quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Notícia O Jogo

Regressos para o Olhanense - 15-1-2008

O planel do Rio Ave começa hoje a preparar a recepção ao Olhanense, jogo a contar para a Taça de Portugal. A sessão servirá, igualmente, para avaliar a condição física de Miguel Lopes, Delson e Gaspar, um trio de lesionados que esteve ausente do jogo com o Gondomar, mas que, de acordo com o departamento médico do clube, deverá recuperar para domingo.

texto JL - http://www.ojogo.pt/23-328/artigo682812.asp

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Notícia Futebolar

O Rio Ave empatou hoje, em casa, com o Gondomar a dois golos, em jogo da 16ª jornada, caindo assim para o terceiro lugar da classificação da Liga de honra de futebol.
Valeram ao Rio Ave duas grandes penalidades, uma em cada metade do jogo, para evitar danos maiores frente a um opositor que reagiu muito bem à desvantagem com que saiu para o intervalo, obtendo dois golos nos primeiro quarto de hora da segunda parte.
Após 20 minutos iniciais pouco interessantes, o Rio Ave ganhou vários cantos, criou perigo junto à baliza visitante e deu algum trabalho a António Filipe, sugerindo que podia marcar a qualquer momento.
O Gondomar fechou-se no seu meio-campo e só a espaços atacou, quase sempre pelo flanco direito, procurando explorar a velocidade de Feliciano.
Num lance inofensivo dentro da área gondomarense, Ronaldo travou um duelo com Zé Pedro e este acabou por o derrubar, provocando penálti. Milhazes cobrou a falta e fez o 1-0 para o Rio Ave, que, apesar de exibição sofrível, foi claramente a equipa que mais fez para chegar ao golo.
O treinador do Gondomar, Nicolau Vaqueiro, aproveitou o intervalo para refrescar a equipa, substituindo o inoperante Tinho por Bruno Severino e Zé Pedro por Luciano.
As alterações produziram os melhores resultados. Aos 53 minutos, Luciano iniciou um contra-ataque e assistiu Feliciano, que por seu lado escapou a Milhazes e serviu Bruno Severino, tendo este, à vontade, feito o golo do empate.
Cinco minutos depois, a dupla Luciano-Bruno Severino desferiu novo golpe no Rio Ave. O primeiro surpreendeu Mora com um remate de longa distância, o guarda-redes espanhol da equipa anfitriã não conseguiu melhor do que dar uma sapatada na bola, deixando-a à mercê de Bruno Severino, que aproveitou para fazer o 1-2 (67).
Em nove minutos, o Gondomar consumou a reviravolta, à custa de saídas velozes para o ataque, na maior parte dos casos pelo seu lado esquerdo, a tirar partido das descompensações provocadas pelas frequentes subidas de Vítor Gomes.
O Rio Ave conseguiu empatar através de mais uma grande penalidade, esta cometida por Fabeta sobre Evandro (67), que Ronaldo converteu.
O conjunto de Vila do Conde, após derrota sofrida na ronda anterior frente ao Feirense, voltou assim a perder pontos em casa e por isso a atrasar-se na luta pelos lugares cimeiros da Liga de Honra.
Jogo disputado no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Ao intervalo: 1-0
Marcadores:
1-0, Milhazes, aos 45 minutos (gp)
1-1, Bruno Severino, 53
1-2, Bruno Severino, 62
2-2, Ronaldo, 67 (gp)
Equipas:
- Rio Ave: Mora, Vítor Gomes, Danielson, Bruno Mendes, Milhazes (Tiago Terroso, 78) André Serrão (Chidi, 60), Niquinha, André Vilas Boas, Evandro, Keita e Ronaldo.
(Suplentes: César, Ribeiro, Fábio Faria, Tiago Terroso, Alfredo e Chidi).
- Gondomar: António Filipe, Hugo Soares, José Alberto, Vítor Fróis, Fabeta, Ramon (Vargas, 9), Fernando Aguiar, Zé Pedro (Luciano, 46), João Fernandes, Feliciano e Tinho (Bruno Severino, 46).
(Suplentes: Murta, Rómulo, Vargas, Dani, Norinho, Luciano e Bruno Severino).
Árbitro: Rui Costa (Porto).
Acção disciplinar: cartões amarelos para Zé Alberto (3), André Vilas Boas (15), Milhazes (24), Tinho (30), Zé Pedro (37), Ronaldo (43), Fabeta (67), Vargas (81) e Luciano (89).
Assistência: cerca de 300 espectadores.
texto AYM - http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20080113/honra-rio-ave-gondomar

Notícia O Jogo

Vaqueiro perdeu jackpot – 14-1-2007
Um empate em casa de um sério candidato à subida, o Rio Ave, nem parece mau de todo, mas para o Gondomar, ontem, não foi coisa por aí além. Nicolau Vaqueiro apresentou um esquema de três centrais e apostou na velocidade de Tinho e Feliciano na frente. E se o contra-ataque não saía, já na defesa tudo corria bem, até à grande penalidade convertida por Milhazes, em cima do apito para o intervalo. Na óptica do Rio Ave, de regresso ao 4-4-2, a altura parecia ideal para aliviar, no segundo tempo, a pressão das duas últimas derrotas. Pura ilusão. Severino e Luciano entraram e deram a Feliciano o apoio que este reclamava no ataque do Gondomar. Este, em jeito de agradecimento, fugiu à atordoada defesa do Rio Ave e ofereceu o empate a Severino. Não foi só. Pouco depois, Mora resolveu mal um cruzamento matreiro de Luciano e Severino, na recarga, voltava a fazer das suas. Vaqueiro, no banco, tinha ar de quem tinha ganho o jackpot com as mudanças que fez. E só levou o 2º prémio porque Fabeta, segundo o árbitro, cometeu novo penálti, agora aproveitado por Ronaldo. Foi um balde de água fria. O Rio Ave ainda tentou virar o resultado mas não o conseguiu. Ganhar em casa é algo que não alcança desde Outubro e ontem saiu da zona de promoção.
OS TÉCNICOS
"Dei os parabéns aos jogadores pela atitude. O Niquinha fez a segunda parte condicionado, o Milhazes e o André Serrão passaram a noite com febre e saíram. Tivemos só seis suplentes e não posso dizer nada ao grupo. Vamos melhorar"
João Eusébio, treinador do Rio Ave
"Foram dois pontos perdidos, sobretudo pela ingenuidade em determinados lances. O Rio Ave não teve oportunidades claras de golo mas sem dúvida que é um candidato à subida, pelo que um ponto é sempre positivo"
Nicolau Vaqueiro, treinador do Gondomar
texto HMM - http://www.ojogo.pt/23-327/artigo682538.asp

Notícia Record

Rio Ave-Gondomar, 2-2: Vaqueiro e indigestão... – 14-1-2008
PENÁLTIS (JUSTOS) SALVAM O ADOENTADO CANDIDATO À SUBIDA
O Rio Ave saiu dos lugares de subida mas a indigestão podia ser fatal para equipa adoentada a que só dois (justos) penáltis salvaram de nova derrota.Uma receita simples de Vaqueiro deu a volta ao jogo com a jovem promessa Bruno Severino a finalizar jogadas de Luciano, os dois que saltaram do banco gondomarense. Passe longo de Luciano, Feliciano a temporizar e a cruzar bem para Severino empurrar e, depois, este a fazer a "tapinha" a bola defendida de palmada por Mora num cruzamento insidioso de Luciano.Vaqueiro lamentou "dois pontos perdidos", depois de meter os candidatos numa camisa-de-forças com três centrais, linha média robusta e muita pedalada no ataque. Vaqueiro justificou, correctamente, "ingenuidades nos penáltis" que ditaram dois golos que os locais não justificaram: derrubes de Zé Pedro a Ronaldo e de Fabeta a Evandro, desajeitados sem perigo iminente.Evandro e Bruno Mendes quase marcaram no fim de mais um jogo de sacrifício do Rio Ave em que Eusébio justificou as saídas de André Serrão e Milhazes, além do fraco rendimento de Niquinha, por não terem passado bem a noite. Mas também Keita esteve parado e só a vivacidade de Chidi, o esforço de Evandro e o inconformismo de Ronaldo evitaram mal maior.

