno rival por 1-0, em encontro a contar para a 13ª jornada da prova.
Um golo de Keita, a 12 minutos do fim, sentenciou um encontro com poucas oportunidades de golo, e garantiu ao Rio Ave a permanência no topo da classificação, com 26 pontos.
Sem poder contar com os médios Niquinha e André Vilas Boas, o treinador vilacondense João Eusébio optou por reforçar o centro da defesa, apresentando um sistema com três centrais e tentando surpreender o Varzim.
Os locais começaram melhor, mas o Rio Ave foi progressivamente tomando conta do encontro e tentando explorar o contra-ataque, nomeadamente pelas faixas laterais, ocupadas por Miguel Lopes e Milhazes.
Nenhuma das equipas criou situações flagrantes de golo ao longo da primeira parte, mas o Rio Ave foi mais perigoso, perante uns poveiros que trocaram sempre a bola em espaços muito curtos e com pouca imaginação.
Ainda antes do intervalo, o técnico varzinista Diamantino Miranda fez entrar o jovem extremo Candeias para dar mais espontaneidade ao seu ataque, mas seriam os forasteiros a surgir mais fortes no recomeço.
Miguel Lopes (52) e Gaspar (75) estiveram perto do golo, sendo que aos 76 minutos o poveiro Yazalde também podia ter aberto o marcador, ao cabecear ao lado na sequência de um canto, sem qualquer oposição.
Aos 78 minutos, Keita aproveitou uma jogada confusa para marcar o único tento do jogo, ao rematar de primeira no centro da área, após assistência de Evandro.
O Varzim só viria a acumular oportunidades de golo nos últimos minutos, nomeadamente na sequência de lances de bola parada: Pedro Santos (82) e Roberto (96) ainda "cheiraram" o empate, mas o Rio Ave conseguiu segurar uma vitória suada.
Jogo disputado no Estádio do Varzim Sport Club.
Varzim - Rio Ave, 0-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
0-1, Keita, 78 minutos.
Equipas:
- Varzim: Bruno Conceição, Pedrinho, Alexandre, Pedro Santos, Telmo, Tito, Emanuel, Nuno Rocha (Ukra, 80), Marco Cláudio (Candeias, 40), Chico (Yazalde, 69) e Roberto.
(Suplentes: Bruno Vale, Candeias, Ruben, Yazalde, Campinho, Malafaia e Ukra).
- Rio Ave: Paiva, Miguel Lopes, Gaspar, Bruno Mendes, Danielson, Milhazes, Vítor Gomes, Delson, Evandro, Chidi (Henrique, 84) e Keita (Ronaldo, 94).
(Suplentes: César, Henrique, Terroso, Ribeiro, Fábio Faria, Samson e Ronaldo).
Árbitro: João Ferreira (Setúbal).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Evandro (06), Danielson (14), Pedrinho (43), Milhazes (56), Chico (63), Miguel Lopes (83) e Candeias (92).
Assistência: Cerca de 3.000 espectadores.
texto JYB. - http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20071216/honra-varzim-rio-ave
O Rio Ave impôs hoje ao Varzim a sua primeira derrota caseira na Liga de Honra em futebol, ao bater o eterno rival por 1-0, em encontro a contar para a 13ª jornada da prova.
Um golo de Keita, a 12 minutos do fim, sentenciou um encontro com poucas oportunidades de golo, e garantiu ao Rio Ave a permanência no topo da classificação, com 26 pontos.
Sem poder contar com os médios Niquinha e André Vilas Boas, o treinador vilacondense João Eusébio optou por reforçar o centro da defesa, apresentando um sistema com três centrais e tentando surpreender o Varzim.
Os locais começaram melhor, mas o Rio Ave foi progressivamente tomando conta do encontro e tentando explorar o contra-ataque, nomeadamente pelas faixas laterais, ocupadas por Miguel Lopes e Milhazes.
Nenhuma das equipas criou situações flagrantes de golo ao longo da primeira parte, mas o Rio Ave foi mais perigoso, perante uns poveiros que trocaram sempre a bola em espaços muito curtos e com pouca imaginação.
Ainda antes do intervalo, o técnico varzinista Diamantino Miranda fez entrar o jovem extremo Candeias para dar mais espontaneidade ao seu ataque, mas seriam os forasteiros a surgir mais fortes no recomeço.
Miguel Lopes (52) e Gaspar (75) estiveram perto do golo, sendo que aos 76 minutos o poveiro Yazalde também podia ter aberto o marcador, ao cabecear ao lado na sequência de um canto, sem qualquer oposição.
Aos 78 minutos, Keita aproveitou uma jogada confusa para marcar o único tento do jogo, ao rematar de primeira no centro da área, após assistência de Evandro.
O Varzim só viria a acumular oportunidades de golo nos últimos minutos, nomeadamente na sequência de lances de bola parada: Pedro Santos (82) e Roberto (96) ainda "cheiraram" o empate, mas o Rio Ave conseguiu segurar uma vitória suada.
Jogo disputado no Estádio do Varzim Sport Club.
Varzim - Rio Ave, 0-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
0-1, Keita, 78 minutos.
Equipas:
- Varzim: Bruno Conceição, Pedrinho, Alexandre, Pedro Santos, Telmo, Tito, Emanuel, Nuno Rocha (Ukra, 80), Marco Cláudio (Candeias, 40), Chico (Yazalde, 69) e Roberto.
(Suplentes: Bruno Vale, Candeias, Ruben, Yazalde, Campinho, Malafaia e Ukra).
- Rio Ave: Paiva, Miguel Lopes, Gaspar, Bruno Mendes, Danielson, Milhazes, Vítor Gomes, Delson, Evandro, Chidi (Henrique, 84) e Keita (Ronaldo, 94).
(Suplentes: César, Henrique, Terroso, Ribeiro, Fábio Faria, Samson e Ronaldo).
Árbitro: João Ferreira (Setúbal).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Evandro (06), Danielson (14), Pedrinho (43), Milhazes (56), Chico (63), Miguel Lopes (83) e Candeias (92).
Assistência: Cerca de 3.000 espectadores.
texto JYB. - http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20071216/honra-varzim-rio-ave
Notícia MaisFutebol
Liga Vitalis: Rio Ave vence Varzim por 1-0 e lidera provisoriamente - 16-12-2007
O Rio Ave venceu este domingo o vizinho e rival Varzim, na Póvoa, por 1-0, naquele que foi a primeira derrota caseira dos anfitriões, na 13ª jornada da Liga Vitalis.
Um golo de Keita, a 12 minutos do fim, garantiu à equipa de Vila de Conde a continuidade no topo da tabela, desta feita no primeiro lugar, ainda que provisoriamente, já que o Vizela (com os mesmos pontos à partida para esta ronda) joga mais tarde, em Freamunde.
http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=893341&div_id=1442
O Rio Ave venceu este domingo o vizinho e rival Varzim, na Póvoa, por 1-0, naquele que foi a primeira derrota caseira dos anfitriões, na 13ª jornada da Liga Vitalis.
Um golo de Keita, a 12 minutos do fim, garantiu à equipa de Vila de Conde a continuidade no topo da tabela, desta feita no primeiro lugar, ainda que provisoriamente, já que o Vizela (com os mesmos pontos à partida para esta ronda) joga mais tarde, em Freamunde.
http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=893341&div_id=1442
Notícia O Norte Desportivo
REGRESSO DE NIQUINHA AOS RELVADOS CADA VEZ MAIS PERTO DE SE CONCRETIZAR - GOSTAVA DE JOGAR MAIS UM ANO NA PRIMEIRA LIGA – 18-12-2007
O Rio Ave tem tido um adepto muito especial nas últimas quatro semanas. Lesionado há um mês, o capitão Niquinha tem torcido por fora, mas não podia estar mais satisfeito com o trabalho dos companheiros: "Estamos no bom caminho".
Aos 36 anos, Niquinha (ainda) é o motor do meio-campo do líder da Liga Vitalis. Há 11 temporadas ao serviço do Rio Ave, este veterano que um dia trocou o Brasil por terras lusas – veio do Recife no longínquo ano de 1997 - vive actualmente uma situação inédita no clube vila-condense. "Estou há mais de um mês sem treinar. É a primeira vez que acontece desde que vim para o Rio Ave, mas a vida de um profissional de futebol é esta. O pior já passou e, se tudo correr bem, estarei de volta muito em breve. A recuperação está na última fase e esta semana devo recomeçar a treinar. Logo, logo devo estar à disposição do mister", revela. A torcer por fora nos últimos tempos, o experiente centrocampista não perde o bom-humor e espalha elogios pelo trabalho que os colegas têm feito nos relvados da Liga Vitalis. "Felizmente, temos mantido os pés bem assentes na terra, como o mister nos pede sempre e sinto que estamos no bom caminho. Enquanto jogarmos como temos vindo a fazer nos jogos mais recentes e mantivermos muito respeito por todos os adversários, o mais provável é continuarmos a obter vitórias, esperemos que assim seja. Para já, estamos todos de parabéns", refere.A última vítima dos verde e brancos foi especial: o vizinho e rival Varzim. Munido de «fair-play», Niquinha recorda o desafio disputado no recinto poveiro sem sobrancerias: "Ganhámos um jogo importante. Fizemos uma boa partida, ante uma equipa que não perdia em casa há algum tempo, com muita tranquilidade e creio que não devemos embandeirar em arco com este resultado, há que continuar a ser humildes. Claro que é um jogo especial, mas o mais importante mesmo foi a vitória, nada mais".
O senhor que se segue no horizonte do Rio Ave é o Santa Clara, formação igualmente com aspirações de regressar à Liga Bwin. Niquinha ainda não deve recuperar a titularidade nos Açores, mas nem por isso perde a confiança: "Conhecemos bem o Santa Clara, uma boa equipa que tem capacidade para tornar a nossa missão bem complicada. Independentemente disso vamos lá com o intuito de trazer a vitória".
Candidatos? Mais à frente se verá…Relativamente ao rol de favoritos à subida à Liga Bwin, o médio natural de Minas Gerais prefere esperar: "Creio que há pelo menos oito equipas com condições para lutar pela subida, mas ainda é cedo para dizer quem é, ou não, candidato. Na quinta ou sexta jornada da segunda volta haverá mais indícios".
Com contracto até final da temporada, Niquinha pretende jogar mais um ano e não esconde que gostaria de o fazer nos relvados da Liga Bwin. "Enquanto me sentir bem vou continuar a jogar. Espero fazê-lo durante mais dois anos. E enquanto fizer tudo o que o mister me pede nos treinos e nos jogos sem ficar a dever nada aos miúdos de dezoito e dezanove anos não vejo razão para deixar de jogar". De preferência nos palcos maiores do futebol português: "Seria muito, muito bom jogar o último ano na Primeira Liga com a camisola do Rio Ave".
LIDERANÇA «A SOLO» - É SEMPRE BOM TER MARGEM
A vitória na Póvoa e o escorregão do Vizela em Freamunde permitiram ao Rio Ave tornar-se no único comandante do campeonato, agora com uma margem de dois pontos sobre os pupilos de Carlos Garcia. "Creio que é o reflexo da equipa atravessar uma fase ascendente e a verdade é que é sempre melhor ter uma margem de erro", destaca. As trocas e baldrocas que têm ocorrido no topo da classificação tornam a Liga Vitalis e o respectivo final quase sempre imprevisível. Niquinha gosta deste cenário: "Este campeonato está muito interessante. Há várias equipas a lutar pelos primeiros lugares e isso é sempre bom, torna o cenário mais competitivo".
texto José Luís Ferreira - http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=1b1f4205ab5d9b437c143fc6d7e18c80
VIZELA EMPATA EM FREAMUNDE - RIO AVE ASCENDE À LIDERANÇA – 17-12-2008
O Rio Ave levou a melhor no encontro com o vizinho Varzim e assumiu a liderança da Liga de Honra, pois o Vizela, líder à partida para esta 13.ª jornada, empatou no reduto do Freamunde e caiu para o segundo posto. Keita foi o autor do golo – o único da partida – que deu o triunfo ao Rio Ave no grande dérbi com o vizinho Varzim, quando faltavam 12 minutos para o final da partida.
Beneficiando também do empate do Vizela, a um golo, em Freamunde, os vilacondenses ascenderam, assim, ao primeiro lugar da Bwin Liga, partindo, desta forma, para a pausa de Inverno na condição de líder.
O Rio Ave segue assim com 26 pontos, mais dois do que o segundo classificado Vizela e três do que Trofense e Gil Vicente, terceiro e quarto, respectivamente.
http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=b15efe6a95ccb9124597a04c597376f5
O Rio Ave tem tido um adepto muito especial nas últimas quatro semanas. Lesionado há um mês, o capitão Niquinha tem torcido por fora, mas não podia estar mais satisfeito com o trabalho dos companheiros: "Estamos no bom caminho".
Aos 36 anos, Niquinha (ainda) é o motor do meio-campo do líder da Liga Vitalis. Há 11 temporadas ao serviço do Rio Ave, este veterano que um dia trocou o Brasil por terras lusas – veio do Recife no longínquo ano de 1997 - vive actualmente uma situação inédita no clube vila-condense. "Estou há mais de um mês sem treinar. É a primeira vez que acontece desde que vim para o Rio Ave, mas a vida de um profissional de futebol é esta. O pior já passou e, se tudo correr bem, estarei de volta muito em breve. A recuperação está na última fase e esta semana devo recomeçar a treinar. Logo, logo devo estar à disposição do mister", revela. A torcer por fora nos últimos tempos, o experiente centrocampista não perde o bom-humor e espalha elogios pelo trabalho que os colegas têm feito nos relvados da Liga Vitalis. "Felizmente, temos mantido os pés bem assentes na terra, como o mister nos pede sempre e sinto que estamos no bom caminho. Enquanto jogarmos como temos vindo a fazer nos jogos mais recentes e mantivermos muito respeito por todos os adversários, o mais provável é continuarmos a obter vitórias, esperemos que assim seja. Para já, estamos todos de parabéns", refere.A última vítima dos verde e brancos foi especial: o vizinho e rival Varzim. Munido de «fair-play», Niquinha recorda o desafio disputado no recinto poveiro sem sobrancerias: "Ganhámos um jogo importante. Fizemos uma boa partida, ante uma equipa que não perdia em casa há algum tempo, com muita tranquilidade e creio que não devemos embandeirar em arco com este resultado, há que continuar a ser humildes. Claro que é um jogo especial, mas o mais importante mesmo foi a vitória, nada mais".
O senhor que se segue no horizonte do Rio Ave é o Santa Clara, formação igualmente com aspirações de regressar à Liga Bwin. Niquinha ainda não deve recuperar a titularidade nos Açores, mas nem por isso perde a confiança: "Conhecemos bem o Santa Clara, uma boa equipa que tem capacidade para tornar a nossa missão bem complicada. Independentemente disso vamos lá com o intuito de trazer a vitória".
