segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Notícia Futebolar

O Rio Ave qualificou-se hoje para os oitavos-de-final da Taça de Portugal em futebol ao bater o Olhanense por 5-4, no desempate por grandes penalidades, após o 3-3 no final do prolongamento.
Num encontro entre duas equipas da Liga de Honra, o Rio Ave impôs-se no "sprint" final. Tudo ficou resolvido na lotaria dos penáltis, depois de um longa maratona de quase 130 minutos (incluindo descontos) de futebol pobre, apesar dos seis golos marcados, quatro no tempo regulamentar e dois no prolongamento.
As primeiras grandes penalidades foram desperdiçadas, até que Djalmir e Evandro marcaram. Seguiram-se mais dois penaltis falhados, até que, por fim, Vítor Gomes decidiu a eliminatória a favor do Rio Ave.
A primeira parte deste jogo deixou poucas saudades, apesar dos dois golos marcados, um para cada equipa, todos obtidos de livre. O primeiro foi para o Rio Ave e o seu autor foi Milhazes, que surpreendeu a equipa visitante com um cruzamento (ou um remate?) que fez a bola seguir directamente para o fundo da baliza de Bruno Veríssimo (17).
O Olhanense igualou quatro minutos depois, também após um livre. Rui Duarte cobrou a falta e o central Sandro, sem oposição, cabeceou sem hipótese para Mora, fazendo o 1-1 e pondo mais uma vez em evidência as notórias debilidades vilacondenses nas bolas paradas e no jogo aéreo.
De resto, os primeiros 45 minutos foram de um modo geral mal jogados pelas duas equipas. O Rio Ave atacou mais, mas quase sempre mal, sem velocidade e imaginação e de um modo muito previsível, facilitando muito a vida ao conjunto treinado por Diamantino Miranda.
Nas duas três vezes em que o Rio Ave acelerou um pouco mais, sobretudo graças a Milhazes, o Olhanense tremeu. Num desses raros lances, aliás, o mais vistoso do primeiro tempo, Keita chegou mesmo a introduzir a bola na baliza de Bruno Veríssimo, mas a jogada foi anulada por alegado fora de jogo.
A segunda parte não trouxe grandes melhoras e as duas equipa continuaram a destacar-se pela mediocridade do futebol praticado. No Rio Ave, as ausências dos médios Delson e Niquinha deixaram a equipa muito fragilizada e sem ideias.
Ainda assim, o Rio Ave conseguiu fazer o 2-1, num lance bem gizado por Evandro e melhor finalizado por Chidi, com um remate forte e rasteiro.
Diamantino Miranda, entretanto, operou duas substituições e o certo é que voltou a empatar e a demonstrar que a defesa do conjunto de Vila do Conde é muito permeável nas bolas aéreas. O golo surgiu de um cruzamento Bruno Mestre, a que Toy, sem oposição, correspondeu com uma cabeçada indefensável (80).
O Olhanense ainda teve mais dois lances perigosos, um deles mesmo sobre a hora, quando Toy, isolado, rematou à figura de Mora, mas a igualdade subsistiu e o jogo foi para prolongamento.
Depois de ter sofrido um golo de bola parada, o Rio Ave "vingou-se" marcando o seu terceiro golo na sequência de um canto, com Evandro a impor-se nas alturas aos centrais adversários e Keita, de cabeça, a empurrar para a baliza e a dar nova vantagem à sua equipa.
Quem pensou que o jogo estava sentenciado enganou-se. Com 109 minutos jogados, os visitantes ainda tiverem força para reagir e empatar pela terceira vez, agora por Fumo, que aproveitou uma bola perdida para fazer o 3-3.
Nos penáltis, o Olhanense teve apenas um remate certeiro e o Rio Ave dois, o que lhe valeu o apuramento para fase seguinte da prova, entre sete penaltis desperdiçados por ambas.
Jogo disputado no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.
Ao intervalo: 1-1.
Após 90 minutos: 2-2.
Marcadores:
1-0, Milhazes, 17 minutos. 1-1, Sandro, 22. 2-1, Chidi, 69. 2-2, Toy, 80. 3-2, Keita, 99. 3-3, Fumo, 109.
Desempate por grandes penalidades:
0-0, Toy falhou. 0-0, Milhazes falhou. 0-0, Fumo falhou. 0-0, Ronaldo falhou. 0-1, Djalmir. 1-1, Evandro. 1-1, Rui Duarte falhou. 1-1, André Vilas Boas falhou. 1-1, Ricardo Silva falhou. 2-1, Vítor Gomes.
Equipas:
- Rio Ave: Mora, Vítor Gomes, Danielson, Bruno Mendes, Fábio Faria (Ribeiro, 84), Milhazes, André Vilas Boas, Tiago Terroso (André Serrão, 56), Evandro, Chidi (Ronaldo, 81) e Keita.
(Suplentes: César, Ribeiro, Gaspar, André Serrão, Ricardo Martins e Ronaldo).
- Olhanense: Bruno Veríssimo, Pedro Correia (Ricardo Silva, 73), Sandro, Javier, Steven Vitória (Fumo, 73), Hugo Luz, Marco Couto, Guga (Djalmir, 106), Rui Duarte, Toy e Bruno Mestre.
(Suplentes: Walter, Loukima, Messi, Fumo, Djalmir, João Martins e Ricardo Silva).
Árbitro: João Capela (Lisboa).
Acção disciplinar: cartões amarelos para Sandro (36), Danielson (44), Pedro Correia (51), Bruno Mendes (61) e Javier (71).
Assistência: cerca de 250 espectadores.

texto AYM. - http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20080120/taca-rio-ave-olhanense

