sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Notícias Terras do Ave

Rio Ave perde fôlego em casa
O novo ano começou mal para o Rio Ave que sofreu a primeira derrota em casa na Liga de Honra de futebol frente ao Feirense por 1-0, na jornada 15 da Liga Vitalis. Com esta derrota a formação de verde e branca cedeu a liderança da tabela para o Trofense, que se isolou no primeiro lugar. O encontro foi marcado pela grave lesão do avançado Henrique, que foi sujeito a uma intervenção cirúrgica no domingo, no hospital poveiro e estará afastado dos relvados durante seis meses. No que toca ao jogo os vilacondenses apresentaram-se em campo com algumas alteraçöes no seu 11, por lesão do lateral direito Miguel Lopes e do médio Delson. Desta forma, Danielson foi para o lugar do primeiro e Milhazes subiu para o meio campo, entrando Fábio Faria para defesa esquerdo. A turma da Feira entrou melhor e foi a primeira a criar perigo, mas o Rio Ave reagiu e, aos 14 minutos, Milhazes rematou forte ao poste da baliza à guarda de Hélder Godinho. A turma adversária respondeu através de Jorge Leitäo, que atirou à barra da baliza vilacondense, com Mora batido (19). O jogo ganhou emoção com as duas equipas jogando à procura do golo. A segunda parte começou com equilíbrio, mas com a turma verde e branca mostrou-se mais ofensiva e a quase marcar, por Keita, após um cruzamento tenso da esquerda, que um defensor visitante cortou no último instante (52). Com a entrada de Chidi para o lugar de Fábio Faria, o Rio Ave tomou conta do jogo e atacou muito, mas não foi o suficiente. Aos 77 minutos, o recém entrado Henrique sofreu uma lesäo grave, num despique directo com Luciano. O Rio Ave manteve o seu ascendente territorial e técnico e foi, a equipa que esteve mais perto do golo. Após um contra-ataque e um mau alívio de Bruno Mendes, e já nos descontos (92), o Feirense obteve o 1-0 final, graças uma recarga certeira de Gaby.Jogo disputado no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde. Ao intervalo: 0-0 Marcadores: Gabi, 92 minutos. Rio Ave: Mora, Danielson, Gaspar (Ribeiro, 14), Bruno Mendes, Fábio Faria (Chidi, 67), Vítor Gomes, Niquinha, Milhazes, Evandro, Keita e Ronaldo (Henrique, 74). (Suplentes: César, Ribeiro, André Vilas Boas, Tiago Terroso, Alfredo, Chidi e Henrique). Feirense: H. Godinho, Hernâni, Jorge Silva, Luciano, Serginho, Márcio, Tales, Gabi, Tó Miguel (Hélder Castro, 83), Barge (André Soares, 81) e Jorge Lei (Suplentes: William, Bruno Sousa, Tiago, Hélder Castro, Mamadi, André Soares e Guima). Árbitro: Lucílio Batista (Setúbal). Acção disciplinar: cartão amarelo para Luciano (86). Assistência: cerca de 1.000 espectadores.

http://www.terrasdoave.pt/conteudo.php?lop=&op=&id=0141a8aedb1b53970fac7c81dac79fbe

Veteranos do Rio Ave em Bragança
A equipa de veteranos do Rio Ave venceu a formação do FC Mãe d’Água, Bragança, por 3 bolas a 2. A partida realizou-se no último sábado, num complexo desportivo local, a convite do clube de Trás-os-Montes. O jogo foi disputado em clima de confraternização já que o mote foi a Festa de Reis. Na primeira parte do encontro os vilacondenses dominaram o jogo e proporcionaram um bom espectáculo de bola. Depois do intervalo o jogo pautou-se pelo equilíbrio. Jogaram: João Nirolas, A. Ouvidor, Toni Russo, Jaime Naia, Ilídio, Rui Miguel, Hemógenes, Quim, Henrique Maia, Mesquita e V.Barbosa. Alinharam ainda: J.Vasco, F.Faria, S.Alves, Loureiro e António Barros.No final do encontro, ambas as equipas juntaram-se para comemorar o Dia de Reis.

http://www.terrasdoave.pt/conteudo.php?lop=&op=8f14e45fceea167a5a36dedd4bea2543&id=0e7c7d6c41c76b9ee6445ae01cc0181d

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Notícia O Jogo

Henrique foi operado e já recupera em casa
Depois de ter sofrido uma grave lesão durante o encontro com o Feirense, que resultou na fractura do perónio, rotura de ligamentos do pé e luxação do tornozelo esquerdos, Henrique, avançado do Rio Ave, foi anteontem operado no hospital da Póvoa de Varzim, e ontem regressou a casa. O atacante vai iniciar um longo período de inactividade, que, na melhor das hipóteses, durará cerca de seis meses. Para além da derrota caseira e a consequente perda da liderança da Liga Vitalis, os vila-condenses perderam, assim, um jogador para o resto da época.
Antes da lesão de Henrique, já o técnico João Eusébio havia sido obrigado a substituir Gaspar, que se queixou de dores no gémeo esquerdo. O central vai falhar o primeiro treino da semana e será reavaliado amanhã, mas tudo indica que possa estar à disposição do treinador para a deslocação a Gondomar na próxima semana.
Igualmente alvos de reavaliação durante a semana serão Paiva, Samson, Delson e Miguel Lopes, atletas que têm estado sob a vigilância do departamento médico do clube.

texto JOSÉ LOPES - http://www.ojogo.pt/23-321/artigo681006.asp

O dia em que o azar não veio só
Começou muito mal o ano do Rio Ave, que ontem, além de sofrer a primeira derrota caseira, perante o Feirense, perdeu dois jogadores por lesão, um deles, Henrique, para o resto da época. Estruturadas num sistema de três centrais, ambas as equipas iniciaram a tarde com remates ao ferro: primeiro Milhazes para o Rio Ave, e logo depois Jorge Leitão, numa jogada de contra-ataque, a principal arma dos azuis. Antes disto, já João Eusébio, aos 13 minutos, se vira obrigado a tirar Gaspar, com dores no gémeo esquerdo, naquele que foi o primeiro sinal de que o dia não seria de feição. Ribeiro ocupou-se, então, do flanco direito, de onde saiu Danielson para uma posição mais central da defesa. Mas era no lado oposto, com um Milhazes a todo o gás, que o Rio Ave procurava empurrar o Feirense para perto da sua área. Conseguiu-o no segundo tempo, altura em que chegou a criar situações de aflição junto da baliza de Hélder Godinho. Chidi e Henrique saíram do banco do Rio Ave à procura da estocada final mas eis que, três minutos depois de entrar, Henrique cai num corte de carrinho de Luciano e, perante o pânico de todos, mantém-se de perna esquerda levantada: fractura do perónio, do maléolo, rotura de ligamentos do pé e luxação do tornozelo. Operado no hospital da Póvoa de Varzim, terá um tempo de paragem nunca inferior a seis meses. João Eusébio lamentaria a agressividade do central durante o jogo e acusou-o de não "ligar" ao ocorrido. Luís Miguel defendeu-o, garantindo que Luciano até pediu para sair quando viu a gravidade da lesão. Com 10 jogadores, o Rio Ave ainda pagaria caro um mau alívio da defesa e viu Gabi, nos descontos, confirmar que um azar nunca chega só.
OS TÉCNICOS
"Temos de levantar a cabeça e sabemos do que somos capazes. Não tivemos a sorte do jogo"
João Eusébio, treinador do Rio Ave
"Ganhámos com uma pontinha de sorte mas também fizemos por isso. Tivemos humildade"
Luís Miguel , treinador do Feirense

texto HUGO M. MONTEIRO - http://www.ojogo.pt/23-320/artigo680858.asp

Notícia Rio Ave F.C.

Camadas Jovens: Resultados – 07.01.08
Da jornada competitiva do fim-de-semana destaque para a vitória da equipa de Infantis que continua a empreender um excelente campeonato, recuperando terreno em relação ao FC Porto que lidera com apenas 1 ponto de diferença sobre a formação vilacondense. Resultados da jornada: Rio Ave, 1 x Candal 1 (Nacional de Juniores, 9º lugar, 28 pontos), Rio Ave, 2 x Arcozelo, 1 (Juvenis 1ª Divisão, 5º lugar, 31 pontos), Rio Ave (desistência do adversário) (Juvenis 2ª Divisão, 7º lugar, 17 pontos), Rio Ave, 0 x Leixões, 0 (Iniciados 1ª Divisão, 4º lugar, 32 pontos), Hernâni Gonçalves, 5 x Rio Ave, 2 (Iniciados 2ª Divisão, 11º lugar, 11 pontos) e Rio Ave, 3 x Bougadense, 2 (Infantis 2ª Divisão, 2º lugar, 40 pontos).