Candidatos? Mais à frente se verá…Relativamente ao rol de favoritos à subida à Liga Bwin, o médio natural de Minas Gerais prefere esperar: "Creio que há pelo menos oito equipas com condições para lutar pela subida, mas ainda é cedo para dizer quem é, ou não, candidato. Na quinta ou sexta jornada da segunda volta haverá mais indícios".
Com contracto até final da temporada, Niquinha pretende jogar mais um ano e não esconde que gostaria de o fazer nos relvados da Liga Bwin. "Enquanto me sentir bem vou continuar a jogar. Espero fazê-lo durante mais dois anos. E enquanto fizer tudo o que o mister me pede nos treinos e nos jogos sem ficar a dever nada aos miúdos de dezoito e dezanove anos não vejo razão para deixar de jogar". De preferência nos palcos maiores do futebol português: "Seria muito, muito bom jogar o último ano na Primeira Liga com a camisola do Rio Ave".
LIDERANÇA «A SOLO» - É SEMPRE BOM TER MARGEM
A vitória na Póvoa e o escorregão do Vizela em Freamunde permitiram ao Rio Ave tornar-se no único comandante do campeonato, agora com uma margem de dois pontos sobre os pupilos de Carlos Garcia. "Creio que é o reflexo da equipa atravessar uma fase ascendente e a verdade é que é sempre melhor ter uma margem de erro", destaca. As trocas e baldrocas que têm ocorrido no topo da classificação tornam a Liga Vitalis e o respectivo final quase sempre imprevisível. Niquinha gosta deste cenário: "Este campeonato está muito interessante. Há várias equipas a lutar pelos primeiros lugares e isso é sempre bom, torna o cenário mais competitivo".
texto José Luís Ferreira - http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=1b1f4205ab5d9b437c143fc6d7e18c80
VIZELA EMPATA EM FREAMUNDE - RIO AVE ASCENDE À LIDERANÇA – 17-12-2008
O Rio Ave levou a melhor no encontro com o vizinho Varzim e assumiu a liderança da Liga de Honra, pois o Vizela, líder à partida para esta 13.ª jornada, empatou no reduto do Freamunde e caiu para o segundo posto. Keita foi o autor do golo – o único da partida – que deu o triunfo ao Rio Ave no grande dérbi com o vizinho Varzim, quando faltavam 12 minutos para o final da partida.
Beneficiando também do empate do Vizela, a um golo, em Freamunde, os vilacondenses ascenderam, assim, ao primeiro lugar da Bwin Liga, partindo, desta forma, para a pausa de Inverno na condição de líder.
O Rio Ave segue assim com 26 pontos, mais dois do que o segundo classificado Vizela e três do que Trofense e Gil Vicente, terceiro e quarto, respectivamente.
http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=b15efe6a95ccb9124597a04c597376f5
Notícia Rádio Linear
Jorge Sousa dirige jogo do Rio Ave nos Açores 19-12-2007
Jorge Sousa, o árbitro que dirigiu o último clássico Benfica – Porto, vai apitar o jogo do Rio Ave nos Açores.
O escriturário de 32 anos, natural de Paredes, foi 4º classificado na temporada passada e pertence à Associação de Futebol do Porto.
Jorge Sousa vai ser auxiliado no jogo Santa Clara – Rio Ave por José Luís Neto e António Vilaça.
O encontro da 14ª jornada da Liga de Honra realiza-se no próximo sábado a partir das 5 horas da tarde do continente, menos uma hora nos Açores.
http://www.radiolinear.com/
Rio Ave derrotou Varzim a voltou a ser líder isolado - 17-12-2007
O Rio Ave derrotou, ontem, o Varzim por 1-0 e voltou a isolar-se na liderança da Liga de Honra.
O golo da 4ª vitória do Rio Ave fora de casa foi apontado pelo atacante senegalês, Keita, aos 77 minutos.
A formação vila-condense voltou a ser o carrasco do Varzim que já não perdia no seu estádio há cerca de 11 meses, tendo a última derrota acontecido na temporada passada, precisamente, diante do Rio Ave.
O treinador João Eusébio sublinhou que o Rio Ave esteve melhor no jogo, mas acabou por ter alguma sorte.
Por parte do Varzim, Diamantino Miranda considerou a derrota injusta num jogo equilibrado.
Com a vitória na Póvoa de Varzim, o Rio Ave isolou-se de novo no primeiro lugar da Liga de Honra agora com 26 pontos somados.
No próximo sábado, o Rio Ave, que já não perde há 8 jornadas, defronta o Santa Clara, nos Açores, a partir das 5 horas da tarde.
http://www.radiolinear.com/
Jorge Sousa, o árbitro que dirigiu o último clássico Benfica – Porto, vai apitar o jogo do Rio Ave nos Açores.
O escriturário de 32 anos, natural de Paredes, foi 4º classificado na temporada passada e pertence à Associação de Futebol do Porto.
Jorge Sousa vai ser auxiliado no jogo Santa Clara – Rio Ave por José Luís Neto e António Vilaça.
O encontro da 14ª jornada da Liga de Honra realiza-se no próximo sábado a partir das 5 horas da tarde do continente, menos uma hora nos Açores.
http://www.radiolinear.com/
Rio Ave derrotou Varzim a voltou a ser líder isolado - 17-12-2007
O Rio Ave derrotou, ontem, o Varzim por 1-0 e voltou a isolar-se na liderança da Liga de Honra.
O golo da 4ª vitória do Rio Ave fora de casa foi apontado pelo atacante senegalês, Keita, aos 77 minutos.
A formação vila-condense voltou a ser o carrasco do Varzim que já não perdia no seu estádio há cerca de 11 meses, tendo a última derrota acontecido na temporada passada, precisamente, diante do Rio Ave.
O treinador João Eusébio sublinhou que o Rio Ave esteve melhor no jogo, mas acabou por ter alguma sorte.
Por parte do Varzim, Diamantino Miranda considerou a derrota injusta num jogo equilibrado.
Com a vitória na Póvoa de Varzim, o Rio Ave isolou-se de novo no primeiro lugar da Liga de Honra agora com 26 pontos somados.
No próximo sábado, o Rio Ave, que já não perde há 8 jornadas, defronta o Santa Clara, nos Açores, a partir das 5 horas da tarde.
http://www.radiolinear.com/
Notícia Rio Ave F.C.
Camadas Jovens: Resultados – 17.12.07
A jornada competitiva do fim-de-semana impulsionou algumas alterações na tabela classificativa dos diferentes campeonatos. A equipa de Juniores folgou e, por não ter pontuado, desceu ao 9º lugar, o mesmo sucedendo com os Iniciados da 2ª Divisão que agora ocupam o 12º lugar. Confira os resultados: Rio Ave - folga (Nacional de Juniores, 9º lugar, 27 pontos), Rio Ave, 1 x Padroense, 2 (Juvenis 1ª Divisão, 8º lugar, 22 pontos), Progresso, 1 x Rio Ave, 2 (Juvenis 2ª Divisão, 6º lugar, 17 pontos), Rio Ave, 2 x Avintes, 0 (Iniciados 1ª Divisão, 4º lugar, 31 pontos), Rio Ave - folga (Iniciados 2ª Divisão, 12º lugar, 8 pontos) e Rio Ave, 0 x Folgosa da Maia, 1 (Infantis 2ª Divisão, 3º lugar, 31 pontos).
Futebol: Varzim, 0 x Rio Ave, 1 – 16.12.07
A vitória sobre o Varzim, por 0 x 1, permitiu ao Rio Ave segurar a liderança da Liga de Honra, mantendo-se no topo da tabela classificativa e continuando a registar um percurso positivo, e muito regular, ao longo da presente temporada. Na deslocação ao terreno do rival Varzim, a formação vilacondense entrou determinada em jogo, pelo que conseguiu dominar durante toda a primeira parte, explorando os erros do adversário e criando várias ocasiões de golo. A segunda metade do encontro foi mais equilibrada, deixando até antever um empate como resultado final. No entanto, a determinação e eficácia vilacondense conseguiu sobressair e, aos 77 minutos, Keita faz o golo da vitória para o Rio Ave, repetindo o cenário da temporada passada em que o Rio Ave foi à Póvoa de Varzim vencer por três bolas a zero.
http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm
A jornada competitiva do fim-de-semana impulsionou algumas alterações na tabela classificativa dos diferentes campeonatos. A equipa de Juniores folgou e, por não ter pontuado, desceu ao 9º lugar, o mesmo sucedendo com os Iniciados da 2ª Divisão que agora ocupam o 12º lugar. Confira os resultados: Rio Ave - folga (Nacional de Juniores, 9º lugar, 27 pontos), Rio Ave, 1 x Padroense, 2 (Juvenis 1ª Divisão, 8º lugar, 22 pontos), Progresso, 1 x Rio Ave, 2 (Juvenis 2ª Divisão, 6º lugar, 17 pontos), Rio Ave, 2 x Avintes, 0 (Iniciados 1ª Divisão, 4º lugar, 31 pontos), Rio Ave - folga (Iniciados 2ª Divisão, 12º lugar, 8 pontos) e Rio Ave, 0 x Folgosa da Maia, 1 (Infantis 2ª Divisão, 3º lugar, 31 pontos).
Futebol: Varzim, 0 x Rio Ave, 1 – 16.12.07
A vitória sobre o Varzim, por 0 x 1, permitiu ao Rio Ave segurar a liderança da Liga de Honra, mantendo-se no topo da tabela classificativa e continuando a registar um percurso positivo, e muito regular, ao longo da presente temporada. Na deslocação ao terreno do rival Varzim, a formação vilacondense entrou determinada em jogo, pelo que conseguiu dominar durante toda a primeira parte, explorando os erros do adversário e criando várias ocasiões de golo. A segunda metade do encontro foi mais equilibrada, deixando até antever um empate como resultado final. No entanto, a determinação e eficácia vilacondense conseguiu sobressair e, aos 77 minutos, Keita faz o golo da vitória para o Rio Ave, repetindo o cenário da temporada passada em que o Rio Ave foi à Póvoa de Varzim vencer por três bolas a zero.
http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm
Etiquetas:
futebol,
futebol escalões
sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
Notícia Póvoa Semanário
Martinho e Pimenta histórias que se cruzam
Depois de terem jogado juntos nas camadas jovens do clube poveiro, Raul Martinho e Vítor Pimenta são agora os massagistas de Varzim e Rio Ave. Dois velhos amigos com histórias de vida muito semelhantes
Os caminhos de Raul Martinho e Vítor Pimenta cruzaram-se no Varzim há mais de 20 anos. Jogaram na mesma equipa e ambos alinhavam na posição de defesa central, tendo actuado juntos em várias ocasiões. O destino levou-os a enveredarem pela carreira de massagista, trabalhando na área do futebol profissional, agora em clubes rivais. O Póvoa Semanário juntou-os para lançar o derbi entre Varzim e Rio Ave, sem esquecer os "melhores anos de vida" enquanto jogadores do clube alvi-negro. Vítor Pimenta, que nasceu em Angola e veio para Portugal com 10 anos, salientou que "as amizades mais puras que ficaram para sempre foram construídas nesses tempos". Tentou a sorte no Varzim e, após o primeiro treino nas escolinhas, teve o destino traçado: "aparece amanhã com duas fotografias e o bilhete de identidade" afirmou na altura o treinador Manuel Gamboa. Juntou-se a Raul Martinho no Varzim, mas, com 15 anos, foi chamado para o Benfica, uma das suas grandes paixões, representando ainda o Sporting, nos juniores. Foi profissional em vários clubes, casos de União de Coimbra, Santa Clara ou Pedras Rubras, resolvendo depois investir na carreira de massagista. Uma lesão na coluna, aos 23 anos, impediu Raul Martinho de continuar a jogar futebol, apesar de ainda ter representado depois o Marinhas. Esteve no Varzim até ao último ano de juniores, jogando também no "glorioso" Aguçadoura e cumprindo de seguida o serviço militar obrigatório, para representar ainda o Fornos de Algodres. "Ficou a mágoa de nunca ter sido profissional" afirmou, revelando que hoje é massagista "um pouco por acaso". Um amigo aconselhou-o a tirar o curso no SIMAC e, vendo uma oportunidade de ficar ligado ao desporto e à saúde, duas áreas de que sempre gostou, não pensou duas vezes. Acabou por fazer o estágio na clínica de Moura Gonçalves, médico do Varzim, estando há seis anos a trabalhar no clube poveiro. Já Vítor Pimenta, que sempre se sentiu "fascinado pela área da saúde", e sabendo que o futebol profissional teria um fim, teve sempre no pensamento "precaver o futuro" e foi tirando cursos de massagista e na área de fisioterapia. Ainda era jogador quando colaborava, como massagista, nas camadas jovens do Varzim, terminando depois o curso para estagiar numa clínica de Barcelos. Tal como aconteceu com o amigo Martinho, a clínica pertencia a um médico ligado ao futebol. Acabou por ir parar ao Gil Vicente, onde esteve sete anos. Desde há duas épocas que trabalha no Rio Ave, tendo a funcionar na Póvoa de Varzim um clínica própria.
Quanto ao derbi deste domingo, Raul Martinho deseja que seja "um grande espectáculo" e, como é óbvio, espera que seja o Varzim a vencer. Vítor Pimenta está do outro lado da barricada e só pensa na vitória do Rio Ave na Póvoa.
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3552&seccaoid=101&accao=noticia
Varzim x Rio Ave - A paixão do futebol
Carlos Alberto - Adepto do Rio Ave
"É um jogo de resultado imprevisível e, portanto, nunca se sabe quem ganha. São duas equipas muito iguais e tudo é possível. Aposto mais no empate. Sou vilacondense e gostava que o Rio Ave ganhasse, mas não sou assim tão peremptório, porque sei das dificuldades que estes jogos entre vizinhos colocam aos jogadores e treinadores dos clubes"
Francisco Flores - Adepto do Rio Ave
"O Rio Ave vai à Póvoa e não perde. Acredito em todos os resultados menos na derrota com o Varzim. Talvez esteja mais virado para o empate, o que já não seria mau para o Rio Ave, pois está na frente da classificação. Mas se ganhasse ficava mais satisfeito. Espero, essencialmente, que seja um bom jogo de futebol e que não surjam problemas"
Joaquim Braga - Adepto do Rio Ave
"Espero um empate entre as duas equipas e que seja preferência com golos. Aposto no resultado de 1-1. Quanto ao jogo, ninguém sabe ao certo o que vai acontecer, mas penso que será equilibrado e não aponto um favorito. Desejo que tudo decorra pelo melhor, dentro e fora do campo. Fora de casa o rio Ave costuma fazer bons resultados neste campeonato"
José Moreira - Adepto do Rio Ave
"Espero que o Rio Ave ganhe novamente, porque tem melhor equipa do que o Varzim. Já ganhámos na Póvoa na época passada e queremos repetir a dose esta temporada. O ponta de lança Keita é um bocadinho fraco, mas espero que o Rio Ave ganhe. O resultado será de 2-0 para a equipa de Vila do Conde. Já fui sócio mas desisti, apesar de ser caxineiro"
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3551&seccaoid=101&accao=noticia
Varzim e Rio Ave primam pela “prata da casa”
Varzim e Rio Ave contam nas suas fileiras com muita "prata da casa", já que tanto jogadores como demais elementos, numa grande parte, são naturais ou residentes nas duas terras, com maior destaque para a zona piscatória das Caxinas, pertencente ao concelho vilacondense mas onde corre muito sangue poveiro oriundo de tempos idos.