Notícia Record

Rio Ave-Olhanense, 3-3 (2-1 gp): Emoção durou até ao final - 21-1-2008
ONDA DE LESÕES COMPLICOU A VIDA DOS VILACONDENSES
O Rio Ave continua na Taça de Portugal, tendo vencido o Olhanense nas grandes penalidades. Foi, pois, uma vitória suada e na qual os locais quase pagavam a factura da onda de lesões que os tem apoquentado: estavam impedidos de fazer alinhar meia dúzia de jogadores base, o que obrigou à chamada de um júnior que actuara no sábado, num banco que, ainda assim, só teve seis jogadores.Mas o Rio Ave foi a equipa que entrou melhor no jogo, adiantando-se no marcador à passagem do primeiro quarto de hora. O Olhanense reagiu, empatando após um livre em que Sandro aproveitou a deficiente marcação de adversários para cabecear com êxito. E foi no "marco-eu-marcas-tu" que o jogo ganhou emoção, já que tecnicamente esteve pouco famoso. Os locais estiveram à frente do marcador por três vezes e em outras tantas os algarvios chegaram à igualdade.Foi notória a dificuldade do Rio Ave para encobrir tantas ausências, o que nem sempre foi bem aproveitado pelo Olhanense, que também evidenciou carências técnicas. A incerteza no resultado arrastou-se até final do jogo e ainda para lá do período de prolongamento.Na marcação das penalidades, apenas os vila-condenses Evandro e Vítor Gomes e o algarvio Djalmir conseguiram transformar os remates em golo, mas muito por mérito dos dois guardiões, que defenderam dois cada um.

texto L.L. - http://www.record.pt/noticia.asp?id=772217&idCanal=5

Arcos do Inferno – 19-1-2008
ÚNICA EQUIPA COM MAIS PONTOS FORA DO QUE EM CASA
Trata-se de um caso sem paralelo nos campeonatos profissionais. O Rio Ave é o único clube que soma mais pontos fora (14) do que em casa (13), superando dois emblemas que repartem o pecúlio com perfeito equilíbrio (Benfica com 15+15 e Olhanense com 12+12).
Os algarvios visitam amanhã o Estádios dos Arcos, para a Taça de Portugal, com Diamantino Miranda ao leme, o treinador que sofreu na carne o último triunfo dos homens de João Eusébio no dérbi realizado na Póvoa a 16 de Dezembro. A partir daí, em mais de um mês, o Rio Ave somou apenas 1 ponto em 9 possíveis, desperdiçando a liderança e derrapando para uma tendência perigosa.
Intrigante e a justificar terapia de grupo pelo seu vector psicológico, é a continuação da incapacidade de capitalizar os jogos em casa, em contraste com o rendimento destacado em viagem (o melhor da Honra com o Olhanense logo a seguir...). A subida de divisão, na época passada, foi comprometida intramuros contra Portimonense e Gondomar, e o antídoto táctico de João Eusébio, recorrendo aos 3 defesas, foi esvaziado pela onda de lesões.Resta a consolação de o triunfo na última ronda da Taça contra o Rebordosa ter sido obtido em casa com Keita em grande. A prova dos nove está marcada para amanhã.

texto VÍTOR PINTO E LUÍS LEAL - http://www.record.pt/noticia.asp?id=771969&idCanal=21

Notícia O Norte Desportivo

LESÕES LIMITAM OPÇÕES DE JOÃO EUSÉBIO – 19-1-2008

Paiva, Samson, Délson, Henrique, Niquinha e Alfredo Quaresma vão falhar a recepção do Rio Ave ao Olhanense, em jogo a contar para a V eliminatória da Taça de Portugal. Os seis jogadores, que se encontram a recuperar de problemas físicos, não vão poder entrar nas contas do técnico João Eusébio para o duelo entre duas equipas que competem no mesmo escalão. Noutro sentido, os bilhetes para o jogo já estão disponíveis para o público, podendo ser adquiridos na secretária do Rio Ave. Os preços variam entre os 5 e 10 euros, para os sócios de ambos os clubes e para o público em geral, respectivamente.

http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=eeabb27857dabba2b4d8078c05ec31db

Notícia Rádio Linear

Rio Ave quer chegar longe na taça - 18-01-2008

Apesar da crise de resultados no campeonato e das limitações do plantel, o Rio Ave não vai abdicar da taça de Portugal.
A formação vila-condense, que já esteve por uma vez na final do Jamor, pretende chegar o mais longe possível na competição.
Francisco Costa sublinha que o Rio Ave vai aproveitar o jogo da 5ª eliminatória da taça de Portugal para dar um pontapé na crise de resultados.
Para a recepção ao Olhanense, equipa da Liga de Honra, o treinador João Eusébio já poderá contar com o contributo de Gaspar, Miguel Lopes e Milhazes.
Indisponíveis estão Niquinha, Paiva, Delson, Sansom e Henrique que não joga mais esta temporada.
O treinador-adjunto do Rio Ave adianta que está à espera de um adversário motivado, mas adverte que o plantel vila-condense está a recuperar no aspecto psicológico e também ao nível das lesões.
Depois de ter eliminado o Odivelas e o Rebordosa, o Rio Ave mede agora forças com o Olhanense, na 5ª eliminatória da taça de Portugal.
O jogo realiza-se no próximo domingo às 3 horas da tarde.

http://www.radiolinear.com/

Notícia Rio Ave F.C.

Taça: Rio Ave apurado para 8ºs de final – 20.01.08
O Rio Ave apurou-se, esta tarde, para os oitavos de final da Taça de Portugal, após vencer o Olhanense por 5 x 4 (resultado final após marcação de grandes penalidades). Uma vitória importante, não só para o percurso que a equipa tem vindo a fazer na prova, mas também como sinal de viragem numa fase menos positiva que a formação local tem atravessado no campeonato. Num jogo em que o Rio Ave dominou, colocando-se sempre em vantagem, o Olhanense correu atrás do prejuízo e conseguiu igualar os dois golos marcados pelo Rio Ave durante o tempo regulamentar, obrigando à realização de prolongamento. Aqui, os golos voltaram a surgir, contribuindo para um espectáculo de futebol emocionante, com ambas as equipas a marcar. O jogo haveria de ser decidido através da marcação de grandes penalidades, cabendo a Vítor Gomes o golo decisivo e que assegurou a vitória do Rio Ave, garantindo a passagem à fase seguinte. O sorteio dos oitavos de final está marcado para a próxima 3ª feira.