Futebol: Rio Ave, 0 x Feirense, 1 – 06.01.08
A equipa do Rio Ave sofreu, este domingo, uma derrota inesperada na recepção ao Feirense, tendo em conta que a formação vilacondense dominou praticamente todo o encontro, sendo mais notória a sua superioridade perante o adversário durante a 2ª parte. A primeira metade do jogo revelou duas equipas equilibradas, proporcionando um bom espectáculo de futebol, com oportunidades de golo repartidas entre os dois adversários, sendo aceitável o empate ao intervalo. Regressadas do balneário, as equipas entraram em campo para a 2ª parte com ambições diferentes: o Rio Ave passou a dominar muito mais o encontro, enquanto o Feirense parecia apenas limitar-se a defender o resultado, demonstrando satisfação com o empate. Já na recta final do encontro, o jogador do Rio Ave Henrique sofreu uma lesão grave, numa altura em que as substituições vilacondenses estavam já esgotadas, ficando a equipa local reduzida a 10 unidades. Poucos minutos depois, surge o golo inesperado do Feirense que ditou o resultado final, injusto para o Rio Ave.

Futsal: Miramar, 0 x Rio Ave, 1 – 06.01.08
Apesar de se apresentar condicionada, devido ao castigo imposto a três jogadores habitualmente titulares do plantel, vendo-se obrigada a recorrer à convocatória de elementos da formação de Juniores, a equipa de futsal do Rio Ave venceu o Miramar por uma bola a zero, em jogo referente à 10ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão. Com este resultado, a formação orientada por Paulo Morim mantém o 5º lugar, agora com 19 pontos, embora seja possível antever que a classificação sofrerá alterações, dado que, devido ao mau tempo que tem afectado o País nos últimos dias, vários jogos foram adiados, tendo em conta o piso escorregadio dos pavilhões. Na próxima jornada, o Rio Ave desloca-se ao Boticas.

http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm

Notícia Record

Henrique já foi operado
VAI ESTAR PARADO OITO MESES
Henrique foi ontem submetido a uma intervenção cirúrgica no hospital da Póvoa de Varzim e já se encontra em casa a repousar. O avançado, que contraiu uma fractura exposta do perónio esquerdo ao maléolo, uma rotura de ligamentos e uma luxação na mesma perna, no jogo do passado domingo com o Feirense, tem agora pela frente um longo período de recuperação, estimado em oito meses.Um problema para João Eusébio, que vê assim reduzido o número de opções para o ataque vila-condense. A visita dos fogaceiros deixou ainda marcas em Gaspar. O central apresenta uma lesão nos gémeos da perna esquerda e vai ser sujeito a uma ecografia nos próximos dias. Paiva, Samson, Miguel Lopes e Delson continuam em tratamento.

texto LUÍS LEAL - http://www.record.pt/noticia.asp?id=770544&idCanal=21

Liderança isolada para Trofense
VITÓRIA CHEGOU DE GRANDE PENALIDADE
O Trofense aproveitou da melhor forma os deslizes dos principais adversários na luta pela subida à Liga Portuguesa para chegar à liderança isolada com três pontos de vantagem sobre o segundo classificado.A equipa de António Conceição, contudo, teve muitas dificuldades em bater o Portimonense por 1-0. O único golo da partida surgiu perto do final da partida, através de uma grande penalidade convertida por Pinheiro.
O Rio Ave, que dividia a liderança antes desta jornada, foi surpreendido (0-1) em casa pelo Feirense. Quando o nulo parecia permanecer até ao final da partida, a equipa de Santa Maria da Feira chegou ao golo no segundo minuto dos descontos...

http://www.record.pt/noticia.asp?id=770389&idCanal=21

Rio Ave-Feirense, 0-1: Um azar nunca vem só...
EUSÉBIO ACABA COM 10 APÓS COMEÇAR COM QUATRO CENTRAIS
O castigo à inoperância do Rio Ave foi amenizado pelos sucessivos azares nos 15’ finais. Disso não teve culpa o Feirense, aproveitando Gabi para marcar, de primeira, num mau alívio da defesa no período de descontos (5’) depois da lesão horrível de Henrique, 3 minutos após entrar em campo. João Eusébio esgotou as substituições com Henrique para abrir o flanco direito, mas gastou muito tempo a tirar a equipa do 3x4x3 cujo “chuveirinho” na área lançou perigo só pela confusão e não por um jogo fluído que antes do intervalo mereceu assobios das bancadas.A lesão de Henrique deixou o Rio Ave a jogar com 10, que ainda ofereceu um golo no final. Foi preciso trocar Gaspar por lesão, mas se Ribeiro foi para a sua posição de raiz já Danielson deixou a direita e ficou a central. Por fim, Fábio Faria saiu por Chidi e depois de começar com quatro centrais acabou com menos um em campo. Eusébio repetiu erros de “casting”, que, por ironia, foram penalizados da forma duplamente cruel como está descrito.O Feirense fez 3x5x2 e, apesar dos três centrais em sistema assumido há poucas semanas, esteve melhor em campo, adaptado ao figurino táctico. Jorge Leitão respondeu à barra (18’) ao remate de Milhazes ao poste (15’).

texto JOSÉ LUÍS PEREIRA - http://www.record.pt/noticia.asp?id=770413&idCanal=21

Notícia O Norte Desportivo

CRUELDADE DE GABY
O Rio Ave sofreu ontem a primeira derrota em casa na Liga de Honra, permitindo ao Trofense isolar-se no primeiro lugar, numa partida em que perdeu ainda o avançado Henrique, vítima de lesão grave.O Feirense foi o primeiro a criar perigo e a dispor de um canto, mas o Rio Ave reagiu e, aos 14 minutos, Milhazes rematou forte ao poste da baliza à guarda de Hélder Godinho. O Feirense respondeu por Jorge Leitão, que atirou à barra da baliza vilacondense.Apesar disso, a primeira parte terminou sem golos. A segunda começou também sob o signo do equilíbrio, mas o Rio Ave era mais ofensivo. Com a entrada de Chidi para o lugar de Fábio Faria, o Rio Ave tomou conta do jogo e atacou muito, mas mal. Aos 77 minutos, o recém entrado Henrique sofreu uma lesão grave, aparentemente uma fractura da perna esquerda, num despique com Luciano. Apesar disso, o Rio Ave manteve o seu ascendente e esteve mais perto do golo, mas já nos descontos, após um contra-ataque e um mau alívio de Bruno Mendes, o Feirense obteve o 1-0 final, graças a uma recarga certeira de Gaby.Rio AveMora; Danielson, Gaspar (Ribeiro, aos 14 minutos), Bruno Mendes e Fábio Faria (Chidi, 67); Vítor Gomes, Niquinha e Milhazes; Evandro, Keita e Ronaldo (Henrique, 74).FeirenseH. Godinho; Hernâni, Jorge Silva, Luciano e Serginho; Márcio, Tales e Gabi; Tó Miguel (Hélder Castro, 83), Barge (André Soares, 81) e Jorge Leitão.Árbitro: Lucílio Batista (Setúbal). Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde. Ao intervalo: 0-0 Marcador: Gabi (90+2). Cartão amarelo: Luciano (86).

http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=7f5e7850901d8e3a2452442501ae3e8d

TROFENSE CAMPEÃO DE INVERNO
O Trofense sagrou-se ontem campeão de Inverno, ao terminar isolado no primeiro lugar, após vencer o Portimonense e beneficiar da derrota caseira do Rio Ave com o Feirense, na 15.ª jornada, que «fechou» a primeira volta...

http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=be5c95b2bae82a3c5500ee6476b7ab5d