Do plantel do Varzim, fazem parte os "caxineiros" Alexandre, Tito, Pedrinho, Emanuel e Marafona, além de Yazalde e Rui Barbosa com origens vilacondenses, para além dos poveiros Nuno Ribeiro, Neto, Pedro Santos e Marco Postiga, todos eles nascidos para o futebol no Varzim, tendo Emanuel e Rui Barbosa já envergado a camisola do Rio Ave.
Por sua vez, o plantel do Rio Ave conta com Milhazes e Adriano, poveiros de nascimento e criados nas escolas varzinistas, sendo naturais das Caxinas André Serrão, André Vilas Boas, Vitor Gomes e Tiago Terroso, além do vilacondense Fábio Faria, todos criados nas escolas do clube verde-branco.
Também as equipas técnicas têm ligações umbilicais com as duas terras vizinhas.
No Rio Ave, o treinador João Eusébio é "caxineiro", tendo feito a iniciação futebolística no Rio Ave, onde passou a sénior; os seus adjuntos Paulo Lima Pereira e Francisco Costa são poveiros e iniciaram-se como futebolistas do Varzim. O chefe do departamento de futebol Paulo Fangueiro é sócio do Varzim e reside na Póvoa de Varzim. O massagista Vitor Pimenta é poveiro e nasceu para o futebol nas camadas jovens varzinistas. Também o roupeiro Vitor Marta está ligado às duas terras, pois é do concelho de Vila do Conde, onde reside actualmente, mas durante década e meia residiu na Póvoa.
No Varzim, a equipa técnica liderada pelo "sulista" Diamantino Miranda conta como adjuntos António Miranda e Augusto Neves, criados nas escolas varzinistas e tendo ambos feito carreira na equipa sénior do Varzim, e também com o preparador físico Eduardo Esteves, natural da Póvoa e filho de outro antigo jogador varzinista Lúcio Pereira (que também defendeu as cores do Rio Ave e teve funções técnicas nesse clube), para além do massagista Raul Martinho que foi jogador varzinista nas camadas jovens.
Portanto, o jogo Varzim x Rio Ave, para a 13.ª jornada da Liga Vitális, reveste-se de um cunho regional como não deve haver outro igual no País, em que duas terras se interligam estreitamente no futebol, assim como em várias partículas da vida social e até política.
Luís Leal,
Do Jornal "O Varzim"
de 30/11/2007
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3553&seccaoid=101&accao=noticia
“Encurtar distância para o Rio Ave”
Marco Cláudio regressou à competição após dois meses de ausência e o Varzim voltou a ganhar. Com contrato até 2009 e “completamente satisfeito” no clube, o médio tem como “grande desejo” chegar à I Liga com a camisola alvi-negra
A importância de Marco Cláudio no futebol do Varzim é consensual e, num olhar meramente estatístico, essa ideia ganha ainda mais consistência. Nas primeiras seis jornadas, o médio foi titular e a equipa venceu três jogos, empatou dois e perdeu uma única vez. Nos seis jogos seguintes, incluindo uma eliminação na Taça de Portugal, frente ao Penafiel, o Varzim perdeu duas vezes e empatou quatro. A influência do nº10 é vista por todos como decisiva e na última partida, frente ao Santa Clara, mesmo estando ainda longe da melhor forma física, e por saber que a sua presença "a nível psicológico" pode motivar os colegas de equipa, o treinador Diamantino Miranda não hesitou em colocá-lo em campo. Resultado: o Varzim venceu por 3-1 e quebrou um jejum de dois meses sem vitórias. "É sempre bom saber que as pessoas confiam em nós. Também tenho consciência que ainda não estou a 100 % e que nunca conseguiria chegar ao nível dos meus colegas, mas se a minha presença foi boa para a equipa fico satisfeito" começou por explicar, garantindo, porém, que o regresso às vitórias deve-se apenas ao "valor que o grupo tem". "Nem sempre é possível jogar bem e ganhar, mas vencemos com uma boa exibição e demonstrámos, mais uma vez, que o Varzim tem uma grande equipa que vai lutar pelos seus objectivos".
"Vou continuar a trabalhar para regressar ao meu melhor. Não queremos uma recuperação demasiado rápida e, por isso, o trabalho está a ser controlado ao pormenor"
Conseguida a vitória, e sabendo que nas próximas quatro jornadas o Varzim terá três jogos em casa (Rio Ave, Gondomar e Portimonense), confiança não falta a Marco Cláudio, que acredita ser possível alcançar os lugares de subida neste ciclo."É mais um motivo bom para trabalharmos, porque sabemos que podemos chegar lá acima para lutarmos de igual para igual com os nossos adversários. Não estamos longe do nosso objectivo e vamos continuar a trabalhar, sabendo que temos um ciclo bom para conquistar pontos".
Concentremo-nos no jogo com o Rio Ave, sempre muito especial para os adeptos. Os jogadores sabem disso, até porque, salienta, "as pessoas falam sempre e comentam a rivalidade". "Mas só estão em causa três pontos. Não queremos abdicar deles e vamos lutar para conquistá-los, encurtando dessa forma a distância para o Rio Ave" avisou.
Esperando um "grande ambiente" para um "grande jogo" de futebol, Marco Cláudio salienta que a transmissão na Sport TV e as características de um derbi aumentam a vontade dos jogadores em "participarem no espectáculo".
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3554&seccaoid=101&accao=noticia
‘Jogo pela Paz’ tem risco elevado
O Varzim vai colaborar com a autarquia poveira no Encontro pela Paz, iniciativa que tem o apoio da Junta de Freguesia e que teve o seu início em 1999.
O derbi, que será denominado de ‘Jogo pela Paz’, beneficia da transmissão televisiva na Sport TV, o que dará uma maior dimensão evento. Desta forma, trinta minutos antes do início do jogo, será hasteada a bandeira da paz no Estádio, e as equipas entrarão em campo acompanhadas pela ‘Tocha da Paz’.
Será, ainda, respeitado um minuto de silêncio, durante o qual decorrerá uma largada de pombos, e nas bancadas estarão representadas todas as Juntas de Freguesia da Póvoa.
A classificação de "jogo de risco elevado" obriga a medidas especiais de segurança. Os sócios do Varzim têm entrada gratuita, mas os que não possuirem lugar anual deverão levantar o respectivo bilhete.
Bruno Alves - Formou-se no Varzim e saiu para os juniores do FC Porto. Depois de ter representado Farense, Guimarães e AEK, o defesa central regressou ao F Porto, afirmando-se também na selecção nacional.
"Nunca representei o Varzim como sénior, mas defrontei várias vezes o Rio Ave nas camadas jovens e tenho grandes recordações. É sempre um jogo muito especial, diferente de todos os outros, até pela emoção vivida no relvado e nas bancadas, sempre com uma forte rivalidade presente. Gostava que o Varzim conseguisse uma vitória, porque foi o clube onde me formei, por isso, ficou sempre um enorme carinho. Desejo que o Varzim tenha muito sucesso no futuro e que tudo de bom aconteça à equipa e ao clube. Se tiver oportunidade vou ver o jogo ao estádio, mas, se não puder, vou assistir pela televisão"
Miguelito - É poveiro e, apesar de ter tentado a sorte no Varzim, foi no Rio Ave onde se fez jogador. O lateral esquerdo teve uma passagem pelo Nacional da Madeira antes de ser transferido para o Benfica.
"Recordo com saudade os derbies entre Varzim e Rio Ave. Tive o privilégio de participar em vários jogos nas camadas jovens e também como profissional do Rio Ave. É sempre um bom jogo entre dois clubes vizinhos e rivais e de resultado imprevisível, pois as duas equipais têm dificuldades para se imporem e nem sempre vence quem está melhor. Desejo que seja um bom espectáculo de futebol e que ganhe o melhor. A semana que antecede esses jogos é bastante diferente das restantes, principalmente para os jogadores formados nos dois clubes, porque não se fala de outra coisa na terra e sentimos mais"
Ricardo Nascimento - Representou Varzim e Rio Ave na 1ª Divisão, brilhando no clube vilacondense antes de rumar ao futebol da Coreia do Sul. Assinou recentemente pelo Trofense e vai, assim, defrontar os antigos clubes.
"Joguei pelo Varzim contra o Rio Ave na 1ª Divisão e defrontei o Varzim num jogo particular. Participar num derby é sempre fantástico. É espectacular ver adeptos como os do Varzim e do Rio Ave que deixam qualquer jogador contente. O Varzim marcou-me pelos adeptos que tem, enquanto o Rio Ave foi o clube onde tive mais sucesso mediático e onde fui realmente feliz. Quando se diz que os jogadores correm mais nestes jogos penso que é um mito dos derbies em qualquer parte do Mundo. Mas marcar um golo é especial e fica gravado na mente de um jogador. A vitória será sempre especial para os adeptos"
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3556&seccaoid=101&accao=noticia
Derbi entre Varzim e Rio Ave com medidas extra de segurança
À semelhança do que aconteceu no jogo realizado na Póvoa, na época passada, e dentro da iniciativa “Encontro pela Paz”, organizada pela Junta de Freguesia, o derbi entre Varzim e Rio Ave, marcado para domingo, pelas 11h15, será denominado de Jogo pela Paz, estando previsto um conjunto de acções. 30 minutos antes do início do encontro, será hasteada a bandeira da paz no Estádio e a entrada em campo das equipas será acompanhada pela ‘Tocha da Paz’, transportada por crianças com as cores dos dois emblemas. Será também respeitado um minuto de silêncio, durante o qual decorrerá uma largada de pombos.
Mas ao abrigo do que está determinado para jogos entre clubes rivais ou vizinhos, o encontro foi classificado de “risco elevado” e, por isso, estão previstas medidas especiais de segurança, estando proibida a entrada a crianças com menos de três anos e previstas revistas pessoais aos espectadores.
Os sócios do Varzim não pagam a habitual quota suplementar, mas, devido ao sistema de torniquetes, apenas os possuidores de Lugar Anual estão dispensados da aquisição do bilhete. O ingresso mais barato para o público em geral custa 10 euros.
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3525&seccaoid=101&accao=noticia
Depois de terem jogado juntos nas camadas jovens do clube poveiro, Raul Martinho e Vítor Pimenta são agora os massagistas de Varzim e Rio Ave. Dois velhos amigos com histórias de vida muito semelhantes
Os caminhos de Raul Martinho e Vítor Pimenta cruzaram-se no Varzim há mais de 20 anos. Jogaram na mesma equipa e ambos alinhavam na posição de defesa central, tendo actuado juntos em várias ocasiões. O destino levou-os a enveredarem pela carreira de massagista, trabalhando na área do futebol profissional, agora em clubes rivais. O Póvoa Semanário juntou-os para lançar o derbi entre Varzim e Rio Ave, sem esquecer os "melhores anos de vida" enquanto jogadores do clube alvi-negro. Vítor Pimenta, que nasceu em Angola e veio para Portugal com 10 anos, salientou que "as amizades mais puras que ficaram para sempre foram construídas nesses tempos". Tentou a sorte no Varzim e, após o primeiro treino nas escolinhas, teve o destino traçado: "aparece amanhã com duas fotografias e o bilhete de identidade" afirmou na altura o treinador Manuel Gamboa. Juntou-se a Raul Martinho no Varzim, mas, com 15 anos, foi chamado para o Benfica, uma das suas grandes paixões, representando ainda o Sporting, nos juniores. Foi profissional em vários clubes, casos de União de Coimbra, Santa Clara ou Pedras Rubras, resolvendo depois investir na carreira de massagista. Uma lesão na coluna, aos 23 anos, impediu Raul Martinho de continuar a jogar futebol, apesar de ainda ter representado depois o Marinhas. Esteve no Varzim até ao último ano de juniores, jogando também no "glorioso" Aguçadoura e cumprindo de seguida o serviço militar obrigatório, para representar ainda o Fornos de Algodres. "Ficou a mágoa de nunca ter sido profissional" afirmou, revelando que hoje é massagista "um pouco por acaso". Um amigo aconselhou-o a tirar o curso no SIMAC e, vendo uma oportunidade de ficar ligado ao desporto e à saúde, duas áreas de que sempre gostou, não pensou duas vezes. Acabou por fazer o estágio na clínica de Moura Gonçalves, médico do Varzim, estando há seis anos a trabalhar no clube poveiro. Já Vítor Pimenta, que sempre se sentiu "fascinado pela área da saúde", e sabendo que o futebol profissional teria um fim, teve sempre no pensamento "precaver o futuro" e foi tirando cursos de massagista e na área de fisioterapia. Ainda era jogador quando colaborava, como massagista, nas camadas jovens do Varzim, terminando depois o curso para estagiar numa clínica de Barcelos. Tal como aconteceu com o amigo Martinho, a clínica pertencia a um médico ligado ao futebol. Acabou por ir parar ao Gil Vicente, onde esteve sete anos. Desde há duas épocas que trabalha no Rio Ave, tendo a funcionar na Póvoa de Varzim um clínica própria.
Quanto ao derbi deste domingo, Raul Martinho deseja que seja "um grande espectáculo" e, como é óbvio, espera que seja o Varzim a vencer. Vítor Pimenta está do outro lado da barricada e só pensa na vitória do Rio Ave na Póvoa.
