sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Notícia O Jogo

Infesta foi doce que Rivas perdeu – 28-12-2007

Depois da pausa natalícia, o Rio Ave voltou ao trabalho, e logo com uma goleada (6-0) ao Infesta, uma equipa que actua na II Divisão. Henrique e Marcos, este ainda júnior, bisaram, enquanto Keita e Milhazes apontaram um tento cada. Numa extensa lista de ausentes - Samson, Niquinha, Serrão, Vilas Boas e Mora estiveram condicionados, Paiva e Miguel Lopes parados -, destaca-se o peruano Rivas, que ainda não voltou do seu país. Na verdade, a saída do médio é um cenário em equação.

texto HMM - http://www.ojogo.pt/23-310/artigo679048.asp

Luisinho de saída – 27-12-2007

Surgem em Vila do Conde os primeiros sinais do trabalho com vista aos reajustes no plantel na reabertura de mercado. O avançado Luisinho, que chegou esta época ao Rio Ave, por cedência do Braga, mas que tem sido pouco utilizado, está, em princípio, de saída. O regresso ao Moreirense, onde actuou na última temporada, também por empréstimo dos bracarenses, é uma forte possibilidade.

texto AR - http://www.ojogo.pt/23-309/artigo678911.asp

Milhazes ainda acredita dar o salto - 24-12-2007
É lateral-esquerdo, como poucos, e procura um lugar ao sol. Chegar à Selecção e a um "grande" continuam a ser os objectivos
Encontrar um lateral-esquerdo português, pelo menos de raiz, é quase como procurar uma agulha num palheiro. Há quem recorra ao estrangeiro, ou faça adaptações, como, por exemplo, tem de fazer Scolari na Selecção. Em Vila do Conde não há nada disso. O que lá está, de seu nome Milhazes, nasceu para o lugar que faz, é considerado um dos melhores nessa posição a actuar na Liga Vitalis e, afinal, é português. "A seu tempo as coisas boas aparecerão", diz o jogador, sem a pressa que os seus 26 anos poderiam originar. Interesse, valha a verdade, é coisa de que não tem sentido falta, mas "por uma razão ou outra" não tem passado disso mesmo. O mais recente, consta-se, foi o do Paços de Ferreira, na altura em busca de um substituto para Antunes. A oportunidade de participar na Taça UEFA ficou assim adiada. "Ouvi qualquer coisa mas não sei o que se passou", recorda. O preço pedido pelos vila-condenses foi a razão, ao que tudo indica. "Mas também fiquei bem", ressalva. À espera da "pontinha de sorte" para voltar ao principal escalão, sem descartar fazê-lo com a camisola do Rio Ave, Milhazes vai sonhando em concretizar as "outras ambições" que mantém: "representar um dia a Selecção e, quem sabe, um grande".

texto HUGO M. MONTEIRO - http://www.ojogo.pt/23-307/artigo678657.asp

O melhor da última época
Numa iniciativa levada a cabo por O JOGO junto dos técnicos das 16 equipas da Liga Vitalis, Milhazes foi o lateral-esquerdo mais votado para integrar o melhor onze da competição na última temporada. Roubou o estatuto a Nuno Amaro, do Leixões, que havia ocupado a posição na eleição referente apenas a jornadas da primeira volta. Dessa equipa ideal de toda a prova, apenas Diego Gaúcho (Gil Vicente) e Tito (Varzim) seguiram o exemplo do jogador do Rio Ave e permaneceram na Liga Vitalis.

http://www.ojogo.pt/23-307/artigo678658.asp

Suíça pode ser o futuro
Com as portas em Portugal "um pouco fechadas", como o diz o lateral, Milhazes até tem em mente naturalizar-se suíço caso as mesmas não se abram no futuro. Assim mesmo. Aproveitando o facto de a sua esposa ser natural de terras helvéticas, o lateral abre os horizontes que lhe permitam chegar a internacional. Tudo começou na brincadeira entre familiares mas logo passou a algo mais sério. "Uma pessoa amiga falou-me que existe mesmo essa possibilidade", explica. De outro modo, nem sequer estaria a pensar em tal. "Não sou maluco ao ponto de me oferecer a uma selecção", remata.

http://www.ojogo.pt/23-307/artigo678659.asp

Boavista foi tudo menos o que queria
Depois de brilhar no Varzim, e antes de ingressar no Rio Ave, Milhazes deu, em 2004/05, um salto na carreira rumo ao Boavista. "Era o quarto grande", realça. No entanto, a escolha que fez, quando tinha tudo para ser irrecusável, acabou por se revelar "infeliz". Encontrar justificações não lhe parece difícil. A começar pela "falta de adaptação" ao clube e a terminar nas escolhas técnicas. "Jogava pouco na minha posição. Fui central, médio e extremo", explica. Se voltasse atrás, garante, "pensava duas vezes", mas, sem guardar mágoa, opta por ver nessa época uma lição para o futuro. "Irei pensar mais com a cabeça e não impulsivamente", termina.

http://www.ojogo.pt/23-307/artigo678660.asp

A motivação que faltava - 23-12-2007

Após sete jogos sem vencer, o Santa Clara regressou ontem às vitórias, frente ao RioAve, líder da competição. O tento de Júlio César, perto do final, foi dedicado ao treinador Paulo Sérgio e deu grande ânimo à equipa, que espera, em 2008, voltar aos primeiros lugares.
Frente ao líder, o Santa Clara optou por jogar directo, esquecendo algumas vezes o meio-campo, isto porque o Rio Ave entrou melhor, controlando e criando maior número de oportunidades. O guarda-redes do Santa Clara, Fernando, teve então grande peso, vendo o primeiro remate com perigo, logo ao minuto 3 e de Keyta, passar ao lado. O Santa Clara responderia, num livre de Pacheco, mas César segurou a bola. Até ao intervalo, Danielson, Milhazes, Chidi e Keyta tiveram novas oportunidades para o Rio Ave, enquanto o Santa Clara, a subir mais um pouco, criou perigo ao minuto 35, com Josa a rematar perto do poste; depois, na sequência de um canto, Anselmo atirou por cima.
Após o intervalo, o Rio Ave continuou mais perigoso e Fernando até teve sorte num chapéu de Chidi, aquele que mais rematou. O Santa Clara, melhor com a entrada de Vítor Silva, marcaria ao minuto 84, depois de uma jogada de insistência que Júlio César resolveu da melhor forma. A vitória, muito festejada, poderia ter sido diferente, pois Ronaldo ainda teve nos pés o golo do empate, enquanto JúlioCésar podia ter feito o segundo em período de compensação.
A arbitragem foi regular.
OS TÉCNICOS
"O Rio Ave merecia vencer, pelo que fez em campo durante este jogo. Estamos tristes pelo resultado, mas felizes com a nossa exibição" João Eusébio Treinador do Rio Ave
"Foi uma vitória justa, porque lutámos desde o início. Agora é preparar o próximo jogo, que será já em 2008" Júlio César Jogador do Santa Clara

texto S.R. - http://www.ojogo.pt/23-305/artigo678387.asp

Crise açoriana testa liderança - 22-12-2007

No arranque deste campeonato, o Santa Clara parecia ter ultrapassado todos os obstáculos de uma pré-temporada atribulada. Os resultados faziam esquecer o plantel curto e desequilibrado dos açorianos. No entanto, bastaram sete jornadas para que os problemas da equipa de Paulo Sérgio viessem ao de cima. Desde então, três empates foi o melhor que o Santa Clara conseguiu.
Para uma equipa que parece estar em queda livre na tabela, o adversário não podia ser mais inadequado, precisamente o líder Rio Ave, que apesar de natural candidato à vitória, muitos acreditavam que a equipa se iria ressentir da perda do lugar de subida nas jornadas finais da época passada. Mas a verdade é que o Rio Ave está bem, recomenda-se e uma vitória nos Açores significaria terminar o ano na liderança. Orientada por João Eusébio esta equipa não perde desde a quinta jornada, uma derrota que aconteceu curiosamente frente aos seus perseguidores na tabela, o Vizela.
Para o jogo de hoje, ambas as formações têm jogadores importantes indisponíveis, no entanto, o Rio Ave parece mais afectado com seis lesionados, com os dois principais guarda-redes à cabeça. EQUIPAS PROVÁVEIS
Árbitro: Jorge Sousa [AF Porto] Local: Estádio de S. Miguel, nos Açores
Santa Clara Fernando; Portela, Bruno Novo, Accioly e Emerson; Nuno Sociedade, Glauber, Cleiton e Vítor Silva; Henrique e Júlio César. Outros convocados: João Botelho; Pacheco, Mauro, Ruben Rodrigues, Kall, Jorge Humberto e Anselmo. Indisponíveis: Mozer e Josa (lesionados) Treinador: Paulo Sérgio
Rio Ave César; Miguel Lopes, Gaspar, Bruno Mendes e Milhazes; Danielson, Vítor Gomes, Delson e Evandro; Keita e Chidi. Outros convocados: Adriano; Ribeiro, Fábio Faria, Tiago Terroso, Henrique, Ronaldo e Luisinho. Indisponíveis: Paiva, Mora, Niquinha, André Serrão, André Vilas Boas e Samson (lesionados) Treinador: João Eusébio.