Notícia Futebolar

O Rio Ave sofreu hoje a primeira derrota em casa na Liga de Honra de futebol, com o Feirense (1-0), em jogo da 15ª jornada, e deixou o Trofense isolar-se no primeiro lugar, perdendo ainda o avançado Henrique, vítima de uma lesão grave.
Os vilacondenses apresentaram-se com algumas alterações na sua estrutura base, por lesão do lateral direito Miguel Lopes e do médio criativo Delson. Por isso, Danielson foi para o lugar do primeiro e Milhazes subiu para o meio campo, entrando Fábio Faria para defesa esquerdo.
O Feirense entrou melhor e foi a primeira a criar perigo e a dispor de um canto, mas o Rio Ave reagiu e, aos 14 minutos, Milhazes rematou forte ao poste da baliza à guarda de Hélder Godinho.
Em vez de se acobardar, o Feirense respondeu de igual modo através de Jorge Leitão, que atirou à barra da baliza vilacondense, com Mora batido (19). O jogo ganhou vivacidade, velocidade e até emoção, com as duas equipas jogando de peito aberto em busca do golo.
Apesar disso, a primeira parte terminou sem golos, resultado que ilustrava não só o equilíbrio verificado, mas também a inoperância atacante das duas equipas.
A segunda parte começou também sob o signo do equilíbrio, mas com o Rio Ave mais ofensivo e a quase marcar, por Keita, após um cruzamento tenso da esquerda, que um defensor visitante cortou no último instante (52).
Danielson, Milhazes e Niquinha procuraram dar o exemplo, empurrando a sua equipa para a frente, imprimindo velocidade ao jogo e pressionando, mas nem Ronaldo nem Keita corresponderam.
Com a entrada de Chidi para o lugar de Fábio Faria, o Rio Ave tomou conta do jogo e atacou muito, mas não bem.
Aos 77 minutos, o recém entrado Henrique sofreu uma lesão grave, aparentemente uma fractura da perna esquerda, num despique directo com Luciano. Mau grado ter passado a jogar em inferioridade numérica, o Rio Ave manteve o seu ascendente territorial e técnico e foi, claramente, a equipa que esteve mais perto do golo.
Após um contra-ataque e um mau alívio de Bruno Mendes, e já nos descontos (92), o Feirense obteve o 1-0 final, graças uma recarga certeira de Gaby. Feirense que, sem dúvida, teve a seu favor a chamada sorte do jogo, ao passo que o Rio Ave esteve mal na finalização.
Jogo disputado no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.
Rio Ave - Feirense, 0-1.
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: 0-1, Gabi, 92 minutos.
Equipas:
- Rio Ave: Mora, Danielson, Gaspar (Ribeiro, 14), Bruno Mendes, Fábio Faria (Chidi, 67), Vítor Gomes, Niquinha, Milhazes, Evandro, Keita e Ronaldo (Henrique, 74).
(Suplentes: César, Ribeiro, André Vilas Boas, Tiago Terroso, Alfredo, Chidi e Henrique).
- Feirense: H. Godinho, Hernâni, Jorge Silva, Luciano, Serginho, Márcio, Tales, Gabi, Tó Miguel (Hélder Castro, 83), Barge (André Soares, 81) e Jorge Leitão.
(Suplentes: William, Bruno Sousa, Tiago, Hélder Castro, Mamadi, André Soares e Guima).
Árbitro: Lucílio Batista (Setúbal).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Luciano (86).
Assistência: cerca de 1.000 espectadores.
AYM.
http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20080106/honra-rio-ave-feirense

Notícia Rádio Linear

Feirense impôs 2ª derrota consecutiva ao Rio Ave - 07-01-2008
O Rio Ave foi, ontem, derrotado pelo Feirense por 1-0, na última jornada da primeira volta da Liga de Honra.
O golo que motivou a segunda derrota consecutiva dos vila-condenses foi apontado por Gabi aos 92 minutos, numa altura em que o Rio Ave jogava com 10 unidades devido à grave lesão sofrida pelo brasileiro Henrique.
O treinador João Eusébio considera que o resultado foi condicionado pelas lesões que afectam a equipa.
Por parte do Feirense, Luís Miguel reconhece que a sua equipa foi feliz na conquista dos 3 pontos.
Após a terceira derrota da temporada, o Rio Ave permanece no 2º lugar da Liga de Honra agora com 3 pontos de atraso para o líder, Trofense.

Henrique operado com sucesso à fractura do perónio - 07-01-2008
O avançado brasileiro Henrique foi ontem operado, no hospital da Póvoa de Varzim pelo médico João Nunes, à fractura exposta do perónio esquerdo, ao maléolo, ligamentos e luxação da mesma perna.
A grave lesão do jogador do Rio Ave aconteceu após um lance dividido com o defesa central do Feirense, Luciano.
Henrique recordou à Rádio Linear o momento fatídico ocorrido aos 77 minutos de jogo.
Apesar de considerar que o seu adversário não teve a intenção de o magoar, Henrique considera que Luciano poderia ter evitado o corte de carrinho.
Henrique lesionou-se com gravidade no pé esquerdo e vai falhar o resto da temporada.
O atacante brasileiro do Rio Ave foi ontem operado no hospital da Póvoa de Varzim e deverá estar afastado da competição durante seis meses.

http://www.radiolinear.com/

Notícia JN

Choque frontal na curva do inferno - 7-1-2007

O Rio Ave fechou a primeira volta da Liga de Honra com uma derrota amarga, na recepção ao Feirense. Gabi, em tempo de compensações, assinou o golo que deu três pontos aos azuis. Um castigo pesado para os vila-condenses, que mantêm a vice-liderança da competição, mas viram o Trofense isolar-se no comando, isto numa tarde em que o azar lhes derrubou, com estrondo, a porta de entrada em 2008.A equipa de João Eusébio ofereceu 45 minutos de avanço ao adversário. Desenhado em 3x5x2, o Rio Ave não aproveitou os flancos, ao contrário do Feirense, que, com recurso a estratégia idêntica, conseguiu ser bem mais objectivo. O melhor que os anfitriões conseguiram foi acertar no poste, num tiraço de Milhazes, com resposta quase imediata de Jorge Leitão, que alvejou a barra da baliza de Mora.A segunda parte teve como grande novidade a postura empreendedora do Rio Ave. Solto, a aproveitar o rectângulo todo e a funcionar como o bloco, o vice-líder da Liga de Honra sufocou o Feirense, que apenas se libertou depois de os vila-condenses ficarem reduzidos a dez elementos, no último quarto de hora do encontro.Vale a pena, então, perceber os acasos que transformaram a viragem da competição numa curva infernal para o Rio Ave, mesmo tendo presente que o Feirense acreditou sempre e entrou em Vila do Conde com um plano de jogo claramente virado para a conquista dos pontos.Henrique operadoO primeiro contratempo surgiu aos 14 minutos, quando João Eusébio teve de substituir Gaspar, por lesão. Bem mais grave, aos 77, três minutos depois de entrar em campo, Henrique lesionou-se na sequência de um lance com Luciano. O brasileiro sofreu dupla fractura na perna esquerda (tíbia e malelo), foi, ontem, operado, na Póvoa de Varzim, e só regressa à competição na próxima época.Com as substituições esgotadas, o Rio Ave desmultiplicou-se em alma e até parecia jogar com 11. Esticou-se, iludiu-se e levou com o derradeiro choque - o golo -, na ponta final da partida.

texto Vítor Santos - http://jn.sapo.pt/2008/01/07/desporto/choque_frontal_curva_inferno.html

Líder Trofense distancia-se dos candidatos Rio Ave e Vizela – 7-1-2008
Sorrisos na Trofa. A equipa de António Conceição é, indiscutivelmente, a grande vencedora no fecho da primeira volta da Liga de Honra. Somou os três pontos, diante do "lanterna" Portimonense, e beneficiou dos tropeções de Rio Ave e Vizela para reforçar o primeiro lugar na prova... Uma das grandes surpresas da jornada aconteceu em Vila do Conde, num jogo de má memória para a equipa vila-condense. Para além da lesão grave de Henrique, que tinha entrado três minutos antes para ajudar os companheiros a encontrar o caminho do golo, a formação orientada por João Eusébio perdeu com o Feirense. O Rio Ave acabou por averbar a primeira derrota caseira da época, esbanjando uma oportunidade de se distanciar do Vizela, que tinha perdido, pela manhã, em Olhão...