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3552&seccaoid=101&accao=noticia
Varzim x Rio Ave - A paixão do futebol
Carlos Alberto - Adepto do Rio Ave
"É um jogo de resultado imprevisível e, portanto, nunca se sabe quem ganha. São duas equipas muito iguais e tudo é possível. Aposto mais no empate. Sou vilacondense e gostava que o Rio Ave ganhasse, mas não sou assim tão peremptório, porque sei das dificuldades que estes jogos entre vizinhos colocam aos jogadores e treinadores dos clubes"
Francisco Flores - Adepto do Rio Ave
"O Rio Ave vai à Póvoa e não perde. Acredito em todos os resultados menos na derrota com o Varzim. Talvez esteja mais virado para o empate, o que já não seria mau para o Rio Ave, pois está na frente da classificação. Mas se ganhasse ficava mais satisfeito. Espero, essencialmente, que seja um bom jogo de futebol e que não surjam problemas"
Joaquim Braga - Adepto do Rio Ave
"Espero um empate entre as duas equipas e que seja preferência com golos. Aposto no resultado de 1-1. Quanto ao jogo, ninguém sabe ao certo o que vai acontecer, mas penso que será equilibrado e não aponto um favorito. Desejo que tudo decorra pelo melhor, dentro e fora do campo. Fora de casa o rio Ave costuma fazer bons resultados neste campeonato"
José Moreira - Adepto do Rio Ave
"Espero que o Rio Ave ganhe novamente, porque tem melhor equipa do que o Varzim. Já ganhámos na Póvoa na época passada e queremos repetir a dose esta temporada. O ponta de lança Keita é um bocadinho fraco, mas espero que o Rio Ave ganhe. O resultado será de 2-0 para a equipa de Vila do Conde. Já fui sócio mas desisti, apesar de ser caxineiro"
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3551&seccaoid=101&accao=noticia
Varzim e Rio Ave primam pela “prata da casa”
Varzim e Rio Ave contam nas suas fileiras com muita "prata da casa", já que tanto jogadores como demais elementos, numa grande parte, são naturais ou residentes nas duas terras, com maior destaque para a zona piscatória das Caxinas, pertencente ao concelho vilacondense mas onde corre muito sangue poveiro oriundo de tempos idos.
Do plantel do Varzim, fazem parte os "caxineiros" Alexandre, Tito, Pedrinho, Emanuel e Marafona, além de Yazalde e Rui Barbosa com origens vilacondenses, para além dos poveiros Nuno Ribeiro, Neto, Pedro Santos e Marco Postiga, todos eles nascidos para o futebol no Varzim, tendo Emanuel e Rui Barbosa já envergado a camisola do Rio Ave.
Por sua vez, o plantel do Rio Ave conta com Milhazes e Adriano, poveiros de nascimento e criados nas escolas varzinistas, sendo naturais das Caxinas André Serrão, André Vilas Boas, Vitor Gomes e Tiago Terroso, além do vilacondense Fábio Faria, todos criados nas escolas do clube verde-branco.
Também as equipas técnicas têm ligações umbilicais com as duas terras vizinhas.
No Rio Ave, o treinador João Eusébio é "caxineiro", tendo feito a iniciação futebolística no Rio Ave, onde passou a sénior; os seus adjuntos Paulo Lima Pereira e Francisco Costa são poveiros e iniciaram-se como futebolistas do Varzim. O chefe do departamento de futebol Paulo Fangueiro é sócio do Varzim e reside na Póvoa de Varzim. O massagista Vitor Pimenta é poveiro e nasceu para o futebol nas camadas jovens varzinistas. Também o roupeiro Vitor Marta está ligado às duas terras, pois é do concelho de Vila do Conde, onde reside actualmente, mas durante década e meia residiu na Póvoa.
No Varzim, a equipa técnica liderada pelo "sulista" Diamantino Miranda conta como adjuntos António Miranda e Augusto Neves, criados nas escolas varzinistas e tendo ambos feito carreira na equipa sénior do Varzim, e também com o preparador físico Eduardo Esteves, natural da Póvoa e filho de outro antigo jogador varzinista Lúcio Pereira (que também defendeu as cores do Rio Ave e teve funções técnicas nesse clube), para além do massagista Raul Martinho que foi jogador varzinista nas camadas jovens.
Portanto, o jogo Varzim x Rio Ave, para a 13.ª jornada da Liga Vitális, reveste-se de um cunho regional como não deve haver outro igual no País, em que duas terras se interligam estreitamente no futebol, assim como em várias partículas da vida social e até política.
Luís Leal,
Do Jornal "O Varzim"
de 30/11/2007
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3553&seccaoid=101&accao=noticia
“Encurtar distância para o Rio Ave”
Marco Cláudio regressou à competição após dois meses de ausência e o Varzim voltou a ganhar. Com contrato até 2009 e “completamente satisfeito” no clube, o médio tem como “grande desejo” chegar à I Liga com a camisola alvi-negra
A importância de Marco Cláudio no futebol do Varzim é consensual e, num olhar meramente estatístico, essa ideia ganha ainda mais consistência. Nas primeiras seis jornadas, o médio foi titular e a equipa venceu três jogos, empatou dois e perdeu uma única vez. Nos seis jogos seguintes, incluindo uma eliminação na Taça de Portugal, frente ao Penafiel, o Varzim perdeu duas vezes e empatou quatro. A influência do nº10 é vista por todos como decisiva e na última partida, frente ao Santa Clara, mesmo estando ainda longe da melhor forma física, e por saber que a sua presença "a nível psicológico" pode motivar os colegas de equipa, o treinador Diamantino Miranda não hesitou em colocá-lo em campo. Resultado: o Varzim venceu por 3-1 e quebrou um jejum de dois meses sem vitórias. "É sempre bom saber que as pessoas confiam em nós. Também tenho consciência que ainda não estou a 100 % e que nunca conseguiria chegar ao nível dos meus colegas, mas se a minha presença foi boa para a equipa fico satisfeito" começou por explicar, garantindo, porém, que o regresso às vitórias deve-se apenas ao "valor que o grupo tem". "Nem sempre é possível jogar bem e ganhar, mas vencemos com uma boa exibição e demonstrámos, mais uma vez, que o Varzim tem uma grande equipa que vai lutar pelos seus objectivos".
"Vou continuar a trabalhar para regressar ao meu melhor. Não queremos uma recuperação demasiado rápida e, por isso, o trabalho está a ser controlado ao pormenor"
Conseguida a vitória, e sabendo que nas próximas quatro jornadas o Varzim terá três jogos em casa (Rio Ave, Gondomar e Portimonense), confiança não falta a Marco Cláudio, que acredita ser possível alcançar os lugares de subida neste ciclo."É mais um motivo bom para trabalharmos, porque sabemos que podemos chegar lá acima para lutarmos de igual para igual com os nossos adversários. Não estamos longe do nosso objectivo e vamos continuar a trabalhar, sabendo que temos um ciclo bom para conquistar pontos".
Concentremo-nos no jogo com o Rio Ave, sempre muito especial para os adeptos. Os jogadores sabem disso, até porque, salienta, "as pessoas falam sempre e comentam a rivalidade". "Mas só estão em causa três pontos. Não queremos abdicar deles e vamos lutar para conquistá-los, encurtando dessa forma a distância para o Rio Ave" avisou.
Esperando um "grande ambiente" para um "grande jogo" de futebol, Marco Cláudio salienta que a transmissão na Sport TV e as características de um derbi aumentam a vontade dos jogadores em "participarem no espectáculo".
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3554&seccaoid=101&accao=noticia
‘Jogo pela Paz’ tem risco elevado
O Varzim vai colaborar com a autarquia poveira no Encontro pela Paz, iniciativa que tem o apoio da Junta de Freguesia e que teve o seu início em 1999.
O derbi, que será denominado de ‘Jogo pela Paz’, beneficia da transmissão televisiva na Sport TV, o que dará uma maior dimensão evento. Desta forma, trinta minutos antes do início do jogo, será hasteada a bandeira da paz no Estádio, e as equipas entrarão em campo acompanhadas pela ‘Tocha da Paz’.
Será, ainda, respeitado um minuto de silêncio, durante o qual decorrerá uma largada de pombos, e nas bancadas estarão representadas todas as Juntas de Freguesia da Póvoa.
A classificação de "jogo de risco elevado" obriga a medidas especiais de segurança. Os sócios do Varzim têm entrada gratuita, mas os que não possuirem lugar anual deverão levantar o respectivo bilhete.
Bruno Alves - Formou-se no Varzim e saiu para os juniores do FC Porto. Depois de ter representado Farense, Guimarães e AEK, o defesa central regressou ao F Porto, afirmando-se também na selecção nacional.
"Nunca representei o Varzim como sénior, mas defrontei várias vezes o Rio Ave nas camadas jovens e tenho grandes recordações. É sempre um jogo muito especial, diferente de todos os outros, até pela emoção vivida no relvado e nas bancadas, sempre com uma forte rivalidade presente. Gostava que o Varzim conseguisse uma vitória, porque foi o clube onde me formei, por isso, ficou sempre um enorme carinho. Desejo que o Varzim tenha muito sucesso no futuro e que tudo de bom aconteça à equipa e ao clube. Se tiver oportunidade vou ver o jogo ao estádio, mas, se não puder, vou assistir pela televisão"
Miguelito - É poveiro e, apesar de ter tentado a sorte no Varzim, foi no Rio Ave onde se fez jogador. O lateral esquerdo teve uma passagem pelo Nacional da Madeira antes de ser transferido para o Benfica.
"Recordo com saudade os derbies entre Varzim e Rio Ave. Tive o privilégio de participar em vários jogos nas camadas jovens e também como profissional do Rio Ave. É sempre um bom jogo entre dois clubes vizinhos e rivais e de resultado imprevisível, pois as duas equipais têm dificuldades para se imporem e nem sempre vence quem está melhor. Desejo que seja um bom espectáculo de futebol e que ganhe o melhor. A semana que antecede esses jogos é bastante diferente das restantes, principalmente para os jogadores formados nos dois clubes, porque não se fala de outra coisa na terra e sentimos mais"
Ricardo Nascimento - Representou Varzim e Rio Ave na 1ª Divisão, brilhando no clube vilacondense antes de rumar ao futebol da Coreia do Sul. Assinou recentemente pelo Trofense e vai, assim, defrontar os antigos clubes.
"Joguei pelo Varzim contra o Rio Ave na 1ª Divisão e defrontei o Varzim num jogo particular. Participar num derby é sempre fantástico. É espectacular ver adeptos como os do Varzim e do Rio Ave que deixam qualquer jogador contente. O Varzim marcou-me pelos adeptos que tem, enquanto o Rio Ave foi o clube onde tive mais sucesso mediático e onde fui realmente feliz. Quando se diz que os jogadores correm mais nestes jogos penso que é um mito dos derbies em qualquer parte do Mundo. Mas marcar um golo é especial e fica gravado na mente de um jogador. A vitória será sempre especial para os adeptos"
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3556&seccaoid=101&accao=noticia
Derbi entre Varzim e Rio Ave com medidas extra de segurança
À semelhança do que aconteceu no jogo realizado na Póvoa, na época passada, e dentro da iniciativa “Encontro pela Paz”, organizada pela Junta de Freguesia, o derbi entre Varzim e Rio Ave, marcado para domingo, pelas 11h15, será denominado de Jogo pela Paz, estando previsto um conjunto de acções. 30 minutos antes do início do encontro, será hasteada a bandeira da paz no Estádio e a entrada em campo das equipas será acompanhada pela ‘Tocha da Paz’, transportada por crianças com as cores dos dois emblemas. Será também respeitado um minuto de silêncio, durante o qual decorrerá uma largada de pombos.
Mas ao abrigo do que está determinado para jogos entre clubes rivais ou vizinhos, o encontro foi classificado de “risco elevado” e, por isso, estão previstas medidas especiais de segurança, estando proibida a entrada a crianças com menos de três anos e previstas revistas pessoais aos espectadores.
Os sócios do Varzim não pagam a habitual quota suplementar, mas, devido ao sistema de torniquetes, apenas os possuidores de Lugar Anual estão dispensados da aquisição do bilhete. O ingresso mais barato para o público em geral custa 10 euros.
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3525&seccaoid=101&accao=noticia
Etiquetas:
adeptos,
futebol,
futebol escalões,
v.pimenta,
vitalis
Notícia Rio Ave F.C.
Varzim x Rio Ave – Jogo de Risco – 14.12.07
O jogo Varzim x Rio Ave agendado para o próximo domingo coloca frente-a-frente duas equipas de clubes vizinhos, cujo historial é preenchido por antigas rivalidades que ainda hoje se fazem sentir, tendo em conta o “bairrismo” dos adeptos de ambos os emblemas. De acordo com as normas estabelecidas para jogos realizados entre equipas rivais ou vizinhas, o jogo foi considerado de alto-risco, estando agendadas medidas especiais de segurança. Será proibida a entrada de menores de 5 anos e todos os espectadores serão revistados à entrada no recinto.
Futsal: Beira-Mar x Rio Ave – 13.12.07
Tendo iniciado uma excelente recuperação na tabela classificativa do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, a equipa sénior de futsal do Rio Ave ocupa agora o 6º lugar, com 10 pontos, depois de duas vitórias consecutivas sobre o Amanhã da Criança e Gafanha, por 1 x 3 e 5 x 1, respectivamente. No próximo sábado, a formação orientada por Paulo Morim desloca-se ao pavilhão do Beira-Mar, último classificado da prova, com 2 pontos. O jogo está agendado para as 18,30 horas. De salientar que o Campeonato não sofrerá paragens para a tradicional Época Natalícia, pelo que, no próximo dia 22, o Rio Ave recebe o Macedense, no Pavilhão de Desportos.
Futsal: Juniores jogam fora – 13.12.07
Depois de ter vencido o Freixieiro por 4 bolas a três, a equipa de juniores de futsal desloca-se, este sábado, ao pavilhão do Monte Pedras, para a realização de mais um jogo referente ao Campeonato Distrital 1ª Divisão da categoria. Este será o primeiro de dois desafios consecutivos que a formação vilacondense terá de realizar fora de casa, sendo que na jornada seguinte se desloca ao Leões Valboenses. Recorde-se que, na época de estreia na 1ª Divisão, a equipa de juniores de futsal está a realizar uma excelente temporada, mantendo o objectivo de terminar a prova nos primeiros lugares da tabela.
http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm
Rio Ave recebe Olhanense na Taça – 12.12.07
Decorreu ao final da manhã de hoje o sorteio da 5ª Eliminatória da Taça de Portugal, na qual o Rio Ave terá de defrontar o Olhanense, equipa da Liga Vitalis. O jogo será disputado em Vila do Conde no próximo dia 20 de Janeiro. Recorde-se que a formação vilacondense já eliminou o Odivelas e o Rebordosa, equipas de escalão competitivo inferior. Prossegue em prova e terá de reencontrar o Olhanense, formação que ocupa o 10º lugar da Liga Vitalis. Já esta temporada, o Rio Ave venceu este adversário para o campeonato por três bolas a zero, em jogo disputado em Olhão.
O jogo Varzim x Rio Ave agendado para o próximo domingo coloca frente-a-frente duas equipas de clubes vizinhos, cujo historial é preenchido por antigas rivalidades que ainda hoje se fazem sentir, tendo em conta o “bairrismo” dos adeptos de ambos os emblemas. De acordo com as normas estabelecidas para jogos realizados entre equipas rivais ou vizinhas, o jogo foi considerado de alto-risco, estando agendadas medidas especiais de segurança. Será proibida a entrada de menores de 5 anos e todos os espectadores serão revistados à entrada no recinto.