Futsal: Rio Ave aproxima-se do topo – 20.01.08
A equipa de futsal do Rio Ave está cada vez mais próxima dos lugares cimeiros da tabela classificativa do Campeonato Nacional da II Divisão, sendo que apenas três pontos a separam dos lugares que garantem a subida de divisão. Após vencer o Piratas de Creixomil, ontem ao final da tarde, por quatro bolas a uma, a formação orientada por Paulo Morim mantém-se no 4º lugar da tabela, mas agora com 25 pontos. Na próxima jornada, os vilacondenses terão, de resto, uma excelente oportunidade para se aproximarem ainda mais das formações que lideram, tendo em conta que irão disputar o Mogadouro, equipa que actualmente ocupa o 2º lugar, em igualdade pontual (28 pontos) com o líder Modicus.

Convocatórias para as Selecções – 18.01.08
Fábio Faria e Ricardo Martins integram as convocatórias para os próximos compromissos das Selecções Nacionais de Sub-19 e Sub-18, respectivamente. No quadro da preparação para a Ronda de Elite, Agostinho Oliveira, responsável pela Selecção Nacional Sub-19, divulgou os convocados para os dois jogos particulares frente à sua congénere euro-asiática. Para este duplo compromisso, o Seleccionador Nacional de Juniores vai contar com 22 jogadores, entre eles Fábio Faria. Já Ricardo Martins integra a escolha de Ilídio Vale, responsável pela Selecção Nacional Sub-18, para os jogos a realizar frente à Dinamarca. Os primeiros desafios de ambas as Selecções estão marcados para o próximo dia 22.

Camadas Jovens: Próximos jogos – 18.01.08
A competição das equipas de formação do Rio Ave prossegue, este fim-de-semana, com a realização de vários jogos em Vila do Conde, o que permite uma maior e sempre desejável afluência de adeptos ao estádio para apoiar as formações jovens. Do mapa de desafios da jornada, destaca-se a recepção ao Vizela por parte da equipa de juniores. Os jogos do fim-de-semana são os seguintes: Rio Ave x Vizela (Nacional de Juniores, sábado, 15 horas), Rio Ave x Coimbrões (Juvenis 1ª Divisão, sábado, 13 horas), Rio Ave x Leça (Juvenis 2ª Divisão, domingo, 9 horas), Rio Ave x Coimbrões (Iniciados 1ª Divisão, domingo, 11 horas), Progresso x Rio Ave (Iniciados 2ª Divisão, domingo, 11 horas) e Águas Santas x Rio Ave (Infantis 2ª Divisão, sábado, 13.15 horas).

http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Notícia Rio Ave F.C.

Taça: Preço dos ingressos – 17.01.08

Agendado para o próximo domingo, a partir das 15 horas, o jogo Rio Ave x Olhanense integra a lista de desafios referentes à 5ª Eliminatória da Taça de Portugal. Apesar de todas as contrariedades que têm afectado a equipa vilacondense, nomeadamente ao nível das lesões, o jogo está a ser preparado com tranquilidade e muito optimismo, já que o Rio Ave tem feito um bom percurso na prova esta temporada, mantendo o objectivo de passar à fase seguinte da Taça. Os bilhetes para aceder ao Estádio podem ser adquiridos na Secretaria do Rio Ave pelos seguintes valores: Sócios de ambos os clubes – 5 euros; Público em Geral – 10 euros.

http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm

Notícia O Norte Desportivo

SETE JOGADORES INDISPONÍVEIS

O Rio Ave não parece ter a vida facilitada para o jogo de domingo com o Olhanense. O técnico dos vila-condenses, João Eusébio, tem neste momento sete jogadores indisponíveis. Além do guarda-redes Paiva, que já está parado há algumas semanas, e de Henrique, que não volta a jogar esta época, Miguel Lopes recupera de um traumatismo na perna esquerda e o médio brasileiro Delson de um estiramento no ligamento lateral direito. Gaspar, com uma mialgia de esforço no gémeo esquerdo, faz treino condicionado. Quanto a Niquinha, o médio sofreu uma lesão muscular no adutor direito e faz tratamento. Milhazes não tem qualquer problema físico, no entanto encontra-se em casa com gripe.

http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=237f69f1ed9dd3ff02e70c8bc6dac281