http://jn.sapo.pt/2008/01/07/desporto/lider_trofense_distanciase_candidato.html

João Eusébio chama todos os disponíveis 6-1-2008
Entrar no novo ano a vencer e consolidar o lugar no comboio dos duros, rumo à Liga, é o objectivo do Rio Ave para a recepção ao Feirense, hoje, pelas 15.30 horas. Para o encontro, o treinador João Eusébio chamou todos os elementos disponíveis, num total de 20 atletas. De fora, ficaram o guardião Paiva, o defesa Miguel Lopes, o médio Delson e o atacante Samson, por continuarem a recuperar de lesão. O Rio Ave terminou o último ano a perder (1-0) na deslocação aos Açores, passando a partilhar a liderança da prova com o Trofense. No reencontro com a sua massa associativa, só a vitória interessa para elevar novamente os indíces de confiança da equipa vila-condense. "Se jogarmos dentro do nosso nível habitual, os três pontos estão claramente ao nosso alcance. Respeitamos o Feirense, estamos conscientes das dificuldades, mas sabemos que temos potencial para vencer a partida", diz o treinador João Eusébio, na abordagem ao encontro com a formação de Santa Maria da Feira. "Temos uma dinâmica de vitória e queremos continuar nos primeiros lugares. A equipa está preparada para as responsabilidades", acrescenta o treinador. O Feirense, que venceu de forma expressiva (3-0) o Varzim na última ronda, apresenta-se em Vila do Conde com o intuito de lutar pela conquista de pontos. Na convocatória do treinador Luís Miguel, destaca-se o regresso do central Mamadi, após a conclusão do processo disciplinar com que foi punido, em virtude de ter viajado para a Guiné sem a aprovação da Direcção liderada por Rodrigo Nunes. O experiente avançado Gaúcho e o médio Carlos André chegaram a acordo para a rescisão de contrato e são menos duas opções no plantel fogaceiro. Jorge Leitão, autor do "hat-trick" que derrubou o Varzim na última ronda, será uma das setas apontadas à baliza vila--condense. "Não me importava de repetir a proeza", confessa o possante avançado.

texto Arnaldo Martins - http://jn.sapo.pt/2008/01/06/desporto/joao_eusebio_chama_todos_disponiveis.html

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Notícia Rio Ave F.C.

Informação aos Sócios – 04.01.08
Para conhecimento de todos os associados, a Direcção do Rio Ave Futebol Clube informa que já se encontram em pagamento as quotas anuais para 2008. Assim, os associados do Rio Ave que pretendam regularizar a sua situação podem desde já proceder à liquidação das quotas na Secretaria do Clube ou nos locais habituais no Estádio em dia de jogo. (Para aceder ao Estádio para assistir ao jogo Rio Ave x Feirense, no próximo domingo, é necessária a quota de Janeiro)

Ricardo Martins convocado para Sub-18 – 04.01.08
Integrado na equipa de Juniores do Rio Ave, o jovem jogador Ricardo Martins tem vindo a afirmar-se como mais uma promessa futebolística formada no Clube de Vila do Conde. O jogador foi agora convocado a integrar o estágio de preparação da Selecção Nacional de Sub-18, a realizar no Estádio Nacional, nos próximos dias 7 e 8, segunda e terça-feira, respectivamente. O Seleccionador convocou uma lista de 26 jogadores para participar neste estágio.

Fábio Faria na Selecção de Sub-19 – 04.01.08
A Selecção Nacional de Sub-19 regressa ao trabalho no início de 2008, com um estágio de preparação a realizar nos próximos dias 7 e 8 do presente mês, segunda e terça-feira, respectivamente. Fábio Faria, jogador do Rio Ave, integra o lote de 26 atletas convocados pelo Seleccionador Nacional para mais um estágio que visa apurar a condição física dos jogadores e a sua evolução, tendo em conta os futuros compromissos desportivos da Equipa Lusa.

Futsal: Rio Ave desloca-se ao Miramar – 03.01.08
Depois de ter sido eliminado da Taça de Portugal, num jogo apenas decidido nas grandes penalidades e marcado por algumas expulsões de jogadores, a equipa de futsal do Rio Ave desloca-se, este sábado, ao pavilhão do Miramar para cumprir a 10ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão. A formação vilacondense é favorita para este desafio, tendo em conta a posição que os dois adversários ocupam na tabela (Rio Ave está em 5º lugar com 16 pontos e o Miramar em 13º com 3), embora seja certo que a equipa de Vila do Conde se apresentará desfalcada de alguns jogadores do plantel. O jogo está marcado para as 21 horas. No Distrital de Juniores, o Rio Ave desloca-se a Gondomar, também este sábado, a partir das 20 horas.

Camadas Jovens: Mapa de jogos – 03.01.08
A jornada competitiva do fim-de-semana reserva vários jogos em casa para as equipas de formação do Rio Ave, com particular destaque para os Juniores que, recebem, já este sábado, o Candal. Os Juvenis da II Divisão não competem na presente jornada, já que o adversário – Cerco do Porto – desistiu da competição. O mapa de jogos é o seguinte: Rio Ave x Candal (Nacional de Juniores, sábado, 15 horas), Rio Ave x Arcozelo (Juvenis 1ª Divisão, domingo, 9 horas), Rio Ave – desistência do adversário (Juvenis 2ª Divisão), Rio Ave x Leixões (Iniciados 1ª Divisão – domingo, 11 horas), Esc. Hernâni Gonçalves x Rio Ave (Iniciados 2ª Divisão – sábado, 15 horas) e Rio Ave x Bougadense (Infantis 2ª Divisão – sábado, 13 horas).

Lucílio Baptista dirige Rio Ave – 02.01.08
Após uma breve paragem competitiva para as habituais celebrações associadas à Quadra Natalícia, a Liga Vitalis regressa já no próximo fim-de-semana, para a realização da 15ª jornada. A equipa do Rio Ave joga em casa, recebendo o Feirense, em desafio agendado para as 15.30 horas de domingo. O jogo será dirigido por Lucílio Baptista, da AF Setúbal, tendo como assistentes Luís Salgado e Venâncio Tomé. Lucílio Baptista, 43 anos e bancário de profissão, é o árbitro nomeado para dirigir o encontro, sendo a primeira vez que apita jogos do Rio Ave na presente temporada.

Bilhetes Rio Ave x Feirense – 02.01.08
Agendado para o próximo domingo, a partir das 15.30 horas, o jogo Rio Ave x Feirense poderá contribuir para o reforço da liderança do Rio Ave na tabela classificativa, depois do percalço verificado diante do Santa Clara, uma vez que a formação vilacondense é favorita para este desafio. No topo da classificação – repartida com o Trofense – o Rio Ave irá disputar o Feirense que ocupa, actualmente, o 12º lugar. Os bilhetes para o jogo podem ser adquiridos na secretaria do Rio Ave pelos seguintes valores: Bancada Descoberta Nascente – 5 euros; Bancada Caixa de Crédito Agrícola/poente descoberta – 10 euros e Bancada Caixa de Crédito Agrícola/coberta – 15 euros.

Camadas Jovens: Resultados – 31.12.07
Da jornada competitiva do fim-de-semana destaque para a vitória da equipa de Infantis que bateu o Gondim da Maia, em jogo disputado no terreno do adversário, por três bolas a zero. Com este resultado, a formação vilacondense mantém o 3º lugar da classificação com 37 pontos. Resultados da jornada: Rio Ave - folga (Nacional de Juniores, 9º lugar, 27 pontos), Progresso, 2 x Rio Ave, 1 (Juvenis 1ª Divisão, 5º lugar, 28 pontos), Sp. Cruz, 4 x Rio Ave, 1 (Juvenis 2ª Divisão, 6º lugar, 17 pontos), Varzim, 3 x Rio Ave, 0 (Iniciados 1ª Divisão, 4º lugar, 31 pontos), Rio Ave, 1 x Padroense, 3 (Iniciados 2ª Divisão, 11º lugar, 11 pontos) e Gondim Maia, 0 x Rio Ave, 3 (Infantis 2ª Divisão, 3º lugar, 37 pontos).