Futsal: Beira-Mar x Rio Ave – 13.12.07
Tendo iniciado uma excelente recuperação na tabela classificativa do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, a equipa sénior de futsal do Rio Ave ocupa agora o 6º lugar, com 10 pontos, depois de duas vitórias consecutivas sobre o Amanhã da Criança e Gafanha, por 1 x 3 e 5 x 1, respectivamente. No próximo sábado, a formação orientada por Paulo Morim desloca-se ao pavilhão do Beira-Mar, último classificado da prova, com 2 pontos. O jogo está agendado para as 18,30 horas. De salientar que o Campeonato não sofrerá paragens para a tradicional Época Natalícia, pelo que, no próximo dia 22, o Rio Ave recebe o Macedense, no Pavilhão de Desportos.
Futsal: Juniores jogam fora – 13.12.07
Depois de ter vencido o Freixieiro por 4 bolas a três, a equipa de juniores de futsal desloca-se, este sábado, ao pavilhão do Monte Pedras, para a realização de mais um jogo referente ao Campeonato Distrital 1ª Divisão da categoria. Este será o primeiro de dois desafios consecutivos que a formação vilacondense terá de realizar fora de casa, sendo que na jornada seguinte se desloca ao Leões Valboenses. Recorde-se que, na época de estreia na 1ª Divisão, a equipa de juniores de futsal está a realizar uma excelente temporada, mantendo o objectivo de terminar a prova nos primeiros lugares da tabela.
http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm
Rio Ave recebe Olhanense na Taça – 12.12.07
Decorreu ao final da manhã de hoje o sorteio da 5ª Eliminatória da Taça de Portugal, na qual o Rio Ave terá de defrontar o Olhanense, equipa da Liga Vitalis. O jogo será disputado em Vila do Conde no próximo dia 20 de Janeiro. Recorde-se que a formação vilacondense já eliminou o Odivelas e o Rebordosa, equipas de escalão competitivo inferior. Prossegue em prova e terá de reencontrar o Olhanense, formação que ocupa o 10º lugar da Liga Vitalis. Já esta temporada, o Rio Ave venceu este adversário para o campeonato por três bolas a zero, em jogo disputado em Olhão.
Etiquetas:
futebol,
futebol escalões,
futsal,
futsal escalões,
taça de portugal,
vitalis
notícias terras do ave
Faleceu o massagista do Rio Ave “Zé Maria”
No dia 27 de Novembro de 2007, faleceu o “nosso” Zé Maria, tinha 83 anos o homem que serviu o Rio Ave F.C. desde a sua fundação, no ano de 1939.Serviu sempre o seu clube do coração, foram dezenas de anos, bem mais de 50 anos a trabalhar para o clube da sua terra, estava sempre disponível, aos poucos e devido à saúde e idade acabou por deixar o seu glorioso, no entanto logo no 1.º ano de vida do Rio Ave foi responsável pelos equipamentos desportivos, pelo campo, balneários, sede do clube, entre outros.Passados mais de dez anos iniciou a actividade que o tornou muito conhecido, massagista. Estreou-se num jogo de reservas e a partir daí foi sempre o massagista do clube, servindo a tudo e a todos! Sim porque não cuidou só dos atletas do Rio Ave , atletas doutras modalidades e não atletas, e cuidava e resolvia tratando as lesões mais ou menos difíceis, foram milhares que passaram pelas mãos dele. Durante muito tempo foi único.Todos nós, antigos atletas, passamos pela mão do bom Zé Maria, não está escrito mas está na memória de muitos as coisas boas que ele fez.Ajudou a conquistar muitas vitórias, teve um percurso cheio de rosas com muitos espinhos, todos nós antigos atletas nos lembramos das peripécias que aconteciam frequentemente com ele… enfim, partiu há dias e já estamos com saudades.
Paz à alma de um homem bom. São os votos dos seus “meninos”. P’ Veteranos do Rio Ave F.C. À família enlutada Terras do Ave apresenta as mais sentidas condolências.
http://www.terrasdoave.pt/conteudo.php?lop=&op=&id=61f2585b0ebcf1f532c4d1ec9a7d51aa
No dia 27 de Novembro de 2007, faleceu o “nosso” Zé Maria, tinha 83 anos o homem que serviu o Rio Ave F.C. desde a sua fundação, no ano de 1939.Serviu sempre o seu clube do coração, foram dezenas de anos, bem mais de 50 anos a trabalhar para o clube da sua terra, estava sempre disponível, aos poucos e devido à saúde e idade acabou por deixar o seu glorioso, no entanto logo no 1.º ano de vida do Rio Ave foi responsável pelos equipamentos desportivos, pelo campo, balneários, sede do clube, entre outros.Passados mais de dez anos iniciou a actividade que o tornou muito conhecido, massagista. Estreou-se num jogo de reservas e a partir daí foi sempre o massagista do clube, servindo a tudo e a todos! Sim porque não cuidou só dos atletas do Rio Ave , atletas doutras modalidades e não atletas, e cuidava e resolvia tratando as lesões mais ou menos difíceis, foram milhares que passaram pelas mãos dele. Durante muito tempo foi único.Todos nós, antigos atletas, passamos pela mão do bom Zé Maria, não está escrito mas está na memória de muitos as coisas boas que ele fez.Ajudou a conquistar muitas vitórias, teve um percurso cheio de rosas com muitos espinhos, todos nós antigos atletas nos lembramos das peripécias que aconteciam frequentemente com ele… enfim, partiu há dias e já estamos com saudades.
Paz à alma de um homem bom. São os votos dos seus “meninos”. P’ Veteranos do Rio Ave F.C. À família enlutada Terras do Ave apresenta as mais sentidas condolências.
http://www.terrasdoave.pt/conteudo.php?lop=&op=&id=61f2585b0ebcf1f532c4d1ec9a7d51aa
Etiquetas:
z.maria
Notícia O Primeiro de Janeiro
Equipa de futsal recupera posições na 2.ª divisão nacional – 14-12-2007
Por este rio (ave) acima
O Rio Ave teve um regresso em força no Campeonato Nacional da 2ª divisão de Futsal. Depois de cerca de um mês de interrupção da prova, os vila-condenses alcançaram duas vitórias consecutivas e estão em alta na tabela classificativa. Parece estar a fazer efeito o «murro na mesa» dado por Paulo Morim, ao ter colocado o seu lugar à disposição após a derrota com o Junqueira, na 5.ª jornada do Campeonato Nacional de futsal da 2ª divisão.A medida não provocou efeitos práticos na saída do treinador, mas teve o condão de espevitar os jogadores do plantel vila-condense.Após o regresso da competição que esteve parada devido à realização do Europeu da modalidade, em Gondomar, o Rio Ave obteve duas vitórias consecutivas que catapultaram a equipa na tabela classificativa para o 6º lugar.Depois de ter vencido no reduto do Amanhã da Criança, a equipa orientada por Paulo Morim derrotou agora o Grupo Desportivo Gafanha por cinco bolas a uma.Com uma fraca exibição na primeira metade do encontro, o Rio Ave que se adiantou no marcador aos 11 minutos através de um golo insólito de Bacalhau (a bola bateu nas costas do jogador e enganou o guarda-redes) permitiu a igualdade muito perto do intervalo.No entanto, nos segundos 20 minutos a equipa vila-condense puxou dos galões e surgiu determinada a resolver rapidamente o encontro.Em apenas três minutos, o Rio Ave apontou quatro golos que arrumaram por completo com as aspirações da equipa aveirense que tem apenas uma vitória no campeonato.Faneca por duas vezes, Jaime Moreira e Zé Miguel assinaram os tentos do Rio Ave apontados na segunda metade do encontro.“O Rio Ave não existiu na primeira parte, esteve muito mal. A equipa pensou que iria ser um jogo mais fácil, mas o Gafanha tem boa equipa e joga num sistema de jogo que é o que o Rio Ave menos gosta. Na segunda parte rectificamos e fizemos uma segunda parte ao nível do que podemos fazer. O resultado é justo, mas poderiam ter sido muitos mais golos”, sublinhou o treinador Paulo Morim. Após a terceira vitória no campeonato – segunda consecutiva - o Rio Ave ascendeu do 9º ao 6º lugar da tabela classificativa e está a 7 pontos dos lugares de subida.Ultrapassada a fase difícil da temporada, a formação vila-condense parece estar encaminhada para reentrar na luta pela subida.Paulo Morim acrescenta que “o mais importante é que temos duas vitórias consecutivas, estamos a subir na tabela e esta equipa estava a precisar de confiança. A confiança consegue-se com vitórias porque eles têm sido fantásticos a trabalhar durante a semana”.Amanhã, às 18h30 horas, o Rio Ave joga em Aveiro com o Beira Mar.FICHA Jogo realizado no Pavilhão Municipal de desportos de Vila do Conde.
Árbitros: Luís Manuel Marques e Nuno Miguel Bogalho (Associação de Futebol de Coimbra).
Rio Ave: Nuno Rodrigues, Bruno Faneca, Franklim Miranda, Hugo «Maria» e Renato Pontes.
Jogaram ainda. Jaime Moreira, Paulinho, Bruno Chumbada, Hugo Bacalhau, Mário Costa (cap.) e Zé Miguel.
Treinador Paulo Morim.
Gafanha: Paulo Cruz, Ferdy, Danny, Dário Macário e Joca.
Jogaram ainda: Carlos Fonseca, Eddyson, Touché e Pirolito.
Treinador: Francisco Vieira.
Marcadores: 1-0, Hugo Bacalhau (11´); 1-1, Touché (19‘); 2-1, Bruno Faneca (25´); 3-1, Bruno Faneca (27´); 4-1, Jaime Moreira (28´); 5-1, Zé Miguel (28´).
Disciplina: amarelo a Renato Pontes, Zé Miguel, Hugo «Maria»; Joca.
texto Paulo Vidal -
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=6f6c7275835407219a30bf0fe3f73fa9
Rio Ave goleou Rebordosa na quarta eliminatória – 14-12-2007
Taça transbordou de golos
Na quinta eliminatória da taça de Portugal, o Rio Ave volta a jogar no seu estádio. O sorteio realizado, na passada quarta-feira, ditou a recepção ao Olhanense, equipa que ocupa o 10.º lugar da Liga de Honra. O jogo disputa-se a 20 de Janeiro de 2008. Nunca esteve em causa a passagem do Rio Ave à 5ª eliminatória da Taça de Portugal, mas ninguém diria que a formação vila-condense pudesse marcar tantos golos na recepção ao Rebordosa.6-1 foi o resultado final do jogo, com quatro golos marcados pelo atacante senegalês Keita que já tinha marcado também na eliminatória anterior diante do Odivelas.Henrique, de grande penalidade, e Tiago Terroso assinaram os restantes golos da maior goleada da 4ª eliminatória da taça de Portugal.O tento de honra do Rebordosa, equipa que milita na série B da 3ª divisão nacional, foi apontado pelo central Fábio Faria na própria baliza.João Eusébio referiu no final da partida que “a nossa equipa teve respeito pelo adversário, trabalhou muito e foi uma equipa séria, por isso estou satisfeito com eles, sabendo de antemão que o jogo tornou-se fácil por mérito dos nossos jogadores, por mérito da nossa qualidade”.O treinador do Rio Ave acrescentou ainda que “era um jogo que nós desenhava-mos difícil, esta equipa eliminou o Trofense, sabíamos que tinha jogadores novos e com qualidade que se queriam mostrar. Fomos uma equipa forte e que respeitamos muito o adversário”.Pelo lado da formação do concelho de Paredes, o técnico Adriano Teixeira aceitou a derrota, “o Rio Ave obteve uma vitória justa, de facto nunca pensei sofrer seis golos, mas o futebol é mesmo assim. Tínhamos derrotado o Trofense e os nossos jogadores vinham com o espírito de que poderia acontecer de novo taça e que o jogo fosse mais fácil”.Depois de ter eliminado o Odivelas (2ª divisão nacional) e o Rebordosa (3ª divisão nacional), o Rio Ave volta a jogar em casa na 5ª eliminatória da taça de Portugal. O sorteio realizado, na passada quarta-feira, na sede da Federação Portuguesa de Futebol em Lisboa ditou a recepção ao Olhanense, equipa da Liga de Honra comandada pelo treinador Álvaro Magalhães.Trata-se do reencontro entre estas duas formações, esta temporada, uma vez que já se tinham defrontado para o campeonato da Liga de Honra, no estádio José Arcanjo em Olhão, na altura com a vitória a sorrir ao Rio Ave por três bolas a zero. Gaspar, Keita e Henrique foram aos marcadores dos golos vila-condenses. O jogo da 5ª eliminatória da Taça de Portugal entre Rio Ave e Olhanense realiza-se no dia 20 de Janeiro do próximo ano. FICHA Jogo disputado no Estádio do Rio Ave.
Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto). 4º Árbitro: Pinto Miranda.
Rio Ave: César, Gaspar, Delson, Miguel Lopes, Vítor Gomes, Henrique, Tiago Terroso, Bruno Mendes (cap.), Fábio Faria, Keita e Samson.
Treinador: João Eusébio
Rebordosa: Ivo, Cerqueira, Sandro, Domingos, Fábio, Paiva, Pilhas, Ita (cap.), Leal, Vitinha, Amado.
Treinador: Adriano Teixeira
Substituições: Delson por André Serrão (55´), Gaspar por Alfredo Quaresma (67´), César por Adriano (72´); Paiva por Bezu (46´), Ita por Jorginho (64´), Vitinha por Coluna (72´).
Marcadores: 1-0, Keita (12´); 2-0, Keita (40´); 3-0, Henrique (48´g.p.); 4-0, Keita (57´); 5-0, Tiago Terroso (65´); 6-0, Keita (69´); 6-1, Fábio Faria (72´p.b.).