Notícia O Primeiro de Janeiro

Rio Ave cedeu empate ao Gondomar e adiou regresso às vitórias
Candidato marca passo
No próximo domingo, o Rio Ave recebe o Olhanense na 5.ª eliminatória da Taça de Portugal. Depois de ter eliminado o Odivelas e o Rebordosa, os vila-condenses medem agora forças com uma equipa da Liga de Honra. O Rio Ave continua em crise de resultados. Depois das duas derrotas consecutivas diante do Santa Clara e Feirense, a formação «verde-branca» não foi além de uma igualdade (2-2) na recepção ao Gondomar.
Com apenas um ponto somado nas últimas três jornadas o Rio Ave marca passo na luta pela subida à primeira Liga.Fortemente condicionada pelas lesões (8!) que afectam o plantel, a equipa vila-condense tem demonstrado grande dificuldade em apresentar o futebol exibido na primeira metade da Liga de Honra. Na recepção ao Gondomar, o treinador João Eusébio viu-se «obrigado» a regressar ao 4-4-2, mas a falta de sorte voltou a perseguir a equipa.
No encontro da 16ª jornada, Milhazes e André Serrão foram substituídos por lesão enquanto Niquinha aguentou os 90 minutos diminuído fisicamente (lesão muscular no adutor direito).Apesar de tudo o Rio Ave foi quem chegou primeiro à vantagem com um golo de Milhazes, apontado de grande penalidade aos 45 minutos.
Na segunda parte as substituições efectuadas, ao intervalo, pelo treinador do Gondomar acabaram por surtir efeito. Bruno Severino apontou dois golos (53 e 62 minutos) que permitiram à equipa visitante dar a volta ao resultado.
O Rio Ave conseguiu evitar a derrota, novamente de grande penalidade, através do brasileiro Ronaldo.João Eusébio referiu no final do encontro que “cheguei ao balneário e dei os parabéns aos meus jogadores pela atitude deles, notou-se nitidamente que quiseram. Também lhes disse a eles que esta fase menos boa ou a corrente negativa que se instalou aqui vai passar”.
O treinador da formação «verde-branca» lamentou ainda que “tivemos seis jogadores que não puderam dar a sua prestação no jogo, o Niquinha devia ter ficado no balneário ao intervalo e jogou toda a segunda parte nitidamente condicionado. O Milhazes e o André Serrão passaram a noite com febre. Só tínhamos 17 jogadores disponíveis. Instalou-se aqui no Rio Ave um sentimento negativo, depois destas condicionantes todas o que é que nós podemos fazer”.
Por parte do Gondomar, Nicolau Vaqueiro sublinhou que “penso que foram dois pontos perdidos essencialmente pela ingenuidade que nós em determinados lances apresentamos, nomeadamente nos lances das grandes penalidades”.
Com este empate, o Rio Ave desceu ao 3.º lugar, tendo sido ultrapassado pelo Vizela. O líder Trofense tem agora cinco pontos de vantagem sobre a formação vila-condense.
FICHA
Jogo realizado no Estádio do Rio Ave. Árbitro: Rui Costa (AF Porto).
Rio Ave: Mora, Evandro, Niquinha (cap.), André Serrão, Vítor Gomes, André Vilas Boas, Bruno Mendes, Milhazes, Danielson, Keita e Ronaldo. Treinador: João Eusébio.
Gondomar: António Filipe, Hugo Soares, Feliciano, Fabeta, Zé Alberto, José Pedro, Vítor Fróis, Tinho, Ramon, Fernando Aguiar (cap.), João Fernandes. Treinador: Nicolau Vaqueiro.
Substituições: A. Serrão por Chidi (60´), Milhazes por T.Terroso (66´); José Pedro por Luciano (interv.), Tinho por Bruno Severino (interv.), Ramon por Vargas (77´).
Marcadores: 1-0, Milhazes (45´g.p.); 1-1, B. Severino (53´); 1-2, B. Severino (62´); 2-2, Ronaldo (68´g.p.).
Disciplina: amarelo a A.Vilas Boas, Milhazes, Ronaldo; Fabeta, Zé Alberto, José Pedro, Tinho, Vargas, Luciano.

texto Paulo Vidal - http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=e97c559b5433c3b6aeb609354cef017d

Rio Ave recupera posições na 2ª divisão de futsal
Seis vitórias consecutivas
Hugo «Bacalhau» e Mário Costa regressam ao lote de convocados para o jogo de amanhã com os Piratas Creixomil, após terem cumprido duas partidas de castigo por expulsão no encontro da Taça de Portugal diante do Merelinense. Continua imparável a recuperação do Rio Ave no Campeonato Nacional da 2.ª divisão de futsal. Após a interrupção para a realização do Campeonato da Europa da modalidade, o conjunto vila-condense averbou seis vitórias em outros tantos jogos disputados.
A última conquista foi obtida, no passado sábado, na difícil deslocação ao terreno do Boticas por 7-3. Os golos do Rio Ave foram apontados por Hugo «Maria», Jaime Moreira (2), Renato Pontes (2), Bruno «Faneca» e Paulinho.Paulo Morim sublinha que “nós fomos jogar contra uma grande equipa deste campeonato, uma equipa que tem 80% dos jogadores profissionais. Encaramos este jogo com muita seriedade. O resultado de 7-3 é uma vitória justa, mas acho que os números poderiam ter sido mais equilibrados porque o Boticas é uma grande equipa e na 2ª parte teve várias oportunidades de golo”.Após a vitória em Boticas, o Rio Ave ultrapassou a equipa transmontana na classificação ocupando agora o 4º lugar com 22 pontos.A formação «verde-branca» está agora a 3 pontos dos lugares de subida, mas existem ainda alguns jogos em atraso da 10ª jornada que foram adiados devido às más condições do piso dos pavilhões. Relativamente à recuperação na tabela classificativa, Paulo Morim adianta que “tem sido uma recuperação fantástica, são seis vitórias consecutivas e a equipa está no sítio onde devia estar, perto dos grandes candidatos a subir de divisão”.Amanhã, às 18.30 horas, o Rio Ave recebe a formação Piratas Creixomil.

texto Paulo Vidal - http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=0c943c2aee6fa4fbba787697314cd23e

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Notícia Rio Ave F.C.

Taça: Sorteio marcado para dia 22 – 17.01.08
O sorteio relativo à VI eliminatória da Taça de Portugal está marcado para a próxima terça-feira (22 de Janeiro), pelas 12.30 horas, no Auditório “Manuel Quaresma” da Sede da Federação Portuguesa de Futebol. A sexta ronda da prova rainha do calendário nacional contará com a transmissão televisiva de dois jogos, na SIC. O primeiro está marcado para o dia 9 de Fevereiro (sábado), às 20.45 horas. O segundo decorrerá no dia seguinte (10 de Fevereiro, domingo), a partir das 19.15 horas. Recorde-se que a quinta eliminatória da Taça vai disputar-se este fim-de-semana, com o Rio Ave a receber o Olhanense e, em caso de vitória, garante o apuramento para a fase seguinte da prova.

Futsal: Recepção ao Piratas Creixomil – 17.01.08
A equipa de futsal do Rio Ave pode no próximo sábado consolidar a tendência ascendente na tabela classificativa do Nacional da II Divisão, apresentando-se como equipa favorita para a recepção ao Piratas de Creixomil, formação que ocupa o 8º lugar, com 14 pontos. Depois da deslocação ao Boticas, onde venceu por um resultado expressivo de 3 x 7, confirmando o seu potencial, a equipa do Rio Ave ascendeu ao 4º lugar da tabela classificativa, somando agora 22 pontos e começando a aproximar-se das formações que lideram o Campeonato. O jogo está marcado para as 18.30 horas, no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde.