http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm

Notícia O Primeiro de Janeiro

Paulo Morim revoltado com eliminação na Taça de futsal

“Equipa de arbitragem prejudicou-nos”João Paulo Salgueiro e Paulo Jorge Oliveira são o alvo da revolta do Rio Ave. A equipa de futsal vila-condense foi afastada da Taça de Portugal e aponta o dedo à dupla de arbitragem da Associação de Futebol de Aveiro.
O Rio Ave foi eliminado da Taça de Portugal de futsal. Na 2ª eliminatória da prova, a equipa «verde-branca» foi derrotada pelo Merelinense (3ª divisão) por 12-11, após a marcação de grandes penalidades. No final dos 40 minutos regulamentares registou-se uma igualdade a cinco golos e após o prolongamento de 10 minutos o marcador assinalava 6-6.No desempate através da marcação de grandes penalidades a equipa de São Pedro de Merelim foi mais feliz, tendo convertido as cinco oportunidades enquanto o Rio Ave desperdiçou uma através do guarda-redes Quim. “Não estava à espera de perder este jogo de maneira nenhuma porque as diferenças entre as duas equipas são demasiado evidentes em termos de valor, respeitando o Merelinense que é uma equipa bem estruturada, uma boa equipa para a 3ª divisão nacional”, referiu Paulo Morim.O jogo da 2ª eliminatória da taça de Portugal ficou ainda marcado pela expulsão de três atletas do Rio Ave, Mário Costa, Hugo «Bacalhau» e Renato Pontes e pela mostragem do cartão amarelo a todos os jogadores convocados.O treinador do Rio Ave mostra-se revoltado com o trabalho desenvolvido pela dupla de arbitragem da AF Aveiro constituída por João Paulo Salgueiro e Paulo Jorge Oliveira.Paulo Morim adiantou a O PRIMEIRO DE JANEIRO que “depois de tudo o que se passou durante os 50 minutos de jogo é completamente frustrante assistir ao que nós assistimos com uma equipa de arbitragem que foi lá para prejudicar nitidamente o Rio Ave”.O técnico vila-condense acrescentou ainda que “em sete anos que tenho de futsal nunca tinha visto uma coisa assim, nunca tinha visto uma arbitragem tão fraca. No final do jogo o árbitro disse-me que se o nosso guarda-redes defendesse as 5 grandes penalidades ela mandaria repetir, acho que isso quer dizer tudo e ver a postura com que ele estava no jogo”.Para além da eliminação da Taça de Portugal, o Rio Ave está agora fortemente condicionado ao nível do plantel para o jogo do campeonato amanhã diante do Miramar.As três expulsões em São Pedro de Merelim e as lesões que afectam o plantel estão a preocupar o treinador do Rio Ave, “vamos ter que recorrer a juniores porque temos o Jaime Moreira e o Franklim Miranda magoados e dispomos apenas de quatro jogadores de campo para ir jogar ao Miramar. Isso vai-nos prejudicar nitidamente no campeonato”.
CAMPEONATO
Equipa desfalcada À margem da eliminação precoce na Taça de Portugal de futsal, o Rio Ave prossegue a sua caminhada rumo à primeira divisão. Nos últimos jogos a equipa orientada por Paulo Morim tem somado vitórias que lhe permitem estar nos lugares cimeiros da classificação e a apenas seis pontos das posições de acesso ao patamar mais alto da modalidade. Amanhã, às 21 horas, o Rio Ave joga em Gulpilhares (Vila Nova de Gaia) diante do Miramar Futsal Clube. Para a partida da 10ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª divisão, o Rio Ave não poderá contar com os atletas Mário Costa, Hugo «Bacalhau» e Renato Pontes que foram expulsos na 2ª eliminatória da taça de Portugal. Jaime Moreira e Franklim Miranda deverão também ficar de fora devido a lesão.

texto Paulo Vidal - http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=93e8932d2257fce10ee4ddbd8cb8de43

Lateral esquerdo do Rio Ave integra onze ideal
Milhazes «rei» da Honra

Para o onze ideal da Liga de Honra foram escolhidos três jogadores do Rio Ave. Os defesas Milhazes e Danielson e o médio brasileiro Delson. Na eleição do melhor guarda-redes, Paiva recebeu os votos dos treinadores do Vizela, Feirense e Freamunde.
Os defesas Danielson e Milhazes e o médio Delson, jogadores do Rio Ave, integram o onze ideal da Liga de Honra, elaborado pelos treinadores das 16 equipas.
Milhazes é o atleta que mais votos recebeu nesta votação promovida pelo jornal «O Jogo».
O lateral esquerdo do Rio Ave foi citado por 13 vezes, apenas não tendo sido escolhido por Álvaro Magalhães e Diamantino Miranda.
Em declarações a O PRIMEIRO DE JANEIRO, Milhazes referiu que “é sempre bom ver reconhecido o nosso trabalho, é sinal que estou a trabalhar bem e as pessoas gostam do meu trabalho, isso é sempre bom e motivante”. O lateral esquerdo do Rio Ave acrescentou ainda que “fiquei um pouco surpreendido porque há vários laterais esquerdos muito bons na Liga de Honra, mas acho que merecia pelo trabalho que tenho vindo a fazer”. Na eleição do melhor guarda-redes a escolha recaiu sobre o estreante Bruno Conceição (Varzim) enquanto Paiva (Rio Ave) recebeu os votos dos treinadores do Vizela, Feirense e Freamunde. Hélder Sousa, do Vizela, foi consagrado como o melhor jogador da Liga de Honra e Celestino, do Estoril, como o jovem que mais se destacou no campeonato. O Onze ideal escolhido pelos 16 treinadores da Liga de Honra é o seguinte: Guarda-redes: Bruno Conceição (Varzim). Defesas: Pedrinho (Varzim); Danielson (Rio Ave); Diego Gaúcho (Gil Vicente); Milhazes (Rio Ave). Médios: Hélder Sousa (Vizela); Celestino (Estoril); Delson (Rio Ave). Avançados: Júlio César (Santa Clara); Rincón (Vizela); Marinho (Fátima).

texto Paulo Vidal - http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=1c88f8336914735dc58f7ee5b28b62e7

Notícia Rádio Linear

Lucílio Baptista apita 1º jogo do ano do Rio Ave- 03-01-2008

O árbitro Lucílio Baptista, da Associação de Futebol de Setúbal, foi escolhido para apitar o jogo Rio Ave – Feirense, referente à 15ª e última jornada da 1ª volta da Liga de Honra.
Lucílio Baptista tem 42 anos e exerce a profissão de bancário.
O árbitro 2º classificado na temporada passada terá como assistentes Luís Salgado e Venâncio Tomé.
O jogo Rio Ave – Feirense disputa-se no próximo domingo, em Vila do Conde, a partir das 3 e meia da tarde.

Desfile de Pais Natal Rádio Linear - 03-01-2008

A Rádio Linear organiza no próximo domingo, dia 6, um Desfile de Pais Natal com a animação do Grupo Per’Curtir.
A concentração está marcada para a 1h30 da tarde, na Praça José Régio de onde parte o desfile que termina no Estádio do Rio Ave.
Os participantes têm direito a um fato de Pai Natal, bolo rei e ingresso para assistir ao Rio Ave – Feirense.
O Desfile de Pais Natal da Linear tem o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola e os apoios da tipografia Minerva, Restaurante Casa de Amigos e pastelaria O Forninho.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo 252 642 426 ou por e-mail, para radiolinear @clix.pt.

http://www.radiolinear.com/

Notícia Record

Rivas no Peru para não voltar NÃO SE ADAPTOU AO CLUBE

José Rivas está no Peru e não voltará a integrar o plantel do Rio Ave. A jovem promessa sul-americana não se adaptou à realidade vila-condense, nunca entrando nos planos de João Eusébio. Entretanto, o plantel principal venceu os juniores por 8-0. Evandro e Ronaldo bisaram, tendo Henrique, Quaresma, Keita e Chidi apontado os restantes tentos. Paiva e Samson realizaram ontem ecografias para reavaliação das suas lesões

texto L. L. http://www.record.pt/noticia.asp?id=770005&idCanal=21

Notícia O Jogo

Hélder Sousa consagrado Celestino predestinado

Os treinadores das 16 equipas elegeram Hélder Sousa, médio do Vizela, como o melhor jogador da Liga Vitalis até ao momento, e Celestino, outro médio, mas do Estoril, como o jovem que mais se destacou. Há, contudo, que salientar a forma como ambos superaram a concorrência: se o primeiro tem-na mesmo em cima, já Celestino, na sua categoria, não teve, literalmente, quem lhe fizesse frente. Por partes. Três votos foram suficientes para fazer de Hélder Sousa, aos 30 anos um indiscutível em Vizela,o jogador mais valioso da competição, deixando para trás Delson (Rio Ave), Júlio César (Santa Clara) e Toy (Olhanense), todos com menos um. Existe um grande equilíbrio no que a este patamar diz respeito, tal como se verificou há um ano, quando Roberto (Leixões) e Diego (Penafiel) partilharam os louros - o primeiro beneficiaria da saída de Diego e acabou distinguido como o melhor de toda a época. Bem diferente foi o caso de Celestino. Sem margem para dúvidas: se há jovem a brilhar na Liga Vitalis, é ele. Doze votos em 15 possíveis - as regras não permitiam a Manuel Tulipa, técnico do Estoril, votar num jogador seu - dizem tudo. Saleiro, do Fátima, foi quem menos se distanciou, com duas referências, enquanto Fábio Paim (Trofense) e Miguel Lopes (Rio Ave) colheram uma cada. E é tudo. Note-se ainda que só o vila-condense não se encontra cedido pelo Sporting, o que comprova, como se fosse necessário, o bom trabalho realizado pelos leões ao nível da formação. Titular em todos os jogos da equipa da Linha, e com quatro golos já apontados na prova, Celestino, com 20 anos, começa a ser uma certeza, com o regresso a Alvalade praticamente traçado. Consegue, também, alcançar um feito inédito: sendo a promessa, está igualmente na equipa ideal, conforme se pode ver na página seguinte, fruto de seis votos para o meio-campo, onde apenas é batido por Hélder Sousa.