texto J.L.P. - http://www.record.pt/noticia.asp?id=771268&idCanal=21

João Eusébio: «Evitar erros próprios e ganhar» - 13-1-2007
TÉCNICO REPÕE DEFENSIVA DE 4 ELEMENTOS E PEDE APOIO DO PÚBLICO
João Eusébio anuncia a mudança do sistema (três centrais ultimamente, com duas derrotas) e, além de evitar esse tiro no pé, adverte para não dar hipóteses ao adversário por via de erros próprios. Sobre as derrotas: “A cara que ganha não é a mesma que perde. A produção futebolística tem sido boa, os resultados têm sido maus. Por lesões, falta de sorte e ineficácia atacante.
Conta com o Gondomar “tal e qual como o Feirense no jogo passado, a jogar no erro do Rio Ave”, sendo necessário evitar deslizes. A linha defensiva de quatro elementos foi ensaiada a meio da semana, com o Tirsense.Indiferente a problemas internos, a mensagem não fica pelo balneário, vai para a bancada: “Queremos ganhar, é preciso paciência, da equipa e dos adeptos. Apoiem-nos o máximo. Como fizeram na Póvoa, onde vencemos.

texto L.L. - http://www.record.pt/noticia.asp?id=771170&idCanal=21

Crise financeira preocupa líder – 12-1-2007
PAULO CARVALHO ADMITE PROBLEMAS
"Não vale a pena dizer que temos salários em atraso, pois sabemos que estamos a fustigar os profissionais do Rio Ave, que têm direito a receber a sua remuneração." Foi assim que, mesmo sem assumir o incumprimento salarial, Paulo Carvalho reconheceu o mau momento financeiro. "Houve problemas com os quais não contávamos. Daí esta situação que tanto aflige o clube", confessou o presidente.

texto L.L. - http://www.record.pt/noticia.asp?id=771031&idCanal=21

Notícia JN

Penáltis travaram a raiva de Bruno Severino – 14-1-2008
Tensão, luta, movimento e paixão. Atributos a saltar à vista num jogo bem disputado, com o ponto a premiar a boa atitude das equipas ao longo do encontro. Mas o segundo tempo foi muito melhor. Houve mais golos e incerteza. Nicolau Vaqueiro, ao intervalo, não fez por menos. Lançou Bruno Severino e Luciano, dois autênticos coelhos da cartola, e virou o jogo por completo. Assim, em pouco mais de um quarto de hora, assistiu à reviravolta da armada canarinha. Primeiro, com Bruno Severino a encostar para o fundo das redes, após assistência soberba de Feliciano, que, tal e qual uma flecha, rasgou a defesa vila-condense. Depois, com Mora ainda a mostrar bons rins, ao defender o tiraço de Luciano, mas impotente para travar a recarga, em jeito de fuzilamento, de... Bruno Severino (quem mais?). O loiro do Gondomar entrou cheio de ganas, é um dos melhores marcadores do campeonato, e um dos nomes a reter pelos agentes da bola. Mas recuemos no guião. A primeira parte foi equilibrada, com os lances de perigo a surgirem das bolas paradas. Aí, o Rio Ave, que partiu para este jogo sem a possibilidade de utilizar meia dúzia de jogadores, por lesão, foi mais forte, tendo obrigado António Filipe a permanente atenção. Em cima do intervalo, uma precipitação de José Alberto sobre Ronaldo (sempre incansável) valeu uma grande penalidade à equipa vila-condense. Na marcação, Milhazes fez o primeiro da tarde, permitindo à sua equipa descer aos balneários com maior tranquilidade. A segunda parte começou, então, com a reacção enérgica dos forasteiros e a "raiva" de Bruno Severino, com direito a deslizar pelo relvado para festejar os golos em delírio. A perder, instalaram-se os nervos na equipa verde-e-branca, mas os artistas nunca deixaram de procurar o golo. Evandro, experiente, "cavou" uma grande penalidade cometida por Fabeta. Ronaldo (Milhazes tinha sido substituído um minuto antes) assumiu a responsabilidade, convertendo, com sucesso, o castigo máximo. Num terreno massacrado pela chuva, era difícil pedir um melhor espectáculo.

texto Arnaldo Martins - http://jn.sapo.pt/2008/01/14/desporto/penaltis_travaram_a_raiva_bruno_seve.html

Trofense mais líder e Vizela ultrapassa Rio Ave – 14-1-2008
... Em Vila do Conde, os pupilos de João Eusébio voltaram a ceder pontos, desta feita com o Gondomar, adversário que, já na época anterior, causou mossa na casa verde-e-branca. A queda só não foi maior porque o Gil Vicente, na deslocação ao Estoril, voltou a perder, ao fim de uma série de onze jogos sem conhecer o sabor da derrota...

http://jn.sapo.pt/2008/01/14/desporto/trofense_mais_lider_e_vizela_ultrapa.html

Mora quer oferecer subida a Henrique – 13-1-2008
O último jogo deixou marcas no Rio Ave. Para além da derrota (0-1) com o Feirense, a equipa vila-condense perdeu Henrique para o resto da época, depois do avançado brasileiro se ter lesionado com gravidade (fractura na perna esquerda). Já se viveram melhores dias na casa verde-e-branca, mas o guardião Mora, apoiado na sua tremenda experiência, é o primeiro a transmitir tranquilidade ao grupo-de-trabalho "A história voltou a repetir-se. Quando estamos em condições de chegar à liderança, somos surpreendidos. Mas o futebol é mesmo assim. Há fases boas e más. Sofremos o golo nos descontos, depois de termos dominado a segunda parte, e ainda assistimos ao infortúnio do Henrique. Essa situação é mais um motivo para o plantel lutar pela subida. Queremos oferecer-lhe esse presente". Hoje, pelas 15.30 horas, o Rio Ave volta a jogar em casa, diante de um Gondomar que, na época anterior, venceu em Vila do Conde, precipitando a crise vila-condense. "Temos de estar atentos, pois somos um dos candidatos à subida e todos os adversários nos querem ganhar", avisa Mora. O treinador João Eusébio continua com alguns problemas no plantel, pois esta semana viu alargado o leque indisponíveis, por lesão. Assim, para além de Paiva, Miguel Lopes, Delson e Samson, que já não jogaram na ronda anterior, Henrique e Gaspar também estão entregues ao corpo médico. Já no Gondomar, o treinador Nicolau Vaqueiro tem o plantel na máxima força.
texto Arnaldo Martins -
http://jn.sapo.pt/2008/01/13/desporto/mora_quer_oferecer_subida_a_henrique.html

Notícia Rádio Linear

Rio Ave empata com Gondomar e marca passo na luta pela subida - 14-01-2008
O Rio Ave empatou, ontem, a duas bolas com o Gondomar e voltou a marcar passo na luta pela subida de divisão.
Os vila-condenses, que já não vencem há 3 jornadas, apontaram os golos através de duas grandes penalidades convertidas por Milhazes e Ronaldo.
João Eusébio gostou da atitude dos jogadores apesar das limitações do plantel.
O treinador do Rio Ave acrescentou ainda que acredita que esta fase negativa vai passar.
Por parte do Gondomar, Nicolau Vaqueiro lamentou os erros cometidos pela equipa, nos lances das grandes penalidades, que em sua opinião motivaram a perda de dois pontos.
Com este empate, o Rio Ave foi ultrapassado na classificação pelo Vizela e ocupa agora o 3º lugar com 27 pontos.
No próximo domingo, os vila-condenses voltam a jogar em casa desta feita para a 5ª eliminatória da taça de Portugal.

http://www.radiolinear.com/

Notícia Rio Ave F.C.