Disciplina: amarelo a Delson, Samson; Ivo.
texto Paulo Vidal -
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=ec8438e21aa308e1480189a236616bd6
Por este rio (ave) acima
O Rio Ave teve um regresso em força no Campeonato Nacional da 2ª divisão de Futsal. Depois de cerca de um mês de interrupção da prova, os vila-condenses alcançaram duas vitórias consecutivas e estão em alta na tabela classificativa. Parece estar a fazer efeito o «murro na mesa» dado por Paulo Morim, ao ter colocado o seu lugar à disposição após a derrota com o Junqueira, na 5.ª jornada do Campeonato Nacional de futsal da 2ª divisão.A medida não provocou efeitos práticos na saída do treinador, mas teve o condão de espevitar os jogadores do plantel vila-condense.Após o regresso da competição que esteve parada devido à realização do Europeu da modalidade, em Gondomar, o Rio Ave obteve duas vitórias consecutivas que catapultaram a equipa na tabela classificativa para o 6º lugar.Depois de ter vencido no reduto do Amanhã da Criança, a equipa orientada por Paulo Morim derrotou agora o Grupo Desportivo Gafanha por cinco bolas a uma.Com uma fraca exibição na primeira metade do encontro, o Rio Ave que se adiantou no marcador aos 11 minutos através de um golo insólito de Bacalhau (a bola bateu nas costas do jogador e enganou o guarda-redes) permitiu a igualdade muito perto do intervalo.No entanto, nos segundos 20 minutos a equipa vila-condense puxou dos galões e surgiu determinada a resolver rapidamente o encontro.Em apenas três minutos, o Rio Ave apontou quatro golos que arrumaram por completo com as aspirações da equipa aveirense que tem apenas uma vitória no campeonato.Faneca por duas vezes, Jaime Moreira e Zé Miguel assinaram os tentos do Rio Ave apontados na segunda metade do encontro.“O Rio Ave não existiu na primeira parte, esteve muito mal. A equipa pensou que iria ser um jogo mais fácil, mas o Gafanha tem boa equipa e joga num sistema de jogo que é o que o Rio Ave menos gosta. Na segunda parte rectificamos e fizemos uma segunda parte ao nível do que podemos fazer. O resultado é justo, mas poderiam ter sido muitos mais golos”, sublinhou o treinador Paulo Morim. Após a terceira vitória no campeonato – segunda consecutiva - o Rio Ave ascendeu do 9º ao 6º lugar da tabela classificativa e está a 7 pontos dos lugares de subida.Ultrapassada a fase difícil da temporada, a formação vila-condense parece estar encaminhada para reentrar na luta pela subida.Paulo Morim acrescenta que “o mais importante é que temos duas vitórias consecutivas, estamos a subir na tabela e esta equipa estava a precisar de confiança. A confiança consegue-se com vitórias porque eles têm sido fantásticos a trabalhar durante a semana”.Amanhã, às 18h30 horas, o Rio Ave joga em Aveiro com o Beira Mar.FICHA Jogo realizado no Pavilhão Municipal de desportos de Vila do Conde.
Árbitros: Luís Manuel Marques e Nuno Miguel Bogalho (Associação de Futebol de Coimbra).
Rio Ave: Nuno Rodrigues, Bruno Faneca, Franklim Miranda, Hugo «Maria» e Renato Pontes.
Jogaram ainda. Jaime Moreira, Paulinho, Bruno Chumbada, Hugo Bacalhau, Mário Costa (cap.) e Zé Miguel.
Treinador Paulo Morim.
Gafanha: Paulo Cruz, Ferdy, Danny, Dário Macário e Joca.
Jogaram ainda: Carlos Fonseca, Eddyson, Touché e Pirolito.
Treinador: Francisco Vieira.
Marcadores: 1-0, Hugo Bacalhau (11´); 1-1, Touché (19‘); 2-1, Bruno Faneca (25´); 3-1, Bruno Faneca (27´); 4-1, Jaime Moreira (28´); 5-1, Zé Miguel (28´).
Disciplina: amarelo a Renato Pontes, Zé Miguel, Hugo «Maria»; Joca.
texto Paulo Vidal -
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=6f6c7275835407219a30bf0fe3f73fa9
Rio Ave goleou Rebordosa na quarta eliminatória – 14-12-2007
Taça transbordou de golos
Na quinta eliminatória da taça de Portugal, o Rio Ave volta a jogar no seu estádio. O sorteio realizado, na passada quarta-feira, ditou a recepção ao Olhanense, equipa que ocupa o 10.º lugar da Liga de Honra. O jogo disputa-se a 20 de Janeiro de 2008. Nunca esteve em causa a passagem do Rio Ave à 5ª eliminatória da Taça de Portugal, mas ninguém diria que a formação vila-condense pudesse marcar tantos golos na recepção ao Rebordosa.6-1 foi o resultado final do jogo, com quatro golos marcados pelo atacante senegalês Keita que já tinha marcado também na eliminatória anterior diante do Odivelas.Henrique, de grande penalidade, e Tiago Terroso assinaram os restantes golos da maior goleada da 4ª eliminatória da taça de Portugal.O tento de honra do Rebordosa, equipa que milita na série B da 3ª divisão nacional, foi apontado pelo central Fábio Faria na própria baliza.João Eusébio referiu no final da partida que “a nossa equipa teve respeito pelo adversário, trabalhou muito e foi uma equipa séria, por isso estou satisfeito com eles, sabendo de antemão que o jogo tornou-se fácil por mérito dos nossos jogadores, por mérito da nossa qualidade”.O treinador do Rio Ave acrescentou ainda que “era um jogo que nós desenhava-mos difícil, esta equipa eliminou o Trofense, sabíamos que tinha jogadores novos e com qualidade que se queriam mostrar. Fomos uma equipa forte e que respeitamos muito o adversário”.Pelo lado da formação do concelho de Paredes, o técnico Adriano Teixeira aceitou a derrota, “o Rio Ave obteve uma vitória justa, de facto nunca pensei sofrer seis golos, mas o futebol é mesmo assim. Tínhamos derrotado o Trofense e os nossos jogadores vinham com o espírito de que poderia acontecer de novo taça e que o jogo fosse mais fácil”.Depois de ter eliminado o Odivelas (2ª divisão nacional) e o Rebordosa (3ª divisão nacional), o Rio Ave volta a jogar em casa na 5ª eliminatória da taça de Portugal. O sorteio realizado, na passada quarta-feira, na sede da Federação Portuguesa de Futebol em Lisboa ditou a recepção ao Olhanense, equipa da Liga de Honra comandada pelo treinador Álvaro Magalhães.Trata-se do reencontro entre estas duas formações, esta temporada, uma vez que já se tinham defrontado para o campeonato da Liga de Honra, no estádio José Arcanjo em Olhão, na altura com a vitória a sorrir ao Rio Ave por três bolas a zero. Gaspar, Keita e Henrique foram aos marcadores dos golos vila-condenses. O jogo da 5ª eliminatória da Taça de Portugal entre Rio Ave e Olhanense realiza-se no dia 20 de Janeiro do próximo ano. FICHA Jogo disputado no Estádio do Rio Ave.
Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto). 4º Árbitro: Pinto Miranda.
Rio Ave: César, Gaspar, Delson, Miguel Lopes, Vítor Gomes, Henrique, Tiago Terroso, Bruno Mendes (cap.), Fábio Faria, Keita e Samson.
Treinador: João Eusébio
Rebordosa: Ivo, Cerqueira, Sandro, Domingos, Fábio, Paiva, Pilhas, Ita (cap.), Leal, Vitinha, Amado.
Treinador: Adriano Teixeira
Substituições: Delson por André Serrão (55´), Gaspar por Alfredo Quaresma (67´), César por Adriano (72´); Paiva por Bezu (46´), Ita por Jorginho (64´), Vitinha por Coluna (72´).
Marcadores: 1-0, Keita (12´); 2-0, Keita (40´); 3-0, Henrique (48´g.p.); 4-0, Keita (57´); 5-0, Tiago Terroso (65´); 6-0, Keita (69´); 6-1, Fábio Faria (72´p.b.).
Disciplina: amarelo a Delson, Samson; Ivo.
texto Paulo Vidal -
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=ec8438e21aa308e1480189a236616bd6
Notícia Record
Paz de risco elevado – 11-12-2007
LIGA ALHEIA AO ESPÍRITO AMISTOSO
Inserido nas celebrações poveiras do Encontro pela Paz 2007/08 como o Jogo da Paz, o Varzim-Rio Ave foi, curiosamente, considerado pela Liga como um encontro de elevado risco. Um facto que não parece preocupar a organização, que programou várias actividades para animar a partida da 13.ª jornada. Assim, à frente das equipas aquando da sua entrada em campo, estará a tocha olímpica, cedida pelo Comité Olímpico Português para o efeito. Nas bancadas, a animação ficará a cargo da 11 freguesias da Póvoa, convidadas para marcar presença nos festejos, que também contarão com a contribuição da escola de futebol do clube, Os Tarrotes.Os ingressos para o jogo são postos à venda amanhã. À disposição do público estarão bilhetes a 10 e 15 euros (bancadas poente central e norte, respectivamente), já os sócios do Varzim têm entrada grátis.No plano desportivo, tanto vila-condenses como poveiros regressam hoje aos trabalhos. Do lado do Rio Ave, Niquinha e Ronaldo serão reavaliados.
texto Autor: L.L. - http://www.record.pt/noticia.asp?id=767861&idCanal=25
LIGA ALHEIA AO ESPÍRITO AMISTOSO
Inserido nas celebrações poveiras do Encontro pela Paz 2007/08 como o Jogo da Paz, o Varzim-Rio Ave foi, curiosamente, considerado pela Liga como um encontro de elevado risco. Um facto que não parece preocupar a organização, que programou várias actividades para animar a partida da 13.ª jornada. Assim, à frente das equipas aquando da sua entrada em campo, estará a tocha olímpica, cedida pelo Comité Olímpico Português para o efeito. Nas bancadas, a animação ficará a cargo da 11 freguesias da Póvoa, convidadas para marcar presença nos festejos, que também contarão com a contribuição da escola de futebol do clube, Os Tarrotes.Os ingressos para o jogo são postos à venda amanhã. À disposição do público estarão bilhetes a 10 e 15 euros (bancadas poente central e norte, respectivamente), já os sócios do Varzim têm entrada grátis.No plano desportivo, tanto vila-condenses como poveiros regressam hoje aos trabalhos. Do lado do Rio Ave, Niquinha e Ronaldo serão reavaliados.
texto Autor: L.L. - http://www.record.pt/noticia.asp?id=767861&idCanal=25
Notícia O Norte Desportivo
MORA EM DÚVIDA PARA JOGO DA PAZ – 14-12-2007
Líder da classificação em igualdade pontual com o Vizela, o Rio Ave tem nesta 13.ª jornada da Liga Vitalis uma deslocação à Póvoa, para defrontar o rival de sempre Varzim. A equipa orientada por João Eusébio continuou na manhã de ontem a preparação para o encontro que se realiza às 11h15 de domingo (com transmissão na SportTV 1), sendo que o técnico dos vila-condenses tem três jogadores de «baixa», se bem que um deles, Ronaldo, está já em fase de integração no treino, o que é uma boa indicação relativamente à sua disponibilidade para jogar frente ao actual sexto classificado, com menos cinco pontos do que o Rio Ave.Niquinha também realizou uma ecografia ao adutor direito, que revelou melhorias que mantêm em aberto a possibilidade de o jogador vir a ser convocado por João Eusébio para o jogo da jornada 13. O guarda-redes Mora, com uma lombalgia, limita-se a tratamento e repouso, mas oficialmente não é ainda uma certeza a sua indisponibilidade para o jogo com a formação poveira.A equipa que divide com os vizelenses o comando da tabela classificativa vem de um empate em casa com o Trofense (1-1) decidida a regressar às vitórias, depois de fortalecer o moral com a goleada (6-1) que atirou o Rebordosa para fora da Taça de Portugal. No jogo de domingo, que será arbitrado por João Ferreira, está inserida uma iniciativa da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, denominada «Um jogo pela Paz». Os bilhetes para não sócios custam de 10 a 15 euros.Hoje, de novo pela manhã, a equipa volta a treinar, seguindo-se a conferência de imprensa de João Eusébio, para a antevisão do encontro.
http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=0741580d1d7cfd402bf32c92d8bbb0be
JOGO PELA PAZ NUM ENCONTRO ENTRE VELHOS RIVAIS – 11-12-2007
Tal como no ano passado, o Varzim vai colaborar com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim no Encontro pela Paz 2007/08, iniciativa que a autarquia poveira leva a cabo desde 1999. Com o apoio da Junta de Freguesia da Póvoa, o Varzim promoverá o jogo pela paz, precisamente no encontro com o vizinho Rio Ave, no próximo domingo (11h15). O facto de o jogo ser transmitido em directo pela Sport TV vai de encontro ao objectivo lançado pela organização do evento no sentido de que esta tradição ultrapasse as fronteiras do nosso concelho. Assim sendo, o dérbi será antecedido por um conjunto de acções no âmbito deste evento que visam sensibilizar o público presente no estádio e os telespectadores para “a partilha e vivência da Paz”. Quinze minutos antes do início do jogo, será hasteada no Estádio do Varzim a bandeira da Paz e depois a entrada das equipas em campo será acompanhada por uma lona alusiva ao Encontro pela Paz e pela Tocha da Paz. Por fim, será realizado um minuto de silêncio pela paz, durante o qual decorrerá uma largada de pombos. Um conjunto de acções simbólicas que com certeza contribuirão para o sentido desta iniciativa, que por sua vez, fará também deste Varzim-Rio Ave, um jogo especial.
http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=51de47405d32dcce3988f139f04c103a
Líder da classificação em igualdade pontual com o Vizela, o Rio Ave tem nesta 13.ª jornada da Liga Vitalis uma deslocação à Póvoa, para defrontar o rival de sempre Varzim. A equipa orientada por João Eusébio continuou na manhã de ontem a preparação para o encontro que se realiza às 11h15 de domingo (com transmissão na SportTV 1), sendo que o técnico dos vila-condenses tem três jogadores de «baixa», se bem que um deles, Ronaldo, está já em fase de integração no treino, o que é uma boa indicação relativamente à sua disponibilidade para jogar frente ao actual sexto classificado, com menos cinco pontos do que o Rio Ave.Niquinha também realizou uma ecografia ao adutor direito, que revelou melhorias que mantêm em aberto a possibilidade de o jogador vir a ser convocado por João Eusébio para o jogo da jornada 13. O guarda-redes Mora, com uma lombalgia, limita-se a tratamento e repouso, mas oficialmente não é ainda uma certeza a sua indisponibilidade para o jogo com a formação poveira.A equipa que divide com os vizelenses o comando da tabela classificativa vem de um empate em casa com o Trofense (1-1) decidida a regressar às vitórias, depois de fortalecer o moral com a goleada (6-1) que atirou o Rebordosa para fora da Taça de Portugal. No jogo de domingo, que será arbitrado por João Ferreira, está inserida uma iniciativa da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, denominada «Um jogo pela Paz». Os bilhetes para não sócios custam de 10 a 15 euros.Hoje, de novo pela manhã, a equipa volta a treinar, seguindo-se a conferência de imprensa de João Eusébio, para a antevisão do encontro.
http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=0741580d1d7cfd402bf32c92d8bbb0be
JOGO PELA PAZ NUM ENCONTRO ENTRE VELHOS RIVAIS – 11-12-2007
Tal como no ano passado, o Varzim vai colaborar com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim no Encontro pela Paz 2007/08, iniciativa que a autarquia poveira leva a cabo desde 1999. Com o apoio da Junta de Freguesia da Póvoa, o Varzim promoverá o jogo pela paz, precisamente no encontro com o vizinho Rio Ave, no próximo domingo (11h15). O facto de o jogo ser transmitido em directo pela Sport TV vai de encontro ao objectivo lançado pela organização do evento no sentido de que esta tradição ultrapasse as fronteiras do nosso concelho. Assim sendo, o dérbi será antecedido por um conjunto de acções no âmbito deste evento que visam sensibilizar o público presente no estádio e os telespectadores para “a partilha e vivência da Paz”. Quinze minutos antes do início do jogo, será hasteada no Estádio do Varzim a bandeira da Paz e depois a entrada das equipas em campo será acompanhada por uma lona alusiva ao Encontro pela Paz e pela Tocha da Paz. Por fim, será realizado um minuto de silêncio pela paz, durante o qual decorrerá uma largada de pombos. Um conjunto de acções simbólicas que com certeza contribuirão para o sentido desta iniciativa, que por sua vez, fará também deste Varzim-Rio Ave, um jogo especial.