texto HUGO M. MONTEIRO/ANA RAMALHO http://www.ojogo.pt/23-314/artigo679828.asp

Milhazes indiscutível

O JOGO voltou a consultar os técnicos - Diamantino Miranda e Álvaro Magalhães deixaram, entretanto, Varzim e Olhanense, respectivamente - para que fosse possível descortinar a equipa com que qualquer um sonharia. Para o efeito, e ao contrário de edições anteriores, foi pedido que escolhessem onze jogadores, e não apenas dois defesas, dois médios e um avançado, além do guarda-redes, dando assim uma ideia mais exacta das preferências em sectores específicos do terreno. E a primeira conclusão é que no lado esquerdo da defesa Milhazes é rei e senhor, sendo mesmo o jogador que mais votos (13) teve. Na direita, Pedrinho também se superiorizou com tranquilidade. Dois laterais ofensivos numa equipa de ataque, e com avançados demolidores: Júlio César é um dos melhores marcadores, com sete golos, Rincón está perto, com seis. Marinho não é um matador, mas a sua velocidade põe em água a cabeça de qualquer defesa. Hermes e Roberto, que também partilham a liderança dos goleadores, não têm lugar. É um luxo! Atrás há um meio-campo que junta experiência à irreverência de Celestino e depois dois centrais com provas dadas - Diego Gaúcho esteve na equipa ideal no final da última época. Na baliza, uma sensação: Bruno Conceição. É uma estreia na prova e logo com lugar num onze cuja média de idades é de 26 anos, entre jogadores portugueses (seis) e brasileiros (cinco).
Onze ideal
Guarda-redes: Bruno Conceição (Varzim, 26 anos, 7 votos) Defesas: Pedrinho (Varzim, 22 anos, 6 votos); Danielson (Rio Ave, 26 anos, 5 votos); Diego Gaúcho (Gil Vicente, 26 anos, 4 votos); Milhazes (Rio ave, 26 anos, 13 votos). Médios: Hélder Sousa (Vizela, 30 anos, 10 votos); Celestino (Estoril, 20 anos, 6 votos); Delson (Rio Ave, 27 anos, 6 votos). Avançados: Júlio César (Santa Clara, 28 anos, 7 votos); Rincón (Vizela, 30 anos, 7 votos); Marinho (Fátima, 24 anos, 6 votos).

texto HUGO M. MONTEIRO/ANA RAMALHO http://www.ojogo.pt/23-314/artigo679833.asp

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Notícia Rio Ave F.C.

Futsal: II Eliminatória da Taça – 27.12.07

Aproveitando a paragem no Campeonato Nacional da II Divisão, no qual a equipa do Rio Ave ocupa actualmente o 6º lugar da tabela classificativa, após ter vencido na jornada anterior o Macedense por 6 x 3, disputa-se este fim-de-semana a II Eliminatória da Taça de Portugal. A formação vilacondense desloca-se ao pavilhão do Merelinense, equipa da III Divisão, apresentando-se, por isso, como favorita à passagem à fase seguinte da prova. Em todo o caso, o treinador Paulo Morim já referiu que o Rio Ave vai respeitar o adversário de igual para igual, evitando ser surpreendido da Taça. O jogo está agendado para as 16 horas do próximo sábado.

http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm

Notícia O Jogo

Infesta foi doce que Rivas perdeu – 28-12-2007

Depois da pausa natalícia, o Rio Ave voltou ao trabalho, e logo com uma goleada (6-0) ao Infesta, uma equipa que actua na II Divisão. Henrique e Marcos, este ainda júnior, bisaram, enquanto Keita e Milhazes apontaram um tento cada. Numa extensa lista de ausentes - Samson, Niquinha, Serrão, Vilas Boas e Mora estiveram condicionados, Paiva e Miguel Lopes parados -, destaca-se o peruano Rivas, que ainda não voltou do seu país. Na verdade, a saída do médio é um cenário em equação.

texto HMM - http://www.ojogo.pt/23-310/artigo679048.asp

Luisinho de saída – 27-12-2007

Surgem em Vila do Conde os primeiros sinais do trabalho com vista aos reajustes no plantel na reabertura de mercado. O avançado Luisinho, que chegou esta época ao Rio Ave, por cedência do Braga, mas que tem sido pouco utilizado, está, em princípio, de saída. O regresso ao Moreirense, onde actuou na última temporada, também por empréstimo dos bracarenses, é uma forte possibilidade.

texto AR - http://www.ojogo.pt/23-309/artigo678911.asp

Milhazes ainda acredita dar o salto - 24-12-2007
É lateral-esquerdo, como poucos, e procura um lugar ao sol. Chegar à Selecção e a um "grande" continuam a ser os objectivos
Encontrar um lateral-esquerdo português, pelo menos de raiz, é quase como procurar uma agulha num palheiro. Há quem recorra ao estrangeiro, ou faça adaptações, como, por exemplo, tem de fazer Scolari na Selecção. Em Vila do Conde não há nada disso. O que lá está, de seu nome Milhazes, nasceu para o lugar que faz, é considerado um dos melhores nessa posição a actuar na Liga Vitalis e, afinal, é português. "A seu tempo as coisas boas aparecerão", diz o jogador, sem a pressa que os seus 26 anos poderiam originar. Interesse, valha a verdade, é coisa de que não tem sentido falta, mas "por uma razão ou outra" não tem passado disso mesmo. O mais recente, consta-se, foi o do Paços de Ferreira, na altura em busca de um substituto para Antunes. A oportunidade de participar na Taça UEFA ficou assim adiada. "Ouvi qualquer coisa mas não sei o que se passou", recorda. O preço pedido pelos vila-condenses foi a razão, ao que tudo indica. "Mas também fiquei bem", ressalva. À espera da "pontinha de sorte" para voltar ao principal escalão, sem descartar fazê-lo com a camisola do Rio Ave, Milhazes vai sonhando em concretizar as "outras ambições" que mantém: "representar um dia a Selecção e, quem sabe, um grande".

texto HUGO M. MONTEIRO - http://www.ojogo.pt/23-307/artigo678657.asp

O melhor da última época
Numa iniciativa levada a cabo por O JOGO junto dos técnicos das 16 equipas da Liga Vitalis, Milhazes foi o lateral-esquerdo mais votado para integrar o melhor onze da competição na última temporada. Roubou o estatuto a Nuno Amaro, do Leixões, que havia ocupado a posição na eleição referente apenas a jornadas da primeira volta. Dessa equipa ideal de toda a prova, apenas Diego Gaúcho (Gil Vicente) e Tito (Varzim) seguiram o exemplo do jogador do Rio Ave e permaneceram na Liga Vitalis.

http://www.ojogo.pt/23-307/artigo678658.asp

Suíça pode ser o futuro
Com as portas em Portugal "um pouco fechadas", como o diz o lateral, Milhazes até tem em mente naturalizar-se suíço caso as mesmas não se abram no futuro. Assim mesmo. Aproveitando o facto de a sua esposa ser natural de terras helvéticas, o lateral abre os horizontes que lhe permitam chegar a internacional. Tudo começou na brincadeira entre familiares mas logo passou a algo mais sério. "Uma pessoa amiga falou-me que existe mesmo essa possibilidade", explica. De outro modo, nem sequer estaria a pensar em tal. "Não sou maluco ao ponto de me oferecer a uma selecção", remata.

http://www.ojogo.pt/23-307/artigo678659.asp

Boavista foi tudo menos o que queria
Depois de brilhar no Varzim, e antes de ingressar no Rio Ave, Milhazes deu, em 2004/05, um salto na carreira rumo ao Boavista. "Era o quarto grande", realça. No entanto, a escolha que fez, quando tinha tudo para ser irrecusável, acabou por se revelar "infeliz". Encontrar justificações não lhe parece difícil. A começar pela "falta de adaptação" ao clube e a terminar nas escolhas técnicas. "Jogava pouco na minha posição. Fui central, médio e extremo", explica. Se voltasse atrás, garante, "pensava duas vezes", mas, sem guardar mágoa, opta por ver nessa época uma lição para o futuro. "Irei pensar mais com a cabeça e não impulsivamente", termina.