Juniores: Recepção ao Vizela – 16.01.08
A equipa de Juniores do Rio Ave regressa este fim-de-semana aos jogos em casa, recebendo o Vizela, actual 12º classificado no Campeonato Nacional da categoria. O desafio está marcado para as 15 horas do próximo sábado, sendo uma excelente oportunidade para a formação liderada por Pedro Cunha regressar também às vitórias, após dois jogos consecutivos em que apenas conseguiu somar um ponto, fruto do empate registado diante do Candal. Na jornada anterior, a equipa vilacondense deslocou-se ao difícil terreno da Académica de Coimbra onde acabou por ser derrotada por duas bolas a zero. Apesar deste resultado, a formação local mantém o 9º lugar da tabela classificativa, com 28 pontos.

Futsal: Juniores vão ao Miramar – 16.01.08
Depois da bem sucedida recepção ao Baguim do Monte, na jornada anterior, na qual a equipa de juniores de futsal do Rio Ave conseguiu uma dilatada vitória por sete bolas a duas, a formação verde-branca desloca-se no próximo fim-de-semana ao complicado terreno do Miramar. Para este jogo, a equipa local tem vindo a trabalhar com determinação ao longo da semana, sendo determinante nesta fase do campeonato conseguiu reunir o maior número de pontos possível. A temporada tem vindo a revelar-se bastante equilibrada para a quase totalidade das equipas, o que facilmente se comprova pelas oscilações da classificação: apesar da vitória, o Rio Ave mantém-se no 5º lugar da tabela, mas agora com 31 pontos somados. O jogo com o Miramar realiza-se no domingo, dia 20, pelas 11.15 horas.

http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm

Notícia O Jogo

Niquinha sofreu lesão muscular

O Rio Ave não parece ter a vida facilitada para o jogo de domingo com o Olhanense. O técnico dos vila-condenses, João Eusébio, tem neste momento sete jogadores indisponíveis. Além do guarda-redes Paiva, que já está parado há algumas semanas, e de Henrique, que não volta a jogar esta época, Miguel Lopes recupera de um traumatismo na perna esquerda e o médio brasileiro Delson de um estiramento no ligamento lateral direito. Gaspar, com uma mialgia de esforço no gémeo esquerdo, faz treino condicionado. Quanto a Niquinha, o médio sofreu uma lesão muscular no adutor direito e faz tratamento. Milhazes não tem qualquer problema físico, no entanto encontra-se em casa com gripe.

texto PP - http://www.ojogo.pt/23-330/artigo683138.asp

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Notícia Rio Ave F.C.

Taça: Recepção ao Olhanense – 15.01.08

O plantel do Rio Ave regressou esta terça-feira ao trabalho, iniciando a semana de preparação para o jogo da Taça de Portugal, referente à 5ª Eliminatória. O desafio implica a recepção ao Olhanense, em jogo marcado para o próximo domingo, a partir das 15 horas. No regresso ao trabalho, o treinador João Eusébio não pode ainda contar com vários jogadores que se encontram lesionados. À lista já anteriormente conhecida e que condicionou a equipa, por exemplo, no jogo com o Gondomar, juntam-se agora Niquinha e Milhazes, sendo que este último está já excluído do próximo jogo do Campeonato por ter visto o 5º cartão amarelo.

http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm

Notícia Record - Entrevista João Eusébio

João Eusébio: «A crise vai passar» - 16-1-2008
TÉCNICO CONFIANTE NA RECUPERAÇÃO

Quatro jogos sem vencer em casa e fora dos lugares de subida, João Eusébio não deixa de esconder algum abatimento por os resultados não corresponderem ao que diz ser “a boa produção de jogo da equipa”. Ainda assim, o técnico confia no futuro. “Tivemos muitos condicionalismos por lesões em jogadores importantes. O grupo merece mais do que tem obtido, ainda que a ansiedade traia os atletas neste momento menos bom. Mas vamos virar isto, a crise vai passar”, assegurou, recordando que na recepção ao Gondomar teve apenas 17 elementos disponíveis e alguns limitados: “O Milhazes e o André Serrão passaram a noite com febre e o Niquinha esteve condicionado. Mas todos deram o máximo e nada tenho a apontar-lhes.” Sobre o porquê da aposta nos jogadores, conhecendo a sua condição física, o treinador foi taxativo: “Optei assim e não tenho que dar justificação.
Quanto aos anunciados salários em atraso em Vila do Conde, João Eusébio limitou-se a argumentar: “Sou treinador e não dirigente.

texto JOSÉ LUÍS PEREIRA - http://www.record.pt/noticia.asp?id=771538&idCanal=21

Notícia O Jogo

Regressos para o Olhanense - 15-1-2008

O planel do Rio Ave começa hoje a preparar a recepção ao Olhanense, jogo a contar para a Taça de Portugal. A sessão servirá, igualmente, para avaliar a condição física de Miguel Lopes, Delson e Gaspar, um trio de lesionados que esteve ausente do jogo com o Gondomar, mas que, de acordo com o departamento médico do clube, deverá recuperar para domingo.