texto P.P. - http://www.ojogo.pt/23-304/artigo678107.asp

Notícia O Primeiro de Janeiro

Rio Ave sofreu nos Açores segunda derrota da Liga de Honra
Castigo à ineficácia

A uma jornada do final da primeira volta, Vizela e Santa Clara foram os carrascos do Rio Ave esta temporada na Liga de Honra. Quer em Caldas de Vizela quer nos Açores, a formação vila-condense perdeu e ficou em branco. Três meses depois, o Rio Ave voltou a perder na Liga de Honra. Na 14ª e última jornada do ano, a formação vila-condense foi batida pelo Santa Clara por 1-0.O golo dos insulares foi apontado pelo brasileiro Júlio César a 5 minutos do final do tempo regulamentar e depois de uma série de oportunidades desperdiçadas pelo Rio Ave.Keita e Chidi tiveram nos pés as melhores e maiores ocasiões para colocar o Rio Ave em vantagem, mas a linha avançada da equipa mostrou-se demasiado perdulária. “A nossa equipa foi superior, fomos melhores, fomos mais bem organizados, criamos muitas mais oportunidades, mas podíamos realizar mais dois jogos que não conseguiríamos fazer golo”, sublinhou João Eusébio.O treinador do Rio Ave acrescentou ainda que “os meus jogadores bateram-se dignamente e quiseram vencer, fizeram tudo para vencer, mas não foram eficazes e decididos na hora da finalização. Estou satisfeito com tudo o resto porque quem joga assim vai ganhar mais vezes, vai vencer muitas mais vezes, não conseguimos aqui porque tivemos pouca sorte”.De regresso aos Açores, onde representou o Operário, Miguel Lopes acabou por sair lesionado no início da segunda parte e assistiu de fora à derrota inglória da sua equipa: “É triste quando se sente que podemos dar o contributo à nossa equipa, acontece a derrota e a minha lesão, estou muito triste. Pecamos muito na finalização e de um momento para o outro o Santa Clara foi à nossa baliza e fez golo. Penso que fomos a melhor equipa em campo, criamos mais oportunidades, mas o resultado foi este”, adiantou.Por parte do Santa Clara, o treinador Paulo Sérgio delegou em Júlio César – autor do golo – os comentários à partida.Apesar do domínio do Rio Ave, o atacante brasileiro reclamou justiça no resultado, “foi uma vitória justa, lutamos do início ao fim para conquistar os três pontos. Sabíamos que íamos jogar contra uma boa equipa, tanto é que são líderes do campeonato, mas também sabemos do valor que temos, sabemos o trabalho que fazemos. Sabíamos que em qualquer altura os maus resultados iriam ter que acabar porque quem trabalha da forma como nós o fazemos durante a semana a maré de azar teria que ir embora”.Mesmo tendo perdido – 2ª derrota da temporada - o Rio Ave manteve a liderança da Liga de Honra, mas agora com a parceria do Trofense, ambos com 26 pontos.
------------
FICHA Jogo disputado no Estádio de São Miguel - Açores. Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto) auxiliado por José Luís Melo e António Vilaça. 4º Árbitro: Hélder Lamas. Santa Clara: Fernando, Bruno Novo, Accioly, Anselmo, Nuno Sociedade (cap.), Glauber, Pacheco. Josa, Cleiton, Henrique e Júlio César: Paulo Sérgio. Rio Ave: César, Gaspar, Evandro, Delson, Miguel Lopes, Vítor Gomes, Bruno Mendes (cap.), Milhazes, Danielson, Keita e Chidi. Treinador: João Eusébio. Substituições: Pacheco por Vítor Silva (60´), Cleiton por Basílio (72´); Miguel Lopes por Ribeiro (50´), Chidi por Ronaldo (74´), Gaspar por Henrique (86´). Marcadores: 1-0, Júlio César (85´). Disciplina: amarelo a Anselmo (78´), Glauber (81´), Josa (31´); Milhazes (79´), Keita (74´).

texto - Paulo Vidal http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=77d80084d2896df7f66c6aa3b6ced85d

Quarta vitória consecutiva
Rio Ave fez «poker»

A equipa orientada por Paulo Morim é detentora da segunda melhor defesa da prova com 24 golos sofridos, mais 10 do que o líder Módicus. O Rio Ave derrotou o Macedense por 6-3 e obteve a quarta vitória consecutiva no Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Futsal. Hugo «Maria», Jaime Moreira, Renato Pontes, Hugo «Bacalhau» e Mário Costa (2) foram os autores dos seis golos da 5ª vitória da temporada. O Rio Ave ascendeu agora ao 5º lugar da prova, ultrapassando o Junqueira e mantendo os seis pontos de diferença para os lugares de subida.

http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=12e49abba01bad8848b2c7f667e8ef7b

Notícia JN

Açorianos travam caminhada do líder

O Rio Ave desperdiçou a oportunidade de reforçar a liderança na Liga de Honra, ao perder, na deslocação aos Açores. Numa primeira parte com poucos motivos de interesse, coube ao Rio Ave as oportunidades de golo mais flagrantes. O primeiro aviso do Rio Ave aconteceu logo aos quatro minutos, quando Keita, apenas com o guardião do Santa Clara pela frente, não fez melhor do que atirar ao lado da baliza dos encarnados de Ponta Delgada.Com o passar do tempo, começaram a escassear as situações de verdadeiro perigo junto às duas balizas, com excepção de um remate colocado de Josa ao lado da baliza de César.Aos 64 minutos, o Rio Ave desperdiçou uma das melhores oportunidades, quando Chidi rematou por cima, a poucos metros da linha de baliza.O Santa Clara chegou a golo já aos 84 minutos, por intermédio de Júlio César, num remate em arco à entrada da área, sem hipóteses de defesa para César.No seu melhor momento, a equipa açoriana podia ter dilatado a vantagem no marcador, quando, novamente Júlio César, tentou um "chapéu" a César que, por pouco, não resultou no segundo golo.

texto Lusa - http://jn.sapo.pt/2007/12/23/desporto/acorianos_travam_caminhada_lider.html

Notícia Terras do Ave

SD Santa Clara 1 – Rio Ave 0 – 27-12-2007
Rio Ave desliza nos Açores

O Rio Ave perdeu na deslocação ao reduto do Santa Clara (1-0) no último sábado, em encontro referente à 14ª jornada da Liga Vitalis.
A equipa dos Açores após sete jogos sem vencer quebrou o jejum frente ao Rio Ave que partilha agora a liderança com o Trofense, ambos com 26 pontos. Foi na primeira parte que a turma de Vila do Conde criou algumas oportunidades de golo, logo aos quatro minutos num frente a frente com o guardião da formação dos Açores atirou ao lado da baliza do Santa Clara. Aos 64 minutos a formação verde e branca deitou por terra mais uma oportunidade quando Chidi rematou por cima, a poucos metros da linha de baliza. Júlio César aos 84 minutos marcou o único golo da partida, num remate em arco à entrada da área. A equipa açoriana ainda poderia ter marcado outro tento através de Júlio César poderia ter feito o segundo golo em período de compensação.
No final do jogo, o técnico do Rio Ave João Eusébio referiu que a sua equipa merecia a vitória (o Rio Ave merecia vencer, pelo que fez em campo durante este jogo. Estamos tristes pelo resultado, mas felizes com a nossa exibição”.
O autor do único golo da partida, Júlio César, frisou que foi uma vitória justa, “porque lutámos desde o início. Agora é preparar o próximo jogo, que será em 2008”.Santa Clara: Fernando, Bruno Novo, Accioly, Anselmo, Nuno Sociedade, Glauber, Pacheco (Vítor Silva 60’), Josa, Cleiton (Basílio 71’), Henrique, Júlio CésarRio Ave: César, Miguel Lopes (Ribeiro 50’), Danielson, Bruno Mendes, Gaspar, (Henrique 85’), Milhazes, Vítor Gomes, Delson, Evandro, Chidi, (Ronaldo 74’), Keita.Ao Intervalo: 0-0Golos: Júlio César (84’)Cartão Amarelo: Josa (31’), Gaspar (58’), Keita (73’), Anselmo (77’), Milhazes (78’) e Glauber (80’)Local: Estádio São Miguel, nos Açores Árbitro: Jorge Sousa (Porto)

http://www.terrasdoave.pt/conteudo.php?lop=&op=&id=ddcbe25988981920c872c1787382f04d