http://www.ojogo.pt/23-307/artigo678660.asp

A motivação que faltava - 23-12-2007

Após sete jogos sem vencer, o Santa Clara regressou ontem às vitórias, frente ao RioAve, líder da competição. O tento de Júlio César, perto do final, foi dedicado ao treinador Paulo Sérgio e deu grande ânimo à equipa, que espera, em 2008, voltar aos primeiros lugares.
Frente ao líder, o Santa Clara optou por jogar directo, esquecendo algumas vezes o meio-campo, isto porque o Rio Ave entrou melhor, controlando e criando maior número de oportunidades. O guarda-redes do Santa Clara, Fernando, teve então grande peso, vendo o primeiro remate com perigo, logo ao minuto 3 e de Keyta, passar ao lado. O Santa Clara responderia, num livre de Pacheco, mas César segurou a bola. Até ao intervalo, Danielson, Milhazes, Chidi e Keyta tiveram novas oportunidades para o Rio Ave, enquanto o Santa Clara, a subir mais um pouco, criou perigo ao minuto 35, com Josa a rematar perto do poste; depois, na sequência de um canto, Anselmo atirou por cima.
Após o intervalo, o Rio Ave continuou mais perigoso e Fernando até teve sorte num chapéu de Chidi, aquele que mais rematou. O Santa Clara, melhor com a entrada de Vítor Silva, marcaria ao minuto 84, depois de uma jogada de insistência que Júlio César resolveu da melhor forma. A vitória, muito festejada, poderia ter sido diferente, pois Ronaldo ainda teve nos pés o golo do empate, enquanto JúlioCésar podia ter feito o segundo em período de compensação.
A arbitragem foi regular.
OS TÉCNICOS
"O Rio Ave merecia vencer, pelo que fez em campo durante este jogo. Estamos tristes pelo resultado, mas felizes com a nossa exibição" João Eusébio Treinador do Rio Ave
"Foi uma vitória justa, porque lutámos desde o início. Agora é preparar o próximo jogo, que será já em 2008" Júlio César Jogador do Santa Clara

texto S.R. - http://www.ojogo.pt/23-305/artigo678387.asp

Crise açoriana testa liderança - 22-12-2007

No arranque deste campeonato, o Santa Clara parecia ter ultrapassado todos os obstáculos de uma pré-temporada atribulada. Os resultados faziam esquecer o plantel curto e desequilibrado dos açorianos. No entanto, bastaram sete jornadas para que os problemas da equipa de Paulo Sérgio viessem ao de cima. Desde então, três empates foi o melhor que o Santa Clara conseguiu.
Para uma equipa que parece estar em queda livre na tabela, o adversário não podia ser mais inadequado, precisamente o líder Rio Ave, que apesar de natural candidato à vitória, muitos acreditavam que a equipa se iria ressentir da perda do lugar de subida nas jornadas finais da época passada. Mas a verdade é que o Rio Ave está bem, recomenda-se e uma vitória nos Açores significaria terminar o ano na liderança. Orientada por João Eusébio esta equipa não perde desde a quinta jornada, uma derrota que aconteceu curiosamente frente aos seus perseguidores na tabela, o Vizela.
Para o jogo de hoje, ambas as formações têm jogadores importantes indisponíveis, no entanto, o Rio Ave parece mais afectado com seis lesionados, com os dois principais guarda-redes à cabeça. EQUIPAS PROVÁVEIS
Árbitro: Jorge Sousa [AF Porto] Local: Estádio de S. Miguel, nos Açores
Santa Clara Fernando; Portela, Bruno Novo, Accioly e Emerson; Nuno Sociedade, Glauber, Cleiton e Vítor Silva; Henrique e Júlio César. Outros convocados: João Botelho; Pacheco, Mauro, Ruben Rodrigues, Kall, Jorge Humberto e Anselmo. Indisponíveis: Mozer e Josa (lesionados) Treinador: Paulo Sérgio
Rio Ave César; Miguel Lopes, Gaspar, Bruno Mendes e Milhazes; Danielson, Vítor Gomes, Delson e Evandro; Keita e Chidi. Outros convocados: Adriano; Ribeiro, Fábio Faria, Tiago Terroso, Henrique, Ronaldo e Luisinho. Indisponíveis: Paiva, Mora, Niquinha, André Serrão, André Vilas Boas e Samson (lesionados) Treinador: João Eusébio.

texto P.P. - http://www.ojogo.pt/23-304/artigo678107.asp

Notícia O Primeiro de Janeiro

Rio Ave sofreu nos Açores segunda derrota da Liga de Honra
Castigo à ineficácia

A uma jornada do final da primeira volta, Vizela e Santa Clara foram os carrascos do Rio Ave esta temporada na Liga de Honra. Quer em Caldas de Vizela quer nos Açores, a formação vila-condense perdeu e ficou em branco. Três meses depois, o Rio Ave voltou a perder na Liga de Honra. Na 14ª e última jornada do ano, a formação vila-condense foi batida pelo Santa Clara por 1-0.O golo dos insulares foi apontado pelo brasileiro Júlio César a 5 minutos do final do tempo regulamentar e depois de uma série de oportunidades desperdiçadas pelo Rio Ave.Keita e Chidi tiveram nos pés as melhores e maiores ocasiões para colocar o Rio Ave em vantagem, mas a linha avançada da equipa mostrou-se demasiado perdulária. “A nossa equipa foi superior, fomos melhores, fomos mais bem organizados, criamos muitas mais oportunidades, mas podíamos realizar mais dois jogos que não conseguiríamos fazer golo”, sublinhou João Eusébio.O treinador do Rio Ave acrescentou ainda que “os meus jogadores bateram-se dignamente e quiseram vencer, fizeram tudo para vencer, mas não foram eficazes e decididos na hora da finalização. Estou satisfeito com tudo o resto porque quem joga assim vai ganhar mais vezes, vai vencer muitas mais vezes, não conseguimos aqui porque tivemos pouca sorte”.De regresso aos Açores, onde representou o Operário, Miguel Lopes acabou por sair lesionado no início da segunda parte e assistiu de fora à derrota inglória da sua equipa: “É triste quando se sente que podemos dar o contributo à nossa equipa, acontece a derrota e a minha lesão, estou muito triste. Pecamos muito na finalização e de um momento para o outro o Santa Clara foi à nossa baliza e fez golo. Penso que fomos a melhor equipa em campo, criamos mais oportunidades, mas o resultado foi este”, adiantou.Por parte do Santa Clara, o treinador Paulo Sérgio delegou em Júlio César – autor do golo – os comentários à partida.Apesar do domínio do Rio Ave, o atacante brasileiro reclamou justiça no resultado, “foi uma vitória justa, lutamos do início ao fim para conquistar os três pontos. Sabíamos que íamos jogar contra uma boa equipa, tanto é que são líderes do campeonato, mas também sabemos do valor que temos, sabemos o trabalho que fazemos. Sabíamos que em qualquer altura os maus resultados iriam ter que acabar porque quem trabalha da forma como nós o fazemos durante a semana a maré de azar teria que ir embora”.Mesmo tendo perdido – 2ª derrota da temporada - o Rio Ave manteve a liderança da Liga de Honra, mas agora com a parceria do Trofense, ambos com 26 pontos.
------------
FICHA Jogo disputado no Estádio de São Miguel - Açores. Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto) auxiliado por José Luís Melo e António Vilaça. 4º Árbitro: Hélder Lamas. Santa Clara: Fernando, Bruno Novo, Accioly, Anselmo, Nuno Sociedade (cap.), Glauber, Pacheco. Josa, Cleiton, Henrique e Júlio César: Paulo Sérgio. Rio Ave: César, Gaspar, Evandro, Delson, Miguel Lopes, Vítor Gomes, Bruno Mendes (cap.), Milhazes, Danielson, Keita e Chidi. Treinador: João Eusébio. Substituições: Pacheco por Vítor Silva (60´), Cleiton por Basílio (72´); Miguel Lopes por Ribeiro (50´), Chidi por Ronaldo (74´), Gaspar por Henrique (86´). Marcadores: 1-0, Júlio César (85´). Disciplina: amarelo a Anselmo (78´), Glauber (81´), Josa (31´); Milhazes (79´), Keita (74´).

texto - Paulo Vidal http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=77d80084d2896df7f66c6aa3b6ced85d

Quarta vitória consecutiva
Rio Ave fez «poker»