texto JL - http://www.ojogo.pt/23-328/artigo682812.asp

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Notícia Futebolar

O Rio Ave empatou hoje, em casa, com o Gondomar a dois golos, em jogo da 16ª jornada, caindo assim para o terceiro lugar da classificação da Liga de honra de futebol.
Valeram ao Rio Ave duas grandes penalidades, uma em cada metade do jogo, para evitar danos maiores frente a um opositor que reagiu muito bem à desvantagem com que saiu para o intervalo, obtendo dois golos nos primeiro quarto de hora da segunda parte.
Após 20 minutos iniciais pouco interessantes, o Rio Ave ganhou vários cantos, criou perigo junto à baliza visitante e deu algum trabalho a António Filipe, sugerindo que podia marcar a qualquer momento.
O Gondomar fechou-se no seu meio-campo e só a espaços atacou, quase sempre pelo flanco direito, procurando explorar a velocidade de Feliciano.
Num lance inofensivo dentro da área gondomarense, Ronaldo travou um duelo com Zé Pedro e este acabou por o derrubar, provocando penálti. Milhazes cobrou a falta e fez o 1-0 para o Rio Ave, que, apesar de exibição sofrível, foi claramente a equipa que mais fez para chegar ao golo.
O treinador do Gondomar, Nicolau Vaqueiro, aproveitou o intervalo para refrescar a equipa, substituindo o inoperante Tinho por Bruno Severino e Zé Pedro por Luciano.
As alterações produziram os melhores resultados. Aos 53 minutos, Luciano iniciou um contra-ataque e assistiu Feliciano, que por seu lado escapou a Milhazes e serviu Bruno Severino, tendo este, à vontade, feito o golo do empate.
Cinco minutos depois, a dupla Luciano-Bruno Severino desferiu novo golpe no Rio Ave. O primeiro surpreendeu Mora com um remate de longa distância, o guarda-redes espanhol da equipa anfitriã não conseguiu melhor do que dar uma sapatada na bola, deixando-a à mercê de Bruno Severino, que aproveitou para fazer o 1-2 (67).
Em nove minutos, o Gondomar consumou a reviravolta, à custa de saídas velozes para o ataque, na maior parte dos casos pelo seu lado esquerdo, a tirar partido das descompensações provocadas pelas frequentes subidas de Vítor Gomes.
O Rio Ave conseguiu empatar através de mais uma grande penalidade, esta cometida por Fabeta sobre Evandro (67), que Ronaldo converteu.
O conjunto de Vila do Conde, após derrota sofrida na ronda anterior frente ao Feirense, voltou assim a perder pontos em casa e por isso a atrasar-se na luta pelos lugares cimeiros da Liga de Honra.
Jogo disputado no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Ao intervalo: 1-0
Marcadores:
1-0, Milhazes, aos 45 minutos (gp)
1-1, Bruno Severino, 53
1-2, Bruno Severino, 62
2-2, Ronaldo, 67 (gp)
Equipas:
- Rio Ave: Mora, Vítor Gomes, Danielson, Bruno Mendes, Milhazes (Tiago Terroso, 78) André Serrão (Chidi, 60), Niquinha, André Vilas Boas, Evandro, Keita e Ronaldo.
(Suplentes: César, Ribeiro, Fábio Faria, Tiago Terroso, Alfredo e Chidi).
- Gondomar: António Filipe, Hugo Soares, José Alberto, Vítor Fróis, Fabeta, Ramon (Vargas, 9), Fernando Aguiar, Zé Pedro (Luciano, 46), João Fernandes, Feliciano e Tinho (Bruno Severino, 46).
(Suplentes: Murta, Rómulo, Vargas, Dani, Norinho, Luciano e Bruno Severino).
Árbitro: Rui Costa (Porto).
Acção disciplinar: cartões amarelos para Zé Alberto (3), André Vilas Boas (15), Milhazes (24), Tinho (30), Zé Pedro (37), Ronaldo (43), Fabeta (67), Vargas (81) e Luciano (89).
Assistência: cerca de 300 espectadores.
texto AYM - http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20080113/honra-rio-ave-gondomar

Notícia O Jogo

Vaqueiro perdeu jackpot – 14-1-2007
Um empate em casa de um sério candidato à subida, o Rio Ave, nem parece mau de todo, mas para o Gondomar, ontem, não foi coisa por aí além. Nicolau Vaqueiro apresentou um esquema de três centrais e apostou na velocidade de Tinho e Feliciano na frente. E se o contra-ataque não saía, já na defesa tudo corria bem, até à grande penalidade convertida por Milhazes, em cima do apito para o intervalo. Na óptica do Rio Ave, de regresso ao 4-4-2, a altura parecia ideal para aliviar, no segundo tempo, a pressão das duas últimas derrotas. Pura ilusão. Severino e Luciano entraram e deram a Feliciano o apoio que este reclamava no ataque do Gondomar. Este, em jeito de agradecimento, fugiu à atordoada defesa do Rio Ave e ofereceu o empate a Severino. Não foi só. Pouco depois, Mora resolveu mal um cruzamento matreiro de Luciano e Severino, na recarga, voltava a fazer das suas. Vaqueiro, no banco, tinha ar de quem tinha ganho o jackpot com as mudanças que fez. E só levou o 2º prémio porque Fabeta, segundo o árbitro, cometeu novo penálti, agora aproveitado por Ronaldo. Foi um balde de água fria. O Rio Ave ainda tentou virar o resultado mas não o conseguiu. Ganhar em casa é algo que não alcança desde Outubro e ontem saiu da zona de promoção.
OS TÉCNICOS
"Dei os parabéns aos jogadores pela atitude. O Niquinha fez a segunda parte condicionado, o Milhazes e o André Serrão passaram a noite com febre e saíram. Tivemos só seis suplentes e não posso dizer nada ao grupo. Vamos melhorar"
João Eusébio, treinador do Rio Ave
"Foram dois pontos perdidos, sobretudo pela ingenuidade em determinados lances. O Rio Ave não teve oportunidades claras de golo mas sem dúvida que é um candidato à subida, pelo que um ponto é sempre positivo"
Nicolau Vaqueiro, treinador do Gondomar
texto HMM - http://www.ojogo.pt/23-327/artigo682538.asp

Notícia Record

Rio Ave-Gondomar, 2-2: Vaqueiro e indigestão... – 14-1-2008
PENÁLTIS (JUSTOS) SALVAM O ADOENTADO CANDIDATO À SUBIDA
O Rio Ave saiu dos lugares de subida mas a indigestão podia ser fatal para equipa adoentada a que só dois (justos) penáltis salvaram de nova derrota.Uma receita simples de Vaqueiro deu a volta ao jogo com a jovem promessa Bruno Severino a finalizar jogadas de Luciano, os dois que saltaram do banco gondomarense. Passe longo de Luciano, Feliciano a temporizar e a cruzar bem para Severino empurrar e, depois, este a fazer a "tapinha" a bola defendida de palmada por Mora num cruzamento insidioso de Luciano.Vaqueiro lamentou "dois pontos perdidos", depois de meter os candidatos numa camisa-de-forças com três centrais, linha média robusta e muita pedalada no ataque. Vaqueiro justificou, correctamente, "ingenuidades nos penáltis" que ditaram dois golos que os locais não justificaram: derrubes de Zé Pedro a Ronaldo e de Fabeta a Evandro, desajeitados sem perigo iminente.Evandro e Bruno Mendes quase marcaram no fim de mais um jogo de sacrifício do Rio Ave em que Eusébio justificou as saídas de André Serrão e Milhazes, além do fraco rendimento de Niquinha, por não terem passado bem a noite. Mas também Keita esteve parado e só a vivacidade de Chidi, o esforço de Evandro e o inconformismo de Ronaldo evitaram mal maior.