Futebol: Rio Ave, 2 x Gondomar, 2 – 13.01.08
No final do encontro com o Gondomar, que terminou empatado a duas bolas, o treinador vilacondense afirmou acreditar que “a corrente negativa que actualmente afecta o desempenho do Rio Ave vai passar”. Mesmo não tendo alcançado a vitória no jogo, João Eusébio mostrou-se satisfeito com a atitude dos jogadores e lembrou o facto da equipa estar condicionada devido a lesões. Apesar de tudo, referiu, “a equipa mostrou empenho e continua unida como sempre esteve”. As declarações do treinador surgem como reacção ao empate desta tarde perante o Gondomar, num jogo em que as duas equipas souberam lutar até ao final pela construção de um resultado positivo. O Rio Ave foi a primeira equipa a marcar, mas, já na 2ª parte, o Gondomar reagiu e colocou-se em vantagem, com os vilacondenses a reporem a igualdade no marcador pouco tempo depois. (De referir que os golos do Rio Ave foram marcados por Milhazes e Ronaldo, ambos de grande penalidade). Após este empate, o Rio Ave é 3º classificado, tendo sido ultrapassado pelo Vizela.

Futsal: Rio Ave sobe ao 4º lugar – 13.01.08
A equipa de futsal do Rio Ave ascendeu ao 4º lugar da tabela classificativa do Campeonato Nacional da II Divisão, após uma expressiva vitória alcançada no pavilhão do Boticas. A formação vilacondense venceu por 3 x 7, confirmando o bom momento de forma que atravessa, não se deixando afectar por algumas contrariedades que têm condicionado a equipa. Com este resultado, a equipa de futsal começa a aproximar-se, novamente, dos lugares cimeiros da tabela, somando agora 22 pontos, o que a coloca em posição de favorita para a recepção ao Piratas de Creixomil, na próxima jornada, actual 8º classificado do campeonato.
http://www.rioave-fc.pt/primeira pagina/primeira pagina1.htm

Notícia O Norte Desportivo

vilacondenses cederam um empate em casa
O Vizela subiu ontem ao segundo lugar, ao vencer em Aveiro (3-0) e beneficiando do empate do Rio Ave na recepção ao Gondomar, numa ronda em que o Trofense consolidou a liderança com um triunfo frente ao Fátima.
O sonho da subida à Primeira Liga invadiu ontem por certo os adeptos do Vizela, que com uma vitória consistente por 3-0 sobre o Beira-Mar, em Aveiro, subiu ao segundo lugar, aproveitando o deslize do Rio Ave, que cedeu um empate em casa frente ao Gondomar (2-2)... Os minhotos ficam, desta forma, a quatro pontos do líder Trofense – que ontem venceu na recepção ao Fátima pela margem mínima – e somam mais um do que o Rio Ave, que desceu para a terceira posição. Perante o Gondomar, que entrava para a jornada na condição de antepenúltimo classificado, os vilacondenses cederam um empate em casa (2-2) e só uma grande penalidade convertida por Ronaldo salvou os anfitriões de um resultado pior. Depois de Milhazes abrir a contagem, aos 45 minutos, na conversão de uma grande penalidade, os gondomarenses reagiram muito bem, com Bruno Severino a bisar (53 e 62) e a dar a vantagem aos visitantes. Valeu depois novo penálti transformado em golo por Ronaldo (67). Saliente-se ainda que o Rio Ave poderia mesmo ter baixado ao quarto posto, mas o Gil Vicente falhou o ataque à terceira posição, ao sair derrotado do reduto do Estoril (2-0), que com este resultado passa a ocupar o quinto lugar, com os mesmos pontos da formação de Barcelos...

texto Filipa Júlio - http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=209af8d052100f61448b57ac95d55a1a

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Notícia O Jogo

Tirsense vencido sem Vítor Gomes – 11-1-2007
Niquinha e Chidi apontaram os golos da vitória (2-0) do Rio Ave sobre o Tirsense, num amigável realizado ontem em Vila do Conde. Vítor Gomes queixou-se de dores no calcanhar esquerdo e acrescentou o seu nome no boletim clínico.
texto H.M.M. - http://www.ojogo.pt/23-324/artigo681492.asp

Henrique foi operado e já recupera em casa 7-1-2008
Depois de ter sofrido uma grave lesão durante o encontro com o Feirense, que resultou na fractura do perónio, rotura de ligamentos do pé e luxação do tornozelo esquerdos, Henrique, avançado do Rio Ave, foi anteontem operado no hospital da Póvoa de Varzim, e ontem regressou a casa. O atacante vai iniciar um longo período de inactividade, que, na melhor das hipóteses, durará cerca de seis meses. Para além da derrota caseira e a consequente perda da liderança da Liga Vitalis, os vila-condenses perderam, assim, um jogador para o resto da época.
Antes da lesão de Henrique, já o técnico João Eusébio havia sido obrigado a substituir Gaspar, que se queixou de dores no gémeo esquerdo. O central vai falhar o primeiro treino da semana e será reavaliado amanhã, mas tudo indica que possa estar à disposição do treinador para a deslocação a Gondomar na próxima semana.
Igualmente alvos de reavaliação durante a semana serão Paiva, Samson, Delson e Miguel Lopes, atletas que têm estado sob a vigilância do departamento médico do clube.

texto JOSÉ LOPES - http://www.ojogo.pt/23-321/artigo681006.asp

Samsom treina condicionado 7-1-2007
João Eusébio continua com problemas na sua equipa. O departamento médico do Rio Ave, além de Henrique que se lesionou gravemente no jogo com o Feirense, conta com mais três "clientes". Paiva continua a recuperar da lesão muscular na coxa direita, enquanto Delson recupera de um estiramento no ligamento lateral do joelho direito. Já Samsom, o extremo que sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda, já trabalha de forma condicionada e deverá estar para breve o seu regresso.

texto P.P. - http://www.ojogo.pt/23-323/artigo681290.asp

Notícia O Norte Desportivo

TRIO EM TREINO CONDICIONADO - 10-1-2007

No dia em que vieram a público os dois meses de ordenado em atraso que a Direcção se compromete a pagar até ao final desta semana, o Rio Ave continuou a preparar a deslocação a Portimão, onde vai defrontar o «lanterna vermelha» Portimonense, a necessitar de pontos para fugir à despromoção. Paiva e Samson, com lesões muscular na perna direita e esquerda, respectivamente, bem como Delson, com um estiramento do ligamento do joelho direito, treinaram condicionados.

http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=7912bd54d34ebcc3099a9944c0ddfd2c

Notícia Rio Ave F.C.

Camadas Jovens: Mapa de jogos – 11.01.08
Em jornada disputada fora de casa para a quase totalidade das equipas de formação do Rio Ave, apenas os Iniciados, a competir na II Divisão Distrital, jogam em casa, recebendo o Lavrense, no domingo de manhã. A equipa de Infantis que continua no 2º lugar da tabela do Campeonato Distrital da II Divisão, com apenas 1 ponto de diferença para o líder FC Porto, folga este fim-de-semana. Os jogos são os seguintes: Académica x Rio Ave (Nacional de Juniores, sábado, 15 horas), Maia x Rio Ave (Juvenis 1ª Divisão, domingo, 11 horas), Lavrense x Rio Ave (Juvenis 2ª Divisão, domingo, 9 horas), Candal x Rio Ave (Iniciados 1ª Divisão, domingo, 11 horas), Rio Ave x Lavrense (Iniciados 2ª Divisão, domingo, 11 horas) e Rio Ave – folga (Infantis 2ª Divisão).