Notícia Futebolar

O Rio Ave desperdiçou hoje a oportunidade de reforçar a liderança – 23-12-2007

O Rio Ave desperdiçou hoje a oportunidade de reforçar a liderança na Liga de Honra de futebol, ao perder, nos Açores, por 1-0 com o Santa Clara, num jogo a contar para a 14ª jornada.
Com esta vitória, assegurada já no segundo tempo do encontro, o Santa Clara quebrou um mau ciclo de resultados, depois de sete jogos sem ganhar para o campeonato.
Numa primeira parte com poucos motivos de interesse, coube ao Rio Ave as oportunidades de golo mais flagrantes, que o guarda-redes Fernando conseguiu anular, com mais ou menos dificuldades.
O primeiro aviso do Rio Ave aconteceu logo aos quatro minutos, quando Keita, apenas com o guardião do Santa Clara pela frente, não fez melhor do que atirar ao lado da baliza dos "encarnados" de Ponta Delgada.
Devido às dificuldades em construir jogadas de ataque objectivas, a equipa açoriana optou por tentar alvejar as redes contrárias através de livres directos, mas que teimavam em não levar a melhor direcção.
Com o passar do tempo, com ligeiro ascendente da formação continental, começaram a escassear as situações de verdadeiro perigo junto às duas balizas, com excepção de um remate colocado de Josa novamente ao lado da baliza de César.
O segundo tempo, apesar de alguma falta de qualidade de jogo, mostrou duas equipas mais aguerridas, mas sempre com dificuldades na altura do último remate à baliza.
Aos 64 minutos, o Rio Ave desperdiçou uma das melhores oportunidades da segunda parte, quando Chidi rematou por cima, a poucos metros da linha de baliza, na sequência de um cruzamento da direita.
O Santa Clara chegou a golo já aos 84 minutos, por intermédio de Júlio César, num remate em arco à entrada da área, sem hipóteses de defesa para César.
No seu melhor momento, a equipa açoriana podia ter dilatado a vantagem no marcador, quando, novamente Júlio César, tentou um "chapéu" a César que, por pouco, não resultou no segundo golo.
Jogo disputado no estádio da ilha de São Miguel, nos Açores.
Santa Clara - Rio Ave, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
1-0, Júlio César, 84 minutos.
Equipas:
- Santa Clara: Fernando, Bruno Novo, Accioly, Anselmo, Nuno Sociedade, Glauber, Pacheco (Vítor Silva, 60), Josa, Cleiton (Basílio, 71), Henrique e Júlio César.
(Suplentes: João Botelho, Portela, Emerson, Ruben Rodrigues, Mauro, Vítor Silva e Basílio).
- Rio Ave: César, Miguel Lopes (Ribeiro, 50), Danielson, Bruno Mendes, Gaspar (Henrique, 85), Milhazes, Vítor Gomes, Delson, Evandro, Chidi (Ronaldo, 74) e Keita.
(Suplentes: Adriano, Henrique, Tiago Terroso, Luisinho, Ribeiro, Fábio Faria e Ronaldo).
Árbitro: Jorge Sousa (Porto).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Josa (31), Gaspar (58), Keita (73), Anselmo (77), Milhazes (78) e Glauber (80).
Assistência: Cerca de 700 espectadores.

texto PC. - http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20071222/honra-santa-clara-rio-ave

Notícia Record

André Vilas Boas de fora – 22-12-2007
MÉDIO NÃO ESTÁ A 100 POR CENTO E FALHA DESLOCAÇÃO AOS AÇORES

Afinal, André Vilas Boas não é opção para o jogo de hoje ante o Santa Clara. O médio recuperou da lesão no adutor esquerdo mas não se encontra a 100 por cento para jogar nos Açores, pelo que não foi convocado por João Eusébio. Mais uma contrariedade para o treinador dos vila-condenses que já não pode contar com outros cinco jogadores. É que Mora, Paiva, Niquinha, André Serrão e Samson também não são opção para a última jornada de 2007 devido a lesão. Assim sendo, João Eusébio vai manter a aposta no onze que, no passado domingo, venceu o Varzim na Póvoa com um golo de Keita. Entretanto, a equipa de Vila do Conde viajou ontem ao final do dia para os Açores, estando o regresso ao continente previsto para logo depois do jogo. O que permitirá ao grupo de trabalho usufruir de um período de férias natalícias um pouco mais longo, já que o primeiro treino da semana está marcado apenas para quinta-feira.

texto LUÍS LEAL - http://www.record.pt/noticia.asp?id=769144&idCanal=21

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Notícia O Jogo

Dúvidas serão desfeitas hoje – 21-12-2007

As opções de João Eusébio para o jogo de amanhã com o Santa Clara estão limitadas pelas várias lesões que afectam o plantel. Os guarda-redes Paiva e Mora e os médios Niquinha e André Serrão são já baixas garantidas. Para além destes, há dois jogadores em dúvida e que podem ainda vir a alargar o já extenso leque de indisponíveis. São eles André Vilas Boas e Samson, que efectuam esta manhã um último teste, após o que se saberá se serão integrados na comitiva que, à tarde, viajará para os Açores.

texto AR - http://www.ojogo.pt/23-303/artigo677968.asp

Semana com muitas lesões – 20-12-2007

O Rio Ave tem cinco jogadores entregues ao departamento médico. Além dos dois guarda-redes Mora e Paiva, André Serrão, com uma lesão muscular na coxa esquerda, não se treina e deverá fazer uma ecografia nos próximos dias. André Vilas Boas, também com uma lesão muscular, efectua apenas trabalho de piscina. Já Niquinha é o que parece estar mais perto do regresso à competição, já que faz treino condicionado.

texto P.P. - http://www.ojogo.pt/23-302/artigo677628.asp

Notícia Record

Samson não defronta Santa Clara
PLANTEL REGISTA NOVA BAIXA PARA VIAGEM AOS AÇORES

Samson juntou-se a Mora, Paiva, André Serrão e Niquinha no grupo das baixas para os Açores. O médio não recuperou da lesão na coxa direita, ao contrário de André Vilas Boas que debelou a mazela no adutor esquerdo e está apto para defrontar o Santa Clara. Um jogo para o qual as aspirações do adjunto François são elevadas: “Queremos fechar o ano como líderes. Estamos moralizados e praticamos bom futebol. Confiamos num bom resultado.”

texto LUÍS LEAL - http://www.record.pt/noticia.asp?id=769037&idCanal=21

Quatro ausências e dois em dúvida
PAIVA, MORA, NIQUINHA E SERRÃO FALHAM PRÓXIMO JOGO

Paiva (lesão muscular na coxa direita), Mora (lombalgia), Niquinha (lesão no adutor direito) e André Serrão (mazela na coxa esquerda) são baixas confirmadas para a deslocação aos Açores. Sem poder contar com os habituais guarda-redes, João Eusébio dará, ao que tudo indica, a titularidade a César e deixará Adriano no banco. Quanto a Samson (lesão na coxa direita) e André Vilas Boas (queixas no adutor esquerdo), a dupla deve recuperar em tempo útil.

texto LUÍS LEAL - http://www.record.pt/noticia.asp?id=768932&idCanal=21

Notícia Rio Ave F.C.

Camadas Jovens: Calendário de jogos – 21.12.07
A equipa de Juvenis do Rio Ave a militar no Campeonato Distrital da 2ª Divisão cumpre, este fim-de-semana, uma jornada de folga, sendo a única formação com paragem competitiva. Os restantes jogos são os seguintes: Guimarães x Rio Ave (Nacional de Juniores, domingo, 12 horas), Rio Ave x Desp. Portugal (Juvenis 1ª Divisão, domingo, 9 horas), Rio Ave – folga (Juvenis 2ª Divisão), Rio Ave x Porto (Iniciados 1ª Divisão – domingo, 11 horas), Porto x Rio Ave (Iniciados 2ª Divisão – domingo, 11 horas) e Rio Ave x Ermesinde (Infantis 2ª Divisão – sábado, 15 horas).

Futsal: Rio Ave recebe Macedense – 21.12.07
Sem paragem competitiva para a Quadra Natalícia, o Nacional de Futsal da 2ª Divisão prossegue amanhã, com o Rio Ave a receber o Macedense, em jogo agendado para as 18.30 horas, no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde. A formação verde-branca está, actualmente, a atravessar uma excelente fase, não só de exibições mas também de resultados, registando uma série de jogos vitoriosos. Assim, perspectiva-se mais um jogo emocionante, com o Rio Ave a lutar pela vitória sobre o 8º classificado (10 pontos). Apenas 3 pontos separam as duas equipas, com vantagem para a formação vilacondense que, em caso de vitória, continua a aproximar-se dos lugares cimeiros da tabela classificativa, cumprindo o objectivo a que se propôs no início da temporada.

Escolinhas – Alteração de horários – 20.12.07
Informação a todos os pais dos alunos da Escola de Futebol do Rio Ave FC sobre as alterações aos horários de funcionamento durante o período de férias escolares de Natal: Dia 20 de Dezembro (Quinta-feira) das 16h00 às 18h00; Dia 22 de Dezembro (Sábado) das 10h00 às 11h30; Dia 26 de Dezembro (Quarta-feira) das 16h00 às 18h00; Dia 27 de Dezembro (Quinta-Feira) das 16h00 às 18h00; Dia 29 de Dezembro (Sábado) das 10h00 às 11h30; Dia 2 de Janeiro (Quarta-Feira) das 16h00 às 18h00; Dia 3 de Janeiro (Quinta-Feira) das 18h00 às 19h30; Dia 5 de Janeiro (Sábado) das 10h00 à 11h30.