http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=51de47405d32dcce3988f139f04c103a
Notícias O Jogo
Andrés saíram mais cedo
Mantendo-se a dúvida quanto à utilização de Niquinha, uma vez que continua a recuperar de uma lesão no adutor direito, as preocupações para formar o meio-campo frente ao Varzim aumentaram. A contas com dores musculares, André Vilas Boas e André Serrão saíram mais cedo do treino e serão hoje reavaliados. Refira-se que, pensando na forma de jogar do Varzim, João Eusébio tem testado a equipa num sistema com três defesas-centrais.
texto A.G.V. - http://www.ojogo.pt/23-296/artigo676586.asp
Ronaldo deve voltar na Póvoa - 13-12-2007
Ronaldo, baixa nas duas últimas jornadas, deve ser hoje reintegrado nos trabalhos da equipa, pelo que poderá estar de regresso às opções para o jogo na Póvoa. Menos provável é a recuperação de Niquinha, que continua a treinar condicionado. Certa é a indisponbilidade de Mora, que saiu lesionado do treino de sábado e que, por isso, domingo será substituído por César no banco de suplentes.
texto A.R. - http://www.ojogo.pt/23-295/artigo676413.asp
Jogo da Paz afinal é de alto risco - 12-12-2007
À semelhança do que aconteceu no jogo realizado na Póvoa, na época passada, entre Varzim e Rio Ave, e dentro da iniciativa "Encontro pela Paz", organizada pela autarquia, o dérbi de domingo será denominado de Jogo pela Paz. Aproveitando o facto de a partida ser transmitida em directo na Sport TV, de manhã, a organização pretende que o evento ultrapasse as fronteiras do concelho, estando previsto um conjunto de acções. Desta forma, 30 minutos antes do início do encontro, às 10h45, será hasteada a bandeira da paz no estádio e a entrada em campo das equipas será acompanhada pela "Tocha da Paz", transportada por crianças com as cores dos dois emblemas. Será, ainda, respeitado um minuto de silêncio durante o qual decorrerá uma largada de pombos.
Mas apesar deste clima de amizade, e ao abrigo do que está determinado para jogos entre clubes rivais ou vizinhos, o encontro foi classificado de "risco elevado" e, por isso, estão previstas medidas especiais de segurança. Para além de estar proibida a entrada a crianças com menos de três anos, estão previstas revistas pessoais aos espectadores, sendo, por isso, previsível uma entrada mais demorada no estádio.
As Cheerleaders e a Escola de Futebol Os Tarrotes garantem a animação ao intervalo do jogo.
Grátis para sócios da casa
Como sempre acontece quando os jogos na Póvoa merecem honras de transmissão televisiva, os sócios do Varzim não terão de pagar, no domingo, a habitual quota suplementar de cinco euros. No entanto, e devido ao sistema de torniquetes, apenas os possuidores de Lugar Anual estarão dispensados da aquisição do bilhete para a partida, algo que, de resto, pode ser feito já a partir de amanhã. Relativamente aos adeptos do Rio Ave, uma nota de dez euros será suficiente para permitir a entrada no recinto, em direcção à bancada nascente.
texto AVG - http://www.ojogo.pt/23-293/artigo675924.asp
Mantendo-se a dúvida quanto à utilização de Niquinha, uma vez que continua a recuperar de uma lesão no adutor direito, as preocupações para formar o meio-campo frente ao Varzim aumentaram. A contas com dores musculares, André Vilas Boas e André Serrão saíram mais cedo do treino e serão hoje reavaliados. Refira-se que, pensando na forma de jogar do Varzim, João Eusébio tem testado a equipa num sistema com três defesas-centrais.
texto A.G.V. - http://www.ojogo.pt/23-296/artigo676586.asp
Ronaldo deve voltar na Póvoa - 13-12-2007
Ronaldo, baixa nas duas últimas jornadas, deve ser hoje reintegrado nos trabalhos da equipa, pelo que poderá estar de regresso às opções para o jogo na Póvoa. Menos provável é a recuperação de Niquinha, que continua a treinar condicionado. Certa é a indisponbilidade de Mora, que saiu lesionado do treino de sábado e que, por isso, domingo será substituído por César no banco de suplentes.
texto A.R. - http://www.ojogo.pt/23-295/artigo676413.asp
Jogo da Paz afinal é de alto risco - 12-12-2007
À semelhança do que aconteceu no jogo realizado na Póvoa, na época passada, entre Varzim e Rio Ave, e dentro da iniciativa "Encontro pela Paz", organizada pela autarquia, o dérbi de domingo será denominado de Jogo pela Paz. Aproveitando o facto de a partida ser transmitida em directo na Sport TV, de manhã, a organização pretende que o evento ultrapasse as fronteiras do concelho, estando previsto um conjunto de acções. Desta forma, 30 minutos antes do início do encontro, às 10h45, será hasteada a bandeira da paz no estádio e a entrada em campo das equipas será acompanhada pela "Tocha da Paz", transportada por crianças com as cores dos dois emblemas. Será, ainda, respeitado um minuto de silêncio durante o qual decorrerá uma largada de pombos.
Mas apesar deste clima de amizade, e ao abrigo do que está determinado para jogos entre clubes rivais ou vizinhos, o encontro foi classificado de "risco elevado" e, por isso, estão previstas medidas especiais de segurança. Para além de estar proibida a entrada a crianças com menos de três anos, estão previstas revistas pessoais aos espectadores, sendo, por isso, previsível uma entrada mais demorada no estádio.
As Cheerleaders e a Escola de Futebol Os Tarrotes garantem a animação ao intervalo do jogo.
Grátis para sócios da casa
Como sempre acontece quando os jogos na Póvoa merecem honras de transmissão televisiva, os sócios do Varzim não terão de pagar, no domingo, a habitual quota suplementar de cinco euros. No entanto, e devido ao sistema de torniquetes, apenas os possuidores de Lugar Anual estarão dispensados da aquisição do bilhete para a partida, algo que, de resto, pode ser feito já a partir de amanhã. Relativamente aos adeptos do Rio Ave, uma nota de dez euros será suficiente para permitir a entrada no recinto, em direcção à bancada nascente.
texto AVG - http://www.ojogo.pt/23-293/artigo675924.asp
segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
Notícia Rio Ave F.C.
Futebol: Goleada do Rio Ave na Taça – 09.12.07
O Rio Ave assegurou, esta tarde, a passagem à próxima eliminatória da Taça de Portugal, após impor uma goleada por 6 bolas a uma ao Rebordosa, equipa de Paredes que milita na III Divisão Nacional. A formação vilacondense foi superior ao longo de todo o jogo, começando cedo a construir esta vitória dilatada, com dois golos apontados por Keita ainda no decorrer da 1ª parte. Saindo para o intervalo em vantagem, a equipa de João Eusébio conseguiu criar várias oportunidades de golo e acabou por concretizar as ofensivas à baliza do Rebordosa, terminando o encontro com uma vitória “gorda”, num jogo onde houve tempo para tudo, incluindo uma grande penalidade e um auto-golo, já que o tento do Rebordosa resultou de uma jogada mal calculada por parte do Rio Ave. Keita foi um dos jogadores em destaque, marcando quatro golos. Os restantes foram apontados por Henrique e Tiago Terroso. O sorteio da próxima eliminatória da Taça de Portugal está agendado para quarta-feira, dia 12.
Futsal: Rio Ave, 5 x Gafanha, 1 – 08.12.07
A equipa sénior de futsal do Rio Ave averbou, este sábado, a segunda vitória consecutiva no Campeonato Nacional da II Divisão, tendo derrotado o Gafanha por 5 x 1, em jogo disputado em Vila do Conde. Após este resultado, a formação orientada por Paulo Morim continua a subir na tabela classificativa, ascendendo agora ao 6º lugar, com 10 pontos. A recuperação da equipa parece ser uma evidência nesta altura da prova, com o Rio Ave a demonstrar a sua evolução, depois de um início de campeonato em que defrontou os principais candidatos à subida. Na próxima jornada, a equipa vilacondense desloca-se ao pavilhão do Beira Mar, o último classificado da prova, com 2 pontos.
http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm
O Rio Ave assegurou, esta tarde, a passagem à próxima eliminatória da Taça de Portugal, após impor uma goleada por 6 bolas a uma ao Rebordosa, equipa de Paredes que milita na III Divisão Nacional. A formação vilacondense foi superior ao longo de todo o jogo, começando cedo a construir esta vitória dilatada, com dois golos apontados por Keita ainda no decorrer da 1ª parte. Saindo para o intervalo em vantagem, a equipa de João Eusébio conseguiu criar várias oportunidades de golo e acabou por concretizar as ofensivas à baliza do Rebordosa, terminando o encontro com uma vitória “gorda”, num jogo onde houve tempo para tudo, incluindo uma grande penalidade e um auto-golo, já que o tento do Rebordosa resultou de uma jogada mal calculada por parte do Rio Ave. Keita foi um dos jogadores em destaque, marcando quatro golos. Os restantes foram apontados por Henrique e Tiago Terroso. O sorteio da próxima eliminatória da Taça de Portugal está agendado para quarta-feira, dia 12.
Futsal: Rio Ave, 5 x Gafanha, 1 – 08.12.07
A equipa sénior de futsal do Rio Ave averbou, este sábado, a segunda vitória consecutiva no Campeonato Nacional da II Divisão, tendo derrotado o Gafanha por 5 x 1, em jogo disputado em Vila do Conde. Após este resultado, a formação orientada por Paulo Morim continua a subir na tabela classificativa, ascendendo agora ao 6º lugar, com 10 pontos. A recuperação da equipa parece ser uma evidência nesta altura da prova, com o Rio Ave a demonstrar a sua evolução, depois de um início de campeonato em que defrontou os principais candidatos à subida. Na próxima jornada, a equipa vilacondense desloca-se ao pavilhão do Beira Mar, o último classificado da prova, com 2 pontos.
http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm
Etiquetas:
futebol,
futsal,
taça de portugal
Notícia Rádio Linear
Taça: Rio Ave goleou o Rebordosa - 10-12-2007
O Rio Ave resolveu a 4ª eliminatória da Taça de Portugal com uma goleada.
6-1 foi o resultado frente ao Rebordosa.
Keita marcou 4 golos, Henrique e Tiago Terroso fizeram os restantes.
João Eusébio mantém que o adversário era difícil, o mérito do Rio Ave é que tornou as coisas mais fáceis.
Adriano Teixeira, do Rebordosa que não estava à espera de uma goleada, considera que os seus jogadores entraram muito tranquilos e o Rio Ave foi sempre mais forte.
A 5ª eliminatória da Taça joga-se a 20 de Janeiro.
O sorteio é na próxima 4ª feira, dia 12.
http://www.radiolinear.com/
O Rio Ave resolveu a 4ª eliminatória da Taça de Portugal com uma goleada.
6-1 foi o resultado frente ao Rebordosa.
Keita marcou 4 golos, Henrique e Tiago Terroso fizeram os restantes.
João Eusébio mantém que o adversário era difícil, o mérito do Rio Ave é que tornou as coisas mais fáceis.
Adriano Teixeira, do Rebordosa que não estava à espera de uma goleada, considera que os seus jogadores entraram muito tranquilos e o Rio Ave foi sempre mais forte.
A 5ª eliminatória da Taça joga-se a 20 de Janeiro.
O sorteio é na próxima 4ª feira, dia 12.
http://www.radiolinear.com/
Etiquetas:
futebol,
taça de portugal
Notícia JN
Inspiração de Keita justificou goleada
A goleada (6-1) do Rio Ave assenta, fundamentalmente, na acção de um só homem, Keita de seu nome.
Ironizando um pouco, pode afirmar-se que este jogo foi Keita e mais dez. E para que não se corra o risco de sermos acusados de estar a exagerar, vamos aos factios. O senegalês marcou quatro golos, foi sobre ele que foi cometido o penálti que originou o 4-0, assinado por Henrique, e foi na sequência de um seu toque precioso de calcanhar que aconteceu o 5-0, este por Tiago Terroso. Portanto, e em resumo, o avançado vila-condense esteve, directa ou indirectamente, ligado aos seis golos.
Para tal, muito contribuiu o desacerto defensivo do Rebordosa, uma equipa que, na eliminatória anterior, tinha sido uma das sensações, ao afastar o Trofense, da Ligade Honra. Agora, foi goleado e o seu golo de honra foi um autogolo de Fábio Faria.
Curiosamente, depois do 1-0, teve dois ensejos para empatar, mas Ita e Vitinha falharam no que seriam os últimos lances de ataque dignos desse nome. Ora, neste tipo de confrontos, em que se verifica uma enorme diferença de capacidades - uma equipa era da Liga de Honra e a outra da 3.ª Divisão -, os mais fracos só passam a ser fortes, caso sejam eficazes. Como tal não sucedeu, os golos foram surgindo como cerejas, mas, de qualquer modo, o resultado foi exagerado, pois o Rebordosa mostrou futebol que merecia mais, ou melhor, menos... golos.
Para o excelente desempenho do Rio Ave, muito contribuiu a táctica de João Eusébio, ao apostar em três centrais, com o adiantamento dos laterais Samson, na esquerda, e de Miguel Lopes, na direita. É que Gaspar, Bruno Mendes e Fábio Faria chegavam e sobravam para as (poucas) encomendas atacantes do Rebordosa.
Aliás, o objectivo de poupar alguns dos habituais titulares para o jogo de domingo, no terreno do vizinho Varzim (Evandro, Milhazes, André Vilas Boas ou Chidi) foi inteiramente cumprido.
Entre os destaques, anote-se a estreia absoluta de Alfredo Quaresma, irmão do internacional portista, Ricardo Quaresma, que foi muito aplaudido e que fez um passe sublime para o quarto golo de Keita. Arbitragem segura.