A equipa orientada por Paulo Morim é detentora da segunda melhor defesa da prova com 24 golos sofridos, mais 10 do que o líder Módicus. O Rio Ave derrotou o Macedense por 6-3 e obteve a quarta vitória consecutiva no Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Futsal. Hugo «Maria», Jaime Moreira, Renato Pontes, Hugo «Bacalhau» e Mário Costa (2) foram os autores dos seis golos da 5ª vitória da temporada. O Rio Ave ascendeu agora ao 5º lugar da prova, ultrapassando o Junqueira e mantendo os seis pontos de diferença para os lugares de subida.

http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=12e49abba01bad8848b2c7f667e8ef7b

Notícia JN

Açorianos travam caminhada do líder

O Rio Ave desperdiçou a oportunidade de reforçar a liderança na Liga de Honra, ao perder, na deslocação aos Açores. Numa primeira parte com poucos motivos de interesse, coube ao Rio Ave as oportunidades de golo mais flagrantes. O primeiro aviso do Rio Ave aconteceu logo aos quatro minutos, quando Keita, apenas com o guardião do Santa Clara pela frente, não fez melhor do que atirar ao lado da baliza dos encarnados de Ponta Delgada.Com o passar do tempo, começaram a escassear as situações de verdadeiro perigo junto às duas balizas, com excepção de um remate colocado de Josa ao lado da baliza de César.Aos 64 minutos, o Rio Ave desperdiçou uma das melhores oportunidades, quando Chidi rematou por cima, a poucos metros da linha de baliza.O Santa Clara chegou a golo já aos 84 minutos, por intermédio de Júlio César, num remate em arco à entrada da área, sem hipóteses de defesa para César.No seu melhor momento, a equipa açoriana podia ter dilatado a vantagem no marcador, quando, novamente Júlio César, tentou um "chapéu" a César que, por pouco, não resultou no segundo golo.

texto Lusa - http://jn.sapo.pt/2007/12/23/desporto/acorianos_travam_caminhada_lider.html

Notícia Terras do Ave

SD Santa Clara 1 – Rio Ave 0 – 27-12-2007
Rio Ave desliza nos Açores

O Rio Ave perdeu na deslocação ao reduto do Santa Clara (1-0) no último sábado, em encontro referente à 14ª jornada da Liga Vitalis.
A equipa dos Açores após sete jogos sem vencer quebrou o jejum frente ao Rio Ave que partilha agora a liderança com o Trofense, ambos com 26 pontos. Foi na primeira parte que a turma de Vila do Conde criou algumas oportunidades de golo, logo aos quatro minutos num frente a frente com o guardião da formação dos Açores atirou ao lado da baliza do Santa Clara. Aos 64 minutos a formação verde e branca deitou por terra mais uma oportunidade quando Chidi rematou por cima, a poucos metros da linha de baliza. Júlio César aos 84 minutos marcou o único golo da partida, num remate em arco à entrada da área. A equipa açoriana ainda poderia ter marcado outro tento através de Júlio César poderia ter feito o segundo golo em período de compensação.
No final do jogo, o técnico do Rio Ave João Eusébio referiu que a sua equipa merecia a vitória (o Rio Ave merecia vencer, pelo que fez em campo durante este jogo. Estamos tristes pelo resultado, mas felizes com a nossa exibição”.
O autor do único golo da partida, Júlio César, frisou que foi uma vitória justa, “porque lutámos desde o início. Agora é preparar o próximo jogo, que será em 2008”.Santa Clara: Fernando, Bruno Novo, Accioly, Anselmo, Nuno Sociedade, Glauber, Pacheco (Vítor Silva 60’), Josa, Cleiton (Basílio 71’), Henrique, Júlio CésarRio Ave: César, Miguel Lopes (Ribeiro 50’), Danielson, Bruno Mendes, Gaspar, (Henrique 85’), Milhazes, Vítor Gomes, Delson, Evandro, Chidi, (Ronaldo 74’), Keita.Ao Intervalo: 0-0Golos: Júlio César (84’)Cartão Amarelo: Josa (31’), Gaspar (58’), Keita (73’), Anselmo (77’), Milhazes (78’) e Glauber (80’)Local: Estádio São Miguel, nos Açores Árbitro: Jorge Sousa (Porto)

http://www.terrasdoave.pt/conteudo.php?lop=&op=&id=ddcbe25988981920c872c1787382f04d

Notícia Futebolar

O Rio Ave desperdiçou hoje a oportunidade de reforçar a liderança – 23-12-2007

O Rio Ave desperdiçou hoje a oportunidade de reforçar a liderança na Liga de Honra de futebol, ao perder, nos Açores, por 1-0 com o Santa Clara, num jogo a contar para a 14ª jornada.
Com esta vitória, assegurada já no segundo tempo do encontro, o Santa Clara quebrou um mau ciclo de resultados, depois de sete jogos sem ganhar para o campeonato.
Numa primeira parte com poucos motivos de interesse, coube ao Rio Ave as oportunidades de golo mais flagrantes, que o guarda-redes Fernando conseguiu anular, com mais ou menos dificuldades.
O primeiro aviso do Rio Ave aconteceu logo aos quatro minutos, quando Keita, apenas com o guardião do Santa Clara pela frente, não fez melhor do que atirar ao lado da baliza dos "encarnados" de Ponta Delgada.
Devido às dificuldades em construir jogadas de ataque objectivas, a equipa açoriana optou por tentar alvejar as redes contrárias através de livres directos, mas que teimavam em não levar a melhor direcção.
Com o passar do tempo, com ligeiro ascendente da formação continental, começaram a escassear as situações de verdadeiro perigo junto às duas balizas, com excepção de um remate colocado de Josa novamente ao lado da baliza de César.
O segundo tempo, apesar de alguma falta de qualidade de jogo, mostrou duas equipas mais aguerridas, mas sempre com dificuldades na altura do último remate à baliza.
Aos 64 minutos, o Rio Ave desperdiçou uma das melhores oportunidades da segunda parte, quando Chidi rematou por cima, a poucos metros da linha de baliza, na sequência de um cruzamento da direita.
O Santa Clara chegou a golo já aos 84 minutos, por intermédio de Júlio César, num remate em arco à entrada da área, sem hipóteses de defesa para César.
No seu melhor momento, a equipa açoriana podia ter dilatado a vantagem no marcador, quando, novamente Júlio César, tentou um "chapéu" a César que, por pouco, não resultou no segundo golo.
Jogo disputado no estádio da ilha de São Miguel, nos Açores.
Santa Clara - Rio Ave, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
1-0, Júlio César, 84 minutos.
Equipas:
- Santa Clara: Fernando, Bruno Novo, Accioly, Anselmo, Nuno Sociedade, Glauber, Pacheco (Vítor Silva, 60), Josa, Cleiton (Basílio, 71), Henrique e Júlio César.
(Suplentes: João Botelho, Portela, Emerson, Ruben Rodrigues, Mauro, Vítor Silva e Basílio).
- Rio Ave: César, Miguel Lopes (Ribeiro, 50), Danielson, Bruno Mendes, Gaspar (Henrique, 85), Milhazes, Vítor Gomes, Delson, Evandro, Chidi (Ronaldo, 74) e Keita.
(Suplentes: Adriano, Henrique, Tiago Terroso, Luisinho, Ribeiro, Fábio Faria e Ronaldo).
Árbitro: Jorge Sousa (Porto).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Josa (31), Gaspar (58), Keita (73), Anselmo (77), Milhazes (78) e Glauber (80).
Assistência: Cerca de 700 espectadores.

texto PC. - http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20071222/honra-santa-clara-rio-ave

Notícia Record

André Vilas Boas de fora – 22-12-2007
MÉDIO NÃO ESTÁ A 100 POR CENTO E FALHA DESLOCAÇÃO AOS AÇORES

Afinal, André Vilas Boas não é opção para o jogo de hoje ante o Santa Clara. O médio recuperou da lesão no adutor esquerdo mas não se encontra a 100 por cento para jogar nos Açores, pelo que não foi convocado por João Eusébio. Mais uma contrariedade para o treinador dos vila-condenses que já não pode contar com outros cinco jogadores. É que Mora, Paiva, Niquinha, André Serrão e Samson também não são opção para a última jornada de 2007 devido a lesão. Assim sendo, João Eusébio vai manter a aposta no onze que, no passado domingo, venceu o Varzim na Póvoa com um golo de Keita. Entretanto, a equipa de Vila do Conde viajou ontem ao final do dia para os Açores, estando o regresso ao continente previsto para logo depois do jogo. O que permitirá ao grupo de trabalho usufruir de um período de férias natalícias um pouco mais longo, já que o primeiro treino da semana está marcado apenas para quinta-feira.

texto LUÍS LEAL - http://www.record.pt/noticia.asp?id=769144&idCanal=21