Futebol: Porto no caminho dos Iniciados – 20.12.07
A jornada do próximo fim-de-semana reserva o mesmo adversário às duas equipas de Iniciados do Rio Ave actualmente em competição. No Distrital da 1ª Divisão, a formação vilacondense (4º lugar, 31 pontos) recebe o líder FC Porto, em jogo marcado para domingo, às 11 horas, no relvado sintético do Estádio do Rio Ave. No Distrital da 2ª Divisão, o Rio Ave (12º lugar, 8 pontos) terá de se deslocar ao terreno do FC Porto, actual 3º classificado com 27 pontos.
Futebol: Juniores vão a Guimarães – 19.12.07
Após uma jornada de folga no Campeonato Nacional da categoria, a equipa de Juniores do Rio Ave desceu para o 9º lugar da tabela classificativa, mantendo-se com 27 pontos. A paragem competitiva acabou por não ser benéfica para a formação vilacondense que, ao não pontuar, foi ultrapassada por outras equipas, descendo do 6º para o 9º lugar. No próximo domingo, a equipa orientada por Pedro Cunha desloca-se ao sempre difícil terreno do Vitória de Guimarães, actual 5º classificado, com 29 pontos, tendo nessa altura uma excelente oportunidade para recuperar na tabela, já que em caso de vitória ultrapassa precisamente este adversário, o V. Guimarães.

Jorge Sousa dirige Rio Ave – 18.12.07
Agendado para o próximo sábado, pelas 16 horas, o jogo Santa Clara x Rio Ave será dirigido por Jorge Sousa, da Associação de Futebol do Porto. O árbitro de 32 anos, escriturário de profissão, será auxiliado por José Luís Melo e António Vilaça. O desafio coloca frente-a-frente duas equipas candidatas à subida de divisão, pelo que se antevê um jogo complicado para a formação vilacondense na deslocação ao terreno do Santa Clara, actual 7º classificado da Liga Vitalis, com 19 pontos.

http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm

Notícia Rádio Linear

Rio Ave tem cinco lesionados - 21-12-2007

O departamento médico do Rio Ave não tem mãos a medir.
Cinco jogadores estão, nesta altura, entregues aos cuidados médicos do emblema vila-condense.
Os guarda-redes Mora e Paiva, André Serrão, Niquinha e Samson estão afastados do jogo com o Santa Clara, no próximo sábado, devido a lesão.
O espanhol Mora padece de uma lombalgia e Paiva sofreu uma lesão muscular na perna direita, no decorrer do jogo com o Varzim.
André Serrão recupera de uma lesão muscular na coxa esquerda, e o nigeriano Samson está também de baixa.
Niquinha que sofreu uma lesão no adutor direito durante o jogo com o Estoril, está muito perto da recuperação, mas vai também falhar a viagem aos Açores.
Do lado do Santa Clara, que atravessa uma crise de resultados, o panorama no departamento médico não é melhor.
O treinador Paulo Sérgio não poderá contar com seis jogadores para a recepção ao líder da Liga de Honra.
O médio Kall continua com queixas nos adutores, Accioly agravou a mialgia na coxa esquerda enquanto Ruben Leite sofreu uma contusão nos gémeos e tendão de Aquiles esquerdos.
O médio Mozer, antigo jogador do Rio Ave, sofreu um traumatismo no joelho direito e encontra-se parado.
Anselmo e Josa já voltaram aos treinos, mas estão ainda longe da sua melhor forma física pelo que vão falhar também a recepção ao Rio Ave marcada para amanhã, às 5 horas da tarde, menos uma hora nos Açores.

Rio Ave joga nos Açores - 21-12-2007

O Rio Ave joga amanhã nos Açores, frente ao Santa Clara.
Na partida da 14ª jornada da Liga de Honra, os vila condenses estão moralizados, depois da vitória frente ao Varzim, por isso vão apresentar-se confiantes e com o objectivo de conseguir mais 3 pontos.
Francisco Costa salienta que para além do Santa Clara não estar a atravessar um bom momento, é sempre uma equipa com qualidade, por isso, o Rio Ave tem que estar atento.
Santa Clara - Rio Ave, o encontro da 14ª jornada da Liga de Honra realiza-se amanhã a partir das 5 horas da tarde do continente, menos uma hora nos Açores.
Jorge Sousa, o árbitro que dirigiu o último clássico Benfica – Porto, vai apitar o jogo do Rio Ave nos Açores.

http://www.radiolinear.com/

Notícia O Primeiro de Janeiro

Rio Ave voltou a derrotar o rival Varzim e isolou-se no 1.º lugar
Vitória com sabor especial

A duas jornadas do final da primeira volta da Liga de Honra, o Rio Ave soma sete vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. Os vila-condenses que lideram a prova com 26 pontos são também detentores do melhor ataque com 23 golos apontados.
Na mais curta deslocação da Liga de Honra, o Rio Ave derrotou o seu rival Varzim por 1-0 e isolou-se mais uma vez na liderança do campeonato.A formação vila-condense repetiu a vitória da temporada passada e voltou a ser o carrasco do Varzim que já não perdia no seu estádio precisamente desde essa altura, há cerca de 11 meses.O golo, da 4ª vitória do Rio Ave fora de portas, foi apontado pelo atacante senegalês, Keita, aos 77 minutos de jogos após um passe de Evandro.João Eusébio referiu que “a nossa equipa esteve melhor, esteve muito bem na primeira parte a não ser nos primeiros cinco minutos, mas a partir daí controlou toda a primeira parte sabendo de antemão que o Varzim poderia aqui e além criar algumas dificuldades. Nós fomos uma equipa mais capaz, mais inteligente e mais organizada”.O treinador vila-condense acrescentou ainda que “na segunda parte o jogo foi mais equilibrado e acabamos também por ter a sorte de fazer um golo embora tenhamos feito por isso”.Keita voltou a ser decisivo na formação vila-condense depois de ter apontado quatro golos na goleada (6-1) ao Rebordosa para a taça de Portugal.O avançado marcou o golo da vitória numa altura em que o treinador estava a preparar a sua substituição, “os treinadores têm uma intuição que lhes diz que de um momento para o outro há um jogador que pode decidir e isso acontece em certos e determinados lances. Tive essa intuição, mas também muita sorte porque a sorte procura-se”.O Varzim que já não perdia no seu estádio há cerca de 11 meses, sofreu também o 2º golo da temporada em casa. Aliás a equipa poveira é detentora da defesa menos batida do campeonato. A propósito do jogo, Diamantino Miranda referiu que “na minha opinião foi uma derrota injusta, foi um jogo equilibradíssimo onde as oportunidades mais flagrantes de golo pertenceram ao Varzim, principalmente na parte final. Neste tipo de jogos normalmente quem marca ganha, o Rio Ave acabou por marcar num golo algo consentido, mas penso que foi lisonjeiro o resultado”. Com a vitória na Póvoa de Varzim, o Rio Ave leva já oito jornadas consecutivas sem perder e isolou-se de novo na liderança da prova, mercê do empate do Vizela na deslocação a Freamunde.Amanhã, os vila-condenses jogam nos Açores com o Santa Clara, numa partida aprazada para as 17 horas do continente, 16 horas em Ponta Delgada.
FICHA Jogo disputado no estádio do Varzim, na Póvoa de Varzim. Árbitro: João Ferreira (AF Setúbal) auxiliado por António Godinho e Luís Ramos. 4º Árbitro: Luís Reforço. Varzim: Bruno Conceição, Alexandre (cap.), Telmo, Tito, Emanuel, Pedro Santos, Roberto, Marco Cláudio, Nuno Rocha, Pedrinho, Chico. Treinador: Diamantino Miranda. Rio Ave: Paiva, Gaspar, Evandro, Miguel Lopes, Delson, Vítor Gomes, Bruno Mendes (cap.), Milhazes, Danielson, Keita e Chidi. Treinador: João Eusébio. Substituições: Marco Cláudio por Candeias (39´), Chico por Yazalde (69´), Nuno Rocha por Ukra (80´); Chidi por Henrique (84´), Keyta por Ronaldo (90+3´). Marcadores: 0-1, Keyta (77´). Disciplina: amarelo a Pedrinho (42´), Chico (62´), Candeias (90+1´); Evandro (6´), M.Lopes (82´), Milhazes (55´), Danielson (14´).

texto Paulo Vidal - http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=fce30e7ba1387dbc9bfeeda848471ff2

Equipa alcança terceira vitória consecutiva diante do Beira-Mar
Rio Ave vence em Aveiro