Futsal: Deslocação a Boticas – 11.01.08
Depois de uma importante vitória alcançada na jornada anterior sobre o Miramar (0 x 1), sobreutdo porque a equipa se apresentou condicionada devido a lesões e castigos, considerados injustos por parte do Departamento de Futsal do Rio Ave, a formação vilacondense desloca-se, este sábado, a Boticas para defrontar a equipa local, em jogo referente à 11ª ronda do Campeonato Nacional da II Divisão, agendado para as 18 horas. Recorde-se que a equipa do Rio Ave ocupa, actualmente, o 5º lugar da tabela classificativa, com 19 pontos. Em caso de vitória, ultrapassa o Boticas, 4º classificado com 20 pontos.

Rio Ave x Gondomar: Preço dos bilhetes – 10.01.08
Marcado para o próximo domingo, pelas 15.30 horas, o jogo Rio Ave x Gondomar assinala o início da 2ª volta do campeonato e promete ser um desafio de emoções fortes, tendo em conta que o Gondomar se desloca a Vila do Conde motivado pela vitória alcançada na jornada anterior sobre o Varzim. Por outro lado, e depois de duas derrotas consecutivas, o Rio Ave pretende regressar aos resultados positivos, continuando nos lugares cimeiros da tabela. Os bilhetes para o jogo podem ser adquiridos na secretaria do Rio Ave pelos seguintes valores: Bancada Descoberta Nascente – 5 euros; Bancada Caixa de Crédito Agrícola/poente descoberta – 10 euros e Bancada Caixa de Crédito Agrícola/coberta – 15 euros.

Futebol: Rio Ave recebe Gondomar – 09.01.08
A partir das 15.30 horas do próximo domingo, a equipa do Rio Ave recebe o Gondomar em jogo relativo à 16ª jornada da Liga Vitalis (primeiro desafio da 2ª volta do campeonato). Após ter perdido em casa com o Feirense (0 x 1) na ronda anterior, a formação orientada por João Eusébio atrasou-se na luta pela liderança da tabela, ocupando agora o 2ª lugar (Trofense está em 1º lugar), mas pretende recuperar já nos próximos desafios. Deste modo, a semana de trabalho tem decorrido com a habitual normalidade, sendo de notar o empenho com que jogadores e equipa técnica continuam a trabalhar. Recorde-se que o presente campeonato tem superado as expectativas iniciais, dado que a subida de divisão não foi colocada como objectivo para a temporada.

Juniores: Jogo grande em Coimbra – 09.01.08
No próximo sábado, pelas 15 horas, a formação de juniores do Rio Ave desloca-se ao terreno da Académica de Coimbra para realizar mais um jogo relativo ao Campeonato Nacional da categoria. A equipa liderada por Pedro Cunha terá mais um desafio complicado, tendo em conta o habitual poderio do adversário, mas pretende continuar a recuperar na tabela classificativa, pelo que o encontro está a ser preparado com todo o empenho ao longo da semana. A formação vilacondense empatou na jornada anterior com o Candal a uma bola, dando indicações de que está a superar da melhor forma as derrotas sofridas diante do Guimarães e Boavista. Actualmente, a equipa de juniores ocupa o 9º lugar com 28 pontos.

Futsal: Juniores recebem Baguim Monte – 08.01.08
Depois de na jornada do passado fim-de-semana ter sido derrotada pela Escola de Gondomar, por 5 x 1, em jogo disputado no pavilhão do adversário, a equipa de juniores de futsal do Rio Ave volta a jogar em casa, recebendo o Baguim do Monte. O jogo está marcado para o próximo sábado, pelas 17 horas, no Pavilhão Gimnodesportivo de Mindelo e integra a 17ª jornada do Campeonato Distrital da 1ª Divisão. Após um início promissor de campeonato, a formação vilacondense tem vindo a oscilar no que a resultados diz respeito, perdendo algum terreno em relação à liderança, mas mesmo assim, o Rio Ave ocupa, actualmente, o 5º lugar da tabela geral de classificações, somando 28 pontos.

http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm

Notícia O Primeiro de Janeiro

Rio Ave sofreu primeiro desaire caseiro da temporada
Derrota fora de horas
Para além de ter perdido o jogo, o Rio Ave perdeu também o jogador Henrique para o resto da temporada. O atacante brasileiro lesionou-se gravemente aos 77 minutos, tendo sofrido uma fractura do perónio esquerdo que o afastará dos relvados durante cerca de seis meses. Um golo apontado por Gabi, do Feirense, aos 91 minutos de jogo, ditou a terceira derrota do Rio Ave esta temporada (2ª consecutiva) na Liga de Honra.
Os vila-condenses, que perderam pela primeira vez no seu terreno, foram surpreendidos pelo Feirense e desperdiçaram uma excelente oportunidade para reforçaram a sua candidatura à subida de divisão.Num jogo marcado pelas lesões de Gaspar e Henrique (fractura do perónio), o Rio Ave realizou uma primeira parte de fraco nível, muito por culpa dos equívocos tácticos do treinador João Eusébio que voltou a apostar no esquema 3x5x2, mas tendo apresentado de inicio quatro defesas centrais de raiz, com a adaptação de Danielson a lateral/extremo direito.
O melhor que a formação vila-condense conseguiu na primeira metade do encontro foi um remate de Milhazes - o melhor em campo - ao poste da baliza defendida por Hélder Godinho. Nos segundos 45 minutos o Rio Ave tentou inverter a tendência do jogo, mas nunca conseguiu ser eficaz junto da baliza contrária.Aos 77 minutos deu-se a lesão grave de Henrique e a equipa foi obrigada a jogar com apenas 10 unidades. Já nos descontos, uma hesitação do sector defensivo permitiu o desvio fortuito de Gabi, para a baliza defendida por Mora, naquele que viria a ser o golo da vitória dos Feirenses. João Eusébio referiu no final do encontro que “o Rio Ave não conseguiu outro resultado em virtude do Feirense conhecer a nossa estratégia. Penso que poderíamos ter feito golo em lances de bola parada, em termos de processo ofensivo não estivemos tão fortes”.Por parte do Feirense, Luís Miguel adiantou que “tanto se perde no último minuto como se ganha. Logicamente que preparei os jogadores para a vitória, o treinador do Rio Ave também fez o mesmo. Acho que ganhamos com uma pontinha de sorte, mas acho que também fizemos por isso. Trabalhamos muito, os jogadores foram humildes e tiveram carácter”.Encerrada a primeira volta da Liga de Honra é altura de fazer contas. Nos sete jogos realizados em Vila do Conde o Rio Ave averbou três vitórias (Gil Vicente 1-0, Desportivos das Aves 2-1 e Penafiel 4-1), três empates e uma derrota.A equipa «verde-branca» já não vence no seu reduto há sete jornadas,. A última conquista caseira aconteceu na oitava jornada (28 de Outubro de 2007) diante do Penafiel por 4-1.

texto Paulo Vidal - http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=db4beed808a942e1cbebc2ec826360fb