Rio Ave 6 Rebordosa1
Local Estádio dos Arcos, em Vila do Conde
Árbitro Artur Soares Dias (Porto)
Treinador João Eusébio
Rio Ave César (Adriano, 72 m), Gaspar (Alfredo Quaresma, 67), Bruno Mendes, Fábio Faria, Samson, Vítor Gomes, Tiago Terroso, Delson (André Serrão, 54), Miguel Lopes, Henrique e Keita
Treinador Adriano Teixeira
Rebordosa Ivo, Amado, Fábio, Sandro, Domingos, Leal, Pilhas, Ita (Jorginho, 63), Paiva (Bezu, 45), Vitinha (Coluna, 72) e Cerqueira
Ao intervalo 2-0
Golos Keita (13, 40, 57, 70), Henrique (49, gp), Tiago Terroso (65), Fábio Faria (72, pb) Cartão amarelo Delson (25), Ivo (47), Samson (82)
Treinador do Rio Ave "Estávamos preparados e precavidos para as dificuldades deste jogo, tanto mais que o Rebordosa tinha sido uma das revelações da eliminatória anterior, ao afastar o Trofense. Por isso, procurámos resolver cedo a partida, o que conseguimos. Portanto, foi um triunfo fácil, mas a minha equipa é que tornou a vitória fácil e não o Rebordosa que facilitou. Agora, vamos pensar no Varzim."
Treinador do Rebordosa "Depois de eliminarmos o Trofense, não conseguimos brilhar de novo. Entrámos no jogo algo displicentes e, depois, a matreirice do Rio Ave fez o resto. Tivemos duas oportunidades para fazer o empate. Ao não o conseguirmos, deitámos tudo a perder. Depois, o Keita esteve feliz aproveitando todas as ocasiões. Temos capacidade para fazer melhor. Já foi bom termos chegado até aqui."
texto ADRIANO TEIXEIRA e Manuel Luís Mendes - http://jn.sapo.pt/2007/12/10/desporto/inspiracao_keitajustificou_goleada.html
F.C. Porto vitorioso volta ao comando isolado da Zona Norte
... Mais afastados, a sete pontos, na quarta, quinta e sexta posições, respectivamente, estão o Boavista, Candal e Rio Ave. As panteras subiram na tabela após terem goleado os vila-condenses, por 4-0, atirando-os para o sexto posto....
http://jn.sapo.pt/2007/12/09/desporto/fc_portovitorioso_volta_comando_isol.html
Prova superada com boa exibição
A disposição atacante do Boavista foi vincada logo nos minutos iniciais. Com uma boa circulação de bola em toda a largura do terreno, chegou ao primeiro golo por Grazina. O Rio Ave lutava muito, mas não conseguia criar perigo para a defensiva axadrezada. Perto do intervalo, Benvindo, em jogada individual, ofereceu de bandeja a Walter o 2-0. Na segunda parte, as características do jogo não se alteraram. O domínio da partida pertencia por inteiro ao Boavista, que conseguiu chegar à goleada ao marcar mais dois golos. O Rio Ave fez o que estava ao seu alcance. Arbitragem positiva.
Boavista4 Rio Ave 0
Local Campo do Pasteleira (Porto)
Árbitro Eduardo Cardoso (Porto)
Treinador Mário Moinhos
Boavista Bruno Moreira, Ivo, Diogo, João Reis, Djibril, Rui Raínho, Benvindo (Ricardo Pedrosa, 74), Grazina (Renato, 65), Ricardo Bessa (Hugo, 79), Pedro Moreira e Walter
Treinador Pedro Cunha
Rio Ave Rui, Terroso (Luis Faria, 46), Júnior, Bruno Graça, Eduardo, Luci (Carlitos, 74), Marcos, Ricardo, Gustavo, Nandinho e Diogo (Chiquinho, 46)
Ao intervalo 2-0
Golos Grazina (23), Walter (42 e 64) e Ricardo Bessa (62)
texto Belmiro Barbosa - http://jn.sapo.pt/2007/12/09/desporto/prova_superadacom_exibicao.html
A goleada (6-1) do Rio Ave assenta, fundamentalmente, na acção de um só homem, Keita de seu nome.
Ironizando um pouco, pode afirmar-se que este jogo foi Keita e mais dez. E para que não se corra o risco de sermos acusados de estar a exagerar, vamos aos factios. O senegalês marcou quatro golos, foi sobre ele que foi cometido o penálti que originou o 4-0, assinado por Henrique, e foi na sequência de um seu toque precioso de calcanhar que aconteceu o 5-0, este por Tiago Terroso. Portanto, e em resumo, o avançado vila-condense esteve, directa ou indirectamente, ligado aos seis golos.
Para tal, muito contribuiu o desacerto defensivo do Rebordosa, uma equipa que, na eliminatória anterior, tinha sido uma das sensações, ao afastar o Trofense, da Ligade Honra. Agora, foi goleado e o seu golo de honra foi um autogolo de Fábio Faria.
Curiosamente, depois do 1-0, teve dois ensejos para empatar, mas Ita e Vitinha falharam no que seriam os últimos lances de ataque dignos desse nome. Ora, neste tipo de confrontos, em que se verifica uma enorme diferença de capacidades - uma equipa era da Liga de Honra e a outra da 3.ª Divisão -, os mais fracos só passam a ser fortes, caso sejam eficazes. Como tal não sucedeu, os golos foram surgindo como cerejas, mas, de qualquer modo, o resultado foi exagerado, pois o Rebordosa mostrou futebol que merecia mais, ou melhor, menos... golos.
Para o excelente desempenho do Rio Ave, muito contribuiu a táctica de João Eusébio, ao apostar em três centrais, com o adiantamento dos laterais Samson, na esquerda, e de Miguel Lopes, na direita. É que Gaspar, Bruno Mendes e Fábio Faria chegavam e sobravam para as (poucas) encomendas atacantes do Rebordosa.
Aliás, o objectivo de poupar alguns dos habituais titulares para o jogo de domingo, no terreno do vizinho Varzim (Evandro, Milhazes, André Vilas Boas ou Chidi) foi inteiramente cumprido.
Entre os destaques, anote-se a estreia absoluta de Alfredo Quaresma, irmão do internacional portista, Ricardo Quaresma, que foi muito aplaudido e que fez um passe sublime para o quarto golo de Keita. Arbitragem segura.
Rio Ave 6 Rebordosa1
Local Estádio dos Arcos, em Vila do Conde
Árbitro Artur Soares Dias (Porto)
Treinador João Eusébio
Rio Ave César (Adriano, 72 m), Gaspar (Alfredo Quaresma, 67), Bruno Mendes, Fábio Faria, Samson, Vítor Gomes, Tiago Terroso, Delson (André Serrão, 54), Miguel Lopes, Henrique e Keita
Treinador Adriano Teixeira
Rebordosa Ivo, Amado, Fábio, Sandro, Domingos, Leal, Pilhas, Ita (Jorginho, 63), Paiva (Bezu, 45), Vitinha (Coluna, 72) e Cerqueira
Ao intervalo 2-0
Golos Keita (13, 40, 57, 70), Henrique (49, gp), Tiago Terroso (65), Fábio Faria (72, pb) Cartão amarelo Delson (25), Ivo (47), Samson (82)
Treinador do Rio Ave "Estávamos preparados e precavidos para as dificuldades deste jogo, tanto mais que o Rebordosa tinha sido uma das revelações da eliminatória anterior, ao afastar o Trofense. Por isso, procurámos resolver cedo a partida, o que conseguimos. Portanto, foi um triunfo fácil, mas a minha equipa é que tornou a vitória fácil e não o Rebordosa que facilitou. Agora, vamos pensar no Varzim."
Treinador do Rebordosa "Depois de eliminarmos o Trofense, não conseguimos brilhar de novo. Entrámos no jogo algo displicentes e, depois, a matreirice do Rio Ave fez o resto. Tivemos duas oportunidades para fazer o empate. Ao não o conseguirmos, deitámos tudo a perder. Depois, o Keita esteve feliz aproveitando todas as ocasiões. Temos capacidade para fazer melhor. Já foi bom termos chegado até aqui."
texto ADRIANO TEIXEIRA e Manuel Luís Mendes - http://jn.sapo.pt/2007/12/10/desporto/inspiracao_keitajustificou_goleada.html
F.C. Porto vitorioso volta ao comando isolado da Zona Norte
... Mais afastados, a sete pontos, na quarta, quinta e sexta posições, respectivamente, estão o Boavista, Candal e Rio Ave. As panteras subiram na tabela após terem goleado os vila-condenses, por 4-0, atirando-os para o sexto posto....
http://jn.sapo.pt/2007/12/09/desporto/fc_portovitorioso_volta_comando_isol.html
Prova superada com boa exibição
A disposição atacante do Boavista foi vincada logo nos minutos iniciais. Com uma boa circulação de bola em toda a largura do terreno, chegou ao primeiro golo por Grazina. O Rio Ave lutava muito, mas não conseguia criar perigo para a defensiva axadrezada. Perto do intervalo, Benvindo, em jogada individual, ofereceu de bandeja a Walter o 2-0. Na segunda parte, as características do jogo não se alteraram. O domínio da partida pertencia por inteiro ao Boavista, que conseguiu chegar à goleada ao marcar mais dois golos. O Rio Ave fez o que estava ao seu alcance. Arbitragem positiva.
Boavista4 Rio Ave 0
Local Campo do Pasteleira (Porto)
Árbitro Eduardo Cardoso (Porto)
Treinador Mário Moinhos
Boavista Bruno Moreira, Ivo, Diogo, João Reis, Djibril, Rui Raínho, Benvindo (Ricardo Pedrosa, 74), Grazina (Renato, 65), Ricardo Bessa (Hugo, 79), Pedro Moreira e Walter
Treinador Pedro Cunha
Rio Ave Rui, Terroso (Luis Faria, 46), Júnior, Bruno Graça, Eduardo, Luci (Carlitos, 74), Marcos, Ricardo, Gustavo, Nandinho e Diogo (Chiquinho, 46)
Ao intervalo 2-0
Golos Grazina (23), Walter (42 e 64) e Ricardo Bessa (62)
texto Belmiro Barbosa - http://jn.sapo.pt/2007/12/09/desporto/prova_superadacom_exibicao.html
Etiquetas:
futebol,
futebol escalões,
taça de portugal
Notícia O Jogo
Goleada à antiga na cimeira de Keita
No último dia da Cimeira UE-África, o senegalês Keita brilhou em Vila do Conde ao contribuir com quatro golos para a vitória do Rio Ave diante do Rebordosa. A passagem dos vila-condenses à próxima eliminatória da Taça de Portugal nunca esteve em causa e a reacção do Rebordosa ao primeiro golo do avançado africano serviu apenas para que a formação da casa voltasse a carregar no acelerador, deixando o adversário rendido aos seus argumentos. Com uma táctica diferente da habitual, João Eusébio apostou numa linha de três defesas, permitindo aos alas Miguel Lopes, na direita, e Samson, na esquerda, actuarem como verdadeiros extremos, papel que sobretudo o primeiro desempenhou na perfeição, tendo sido o principal municiador do ataque. Este esquema baralhou por completo a estratégia do Rebordosa, que se apresentava em Vila do Conde com legítimas aspirações, ou não tivesse derrotado o Trofense na eliminatória anterior. Mas cedo se viu que a história do jogo se resumiria a uma questão de números.
Os técnicos
"Tenho de dar os parabéns ao meus jogadores, que respeitaram o adversário e foram sérios na abordagem ao jogo"
João Eusébio, treinador do Rio Ave
"Não esperava sofrer seis golos. A equipa entrou tranquila, mas o Rio Ave foi mais forte evenceu com justiça"
Adriano Teixeira, treinador do Rebordosa
Rio Ave 6 - Rebordosa 1
Estádio Rio Ave FC Vila do Conde
Árbitro Artur Soares Dias AF Porto
Rio Ave: César (Adriano,73'); Gaspar (Alfredo,67'), Bruno Mendes e Fábio Faria; Miguel Lopes, Vítor Gomes, Delson (André Serrão,54') e Samson; Tiago Terroso, Keita e Henrique. T João Eusébio
Rebordosa: Ivo; Amado, Fábio, Sandro e Domingos; Pilhas, Cerqueira, Ita (Jorginho, 62') e Leal; Vitinha (Coluna,73') e Paiva (Bezu, 45'). T Adriano Teixeira
Marcadores: [1-0] Keita 13', [2-0] Keita 39', [3-0] Henrique,gp,47', [4-0] Keita 57', [5-0] Tiago Terroso 65', [6-0] Keita 68', [6-1] Fábio Faria,pb,72'
Cartões Amarelos: Delson 24', Ivo 47' e Samson 81' Cartões vermelhos: nada a registar
texto JOSÉ LOPES - http://www.ojogo.pt/23-292/artigo675792.asp
No último dia da Cimeira UE-África, o senegalês Keita brilhou em Vila do Conde ao contribuir com quatro golos para a vitória do Rio Ave diante do Rebordosa. A passagem dos vila-condenses à próxima eliminatória da Taça de Portugal nunca esteve em causa e a reacção do Rebordosa ao primeiro golo do avançado africano serviu apenas para que a formação da casa voltasse a carregar no acelerador, deixando o adversário rendido aos seus argumentos. Com uma táctica diferente da habitual, João Eusébio apostou numa linha de três defesas, permitindo aos alas Miguel Lopes, na direita, e Samson, na esquerda, actuarem como verdadeiros extremos, papel que sobretudo o primeiro desempenhou na perfeição, tendo sido o principal municiador do ataque. Este esquema baralhou por completo a estratégia do Rebordosa, que se apresentava em Vila do Conde com legítimas aspirações, ou não tivesse derrotado o Trofense na eliminatória anterior. Mas cedo se viu que a história do jogo se resumiria a uma questão de números.
Os técnicos
"Tenho de dar os parabéns ao meus jogadores, que respeitaram o adversário e foram sérios na abordagem ao jogo"
João Eusébio, treinador do Rio Ave
"Não esperava sofrer seis golos. A equipa entrou tranquila, mas o Rio Ave foi mais forte evenceu com justiça"
Adriano Teixeira, treinador do Rebordosa
Rio Ave 6 - Rebordosa 1
Estádio Rio Ave FC Vila do Conde
Árbitro Artur Soares Dias AF Porto
Rio Ave: César (Adriano,73'); Gaspar (Alfredo,67'), Bruno Mendes e Fábio Faria; Miguel Lopes, Vítor Gomes, Delson (André Serrão,54') e Samson; Tiago Terroso, Keita e Henrique. T João Eusébio
Rebordosa: Ivo; Amado, Fábio, Sandro e Domingos; Pilhas, Cerqueira, Ita (Jorginho, 62') e Leal; Vitinha (Coluna,73') e Paiva (Bezu, 45'). T Adriano Teixeira
Marcadores: [1-0] Keita 13', [2-0] Keita 39', [3-0] Henrique,gp,47', [4-0] Keita 57', [5-0] Tiago Terroso 65', [6-0] Keita 68', [6-1] Fábio Faria,pb,72'
Cartões Amarelos: Delson 24', Ivo 47' e Samson 81' Cartões vermelhos: nada a registar
texto JOSÉ LOPES - http://www.ojogo.pt/23-292/artigo675792.asp
Etiquetas:
futebol,
taça de portugal
Subscrever:
Mensagens (Atom)