No último jogo do ano, os vila-condenses vão tentar, diante do Macedense, alcançar a 4.ª vitória consecutiva na prova. O jogo com os transmontanos está aprazado para amanhã, a partir das 18.30 horas, no pavilhão de desportos de Vila do Conde.
Nos últimos três jogos, após o reatar do campeonato, o Rio Ave averbou outras tantas vitórias no Campeonato Nacional da 2ª divisão de Futsal.Depois de ter batido o Amanhã da Criança e o Gafanha, o conjunto «verde-branco» foi agora vencer ao pavilhão do Beira-Mar por 8 bolas a 3.Na partida de Aveiro esteve em destaque o atleta Jaime Moreira que apontou os três primeiros golos da 4ª vitória do Rio Ave esta temporada.Bruno Faneca, Renato Pontes, Paulinho, Hugo Bacalhau e Mário Costa assinaram os restantes tentos da equipa orientada por Paulo Morim.O treinador referiu a O PRIMEIRO DE JANEIRO que “foi uma vitória natural, sabíamos que o Beira Mar nos ia criar algumas dificuldades como aconteceu na primeira parte, mas na segunda parte a superioridade da nossa equipa foi evidente e acho que o resultado traduz bem o que se passou durante o jogo”.Com esta vitória diante do Beira-Mar, o Rio Ave ficou mais perto dos lugares de acesso à 1ª Divisão, estando agora a apenas seis pontos do 2º lugar ocupado pelo Mogadouro.Encetada a recuperação no campeonato, Paulo Morim traça agora como objectivo para a equipa vencer as próximas três jornadas, “eu tinha dito que nos últimos oito jogos que faltavam para fechar a primeira volta, o Rio Ave precisava de fazer seis vitórias e já temos três e temos condições até lá para fazer seis vitórias para não perdermos o comboio dos primeiros lugares porque é importante o Rio Ave estar nos primeiros lugares desta tabela porque tem condições e tem equipa para isso”.

texto Paulo Vidal - http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=06212bf7ee1846a5003dcc8864a1b26c

Notícia Póvoa Semanário

Humildade fez a diferença – 21-12-2007

O Rio Ave jogou em função do sistema do Varzim e parecia satisfeito com um empate, mas um golo de Keita valeu a vitória e a liderança isolada na classificação. Foi a primeira derrota caseira de Diamantino no campeonato
Num derbi intenso, emocionante até final e sem um dominador claro, o Rio Ave foi mais feliz e venceu na Póvoa, tal como na época passada, em Janeiro, altura em que o Varzim sofreu a última derrota caseira. Diamantino Miranda nunca tinha perdido para o campeonato em casa e, também por isso, o desgosto foi grande. Serão os oito pontos de distância para o rival irrecuperáveis? Talvez não. Mas a margem de erro começa a ser demasiado curta...
Uma desilusão foi, também, o número de espectadores do "Jogo pela Paz", que foi transmitido pela Sport TV na manhã de domingo, não ultrapassando os três mil.
O Rio Ave já tinha mostrado, durante a semana, ao que vinha. Nos treinos à porta aberta, o técnico João Eusébio, que não tinha os médios Niquinha, André Serrão e André Vilas Boas, apostou num onze com três centrais, permitindo as subidas dos laterais - Miguel Lopes e Milhazes – e tendo um meio-campo com os trabalhadores Delson e Vítor Gomes e o tecnicista Evandro, ganhando quase todas as segundas bolas. A frente de ataque ficou entregue à dupla Chidi/Keita, que, à excepção do lance do golo, foi sempre anulada pelos centrais Alexandre e Pedro Santos, ambos em excelente forma.
O problema do Varzim, que voltou a treinar à porta fechada para nada apresentar de novo, residiu no losango de meio-campo, onde apenas Tito (melhor em campo com três pontos no Troféu Melhor Jogador do Varzim), que não pode estar em todo o lado, tem pedalada para ritmos elevados. Depois, a aposta em Marco Cláudio saiu furada, já que o organizador de jogo não mostrou capacidade para fugir às duras marcações e saiu, estranhamente, a cinco minutos do intervalo, sendo rendido por Candeias, um extremo que se perde na posição 10. O Varzim até entrou mais forte e dominou até que o Rio Ave se adaptasse ao sistema de três centrais, pois os vila-condenses criaram perigo nas descidas ao ataque, remataram mais e estiveram mais perto do golo, sempre com Miguel Lopes a desequilibrar no contra-ataque.
A segunda parte, já com Candeias na ala direita e quase a expulsar Milhazes - o defesa ameaçou uma agressão com o cotovelo e levou apenas amarelo – o Varzim foi melhor e teve quase sempre a iniciativa. Mas foi Miguel Lopes quem teve a primeira grande oportunidade, numa jogada em que Telmo ficou parado a reclamar falta. Com muita marcação e poucos espaços, o Rio Ave mostrava-se satisfeito com o empate. Eusébio não mexia nas peças. Já Diamantino fez entrar Yazalde, vendo, porém, Gaspar (74’) atirar de cabeça com perigo, após canto na esquerda. No minuto seguinte foi Yazalde a falhar incrivelmente um cabeceamento para golo, seguindo-se o decisivo lance de Keita, que marcou em zona central, de pé esquerdo e de primeira, após passe de Evandro.
Entre anti-jogo dos vila-condenses e muita precipitação poveira, o jogo foi-se arrastando para o final sem que o empate chegasse. Primeiro Pedro Santos, depois Yazalde e Tito na mesma jogada e finalmente Roberto, tiveram três situações para empatar e conferir justiça ao resultado. Mas a vitória do Rio Ave premeia o ‘risco’ táctico do seu treinador, castigando, em simultâneo, a falta de ideias do Varzim, principalmente na denunciada forma de organizar o ataque. O discurso humilde fez a diferença antes e… depois do jogo!
Opiniões
Diamantino Miranda
, treinador do Varzim
"Perdi pela primeira vez em casa no campeonato ao fim de quase um ano, mas não me preocupavam muito os recordes. A primeira derrota aconteceu frente a uma equipa que, se calhar, é a mais forte da Liga de Honra, uma vez que mantêm a mesma estrutura há quatro anos. Mas é uma derrota injusta, porque foi um jogo muito equilibrado e com as melhores oportunidades a pertencerem ao Varzim, principalmente na parte final. Neste tipo de jogos, quem marca, ganha, e o Rio Ave acabou por marcar um golo algo consentido. Já prevíamos que o Rio Ave viesse jogar com três centrais, já que o Varzim joga muito ao ataque em casa e é natural que as equipas tenham essas preocupações. O aviso do presidente quando falou em margem de erro zero para estes dois jogos? Estão no vosso direito e podem fazer as perguntas que quiserem, mas também posso dizer que são perguntas ignorantes, quase a raiar a estupidez. Têm que fazer essa pergunta ao presidente. Se estou pressionado? Estou pressionado, desde que nasci, para não morrer e ter cuidado com acidentes. Se acham que treinar o Varzim, pelo menos para mim, é ter alguma pressão extra, estão redondamente enganados. Pressionado estava eu, quando jogava à bola, com 100 mil a assobiar e, às vezes, a aplaudir. Tenho a pressão normal de todos os treinadores, de querer ganhar, e não percebo a pergunta nesta altura. O presidente diz que não disse isso, mas, se foi dito a alguém ou se alguém o inventou, foi há duas semanas"
João Eusébio, treinador do Rio Ave
"Foi uma vitória merecida. Fizemos uma excelente primeira parte e, à excepção dos primeiros cinco minutos, controlámos o jogo. O Varzim entrou forte e custou-nos um pouco a adaptação ao sistema de três centrais, porque sabíamos que poderíamos correr riscos por não estarmos habituados a esta forma de jogar. Fomos mais fortes nas transições, criámos espaços entre linhas, até porque sabíamos que o Varzim tem algumas dificuldades na transição do ataque para a defesa e na reposição dos seus jogadores. Aproveitámos isso e só nos faltou, na parte final, um pouco de decisão no último passe. Na segunda parte, o jogo foi mais equilibrado, houve uma ou outra oportunidade para cada lado, mas o Rio Ave foi uma equipa mais personalizada e a vitória é justa. Agradeço esta vitória aos adeptos que vieram à Póvoa"

http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3614&seccaoid=101&accao=noticia

Varzim derrotado no derbi – 16-12-2007

O Varzim perdeu por uma bola a zero com o Rio Ave na partida mais importante da 13º jornada da Liga de Honra. O avançado Keita fez o único golo da partida, aos 78 minutos. Com esta vitória, a equipa de Vila do Conde cimentou a sua liderança na Liga de Honra, contando agora com 26 pontos e aumentou a sua vantagem em relação ao Varzim (8º lugar) para oito pontos.
Tito foi o escolhido da equipa Rádio Mar para melhor em campo, somando assim mais três pontos e passando a liderar o troféu Rádio Mar/ Póvoa Semanário.
Na próxima semana, os poveiros deslocam-se a Santa Maria da Feira para defrontar a equipa local, num jogo marcado para as 15h00 de Domingo, 23 de Dezembro.
Já o Rio Ave joga nos Açores com o Santa Clara, numa partida a realizar às 16h00 de sábado.
Golos: Keita (78 min.)

http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3582&seccaoid=101&accao=noticia

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Notícia Record

Keita: «Ainda posso dar mais» - AVANÇADO DECIDIU O DÉRBI MAS NÃO ESTÁ SATISFEITO - 19-12-2007