texto J.L.P. - http://www.record.pt/noticia.asp?id=771268&idCanal=21

João Eusébio: «Evitar erros próprios e ganhar» - 13-1-2007
TÉCNICO REPÕE DEFENSIVA DE 4 ELEMENTOS E PEDE APOIO DO PÚBLICO
João Eusébio anuncia a mudança do sistema (três centrais ultimamente, com duas derrotas) e, além de evitar esse tiro no pé, adverte para não dar hipóteses ao adversário por via de erros próprios. Sobre as derrotas: “A cara que ganha não é a mesma que perde. A produção futebolística tem sido boa, os resultados têm sido maus. Por lesões, falta de sorte e ineficácia atacante.
Conta com o Gondomar “tal e qual como o Feirense no jogo passado, a jogar no erro do Rio Ave”, sendo necessário evitar deslizes. A linha defensiva de quatro elementos foi ensaiada a meio da semana, com o Tirsense.Indiferente a problemas internos, a mensagem não fica pelo balneário, vai para a bancada: “Queremos ganhar, é preciso paciência, da equipa e dos adeptos. Apoiem-nos o máximo. Como fizeram na Póvoa, onde vencemos.

texto L.L. - http://www.record.pt/noticia.asp?id=771170&idCanal=21

Crise financeira preocupa líder – 12-1-2007
PAULO CARVALHO ADMITE PROBLEMAS
"Não vale a pena dizer que temos salários em atraso, pois sabemos que estamos a fustigar os profissionais do Rio Ave, que têm direito a receber a sua remuneração." Foi assim que, mesmo sem assumir o incumprimento salarial, Paulo Carvalho reconheceu o mau momento financeiro. "Houve problemas com os quais não contávamos. Daí esta situação que tanto aflige o clube", confessou o presidente.

texto L.L. - http://www.record.pt/noticia.asp?id=771031&idCanal=21

Notícia JN

Penáltis travaram a raiva de Bruno Severino – 14-1-2008
Tensão, luta, movimento e paixão. Atributos a saltar à vista num jogo bem disputado, com o ponto a premiar a boa atitude das equipas ao longo do encontro. Mas o segundo tempo foi muito melhor. Houve mais golos e incerteza. Nicolau Vaqueiro, ao intervalo, não fez por menos. Lançou Bruno Severino e Luciano, dois autênticos coelhos da cartola, e virou o jogo por completo. Assim, em pouco mais de um quarto de hora, assistiu à reviravolta da armada canarinha. Primeiro, com Bruno Severino a encostar para o fundo das redes, após assistência soberba de Feliciano, que, tal e qual uma flecha, rasgou a defesa vila-condense. Depois, com Mora ainda a mostrar bons rins, ao defender o tiraço de Luciano, mas impotente para travar a recarga, em jeito de fuzilamento, de... Bruno Severino (quem mais?). O loiro do Gondomar entrou cheio de ganas, é um dos melhores marcadores do campeonato, e um dos nomes a reter pelos agentes da bola. Mas recuemos no guião. A primeira parte foi equilibrada, com os lances de perigo a surgirem das bolas paradas. Aí, o Rio Ave, que partiu para este jogo sem a possibilidade de utilizar meia dúzia de jogadores, por lesão, foi mais forte, tendo obrigado António Filipe a permanente atenção. Em cima do intervalo, uma precipitação de José Alberto sobre Ronaldo (sempre incansável) valeu uma grande penalidade à equipa vila-condense. Na marcação, Milhazes fez o primeiro da tarde, permitindo à sua equipa descer aos balneários com maior tranquilidade. A segunda parte começou, então, com a reacção enérgica dos forasteiros e a "raiva" de Bruno Severino, com direito a deslizar pelo relvado para festejar os golos em delírio. A perder, instalaram-se os nervos na equipa verde-e-branca, mas os artistas nunca deixaram de procurar o golo. Evandro, experiente, "cavou" uma grande penalidade cometida por Fabeta. Ronaldo (Milhazes tinha sido substituído um minuto antes) assumiu a responsabilidade, convertendo, com sucesso, o castigo máximo. Num terreno massacrado pela chuva, era difícil pedir um melhor espectáculo.

texto Arnaldo Martins - http://jn.sapo.pt/2008/01/14/desporto/penaltis_travaram_a_raiva_bruno_seve.html

Trofense mais líder e Vizela ultrapassa Rio Ave – 14-1-2008
... Em Vila do Conde, os pupilos de João Eusébio voltaram a ceder pontos, desta feita com o Gondomar, adversário que, já na época anterior, causou mossa na casa verde-e-branca. A queda só não foi maior porque o Gil Vicente, na deslocação ao Estoril, voltou a perder, ao fim de uma série de onze jogos sem conhecer o sabor da derrota...