Fracturou perónio no primeiro jogo do ano
Henrique entra com o pé esquerdo
A primeira grande lesão da carreira de Henrique vai afastar o jogador dos relvados durante cerca de seis meses. Apesar do azar e da sua pouca utilização na equipa de João Eusébio, o brasileiro tem mais um ano de contrato com o Rio Ave.
O minuto 77 do primeiro jogo do ano de 2008 vai ficar para sempre gravado na memória de Henrique. O avançado brasileiro do Rio Ave lesionou-se gravemente três minutos depois de ter entrado em campo para substituir.
Num lance dividido com Luciano, Henrique sofreu uma fractura do perónio, rotura de ligamentos do pé e luxação do tornozelo esquerdo. “Não me lembro de muitas coisas, lembro-me apenas que foi um corte carrinho na linha de fundo e no momento achei que tinha torcido o tornozelo, não pensei que tinha partido alguma coisa. Só quando coloquei a mão é que percebi que tinha alguma coisa errada, depois olhei e vi que tinha a perna recta e o pé meio torto. Foi um desespero na hora”, recordou Henrique.
Relativamente à possibilidade do seu adversário poder ter evitado o lance, o avançado do Rio Ave referiu que “eu acredito que ele poderia ter evitado porque foi uma jogada junto à linha de fundo e não tinha nenhum perigo de golo. Ele acertou-me porque eu parei na jogada porque a bola estava quase a sair. Acho que ele não precisava de ter feito um corte de carrinho como ele fez, mas acredito que ele não teve maldade em fazer isso”. A intervenção cirúrgica decorreu no Hospital da Póvoa de Varzim e foi conduzida pelo médico João Nunes. Henrique vai ficar afastado da actividade num período nunca inferior a seis meses.

texto Paulo Vidal - http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=203374fc2d962f3b76a855f5d2769121

Equipa de futsal do Miramar derrotada por 1-0
Vitória tangencial do Rio Ave
Paulo Morim utilizou apenas sete jogadores, uma vez que o plantel estava limitado pelas lesões e castigos de vários atletas. O treinador vila-condense foi obrigado a recrutar atletas do plantel júnior para completar o lote de convocados. Um golo bastou para o Rio Ave conquistar a 6.ª vitória (5ª consecutiva) na presente temporada do Campeonato Nacional da 2ª divisão de futsal.
A formação vila-condense derrotou o Miramar (Gulpilhares) por 1-0, na 10ª jornada, com um golo apontado por Paulinho aos 35 minutos.
Paulo Morim referiu ao site FUTSALPORTUGAL que “foi um bom jogo, em que as duas equipas praticaram um bom futsal, o Miramar surpreendeu-nos pela qualidade de jogo que apresentou, parabéns a eles de certeza que a jogar assim vão sair da posição em que estão”.
O treinador do Rio Ave acrescentou ainda que “foi a vitória da inteligência e da experiência, conseguimos os três pontos que era o mais importante”.
Por seu lado, Tiago Barros, treinador do Miramar adiantou que “foi um jogo onde mais uma vez os meus jogadores estão de parabéns e no qual sabe a pouco o resultado pela exibição e pela atitude. O facto de só termos 2 jogadores para rodar complicavam as coisas, sabíamos que o Rio Ave era favorito, é um eterno candidato, sabíamos o que tínhamos defazer. Pecamos na finalização e numa jogada fortuita eles marcaram, nos não tivemos a serenidade suficiente para marcar”.
A 10ª jornada está ainda incompleta uma vez que quatro partidas foram adiadas devido às más condições do piso dos pavilhões motivadas pelo mau tempo. Com esta vitória, o Rio Ave mantém-se no 5º lugar da tabela classificativa com 19 pontos somados. A formação «verde-branca» leva cinco vitórias consecutivas e prossegue a sua recuperação rumo aos lugares de acesso ao patamar mais alto do futsal.
Na próxima jornada (11ª), o Rio Ave desloca-se a Boticas para medir forças com a formação local. O jogo está aprazado para amanhã às 18 horas.
O treinador Paulo Morim não poderá contar com o contributo de Hugo «Bacalhau» e Mário Costa que vão cumprir o 2º jogo de castigo. De regresso aos convocados está Renato Pontes.

texto Paulo Vidal - http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=2f702f73f3a5b1556db10be2a0518fcf

Notícias Terras do Ave

Rio Ave perde fôlego em casa
O novo ano começou mal para o Rio Ave que sofreu a primeira derrota em casa na Liga de Honra de futebol frente ao Feirense por 1-0, na jornada 15 da Liga Vitalis. Com esta derrota a formação de verde e branca cedeu a liderança da tabela para o Trofense, que se isolou no primeiro lugar. O encontro foi marcado pela grave lesão do avançado Henrique, que foi sujeito a uma intervenção cirúrgica no domingo, no hospital poveiro e estará afastado dos relvados durante seis meses. No que toca ao jogo os vilacondenses apresentaram-se em campo com algumas alteraçöes no seu 11, por lesão do lateral direito Miguel Lopes e do médio Delson. Desta forma, Danielson foi para o lugar do primeiro e Milhazes subiu para o meio campo, entrando Fábio Faria para defesa esquerdo. A turma da Feira entrou melhor e foi a primeira a criar perigo, mas o Rio Ave reagiu e, aos 14 minutos, Milhazes rematou forte ao poste da baliza à guarda de Hélder Godinho. A turma adversária respondeu através de Jorge Leitäo, que atirou à barra da baliza vilacondense, com Mora batido (19). O jogo ganhou emoção com as duas equipas jogando à procura do golo. A segunda parte começou com equilíbrio, mas com a turma verde e branca mostrou-se mais ofensiva e a quase marcar, por Keita, após um cruzamento tenso da esquerda, que um defensor visitante cortou no último instante (52). Com a entrada de Chidi para o lugar de Fábio Faria, o Rio Ave tomou conta do jogo e atacou muito, mas não foi o suficiente. Aos 77 minutos, o recém entrado Henrique sofreu uma lesäo grave, num despique directo com Luciano. O Rio Ave manteve o seu ascendente territorial e técnico e foi, a equipa que esteve mais perto do golo. Após um contra-ataque e um mau alívio de Bruno Mendes, e já nos descontos (92), o Feirense obteve o 1-0 final, graças uma recarga certeira de Gaby.Jogo disputado no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde. Ao intervalo: 0-0 Marcadores: Gabi, 92 minutos. Rio Ave: Mora, Danielson, Gaspar (Ribeiro, 14), Bruno Mendes, Fábio Faria (Chidi, 67), Vítor Gomes, Niquinha, Milhazes, Evandro, Keita e Ronaldo (Henrique, 74). (Suplentes: César, Ribeiro, André Vilas Boas, Tiago Terroso, Alfredo, Chidi e Henrique). Feirense: H. Godinho, Hernâni, Jorge Silva, Luciano, Serginho, Márcio, Tales, Gabi, Tó Miguel (Hélder Castro, 83), Barge (André Soares, 81) e Jorge Lei (Suplentes: William, Bruno Sousa, Tiago, Hélder Castro, Mamadi, André Soares e Guima). Árbitro: Lucílio Batista (Setúbal). Acção disciplinar: cartão amarelo para Luciano (86). Assistência: cerca de 1.000 espectadores.

http://www.terrasdoave.pt/conteudo.php?lop=&op=&id=0141a8aedb1b53970fac7c81dac79fbe

Veteranos do Rio Ave em Bragança
A equipa de veteranos do Rio Ave venceu a formação do FC Mãe d’Água, Bragança, por 3 bolas a 2. A partida realizou-se no último sábado, num complexo desportivo local, a convite do clube de Trás-os-Montes. O jogo foi disputado em clima de confraternização já que o mote foi a Festa de Reis. Na primeira parte do encontro os vilacondenses dominaram o jogo e proporcionaram um bom espectáculo de bola. Depois do intervalo o jogo pautou-se pelo equilíbrio. Jogaram: João Nirolas, A. Ouvidor, Toni Russo, Jaime Naia, Ilídio, Rui Miguel, Hemógenes, Quim, Henrique Maia, Mesquita e V.Barbosa. Alinharam ainda: J.Vasco, F.Faria, S.Alves, Loureiro e António Barros.No final do encontro, ambas as equipas juntaram-se para comemorar o Dia de Reis.