Após o inusual póquer (4 golos) frente ao Rebordosa, o melhor que podia ter acontecido a Keita era marcar o tento que decidiu o dérbi contra o Varzim. Mesmo assim, o senegalês é a antítese da euforia. “Contente? Acima de tudo pela equipa. Pessoalmente, ainda não estou satisfeito. Sinto que ainda posso dar mais”, assevera a referência ofensiva do melhor ataque da Liga de Honra (23 golos), mas também um exemplo de democracia concretizadora com uma dezena de jogadores na lista da finalização.Tendo vencido o duelo com o artilheiro do escalão (o varzinista Roberto), mas também com a defesa menos batida, Keita valoriza o sacrifício na recta final da partida. “Estava mal das costas. Tinha dores e era muito difícil conseguir correr”, confessa, o que não o impediu de corresponder com precisão à assistência de Evandro. “Este golo não muda a minha forma de estar. Acredito em mim e no trabalho que faço. Nunca perco a confiança”, garante, elogiando o facto de “o Rio Ave jogar sempre para ganhar” e deixando a questão da subida para mais tarde. “Manter a tranquilidade e jogar bem” são, a seu ver, as metas.
Após a partilha da alegria com os adeptos, Keita dedicou o seu golo a Augusto Gama, antigo companheiro de equipa que agora integra a equipa técnica. “Disse-lhe que tinha cara de quem ia marcar um golo”, revelou o adjunto de João Eusébio.

texto VÍTOR PINTO E LUÍS LEAL - http://www.record.pt/noticia.asp?id=768821&idCanal=21

Novo sistema é trunfo para João Eusébio – TÉCNICO PROCURA ESTRATÉGIAS DIFERENTES - 18-12-2007
A opção pela utilização de três defesas, em sistema de 3x4x1x2, deu dois triunfos ao Rio Ave. Após a goleada ao Rebordosa, para a Taça, o sucesso no dérbi reforça a possibilidade de os vila-condenses manterem o esquema em mais uma deslocação difícil, desta vez ao terreno do Santa Clara. "Temos sentido alguns problemas em casa. As equipas que vão a Vila do Conde fecham-se, pelo que estamos a procurar estratégias diferentes, pensando jogo a jogo", frisou João Eusébio, que apostando em Gaspar, Bruno Mendes e Danielson no sector recuado pode agora libertar Miguel Lopes e Milhazes pelas alas, dando à equipa a largura que os sócios reclamavam e incrementando o caudal ofensivo. "Corremos riscos em termos de rotinas, mas treinamos sempre de porta aberta e nada temos a esconder", conclui João Eusébio.Márcio Paiva faz hoje uma ecografia para avaliar a gravidade da sua lesão na coxa direita. Está em dúvida para os Açores, enquanto Mora padece de uma lombalgia. Niquinha, André Serrão e André Vilas Boas são os outros lesionados.

texto L.L. - http://www.record.pt/noticia.asp?id=768707&idCanal=21

Varzim-Rio Ave, 0-1: Despertar da intuição - JOÃO EUSÉBIO ACREDITOU EM KEITA E O SENEGALÊS SUPEROU A MELHOR DEFESA – 17-12-2007

O futebol está cada vez mais científico. Os jogos são preparados ao pormenor e nenhum detalhe escapa ao escrutínio meticuloso dos treinadores. Ainda assim, por vezes, uma decisão empírica pode fazer toda a diferença. Quando a substituição de Keita parecia ser a melhor decisão a tomar no equador do segundo tempo, João Eusébio mostrou nervos de aço. Já depois de mandar Henrique intensificar o aquecimento, decidiu confiar no senegalês e este correspondeu com o golo que decidiu o dérbi. Uma intuição que deu frutos.
O remate de primeira, com o pé esquerdo, deu expressão a uma superioridade vila-condense que teimava em não ter correspondência no marcador. O Varzim resistiu até ao limite, continuando a deter a melhor defesa da Honra (7 golos sofridos em 13 jogos), mas abdicando de uma invencibilidade em casa que durava desde o último dérbi, a 28 de Janeiro, numa tarde de glória de Fábio Coentrão. O sistema de três defesas implementado por João Eusébio foi um quebra-cabeças que Diamantino Miranda tentou contrariar trocando Marco Cláudio por um Candeias mais irrequieto ainda no primeiro tempo. Porém, a recta final da partida chegou com apenas dois remates dos poveiros, ambos de fora da área, contra uma dezena de tentativas dos visitantes. O ataque mais produtivo da competição acabou por desequilibrar as contas a favor do líder.

texto VÍTOR PINTO - http://www.record.pt/noticia.asp?id=768580&idCanal=21

Keita vale vitória na Póvoa - RIO AVE GANHA POR 1-0 – 16-12-2007

O Rio Ave foi à Póvoa do Varzim ganhar por 1-0, impondo a primeira derrota em casa à formação orientada por Diamantino. O golo da equipa de Vila do Conde foi marcado por Keita aos 78'.O Rio Ave lidera a Liga Vitalis com 26 pontos ficando à espera do Freamunde-Vizela para saber se descola do Vizela, que soma 23.O Vazim tem, ao fim de 13 jogos, 18 pontos.
http://www.record.pt/noticia.asp?id=768522&idCanal=25

Notícia O Jogo

Um herói que não o quer ser – 18-12-2007

Tímido, de poucas palavras e um golo que diz ser "normal". O recente herói vila-condense tem fama mas dispensa holofotes
Autor do golo que deu a vitória ao Rio Ave no dérbi com o Varzim, Ladji Keita foi, inevitavelmente, o centro das atenções e brincadeiras no plantel durante o dia de ontem. Entre umas "bocas" e sorrisos dos colegas, o avançado senegalês detinha, todavia, uma postura antivedeta. Optou mesmo por classificar de "normal" o remate certeiro por si assinado, desviando os holofotes da fama para o "trabalho realizado por todo o grupo". Pessoalmente, até diz que lá está para "tentar" acertar com a baliza, ou não fosse um avançado com faro para isso. E diga-se que o tem mais apurado que nunca. É que antes do desgosto causado aos varzinistas, o Rebordosa, que visitou Vila do Conde para a Taça de Portugal, testemunhou a boa forma de Keita com quatro golos como argumento. "Enquanto profissional, foi a primeira vez", explica. A cumprir a terceira época no Rio Ave, depois de passagens pelo Valence, de França, e Alverca, traça como meta pessoal para esta "fazer melhor que na última", na qual apontou nove golos no campeonato e alguns na Taça de Portugal, um deles de fino recorte em Alvalade, de onde saiu, apesar de tudo, eliminado pelo Sporting. "Estou a treinar bem. Acredito na minha qualidade e na do grupo também. Tentarei fazer o melhor possível", prometeu.

texto HUGO M. MONTEIRO - http://www.ojogo.pt/23-300/artigo677326.asp

Antes Mora, agora Paiva – 18-12-2007
O Rio Ave tem em Keita uma boa dor de cabeça para a baliza contrária, mas a verdade é que saiu da Póvoa com uma maior na sua. Tudo porque Paiva sofreu uma lesão muscular numa coxa e está em dúvida para a visita ao Santa Clara. Com Mora a recuperar de uma lombalgia, adivinha-se a reaparição de César como titular, num jogo marcado para sábado.

http://www.ojogo.pt/23-300/artigo677327.asp

Estrelinha ajudou vila-condenses – 17-12-2007

A estrelinha que acompanha os campeões parece não abandonar o Rio Ave. Depois de ter garantido um ponto já no período de descontos, na jornada anterior, em casa, no jogo com o Trofense, a equipa de João Eusébio ganhou ontem no terreno do eterno rival com um golo conseguido perto do final. Uma vitória que, diga-se em abono da verdade, premeia a organização táctica do Rio Ave, uma vez que a utilização de três centrais para manietar o ataque poveiro chegou para dominar o jogo em toda a primeira parte.
Já sem Marco Cláudio para distribuir o jogo e com uma previsível aposta única na ala direita para atacar, o Varzim dominou após o intervalo, mas foi Miguel Lopes, o melhor jogador em campo, quem desperdiçou a grande ocasião da tarde.
Depois de Gaspar avisar e Yazalde responder em lances de bola parada, o golo que decidiu o encontro haveria de chegar por Keita, após passe de Evandro.
O Varzim ainda teve duas boas oportunidades para conseguir um ponto, mas houve muito coração e pouca cabeça.
Onze meses depois, o Varzim volta a perder na Póvoa, novamente frente ao Rio Ave e na primeira derrota caseira de Diamantino Miranda. Diamantino "Resultado injusto"
Considerando que o Varzim perdeu de "forma injusta", Diamantino Miranda salientou que o jogo foi "muito equilibrado" e que "as melhores oportunidades foram do Varzim". Recorde-se que Lopes de Castro, presidente poveiro, afirmou que a margem de erro para os últimos dois jogos era zero. Diamantino respondeu com ironia. "Pressionado estou desde que nasci, para não morrer e não ter acidentes". "Treinar o Varzim é ter pressão? Pressão era quando jogava com cem mil a assobiar", afirmou. João Eusébio"Rio Ave controlou"
"Foi uma vitória merecida" disse João Eusébio, lembrando que, à excepção dos primeiros cinco minutos, o Rio Ave fez uma "excelente primeira parte e, aproveitando a pouca intensidade do Varzim na transição do ataque para a defesa, controlou o jogo". Admitindo que na segunda parte houve "mais equilíbrio", o técnico considerou que o Rio Ave foi "mais personalizado" e, por isso, conseguiu uma vitória justa". Dedico este triunfo aos adeptos que vieram à Póvoa", completou.