http://jn.sapo.pt/2008/01/14/desporto/trofense_mais_lider_e_vizela_ultrapa.html

Mora quer oferecer subida a Henrique – 13-1-2008
O último jogo deixou marcas no Rio Ave. Para além da derrota (0-1) com o Feirense, a equipa vila-condense perdeu Henrique para o resto da época, depois do avançado brasileiro se ter lesionado com gravidade (fractura na perna esquerda). Já se viveram melhores dias na casa verde-e-branca, mas o guardião Mora, apoiado na sua tremenda experiência, é o primeiro a transmitir tranquilidade ao grupo-de-trabalho "A história voltou a repetir-se. Quando estamos em condições de chegar à liderança, somos surpreendidos. Mas o futebol é mesmo assim. Há fases boas e más. Sofremos o golo nos descontos, depois de termos dominado a segunda parte, e ainda assistimos ao infortúnio do Henrique. Essa situação é mais um motivo para o plantel lutar pela subida. Queremos oferecer-lhe esse presente". Hoje, pelas 15.30 horas, o Rio Ave volta a jogar em casa, diante de um Gondomar que, na época anterior, venceu em Vila do Conde, precipitando a crise vila-condense. "Temos de estar atentos, pois somos um dos candidatos à subida e todos os adversários nos querem ganhar", avisa Mora. O treinador João Eusébio continua com alguns problemas no plantel, pois esta semana viu alargado o leque indisponíveis, por lesão. Assim, para além de Paiva, Miguel Lopes, Delson e Samson, que já não jogaram na ronda anterior, Henrique e Gaspar também estão entregues ao corpo médico. Já no Gondomar, o treinador Nicolau Vaqueiro tem o plantel na máxima força.
texto Arnaldo Martins -
http://jn.sapo.pt/2008/01/13/desporto/mora_quer_oferecer_subida_a_henrique.html

Notícia Rádio Linear

Rio Ave empata com Gondomar e marca passo na luta pela subida - 14-01-2008
O Rio Ave empatou, ontem, a duas bolas com o Gondomar e voltou a marcar passo na luta pela subida de divisão.
Os vila-condenses, que já não vencem há 3 jornadas, apontaram os golos através de duas grandes penalidades convertidas por Milhazes e Ronaldo.
João Eusébio gostou da atitude dos jogadores apesar das limitações do plantel.
O treinador do Rio Ave acrescentou ainda que acredita que esta fase negativa vai passar.
Por parte do Gondomar, Nicolau Vaqueiro lamentou os erros cometidos pela equipa, nos lances das grandes penalidades, que em sua opinião motivaram a perda de dois pontos.
Com este empate, o Rio Ave foi ultrapassado na classificação pelo Vizela e ocupa agora o 3º lugar com 27 pontos.
No próximo domingo, os vila-condenses voltam a jogar em casa desta feita para a 5ª eliminatória da taça de Portugal.

http://www.radiolinear.com/

Notícia Rio Ave F.C.

Futebol: Rio Ave, 2 x Gondomar, 2 – 13.01.08
No final do encontro com o Gondomar, que terminou empatado a duas bolas, o treinador vilacondense afirmou acreditar que “a corrente negativa que actualmente afecta o desempenho do Rio Ave vai passar”. Mesmo não tendo alcançado a vitória no jogo, João Eusébio mostrou-se satisfeito com a atitude dos jogadores e lembrou o facto da equipa estar condicionada devido a lesões. Apesar de tudo, referiu, “a equipa mostrou empenho e continua unida como sempre esteve”. As declarações do treinador surgem como reacção ao empate desta tarde perante o Gondomar, num jogo em que as duas equipas souberam lutar até ao final pela construção de um resultado positivo. O Rio Ave foi a primeira equipa a marcar, mas, já na 2ª parte, o Gondomar reagiu e colocou-se em vantagem, com os vilacondenses a reporem a igualdade no marcador pouco tempo depois. (De referir que os golos do Rio Ave foram marcados por Milhazes e Ronaldo, ambos de grande penalidade). Após este empate, o Rio Ave é 3º classificado, tendo sido ultrapassado pelo Vizela.

Futsal: Rio Ave sobe ao 4º lugar – 13.01.08
A equipa de futsal do Rio Ave ascendeu ao 4º lugar da tabela classificativa do Campeonato Nacional da II Divisão, após uma expressiva vitória alcançada no pavilhão do Boticas. A formação vilacondense venceu por 3 x 7, confirmando o bom momento de forma que atravessa, não se deixando afectar por algumas contrariedades que têm condicionado a equipa. Com este resultado, a equipa de futsal começa a aproximar-se, novamente, dos lugares cimeiros da tabela, somando agora 22 pontos, o que a coloca em posição de favorita para a recepção ao Piratas de Creixomil, na próxima jornada, actual 8º classificado do campeonato.
http://www.rioave-fc.pt/primeira pagina/primeira pagina1.htm

Notícia O Norte Desportivo

vilacondenses cederam um empate em casa
O Vizela subiu ontem ao segundo lugar, ao vencer em Aveiro (3-0) e beneficiando do empate do Rio Ave na recepção ao Gondomar, numa ronda em que o Trofense consolidou a liderança com um triunfo frente ao Fátima.
O sonho da subida à Primeira Liga invadiu ontem por certo os adeptos do Vizela, que com uma vitória consistente por 3-0 sobre o Beira-Mar, em Aveiro, subiu ao segundo lugar, aproveitando o deslize do Rio Ave, que cedeu um empate em casa frente ao Gondomar (2-2)... Os minhotos ficam, desta forma, a quatro pontos do líder Trofense – que ontem venceu na recepção ao Fátima pela margem mínima – e somam mais um do que o Rio Ave, que desceu para a terceira posição. Perante o Gondomar, que entrava para a jornada na condição de antepenúltimo classificado, os vilacondenses cederam um empate em casa (2-2) e só uma grande penalidade convertida por Ronaldo salvou os anfitriões de um resultado pior. Depois de Milhazes abrir a contagem, aos 45 minutos, na conversão de uma grande penalidade, os gondomarenses reagiram muito bem, com Bruno Severino a bisar (53 e 62) e a dar a vantagem aos visitantes. Valeu depois novo penálti transformado em golo por Ronaldo (67). Saliente-se ainda que o Rio Ave poderia mesmo ter baixado ao quarto posto, mas o Gil Vicente falhou o ataque à terceira posição, ao sair derrotado do reduto do Estoril (2-0), que com este resultado passa a ocupar o quinto lugar, com os mesmos pontos da formação de Barcelos...

texto Filipa Júlio - http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=209af8d052100f61448b57ac95d55a1a