http://www.terrasdoave.pt/conteudo.php?lop=&op=8f14e45fceea167a5a36dedd4bea2543&id=0e7c7d6c41c76b9ee6445ae01cc0181d

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Notícia O Jogo

Henrique foi operado e já recupera em casa
Depois de ter sofrido uma grave lesão durante o encontro com o Feirense, que resultou na fractura do perónio, rotura de ligamentos do pé e luxação do tornozelo esquerdos, Henrique, avançado do Rio Ave, foi anteontem operado no hospital da Póvoa de Varzim, e ontem regressou a casa. O atacante vai iniciar um longo período de inactividade, que, na melhor das hipóteses, durará cerca de seis meses. Para além da derrota caseira e a consequente perda da liderança da Liga Vitalis, os vila-condenses perderam, assim, um jogador para o resto da época.
Antes da lesão de Henrique, já o técnico João Eusébio havia sido obrigado a substituir Gaspar, que se queixou de dores no gémeo esquerdo. O central vai falhar o primeiro treino da semana e será reavaliado amanhã, mas tudo indica que possa estar à disposição do treinador para a deslocação a Gondomar na próxima semana.
Igualmente alvos de reavaliação durante a semana serão Paiva, Samson, Delson e Miguel Lopes, atletas que têm estado sob a vigilância do departamento médico do clube.

texto JOSÉ LOPES - http://www.ojogo.pt/23-321/artigo681006.asp

O dia em que o azar não veio só
Começou muito mal o ano do Rio Ave, que ontem, além de sofrer a primeira derrota caseira, perante o Feirense, perdeu dois jogadores por lesão, um deles, Henrique, para o resto da época. Estruturadas num sistema de três centrais, ambas as equipas iniciaram a tarde com remates ao ferro: primeiro Milhazes para o Rio Ave, e logo depois Jorge Leitão, numa jogada de contra-ataque, a principal arma dos azuis. Antes disto, já João Eusébio, aos 13 minutos, se vira obrigado a tirar Gaspar, com dores no gémeo esquerdo, naquele que foi o primeiro sinal de que o dia não seria de feição. Ribeiro ocupou-se, então, do flanco direito, de onde saiu Danielson para uma posição mais central da defesa. Mas era no lado oposto, com um Milhazes a todo o gás, que o Rio Ave procurava empurrar o Feirense para perto da sua área. Conseguiu-o no segundo tempo, altura em que chegou a criar situações de aflição junto da baliza de Hélder Godinho. Chidi e Henrique saíram do banco do Rio Ave à procura da estocada final mas eis que, três minutos depois de entrar, Henrique cai num corte de carrinho de Luciano e, perante o pânico de todos, mantém-se de perna esquerda levantada: fractura do perónio, do maléolo, rotura de ligamentos do pé e luxação do tornozelo. Operado no hospital da Póvoa de Varzim, terá um tempo de paragem nunca inferior a seis meses. João Eusébio lamentaria a agressividade do central durante o jogo e acusou-o de não "ligar" ao ocorrido. Luís Miguel defendeu-o, garantindo que Luciano até pediu para sair quando viu a gravidade da lesão. Com 10 jogadores, o Rio Ave ainda pagaria caro um mau alívio da defesa e viu Gabi, nos descontos, confirmar que um azar nunca chega só.
OS TÉCNICOS
"Temos de levantar a cabeça e sabemos do que somos capazes. Não tivemos a sorte do jogo"
João Eusébio, treinador do Rio Ave
"Ganhámos com uma pontinha de sorte mas também fizemos por isso. Tivemos humildade"
Luís Miguel , treinador do Feirense

texto HUGO M. MONTEIRO - http://www.ojogo.pt/23-320/artigo680858.asp

Notícia Rio Ave F.C.

Camadas Jovens: Resultados – 07.01.08
Da jornada competitiva do fim-de-semana destaque para a vitória da equipa de Infantis que continua a empreender um excelente campeonato, recuperando terreno em relação ao FC Porto que lidera com apenas 1 ponto de diferença sobre a formação vilacondense. Resultados da jornada: Rio Ave, 1 x Candal 1 (Nacional de Juniores, 9º lugar, 28 pontos), Rio Ave, 2 x Arcozelo, 1 (Juvenis 1ª Divisão, 5º lugar, 31 pontos), Rio Ave (desistência do adversário) (Juvenis 2ª Divisão, 7º lugar, 17 pontos), Rio Ave, 0 x Leixões, 0 (Iniciados 1ª Divisão, 4º lugar, 32 pontos), Hernâni Gonçalves, 5 x Rio Ave, 2 (Iniciados 2ª Divisão, 11º lugar, 11 pontos) e Rio Ave, 3 x Bougadense, 2 (Infantis 2ª Divisão, 2º lugar, 40 pontos).

Futebol: Rio Ave, 0 x Feirense, 1 – 06.01.08
A equipa do Rio Ave sofreu, este domingo, uma derrota inesperada na recepção ao Feirense, tendo em conta que a formação vilacondense dominou praticamente todo o encontro, sendo mais notória a sua superioridade perante o adversário durante a 2ª parte. A primeira metade do jogo revelou duas equipas equilibradas, proporcionando um bom espectáculo de futebol, com oportunidades de golo repartidas entre os dois adversários, sendo aceitável o empate ao intervalo. Regressadas do balneário, as equipas entraram em campo para a 2ª parte com ambições diferentes: o Rio Ave passou a dominar muito mais o encontro, enquanto o Feirense parecia apenas limitar-se a defender o resultado, demonstrando satisfação com o empate. Já na recta final do encontro, o jogador do Rio Ave Henrique sofreu uma lesão grave, numa altura em que as substituições vilacondenses estavam já esgotadas, ficando a equipa local reduzida a 10 unidades. Poucos minutos depois, surge o golo inesperado do Feirense que ditou o resultado final, injusto para o Rio Ave.

Futsal: Miramar, 0 x Rio Ave, 1 – 06.01.08
Apesar de se apresentar condicionada, devido ao castigo imposto a três jogadores habitualmente titulares do plantel, vendo-se obrigada a recorrer à convocatória de elementos da formação de Juniores, a equipa de futsal do Rio Ave venceu o Miramar por uma bola a zero, em jogo referente à 10ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão. Com este resultado, a formação orientada por Paulo Morim mantém o 5º lugar, agora com 19 pontos, embora seja possível antever que a classificação sofrerá alterações, dado que, devido ao mau tempo que tem afectado o País nos últimos dias, vários jogos foram adiados, tendo em conta o piso escorregadio dos pavilhões. Na próxima jornada, o Rio Ave desloca-se ao Boticas.

http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm

Notícia Record

Henrique já foi operado
VAI ESTAR PARADO OITO MESES
Henrique foi ontem submetido a uma intervenção cirúrgica no hospital da Póvoa de Varzim e já se encontra em casa a repousar. O avançado, que contraiu uma fractura exposta do perónio esquerdo ao maléolo, uma rotura de ligamentos e uma luxação na mesma perna, no jogo do passado domingo com o Feirense, tem agora pela frente um longo período de recuperação, estimado em oito meses.Um problema para João Eusébio, que vê assim reduzido o número de opções para o ataque vila-condense. A visita dos fogaceiros deixou ainda marcas em Gaspar. O central apresenta uma lesão nos gémeos da perna esquerda e vai ser sujeito a uma ecografia nos próximos dias. Paiva, Samson, Miguel Lopes e Delson continuam em tratamento.

texto LUÍS LEAL - http://www.record.pt/noticia.asp?id=770544&idCanal=21

Liderança isolada para Trofense
VITÓRIA CHEGOU DE GRANDE PENALIDADE
O Trofense aproveitou da melhor forma os deslizes dos principais adversários na luta pela subida à Liga Portuguesa para chegar à liderança isolada com três pontos de vantagem sobre o segundo classificado.A equipa de António Conceição, contudo, teve muitas dificuldades em bater o Portimonense por 1-0. O único golo da partida surgiu perto do final da partida, através de uma grande penalidade convertida por Pinheiro.
O Rio Ave, que dividia a liderança antes desta jornada, foi surpreendido (0-1) em casa pelo Feirense. Quando o nulo parecia permanecer até ao final da partida, a equipa de Santa Maria da Feira chegou ao golo no segundo minuto dos descontos...

http://www.record.pt/noticia.asp?id=770389&idCanal=21

Rio Ave-Feirense, 0-1: Um azar nunca vem só...
EUSÉBIO ACABA COM 10 APÓS COMEÇAR COM QUATRO CENTRAIS
O castigo à inoperância do Rio Ave foi amenizado pelos sucessivos azares nos 15’ finais. Disso não teve culpa o Feirense, aproveitando Gabi para marcar, de primeira, num mau alívio da defesa no período de descontos (5’) depois da lesão horrível de Henrique, 3 minutos após entrar em campo. João Eusébio esgotou as substituições com Henrique para abrir o flanco direito, mas gastou muito tempo a tirar a equipa do 3x4x3 cujo “chuveirinho” na área lançou perigo só pela confusão e não por um jogo fluído que antes do intervalo mereceu assobios das bancadas.A lesão de Henrique deixou o Rio Ave a jogar com 10, que ainda ofereceu um golo no final. Foi preciso trocar Gaspar por lesão, mas se Ribeiro foi para a sua posição de raiz já Danielson deixou a direita e ficou a central. Por fim, Fábio Faria saiu por Chidi e depois de começar com quatro centrais acabou com menos um em campo. Eusébio repetiu erros de “casting”, que, por ironia, foram penalizados da forma duplamente cruel como está descrito.O Feirense fez 3x5x2 e, apesar dos três centrais em sistema assumido há poucas semanas, esteve melhor em campo, adaptado ao figurino táctico. Jorge Leitão respondeu à barra (18’) ao remate de Milhazes ao poste (15’).

texto JOSÉ LUÍS PEREIRA - http://www.record.pt/noticia.asp?id=770413&idCanal=21

Notícia O Norte Desportivo

CRUELDADE DE GABY
O Rio Ave sofreu ontem a primeira derrota em casa na Liga de Honra, permitindo ao Trofense isolar-se no primeiro lugar, numa partida em que perdeu ainda o avançado Henrique, vítima de lesão grave.O Feirense foi o primeiro a criar perigo e a dispor de um canto, mas o Rio Ave reagiu e, aos 14 minutos, Milhazes rematou forte ao poste da baliza à guarda de Hélder Godinho. O Feirense respondeu por Jorge Leitão, que atirou à barra da baliza vilacondense.Apesar disso, a primeira parte terminou sem golos. A segunda começou também sob o signo do equilíbrio, mas o Rio Ave era mais ofensivo. Com a entrada de Chidi para o lugar de Fábio Faria, o Rio Ave tomou conta do jogo e atacou muito, mas mal. Aos 77 minutos, o recém entrado Henrique sofreu uma lesão grave, aparentemente uma fractura da perna esquerda, num despique com Luciano. Apesar disso, o Rio Ave manteve o seu ascendente e esteve mais perto do golo, mas já nos descontos, após um contra-ataque e um mau alívio de Bruno Mendes, o Feirense obteve o 1-0 final, graças a uma recarga certeira de Gaby.Rio AveMora; Danielson, Gaspar (Ribeiro, aos 14 minutos), Bruno Mendes e Fábio Faria (Chidi, 67); Vítor Gomes, Niquinha e Milhazes; Evandro, Keita e Ronaldo (Henrique, 74).FeirenseH. Godinho; Hernâni, Jorge Silva, Luciano e Serginho; Márcio, Tales e Gabi; Tó Miguel (Hélder Castro, 83), Barge (André Soares, 81) e Jorge Leitão.Árbitro: Lucílio Batista (Setúbal). Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde. Ao intervalo: 0-0 Marcador: Gabi (90+2). Cartão amarelo: Luciano (86).

http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=7f5e7850901d8e3a2452442501ae3e8d

TROFENSE CAMPEÃO DE INVERNO
O Trofense sagrou-se ontem campeão de Inverno, ao terminar isolado no primeiro lugar, após vencer o Portimonense e beneficiar da derrota caseira do Rio Ave com o Feirense, na 15.ª jornada, que «fechou» a primeira volta...

http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=be5c95b2bae82a3c5500ee6476b7ab5d

Notícia Futebolar

O Rio Ave sofreu hoje a primeira derrota em casa na Liga de Honra de futebol, com o Feirense (1-0), em jogo da 15ª jornada, e deixou o Trofense isolar-se no primeiro lugar, perdendo ainda o avançado Henrique, vítima de uma lesão grave.
Os vilacondenses apresentaram-se com algumas alterações na sua estrutura base, por lesão do lateral direito Miguel Lopes e do médio criativo Delson. Por isso, Danielson foi para o lugar do primeiro e Milhazes subiu para o meio campo, entrando Fábio Faria para defesa esquerdo.
O Feirense entrou melhor e foi a primeira a criar perigo e a dispor de um canto, mas o Rio Ave reagiu e, aos 14 minutos, Milhazes rematou forte ao poste da baliza à guarda de Hélder Godinho.
Em vez de se acobardar, o Feirense respondeu de igual modo através de Jorge Leitão, que atirou à barra da baliza vilacondense, com Mora batido (19). O jogo ganhou vivacidade, velocidade e até emoção, com as duas equipas jogando de peito aberto em busca do golo.
Apesar disso, a primeira parte terminou sem golos, resultado que ilustrava não só o equilíbrio verificado, mas também a inoperância atacante das duas equipas.
A segunda parte começou também sob o signo do equilíbrio, mas com o Rio Ave mais ofensivo e a quase marcar, por Keita, após um cruzamento tenso da esquerda, que um defensor visitante cortou no último instante (52).
Danielson, Milhazes e Niquinha procuraram dar o exemplo, empurrando a sua equipa para a frente, imprimindo velocidade ao jogo e pressionando, mas nem Ronaldo nem Keita corresponderam.
Com a entrada de Chidi para o lugar de Fábio Faria, o Rio Ave tomou conta do jogo e atacou muito, mas não bem.
Aos 77 minutos, o recém entrado Henrique sofreu uma lesão grave, aparentemente uma fractura da perna esquerda, num despique directo com Luciano. Mau grado ter passado a jogar em inferioridade numérica, o Rio Ave manteve o seu ascendente territorial e técnico e foi, claramente, a equipa que esteve mais perto do golo.
Após um contra-ataque e um mau alívio de Bruno Mendes, e já nos descontos (92), o Feirense obteve o 1-0 final, graças uma recarga certeira de Gaby. Feirense que, sem dúvida, teve a seu favor a chamada sorte do jogo, ao passo que o Rio Ave esteve mal na finalização.
Jogo disputado no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.
Rio Ave - Feirense, 0-1.
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: 0-1, Gabi, 92 minutos.
Equipas:
- Rio Ave: Mora, Danielson, Gaspar (Ribeiro, 14), Bruno Mendes, Fábio Faria (Chidi, 67), Vítor Gomes, Niquinha, Milhazes, Evandro, Keita e Ronaldo (Henrique, 74).
(Suplentes: César, Ribeiro, André Vilas Boas, Tiago Terroso, Alfredo, Chidi e Henrique).
- Feirense: H. Godinho, Hernâni, Jorge Silva, Luciano, Serginho, Márcio, Tales, Gabi, Tó Miguel (Hélder Castro, 83), Barge (André Soares, 81) e Jorge Leitão.
(Suplentes: William, Bruno Sousa, Tiago, Hélder Castro, Mamadi, André Soares e Guima).
Árbitro: Lucílio Batista (Setúbal).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Luciano (86).
Assistência: cerca de 1.000 espectadores.
AYM.
http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20080106/honra-rio-ave-feirense

Notícia Rádio Linear

Feirense impôs 2ª derrota consecutiva ao Rio Ave - 07-01-2008
O Rio Ave foi, ontem, derrotado pelo Feirense por 1-0, na última jornada da primeira volta da Liga de Honra.
O golo que motivou a segunda derrota consecutiva dos vila-condenses foi apontado por Gabi aos 92 minutos, numa altura em que o Rio Ave jogava com 10 unidades devido à grave lesão sofrida pelo brasileiro Henrique.
O treinador João Eusébio considera que o resultado foi condicionado pelas lesões que afectam a equipa.
Por parte do Feirense, Luís Miguel reconhece que a sua equipa foi feliz na conquista dos 3 pontos.
Após a terceira derrota da temporada, o Rio Ave permanece no 2º lugar da Liga de Honra agora com 3 pontos de atraso para o líder, Trofense.

Henrique operado com sucesso à fractura do perónio - 07-01-2008
O avançado brasileiro Henrique foi ontem operado, no hospital da Póvoa de Varzim pelo médico João Nunes, à fractura exposta do perónio esquerdo, ao maléolo, ligamentos e luxação da mesma perna.
A grave lesão do jogador do Rio Ave aconteceu após um lance dividido com o defesa central do Feirense, Luciano.
Henrique recordou à Rádio Linear o momento fatídico ocorrido aos 77 minutos de jogo.
Apesar de considerar que o seu adversário não teve a intenção de o magoar, Henrique considera que Luciano poderia ter evitado o corte de carrinho.
Henrique lesionou-se com gravidade no pé esquerdo e vai falhar o resto da temporada.
O atacante brasileiro do Rio Ave foi ontem operado no hospital da Póvoa de Varzim e deverá estar afastado da competição durante seis meses.

http://www.radiolinear.com/

Notícia JN

Choque frontal na curva do inferno - 7-1-2007

O Rio Ave fechou a primeira volta da Liga de Honra com uma derrota amarga, na recepção ao Feirense. Gabi, em tempo de compensações, assinou o golo que deu três pontos aos azuis. Um castigo pesado para os vila-condenses, que mantêm a vice-liderança da competição, mas viram o Trofense isolar-se no comando, isto numa tarde em que o azar lhes derrubou, com estrondo, a porta de entrada em 2008.A equipa de João Eusébio ofereceu 45 minutos de avanço ao adversário. Desenhado em 3x5x2, o Rio Ave não aproveitou os flancos, ao contrário do Feirense, que, com recurso a estratégia idêntica, conseguiu ser bem mais objectivo. O melhor que os anfitriões conseguiram foi acertar no poste, num tiraço de Milhazes, com resposta quase imediata de Jorge Leitão, que alvejou a barra da baliza de Mora.A segunda parte teve como grande novidade a postura empreendedora do Rio Ave. Solto, a aproveitar o rectângulo todo e a funcionar como o bloco, o vice-líder da Liga de Honra sufocou o Feirense, que apenas se libertou depois de os vila-condenses ficarem reduzidos a dez elementos, no último quarto de hora do encontro.Vale a pena, então, perceber os acasos que transformaram a viragem da competição numa curva infernal para o Rio Ave, mesmo tendo presente que o Feirense acreditou sempre e entrou em Vila do Conde com um plano de jogo claramente virado para a conquista dos pontos.Henrique operadoO primeiro contratempo surgiu aos 14 minutos, quando João Eusébio teve de substituir Gaspar, por lesão. Bem mais grave, aos 77, três minutos depois de entrar em campo, Henrique lesionou-se na sequência de um lance com Luciano. O brasileiro sofreu dupla fractura na perna esquerda (tíbia e malelo), foi, ontem, operado, na Póvoa de Varzim, e só regressa à competição na próxima época.Com as substituições esgotadas, o Rio Ave desmultiplicou-se em alma e até parecia jogar com 11. Esticou-se, iludiu-se e levou com o derradeiro choque - o golo -, na ponta final da partida.

texto Vítor Santos - http://jn.sapo.pt/2008/01/07/desporto/choque_frontal_curva_inferno.html

Líder Trofense distancia-se dos candidatos Rio Ave e Vizela – 7-1-2008
Sorrisos na Trofa. A equipa de António Conceição é, indiscutivelmente, a grande vencedora no fecho da primeira volta da Liga de Honra. Somou os três pontos, diante do "lanterna" Portimonense, e beneficiou dos tropeções de Rio Ave e Vizela para reforçar o primeiro lugar na prova... Uma das grandes surpresas da jornada aconteceu em Vila do Conde, num jogo de má memória para a equipa vila-condense. Para além da lesão grave de Henrique, que tinha entrado três minutos antes para ajudar os companheiros a encontrar o caminho do golo, a formação orientada por João Eusébio perdeu com o Feirense. O Rio Ave acabou por averbar a primeira derrota caseira da época, esbanjando uma oportunidade de se distanciar do Vizela, que tinha perdido, pela manhã, em Olhão...

http://jn.sapo.pt/2008/01/07/desporto/lider_trofense_distanciase_candidato.html

João Eusébio chama todos os disponíveis 6-1-2008
Entrar no novo ano a vencer e consolidar o lugar no comboio dos duros, rumo à Liga, é o objectivo do Rio Ave para a recepção ao Feirense, hoje, pelas 15.30 horas. Para o encontro, o treinador João Eusébio chamou todos os elementos disponíveis, num total de 20 atletas. De fora, ficaram o guardião Paiva, o defesa Miguel Lopes, o médio Delson e o atacante Samson, por continuarem a recuperar de lesão. O Rio Ave terminou o último ano a perder (1-0) na deslocação aos Açores, passando a partilhar a liderança da prova com o Trofense. No reencontro com a sua massa associativa, só a vitória interessa para elevar novamente os indíces de confiança da equipa vila-condense. "Se jogarmos dentro do nosso nível habitual, os três pontos estão claramente ao nosso alcance. Respeitamos o Feirense, estamos conscientes das dificuldades, mas sabemos que temos potencial para vencer a partida", diz o treinador João Eusébio, na abordagem ao encontro com a formação de Santa Maria da Feira. "Temos uma dinâmica de vitória e queremos continuar nos primeiros lugares. A equipa está preparada para as responsabilidades", acrescenta o treinador. O Feirense, que venceu de forma expressiva (3-0) o Varzim na última ronda, apresenta-se em Vila do Conde com o intuito de lutar pela conquista de pontos. Na convocatória do treinador Luís Miguel, destaca-se o regresso do central Mamadi, após a conclusão do processo disciplinar com que foi punido, em virtude de ter viajado para a Guiné sem a aprovação da Direcção liderada por Rodrigo Nunes. O experiente avançado Gaúcho e o médio Carlos André chegaram a acordo para a rescisão de contrato e são menos duas opções no plantel fogaceiro. Jorge Leitão, autor do "hat-trick" que derrubou o Varzim na última ronda, será uma das setas apontadas à baliza vila--condense. "Não me importava de repetir a proeza", confessa o possante avançado.

texto Arnaldo Martins - http://jn.sapo.pt/2008/01/06/desporto/joao_eusebio_chama_todos_disponiveis.html