texto ANDRÉ VELOSO GOMES - http://www.ojogo.pt/23-299/artigo677185.asp

Notícia JN

Pontaria de Keita decide dérbi da paz - 17-12-2007

Integrado nas comemorações do "Dia da Paz", uma realização conjunta Câmara Municipal e Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, o jogo entre vizinhos, Varzim e Rio Ave, decorreu de maneira festiva. O cenário da paz estava montado, só que o vila-condense Keita, aos 78 minutos, estragou a festa poveira e sentenciou a conquista de três pontos que permitiram aos do Ave isolarem-se no topo da Liga de Honra. Um Varzim-Rio Ave é dérbi à maneira antiga. A tradição diz que se deve jogar durinho, já que a rivalidade assim o obriga. Este desafio fugiu à regra. Assistiu-se a um jogo bem disputado e muito equilibrado. Por parte dos poveiros, que não fugiram ao esquema habitual, notava-se grande tracção ofensiva. O Rio Ave, apostava num contra-ataque rápido, com Miguel Lopes, solto e a jogar muito bem, Milhazes e Evandro, a alimentarem Keita e Chidi, duas setas cravadas na retaguarda poveira. Com particular incidência na zona central, o jogo desenrolava-se em toada morna e sem grandes ocasiões de golo. Assistia-se a uma espécie de receio mútuo na perda de posições e de pontos. No Rio Ave, Chidi e Milhazes erraram o alvo por pouco, enquanto o varzinista Marco Cláudio permitiu a defesa de Paiva. No segundo tempo, a história foi outra, pois as equipas jogaram mais abertas o Rio Ave mais experiente e o Varzim mais atrevido, mas, também, trapalhão.Aos 78 minutos, quando o Varzim pressionava, surgiu o único golo do desafio, facilitado pela defesa da casa cruzamento de Evandro, autor de grande exibição, e Keita, de primeira, a atirou para o fundo da baliza. A partir daí, com Lito a mandar no meio-campo, o Varzim dominou e conseguiu assustar os vila-condenses em três ocasiões. Na marcação de um canto, Pedro Santos atirou ao lado; pouco depois, grande confusão na área vila-condense, com Yazalde a travar o remate de Roberto, e na jogada seguinte, o mesmo jogador, isolado, atirou ao lado.Pela frieza e maturidade evidenciadas pelo Rio Ave, o resultado aceita-se, embora o empate se enquadrasse melhor neste encontro da paz.

texto José Azevedo - http://jn.sapo.pt/2007/12/17/desporto/pontaria_keita_decide_derbi_paz.html

Candidatos posicionam-se no ataque à Liga - 17-12-2007

Rio Ave e Gil Vicente são os grande vencedores da 13.ª jornada da Liga de Honra. Ao triunfarem fora de casa, na Póvoa de Varzim e em Penafiel, respectivamente, encurtaram, de forma distinta, o caminho que os separa do grande objectivo da época regressar à Liga. Os vila-condenses assumiram o comando da competição em solitário e os gilistas aproximaram-se do Vizela, que derrapou na deslocação a Freamunde (1-1).O que à vista desarmada parece uma ronda nefasta para as cores vizelenses pode, no entanto, ter outra interpretação. A formação de Carlos Garcia, que liderava à partida para a jornada, esteve a perder, conseguiu o empate nos descontos e ainda viu o seu guarda-redes defender uma grande penalidade nos instantes finais de um desafio que teve no árbitro Carlos Xistra um protagonista pela negativa e terminou com mosquitos por cordas. O Vizela perdeu o comando, mas continua a mostrar força para incomodar os principais candidatos.Sem tonturas, bem colocado entre os mais fortes, o Trofense sofreu para vencer o Feirense e segue imperturbável no terceiro lugar, enquanto o Santa Clara continua em queda. Os açoreanos sofreram a segunda derrota em casa e permitiram uma estreia bem positiva a Henrique Nunes em jogos da Liga de Honra, ao leme do Desp. Aves. Os três pontos voaram para o Minho e o Desportivo distanciou-se da zona vermelha, festejando, ainda, os desaires de Penafiel e Portimonense. Os primeiros fizeram pausa na recuperação encetada com António Sousa, enquanto os algarvios continuam a somar insucessos. São já quatro os pontos que os separam da linha de água. Em cima, os números são bem interessantes, pois entre o primeiro e o sexto classificado - o Estoril -, existe apenas uma linha de seis pontos. Margem curta, tendo em conta que faltam disputar 17 jornadas.

http://jn.sapo.pt/2007/12/17/desporto/candidatos_posicionamse_ataque_a_lig.html

Notícia Futebolar

O Rio Ave impôs hoje ao Varzim a sua primeira derrota caseira - 16-12-2007

O Rio Ave impôs hoje ao Varzim a sua primeira derrota caseira na Liga de Honra em futebol, ao bater o eterno rival por 1-0, em encontro a contar para a 13ª jornada da prova.
Um golo de Keita, a 12 minutos do fim, sentenciou um encontro com poucas oportunidades de golo, e garantiu ao Rio Ave a permanência no topo da classificação, com 26 pontos.
Sem poder contar com os médios Niquinha e André Vilas Boas, o treinador vilacondense João Eusébio optou por reforçar o centro da defesa, apresentando um sistema com três centrais e tentando surpreender o Varzim.
Os locais começaram melhor, mas o Rio Ave foi progressivamente tomando conta do encontro e tentando explorar o contra-ataque, nomeadamente pelas faixas laterais, ocupadas por Miguel Lopes e Milhazes.
Nenhuma das equipas criou situações flagrantes de golo ao longo da primeira parte, mas o Rio Ave foi mais perigoso, perante uns poveiros que trocaram sempre a bola em espaços muito curtos e com pouca imaginação.
Ainda antes do intervalo, o técnico varzinista Diamantino Miranda fez entrar o jovem extremo Candeias para dar mais espontaneidade ao seu ataque, mas seriam os forasteiros a surgir mais fortes no recomeço.
Miguel Lopes (52) e Gaspar (75) estiveram perto do golo, sendo que aos 76 minutos o poveiro Yazalde também podia ter aberto o marcador, ao cabecear ao lado na sequência de um canto, sem qualquer oposição.
Aos 78 minutos, Keita aproveitou uma jogada confusa para marcar o único tento do jogo, ao rematar de primeira no centro da área, após assistência de Evandro.
O Varzim só viria a acumular oportunidades de golo nos últimos minutos, nomeadamente na sequência de lances de bola parada: Pedro Santos (82) e Roberto (96) ainda "cheiraram" o empate, mas o Rio Ave conseguiu segurar uma vitória suada.
Jogo disputado no Estádio do Varzim Sport Club.
Varzim - Rio Ave, 0-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
0-1, Keita, 78 minutos.
Equipas:
- Varzim: Bruno Conceição, Pedrinho, Alexandre, Pedro Santos, Telmo, Tito, Emanuel, Nuno Rocha (Ukra, 80), Marco Cláudio (Candeias, 40), Chico (Yazalde, 69) e Roberto.
(Suplentes: Bruno Vale, Candeias, Ruben, Yazalde, Campinho, Malafaia e Ukra).
- Rio Ave: Paiva, Miguel Lopes, Gaspar, Bruno Mendes, Danielson, Milhazes, Vítor Gomes, Delson, Evandro, Chidi (Henrique, 84) e Keita (Ronaldo, 94).
(Suplentes: César, Henrique, Terroso, Ribeiro, Fábio Faria, Samson e Ronaldo).
Árbitro: João Ferreira (Setúbal).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Evandro (06), Danielson (14), Pedrinho (43), Milhazes (56), Chico (63), Miguel Lopes (83) e Candeias (92).
Assistência: Cerca de 3.000 espectadores.

texto JYB. - http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20071216/honra-varzim-rio-ave

Notícia MaisFutebol

Liga Vitalis: Rio Ave vence Varzim por 1-0 e lidera provisoriamente - 16-12-2007

O Rio Ave venceu este domingo o vizinho e rival Varzim, na Póvoa, por 1-0, naquele que foi a primeira derrota caseira dos anfitriões, na 13ª jornada da Liga Vitalis.
Um golo de Keita, a 12 minutos do fim, garantiu à equipa de Vila de Conde a continuidade no topo da tabela, desta feita no primeiro lugar, ainda que provisoriamente, já que o Vizela (com os mesmos pontos à partida para esta ronda) joga mais tarde, em Freamunde.

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=893341&div_id=1442

Notícia O Norte Desportivo

REGRESSO DE NIQUINHA AOS RELVADOS CADA VEZ MAIS PERTO DE SE CONCRETIZAR - GOSTAVA DE JOGAR MAIS UM ANO NA PRIMEIRA LIGA – 18-12-2007

O Rio Ave tem tido um adepto muito especial nas últimas quatro semanas. Lesionado há um mês, o capitão Niquinha tem torcido por fora, mas não podia estar mais satisfeito com o trabalho dos companheiros: "Estamos no bom caminho".
Aos 36 anos, Niquinha (ainda) é o motor do meio-campo do líder da Liga Vitalis. Há 11 temporadas ao serviço do Rio Ave, este veterano que um dia trocou o Brasil por terras lusas – veio do Recife no longínquo ano de 1997 - vive actualmente uma situação inédita no clube vila-condense. "Estou há mais de um mês sem treinar. É a primeira vez que acontece desde que vim para o Rio Ave, mas a vida de um profissional de futebol é esta. O pior já passou e, se tudo correr bem, estarei de volta muito em breve. A recuperação está na última fase e esta semana devo recomeçar a treinar. Logo, logo devo estar à disposição do mister", revela. A torcer por fora nos últimos tempos, o experiente centrocampista não perde o bom-humor e espalha elogios pelo trabalho que os colegas têm feito nos relvados da Liga Vitalis. "Felizmente, temos mantido os pés bem assentes na terra, como o mister nos pede sempre e sinto que estamos no bom caminho. Enquanto jogarmos como temos vindo a fazer nos jogos mais recentes e mantivermos muito respeito por todos os adversários, o mais provável é continuarmos a obter vitórias, esperemos que assim seja. Para já, estamos todos de parabéns", refere.A última vítima dos verde e brancos foi especial: o vizinho e rival Varzim. Munido de «fair-play», Niquinha recorda o desafio disputado no recinto poveiro sem sobrancerias: "Ganhámos um jogo importante. Fizemos uma boa partida, ante uma equipa que não perdia em casa há algum tempo, com muita tranquilidade e creio que não devemos embandeirar em arco com este resultado, há que continuar a ser humildes. Claro que é um jogo especial, mas o mais importante mesmo foi a vitória, nada mais".
O senhor que se segue no horizonte do Rio Ave é o Santa Clara, formação igualmente com aspirações de regressar à Liga Bwin. Niquinha ainda não deve recuperar a titularidade nos Açores, mas nem por isso perde a confiança: "Conhecemos bem o Santa Clara, uma boa equipa que tem capacidade para tornar a nossa missão bem complicada. Independentemente disso vamos lá com o intuito de trazer a vitória".
Candidatos? Mais à frente se verá…Relativamente ao rol de favoritos à subida à Liga Bwin, o médio natural de Minas Gerais prefere esperar: "Creio que há pelo menos oito equipas com condições para lutar pela subida, mas ainda é cedo para dizer quem é, ou não, candidato. Na quinta ou sexta jornada da segunda volta haverá mais indícios".
Com contracto até final da temporada, Niquinha pretende jogar mais um ano e não esconde que gostaria de o fazer nos relvados da Liga Bwin. "Enquanto me sentir bem vou continuar a jogar. Espero fazê-lo durante mais dois anos. E enquanto fizer tudo o que o mister me pede nos treinos e nos jogos sem ficar a dever nada aos miúdos de dezoito e dezanove anos não vejo razão para deixar de jogar". De preferência nos palcos maiores do futebol português: "Seria muito, muito bom jogar o último ano na Primeira Liga com a camisola do Rio Ave".

LIDERANÇA «A SOLO» - É SEMPRE BOM TER MARGEM

A vitória na Póvoa e o escorregão do Vizela em Freamunde permitiram ao Rio Ave tornar-se no único comandante do campeonato, agora com uma margem de dois pontos sobre os pupilos de Carlos Garcia. "Creio que é o reflexo da equipa atravessar uma fase ascendente e a verdade é que é sempre melhor ter uma margem de erro", destaca. As trocas e baldrocas que têm ocorrido no topo da classificação tornam a Liga Vitalis e o respectivo final quase sempre imprevisível. Niquinha gosta deste cenário: "Este campeonato está muito interessante. Há várias equipas a lutar pelos primeiros lugares e isso é sempre bom, torna o cenário mais competitivo".

texto José Luís Ferreira - http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=1b1f4205ab5d9b437c143fc6d7e18c80

VIZELA EMPATA EM FREAMUNDE - RIO AVE ASCENDE À LIDERANÇA – 17-12-2008

O Rio Ave levou a melhor no encontro com o vizinho Varzim e assumiu a liderança da Liga de Honra, pois o Vizela, líder à partida para esta 13.ª jornada, empatou no reduto do Freamunde e caiu para o segundo posto. Keita foi o autor do golo – o único da partida – que deu o triunfo ao Rio Ave no grande dérbi com o vizinho Varzim, quando faltavam 12 minutos para o final da partida.
Beneficiando também do empate do Vizela, a um golo, em Freamunde, os vilacondenses ascenderam, assim, ao primeiro lugar da Bwin Liga, partindo, desta forma, para a pausa de Inverno na condição de líder.
O Rio Ave segue assim com 26 pontos, mais dois do que o segundo classificado Vizela e três do que Trofense e Gil Vicente, terceiro e quarto, respectivamente.

http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=b15efe6a95ccb9124597a04c597376f5

Notícia Rádio Linear

Jorge Sousa dirige jogo do Rio Ave nos Açores 19-12-2007

Jorge Sousa, o árbitro que dirigiu o último clássico Benfica – Porto, vai apitar o jogo do Rio Ave nos Açores.
O escriturário de 32 anos, natural de Paredes, foi 4º classificado na temporada passada e pertence à Associação de Futebol do Porto.
Jorge Sousa vai ser auxiliado no jogo Santa Clara – Rio Ave por José Luís Neto e António Vilaça.
O encontro da 14ª jornada da Liga de Honra realiza-se no próximo sábado a partir das 5 horas da tarde do continente, menos uma hora nos Açores.

http://www.radiolinear.com/

Rio Ave derrotou Varzim a voltou a ser líder isolado - 17-12-2007

O Rio Ave derrotou, ontem, o Varzim por 1-0 e voltou a isolar-se na liderança da Liga de Honra.
O golo da 4ª vitória do Rio Ave fora de casa foi apontado pelo atacante senegalês, Keita, aos 77 minutos.
A formação vila-condense voltou a ser o carrasco do Varzim que já não perdia no seu estádio há cerca de 11 meses, tendo a última derrota acontecido na temporada passada, precisamente, diante do Rio Ave.
O treinador João Eusébio sublinhou que o Rio Ave esteve melhor no jogo, mas acabou por ter alguma sorte.
Por parte do Varzim, Diamantino Miranda considerou a derrota injusta num jogo equilibrado.
Com a vitória na Póvoa de Varzim, o Rio Ave isolou-se de novo no primeiro lugar da Liga de Honra agora com 26 pontos somados.
No próximo sábado, o Rio Ave, que já não perde há 8 jornadas, defronta o Santa Clara, nos Açores, a partir das 5 horas da tarde.

http://www.radiolinear.com/

Notícia Rio Ave F.C.

Camadas Jovens: Resultados – 17.12.07
A jornada competitiva do fim-de-semana impulsionou algumas alterações na tabela classificativa dos diferentes campeonatos. A equipa de Juniores folgou e, por não ter pontuado, desceu ao 9º lugar, o mesmo sucedendo com os Iniciados da 2ª Divisão que agora ocupam o 12º lugar. Confira os resultados: Rio Ave - folga (Nacional de Juniores, 9º lugar, 27 pontos), Rio Ave, 1 x Padroense, 2 (Juvenis 1ª Divisão, 8º lugar, 22 pontos), Progresso, 1 x Rio Ave, 2 (Juvenis 2ª Divisão, 6º lugar, 17 pontos), Rio Ave, 2 x Avintes, 0 (Iniciados 1ª Divisão, 4º lugar, 31 pontos), Rio Ave - folga (Iniciados 2ª Divisão, 12º lugar, 8 pontos) e Rio Ave, 0 x Folgosa da Maia, 1 (Infantis 2ª Divisão, 3º lugar, 31 pontos).

Futebol: Varzim, 0 x Rio Ave, 1 – 16.12.07
A vitória sobre o Varzim, por 0 x 1, permitiu ao Rio Ave segurar a liderança da Liga de Honra, mantendo-se no topo da tabela classificativa e continuando a registar um percurso positivo, e muito regular, ao longo da presente temporada. Na deslocação ao terreno do rival Varzim, a formação vilacondense entrou determinada em jogo, pelo que conseguiu dominar durante toda a primeira parte, explorando os erros do adversário e criando várias ocasiões de golo. A segunda metade do encontro foi mais equilibrada, deixando até antever um empate como resultado final. No entanto, a determinação e eficácia vilacondense conseguiu sobressair e, aos 77 minutos, Keita faz o golo da vitória para o Rio Ave, repetindo o cenário da temporada passada em que o Rio Ave foi à Póvoa de Varzim vencer por três bolas a zero.

http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm