Keita: «Ainda posso dar mais» - AVANÇADO DECIDIU O DÉRBI MAS NÃO ESTÁ SATISFEITO - 19-12-2007
Após o inusual póquer (4 golos) frente ao Rebordosa, o melhor que podia ter acontecido a Keita era marcar o tento que decidiu o dérbi contra o Varzim. Mesmo assim, o senegalês é a antítese da euforia. “Contente? Acima de tudo pela equipa. Pessoalmente, ainda não estou satisfeito. Sinto que ainda posso dar mais”, assevera a referência ofensiva do melhor ataque da Liga de Honra (23 golos), mas também um exemplo de democracia concretizadora com uma dezena de jogadores na lista da finalização.Tendo vencido o duelo com o artilheiro do escalão (o varzinista Roberto), mas também com a defesa menos batida, Keita valoriza o sacrifício na recta final da partida. “Estava mal das costas. Tinha dores e era muito difícil conseguir correr”, confessa, o que não o impediu de corresponder com precisão à assistência de Evandro. “Este golo não muda a minha forma de estar. Acredito em mim e no trabalho que faço. Nunca perco a confiança”, garante, elogiando o facto de “o Rio Ave jogar sempre para ganhar” e deixando a questão da subida para mais tarde. “Manter a tranquilidade e jogar bem” são, a seu ver, as metas.
Após a partilha da alegria com os adeptos, Keita dedicou o seu golo a Augusto Gama, antigo companheiro de equipa que agora integra a equipa técnica. “Disse-lhe que tinha cara de quem ia marcar um golo”, revelou o adjunto de João Eusébio.
texto VÍTOR PINTO E LUÍS LEAL - http://www.record.pt/noticia.asp?id=768821&idCanal=21
Novo sistema é trunfo para João Eusébio – TÉCNICO PROCURA ESTRATÉGIAS DIFERENTES - 18-12-2007
A opção pela utilização de três defesas, em sistema de 3x4x1x2, deu dois triunfos ao Rio Ave. Após a goleada ao Rebordosa, para a Taça, o sucesso no dérbi reforça a possibilidade de os vila-condenses manterem o esquema em mais uma deslocação difícil, desta vez ao terreno do Santa Clara. "Temos sentido alguns problemas em casa. As equipas que vão a Vila do Conde fecham-se, pelo que estamos a procurar estratégias diferentes, pensando jogo a jogo", frisou João Eusébio, que apostando em Gaspar, Bruno Mendes e Danielson no sector recuado pode agora libertar Miguel Lopes e Milhazes pelas alas, dando à equipa a largura que os sócios reclamavam e incrementando o caudal ofensivo. "Corremos riscos em termos de rotinas, mas treinamos sempre de porta aberta e nada temos a esconder", conclui João Eusébio.Márcio Paiva faz hoje uma ecografia para avaliar a gravidade da sua lesão na coxa direita. Está em dúvida para os Açores, enquanto Mora padece de uma lombalgia. Niquinha, André Serrão e André Vilas Boas são os outros lesionados.
texto L.L. - http://www.record.pt/noticia.asp?id=768707&idCanal=21
Varzim-Rio Ave, 0-1: Despertar da intuição - JOÃO EUSÉBIO ACREDITOU EM KEITA E O SENEGALÊS SUPEROU A MELHOR DEFESA – 17-12-2007
O futebol está cada vez mais científico. Os jogos são preparados ao pormenor e nenhum detalhe escapa ao escrutínio meticuloso dos treinadores. Ainda assim, por vezes, uma decisão empírica pode fazer toda a diferença. Quando a substituição de Keita parecia ser a melhor decisão a tomar no equador do segundo tempo, João Eusébio mostrou nervos de aço. Já depois de mandar Henrique intensificar o aquecimento, decidiu confiar no senegalês e este correspondeu com o golo que decidiu o dérbi. Uma intuição que deu frutos.
O remate de primeira, com o pé esquerdo, deu expressão a uma superioridade vila-condense que teimava em não ter correspondência no marcador. O Varzim resistiu até ao limite, continuando a deter a melhor defesa da Honra (7 golos sofridos em 13 jogos), mas abdicando de uma invencibilidade em casa que durava desde o último dérbi, a 28 de Janeiro, numa tarde de glória de Fábio Coentrão. O sistema de três defesas implementado por João Eusébio foi um quebra-cabeças que Diamantino Miranda tentou contrariar trocando Marco Cláudio por um Candeias mais irrequieto ainda no primeiro tempo. Porém, a recta final da partida chegou com apenas dois remates dos poveiros, ambos de fora da área, contra uma dezena de tentativas dos visitantes. O ataque mais produtivo da competição acabou por desequilibrar as contas a favor do líder.
texto VÍTOR PINTO - http://www.record.pt/noticia.asp?id=768580&idCanal=21
Keita vale vitória na Póvoa - RIO AVE GANHA POR 1-0 – 16-12-2007
O Rio Ave foi à Póvoa do Varzim ganhar por 1-0, impondo a primeira derrota em casa à formação orientada por Diamantino. O golo da equipa de Vila do Conde foi marcado por Keita aos 78'.O Rio Ave lidera a Liga Vitalis com 26 pontos ficando à espera do Freamunde-Vizela para saber se descola do Vizela, que soma 23.O Vazim tem, ao fim de 13 jogos, 18 pontos.
http://www.record.pt/noticia.asp?id=768522&idCanal=25
quarta-feira, 19 de dezembro de 2007
Notícia O Jogo
Um herói que não o quer ser – 18-12-2007
Tímido, de poucas palavras e um golo que diz ser "normal". O recente herói vila-condense tem fama mas dispensa holofotes
Autor do golo que deu a vitória ao Rio Ave no dérbi com o Varzim, Ladji Keita foi, inevitavelmente, o centro das atenções e brincadeiras no plantel durante o dia de ontem. Entre umas "bocas" e sorrisos dos colegas, o avançado senegalês detinha, todavia, uma postura antivedeta. Optou mesmo por classificar de "normal" o remate certeiro por si assinado, desviando os holofotes da fama para o "trabalho realizado por todo o grupo". Pessoalmente, até diz que lá está para "tentar" acertar com a baliza, ou não fosse um avançado com faro para isso. E diga-se que o tem mais apurado que nunca. É que antes do desgosto causado aos varzinistas, o Rebordosa, que visitou Vila do Conde para a Taça de Portugal, testemunhou a boa forma de Keita com quatro golos como argumento. "Enquanto profissional, foi a primeira vez", explica. A cumprir a terceira época no Rio Ave, depois de passagens pelo Valence, de França, e Alverca, traça como meta pessoal para esta "fazer melhor que na última", na qual apontou nove golos no campeonato e alguns na Taça de Portugal, um deles de fino recorte em Alvalade, de onde saiu, apesar de tudo, eliminado pelo Sporting. "Estou a treinar bem. Acredito na minha qualidade e na do grupo também. Tentarei fazer o melhor possível", prometeu.
texto HUGO M. MONTEIRO - http://www.ojogo.pt/23-300/artigo677326.asp
Antes Mora, agora Paiva – 18-12-2007
O Rio Ave tem em Keita uma boa dor de cabeça para a baliza contrária, mas a verdade é que saiu da Póvoa com uma maior na sua. Tudo porque Paiva sofreu uma lesão muscular numa coxa e está em dúvida para a visita ao Santa Clara. Com Mora a recuperar de uma lombalgia, adivinha-se a reaparição de César como titular, num jogo marcado para sábado.
http://www.ojogo.pt/23-300/artigo677327.asp
Estrelinha ajudou vila-condenses – 17-12-2007
A estrelinha que acompanha os campeões parece não abandonar o Rio Ave. Depois de ter garantido um ponto já no período de descontos, na jornada anterior, em casa, no jogo com o Trofense, a equipa de João Eusébio ganhou ontem no terreno do eterno rival com um golo conseguido perto do final. Uma vitória que, diga-se em abono da verdade, premeia a organização táctica do Rio Ave, uma vez que a utilização de três centrais para manietar o ataque poveiro chegou para dominar o jogo em toda a primeira parte.
Já sem Marco Cláudio para distribuir o jogo e com uma previsível aposta única na ala direita para atacar, o Varzim dominou após o intervalo, mas foi Miguel Lopes, o melhor jogador em campo, quem desperdiçou a grande ocasião da tarde.
Depois de Gaspar avisar e Yazalde responder em lances de bola parada, o golo que decidiu o encontro haveria de chegar por Keita, após passe de Evandro.
O Varzim ainda teve duas boas oportunidades para conseguir um ponto, mas houve muito coração e pouca cabeça.
Onze meses depois, o Varzim volta a perder na Póvoa, novamente frente ao Rio Ave e na primeira derrota caseira de Diamantino Miranda. Diamantino "Resultado injusto"
Considerando que o Varzim perdeu de "forma injusta", Diamantino Miranda salientou que o jogo foi "muito equilibrado" e que "as melhores oportunidades foram do Varzim". Recorde-se que Lopes de Castro, presidente poveiro, afirmou que a margem de erro para os últimos dois jogos era zero. Diamantino respondeu com ironia. "Pressionado estou desde que nasci, para não morrer e não ter acidentes". "Treinar o Varzim é ter pressão? Pressão era quando jogava com cem mil a assobiar", afirmou. João Eusébio"Rio Ave controlou"
"Foi uma vitória merecida" disse João Eusébio, lembrando que, à excepção dos primeiros cinco minutos, o Rio Ave fez uma "excelente primeira parte e, aproveitando a pouca intensidade do Varzim na transição do ataque para a defesa, controlou o jogo". Admitindo que na segunda parte houve "mais equilíbrio", o técnico considerou que o Rio Ave foi "mais personalizado" e, por isso, conseguiu uma vitória justa". Dedico este triunfo aos adeptos que vieram à Póvoa", completou.
texto ANDRÉ VELOSO GOMES - http://www.ojogo.pt/23-299/artigo677185.asp
Tímido, de poucas palavras e um golo que diz ser "normal". O recente herói vila-condense tem fama mas dispensa holofotes
Autor do golo que deu a vitória ao Rio Ave no dérbi com o Varzim, Ladji Keita foi, inevitavelmente, o centro das atenções e brincadeiras no plantel durante o dia de ontem. Entre umas "bocas" e sorrisos dos colegas, o avançado senegalês detinha, todavia, uma postura antivedeta. Optou mesmo por classificar de "normal" o remate certeiro por si assinado, desviando os holofotes da fama para o "trabalho realizado por todo o grupo". Pessoalmente, até diz que lá está para "tentar" acertar com a baliza, ou não fosse um avançado com faro para isso. E diga-se que o tem mais apurado que nunca. É que antes do desgosto causado aos varzinistas, o Rebordosa, que visitou Vila do Conde para a Taça de Portugal, testemunhou a boa forma de Keita com quatro golos como argumento. "Enquanto profissional, foi a primeira vez", explica. A cumprir a terceira época no Rio Ave, depois de passagens pelo Valence, de França, e Alverca, traça como meta pessoal para esta "fazer melhor que na última", na qual apontou nove golos no campeonato e alguns na Taça de Portugal, um deles de fino recorte em Alvalade, de onde saiu, apesar de tudo, eliminado pelo Sporting. "Estou a treinar bem. Acredito na minha qualidade e na do grupo também. Tentarei fazer o melhor possível", prometeu.
texto HUGO M. MONTEIRO - http://www.ojogo.pt/23-300/artigo677326.asp
Antes Mora, agora Paiva – 18-12-2007
O Rio Ave tem em Keita uma boa dor de cabeça para a baliza contrária, mas a verdade é que saiu da Póvoa com uma maior na sua. Tudo porque Paiva sofreu uma lesão muscular numa coxa e está em dúvida para a visita ao Santa Clara. Com Mora a recuperar de uma lombalgia, adivinha-se a reaparição de César como titular, num jogo marcado para sábado.
http://www.ojogo.pt/23-300/artigo677327.asp
Estrelinha ajudou vila-condenses – 17-12-2007
A estrelinha que acompanha os campeões parece não abandonar o Rio Ave. Depois de ter garantido um ponto já no período de descontos, na jornada anterior, em casa, no jogo com o Trofense, a equipa de João Eusébio ganhou ontem no terreno do eterno rival com um golo conseguido perto do final. Uma vitória que, diga-se em abono da verdade, premeia a organização táctica do Rio Ave, uma vez que a utilização de três centrais para manietar o ataque poveiro chegou para dominar o jogo em toda a primeira parte.
Já sem Marco Cláudio para distribuir o jogo e com uma previsível aposta única na ala direita para atacar, o Varzim dominou após o intervalo, mas foi Miguel Lopes, o melhor jogador em campo, quem desperdiçou a grande ocasião da tarde.
Depois de Gaspar avisar e Yazalde responder em lances de bola parada, o golo que decidiu o encontro haveria de chegar por Keita, após passe de Evandro.
O Varzim ainda teve duas boas oportunidades para conseguir um ponto, mas houve muito coração e pouca cabeça.
Onze meses depois, o Varzim volta a perder na Póvoa, novamente frente ao Rio Ave e na primeira derrota caseira de Diamantino Miranda. Diamantino "Resultado injusto"
Considerando que o Varzim perdeu de "forma injusta", Diamantino Miranda salientou que o jogo foi "muito equilibrado" e que "as melhores oportunidades foram do Varzim". Recorde-se que Lopes de Castro, presidente poveiro, afirmou que a margem de erro para os últimos dois jogos era zero. Diamantino respondeu com ironia. "Pressionado estou desde que nasci, para não morrer e não ter acidentes". "Treinar o Varzim é ter pressão? Pressão era quando jogava com cem mil a assobiar", afirmou. João Eusébio"Rio Ave controlou"
"Foi uma vitória merecida" disse João Eusébio, lembrando que, à excepção dos primeiros cinco minutos, o Rio Ave fez uma "excelente primeira parte e, aproveitando a pouca intensidade do Varzim na transição do ataque para a defesa, controlou o jogo". Admitindo que na segunda parte houve "mais equilíbrio", o técnico considerou que o Rio Ave foi "mais personalizado" e, por isso, conseguiu uma vitória justa". Dedico este triunfo aos adeptos que vieram à Póvoa", completou.
texto ANDRÉ VELOSO GOMES - http://www.ojogo.pt/23-299/artigo677185.asp
Notícia JN
Pontaria de Keita decide dérbi da paz - 17-12-2007
Integrado nas comemorações do "Dia da Paz", uma realização conjunta Câmara Municipal e Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, o jogo entre vizinhos, Varzim e Rio Ave, decorreu de maneira festiva. O cenário da paz estava montado, só que o vila-condense Keita, aos 78 minutos, estragou a festa poveira e sentenciou a conquista de três pontos que permitiram aos do Ave isolarem-se no topo da Liga de Honra. Um Varzim-Rio Ave é dérbi à maneira antiga. A tradição diz que se deve jogar durinho, já que a rivalidade assim o obriga. Este desafio fugiu à regra. Assistiu-se a um jogo bem disputado e muito equilibrado. Por parte dos poveiros, que não fugiram ao esquema habitual, notava-se grande tracção ofensiva. O Rio Ave, apostava num contra-ataque rápido, com Miguel Lopes, solto e a jogar muito bem, Milhazes e Evandro, a alimentarem Keita e Chidi, duas setas cravadas na retaguarda poveira. Com particular incidência na zona central, o jogo desenrolava-se em toada morna e sem grandes ocasiões de golo. Assistia-se a uma espécie de receio mútuo na perda de posições e de pontos. No Rio Ave, Chidi e Milhazes erraram o alvo por pouco, enquanto o varzinista Marco Cláudio permitiu a defesa de Paiva. No segundo tempo, a história foi outra, pois as equipas jogaram mais abertas o Rio Ave mais experiente e o Varzim mais atrevido, mas, também, trapalhão.Aos 78 minutos, quando o Varzim pressionava, surgiu o único golo do desafio, facilitado pela defesa da casa cruzamento de Evandro, autor de grande exibição, e Keita, de primeira, a atirou para o fundo da baliza. A partir daí, com Lito a mandar no meio-campo, o Varzim dominou e conseguiu assustar os vila-condenses em três ocasiões. Na marcação de um canto, Pedro Santos atirou ao lado; pouco depois, grande confusão na área vila-condense, com Yazalde a travar o remate de Roberto, e na jogada seguinte, o mesmo jogador, isolado, atirou ao lado.Pela frieza e maturidade evidenciadas pelo Rio Ave, o resultado aceita-se, embora o empate se enquadrasse melhor neste encontro da paz.
texto José Azevedo - http://jn.sapo.pt/2007/12/17/desporto/pontaria_keita_decide_derbi_paz.html
Candidatos posicionam-se no ataque à Liga - 17-12-2007
Rio Ave e Gil Vicente são os grande vencedores da 13.ª jornada da Liga de Honra. Ao triunfarem fora de casa, na Póvoa de Varzim e em Penafiel, respectivamente, encurtaram, de forma distinta, o caminho que os separa do grande objectivo da época regressar à Liga. Os vila-condenses assumiram o comando da competição em solitário e os gilistas aproximaram-se do Vizela, que derrapou na deslocação a Freamunde (1-1).O que à vista desarmada parece uma ronda nefasta para as cores vizelenses pode, no entanto, ter outra interpretação. A formação de Carlos Garcia, que liderava à partida para a jornada, esteve a perder, conseguiu o empate nos descontos e ainda viu o seu guarda-redes defender uma grande penalidade nos instantes finais de um desafio que teve no árbitro Carlos Xistra um protagonista pela negativa e terminou com mosquitos por cordas. O Vizela perdeu o comando, mas continua a mostrar força para incomodar os principais candidatos.Sem tonturas, bem colocado entre os mais fortes, o Trofense sofreu para vencer o Feirense e segue imperturbável no terceiro lugar, enquanto o Santa Clara continua em queda. Os açoreanos sofreram a segunda derrota em casa e permitiram uma estreia bem positiva a Henrique Nunes em jogos da Liga de Honra, ao leme do Desp. Aves. Os três pontos voaram para o Minho e o Desportivo distanciou-se da zona vermelha, festejando, ainda, os desaires de Penafiel e Portimonense. Os primeiros fizeram pausa na recuperação encetada com António Sousa, enquanto os algarvios continuam a somar insucessos. São já quatro os pontos que os separam da linha de água. Em cima, os números são bem interessantes, pois entre o primeiro e o sexto classificado - o Estoril -, existe apenas uma linha de seis pontos. Margem curta, tendo em conta que faltam disputar 17 jornadas.
http://jn.sapo.pt/2007/12/17/desporto/candidatos_posicionamse_ataque_a_lig.html
Integrado nas comemorações do "Dia da Paz", uma realização conjunta Câmara Municipal e Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, o jogo entre vizinhos, Varzim e Rio Ave, decorreu de maneira festiva. O cenário da paz estava montado, só que o vila-condense Keita, aos 78 minutos, estragou a festa poveira e sentenciou a conquista de três pontos que permitiram aos do Ave isolarem-se no topo da Liga de Honra. Um Varzim-Rio Ave é dérbi à maneira antiga. A tradição diz que se deve jogar durinho, já que a rivalidade assim o obriga. Este desafio fugiu à regra. Assistiu-se a um jogo bem disputado e muito equilibrado. Por parte dos poveiros, que não fugiram ao esquema habitual, notava-se grande tracção ofensiva. O Rio Ave, apostava num contra-ataque rápido, com Miguel Lopes, solto e a jogar muito bem, Milhazes e Evandro, a alimentarem Keita e Chidi, duas setas cravadas na retaguarda poveira. Com particular incidência na zona central, o jogo desenrolava-se em toada morna e sem grandes ocasiões de golo. Assistia-se a uma espécie de receio mútuo na perda de posições e de pontos. No Rio Ave, Chidi e Milhazes erraram o alvo por pouco, enquanto o varzinista Marco Cláudio permitiu a defesa de Paiva. No segundo tempo, a história foi outra, pois as equipas jogaram mais abertas o Rio Ave mais experiente e o Varzim mais atrevido, mas, também, trapalhão.Aos 78 minutos, quando o Varzim pressionava, surgiu o único golo do desafio, facilitado pela defesa da casa cruzamento de Evandro, autor de grande exibição, e Keita, de primeira, a atirou para o fundo da baliza. A partir daí, com Lito a mandar no meio-campo, o Varzim dominou e conseguiu assustar os vila-condenses em três ocasiões. Na marcação de um canto, Pedro Santos atirou ao lado; pouco depois, grande confusão na área vila-condense, com Yazalde a travar o remate de Roberto, e na jogada seguinte, o mesmo jogador, isolado, atirou ao lado.Pela frieza e maturidade evidenciadas pelo Rio Ave, o resultado aceita-se, embora o empate se enquadrasse melhor neste encontro da paz.
texto José Azevedo - http://jn.sapo.pt/2007/12/17/desporto/pontaria_keita_decide_derbi_paz.html
Candidatos posicionam-se no ataque à Liga - 17-12-2007
Rio Ave e Gil Vicente são os grande vencedores da 13.ª jornada da Liga de Honra. Ao triunfarem fora de casa, na Póvoa de Varzim e em Penafiel, respectivamente, encurtaram, de forma distinta, o caminho que os separa do grande objectivo da época regressar à Liga. Os vila-condenses assumiram o comando da competição em solitário e os gilistas aproximaram-se do Vizela, que derrapou na deslocação a Freamunde (1-1).O que à vista desarmada parece uma ronda nefasta para as cores vizelenses pode, no entanto, ter outra interpretação. A formação de Carlos Garcia, que liderava à partida para a jornada, esteve a perder, conseguiu o empate nos descontos e ainda viu o seu guarda-redes defender uma grande penalidade nos instantes finais de um desafio que teve no árbitro Carlos Xistra um protagonista pela negativa e terminou com mosquitos por cordas. O Vizela perdeu o comando, mas continua a mostrar força para incomodar os principais candidatos.Sem tonturas, bem colocado entre os mais fortes, o Trofense sofreu para vencer o Feirense e segue imperturbável no terceiro lugar, enquanto o Santa Clara continua em queda. Os açoreanos sofreram a segunda derrota em casa e permitiram uma estreia bem positiva a Henrique Nunes em jogos da Liga de Honra, ao leme do Desp. Aves. Os três pontos voaram para o Minho e o Desportivo distanciou-se da zona vermelha, festejando, ainda, os desaires de Penafiel e Portimonense. Os primeiros fizeram pausa na recuperação encetada com António Sousa, enquanto os algarvios continuam a somar insucessos. São já quatro os pontos que os separam da linha de água. Em cima, os números são bem interessantes, pois entre o primeiro e o sexto classificado - o Estoril -, existe apenas uma linha de seis pontos. Margem curta, tendo em conta que faltam disputar 17 jornadas.
http://jn.sapo.pt/2007/12/17/desporto/candidatos_posicionamse_ataque_a_lig.html
Notícia Futebolar
O Rio Ave impôs hoje ao Varzim a sua primeira derrota caseira - 16-12-2007
O Rio Ave impôs hoje ao Varzim a sua primeira derrota caseira na Liga de Honra em futebol, ao bater o eterno rival por 1-0, em encontro a contar para a 13ª jornada da prova.
Um golo de Keita, a 12 minutos do fim, sentenciou um encontro com poucas oportunidades de golo, e garantiu ao Rio Ave a permanência no topo da classificação, com 26 pontos.
Sem poder contar com os médios Niquinha e André Vilas Boas, o treinador vilacondense João Eusébio optou por reforçar o centro da defesa, apresentando um sistema com três centrais e tentando surpreender o Varzim.
Os locais começaram melhor, mas o Rio Ave foi progressivamente tomando conta do encontro e tentando explorar o contra-ataque, nomeadamente pelas faixas laterais, ocupadas por Miguel Lopes e Milhazes.
Nenhuma das equipas criou situações flagrantes de golo ao longo da primeira parte, mas o Rio Ave foi mais perigoso, perante uns poveiros que trocaram sempre a bola em espaços muito curtos e com pouca imaginação.
Ainda antes do intervalo, o técnico varzinista Diamantino Miranda fez entrar o jovem extremo Candeias para dar mais espontaneidade ao seu ataque, mas seriam os forasteiros a surgir mais fortes no recomeço.
Miguel Lopes (52) e Gaspar (75) estiveram perto do golo, sendo que aos 76 minutos o poveiro Yazalde também podia ter aberto o marcador, ao cabecear ao lado na sequência de um canto, sem qualquer oposição.
Aos 78 minutos, Keita aproveitou uma jogada confusa para marcar o único tento do jogo, ao rematar de primeira no centro da área, após assistência de Evandro.
O Varzim só viria a acumular oportunidades de golo nos últimos minutos, nomeadamente na sequência de lances de bola parada: Pedro Santos (82) e Roberto (96) ainda "cheiraram" o empate, mas o Rio Ave conseguiu segurar uma vitória suada.
Jogo disputado no Estádio do Varzim Sport Club.
Varzim - Rio Ave, 0-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
0-1, Keita, 78 minutos.
Equipas:
- Varzim: Bruno Conceição, Pedrinho, Alexandre, Pedro Santos, Telmo, Tito, Emanuel, Nuno Rocha (Ukra, 80), Marco Cláudio (Candeias, 40), Chico (Yazalde, 69) e Roberto.
(Suplentes: Bruno Vale, Candeias, Ruben, Yazalde, Campinho, Malafaia e Ukra).
- Rio Ave: Paiva, Miguel Lopes, Gaspar, Bruno Mendes, Danielson, Milhazes, Vítor Gomes, Delson, Evandro, Chidi (Henrique, 84) e Keita (Ronaldo, 94).
(Suplentes: César, Henrique, Terroso, Ribeiro, Fábio Faria, Samson e Ronaldo).
Árbitro: João Ferreira (Setúbal).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Evandro (06), Danielson (14), Pedrinho (43), Milhazes (56), Chico (63), Miguel Lopes (83) e Candeias (92).
Assistência: Cerca de 3.000 espectadores.
texto JYB. - http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20071216/honra-varzim-rio-ave
O Rio Ave impôs hoje ao Varzim a sua primeira derrota caseira na Liga de Honra em futebol, ao bater o eterno rival por 1-0, em encontro a contar para a 13ª jornada da prova.
Um golo de Keita, a 12 minutos do fim, sentenciou um encontro com poucas oportunidades de golo, e garantiu ao Rio Ave a permanência no topo da classificação, com 26 pontos.
Sem poder contar com os médios Niquinha e André Vilas Boas, o treinador vilacondense João Eusébio optou por reforçar o centro da defesa, apresentando um sistema com três centrais e tentando surpreender o Varzim.
Os locais começaram melhor, mas o Rio Ave foi progressivamente tomando conta do encontro e tentando explorar o contra-ataque, nomeadamente pelas faixas laterais, ocupadas por Miguel Lopes e Milhazes.
Nenhuma das equipas criou situações flagrantes de golo ao longo da primeira parte, mas o Rio Ave foi mais perigoso, perante uns poveiros que trocaram sempre a bola em espaços muito curtos e com pouca imaginação.
Ainda antes do intervalo, o técnico varzinista Diamantino Miranda fez entrar o jovem extremo Candeias para dar mais espontaneidade ao seu ataque, mas seriam os forasteiros a surgir mais fortes no recomeço.
Miguel Lopes (52) e Gaspar (75) estiveram perto do golo, sendo que aos 76 minutos o poveiro Yazalde também podia ter aberto o marcador, ao cabecear ao lado na sequência de um canto, sem qualquer oposição.
Aos 78 minutos, Keita aproveitou uma jogada confusa para marcar o único tento do jogo, ao rematar de primeira no centro da área, após assistência de Evandro.
O Varzim só viria a acumular oportunidades de golo nos últimos minutos, nomeadamente na sequência de lances de bola parada: Pedro Santos (82) e Roberto (96) ainda "cheiraram" o empate, mas o Rio Ave conseguiu segurar uma vitória suada.
Jogo disputado no Estádio do Varzim Sport Club.
Varzim - Rio Ave, 0-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
0-1, Keita, 78 minutos.
Equipas:
- Varzim: Bruno Conceição, Pedrinho, Alexandre, Pedro Santos, Telmo, Tito, Emanuel, Nuno Rocha (Ukra, 80), Marco Cláudio (Candeias, 40), Chico (Yazalde, 69) e Roberto.
(Suplentes: Bruno Vale, Candeias, Ruben, Yazalde, Campinho, Malafaia e Ukra).
- Rio Ave: Paiva, Miguel Lopes, Gaspar, Bruno Mendes, Danielson, Milhazes, Vítor Gomes, Delson, Evandro, Chidi (Henrique, 84) e Keita (Ronaldo, 94).
(Suplentes: César, Henrique, Terroso, Ribeiro, Fábio Faria, Samson e Ronaldo).
Árbitro: João Ferreira (Setúbal).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Evandro (06), Danielson (14), Pedrinho (43), Milhazes (56), Chico (63), Miguel Lopes (83) e Candeias (92).
Assistência: Cerca de 3.000 espectadores.
texto JYB. - http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20071216/honra-varzim-rio-ave
Notícia MaisFutebol
Liga Vitalis: Rio Ave vence Varzim por 1-0 e lidera provisoriamente - 16-12-2007
O Rio Ave venceu este domingo o vizinho e rival Varzim, na Póvoa, por 1-0, naquele que foi a primeira derrota caseira dos anfitriões, na 13ª jornada da Liga Vitalis.
Um golo de Keita, a 12 minutos do fim, garantiu à equipa de Vila de Conde a continuidade no topo da tabela, desta feita no primeiro lugar, ainda que provisoriamente, já que o Vizela (com os mesmos pontos à partida para esta ronda) joga mais tarde, em Freamunde.
http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=893341&div_id=1442
O Rio Ave venceu este domingo o vizinho e rival Varzim, na Póvoa, por 1-0, naquele que foi a primeira derrota caseira dos anfitriões, na 13ª jornada da Liga Vitalis.
Um golo de Keita, a 12 minutos do fim, garantiu à equipa de Vila de Conde a continuidade no topo da tabela, desta feita no primeiro lugar, ainda que provisoriamente, já que o Vizela (com os mesmos pontos à partida para esta ronda) joga mais tarde, em Freamunde.
http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=893341&div_id=1442
Notícia O Norte Desportivo
REGRESSO DE NIQUINHA AOS RELVADOS CADA VEZ MAIS PERTO DE SE CONCRETIZAR - GOSTAVA DE JOGAR MAIS UM ANO NA PRIMEIRA LIGA – 18-12-2007
O Rio Ave tem tido um adepto muito especial nas últimas quatro semanas. Lesionado há um mês, o capitão Niquinha tem torcido por fora, mas não podia estar mais satisfeito com o trabalho dos companheiros: "Estamos no bom caminho".
Aos 36 anos, Niquinha (ainda) é o motor do meio-campo do líder da Liga Vitalis. Há 11 temporadas ao serviço do Rio Ave, este veterano que um dia trocou o Brasil por terras lusas – veio do Recife no longínquo ano de 1997 - vive actualmente uma situação inédita no clube vila-condense. "Estou há mais de um mês sem treinar. É a primeira vez que acontece desde que vim para o Rio Ave, mas a vida de um profissional de futebol é esta. O pior já passou e, se tudo correr bem, estarei de volta muito em breve. A recuperação está na última fase e esta semana devo recomeçar a treinar. Logo, logo devo estar à disposição do mister", revela. A torcer por fora nos últimos tempos, o experiente centrocampista não perde o bom-humor e espalha elogios pelo trabalho que os colegas têm feito nos relvados da Liga Vitalis. "Felizmente, temos mantido os pés bem assentes na terra, como o mister nos pede sempre e sinto que estamos no bom caminho. Enquanto jogarmos como temos vindo a fazer nos jogos mais recentes e mantivermos muito respeito por todos os adversários, o mais provável é continuarmos a obter vitórias, esperemos que assim seja. Para já, estamos todos de parabéns", refere.A última vítima dos verde e brancos foi especial: o vizinho e rival Varzim. Munido de «fair-play», Niquinha recorda o desafio disputado no recinto poveiro sem sobrancerias: "Ganhámos um jogo importante. Fizemos uma boa partida, ante uma equipa que não perdia em casa há algum tempo, com muita tranquilidade e creio que não devemos embandeirar em arco com este resultado, há que continuar a ser humildes. Claro que é um jogo especial, mas o mais importante mesmo foi a vitória, nada mais".
O senhor que se segue no horizonte do Rio Ave é o Santa Clara, formação igualmente com aspirações de regressar à Liga Bwin. Niquinha ainda não deve recuperar a titularidade nos Açores, mas nem por isso perde a confiança: "Conhecemos bem o Santa Clara, uma boa equipa que tem capacidade para tornar a nossa missão bem complicada. Independentemente disso vamos lá com o intuito de trazer a vitória".
Candidatos? Mais à frente se verá…Relativamente ao rol de favoritos à subida à Liga Bwin, o médio natural de Minas Gerais prefere esperar: "Creio que há pelo menos oito equipas com condições para lutar pela subida, mas ainda é cedo para dizer quem é, ou não, candidato. Na quinta ou sexta jornada da segunda volta haverá mais indícios".
Com contracto até final da temporada, Niquinha pretende jogar mais um ano e não esconde que gostaria de o fazer nos relvados da Liga Bwin. "Enquanto me sentir bem vou continuar a jogar. Espero fazê-lo durante mais dois anos. E enquanto fizer tudo o que o mister me pede nos treinos e nos jogos sem ficar a dever nada aos miúdos de dezoito e dezanove anos não vejo razão para deixar de jogar". De preferência nos palcos maiores do futebol português: "Seria muito, muito bom jogar o último ano na Primeira Liga com a camisola do Rio Ave".
LIDERANÇA «A SOLO» - É SEMPRE BOM TER MARGEM
A vitória na Póvoa e o escorregão do Vizela em Freamunde permitiram ao Rio Ave tornar-se no único comandante do campeonato, agora com uma margem de dois pontos sobre os pupilos de Carlos Garcia. "Creio que é o reflexo da equipa atravessar uma fase ascendente e a verdade é que é sempre melhor ter uma margem de erro", destaca. As trocas e baldrocas que têm ocorrido no topo da classificação tornam a Liga Vitalis e o respectivo final quase sempre imprevisível. Niquinha gosta deste cenário: "Este campeonato está muito interessante. Há várias equipas a lutar pelos primeiros lugares e isso é sempre bom, torna o cenário mais competitivo".
texto José Luís Ferreira - http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=1b1f4205ab5d9b437c143fc6d7e18c80
VIZELA EMPATA EM FREAMUNDE - RIO AVE ASCENDE À LIDERANÇA – 17-12-2008
O Rio Ave levou a melhor no encontro com o vizinho Varzim e assumiu a liderança da Liga de Honra, pois o Vizela, líder à partida para esta 13.ª jornada, empatou no reduto do Freamunde e caiu para o segundo posto. Keita foi o autor do golo – o único da partida – que deu o triunfo ao Rio Ave no grande dérbi com o vizinho Varzim, quando faltavam 12 minutos para o final da partida.
Beneficiando também do empate do Vizela, a um golo, em Freamunde, os vilacondenses ascenderam, assim, ao primeiro lugar da Bwin Liga, partindo, desta forma, para a pausa de Inverno na condição de líder.
O Rio Ave segue assim com 26 pontos, mais dois do que o segundo classificado Vizela e três do que Trofense e Gil Vicente, terceiro e quarto, respectivamente.
http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=b15efe6a95ccb9124597a04c597376f5
O Rio Ave tem tido um adepto muito especial nas últimas quatro semanas. Lesionado há um mês, o capitão Niquinha tem torcido por fora, mas não podia estar mais satisfeito com o trabalho dos companheiros: "Estamos no bom caminho".
Aos 36 anos, Niquinha (ainda) é o motor do meio-campo do líder da Liga Vitalis. Há 11 temporadas ao serviço do Rio Ave, este veterano que um dia trocou o Brasil por terras lusas – veio do Recife no longínquo ano de 1997 - vive actualmente uma situação inédita no clube vila-condense. "Estou há mais de um mês sem treinar. É a primeira vez que acontece desde que vim para o Rio Ave, mas a vida de um profissional de futebol é esta. O pior já passou e, se tudo correr bem, estarei de volta muito em breve. A recuperação está na última fase e esta semana devo recomeçar a treinar. Logo, logo devo estar à disposição do mister", revela. A torcer por fora nos últimos tempos, o experiente centrocampista não perde o bom-humor e espalha elogios pelo trabalho que os colegas têm feito nos relvados da Liga Vitalis. "Felizmente, temos mantido os pés bem assentes na terra, como o mister nos pede sempre e sinto que estamos no bom caminho. Enquanto jogarmos como temos vindo a fazer nos jogos mais recentes e mantivermos muito respeito por todos os adversários, o mais provável é continuarmos a obter vitórias, esperemos que assim seja. Para já, estamos todos de parabéns", refere.A última vítima dos verde e brancos foi especial: o vizinho e rival Varzim. Munido de «fair-play», Niquinha recorda o desafio disputado no recinto poveiro sem sobrancerias: "Ganhámos um jogo importante. Fizemos uma boa partida, ante uma equipa que não perdia em casa há algum tempo, com muita tranquilidade e creio que não devemos embandeirar em arco com este resultado, há que continuar a ser humildes. Claro que é um jogo especial, mas o mais importante mesmo foi a vitória, nada mais".
O senhor que se segue no horizonte do Rio Ave é o Santa Clara, formação igualmente com aspirações de regressar à Liga Bwin. Niquinha ainda não deve recuperar a titularidade nos Açores, mas nem por isso perde a confiança: "Conhecemos bem o Santa Clara, uma boa equipa que tem capacidade para tornar a nossa missão bem complicada. Independentemente disso vamos lá com o intuito de trazer a vitória".
Candidatos? Mais à frente se verá…Relativamente ao rol de favoritos à subida à Liga Bwin, o médio natural de Minas Gerais prefere esperar: "Creio que há pelo menos oito equipas com condições para lutar pela subida, mas ainda é cedo para dizer quem é, ou não, candidato. Na quinta ou sexta jornada da segunda volta haverá mais indícios".
Com contracto até final da temporada, Niquinha pretende jogar mais um ano e não esconde que gostaria de o fazer nos relvados da Liga Bwin. "Enquanto me sentir bem vou continuar a jogar. Espero fazê-lo durante mais dois anos. E enquanto fizer tudo o que o mister me pede nos treinos e nos jogos sem ficar a dever nada aos miúdos de dezoito e dezanove anos não vejo razão para deixar de jogar". De preferência nos palcos maiores do futebol português: "Seria muito, muito bom jogar o último ano na Primeira Liga com a camisola do Rio Ave".
LIDERANÇA «A SOLO» - É SEMPRE BOM TER MARGEM
A vitória na Póvoa e o escorregão do Vizela em Freamunde permitiram ao Rio Ave tornar-se no único comandante do campeonato, agora com uma margem de dois pontos sobre os pupilos de Carlos Garcia. "Creio que é o reflexo da equipa atravessar uma fase ascendente e a verdade é que é sempre melhor ter uma margem de erro", destaca. As trocas e baldrocas que têm ocorrido no topo da classificação tornam a Liga Vitalis e o respectivo final quase sempre imprevisível. Niquinha gosta deste cenário: "Este campeonato está muito interessante. Há várias equipas a lutar pelos primeiros lugares e isso é sempre bom, torna o cenário mais competitivo".
texto José Luís Ferreira - http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=1b1f4205ab5d9b437c143fc6d7e18c80
VIZELA EMPATA EM FREAMUNDE - RIO AVE ASCENDE À LIDERANÇA – 17-12-2008
O Rio Ave levou a melhor no encontro com o vizinho Varzim e assumiu a liderança da Liga de Honra, pois o Vizela, líder à partida para esta 13.ª jornada, empatou no reduto do Freamunde e caiu para o segundo posto. Keita foi o autor do golo – o único da partida – que deu o triunfo ao Rio Ave no grande dérbi com o vizinho Varzim, quando faltavam 12 minutos para o final da partida.
Beneficiando também do empate do Vizela, a um golo, em Freamunde, os vilacondenses ascenderam, assim, ao primeiro lugar da Bwin Liga, partindo, desta forma, para a pausa de Inverno na condição de líder.
O Rio Ave segue assim com 26 pontos, mais dois do que o segundo classificado Vizela e três do que Trofense e Gil Vicente, terceiro e quarto, respectivamente.
http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=b15efe6a95ccb9124597a04c597376f5
Notícia Rádio Linear
Jorge Sousa dirige jogo do Rio Ave nos Açores 19-12-2007
Jorge Sousa, o árbitro que dirigiu o último clássico Benfica – Porto, vai apitar o jogo do Rio Ave nos Açores.
O escriturário de 32 anos, natural de Paredes, foi 4º classificado na temporada passada e pertence à Associação de Futebol do Porto.
Jorge Sousa vai ser auxiliado no jogo Santa Clara – Rio Ave por José Luís Neto e António Vilaça.
O encontro da 14ª jornada da Liga de Honra realiza-se no próximo sábado a partir das 5 horas da tarde do continente, menos uma hora nos Açores.
http://www.radiolinear.com/
Rio Ave derrotou Varzim a voltou a ser líder isolado - 17-12-2007
O Rio Ave derrotou, ontem, o Varzim por 1-0 e voltou a isolar-se na liderança da Liga de Honra.
O golo da 4ª vitória do Rio Ave fora de casa foi apontado pelo atacante senegalês, Keita, aos 77 minutos.
A formação vila-condense voltou a ser o carrasco do Varzim que já não perdia no seu estádio há cerca de 11 meses, tendo a última derrota acontecido na temporada passada, precisamente, diante do Rio Ave.
O treinador João Eusébio sublinhou que o Rio Ave esteve melhor no jogo, mas acabou por ter alguma sorte.
Por parte do Varzim, Diamantino Miranda considerou a derrota injusta num jogo equilibrado.
Com a vitória na Póvoa de Varzim, o Rio Ave isolou-se de novo no primeiro lugar da Liga de Honra agora com 26 pontos somados.
No próximo sábado, o Rio Ave, que já não perde há 8 jornadas, defronta o Santa Clara, nos Açores, a partir das 5 horas da tarde.
http://www.radiolinear.com/
Jorge Sousa, o árbitro que dirigiu o último clássico Benfica – Porto, vai apitar o jogo do Rio Ave nos Açores.
O escriturário de 32 anos, natural de Paredes, foi 4º classificado na temporada passada e pertence à Associação de Futebol do Porto.
Jorge Sousa vai ser auxiliado no jogo Santa Clara – Rio Ave por José Luís Neto e António Vilaça.
O encontro da 14ª jornada da Liga de Honra realiza-se no próximo sábado a partir das 5 horas da tarde do continente, menos uma hora nos Açores.
http://www.radiolinear.com/
Rio Ave derrotou Varzim a voltou a ser líder isolado - 17-12-2007
O Rio Ave derrotou, ontem, o Varzim por 1-0 e voltou a isolar-se na liderança da Liga de Honra.
O golo da 4ª vitória do Rio Ave fora de casa foi apontado pelo atacante senegalês, Keita, aos 77 minutos.
A formação vila-condense voltou a ser o carrasco do Varzim que já não perdia no seu estádio há cerca de 11 meses, tendo a última derrota acontecido na temporada passada, precisamente, diante do Rio Ave.
O treinador João Eusébio sublinhou que o Rio Ave esteve melhor no jogo, mas acabou por ter alguma sorte.
Por parte do Varzim, Diamantino Miranda considerou a derrota injusta num jogo equilibrado.
Com a vitória na Póvoa de Varzim, o Rio Ave isolou-se de novo no primeiro lugar da Liga de Honra agora com 26 pontos somados.
No próximo sábado, o Rio Ave, que já não perde há 8 jornadas, defronta o Santa Clara, nos Açores, a partir das 5 horas da tarde.
http://www.radiolinear.com/
Notícia Rio Ave F.C.
Camadas Jovens: Resultados – 17.12.07
A jornada competitiva do fim-de-semana impulsionou algumas alterações na tabela classificativa dos diferentes campeonatos. A equipa de Juniores folgou e, por não ter pontuado, desceu ao 9º lugar, o mesmo sucedendo com os Iniciados da 2ª Divisão que agora ocupam o 12º lugar. Confira os resultados: Rio Ave - folga (Nacional de Juniores, 9º lugar, 27 pontos), Rio Ave, 1 x Padroense, 2 (Juvenis 1ª Divisão, 8º lugar, 22 pontos), Progresso, 1 x Rio Ave, 2 (Juvenis 2ª Divisão, 6º lugar, 17 pontos), Rio Ave, 2 x Avintes, 0 (Iniciados 1ª Divisão, 4º lugar, 31 pontos), Rio Ave - folga (Iniciados 2ª Divisão, 12º lugar, 8 pontos) e Rio Ave, 0 x Folgosa da Maia, 1 (Infantis 2ª Divisão, 3º lugar, 31 pontos).
Futebol: Varzim, 0 x Rio Ave, 1 – 16.12.07
A vitória sobre o Varzim, por 0 x 1, permitiu ao Rio Ave segurar a liderança da Liga de Honra, mantendo-se no topo da tabela classificativa e continuando a registar um percurso positivo, e muito regular, ao longo da presente temporada. Na deslocação ao terreno do rival Varzim, a formação vilacondense entrou determinada em jogo, pelo que conseguiu dominar durante toda a primeira parte, explorando os erros do adversário e criando várias ocasiões de golo. A segunda metade do encontro foi mais equilibrada, deixando até antever um empate como resultado final. No entanto, a determinação e eficácia vilacondense conseguiu sobressair e, aos 77 minutos, Keita faz o golo da vitória para o Rio Ave, repetindo o cenário da temporada passada em que o Rio Ave foi à Póvoa de Varzim vencer por três bolas a zero.
http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm
A jornada competitiva do fim-de-semana impulsionou algumas alterações na tabela classificativa dos diferentes campeonatos. A equipa de Juniores folgou e, por não ter pontuado, desceu ao 9º lugar, o mesmo sucedendo com os Iniciados da 2ª Divisão que agora ocupam o 12º lugar. Confira os resultados: Rio Ave - folga (Nacional de Juniores, 9º lugar, 27 pontos), Rio Ave, 1 x Padroense, 2 (Juvenis 1ª Divisão, 8º lugar, 22 pontos), Progresso, 1 x Rio Ave, 2 (Juvenis 2ª Divisão, 6º lugar, 17 pontos), Rio Ave, 2 x Avintes, 0 (Iniciados 1ª Divisão, 4º lugar, 31 pontos), Rio Ave - folga (Iniciados 2ª Divisão, 12º lugar, 8 pontos) e Rio Ave, 0 x Folgosa da Maia, 1 (Infantis 2ª Divisão, 3º lugar, 31 pontos).
Futebol: Varzim, 0 x Rio Ave, 1 – 16.12.07
A vitória sobre o Varzim, por 0 x 1, permitiu ao Rio Ave segurar a liderança da Liga de Honra, mantendo-se no topo da tabela classificativa e continuando a registar um percurso positivo, e muito regular, ao longo da presente temporada. Na deslocação ao terreno do rival Varzim, a formação vilacondense entrou determinada em jogo, pelo que conseguiu dominar durante toda a primeira parte, explorando os erros do adversário e criando várias ocasiões de golo. A segunda metade do encontro foi mais equilibrada, deixando até antever um empate como resultado final. No entanto, a determinação e eficácia vilacondense conseguiu sobressair e, aos 77 minutos, Keita faz o golo da vitória para o Rio Ave, repetindo o cenário da temporada passada em que o Rio Ave foi à Póvoa de Varzim vencer por três bolas a zero.
http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm
Etiquetas:
futebol,
futebol escalões
sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
Notícia Póvoa Semanário
Martinho e Pimenta histórias que se cruzam
Depois de terem jogado juntos nas camadas jovens do clube poveiro, Raul Martinho e Vítor Pimenta são agora os massagistas de Varzim e Rio Ave. Dois velhos amigos com histórias de vida muito semelhantes
Os caminhos de Raul Martinho e Vítor Pimenta cruzaram-se no Varzim há mais de 20 anos. Jogaram na mesma equipa e ambos alinhavam na posição de defesa central, tendo actuado juntos em várias ocasiões. O destino levou-os a enveredarem pela carreira de massagista, trabalhando na área do futebol profissional, agora em clubes rivais. O Póvoa Semanário juntou-os para lançar o derbi entre Varzim e Rio Ave, sem esquecer os "melhores anos de vida" enquanto jogadores do clube alvi-negro. Vítor Pimenta, que nasceu em Angola e veio para Portugal com 10 anos, salientou que "as amizades mais puras que ficaram para sempre foram construídas nesses tempos". Tentou a sorte no Varzim e, após o primeiro treino nas escolinhas, teve o destino traçado: "aparece amanhã com duas fotografias e o bilhete de identidade" afirmou na altura o treinador Manuel Gamboa. Juntou-se a Raul Martinho no Varzim, mas, com 15 anos, foi chamado para o Benfica, uma das suas grandes paixões, representando ainda o Sporting, nos juniores. Foi profissional em vários clubes, casos de União de Coimbra, Santa Clara ou Pedras Rubras, resolvendo depois investir na carreira de massagista. Uma lesão na coluna, aos 23 anos, impediu Raul Martinho de continuar a jogar futebol, apesar de ainda ter representado depois o Marinhas. Esteve no Varzim até ao último ano de juniores, jogando também no "glorioso" Aguçadoura e cumprindo de seguida o serviço militar obrigatório, para representar ainda o Fornos de Algodres. "Ficou a mágoa de nunca ter sido profissional" afirmou, revelando que hoje é massagista "um pouco por acaso". Um amigo aconselhou-o a tirar o curso no SIMAC e, vendo uma oportunidade de ficar ligado ao desporto e à saúde, duas áreas de que sempre gostou, não pensou duas vezes. Acabou por fazer o estágio na clínica de Moura Gonçalves, médico do Varzim, estando há seis anos a trabalhar no clube poveiro. Já Vítor Pimenta, que sempre se sentiu "fascinado pela área da saúde", e sabendo que o futebol profissional teria um fim, teve sempre no pensamento "precaver o futuro" e foi tirando cursos de massagista e na área de fisioterapia. Ainda era jogador quando colaborava, como massagista, nas camadas jovens do Varzim, terminando depois o curso para estagiar numa clínica de Barcelos. Tal como aconteceu com o amigo Martinho, a clínica pertencia a um médico ligado ao futebol. Acabou por ir parar ao Gil Vicente, onde esteve sete anos. Desde há duas épocas que trabalha no Rio Ave, tendo a funcionar na Póvoa de Varzim um clínica própria.
Quanto ao derbi deste domingo, Raul Martinho deseja que seja "um grande espectáculo" e, como é óbvio, espera que seja o Varzim a vencer. Vítor Pimenta está do outro lado da barricada e só pensa na vitória do Rio Ave na Póvoa.
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3552&seccaoid=101&accao=noticia
Varzim x Rio Ave - A paixão do futebol
Carlos Alberto - Adepto do Rio Ave
"É um jogo de resultado imprevisível e, portanto, nunca se sabe quem ganha. São duas equipas muito iguais e tudo é possível. Aposto mais no empate. Sou vilacondense e gostava que o Rio Ave ganhasse, mas não sou assim tão peremptório, porque sei das dificuldades que estes jogos entre vizinhos colocam aos jogadores e treinadores dos clubes"
Francisco Flores - Adepto do Rio Ave
"O Rio Ave vai à Póvoa e não perde. Acredito em todos os resultados menos na derrota com o Varzim. Talvez esteja mais virado para o empate, o que já não seria mau para o Rio Ave, pois está na frente da classificação. Mas se ganhasse ficava mais satisfeito. Espero, essencialmente, que seja um bom jogo de futebol e que não surjam problemas"
Joaquim Braga - Adepto do Rio Ave
"Espero um empate entre as duas equipas e que seja preferência com golos. Aposto no resultado de 1-1. Quanto ao jogo, ninguém sabe ao certo o que vai acontecer, mas penso que será equilibrado e não aponto um favorito. Desejo que tudo decorra pelo melhor, dentro e fora do campo. Fora de casa o rio Ave costuma fazer bons resultados neste campeonato"
José Moreira - Adepto do Rio Ave
"Espero que o Rio Ave ganhe novamente, porque tem melhor equipa do que o Varzim. Já ganhámos na Póvoa na época passada e queremos repetir a dose esta temporada. O ponta de lança Keita é um bocadinho fraco, mas espero que o Rio Ave ganhe. O resultado será de 2-0 para a equipa de Vila do Conde. Já fui sócio mas desisti, apesar de ser caxineiro"
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3551&seccaoid=101&accao=noticia
Varzim e Rio Ave primam pela “prata da casa”
Varzim e Rio Ave contam nas suas fileiras com muita "prata da casa", já que tanto jogadores como demais elementos, numa grande parte, são naturais ou residentes nas duas terras, com maior destaque para a zona piscatória das Caxinas, pertencente ao concelho vilacondense mas onde corre muito sangue poveiro oriundo de tempos idos.
Do plantel do Varzim, fazem parte os "caxineiros" Alexandre, Tito, Pedrinho, Emanuel e Marafona, além de Yazalde e Rui Barbosa com origens vilacondenses, para além dos poveiros Nuno Ribeiro, Neto, Pedro Santos e Marco Postiga, todos eles nascidos para o futebol no Varzim, tendo Emanuel e Rui Barbosa já envergado a camisola do Rio Ave.
Por sua vez, o plantel do Rio Ave conta com Milhazes e Adriano, poveiros de nascimento e criados nas escolas varzinistas, sendo naturais das Caxinas André Serrão, André Vilas Boas, Vitor Gomes e Tiago Terroso, além do vilacondense Fábio Faria, todos criados nas escolas do clube verde-branco.
Também as equipas técnicas têm ligações umbilicais com as duas terras vizinhas.
No Rio Ave, o treinador João Eusébio é "caxineiro", tendo feito a iniciação futebolística no Rio Ave, onde passou a sénior; os seus adjuntos Paulo Lima Pereira e Francisco Costa são poveiros e iniciaram-se como futebolistas do Varzim. O chefe do departamento de futebol Paulo Fangueiro é sócio do Varzim e reside na Póvoa de Varzim. O massagista Vitor Pimenta é poveiro e nasceu para o futebol nas camadas jovens varzinistas. Também o roupeiro Vitor Marta está ligado às duas terras, pois é do concelho de Vila do Conde, onde reside actualmente, mas durante década e meia residiu na Póvoa.
No Varzim, a equipa técnica liderada pelo "sulista" Diamantino Miranda conta como adjuntos António Miranda e Augusto Neves, criados nas escolas varzinistas e tendo ambos feito carreira na equipa sénior do Varzim, e também com o preparador físico Eduardo Esteves, natural da Póvoa e filho de outro antigo jogador varzinista Lúcio Pereira (que também defendeu as cores do Rio Ave e teve funções técnicas nesse clube), para além do massagista Raul Martinho que foi jogador varzinista nas camadas jovens.
Portanto, o jogo Varzim x Rio Ave, para a 13.ª jornada da Liga Vitális, reveste-se de um cunho regional como não deve haver outro igual no País, em que duas terras se interligam estreitamente no futebol, assim como em várias partículas da vida social e até política.
Luís Leal,
Do Jornal "O Varzim"
de 30/11/2007
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3553&seccaoid=101&accao=noticia
“Encurtar distância para o Rio Ave”
Marco Cláudio regressou à competição após dois meses de ausência e o Varzim voltou a ganhar. Com contrato até 2009 e “completamente satisfeito” no clube, o médio tem como “grande desejo” chegar à I Liga com a camisola alvi-negra
A importância de Marco Cláudio no futebol do Varzim é consensual e, num olhar meramente estatístico, essa ideia ganha ainda mais consistência. Nas primeiras seis jornadas, o médio foi titular e a equipa venceu três jogos, empatou dois e perdeu uma única vez. Nos seis jogos seguintes, incluindo uma eliminação na Taça de Portugal, frente ao Penafiel, o Varzim perdeu duas vezes e empatou quatro. A influência do nº10 é vista por todos como decisiva e na última partida, frente ao Santa Clara, mesmo estando ainda longe da melhor forma física, e por saber que a sua presença "a nível psicológico" pode motivar os colegas de equipa, o treinador Diamantino Miranda não hesitou em colocá-lo em campo. Resultado: o Varzim venceu por 3-1 e quebrou um jejum de dois meses sem vitórias. "É sempre bom saber que as pessoas confiam em nós. Também tenho consciência que ainda não estou a 100 % e que nunca conseguiria chegar ao nível dos meus colegas, mas se a minha presença foi boa para a equipa fico satisfeito" começou por explicar, garantindo, porém, que o regresso às vitórias deve-se apenas ao "valor que o grupo tem". "Nem sempre é possível jogar bem e ganhar, mas vencemos com uma boa exibição e demonstrámos, mais uma vez, que o Varzim tem uma grande equipa que vai lutar pelos seus objectivos".
"Vou continuar a trabalhar para regressar ao meu melhor. Não queremos uma recuperação demasiado rápida e, por isso, o trabalho está a ser controlado ao pormenor"
Conseguida a vitória, e sabendo que nas próximas quatro jornadas o Varzim terá três jogos em casa (Rio Ave, Gondomar e Portimonense), confiança não falta a Marco Cláudio, que acredita ser possível alcançar os lugares de subida neste ciclo."É mais um motivo bom para trabalharmos, porque sabemos que podemos chegar lá acima para lutarmos de igual para igual com os nossos adversários. Não estamos longe do nosso objectivo e vamos continuar a trabalhar, sabendo que temos um ciclo bom para conquistar pontos".
Concentremo-nos no jogo com o Rio Ave, sempre muito especial para os adeptos. Os jogadores sabem disso, até porque, salienta, "as pessoas falam sempre e comentam a rivalidade". "Mas só estão em causa três pontos. Não queremos abdicar deles e vamos lutar para conquistá-los, encurtando dessa forma a distância para o Rio Ave" avisou.
Esperando um "grande ambiente" para um "grande jogo" de futebol, Marco Cláudio salienta que a transmissão na Sport TV e as características de um derbi aumentam a vontade dos jogadores em "participarem no espectáculo".
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3554&seccaoid=101&accao=noticia
‘Jogo pela Paz’ tem risco elevado
O Varzim vai colaborar com a autarquia poveira no Encontro pela Paz, iniciativa que tem o apoio da Junta de Freguesia e que teve o seu início em 1999.
O derbi, que será denominado de ‘Jogo pela Paz’, beneficia da transmissão televisiva na Sport TV, o que dará uma maior dimensão evento. Desta forma, trinta minutos antes do início do jogo, será hasteada a bandeira da paz no Estádio, e as equipas entrarão em campo acompanhadas pela ‘Tocha da Paz’.
Será, ainda, respeitado um minuto de silêncio, durante o qual decorrerá uma largada de pombos, e nas bancadas estarão representadas todas as Juntas de Freguesia da Póvoa.
A classificação de "jogo de risco elevado" obriga a medidas especiais de segurança. Os sócios do Varzim têm entrada gratuita, mas os que não possuirem lugar anual deverão levantar o respectivo bilhete.
Bruno Alves - Formou-se no Varzim e saiu para os juniores do FC Porto. Depois de ter representado Farense, Guimarães e AEK, o defesa central regressou ao F Porto, afirmando-se também na selecção nacional.
"Nunca representei o Varzim como sénior, mas defrontei várias vezes o Rio Ave nas camadas jovens e tenho grandes recordações. É sempre um jogo muito especial, diferente de todos os outros, até pela emoção vivida no relvado e nas bancadas, sempre com uma forte rivalidade presente. Gostava que o Varzim conseguisse uma vitória, porque foi o clube onde me formei, por isso, ficou sempre um enorme carinho. Desejo que o Varzim tenha muito sucesso no futuro e que tudo de bom aconteça à equipa e ao clube. Se tiver oportunidade vou ver o jogo ao estádio, mas, se não puder, vou assistir pela televisão"
Miguelito - É poveiro e, apesar de ter tentado a sorte no Varzim, foi no Rio Ave onde se fez jogador. O lateral esquerdo teve uma passagem pelo Nacional da Madeira antes de ser transferido para o Benfica.
"Recordo com saudade os derbies entre Varzim e Rio Ave. Tive o privilégio de participar em vários jogos nas camadas jovens e também como profissional do Rio Ave. É sempre um bom jogo entre dois clubes vizinhos e rivais e de resultado imprevisível, pois as duas equipais têm dificuldades para se imporem e nem sempre vence quem está melhor. Desejo que seja um bom espectáculo de futebol e que ganhe o melhor. A semana que antecede esses jogos é bastante diferente das restantes, principalmente para os jogadores formados nos dois clubes, porque não se fala de outra coisa na terra e sentimos mais"
Ricardo Nascimento - Representou Varzim e Rio Ave na 1ª Divisão, brilhando no clube vilacondense antes de rumar ao futebol da Coreia do Sul. Assinou recentemente pelo Trofense e vai, assim, defrontar os antigos clubes.
"Joguei pelo Varzim contra o Rio Ave na 1ª Divisão e defrontei o Varzim num jogo particular. Participar num derby é sempre fantástico. É espectacular ver adeptos como os do Varzim e do Rio Ave que deixam qualquer jogador contente. O Varzim marcou-me pelos adeptos que tem, enquanto o Rio Ave foi o clube onde tive mais sucesso mediático e onde fui realmente feliz. Quando se diz que os jogadores correm mais nestes jogos penso que é um mito dos derbies em qualquer parte do Mundo. Mas marcar um golo é especial e fica gravado na mente de um jogador. A vitória será sempre especial para os adeptos"
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3556&seccaoid=101&accao=noticia
Derbi entre Varzim e Rio Ave com medidas extra de segurança
À semelhança do que aconteceu no jogo realizado na Póvoa, na época passada, e dentro da iniciativa “Encontro pela Paz”, organizada pela Junta de Freguesia, o derbi entre Varzim e Rio Ave, marcado para domingo, pelas 11h15, será denominado de Jogo pela Paz, estando previsto um conjunto de acções. 30 minutos antes do início do encontro, será hasteada a bandeira da paz no Estádio e a entrada em campo das equipas será acompanhada pela ‘Tocha da Paz’, transportada por crianças com as cores dos dois emblemas. Será também respeitado um minuto de silêncio, durante o qual decorrerá uma largada de pombos.
Mas ao abrigo do que está determinado para jogos entre clubes rivais ou vizinhos, o encontro foi classificado de “risco elevado” e, por isso, estão previstas medidas especiais de segurança, estando proibida a entrada a crianças com menos de três anos e previstas revistas pessoais aos espectadores.
Os sócios do Varzim não pagam a habitual quota suplementar, mas, devido ao sistema de torniquetes, apenas os possuidores de Lugar Anual estão dispensados da aquisição do bilhete. O ingresso mais barato para o público em geral custa 10 euros.
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3525&seccaoid=101&accao=noticia
Depois de terem jogado juntos nas camadas jovens do clube poveiro, Raul Martinho e Vítor Pimenta são agora os massagistas de Varzim e Rio Ave. Dois velhos amigos com histórias de vida muito semelhantes
Os caminhos de Raul Martinho e Vítor Pimenta cruzaram-se no Varzim há mais de 20 anos. Jogaram na mesma equipa e ambos alinhavam na posição de defesa central, tendo actuado juntos em várias ocasiões. O destino levou-os a enveredarem pela carreira de massagista, trabalhando na área do futebol profissional, agora em clubes rivais. O Póvoa Semanário juntou-os para lançar o derbi entre Varzim e Rio Ave, sem esquecer os "melhores anos de vida" enquanto jogadores do clube alvi-negro. Vítor Pimenta, que nasceu em Angola e veio para Portugal com 10 anos, salientou que "as amizades mais puras que ficaram para sempre foram construídas nesses tempos". Tentou a sorte no Varzim e, após o primeiro treino nas escolinhas, teve o destino traçado: "aparece amanhã com duas fotografias e o bilhete de identidade" afirmou na altura o treinador Manuel Gamboa. Juntou-se a Raul Martinho no Varzim, mas, com 15 anos, foi chamado para o Benfica, uma das suas grandes paixões, representando ainda o Sporting, nos juniores. Foi profissional em vários clubes, casos de União de Coimbra, Santa Clara ou Pedras Rubras, resolvendo depois investir na carreira de massagista. Uma lesão na coluna, aos 23 anos, impediu Raul Martinho de continuar a jogar futebol, apesar de ainda ter representado depois o Marinhas. Esteve no Varzim até ao último ano de juniores, jogando também no "glorioso" Aguçadoura e cumprindo de seguida o serviço militar obrigatório, para representar ainda o Fornos de Algodres. "Ficou a mágoa de nunca ter sido profissional" afirmou, revelando que hoje é massagista "um pouco por acaso". Um amigo aconselhou-o a tirar o curso no SIMAC e, vendo uma oportunidade de ficar ligado ao desporto e à saúde, duas áreas de que sempre gostou, não pensou duas vezes. Acabou por fazer o estágio na clínica de Moura Gonçalves, médico do Varzim, estando há seis anos a trabalhar no clube poveiro. Já Vítor Pimenta, que sempre se sentiu "fascinado pela área da saúde", e sabendo que o futebol profissional teria um fim, teve sempre no pensamento "precaver o futuro" e foi tirando cursos de massagista e na área de fisioterapia. Ainda era jogador quando colaborava, como massagista, nas camadas jovens do Varzim, terminando depois o curso para estagiar numa clínica de Barcelos. Tal como aconteceu com o amigo Martinho, a clínica pertencia a um médico ligado ao futebol. Acabou por ir parar ao Gil Vicente, onde esteve sete anos. Desde há duas épocas que trabalha no Rio Ave, tendo a funcionar na Póvoa de Varzim um clínica própria.
Quanto ao derbi deste domingo, Raul Martinho deseja que seja "um grande espectáculo" e, como é óbvio, espera que seja o Varzim a vencer. Vítor Pimenta está do outro lado da barricada e só pensa na vitória do Rio Ave na Póvoa.
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3552&seccaoid=101&accao=noticia
Varzim x Rio Ave - A paixão do futebol
Carlos Alberto - Adepto do Rio Ave
"É um jogo de resultado imprevisível e, portanto, nunca se sabe quem ganha. São duas equipas muito iguais e tudo é possível. Aposto mais no empate. Sou vilacondense e gostava que o Rio Ave ganhasse, mas não sou assim tão peremptório, porque sei das dificuldades que estes jogos entre vizinhos colocam aos jogadores e treinadores dos clubes"
Francisco Flores - Adepto do Rio Ave
"O Rio Ave vai à Póvoa e não perde. Acredito em todos os resultados menos na derrota com o Varzim. Talvez esteja mais virado para o empate, o que já não seria mau para o Rio Ave, pois está na frente da classificação. Mas se ganhasse ficava mais satisfeito. Espero, essencialmente, que seja um bom jogo de futebol e que não surjam problemas"
Joaquim Braga - Adepto do Rio Ave
"Espero um empate entre as duas equipas e que seja preferência com golos. Aposto no resultado de 1-1. Quanto ao jogo, ninguém sabe ao certo o que vai acontecer, mas penso que será equilibrado e não aponto um favorito. Desejo que tudo decorra pelo melhor, dentro e fora do campo. Fora de casa o rio Ave costuma fazer bons resultados neste campeonato"
José Moreira - Adepto do Rio Ave
"Espero que o Rio Ave ganhe novamente, porque tem melhor equipa do que o Varzim. Já ganhámos na Póvoa na época passada e queremos repetir a dose esta temporada. O ponta de lança Keita é um bocadinho fraco, mas espero que o Rio Ave ganhe. O resultado será de 2-0 para a equipa de Vila do Conde. Já fui sócio mas desisti, apesar de ser caxineiro"
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3551&seccaoid=101&accao=noticia
Varzim e Rio Ave primam pela “prata da casa”
Varzim e Rio Ave contam nas suas fileiras com muita "prata da casa", já que tanto jogadores como demais elementos, numa grande parte, são naturais ou residentes nas duas terras, com maior destaque para a zona piscatória das Caxinas, pertencente ao concelho vilacondense mas onde corre muito sangue poveiro oriundo de tempos idos.
Do plantel do Varzim, fazem parte os "caxineiros" Alexandre, Tito, Pedrinho, Emanuel e Marafona, além de Yazalde e Rui Barbosa com origens vilacondenses, para além dos poveiros Nuno Ribeiro, Neto, Pedro Santos e Marco Postiga, todos eles nascidos para o futebol no Varzim, tendo Emanuel e Rui Barbosa já envergado a camisola do Rio Ave.
Por sua vez, o plantel do Rio Ave conta com Milhazes e Adriano, poveiros de nascimento e criados nas escolas varzinistas, sendo naturais das Caxinas André Serrão, André Vilas Boas, Vitor Gomes e Tiago Terroso, além do vilacondense Fábio Faria, todos criados nas escolas do clube verde-branco.
Também as equipas técnicas têm ligações umbilicais com as duas terras vizinhas.
No Rio Ave, o treinador João Eusébio é "caxineiro", tendo feito a iniciação futebolística no Rio Ave, onde passou a sénior; os seus adjuntos Paulo Lima Pereira e Francisco Costa são poveiros e iniciaram-se como futebolistas do Varzim. O chefe do departamento de futebol Paulo Fangueiro é sócio do Varzim e reside na Póvoa de Varzim. O massagista Vitor Pimenta é poveiro e nasceu para o futebol nas camadas jovens varzinistas. Também o roupeiro Vitor Marta está ligado às duas terras, pois é do concelho de Vila do Conde, onde reside actualmente, mas durante década e meia residiu na Póvoa.
No Varzim, a equipa técnica liderada pelo "sulista" Diamantino Miranda conta como adjuntos António Miranda e Augusto Neves, criados nas escolas varzinistas e tendo ambos feito carreira na equipa sénior do Varzim, e também com o preparador físico Eduardo Esteves, natural da Póvoa e filho de outro antigo jogador varzinista Lúcio Pereira (que também defendeu as cores do Rio Ave e teve funções técnicas nesse clube), para além do massagista Raul Martinho que foi jogador varzinista nas camadas jovens.
Portanto, o jogo Varzim x Rio Ave, para a 13.ª jornada da Liga Vitális, reveste-se de um cunho regional como não deve haver outro igual no País, em que duas terras se interligam estreitamente no futebol, assim como em várias partículas da vida social e até política.
Luís Leal,
Do Jornal "O Varzim"
de 30/11/2007
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3553&seccaoid=101&accao=noticia
“Encurtar distância para o Rio Ave”
Marco Cláudio regressou à competição após dois meses de ausência e o Varzim voltou a ganhar. Com contrato até 2009 e “completamente satisfeito” no clube, o médio tem como “grande desejo” chegar à I Liga com a camisola alvi-negra
A importância de Marco Cláudio no futebol do Varzim é consensual e, num olhar meramente estatístico, essa ideia ganha ainda mais consistência. Nas primeiras seis jornadas, o médio foi titular e a equipa venceu três jogos, empatou dois e perdeu uma única vez. Nos seis jogos seguintes, incluindo uma eliminação na Taça de Portugal, frente ao Penafiel, o Varzim perdeu duas vezes e empatou quatro. A influência do nº10 é vista por todos como decisiva e na última partida, frente ao Santa Clara, mesmo estando ainda longe da melhor forma física, e por saber que a sua presença "a nível psicológico" pode motivar os colegas de equipa, o treinador Diamantino Miranda não hesitou em colocá-lo em campo. Resultado: o Varzim venceu por 3-1 e quebrou um jejum de dois meses sem vitórias. "É sempre bom saber que as pessoas confiam em nós. Também tenho consciência que ainda não estou a 100 % e que nunca conseguiria chegar ao nível dos meus colegas, mas se a minha presença foi boa para a equipa fico satisfeito" começou por explicar, garantindo, porém, que o regresso às vitórias deve-se apenas ao "valor que o grupo tem". "Nem sempre é possível jogar bem e ganhar, mas vencemos com uma boa exibição e demonstrámos, mais uma vez, que o Varzim tem uma grande equipa que vai lutar pelos seus objectivos".
"Vou continuar a trabalhar para regressar ao meu melhor. Não queremos uma recuperação demasiado rápida e, por isso, o trabalho está a ser controlado ao pormenor"
Conseguida a vitória, e sabendo que nas próximas quatro jornadas o Varzim terá três jogos em casa (Rio Ave, Gondomar e Portimonense), confiança não falta a Marco Cláudio, que acredita ser possível alcançar os lugares de subida neste ciclo."É mais um motivo bom para trabalharmos, porque sabemos que podemos chegar lá acima para lutarmos de igual para igual com os nossos adversários. Não estamos longe do nosso objectivo e vamos continuar a trabalhar, sabendo que temos um ciclo bom para conquistar pontos".
Concentremo-nos no jogo com o Rio Ave, sempre muito especial para os adeptos. Os jogadores sabem disso, até porque, salienta, "as pessoas falam sempre e comentam a rivalidade". "Mas só estão em causa três pontos. Não queremos abdicar deles e vamos lutar para conquistá-los, encurtando dessa forma a distância para o Rio Ave" avisou.
Esperando um "grande ambiente" para um "grande jogo" de futebol, Marco Cláudio salienta que a transmissão na Sport TV e as características de um derbi aumentam a vontade dos jogadores em "participarem no espectáculo".
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3554&seccaoid=101&accao=noticia
‘Jogo pela Paz’ tem risco elevado
O Varzim vai colaborar com a autarquia poveira no Encontro pela Paz, iniciativa que tem o apoio da Junta de Freguesia e que teve o seu início em 1999.
O derbi, que será denominado de ‘Jogo pela Paz’, beneficia da transmissão televisiva na Sport TV, o que dará uma maior dimensão evento. Desta forma, trinta minutos antes do início do jogo, será hasteada a bandeira da paz no Estádio, e as equipas entrarão em campo acompanhadas pela ‘Tocha da Paz’.
Será, ainda, respeitado um minuto de silêncio, durante o qual decorrerá uma largada de pombos, e nas bancadas estarão representadas todas as Juntas de Freguesia da Póvoa.
A classificação de "jogo de risco elevado" obriga a medidas especiais de segurança. Os sócios do Varzim têm entrada gratuita, mas os que não possuirem lugar anual deverão levantar o respectivo bilhete.
Bruno Alves - Formou-se no Varzim e saiu para os juniores do FC Porto. Depois de ter representado Farense, Guimarães e AEK, o defesa central regressou ao F Porto, afirmando-se também na selecção nacional.
"Nunca representei o Varzim como sénior, mas defrontei várias vezes o Rio Ave nas camadas jovens e tenho grandes recordações. É sempre um jogo muito especial, diferente de todos os outros, até pela emoção vivida no relvado e nas bancadas, sempre com uma forte rivalidade presente. Gostava que o Varzim conseguisse uma vitória, porque foi o clube onde me formei, por isso, ficou sempre um enorme carinho. Desejo que o Varzim tenha muito sucesso no futuro e que tudo de bom aconteça à equipa e ao clube. Se tiver oportunidade vou ver o jogo ao estádio, mas, se não puder, vou assistir pela televisão"
Miguelito - É poveiro e, apesar de ter tentado a sorte no Varzim, foi no Rio Ave onde se fez jogador. O lateral esquerdo teve uma passagem pelo Nacional da Madeira antes de ser transferido para o Benfica.
"Recordo com saudade os derbies entre Varzim e Rio Ave. Tive o privilégio de participar em vários jogos nas camadas jovens e também como profissional do Rio Ave. É sempre um bom jogo entre dois clubes vizinhos e rivais e de resultado imprevisível, pois as duas equipais têm dificuldades para se imporem e nem sempre vence quem está melhor. Desejo que seja um bom espectáculo de futebol e que ganhe o melhor. A semana que antecede esses jogos é bastante diferente das restantes, principalmente para os jogadores formados nos dois clubes, porque não se fala de outra coisa na terra e sentimos mais"
Ricardo Nascimento - Representou Varzim e Rio Ave na 1ª Divisão, brilhando no clube vilacondense antes de rumar ao futebol da Coreia do Sul. Assinou recentemente pelo Trofense e vai, assim, defrontar os antigos clubes.
"Joguei pelo Varzim contra o Rio Ave na 1ª Divisão e defrontei o Varzim num jogo particular. Participar num derby é sempre fantástico. É espectacular ver adeptos como os do Varzim e do Rio Ave que deixam qualquer jogador contente. O Varzim marcou-me pelos adeptos que tem, enquanto o Rio Ave foi o clube onde tive mais sucesso mediático e onde fui realmente feliz. Quando se diz que os jogadores correm mais nestes jogos penso que é um mito dos derbies em qualquer parte do Mundo. Mas marcar um golo é especial e fica gravado na mente de um jogador. A vitória será sempre especial para os adeptos"
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3556&seccaoid=101&accao=noticia
Derbi entre Varzim e Rio Ave com medidas extra de segurança
À semelhança do que aconteceu no jogo realizado na Póvoa, na época passada, e dentro da iniciativa “Encontro pela Paz”, organizada pela Junta de Freguesia, o derbi entre Varzim e Rio Ave, marcado para domingo, pelas 11h15, será denominado de Jogo pela Paz, estando previsto um conjunto de acções. 30 minutos antes do início do encontro, será hasteada a bandeira da paz no Estádio e a entrada em campo das equipas será acompanhada pela ‘Tocha da Paz’, transportada por crianças com as cores dos dois emblemas. Será também respeitado um minuto de silêncio, durante o qual decorrerá uma largada de pombos.
Mas ao abrigo do que está determinado para jogos entre clubes rivais ou vizinhos, o encontro foi classificado de “risco elevado” e, por isso, estão previstas medidas especiais de segurança, estando proibida a entrada a crianças com menos de três anos e previstas revistas pessoais aos espectadores.
Os sócios do Varzim não pagam a habitual quota suplementar, mas, devido ao sistema de torniquetes, apenas os possuidores de Lugar Anual estão dispensados da aquisição do bilhete. O ingresso mais barato para o público em geral custa 10 euros.
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3525&seccaoid=101&accao=noticia
Etiquetas:
adeptos,
futebol,
futebol escalões,
v.pimenta,
vitalis
Notícia Rio Ave F.C.
Varzim x Rio Ave – Jogo de Risco – 14.12.07
O jogo Varzim x Rio Ave agendado para o próximo domingo coloca frente-a-frente duas equipas de clubes vizinhos, cujo historial é preenchido por antigas rivalidades que ainda hoje se fazem sentir, tendo em conta o “bairrismo” dos adeptos de ambos os emblemas. De acordo com as normas estabelecidas para jogos realizados entre equipas rivais ou vizinhas, o jogo foi considerado de alto-risco, estando agendadas medidas especiais de segurança. Será proibida a entrada de menores de 5 anos e todos os espectadores serão revistados à entrada no recinto.
Futsal: Beira-Mar x Rio Ave – 13.12.07
Tendo iniciado uma excelente recuperação na tabela classificativa do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, a equipa sénior de futsal do Rio Ave ocupa agora o 6º lugar, com 10 pontos, depois de duas vitórias consecutivas sobre o Amanhã da Criança e Gafanha, por 1 x 3 e 5 x 1, respectivamente. No próximo sábado, a formação orientada por Paulo Morim desloca-se ao pavilhão do Beira-Mar, último classificado da prova, com 2 pontos. O jogo está agendado para as 18,30 horas. De salientar que o Campeonato não sofrerá paragens para a tradicional Época Natalícia, pelo que, no próximo dia 22, o Rio Ave recebe o Macedense, no Pavilhão de Desportos.
Futsal: Juniores jogam fora – 13.12.07
Depois de ter vencido o Freixieiro por 4 bolas a três, a equipa de juniores de futsal desloca-se, este sábado, ao pavilhão do Monte Pedras, para a realização de mais um jogo referente ao Campeonato Distrital 1ª Divisão da categoria. Este será o primeiro de dois desafios consecutivos que a formação vilacondense terá de realizar fora de casa, sendo que na jornada seguinte se desloca ao Leões Valboenses. Recorde-se que, na época de estreia na 1ª Divisão, a equipa de juniores de futsal está a realizar uma excelente temporada, mantendo o objectivo de terminar a prova nos primeiros lugares da tabela.
http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm
Rio Ave recebe Olhanense na Taça – 12.12.07
Decorreu ao final da manhã de hoje o sorteio da 5ª Eliminatória da Taça de Portugal, na qual o Rio Ave terá de defrontar o Olhanense, equipa da Liga Vitalis. O jogo será disputado em Vila do Conde no próximo dia 20 de Janeiro. Recorde-se que a formação vilacondense já eliminou o Odivelas e o Rebordosa, equipas de escalão competitivo inferior. Prossegue em prova e terá de reencontrar o Olhanense, formação que ocupa o 10º lugar da Liga Vitalis. Já esta temporada, o Rio Ave venceu este adversário para o campeonato por três bolas a zero, em jogo disputado em Olhão.
O jogo Varzim x Rio Ave agendado para o próximo domingo coloca frente-a-frente duas equipas de clubes vizinhos, cujo historial é preenchido por antigas rivalidades que ainda hoje se fazem sentir, tendo em conta o “bairrismo” dos adeptos de ambos os emblemas. De acordo com as normas estabelecidas para jogos realizados entre equipas rivais ou vizinhas, o jogo foi considerado de alto-risco, estando agendadas medidas especiais de segurança. Será proibida a entrada de menores de 5 anos e todos os espectadores serão revistados à entrada no recinto.
Futsal: Beira-Mar x Rio Ave – 13.12.07
Tendo iniciado uma excelente recuperação na tabela classificativa do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, a equipa sénior de futsal do Rio Ave ocupa agora o 6º lugar, com 10 pontos, depois de duas vitórias consecutivas sobre o Amanhã da Criança e Gafanha, por 1 x 3 e 5 x 1, respectivamente. No próximo sábado, a formação orientada por Paulo Morim desloca-se ao pavilhão do Beira-Mar, último classificado da prova, com 2 pontos. O jogo está agendado para as 18,30 horas. De salientar que o Campeonato não sofrerá paragens para a tradicional Época Natalícia, pelo que, no próximo dia 22, o Rio Ave recebe o Macedense, no Pavilhão de Desportos.
Futsal: Juniores jogam fora – 13.12.07
Depois de ter vencido o Freixieiro por 4 bolas a três, a equipa de juniores de futsal desloca-se, este sábado, ao pavilhão do Monte Pedras, para a realização de mais um jogo referente ao Campeonato Distrital 1ª Divisão da categoria. Este será o primeiro de dois desafios consecutivos que a formação vilacondense terá de realizar fora de casa, sendo que na jornada seguinte se desloca ao Leões Valboenses. Recorde-se que, na época de estreia na 1ª Divisão, a equipa de juniores de futsal está a realizar uma excelente temporada, mantendo o objectivo de terminar a prova nos primeiros lugares da tabela.
http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm
Rio Ave recebe Olhanense na Taça – 12.12.07
Decorreu ao final da manhã de hoje o sorteio da 5ª Eliminatória da Taça de Portugal, na qual o Rio Ave terá de defrontar o Olhanense, equipa da Liga Vitalis. O jogo será disputado em Vila do Conde no próximo dia 20 de Janeiro. Recorde-se que a formação vilacondense já eliminou o Odivelas e o Rebordosa, equipas de escalão competitivo inferior. Prossegue em prova e terá de reencontrar o Olhanense, formação que ocupa o 10º lugar da Liga Vitalis. Já esta temporada, o Rio Ave venceu este adversário para o campeonato por três bolas a zero, em jogo disputado em Olhão.
Etiquetas:
futebol,
futebol escalões,
futsal,
futsal escalões,
taça de portugal,
vitalis
notícias terras do ave
Faleceu o massagista do Rio Ave “Zé Maria”
No dia 27 de Novembro de 2007, faleceu o “nosso” Zé Maria, tinha 83 anos o homem que serviu o Rio Ave F.C. desde a sua fundação, no ano de 1939.Serviu sempre o seu clube do coração, foram dezenas de anos, bem mais de 50 anos a trabalhar para o clube da sua terra, estava sempre disponível, aos poucos e devido à saúde e idade acabou por deixar o seu glorioso, no entanto logo no 1.º ano de vida do Rio Ave foi responsável pelos equipamentos desportivos, pelo campo, balneários, sede do clube, entre outros.Passados mais de dez anos iniciou a actividade que o tornou muito conhecido, massagista. Estreou-se num jogo de reservas e a partir daí foi sempre o massagista do clube, servindo a tudo e a todos! Sim porque não cuidou só dos atletas do Rio Ave , atletas doutras modalidades e não atletas, e cuidava e resolvia tratando as lesões mais ou menos difíceis, foram milhares que passaram pelas mãos dele. Durante muito tempo foi único.Todos nós, antigos atletas, passamos pela mão do bom Zé Maria, não está escrito mas está na memória de muitos as coisas boas que ele fez.Ajudou a conquistar muitas vitórias, teve um percurso cheio de rosas com muitos espinhos, todos nós antigos atletas nos lembramos das peripécias que aconteciam frequentemente com ele… enfim, partiu há dias e já estamos com saudades.
Paz à alma de um homem bom. São os votos dos seus “meninos”. P’ Veteranos do Rio Ave F.C. À família enlutada Terras do Ave apresenta as mais sentidas condolências.
http://www.terrasdoave.pt/conteudo.php?lop=&op=&id=61f2585b0ebcf1f532c4d1ec9a7d51aa
No dia 27 de Novembro de 2007, faleceu o “nosso” Zé Maria, tinha 83 anos o homem que serviu o Rio Ave F.C. desde a sua fundação, no ano de 1939.Serviu sempre o seu clube do coração, foram dezenas de anos, bem mais de 50 anos a trabalhar para o clube da sua terra, estava sempre disponível, aos poucos e devido à saúde e idade acabou por deixar o seu glorioso, no entanto logo no 1.º ano de vida do Rio Ave foi responsável pelos equipamentos desportivos, pelo campo, balneários, sede do clube, entre outros.Passados mais de dez anos iniciou a actividade que o tornou muito conhecido, massagista. Estreou-se num jogo de reservas e a partir daí foi sempre o massagista do clube, servindo a tudo e a todos! Sim porque não cuidou só dos atletas do Rio Ave , atletas doutras modalidades e não atletas, e cuidava e resolvia tratando as lesões mais ou menos difíceis, foram milhares que passaram pelas mãos dele. Durante muito tempo foi único.Todos nós, antigos atletas, passamos pela mão do bom Zé Maria, não está escrito mas está na memória de muitos as coisas boas que ele fez.Ajudou a conquistar muitas vitórias, teve um percurso cheio de rosas com muitos espinhos, todos nós antigos atletas nos lembramos das peripécias que aconteciam frequentemente com ele… enfim, partiu há dias e já estamos com saudades.
Paz à alma de um homem bom. São os votos dos seus “meninos”. P’ Veteranos do Rio Ave F.C. À família enlutada Terras do Ave apresenta as mais sentidas condolências.
http://www.terrasdoave.pt/conteudo.php?lop=&op=&id=61f2585b0ebcf1f532c4d1ec9a7d51aa
Etiquetas:
z.maria
Notícia O Primeiro de Janeiro
Equipa de futsal recupera posições na 2.ª divisão nacional – 14-12-2007
Por este rio (ave) acima
O Rio Ave teve um regresso em força no Campeonato Nacional da 2ª divisão de Futsal. Depois de cerca de um mês de interrupção da prova, os vila-condenses alcançaram duas vitórias consecutivas e estão em alta na tabela classificativa. Parece estar a fazer efeito o «murro na mesa» dado por Paulo Morim, ao ter colocado o seu lugar à disposição após a derrota com o Junqueira, na 5.ª jornada do Campeonato Nacional de futsal da 2ª divisão.A medida não provocou efeitos práticos na saída do treinador, mas teve o condão de espevitar os jogadores do plantel vila-condense.Após o regresso da competição que esteve parada devido à realização do Europeu da modalidade, em Gondomar, o Rio Ave obteve duas vitórias consecutivas que catapultaram a equipa na tabela classificativa para o 6º lugar.Depois de ter vencido no reduto do Amanhã da Criança, a equipa orientada por Paulo Morim derrotou agora o Grupo Desportivo Gafanha por cinco bolas a uma.Com uma fraca exibição na primeira metade do encontro, o Rio Ave que se adiantou no marcador aos 11 minutos através de um golo insólito de Bacalhau (a bola bateu nas costas do jogador e enganou o guarda-redes) permitiu a igualdade muito perto do intervalo.No entanto, nos segundos 20 minutos a equipa vila-condense puxou dos galões e surgiu determinada a resolver rapidamente o encontro.Em apenas três minutos, o Rio Ave apontou quatro golos que arrumaram por completo com as aspirações da equipa aveirense que tem apenas uma vitória no campeonato.Faneca por duas vezes, Jaime Moreira e Zé Miguel assinaram os tentos do Rio Ave apontados na segunda metade do encontro.“O Rio Ave não existiu na primeira parte, esteve muito mal. A equipa pensou que iria ser um jogo mais fácil, mas o Gafanha tem boa equipa e joga num sistema de jogo que é o que o Rio Ave menos gosta. Na segunda parte rectificamos e fizemos uma segunda parte ao nível do que podemos fazer. O resultado é justo, mas poderiam ter sido muitos mais golos”, sublinhou o treinador Paulo Morim. Após a terceira vitória no campeonato – segunda consecutiva - o Rio Ave ascendeu do 9º ao 6º lugar da tabela classificativa e está a 7 pontos dos lugares de subida.Ultrapassada a fase difícil da temporada, a formação vila-condense parece estar encaminhada para reentrar na luta pela subida.Paulo Morim acrescenta que “o mais importante é que temos duas vitórias consecutivas, estamos a subir na tabela e esta equipa estava a precisar de confiança. A confiança consegue-se com vitórias porque eles têm sido fantásticos a trabalhar durante a semana”.Amanhã, às 18h30 horas, o Rio Ave joga em Aveiro com o Beira Mar.FICHA Jogo realizado no Pavilhão Municipal de desportos de Vila do Conde.
Árbitros: Luís Manuel Marques e Nuno Miguel Bogalho (Associação de Futebol de Coimbra).
Rio Ave: Nuno Rodrigues, Bruno Faneca, Franklim Miranda, Hugo «Maria» e Renato Pontes.
Jogaram ainda. Jaime Moreira, Paulinho, Bruno Chumbada, Hugo Bacalhau, Mário Costa (cap.) e Zé Miguel.
Treinador Paulo Morim.
Gafanha: Paulo Cruz, Ferdy, Danny, Dário Macário e Joca.
Jogaram ainda: Carlos Fonseca, Eddyson, Touché e Pirolito.
Treinador: Francisco Vieira.
Marcadores: 1-0, Hugo Bacalhau (11´); 1-1, Touché (19‘); 2-1, Bruno Faneca (25´); 3-1, Bruno Faneca (27´); 4-1, Jaime Moreira (28´); 5-1, Zé Miguel (28´).
Disciplina: amarelo a Renato Pontes, Zé Miguel, Hugo «Maria»; Joca.
texto Paulo Vidal -
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=6f6c7275835407219a30bf0fe3f73fa9
Rio Ave goleou Rebordosa na quarta eliminatória – 14-12-2007
Taça transbordou de golos
Na quinta eliminatória da taça de Portugal, o Rio Ave volta a jogar no seu estádio. O sorteio realizado, na passada quarta-feira, ditou a recepção ao Olhanense, equipa que ocupa o 10.º lugar da Liga de Honra. O jogo disputa-se a 20 de Janeiro de 2008. Nunca esteve em causa a passagem do Rio Ave à 5ª eliminatória da Taça de Portugal, mas ninguém diria que a formação vila-condense pudesse marcar tantos golos na recepção ao Rebordosa.6-1 foi o resultado final do jogo, com quatro golos marcados pelo atacante senegalês Keita que já tinha marcado também na eliminatória anterior diante do Odivelas.Henrique, de grande penalidade, e Tiago Terroso assinaram os restantes golos da maior goleada da 4ª eliminatória da taça de Portugal.O tento de honra do Rebordosa, equipa que milita na série B da 3ª divisão nacional, foi apontado pelo central Fábio Faria na própria baliza.João Eusébio referiu no final da partida que “a nossa equipa teve respeito pelo adversário, trabalhou muito e foi uma equipa séria, por isso estou satisfeito com eles, sabendo de antemão que o jogo tornou-se fácil por mérito dos nossos jogadores, por mérito da nossa qualidade”.O treinador do Rio Ave acrescentou ainda que “era um jogo que nós desenhava-mos difícil, esta equipa eliminou o Trofense, sabíamos que tinha jogadores novos e com qualidade que se queriam mostrar. Fomos uma equipa forte e que respeitamos muito o adversário”.Pelo lado da formação do concelho de Paredes, o técnico Adriano Teixeira aceitou a derrota, “o Rio Ave obteve uma vitória justa, de facto nunca pensei sofrer seis golos, mas o futebol é mesmo assim. Tínhamos derrotado o Trofense e os nossos jogadores vinham com o espírito de que poderia acontecer de novo taça e que o jogo fosse mais fácil”.Depois de ter eliminado o Odivelas (2ª divisão nacional) e o Rebordosa (3ª divisão nacional), o Rio Ave volta a jogar em casa na 5ª eliminatória da taça de Portugal. O sorteio realizado, na passada quarta-feira, na sede da Federação Portuguesa de Futebol em Lisboa ditou a recepção ao Olhanense, equipa da Liga de Honra comandada pelo treinador Álvaro Magalhães.Trata-se do reencontro entre estas duas formações, esta temporada, uma vez que já se tinham defrontado para o campeonato da Liga de Honra, no estádio José Arcanjo em Olhão, na altura com a vitória a sorrir ao Rio Ave por três bolas a zero. Gaspar, Keita e Henrique foram aos marcadores dos golos vila-condenses. O jogo da 5ª eliminatória da Taça de Portugal entre Rio Ave e Olhanense realiza-se no dia 20 de Janeiro do próximo ano. FICHA Jogo disputado no Estádio do Rio Ave.
Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto). 4º Árbitro: Pinto Miranda.
Rio Ave: César, Gaspar, Delson, Miguel Lopes, Vítor Gomes, Henrique, Tiago Terroso, Bruno Mendes (cap.), Fábio Faria, Keita e Samson.
Treinador: João Eusébio
Rebordosa: Ivo, Cerqueira, Sandro, Domingos, Fábio, Paiva, Pilhas, Ita (cap.), Leal, Vitinha, Amado.
Treinador: Adriano Teixeira
Substituições: Delson por André Serrão (55´), Gaspar por Alfredo Quaresma (67´), César por Adriano (72´); Paiva por Bezu (46´), Ita por Jorginho (64´), Vitinha por Coluna (72´).
Marcadores: 1-0, Keita (12´); 2-0, Keita (40´); 3-0, Henrique (48´g.p.); 4-0, Keita (57´); 5-0, Tiago Terroso (65´); 6-0, Keita (69´); 6-1, Fábio Faria (72´p.b.).
Disciplina: amarelo a Delson, Samson; Ivo.
texto Paulo Vidal -
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=ec8438e21aa308e1480189a236616bd6
Por este rio (ave) acima
O Rio Ave teve um regresso em força no Campeonato Nacional da 2ª divisão de Futsal. Depois de cerca de um mês de interrupção da prova, os vila-condenses alcançaram duas vitórias consecutivas e estão em alta na tabela classificativa. Parece estar a fazer efeito o «murro na mesa» dado por Paulo Morim, ao ter colocado o seu lugar à disposição após a derrota com o Junqueira, na 5.ª jornada do Campeonato Nacional de futsal da 2ª divisão.A medida não provocou efeitos práticos na saída do treinador, mas teve o condão de espevitar os jogadores do plantel vila-condense.Após o regresso da competição que esteve parada devido à realização do Europeu da modalidade, em Gondomar, o Rio Ave obteve duas vitórias consecutivas que catapultaram a equipa na tabela classificativa para o 6º lugar.Depois de ter vencido no reduto do Amanhã da Criança, a equipa orientada por Paulo Morim derrotou agora o Grupo Desportivo Gafanha por cinco bolas a uma.Com uma fraca exibição na primeira metade do encontro, o Rio Ave que se adiantou no marcador aos 11 minutos através de um golo insólito de Bacalhau (a bola bateu nas costas do jogador e enganou o guarda-redes) permitiu a igualdade muito perto do intervalo.No entanto, nos segundos 20 minutos a equipa vila-condense puxou dos galões e surgiu determinada a resolver rapidamente o encontro.Em apenas três minutos, o Rio Ave apontou quatro golos que arrumaram por completo com as aspirações da equipa aveirense que tem apenas uma vitória no campeonato.Faneca por duas vezes, Jaime Moreira e Zé Miguel assinaram os tentos do Rio Ave apontados na segunda metade do encontro.“O Rio Ave não existiu na primeira parte, esteve muito mal. A equipa pensou que iria ser um jogo mais fácil, mas o Gafanha tem boa equipa e joga num sistema de jogo que é o que o Rio Ave menos gosta. Na segunda parte rectificamos e fizemos uma segunda parte ao nível do que podemos fazer. O resultado é justo, mas poderiam ter sido muitos mais golos”, sublinhou o treinador Paulo Morim. Após a terceira vitória no campeonato – segunda consecutiva - o Rio Ave ascendeu do 9º ao 6º lugar da tabela classificativa e está a 7 pontos dos lugares de subida.Ultrapassada a fase difícil da temporada, a formação vila-condense parece estar encaminhada para reentrar na luta pela subida.Paulo Morim acrescenta que “o mais importante é que temos duas vitórias consecutivas, estamos a subir na tabela e esta equipa estava a precisar de confiança. A confiança consegue-se com vitórias porque eles têm sido fantásticos a trabalhar durante a semana”.Amanhã, às 18h30 horas, o Rio Ave joga em Aveiro com o Beira Mar.FICHA Jogo realizado no Pavilhão Municipal de desportos de Vila do Conde.
Árbitros: Luís Manuel Marques e Nuno Miguel Bogalho (Associação de Futebol de Coimbra).
Rio Ave: Nuno Rodrigues, Bruno Faneca, Franklim Miranda, Hugo «Maria» e Renato Pontes.
Jogaram ainda. Jaime Moreira, Paulinho, Bruno Chumbada, Hugo Bacalhau, Mário Costa (cap.) e Zé Miguel.
Treinador Paulo Morim.
Gafanha: Paulo Cruz, Ferdy, Danny, Dário Macário e Joca.
Jogaram ainda: Carlos Fonseca, Eddyson, Touché e Pirolito.
Treinador: Francisco Vieira.
Marcadores: 1-0, Hugo Bacalhau (11´); 1-1, Touché (19‘); 2-1, Bruno Faneca (25´); 3-1, Bruno Faneca (27´); 4-1, Jaime Moreira (28´); 5-1, Zé Miguel (28´).
Disciplina: amarelo a Renato Pontes, Zé Miguel, Hugo «Maria»; Joca.
texto Paulo Vidal -
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=6f6c7275835407219a30bf0fe3f73fa9
Rio Ave goleou Rebordosa na quarta eliminatória – 14-12-2007
Taça transbordou de golos
Na quinta eliminatória da taça de Portugal, o Rio Ave volta a jogar no seu estádio. O sorteio realizado, na passada quarta-feira, ditou a recepção ao Olhanense, equipa que ocupa o 10.º lugar da Liga de Honra. O jogo disputa-se a 20 de Janeiro de 2008. Nunca esteve em causa a passagem do Rio Ave à 5ª eliminatória da Taça de Portugal, mas ninguém diria que a formação vila-condense pudesse marcar tantos golos na recepção ao Rebordosa.6-1 foi o resultado final do jogo, com quatro golos marcados pelo atacante senegalês Keita que já tinha marcado também na eliminatória anterior diante do Odivelas.Henrique, de grande penalidade, e Tiago Terroso assinaram os restantes golos da maior goleada da 4ª eliminatória da taça de Portugal.O tento de honra do Rebordosa, equipa que milita na série B da 3ª divisão nacional, foi apontado pelo central Fábio Faria na própria baliza.João Eusébio referiu no final da partida que “a nossa equipa teve respeito pelo adversário, trabalhou muito e foi uma equipa séria, por isso estou satisfeito com eles, sabendo de antemão que o jogo tornou-se fácil por mérito dos nossos jogadores, por mérito da nossa qualidade”.O treinador do Rio Ave acrescentou ainda que “era um jogo que nós desenhava-mos difícil, esta equipa eliminou o Trofense, sabíamos que tinha jogadores novos e com qualidade que se queriam mostrar. Fomos uma equipa forte e que respeitamos muito o adversário”.Pelo lado da formação do concelho de Paredes, o técnico Adriano Teixeira aceitou a derrota, “o Rio Ave obteve uma vitória justa, de facto nunca pensei sofrer seis golos, mas o futebol é mesmo assim. Tínhamos derrotado o Trofense e os nossos jogadores vinham com o espírito de que poderia acontecer de novo taça e que o jogo fosse mais fácil”.Depois de ter eliminado o Odivelas (2ª divisão nacional) e o Rebordosa (3ª divisão nacional), o Rio Ave volta a jogar em casa na 5ª eliminatória da taça de Portugal. O sorteio realizado, na passada quarta-feira, na sede da Federação Portuguesa de Futebol em Lisboa ditou a recepção ao Olhanense, equipa da Liga de Honra comandada pelo treinador Álvaro Magalhães.Trata-se do reencontro entre estas duas formações, esta temporada, uma vez que já se tinham defrontado para o campeonato da Liga de Honra, no estádio José Arcanjo em Olhão, na altura com a vitória a sorrir ao Rio Ave por três bolas a zero. Gaspar, Keita e Henrique foram aos marcadores dos golos vila-condenses. O jogo da 5ª eliminatória da Taça de Portugal entre Rio Ave e Olhanense realiza-se no dia 20 de Janeiro do próximo ano. FICHA Jogo disputado no Estádio do Rio Ave.
Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto). 4º Árbitro: Pinto Miranda.
Rio Ave: César, Gaspar, Delson, Miguel Lopes, Vítor Gomes, Henrique, Tiago Terroso, Bruno Mendes (cap.), Fábio Faria, Keita e Samson.
Treinador: João Eusébio
Rebordosa: Ivo, Cerqueira, Sandro, Domingos, Fábio, Paiva, Pilhas, Ita (cap.), Leal, Vitinha, Amado.
Treinador: Adriano Teixeira
Substituições: Delson por André Serrão (55´), Gaspar por Alfredo Quaresma (67´), César por Adriano (72´); Paiva por Bezu (46´), Ita por Jorginho (64´), Vitinha por Coluna (72´).
Marcadores: 1-0, Keita (12´); 2-0, Keita (40´); 3-0, Henrique (48´g.p.); 4-0, Keita (57´); 5-0, Tiago Terroso (65´); 6-0, Keita (69´); 6-1, Fábio Faria (72´p.b.).
Disciplina: amarelo a Delson, Samson; Ivo.
texto Paulo Vidal -
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=ec8438e21aa308e1480189a236616bd6
Notícia Record
Paz de risco elevado – 11-12-2007
LIGA ALHEIA AO ESPÍRITO AMISTOSO
Inserido nas celebrações poveiras do Encontro pela Paz 2007/08 como o Jogo da Paz, o Varzim-Rio Ave foi, curiosamente, considerado pela Liga como um encontro de elevado risco. Um facto que não parece preocupar a organização, que programou várias actividades para animar a partida da 13.ª jornada. Assim, à frente das equipas aquando da sua entrada em campo, estará a tocha olímpica, cedida pelo Comité Olímpico Português para o efeito. Nas bancadas, a animação ficará a cargo da 11 freguesias da Póvoa, convidadas para marcar presença nos festejos, que também contarão com a contribuição da escola de futebol do clube, Os Tarrotes.Os ingressos para o jogo são postos à venda amanhã. À disposição do público estarão bilhetes a 10 e 15 euros (bancadas poente central e norte, respectivamente), já os sócios do Varzim têm entrada grátis.No plano desportivo, tanto vila-condenses como poveiros regressam hoje aos trabalhos. Do lado do Rio Ave, Niquinha e Ronaldo serão reavaliados.
texto Autor: L.L. - http://www.record.pt/noticia.asp?id=767861&idCanal=25
LIGA ALHEIA AO ESPÍRITO AMISTOSO
Inserido nas celebrações poveiras do Encontro pela Paz 2007/08 como o Jogo da Paz, o Varzim-Rio Ave foi, curiosamente, considerado pela Liga como um encontro de elevado risco. Um facto que não parece preocupar a organização, que programou várias actividades para animar a partida da 13.ª jornada. Assim, à frente das equipas aquando da sua entrada em campo, estará a tocha olímpica, cedida pelo Comité Olímpico Português para o efeito. Nas bancadas, a animação ficará a cargo da 11 freguesias da Póvoa, convidadas para marcar presença nos festejos, que também contarão com a contribuição da escola de futebol do clube, Os Tarrotes.Os ingressos para o jogo são postos à venda amanhã. À disposição do público estarão bilhetes a 10 e 15 euros (bancadas poente central e norte, respectivamente), já os sócios do Varzim têm entrada grátis.No plano desportivo, tanto vila-condenses como poveiros regressam hoje aos trabalhos. Do lado do Rio Ave, Niquinha e Ronaldo serão reavaliados.
texto Autor: L.L. - http://www.record.pt/noticia.asp?id=767861&idCanal=25
Notícia O Norte Desportivo
MORA EM DÚVIDA PARA JOGO DA PAZ – 14-12-2007
Líder da classificação em igualdade pontual com o Vizela, o Rio Ave tem nesta 13.ª jornada da Liga Vitalis uma deslocação à Póvoa, para defrontar o rival de sempre Varzim. A equipa orientada por João Eusébio continuou na manhã de ontem a preparação para o encontro que se realiza às 11h15 de domingo (com transmissão na SportTV 1), sendo que o técnico dos vila-condenses tem três jogadores de «baixa», se bem que um deles, Ronaldo, está já em fase de integração no treino, o que é uma boa indicação relativamente à sua disponibilidade para jogar frente ao actual sexto classificado, com menos cinco pontos do que o Rio Ave.Niquinha também realizou uma ecografia ao adutor direito, que revelou melhorias que mantêm em aberto a possibilidade de o jogador vir a ser convocado por João Eusébio para o jogo da jornada 13. O guarda-redes Mora, com uma lombalgia, limita-se a tratamento e repouso, mas oficialmente não é ainda uma certeza a sua indisponibilidade para o jogo com a formação poveira.A equipa que divide com os vizelenses o comando da tabela classificativa vem de um empate em casa com o Trofense (1-1) decidida a regressar às vitórias, depois de fortalecer o moral com a goleada (6-1) que atirou o Rebordosa para fora da Taça de Portugal. No jogo de domingo, que será arbitrado por João Ferreira, está inserida uma iniciativa da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, denominada «Um jogo pela Paz». Os bilhetes para não sócios custam de 10 a 15 euros.Hoje, de novo pela manhã, a equipa volta a treinar, seguindo-se a conferência de imprensa de João Eusébio, para a antevisão do encontro.
http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=0741580d1d7cfd402bf32c92d8bbb0be
JOGO PELA PAZ NUM ENCONTRO ENTRE VELHOS RIVAIS – 11-12-2007
Tal como no ano passado, o Varzim vai colaborar com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim no Encontro pela Paz 2007/08, iniciativa que a autarquia poveira leva a cabo desde 1999. Com o apoio da Junta de Freguesia da Póvoa, o Varzim promoverá o jogo pela paz, precisamente no encontro com o vizinho Rio Ave, no próximo domingo (11h15). O facto de o jogo ser transmitido em directo pela Sport TV vai de encontro ao objectivo lançado pela organização do evento no sentido de que esta tradição ultrapasse as fronteiras do nosso concelho. Assim sendo, o dérbi será antecedido por um conjunto de acções no âmbito deste evento que visam sensibilizar o público presente no estádio e os telespectadores para “a partilha e vivência da Paz”. Quinze minutos antes do início do jogo, será hasteada no Estádio do Varzim a bandeira da Paz e depois a entrada das equipas em campo será acompanhada por uma lona alusiva ao Encontro pela Paz e pela Tocha da Paz. Por fim, será realizado um minuto de silêncio pela paz, durante o qual decorrerá uma largada de pombos. Um conjunto de acções simbólicas que com certeza contribuirão para o sentido desta iniciativa, que por sua vez, fará também deste Varzim-Rio Ave, um jogo especial.
http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=51de47405d32dcce3988f139f04c103a
Líder da classificação em igualdade pontual com o Vizela, o Rio Ave tem nesta 13.ª jornada da Liga Vitalis uma deslocação à Póvoa, para defrontar o rival de sempre Varzim. A equipa orientada por João Eusébio continuou na manhã de ontem a preparação para o encontro que se realiza às 11h15 de domingo (com transmissão na SportTV 1), sendo que o técnico dos vila-condenses tem três jogadores de «baixa», se bem que um deles, Ronaldo, está já em fase de integração no treino, o que é uma boa indicação relativamente à sua disponibilidade para jogar frente ao actual sexto classificado, com menos cinco pontos do que o Rio Ave.Niquinha também realizou uma ecografia ao adutor direito, que revelou melhorias que mantêm em aberto a possibilidade de o jogador vir a ser convocado por João Eusébio para o jogo da jornada 13. O guarda-redes Mora, com uma lombalgia, limita-se a tratamento e repouso, mas oficialmente não é ainda uma certeza a sua indisponibilidade para o jogo com a formação poveira.A equipa que divide com os vizelenses o comando da tabela classificativa vem de um empate em casa com o Trofense (1-1) decidida a regressar às vitórias, depois de fortalecer o moral com a goleada (6-1) que atirou o Rebordosa para fora da Taça de Portugal. No jogo de domingo, que será arbitrado por João Ferreira, está inserida uma iniciativa da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, denominada «Um jogo pela Paz». Os bilhetes para não sócios custam de 10 a 15 euros.Hoje, de novo pela manhã, a equipa volta a treinar, seguindo-se a conferência de imprensa de João Eusébio, para a antevisão do encontro.
http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=0741580d1d7cfd402bf32c92d8bbb0be
JOGO PELA PAZ NUM ENCONTRO ENTRE VELHOS RIVAIS – 11-12-2007
Tal como no ano passado, o Varzim vai colaborar com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim no Encontro pela Paz 2007/08, iniciativa que a autarquia poveira leva a cabo desde 1999. Com o apoio da Junta de Freguesia da Póvoa, o Varzim promoverá o jogo pela paz, precisamente no encontro com o vizinho Rio Ave, no próximo domingo (11h15). O facto de o jogo ser transmitido em directo pela Sport TV vai de encontro ao objectivo lançado pela organização do evento no sentido de que esta tradição ultrapasse as fronteiras do nosso concelho. Assim sendo, o dérbi será antecedido por um conjunto de acções no âmbito deste evento que visam sensibilizar o público presente no estádio e os telespectadores para “a partilha e vivência da Paz”. Quinze minutos antes do início do jogo, será hasteada no Estádio do Varzim a bandeira da Paz e depois a entrada das equipas em campo será acompanhada por uma lona alusiva ao Encontro pela Paz e pela Tocha da Paz. Por fim, será realizado um minuto de silêncio pela paz, durante o qual decorrerá uma largada de pombos. Um conjunto de acções simbólicas que com certeza contribuirão para o sentido desta iniciativa, que por sua vez, fará também deste Varzim-Rio Ave, um jogo especial.
http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=51de47405d32dcce3988f139f04c103a
Notícias O Jogo
Andrés saíram mais cedo
Mantendo-se a dúvida quanto à utilização de Niquinha, uma vez que continua a recuperar de uma lesão no adutor direito, as preocupações para formar o meio-campo frente ao Varzim aumentaram. A contas com dores musculares, André Vilas Boas e André Serrão saíram mais cedo do treino e serão hoje reavaliados. Refira-se que, pensando na forma de jogar do Varzim, João Eusébio tem testado a equipa num sistema com três defesas-centrais.
texto A.G.V. - http://www.ojogo.pt/23-296/artigo676586.asp
Ronaldo deve voltar na Póvoa - 13-12-2007
Ronaldo, baixa nas duas últimas jornadas, deve ser hoje reintegrado nos trabalhos da equipa, pelo que poderá estar de regresso às opções para o jogo na Póvoa. Menos provável é a recuperação de Niquinha, que continua a treinar condicionado. Certa é a indisponbilidade de Mora, que saiu lesionado do treino de sábado e que, por isso, domingo será substituído por César no banco de suplentes.
texto A.R. - http://www.ojogo.pt/23-295/artigo676413.asp
Jogo da Paz afinal é de alto risco - 12-12-2007
À semelhança do que aconteceu no jogo realizado na Póvoa, na época passada, entre Varzim e Rio Ave, e dentro da iniciativa "Encontro pela Paz", organizada pela autarquia, o dérbi de domingo será denominado de Jogo pela Paz. Aproveitando o facto de a partida ser transmitida em directo na Sport TV, de manhã, a organização pretende que o evento ultrapasse as fronteiras do concelho, estando previsto um conjunto de acções. Desta forma, 30 minutos antes do início do encontro, às 10h45, será hasteada a bandeira da paz no estádio e a entrada em campo das equipas será acompanhada pela "Tocha da Paz", transportada por crianças com as cores dos dois emblemas. Será, ainda, respeitado um minuto de silêncio durante o qual decorrerá uma largada de pombos.
Mas apesar deste clima de amizade, e ao abrigo do que está determinado para jogos entre clubes rivais ou vizinhos, o encontro foi classificado de "risco elevado" e, por isso, estão previstas medidas especiais de segurança. Para além de estar proibida a entrada a crianças com menos de três anos, estão previstas revistas pessoais aos espectadores, sendo, por isso, previsível uma entrada mais demorada no estádio.
As Cheerleaders e a Escola de Futebol Os Tarrotes garantem a animação ao intervalo do jogo.
Grátis para sócios da casa
Como sempre acontece quando os jogos na Póvoa merecem honras de transmissão televisiva, os sócios do Varzim não terão de pagar, no domingo, a habitual quota suplementar de cinco euros. No entanto, e devido ao sistema de torniquetes, apenas os possuidores de Lugar Anual estarão dispensados da aquisição do bilhete para a partida, algo que, de resto, pode ser feito já a partir de amanhã. Relativamente aos adeptos do Rio Ave, uma nota de dez euros será suficiente para permitir a entrada no recinto, em direcção à bancada nascente.
texto AVG - http://www.ojogo.pt/23-293/artigo675924.asp
Mantendo-se a dúvida quanto à utilização de Niquinha, uma vez que continua a recuperar de uma lesão no adutor direito, as preocupações para formar o meio-campo frente ao Varzim aumentaram. A contas com dores musculares, André Vilas Boas e André Serrão saíram mais cedo do treino e serão hoje reavaliados. Refira-se que, pensando na forma de jogar do Varzim, João Eusébio tem testado a equipa num sistema com três defesas-centrais.
texto A.G.V. - http://www.ojogo.pt/23-296/artigo676586.asp
Ronaldo deve voltar na Póvoa - 13-12-2007
Ronaldo, baixa nas duas últimas jornadas, deve ser hoje reintegrado nos trabalhos da equipa, pelo que poderá estar de regresso às opções para o jogo na Póvoa. Menos provável é a recuperação de Niquinha, que continua a treinar condicionado. Certa é a indisponbilidade de Mora, que saiu lesionado do treino de sábado e que, por isso, domingo será substituído por César no banco de suplentes.
texto A.R. - http://www.ojogo.pt/23-295/artigo676413.asp
Jogo da Paz afinal é de alto risco - 12-12-2007
À semelhança do que aconteceu no jogo realizado na Póvoa, na época passada, entre Varzim e Rio Ave, e dentro da iniciativa "Encontro pela Paz", organizada pela autarquia, o dérbi de domingo será denominado de Jogo pela Paz. Aproveitando o facto de a partida ser transmitida em directo na Sport TV, de manhã, a organização pretende que o evento ultrapasse as fronteiras do concelho, estando previsto um conjunto de acções. Desta forma, 30 minutos antes do início do encontro, às 10h45, será hasteada a bandeira da paz no estádio e a entrada em campo das equipas será acompanhada pela "Tocha da Paz", transportada por crianças com as cores dos dois emblemas. Será, ainda, respeitado um minuto de silêncio durante o qual decorrerá uma largada de pombos.
Mas apesar deste clima de amizade, e ao abrigo do que está determinado para jogos entre clubes rivais ou vizinhos, o encontro foi classificado de "risco elevado" e, por isso, estão previstas medidas especiais de segurança. Para além de estar proibida a entrada a crianças com menos de três anos, estão previstas revistas pessoais aos espectadores, sendo, por isso, previsível uma entrada mais demorada no estádio.
As Cheerleaders e a Escola de Futebol Os Tarrotes garantem a animação ao intervalo do jogo.
Grátis para sócios da casa
Como sempre acontece quando os jogos na Póvoa merecem honras de transmissão televisiva, os sócios do Varzim não terão de pagar, no domingo, a habitual quota suplementar de cinco euros. No entanto, e devido ao sistema de torniquetes, apenas os possuidores de Lugar Anual estarão dispensados da aquisição do bilhete para a partida, algo que, de resto, pode ser feito já a partir de amanhã. Relativamente aos adeptos do Rio Ave, uma nota de dez euros será suficiente para permitir a entrada no recinto, em direcção à bancada nascente.
texto AVG - http://www.ojogo.pt/23-293/artigo675924.asp
segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
Notícia Rio Ave F.C.
Futebol: Goleada do Rio Ave na Taça – 09.12.07
O Rio Ave assegurou, esta tarde, a passagem à próxima eliminatória da Taça de Portugal, após impor uma goleada por 6 bolas a uma ao Rebordosa, equipa de Paredes que milita na III Divisão Nacional. A formação vilacondense foi superior ao longo de todo o jogo, começando cedo a construir esta vitória dilatada, com dois golos apontados por Keita ainda no decorrer da 1ª parte. Saindo para o intervalo em vantagem, a equipa de João Eusébio conseguiu criar várias oportunidades de golo e acabou por concretizar as ofensivas à baliza do Rebordosa, terminando o encontro com uma vitória “gorda”, num jogo onde houve tempo para tudo, incluindo uma grande penalidade e um auto-golo, já que o tento do Rebordosa resultou de uma jogada mal calculada por parte do Rio Ave. Keita foi um dos jogadores em destaque, marcando quatro golos. Os restantes foram apontados por Henrique e Tiago Terroso. O sorteio da próxima eliminatória da Taça de Portugal está agendado para quarta-feira, dia 12.
Futsal: Rio Ave, 5 x Gafanha, 1 – 08.12.07
A equipa sénior de futsal do Rio Ave averbou, este sábado, a segunda vitória consecutiva no Campeonato Nacional da II Divisão, tendo derrotado o Gafanha por 5 x 1, em jogo disputado em Vila do Conde. Após este resultado, a formação orientada por Paulo Morim continua a subir na tabela classificativa, ascendendo agora ao 6º lugar, com 10 pontos. A recuperação da equipa parece ser uma evidência nesta altura da prova, com o Rio Ave a demonstrar a sua evolução, depois de um início de campeonato em que defrontou os principais candidatos à subida. Na próxima jornada, a equipa vilacondense desloca-se ao pavilhão do Beira Mar, o último classificado da prova, com 2 pontos.
http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm
O Rio Ave assegurou, esta tarde, a passagem à próxima eliminatória da Taça de Portugal, após impor uma goleada por 6 bolas a uma ao Rebordosa, equipa de Paredes que milita na III Divisão Nacional. A formação vilacondense foi superior ao longo de todo o jogo, começando cedo a construir esta vitória dilatada, com dois golos apontados por Keita ainda no decorrer da 1ª parte. Saindo para o intervalo em vantagem, a equipa de João Eusébio conseguiu criar várias oportunidades de golo e acabou por concretizar as ofensivas à baliza do Rebordosa, terminando o encontro com uma vitória “gorda”, num jogo onde houve tempo para tudo, incluindo uma grande penalidade e um auto-golo, já que o tento do Rebordosa resultou de uma jogada mal calculada por parte do Rio Ave. Keita foi um dos jogadores em destaque, marcando quatro golos. Os restantes foram apontados por Henrique e Tiago Terroso. O sorteio da próxima eliminatória da Taça de Portugal está agendado para quarta-feira, dia 12.
Futsal: Rio Ave, 5 x Gafanha, 1 – 08.12.07
A equipa sénior de futsal do Rio Ave averbou, este sábado, a segunda vitória consecutiva no Campeonato Nacional da II Divisão, tendo derrotado o Gafanha por 5 x 1, em jogo disputado em Vila do Conde. Após este resultado, a formação orientada por Paulo Morim continua a subir na tabela classificativa, ascendendo agora ao 6º lugar, com 10 pontos. A recuperação da equipa parece ser uma evidência nesta altura da prova, com o Rio Ave a demonstrar a sua evolução, depois de um início de campeonato em que defrontou os principais candidatos à subida. Na próxima jornada, a equipa vilacondense desloca-se ao pavilhão do Beira Mar, o último classificado da prova, com 2 pontos.
http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm
Etiquetas:
futebol,
futsal,
taça de portugal
Notícia Rádio Linear
Taça: Rio Ave goleou o Rebordosa - 10-12-2007
O Rio Ave resolveu a 4ª eliminatória da Taça de Portugal com uma goleada.
6-1 foi o resultado frente ao Rebordosa.
Keita marcou 4 golos, Henrique e Tiago Terroso fizeram os restantes.
João Eusébio mantém que o adversário era difícil, o mérito do Rio Ave é que tornou as coisas mais fáceis.
Adriano Teixeira, do Rebordosa que não estava à espera de uma goleada, considera que os seus jogadores entraram muito tranquilos e o Rio Ave foi sempre mais forte.
A 5ª eliminatória da Taça joga-se a 20 de Janeiro.
O sorteio é na próxima 4ª feira, dia 12.
http://www.radiolinear.com/
O Rio Ave resolveu a 4ª eliminatória da Taça de Portugal com uma goleada.
6-1 foi o resultado frente ao Rebordosa.
Keita marcou 4 golos, Henrique e Tiago Terroso fizeram os restantes.
João Eusébio mantém que o adversário era difícil, o mérito do Rio Ave é que tornou as coisas mais fáceis.
Adriano Teixeira, do Rebordosa que não estava à espera de uma goleada, considera que os seus jogadores entraram muito tranquilos e o Rio Ave foi sempre mais forte.
A 5ª eliminatória da Taça joga-se a 20 de Janeiro.
O sorteio é na próxima 4ª feira, dia 12.
http://www.radiolinear.com/
Etiquetas:
futebol,
taça de portugal
Notícia JN
Inspiração de Keita justificou goleada
A goleada (6-1) do Rio Ave assenta, fundamentalmente, na acção de um só homem, Keita de seu nome.
Ironizando um pouco, pode afirmar-se que este jogo foi Keita e mais dez. E para que não se corra o risco de sermos acusados de estar a exagerar, vamos aos factios. O senegalês marcou quatro golos, foi sobre ele que foi cometido o penálti que originou o 4-0, assinado por Henrique, e foi na sequência de um seu toque precioso de calcanhar que aconteceu o 5-0, este por Tiago Terroso. Portanto, e em resumo, o avançado vila-condense esteve, directa ou indirectamente, ligado aos seis golos.
Para tal, muito contribuiu o desacerto defensivo do Rebordosa, uma equipa que, na eliminatória anterior, tinha sido uma das sensações, ao afastar o Trofense, da Ligade Honra. Agora, foi goleado e o seu golo de honra foi um autogolo de Fábio Faria.
Curiosamente, depois do 1-0, teve dois ensejos para empatar, mas Ita e Vitinha falharam no que seriam os últimos lances de ataque dignos desse nome. Ora, neste tipo de confrontos, em que se verifica uma enorme diferença de capacidades - uma equipa era da Liga de Honra e a outra da 3.ª Divisão -, os mais fracos só passam a ser fortes, caso sejam eficazes. Como tal não sucedeu, os golos foram surgindo como cerejas, mas, de qualquer modo, o resultado foi exagerado, pois o Rebordosa mostrou futebol que merecia mais, ou melhor, menos... golos.
Para o excelente desempenho do Rio Ave, muito contribuiu a táctica de João Eusébio, ao apostar em três centrais, com o adiantamento dos laterais Samson, na esquerda, e de Miguel Lopes, na direita. É que Gaspar, Bruno Mendes e Fábio Faria chegavam e sobravam para as (poucas) encomendas atacantes do Rebordosa.
Aliás, o objectivo de poupar alguns dos habituais titulares para o jogo de domingo, no terreno do vizinho Varzim (Evandro, Milhazes, André Vilas Boas ou Chidi) foi inteiramente cumprido.
Entre os destaques, anote-se a estreia absoluta de Alfredo Quaresma, irmão do internacional portista, Ricardo Quaresma, que foi muito aplaudido e que fez um passe sublime para o quarto golo de Keita. Arbitragem segura.
Rio Ave 6 Rebordosa1
Local Estádio dos Arcos, em Vila do Conde
Árbitro Artur Soares Dias (Porto)
Treinador João Eusébio
Rio Ave César (Adriano, 72 m), Gaspar (Alfredo Quaresma, 67), Bruno Mendes, Fábio Faria, Samson, Vítor Gomes, Tiago Terroso, Delson (André Serrão, 54), Miguel Lopes, Henrique e Keita
Treinador Adriano Teixeira
Rebordosa Ivo, Amado, Fábio, Sandro, Domingos, Leal, Pilhas, Ita (Jorginho, 63), Paiva (Bezu, 45), Vitinha (Coluna, 72) e Cerqueira
Ao intervalo 2-0
Golos Keita (13, 40, 57, 70), Henrique (49, gp), Tiago Terroso (65), Fábio Faria (72, pb) Cartão amarelo Delson (25), Ivo (47), Samson (82)
Treinador do Rio Ave "Estávamos preparados e precavidos para as dificuldades deste jogo, tanto mais que o Rebordosa tinha sido uma das revelações da eliminatória anterior, ao afastar o Trofense. Por isso, procurámos resolver cedo a partida, o que conseguimos. Portanto, foi um triunfo fácil, mas a minha equipa é que tornou a vitória fácil e não o Rebordosa que facilitou. Agora, vamos pensar no Varzim."
Treinador do Rebordosa "Depois de eliminarmos o Trofense, não conseguimos brilhar de novo. Entrámos no jogo algo displicentes e, depois, a matreirice do Rio Ave fez o resto. Tivemos duas oportunidades para fazer o empate. Ao não o conseguirmos, deitámos tudo a perder. Depois, o Keita esteve feliz aproveitando todas as ocasiões. Temos capacidade para fazer melhor. Já foi bom termos chegado até aqui."
texto ADRIANO TEIXEIRA e Manuel Luís Mendes - http://jn.sapo.pt/2007/12/10/desporto/inspiracao_keitajustificou_goleada.html
F.C. Porto vitorioso volta ao comando isolado da Zona Norte
... Mais afastados, a sete pontos, na quarta, quinta e sexta posições, respectivamente, estão o Boavista, Candal e Rio Ave. As panteras subiram na tabela após terem goleado os vila-condenses, por 4-0, atirando-os para o sexto posto....
http://jn.sapo.pt/2007/12/09/desporto/fc_portovitorioso_volta_comando_isol.html
Prova superada com boa exibição
A disposição atacante do Boavista foi vincada logo nos minutos iniciais. Com uma boa circulação de bola em toda a largura do terreno, chegou ao primeiro golo por Grazina. O Rio Ave lutava muito, mas não conseguia criar perigo para a defensiva axadrezada. Perto do intervalo, Benvindo, em jogada individual, ofereceu de bandeja a Walter o 2-0. Na segunda parte, as características do jogo não se alteraram. O domínio da partida pertencia por inteiro ao Boavista, que conseguiu chegar à goleada ao marcar mais dois golos. O Rio Ave fez o que estava ao seu alcance. Arbitragem positiva.
Boavista4 Rio Ave 0
Local Campo do Pasteleira (Porto)
Árbitro Eduardo Cardoso (Porto)
Treinador Mário Moinhos
Boavista Bruno Moreira, Ivo, Diogo, João Reis, Djibril, Rui Raínho, Benvindo (Ricardo Pedrosa, 74), Grazina (Renato, 65), Ricardo Bessa (Hugo, 79), Pedro Moreira e Walter
Treinador Pedro Cunha
Rio Ave Rui, Terroso (Luis Faria, 46), Júnior, Bruno Graça, Eduardo, Luci (Carlitos, 74), Marcos, Ricardo, Gustavo, Nandinho e Diogo (Chiquinho, 46)
Ao intervalo 2-0
Golos Grazina (23), Walter (42 e 64) e Ricardo Bessa (62)
texto Belmiro Barbosa - http://jn.sapo.pt/2007/12/09/desporto/prova_superadacom_exibicao.html
A goleada (6-1) do Rio Ave assenta, fundamentalmente, na acção de um só homem, Keita de seu nome.
Ironizando um pouco, pode afirmar-se que este jogo foi Keita e mais dez. E para que não se corra o risco de sermos acusados de estar a exagerar, vamos aos factios. O senegalês marcou quatro golos, foi sobre ele que foi cometido o penálti que originou o 4-0, assinado por Henrique, e foi na sequência de um seu toque precioso de calcanhar que aconteceu o 5-0, este por Tiago Terroso. Portanto, e em resumo, o avançado vila-condense esteve, directa ou indirectamente, ligado aos seis golos.
Para tal, muito contribuiu o desacerto defensivo do Rebordosa, uma equipa que, na eliminatória anterior, tinha sido uma das sensações, ao afastar o Trofense, da Ligade Honra. Agora, foi goleado e o seu golo de honra foi um autogolo de Fábio Faria.
Curiosamente, depois do 1-0, teve dois ensejos para empatar, mas Ita e Vitinha falharam no que seriam os últimos lances de ataque dignos desse nome. Ora, neste tipo de confrontos, em que se verifica uma enorme diferença de capacidades - uma equipa era da Liga de Honra e a outra da 3.ª Divisão -, os mais fracos só passam a ser fortes, caso sejam eficazes. Como tal não sucedeu, os golos foram surgindo como cerejas, mas, de qualquer modo, o resultado foi exagerado, pois o Rebordosa mostrou futebol que merecia mais, ou melhor, menos... golos.
Para o excelente desempenho do Rio Ave, muito contribuiu a táctica de João Eusébio, ao apostar em três centrais, com o adiantamento dos laterais Samson, na esquerda, e de Miguel Lopes, na direita. É que Gaspar, Bruno Mendes e Fábio Faria chegavam e sobravam para as (poucas) encomendas atacantes do Rebordosa.
Aliás, o objectivo de poupar alguns dos habituais titulares para o jogo de domingo, no terreno do vizinho Varzim (Evandro, Milhazes, André Vilas Boas ou Chidi) foi inteiramente cumprido.
Entre os destaques, anote-se a estreia absoluta de Alfredo Quaresma, irmão do internacional portista, Ricardo Quaresma, que foi muito aplaudido e que fez um passe sublime para o quarto golo de Keita. Arbitragem segura.
Rio Ave 6 Rebordosa1
Local Estádio dos Arcos, em Vila do Conde
Árbitro Artur Soares Dias (Porto)
Treinador João Eusébio
Rio Ave César (Adriano, 72 m), Gaspar (Alfredo Quaresma, 67), Bruno Mendes, Fábio Faria, Samson, Vítor Gomes, Tiago Terroso, Delson (André Serrão, 54), Miguel Lopes, Henrique e Keita
Treinador Adriano Teixeira
Rebordosa Ivo, Amado, Fábio, Sandro, Domingos, Leal, Pilhas, Ita (Jorginho, 63), Paiva (Bezu, 45), Vitinha (Coluna, 72) e Cerqueira
Ao intervalo 2-0
Golos Keita (13, 40, 57, 70), Henrique (49, gp), Tiago Terroso (65), Fábio Faria (72, pb) Cartão amarelo Delson (25), Ivo (47), Samson (82)
Treinador do Rio Ave "Estávamos preparados e precavidos para as dificuldades deste jogo, tanto mais que o Rebordosa tinha sido uma das revelações da eliminatória anterior, ao afastar o Trofense. Por isso, procurámos resolver cedo a partida, o que conseguimos. Portanto, foi um triunfo fácil, mas a minha equipa é que tornou a vitória fácil e não o Rebordosa que facilitou. Agora, vamos pensar no Varzim."
Treinador do Rebordosa "Depois de eliminarmos o Trofense, não conseguimos brilhar de novo. Entrámos no jogo algo displicentes e, depois, a matreirice do Rio Ave fez o resto. Tivemos duas oportunidades para fazer o empate. Ao não o conseguirmos, deitámos tudo a perder. Depois, o Keita esteve feliz aproveitando todas as ocasiões. Temos capacidade para fazer melhor. Já foi bom termos chegado até aqui."
texto ADRIANO TEIXEIRA e Manuel Luís Mendes - http://jn.sapo.pt/2007/12/10/desporto/inspiracao_keitajustificou_goleada.html
F.C. Porto vitorioso volta ao comando isolado da Zona Norte
... Mais afastados, a sete pontos, na quarta, quinta e sexta posições, respectivamente, estão o Boavista, Candal e Rio Ave. As panteras subiram na tabela após terem goleado os vila-condenses, por 4-0, atirando-os para o sexto posto....
http://jn.sapo.pt/2007/12/09/desporto/fc_portovitorioso_volta_comando_isol.html
Prova superada com boa exibição
A disposição atacante do Boavista foi vincada logo nos minutos iniciais. Com uma boa circulação de bola em toda a largura do terreno, chegou ao primeiro golo por Grazina. O Rio Ave lutava muito, mas não conseguia criar perigo para a defensiva axadrezada. Perto do intervalo, Benvindo, em jogada individual, ofereceu de bandeja a Walter o 2-0. Na segunda parte, as características do jogo não se alteraram. O domínio da partida pertencia por inteiro ao Boavista, que conseguiu chegar à goleada ao marcar mais dois golos. O Rio Ave fez o que estava ao seu alcance. Arbitragem positiva.
Boavista4 Rio Ave 0
Local Campo do Pasteleira (Porto)
Árbitro Eduardo Cardoso (Porto)
Treinador Mário Moinhos
Boavista Bruno Moreira, Ivo, Diogo, João Reis, Djibril, Rui Raínho, Benvindo (Ricardo Pedrosa, 74), Grazina (Renato, 65), Ricardo Bessa (Hugo, 79), Pedro Moreira e Walter
Treinador Pedro Cunha
Rio Ave Rui, Terroso (Luis Faria, 46), Júnior, Bruno Graça, Eduardo, Luci (Carlitos, 74), Marcos, Ricardo, Gustavo, Nandinho e Diogo (Chiquinho, 46)
Ao intervalo 2-0
Golos Grazina (23), Walter (42 e 64) e Ricardo Bessa (62)
texto Belmiro Barbosa - http://jn.sapo.pt/2007/12/09/desporto/prova_superadacom_exibicao.html
Etiquetas:
futebol,
futebol escalões,
taça de portugal
Notícia O Jogo
Goleada à antiga na cimeira de Keita
No último dia da Cimeira UE-África, o senegalês Keita brilhou em Vila do Conde ao contribuir com quatro golos para a vitória do Rio Ave diante do Rebordosa. A passagem dos vila-condenses à próxima eliminatória da Taça de Portugal nunca esteve em causa e a reacção do Rebordosa ao primeiro golo do avançado africano serviu apenas para que a formação da casa voltasse a carregar no acelerador, deixando o adversário rendido aos seus argumentos. Com uma táctica diferente da habitual, João Eusébio apostou numa linha de três defesas, permitindo aos alas Miguel Lopes, na direita, e Samson, na esquerda, actuarem como verdadeiros extremos, papel que sobretudo o primeiro desempenhou na perfeição, tendo sido o principal municiador do ataque. Este esquema baralhou por completo a estratégia do Rebordosa, que se apresentava em Vila do Conde com legítimas aspirações, ou não tivesse derrotado o Trofense na eliminatória anterior. Mas cedo se viu que a história do jogo se resumiria a uma questão de números.
Os técnicos
"Tenho de dar os parabéns ao meus jogadores, que respeitaram o adversário e foram sérios na abordagem ao jogo"
João Eusébio, treinador do Rio Ave
"Não esperava sofrer seis golos. A equipa entrou tranquila, mas o Rio Ave foi mais forte evenceu com justiça"
Adriano Teixeira, treinador do Rebordosa
Rio Ave 6 - Rebordosa 1
Estádio Rio Ave FC Vila do Conde
Árbitro Artur Soares Dias AF Porto
Rio Ave: César (Adriano,73'); Gaspar (Alfredo,67'), Bruno Mendes e Fábio Faria; Miguel Lopes, Vítor Gomes, Delson (André Serrão,54') e Samson; Tiago Terroso, Keita e Henrique. T João Eusébio
Rebordosa: Ivo; Amado, Fábio, Sandro e Domingos; Pilhas, Cerqueira, Ita (Jorginho, 62') e Leal; Vitinha (Coluna,73') e Paiva (Bezu, 45'). T Adriano Teixeira
Marcadores: [1-0] Keita 13', [2-0] Keita 39', [3-0] Henrique,gp,47', [4-0] Keita 57', [5-0] Tiago Terroso 65', [6-0] Keita 68', [6-1] Fábio Faria,pb,72'
Cartões Amarelos: Delson 24', Ivo 47' e Samson 81' Cartões vermelhos: nada a registar
texto JOSÉ LOPES - http://www.ojogo.pt/23-292/artigo675792.asp
No último dia da Cimeira UE-África, o senegalês Keita brilhou em Vila do Conde ao contribuir com quatro golos para a vitória do Rio Ave diante do Rebordosa. A passagem dos vila-condenses à próxima eliminatória da Taça de Portugal nunca esteve em causa e a reacção do Rebordosa ao primeiro golo do avançado africano serviu apenas para que a formação da casa voltasse a carregar no acelerador, deixando o adversário rendido aos seus argumentos. Com uma táctica diferente da habitual, João Eusébio apostou numa linha de três defesas, permitindo aos alas Miguel Lopes, na direita, e Samson, na esquerda, actuarem como verdadeiros extremos, papel que sobretudo o primeiro desempenhou na perfeição, tendo sido o principal municiador do ataque. Este esquema baralhou por completo a estratégia do Rebordosa, que se apresentava em Vila do Conde com legítimas aspirações, ou não tivesse derrotado o Trofense na eliminatória anterior. Mas cedo se viu que a história do jogo se resumiria a uma questão de números.
Os técnicos
"Tenho de dar os parabéns ao meus jogadores, que respeitaram o adversário e foram sérios na abordagem ao jogo"
João Eusébio, treinador do Rio Ave
"Não esperava sofrer seis golos. A equipa entrou tranquila, mas o Rio Ave foi mais forte evenceu com justiça"
Adriano Teixeira, treinador do Rebordosa
Rio Ave 6 - Rebordosa 1
Estádio Rio Ave FC Vila do Conde
Árbitro Artur Soares Dias AF Porto
Rio Ave: César (Adriano,73'); Gaspar (Alfredo,67'), Bruno Mendes e Fábio Faria; Miguel Lopes, Vítor Gomes, Delson (André Serrão,54') e Samson; Tiago Terroso, Keita e Henrique. T João Eusébio
Rebordosa: Ivo; Amado, Fábio, Sandro e Domingos; Pilhas, Cerqueira, Ita (Jorginho, 62') e Leal; Vitinha (Coluna,73') e Paiva (Bezu, 45'). T Adriano Teixeira
Marcadores: [1-0] Keita 13', [2-0] Keita 39', [3-0] Henrique,gp,47', [4-0] Keita 57', [5-0] Tiago Terroso 65', [6-0] Keita 68', [6-1] Fábio Faria,pb,72'
Cartões Amarelos: Delson 24', Ivo 47' e Samson 81' Cartões vermelhos: nada a registar
texto JOSÉ LOPES - http://www.ojogo.pt/23-292/artigo675792.asp
Etiquetas:
futebol,
taça de portugal
sexta-feira, 7 de dezembro de 2007
Notícia O Jogo
Danielson e Luisinho aptos
Danielson , que iniciara a semana com queixas na coxa esquerda, e Luisinho, que na véspera sofrera um ligeiro traumatismo num pé, já estiveram ontem às ordens do técnico João Eusébio. O central e o avançado trabalharam sem limitações e estão, em princípio, aptos para o encontro com o Rebordosa, a contar para a Taça de Portugal. Já Niquinha e Ronaldo prosseguem trabalho condicionado e estão fora de hipótese para domingo.
texto A.R. - http://www.ojogo.pt/23-289/artigo674757.asp
Luisinho parou e está em dúvida
Luisinho saiu ontem lesionado do treino matinal e falhou a sessão da tarde. O avançado sofreu um traumatismo no pé direito e será hoje reavaliado pelo departamento médico no sentido de se apurar as possibilidades de recuperação para o jogo da Taça com o Rebordosa. Luisinho, portanto, para já está em dúvida, tal como Danielson, com queixas musculares na coxa esquerda. O central iniciou ontem trabalho condicionado, à semelhança de Niquinha e Ronaldo, embora nestes dois últimos casos haja já garantias de que não são recuperáveis para domingo.
texto AR - http://www.ojogo.pt/23-288/artigo674574.asp
Danielson , que iniciara a semana com queixas na coxa esquerda, e Luisinho, que na véspera sofrera um ligeiro traumatismo num pé, já estiveram ontem às ordens do técnico João Eusébio. O central e o avançado trabalharam sem limitações e estão, em princípio, aptos para o encontro com o Rebordosa, a contar para a Taça de Portugal. Já Niquinha e Ronaldo prosseguem trabalho condicionado e estão fora de hipótese para domingo.
texto A.R. - http://www.ojogo.pt/23-289/artigo674757.asp
Luisinho parou e está em dúvida
Luisinho saiu ontem lesionado do treino matinal e falhou a sessão da tarde. O avançado sofreu um traumatismo no pé direito e será hoje reavaliado pelo departamento médico no sentido de se apurar as possibilidades de recuperação para o jogo da Taça com o Rebordosa. Luisinho, portanto, para já está em dúvida, tal como Danielson, com queixas musculares na coxa esquerda. O central iniciou ontem trabalho condicionado, à semelhança de Niquinha e Ronaldo, embora nestes dois últimos casos haja já garantias de que não são recuperáveis para domingo.
texto AR - http://www.ojogo.pt/23-288/artigo674574.asp
Notícia O Primeiro de Janeiro
Rio Ave evitou derrota no último momento do jogo
Empate ao soar do «gongo»
Com apenas uma derrota no campeonato, o Rio Ave reparte o 1.º lugar com a formação de Vizela. O conjunto vila-condense continua a deter o melhor ataque da prova com 22 golos marcados. Milhazes e Evandro lideram a lista interna de goleadores com quatro tentos.
Um golo apontado por Miguel Lopes, no último momento do jogo com o Trofense, permitiu ao Rio Ave evitar a segunda derrota da temporada e manter-se na liderança da Liga de Honra.
No derradeiro dos seis minutos de tempo extra, o Rio Ave apontou o golo da igualdade após a cobrança de um pontapé de livre.
João Eusébio sublinhou que “é um ponto ganho, quantificamos mais um ponto. Já vem sendo norma esta equipa correr sempre atrás do prejuízo e demonstramos mais uma vez que temos classe e nunca descaracterizamos os nossos princípios de jogo”.
O Trofense, que apostou claramente no anti-jogo, adiantou-se no marcador aos 68 minutos através de um golo apontado pelo brasileiro Edu Sousa, com muitas culpas para o sector defensivo vila-condense.
Apesar de ter sido um jogo com poucas ocasiões de golo, o guarda-redes Paulo Lopes acabou por ser figura do Trofense tendo evitado quase até ao fim que a sua baliza fosse violada.
O golpe de misericórdia surgiu no último minuto do jogo e veio colocar justiça no marcador. “Estou orgulhoso de treinar estes jogadores, pela postura e pela dignidade que põe em campo, pela sua classe. Se houvesse um vencedor teria que ser nitidamente e forçosamente o Rio Ave, foi a equipa que mais procurou. Criamos muitas oportunidades de golo, portanto acho que se o Rio Ave não conseguisse pelo menos um ponto era muito injusto”, sublinhou João Eusébio.
Por parte da equipa da Trofa, o treinador António Conceição lamentou o facto de ter perdido dois pontos quando a vitória parecia consumada, “parece sina nossa, as coisas soa frustrantes quando temos os três pontos garantidos. Ficamos algo abatidos com esta situação, mas importa dizer que o Trofense veio para este jogo com alguns condicionalismos motivados pela ausência de alguns jogadores”.
Com a igualdade diante do Trofense – 5º empate da temporada – o Rio Ave foi alcançado no 1º lugar pelo Vizela que derrotou o Desportivo das Aves por 2-0.As duas equipas repartem agora a liderança com 23 pontos somados, resultado de 6 vitórias, 5 empates e apenas uma derrota. Este fim-de-semana a Liga de Honra sofre nova interrupção para a realização da 4ª eliminatória da taça de Portugal. O Rio Ave, que eliminou o Odivelas na ronda anterior, recebe (16 horas) o Rebordosa, equipa que milita na série B da 3ª divisão nacional. Miguel Lopes
FICHA
Jogo disputado no estádio do Rio Ave.
Árbitro: Hugo Miguel (AF Lisboa) auxiliado por Carlos Nilha e Nuno Roque. 4º Árbitro: Rui Silva.
Rio Ave: Paiva, Gaspar, Evandro, Delson, Miguel Lopes, André Serrão, André Vilas Boas (cap.), Milhazes, Danielson, Keita e Chidi. Treinador: João Eusébio.
Trofense: Paulo Lopes, Maia, Edu, Pinheiro, Edu Sousa, Kazeem, Nuno Pinto, Zamorano, Idalécio (cap.), Paulo Sérgio e André Barreto. Treinador: António Conceição.
Substituições: André Serrão por Henrique (70´), André Vilas Boas por Luisinho (75´); Paulo Sérgio por Rui Borges (61´), Pinheiro por Vítor Hugo (75´), Zamorano por Bessa (85´). Marcadores: 0-1, Edu Sousa (68´); 1-1, Miguel Lopes (90+6´). Disciplina: amarelo a Miguel Lopes (81´); Paulo Lopes (90+5´), Maia (23´), Edu Sousa (57´).
texto Paulo Vidal - http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=e1dc7f1cd9fccc1249b6b0ee94d4bed1
Rio Ave conquistou segunda vitória
Regresso aos momentos de glória
Após a longa paragem do campeonato motivada pela realização do Campeonato da Europa de futsal, disputado em Portugal, o Rio Ave regressou à competição da melhor maneira. Os vila-condenses alcançaram a segunda vitória da temporada e ganharam nova esperança. O Rio Ave voltou a sorrir no Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Futsal. Na 6ª jornada da competição, a formação orientada por Paulo Morim alcançou a segunda vitória da temporada após ter batido o Amanhã da Criança por 3 bolas a uma.Os golos da equipa vila-condense foram apontados por Franklim Miranda e Jaime Moreira (2). “Foi uma vitória que veio no momento certo, se é que há vitórias em momentos certos. Esta foi uma vitória importante depois de um ciclo terrível em termos de jogos, sabíamos que era extremamente importante ganhar”, referiu Paulo Morim. O treinador do Rio Ave acrescentou ainda que “fizemos um bom jogo e ganhamos contra uma equipa que estava no 4º lugar com 10 pontos, acho que esta vitória vem dar outra tranquilidade à equipa, era isso no fundo que estávamos a precisar”.Para além de ter conquistado uma importante vitória, o Rio Ave conseguiu também recuperar pontos em relação às equipas que ocupam os primeiros lugares da tabela classificativa.A equipa «verde-branca» está agora no 9º lugar da tabela classificativa com 7 pontos, precisamente a 7 pontos dos lugares de subida de divisão. Paulo Morim mostrou-se satisfeito com a produtividade da jornada, “houve muitos empates entre eles, nós sabíamos de antemão que iam jogar entre eles e tinham que perder pontos. Foi uma jornada muito positiva, não só por nós termos ganho mas também porque os que estão lá em cima perderam pontos”.Amanhã, às 18.30 horas, o Rio Ave recebe no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde a equipa da Gafanha.
rexto Paulo Vidal - http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=4fd84d878115d54a4552e4f0e6f942f4
Empate ao soar do «gongo»
Com apenas uma derrota no campeonato, o Rio Ave reparte o 1.º lugar com a formação de Vizela. O conjunto vila-condense continua a deter o melhor ataque da prova com 22 golos marcados. Milhazes e Evandro lideram a lista interna de goleadores com quatro tentos.
Um golo apontado por Miguel Lopes, no último momento do jogo com o Trofense, permitiu ao Rio Ave evitar a segunda derrota da temporada e manter-se na liderança da Liga de Honra.
No derradeiro dos seis minutos de tempo extra, o Rio Ave apontou o golo da igualdade após a cobrança de um pontapé de livre.
João Eusébio sublinhou que “é um ponto ganho, quantificamos mais um ponto. Já vem sendo norma esta equipa correr sempre atrás do prejuízo e demonstramos mais uma vez que temos classe e nunca descaracterizamos os nossos princípios de jogo”.
O Trofense, que apostou claramente no anti-jogo, adiantou-se no marcador aos 68 minutos através de um golo apontado pelo brasileiro Edu Sousa, com muitas culpas para o sector defensivo vila-condense.
Apesar de ter sido um jogo com poucas ocasiões de golo, o guarda-redes Paulo Lopes acabou por ser figura do Trofense tendo evitado quase até ao fim que a sua baliza fosse violada.
O golpe de misericórdia surgiu no último minuto do jogo e veio colocar justiça no marcador. “Estou orgulhoso de treinar estes jogadores, pela postura e pela dignidade que põe em campo, pela sua classe. Se houvesse um vencedor teria que ser nitidamente e forçosamente o Rio Ave, foi a equipa que mais procurou. Criamos muitas oportunidades de golo, portanto acho que se o Rio Ave não conseguisse pelo menos um ponto era muito injusto”, sublinhou João Eusébio.
Por parte da equipa da Trofa, o treinador António Conceição lamentou o facto de ter perdido dois pontos quando a vitória parecia consumada, “parece sina nossa, as coisas soa frustrantes quando temos os três pontos garantidos. Ficamos algo abatidos com esta situação, mas importa dizer que o Trofense veio para este jogo com alguns condicionalismos motivados pela ausência de alguns jogadores”.
Com a igualdade diante do Trofense – 5º empate da temporada – o Rio Ave foi alcançado no 1º lugar pelo Vizela que derrotou o Desportivo das Aves por 2-0.As duas equipas repartem agora a liderança com 23 pontos somados, resultado de 6 vitórias, 5 empates e apenas uma derrota. Este fim-de-semana a Liga de Honra sofre nova interrupção para a realização da 4ª eliminatória da taça de Portugal. O Rio Ave, que eliminou o Odivelas na ronda anterior, recebe (16 horas) o Rebordosa, equipa que milita na série B da 3ª divisão nacional. Miguel Lopes
FICHA
Jogo disputado no estádio do Rio Ave.
Árbitro: Hugo Miguel (AF Lisboa) auxiliado por Carlos Nilha e Nuno Roque. 4º Árbitro: Rui Silva.
Rio Ave: Paiva, Gaspar, Evandro, Delson, Miguel Lopes, André Serrão, André Vilas Boas (cap.), Milhazes, Danielson, Keita e Chidi. Treinador: João Eusébio.
Trofense: Paulo Lopes, Maia, Edu, Pinheiro, Edu Sousa, Kazeem, Nuno Pinto, Zamorano, Idalécio (cap.), Paulo Sérgio e André Barreto. Treinador: António Conceição.
Substituições: André Serrão por Henrique (70´), André Vilas Boas por Luisinho (75´); Paulo Sérgio por Rui Borges (61´), Pinheiro por Vítor Hugo (75´), Zamorano por Bessa (85´). Marcadores: 0-1, Edu Sousa (68´); 1-1, Miguel Lopes (90+6´). Disciplina: amarelo a Miguel Lopes (81´); Paulo Lopes (90+5´), Maia (23´), Edu Sousa (57´).
texto Paulo Vidal - http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=e1dc7f1cd9fccc1249b6b0ee94d4bed1
Rio Ave conquistou segunda vitória
Regresso aos momentos de glória
Após a longa paragem do campeonato motivada pela realização do Campeonato da Europa de futsal, disputado em Portugal, o Rio Ave regressou à competição da melhor maneira. Os vila-condenses alcançaram a segunda vitória da temporada e ganharam nova esperança. O Rio Ave voltou a sorrir no Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Futsal. Na 6ª jornada da competição, a formação orientada por Paulo Morim alcançou a segunda vitória da temporada após ter batido o Amanhã da Criança por 3 bolas a uma.Os golos da equipa vila-condense foram apontados por Franklim Miranda e Jaime Moreira (2). “Foi uma vitória que veio no momento certo, se é que há vitórias em momentos certos. Esta foi uma vitória importante depois de um ciclo terrível em termos de jogos, sabíamos que era extremamente importante ganhar”, referiu Paulo Morim. O treinador do Rio Ave acrescentou ainda que “fizemos um bom jogo e ganhamos contra uma equipa que estava no 4º lugar com 10 pontos, acho que esta vitória vem dar outra tranquilidade à equipa, era isso no fundo que estávamos a precisar”.Para além de ter conquistado uma importante vitória, o Rio Ave conseguiu também recuperar pontos em relação às equipas que ocupam os primeiros lugares da tabela classificativa.A equipa «verde-branca» está agora no 9º lugar da tabela classificativa com 7 pontos, precisamente a 7 pontos dos lugares de subida de divisão. Paulo Morim mostrou-se satisfeito com a produtividade da jornada, “houve muitos empates entre eles, nós sabíamos de antemão que iam jogar entre eles e tinham que perder pontos. Foi uma jornada muito positiva, não só por nós termos ganho mas também porque os que estão lá em cima perderam pontos”.Amanhã, às 18.30 horas, o Rio Ave recebe no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde a equipa da Gafanha.
rexto Paulo Vidal - http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=4fd84d878115d54a4552e4f0e6f942f4
Notícia Rádio Linear
Rio Ave x Rebordosa - 07-12-2007
No próximo domingo há jogo para a Taça de Portugal em Vila do Conde.
O Rio Ave defronta o Rebordosa da 3ª Divisão Nacional, equipa que derrotou o Trofense na última ronda.
No jogo da 4ª eliminatória da prova rainha do futebol português, o técnico do Rio Ave não espera facilidades, mas ressalva que os vila condenses estão a atravessar uma boa fase.
Nesta prova o Rio Ave pretende ir o mais longe possível, sendo que o objectivo é disputar um dos clubes grandes.
O jogo Rio Ave x Rebordosa da 4ª eliminatória da Taça de Portugal, joga-se no domingo, a partir das 4 horas da tarde.
http://www.radiolinear.com/
No próximo domingo há jogo para a Taça de Portugal em Vila do Conde.
O Rio Ave defronta o Rebordosa da 3ª Divisão Nacional, equipa que derrotou o Trofense na última ronda.
No jogo da 4ª eliminatória da prova rainha do futebol português, o técnico do Rio Ave não espera facilidades, mas ressalva que os vila condenses estão a atravessar uma boa fase.
Nesta prova o Rio Ave pretende ir o mais longe possível, sendo que o objectivo é disputar um dos clubes grandes.
O jogo Rio Ave x Rebordosa da 4ª eliminatória da Taça de Portugal, joga-se no domingo, a partir das 4 horas da tarde.
http://www.radiolinear.com/
Etiquetas:
futebol,
taça de portugal
Notícia Rio Ave F.C.
Futebol: Infantis discutem liderança – 07.12.07
A equipa de Infantis do Rio Ave, a disputar o Campeonato Distrital da II Divisão, tem vindo a registar uma excelente prestação ao longo da prova, mantendo-se há várias jornadas no topo da tabela classificativa. Este é o primeiro escalão de formação do Rio Ave envolvido em competições oficiais, pelo que, daqui se retiram boas conclusões quanto ao trabalho efectuado no Departamento Juvenil do Clube. A próxima jornada do Campeonato implica uma deslocação ao terreno do FC Porto, equipa que lidera a classificação com o mesmo número de pontos que o Rio Ave. O mesmo significa que o jogo será decisivo para apurar o novo líder e, em caso de vitória, o Rio Ave isola-se no topo da tabela, distanciando-se de um dos principais adversários na prova.
Camadas Jovens: Próximos jogos – 07.12.07
Durante o fim-de-semana competitivo, apenas a equipa de Juvenis, a militar no Campeonato Distrital da II Divisão, joga em casa, recebendo o Salgueiros em desafio agendado para o próximo domingo, pelas 10 horas. De resto, todas as outras equipas se deslocam ao terreno dos respectivos adversários: Boavista x Rio Ave (Nacional de Juniores, sábado, 15 horas), Candal x Rio Ave (Juvenis 1ª Divisão, domingo, 11 horas), Rio Ave x Salgueiros (Juvenis 2ª Divisão – domingo, 10 horas), Pedras Rubras x Rio Ave (Iniciados 1ª Divisão – domingo, 9 horas), Perafita x Rio Ave (Iniciados 2ª Divisão – domingo, 11 horas) e Porto x Rio Ave (Infantis 2ª Divisão – sábado, 15 horas).
Futsal: Rio Ave recebe o Gafanha – 07.12.07
Agendado para as 18.30 horas de amanhã, sábado, no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde, o jogo Rio Ave x Gafanha integra a 7ª ronda do Campeonato Nacional da II Divisão. Depois de uma paragem competitiva, a prova foi retomada na semana passada, com a formação vilacondense a regressar também às vitórias, batendo o Amanhã da Criança, por 1 x 3. A conquista dos três pontos foi importante para reforçar o optimismo da equipa orientada por Paulo Morim que, ao longo da semana, tem vindo a trabalhar com vista à recepção do próximo adversário. O objectivo para este jogo passa pela vitória, até porque, depois de um início de competição muito complicado, o Rio Ave precisa de garantir pontos para se aproximar dos lugares cimeiros da tabela classificativa e lutar pela subida de divisão. Actualmente, a equipa está em 9º lugar, com 7 pontos.
Futebol: Juniores recebem o Boavista – 07.12.07
Numa jornada competitiva em que praticamente todas as equipas do Departamento Juvenil do Rio Ave jogam fora de casa, destaque para a deslocação da equipa de Juniores ao terreno do Boavista, num dos principais jogos da 16ª ronda. O desafio está agendado para as 15 horas de amanhã, sábado. Na jornada anterior, o Rio Ave ascendeu ao 4º lugar da prova, após uma goleada imposta ao Freamunde por quatro golos sem resposta, totalizando agora 27 pontos. Em caso de vitória, a formação orientada por Pedro Cunha aumenta a distância que a separa do Boavista, actual 6º classificado com 24 pontos.
Futsal: Juniores recebem o Freixieiro – 06.12.07
A equipa de Juniores de Futsal do Rio Ave recebe, no próximo sábado, a partir das 17 horas, a formação do Freixieiro em mais um encontro referente ao Campeonato Distrital da I Divisão. O jogo está agendado, como habitualmente acontece, para o Pavilhão Gimnodesportivo de Mindelo. Recorde-se que a formação vilacondense ascendeu esta época à I Divisão Distrital, depois de na temporada passada ter alcançado o título de campeão, e tem vindo a registar um excelente percurso neste escalão. Na jornada anterior, o Rio Ave defrontou uma das principais equipas do campeonato, o Boavista, tendo sido derrotada por cinco bolas a uma, mas mantém-se nos lugares cimeiros da tabela classificativa, ocupando o 3º lugar, com 22 pontos.
Festa de Natal das Escolinhas – 06.12.07
A habitual Festa de Natal das Escolinhas, promovida pelo Rio Ave FC e dedicada a todas as crianças que frequentam a estrutura de aprendizagem da modalidade no Clube Vilacondense, está agendada para o próximo dia 18 deste mês, entre as 14.30 e as 18 horas. A festa terá lugar no “Faz de Conta”, sendo seguida de lanche, no McDonald´s. Todos os alunos devem comparecer no estádio do Rio Ave, equipados com fato de treino, onde aguardará um autocarro para os transportar. A confirmação da presença dos alunos deverá ser feita junto dos monitores do Rio Ave FC.
Rio Ave recebe Rebordosa na Taça – 05.12.07
Agendado para o próximo domingo, a partir das 16 horas, o jogo Rio Ave x Rebordosa integra a lista de desafios referentes à 4ª Eliminatória da Taça de Portugal. A recepção ao Rebordosa, equipa que milita na III Divisão Nacional, está a ser preparada com optimismo pela formação orientada por João Eusébio, embora não se trate de um adversário fácil, já que na ronda anterior eliminou o Trofense, clube da Liga Vitalis. Os bilhetes para aceder ao Estádio podem ser adquiridos na Secretaria do Rio Ave pelos seguintes valores: Sócios de ambos os clubes – 5 euros; Público em Geral – 10 euros.
http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm
A equipa de Infantis do Rio Ave, a disputar o Campeonato Distrital da II Divisão, tem vindo a registar uma excelente prestação ao longo da prova, mantendo-se há várias jornadas no topo da tabela classificativa. Este é o primeiro escalão de formação do Rio Ave envolvido em competições oficiais, pelo que, daqui se retiram boas conclusões quanto ao trabalho efectuado no Departamento Juvenil do Clube. A próxima jornada do Campeonato implica uma deslocação ao terreno do FC Porto, equipa que lidera a classificação com o mesmo número de pontos que o Rio Ave. O mesmo significa que o jogo será decisivo para apurar o novo líder e, em caso de vitória, o Rio Ave isola-se no topo da tabela, distanciando-se de um dos principais adversários na prova.
Camadas Jovens: Próximos jogos – 07.12.07
Durante o fim-de-semana competitivo, apenas a equipa de Juvenis, a militar no Campeonato Distrital da II Divisão, joga em casa, recebendo o Salgueiros em desafio agendado para o próximo domingo, pelas 10 horas. De resto, todas as outras equipas se deslocam ao terreno dos respectivos adversários: Boavista x Rio Ave (Nacional de Juniores, sábado, 15 horas), Candal x Rio Ave (Juvenis 1ª Divisão, domingo, 11 horas), Rio Ave x Salgueiros (Juvenis 2ª Divisão – domingo, 10 horas), Pedras Rubras x Rio Ave (Iniciados 1ª Divisão – domingo, 9 horas), Perafita x Rio Ave (Iniciados 2ª Divisão – domingo, 11 horas) e Porto x Rio Ave (Infantis 2ª Divisão – sábado, 15 horas).
Futsal: Rio Ave recebe o Gafanha – 07.12.07
Agendado para as 18.30 horas de amanhã, sábado, no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde, o jogo Rio Ave x Gafanha integra a 7ª ronda do Campeonato Nacional da II Divisão. Depois de uma paragem competitiva, a prova foi retomada na semana passada, com a formação vilacondense a regressar também às vitórias, batendo o Amanhã da Criança, por 1 x 3. A conquista dos três pontos foi importante para reforçar o optimismo da equipa orientada por Paulo Morim que, ao longo da semana, tem vindo a trabalhar com vista à recepção do próximo adversário. O objectivo para este jogo passa pela vitória, até porque, depois de um início de competição muito complicado, o Rio Ave precisa de garantir pontos para se aproximar dos lugares cimeiros da tabela classificativa e lutar pela subida de divisão. Actualmente, a equipa está em 9º lugar, com 7 pontos.
Futebol: Juniores recebem o Boavista – 07.12.07
Numa jornada competitiva em que praticamente todas as equipas do Departamento Juvenil do Rio Ave jogam fora de casa, destaque para a deslocação da equipa de Juniores ao terreno do Boavista, num dos principais jogos da 16ª ronda. O desafio está agendado para as 15 horas de amanhã, sábado. Na jornada anterior, o Rio Ave ascendeu ao 4º lugar da prova, após uma goleada imposta ao Freamunde por quatro golos sem resposta, totalizando agora 27 pontos. Em caso de vitória, a formação orientada por Pedro Cunha aumenta a distância que a separa do Boavista, actual 6º classificado com 24 pontos.
Futsal: Juniores recebem o Freixieiro – 06.12.07
A equipa de Juniores de Futsal do Rio Ave recebe, no próximo sábado, a partir das 17 horas, a formação do Freixieiro em mais um encontro referente ao Campeonato Distrital da I Divisão. O jogo está agendado, como habitualmente acontece, para o Pavilhão Gimnodesportivo de Mindelo. Recorde-se que a formação vilacondense ascendeu esta época à I Divisão Distrital, depois de na temporada passada ter alcançado o título de campeão, e tem vindo a registar um excelente percurso neste escalão. Na jornada anterior, o Rio Ave defrontou uma das principais equipas do campeonato, o Boavista, tendo sido derrotada por cinco bolas a uma, mas mantém-se nos lugares cimeiros da tabela classificativa, ocupando o 3º lugar, com 22 pontos.
Festa de Natal das Escolinhas – 06.12.07
A habitual Festa de Natal das Escolinhas, promovida pelo Rio Ave FC e dedicada a todas as crianças que frequentam a estrutura de aprendizagem da modalidade no Clube Vilacondense, está agendada para o próximo dia 18 deste mês, entre as 14.30 e as 18 horas. A festa terá lugar no “Faz de Conta”, sendo seguida de lanche, no McDonald´s. Todos os alunos devem comparecer no estádio do Rio Ave, equipados com fato de treino, onde aguardará um autocarro para os transportar. A confirmação da presença dos alunos deverá ser feita junto dos monitores do Rio Ave FC.
Rio Ave recebe Rebordosa na Taça – 05.12.07
Agendado para o próximo domingo, a partir das 16 horas, o jogo Rio Ave x Rebordosa integra a lista de desafios referentes à 4ª Eliminatória da Taça de Portugal. A recepção ao Rebordosa, equipa que milita na III Divisão Nacional, está a ser preparada com optimismo pela formação orientada por João Eusébio, embora não se trate de um adversário fácil, já que na ronda anterior eliminou o Trofense, clube da Liga Vitalis. Os bilhetes para aceder ao Estádio podem ser adquiridos na Secretaria do Rio Ave pelos seguintes valores: Sócios de ambos os clubes – 5 euros; Público em Geral – 10 euros.
http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm
Etiquetas:
futebol,
futebol escalões,
futsal,
taça de portugal
terça-feira, 4 de dezembro de 2007
Notícia O Jogo
Duo troca folga pelo tratamento
O plantel do Rio Ave cumpriu ontem a folga semanal, exceptuando os lesionados Niquinha e Ronaldo, que fizeram tratamento.
O duo será reavaliado diariamente pelo departamento clínico, pelo que o regresso de ambos às opções do técnico João Eusébio ainda é uma incógnita. O treinador não sabe, por enquanto, se estarão aptos para o encontro com o Rebordosa, a contar para a Taça de Portugal.
texto HMM - http://www.ojogo.pt/23-286/artigo674276.asp
Justiça chegou apenas no último segundo
Quando Delson se preparava para apontar um livre lateral, no último dos seis (!) minutos de desconto, era unânime a escolha do melhor em campo: Paulo Lopes. Com quatro intervenções decisivas, o guarda-redes do Trofense esteve em grande mas acabou por sair em falso no último lance do encontro e permitiu o empate.
O Trofense jogou no erro adversário e foi quase sempre mais perigoso na primeira parte, registando-se perto do intervalo uma reacção vila-condense, com um interessante duelo entre Keita e Paulo Lopes. Após 15 minutos mornos e depois de Chidi não ter aproveitado um deslize de Idalécio, o Trofense marcou na sequência de um lançamento lateral, com Rui Borges II a centrar na esquerda para o desvio de Edu Sousa. Com o jogo controlado, os forasteiros foram desperdiçando contra-ataques e recuando no terreno, o que acabaria por se revelar fatal.
OS TÉCNICOS
"Estamos frustrados e algo abatidos, porque tínhamos os três pontos quase garantidos. Os jogadores foram fiéis intérpretes do que pretendíamos"
António conceição, treinador do trofense
"Foi um ponto ganho para o Rio Ave. Voltámos a demonstrar classe, porque a equipa nunca se descaracterizou e foi fiel aos seus princípios de jogo"
JOão Eusébio, treinador do Rio AVe
texto A.V.G. - http://www.ojogo.pt/23-285/artigo674124.asp
Ronaldo não é hipótese – 1-12-2007
Uma das duas dúvidas já passou a certeza para o técnico do Rio Ave, João Eusébio: Ronaldo, com uma entorse no pé esquerdo, não é opção para a partida com o Trofense. Ontem, o avançado fez apenas corrida e tratamento, comprovando, em definitivo, que a sua utilização está posta de parte. A outra interrogação, de nome Niquinha, continuará a sê-lo até a divulgação da lista de convocados, no final do treino de hoje. É verdade que o médio já trabalha integrado, mas ainda é alvo de alguns cuidados.
texto HMM - http://www.ojogo.pt/23-283/artigo673683.asp
O plantel do Rio Ave cumpriu ontem a folga semanal, exceptuando os lesionados Niquinha e Ronaldo, que fizeram tratamento.
O duo será reavaliado diariamente pelo departamento clínico, pelo que o regresso de ambos às opções do técnico João Eusébio ainda é uma incógnita. O treinador não sabe, por enquanto, se estarão aptos para o encontro com o Rebordosa, a contar para a Taça de Portugal.
texto HMM - http://www.ojogo.pt/23-286/artigo674276.asp
Justiça chegou apenas no último segundo
Quando Delson se preparava para apontar um livre lateral, no último dos seis (!) minutos de desconto, era unânime a escolha do melhor em campo: Paulo Lopes. Com quatro intervenções decisivas, o guarda-redes do Trofense esteve em grande mas acabou por sair em falso no último lance do encontro e permitiu o empate.
O Trofense jogou no erro adversário e foi quase sempre mais perigoso na primeira parte, registando-se perto do intervalo uma reacção vila-condense, com um interessante duelo entre Keita e Paulo Lopes. Após 15 minutos mornos e depois de Chidi não ter aproveitado um deslize de Idalécio, o Trofense marcou na sequência de um lançamento lateral, com Rui Borges II a centrar na esquerda para o desvio de Edu Sousa. Com o jogo controlado, os forasteiros foram desperdiçando contra-ataques e recuando no terreno, o que acabaria por se revelar fatal.
OS TÉCNICOS
"Estamos frustrados e algo abatidos, porque tínhamos os três pontos quase garantidos. Os jogadores foram fiéis intérpretes do que pretendíamos"
António conceição, treinador do trofense
"Foi um ponto ganho para o Rio Ave. Voltámos a demonstrar classe, porque a equipa nunca se descaracterizou e foi fiel aos seus princípios de jogo"
JOão Eusébio, treinador do Rio AVe
texto A.V.G. - http://www.ojogo.pt/23-285/artigo674124.asp
Ronaldo não é hipótese – 1-12-2007
Uma das duas dúvidas já passou a certeza para o técnico do Rio Ave, João Eusébio: Ronaldo, com uma entorse no pé esquerdo, não é opção para a partida com o Trofense. Ontem, o avançado fez apenas corrida e tratamento, comprovando, em definitivo, que a sua utilização está posta de parte. A outra interrogação, de nome Niquinha, continuará a sê-lo até a divulgação da lista de convocados, no final do treino de hoje. É verdade que o médio já trabalha integrado, mas ainda é alvo de alguns cuidados.
texto HMM - http://www.ojogo.pt/23-283/artigo673683.asp
Notícia Record
Rio Ave-Trofense, 1-1: Justiça só chegou no último suspiro
VISITANTES COM LIÇÃO BEM ESTUDADA
Estavam decorridos 75 minutos quando Evandro dividiu um lance com André Barreto. Sem que a situação aparentemente o justificasse, o médio do Trofense ficou no chão, a contorcer-se, a apenas um metro da linha lateral.
O árbitro, o lisboeta Hugo Miguel, exigiu que André Barreto deixasse o terreno de jogo. Aliás, quase o empurrou para fora de campo. Na tribuna principal do estádio, o presidente da Liga, Hermínio Loureiro, acenava com a cabeça em sinal de aprovação pela preocupação do juiz da partida em defender a fluidez do espectáculo.
O técnico do Trofense, Toni Conceição, garante ser contra o antijogo, mas os seus atletas não resistiram à tentação de queimar tempo assim que se viram em vantagem. O árbitro respondeu concedendo 6 minutos de desconto. Foi precisamente no último lance dessa extensão que os vila-condenses chegaram ao empate. Delson marcou o livre para a confusão, Paulo Lopes largou a bola e Miguel Lopes deu justiça ao marcador no último suspiro da partid.De facto, o Rio Ave não se cansou de batalhar contra o infortúnio, pelo que a derrota seria penalização demasiado dura. O Trofense estudou bem a lição e teve um desempenho táctico notável, anulando as subidas dos laterais vila-condenses e congestionando toda a manobra ofensiva contrária.
Quanto Toni trocou Paulo Sérgio por Rui Borges II, adivinhavam-se problemas para a formação da casa, com o recém-entrado a cruzar para Edu Sousa. João Eusébio tirou dois médios e deu ainda mais ímpeto ao ataque. Mesmo com uma dupla de centrais alternativa (Idalécio e Edu), o Trofense só baqueou depois da hora.
texto VÍTOR PINTO - http://www.record.pt/noticia.asp?id=766921&idCanal=21
Rio Ave consegue empate nos descontos – 2-12-2007
TROFENSE DEIXA FUGIR VITÓRIA
Rio Ave e Trofense empataram a um golo na partida que abriu a 12.ª jornada da Liga Vitalis.Depois de uma primeira parte sem golos, o Trofense chegou ao golo aos 67 minutos por intermédio de Edu Souza. No entanto, a equipa da Trofa não conseguiu segurar a vantagem e cedeu a igualdade no sétimo minutos dos descontos.Na sequência de um livre para a área, Miguel Lopes aproveitou da melhor forma a saída precipitada do guarda-redes Paulo Lopes.Com este empate, o Rio Ave mantém o primeiro lugar na classificação geral com 23 pontos, mas poderá ser alcançado pelo Vizela, caso este ganhe ao Desportivo das Aves.
http://www.record.pt/noticia.asp?id=766858&idCanal=21
João Eusébio reforça confiança – 1-12-2007
NÃO ESQUECE A ÉPOCA PASSADA
João Eusébio não está “deslumbrado” pela liderança, mas confia na sua equipa. “Demos a volta ao resultado por quatro ocasiões, o que denota a postura e a dignidade dos jogadores”, comentou.
O treinador não esquece o que aconteceu na época passada, com a queda vertiginosa nas últimas jornadas a roubar a possibilidade de subida à Liga: “Qualquer liderança é uma responsabilidade, principalmente porque os adversários jogam de maneira diferente.”
texto LUÍS LEAL - http://www.record.pt/noticia.asp?id=766688&idCanal=21
VISITANTES COM LIÇÃO BEM ESTUDADA
Estavam decorridos 75 minutos quando Evandro dividiu um lance com André Barreto. Sem que a situação aparentemente o justificasse, o médio do Trofense ficou no chão, a contorcer-se, a apenas um metro da linha lateral.
O árbitro, o lisboeta Hugo Miguel, exigiu que André Barreto deixasse o terreno de jogo. Aliás, quase o empurrou para fora de campo. Na tribuna principal do estádio, o presidente da Liga, Hermínio Loureiro, acenava com a cabeça em sinal de aprovação pela preocupação do juiz da partida em defender a fluidez do espectáculo.
O técnico do Trofense, Toni Conceição, garante ser contra o antijogo, mas os seus atletas não resistiram à tentação de queimar tempo assim que se viram em vantagem. O árbitro respondeu concedendo 6 minutos de desconto. Foi precisamente no último lance dessa extensão que os vila-condenses chegaram ao empate. Delson marcou o livre para a confusão, Paulo Lopes largou a bola e Miguel Lopes deu justiça ao marcador no último suspiro da partid.De facto, o Rio Ave não se cansou de batalhar contra o infortúnio, pelo que a derrota seria penalização demasiado dura. O Trofense estudou bem a lição e teve um desempenho táctico notável, anulando as subidas dos laterais vila-condenses e congestionando toda a manobra ofensiva contrária.
Quanto Toni trocou Paulo Sérgio por Rui Borges II, adivinhavam-se problemas para a formação da casa, com o recém-entrado a cruzar para Edu Sousa. João Eusébio tirou dois médios e deu ainda mais ímpeto ao ataque. Mesmo com uma dupla de centrais alternativa (Idalécio e Edu), o Trofense só baqueou depois da hora.
texto VÍTOR PINTO - http://www.record.pt/noticia.asp?id=766921&idCanal=21
Rio Ave consegue empate nos descontos – 2-12-2007
TROFENSE DEIXA FUGIR VITÓRIA
Rio Ave e Trofense empataram a um golo na partida que abriu a 12.ª jornada da Liga Vitalis.Depois de uma primeira parte sem golos, o Trofense chegou ao golo aos 67 minutos por intermédio de Edu Souza. No entanto, a equipa da Trofa não conseguiu segurar a vantagem e cedeu a igualdade no sétimo minutos dos descontos.Na sequência de um livre para a área, Miguel Lopes aproveitou da melhor forma a saída precipitada do guarda-redes Paulo Lopes.Com este empate, o Rio Ave mantém o primeiro lugar na classificação geral com 23 pontos, mas poderá ser alcançado pelo Vizela, caso este ganhe ao Desportivo das Aves.
http://www.record.pt/noticia.asp?id=766858&idCanal=21
João Eusébio reforça confiança – 1-12-2007
NÃO ESQUECE A ÉPOCA PASSADA
João Eusébio não está “deslumbrado” pela liderança, mas confia na sua equipa. “Demos a volta ao resultado por quatro ocasiões, o que denota a postura e a dignidade dos jogadores”, comentou.
O treinador não esquece o que aconteceu na época passada, com a queda vertiginosa nas últimas jornadas a roubar a possibilidade de subida à Liga: “Qualquer liderança é uma responsabilidade, principalmente porque os adversários jogam de maneira diferente.”
texto LUÍS LEAL - http://www.record.pt/noticia.asp?id=766688&idCanal=21
Etiquetas:
entrevista,
futebol,
j.eusébio,
vitalis
Notícia O Norte Desportivo
RIO AVE ESCORREGA EM VILA DE CONDE E CEDE LUGAR
VIZELA ASSUME LIDERANÇA
O Rio Ave esteve apenas uma semana no primeiro lugar isolado. Ontem não conseguiu mais do que um empate em «casa» diante o Trofense e quem agradeceu foi o Vizela, que recebeu e derrotou o Aves e é o novo líder.
Rincon, aos 16 minutos, e Fangueiro, aos 73, ditaram ontem o triunfo do Vizela no encontro com o Aves em partida a contar para a 12.ª jornada da Liga Vitalis. Com o triunfo o Vizela não só passou a somar 23 pontos, igualando o Rio Ave, como passou para a liderança da prova. Isto porque a equipa de Vila do Conde não foi além de um empate a uma bola na recepção ao Trofense, que marcou à passagem do minuto 65 por Edu Sousa. Aliás, pela terceira vez consecutiva a equipa liderada por João Eusébio não conseguiu vencer no seu reduto e ontem desperdiçaram mais dois pontos. Isto, sem esquecer que apenas chegou ao empate no período de compensação dado pelo juiz lisboeta Hugo Miguel, por intermédio de Miguel Salvador, já seis minutos depois dos 90, conseguindo um mal menor para os caseiros.
texto Sílvia Soares - http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=c3c5d2bf1b76d998fb84c0d78b1e7e01
VIZELA ASSUME LIDERANÇA
O Rio Ave esteve apenas uma semana no primeiro lugar isolado. Ontem não conseguiu mais do que um empate em «casa» diante o Trofense e quem agradeceu foi o Vizela, que recebeu e derrotou o Aves e é o novo líder.
Rincon, aos 16 minutos, e Fangueiro, aos 73, ditaram ontem o triunfo do Vizela no encontro com o Aves em partida a contar para a 12.ª jornada da Liga Vitalis. Com o triunfo o Vizela não só passou a somar 23 pontos, igualando o Rio Ave, como passou para a liderança da prova. Isto porque a equipa de Vila do Conde não foi além de um empate a uma bola na recepção ao Trofense, que marcou à passagem do minuto 65 por Edu Sousa. Aliás, pela terceira vez consecutiva a equipa liderada por João Eusébio não conseguiu vencer no seu reduto e ontem desperdiçaram mais dois pontos. Isto, sem esquecer que apenas chegou ao empate no período de compensação dado pelo juiz lisboeta Hugo Miguel, por intermédio de Miguel Salvador, já seis minutos depois dos 90, conseguindo um mal menor para os caseiros.
texto Sílvia Soares - http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=c3c5d2bf1b76d998fb84c0d78b1e7e01
Notícia JN
Furacão decisivo no último suspiro
Apito final, Kazeem ajoelhado com as mãos na cabeça, inconformadíssimo, imagem sintomática da sensação devastadora que invadiu o espírito dos jogadores do Trofense. A equipa de António Conceição, que se apresentou bem organizada, esteve na frente, mas deixou fugir o triunfo no último segundo da partida. Miguel Lopes, o furacão dos Açores, alcunha com que chegou a Vila do Conde, depois de ter representado o Operário, salvou a manhã vila-condense, aproveitando a confusão na área forasteira, após bola bombeada por Delson, para bater o guardião Paulo Lopes, o melhor elemento do Trofense. Foi no último minuto do alargado período de descontos (6m) concedido pelo árbitro, que se justificou devido ao antijogo visitante, sobretudo, nos últimos 15 minutos, quando André Barreto, Vítor Hugo e Paulo Lopes tiveram de ser assistidos. Mas recuperaram depressa... O Trofense acabou por ser vítima da própria estratégia. O jogo merece nota positiva e termina com um resultado justo. A primeira meia hora é do Trofense, tendo Edu Sousa acertado no poste (18m). O Rio Ave, orfão de Niquinha (não recuperou de lesão), sentiu dificuldades em sair rápido para o ataque, tendo criado perigo apenas perto do intervalo, com Chidi a obrigar Paulo Lopes a excelente intervenção (38m). Na segunda parte, o início mais ofensivo é do Rio Ave, com Chidi perto do golo (Edu salvou com as costas), mas seria o Trofense a marcar, num lance bem desenhado por Rui Borges (entrou bem) e finalizado com classe por Eduardo Sousa. Os vila-condenses sentiram o soco, mas porfiaram até à exaustão, evitando uma derrota que parecia consumada.
texto Arnaldo Martins - http://jn.sapo.pt/2007/12/03/desporto/furacao_decisivo_ultimo_suspiro.html
Vizela volta à liderança e o galo continua a levantar crista
Nova troca de cadeiras
A jornada 12 terminou com o Vizela na liderança, que venceu o Aves e aproveitou o empate caseiro do Rio Ave com o Trofense. As alterações no topo da tabela têm sido uma constante, traduzindo o tremendo equilíbrio que caracteriza a competição. Um cenário que se repete ano após ano na segunda competição mais importante do futebol português. Em Vila do Conde, o duelo de candidatos entre Rio Ave e Trofense terminou empatado, mas, contra as expectativas, soube melhor aos vila-condenses, que marcaram apenas no derradeiro minuto das compensações.
http://jn.sapo.pt/2007/12/03/desporto/vizela_volta_a_lideranca_galo_contin.html
Liderança em discussão – 2-12-2007
João Eusébio espera cimentar o primeiro lugar nesta jornada
Rio Ave e Trofense abrem a jornada 12 da Liga de Honra, num jogo marcado para o Estádio do Rio Ave, pelas 11.45 horas, com transmissão televisiva na SportTV 1. A equipa da casa, que ascendeu à liderança na última jornada, após a vitória (1-2) no terreno do Estoril, defende o primeiro lugar, diante de um adversário que também ambiciona subir de divisão. Um verdadeiro duelo de candidatos, que regista algumas ausências de peso nas duas equipas. No Rio Ave, a lesão de Ronaldo é a nota de maior impacto. A contas com uma entorse, o influente avançado fica de fora das opções do treinador João Eusébio.
No Trofense, a vitória (1-0) sobre o Varzim, na ronda anterior, deixou marcas na equipa, pois o central Valdomiro foi expulso e Milton do Ó e Fábio Paím foram admoestados com o quinto cartão amarelo da época. São, assim, três baixas que fragilizam a equipa de António Conceição.Apesar de defrontar um adversário desfalcado, João Eusébio não acredita em facilidades. "Os adversários jogam de forma diferente quando defrontam o líder do campeonato", justifica.
texto Arnaldo Martins - http://jn.sapo.pt/2007/12/02/desporto/lideranca_discussao.html
Apito final, Kazeem ajoelhado com as mãos na cabeça, inconformadíssimo, imagem sintomática da sensação devastadora que invadiu o espírito dos jogadores do Trofense. A equipa de António Conceição, que se apresentou bem organizada, esteve na frente, mas deixou fugir o triunfo no último segundo da partida. Miguel Lopes, o furacão dos Açores, alcunha com que chegou a Vila do Conde, depois de ter representado o Operário, salvou a manhã vila-condense, aproveitando a confusão na área forasteira, após bola bombeada por Delson, para bater o guardião Paulo Lopes, o melhor elemento do Trofense. Foi no último minuto do alargado período de descontos (6m) concedido pelo árbitro, que se justificou devido ao antijogo visitante, sobretudo, nos últimos 15 minutos, quando André Barreto, Vítor Hugo e Paulo Lopes tiveram de ser assistidos. Mas recuperaram depressa... O Trofense acabou por ser vítima da própria estratégia. O jogo merece nota positiva e termina com um resultado justo. A primeira meia hora é do Trofense, tendo Edu Sousa acertado no poste (18m). O Rio Ave, orfão de Niquinha (não recuperou de lesão), sentiu dificuldades em sair rápido para o ataque, tendo criado perigo apenas perto do intervalo, com Chidi a obrigar Paulo Lopes a excelente intervenção (38m). Na segunda parte, o início mais ofensivo é do Rio Ave, com Chidi perto do golo (Edu salvou com as costas), mas seria o Trofense a marcar, num lance bem desenhado por Rui Borges (entrou bem) e finalizado com classe por Eduardo Sousa. Os vila-condenses sentiram o soco, mas porfiaram até à exaustão, evitando uma derrota que parecia consumada.
texto Arnaldo Martins - http://jn.sapo.pt/2007/12/03/desporto/furacao_decisivo_ultimo_suspiro.html
Vizela volta à liderança e o galo continua a levantar crista
Nova troca de cadeiras
A jornada 12 terminou com o Vizela na liderança, que venceu o Aves e aproveitou o empate caseiro do Rio Ave com o Trofense. As alterações no topo da tabela têm sido uma constante, traduzindo o tremendo equilíbrio que caracteriza a competição. Um cenário que se repete ano após ano na segunda competição mais importante do futebol português. Em Vila do Conde, o duelo de candidatos entre Rio Ave e Trofense terminou empatado, mas, contra as expectativas, soube melhor aos vila-condenses, que marcaram apenas no derradeiro minuto das compensações.
http://jn.sapo.pt/2007/12/03/desporto/vizela_volta_a_lideranca_galo_contin.html
Liderança em discussão – 2-12-2007
João Eusébio espera cimentar o primeiro lugar nesta jornada
Rio Ave e Trofense abrem a jornada 12 da Liga de Honra, num jogo marcado para o Estádio do Rio Ave, pelas 11.45 horas, com transmissão televisiva na SportTV 1. A equipa da casa, que ascendeu à liderança na última jornada, após a vitória (1-2) no terreno do Estoril, defende o primeiro lugar, diante de um adversário que também ambiciona subir de divisão. Um verdadeiro duelo de candidatos, que regista algumas ausências de peso nas duas equipas. No Rio Ave, a lesão de Ronaldo é a nota de maior impacto. A contas com uma entorse, o influente avançado fica de fora das opções do treinador João Eusébio.
No Trofense, a vitória (1-0) sobre o Varzim, na ronda anterior, deixou marcas na equipa, pois o central Valdomiro foi expulso e Milton do Ó e Fábio Paím foram admoestados com o quinto cartão amarelo da época. São, assim, três baixas que fragilizam a equipa de António Conceição.Apesar de defrontar um adversário desfalcado, João Eusébio não acredita em facilidades. "Os adversários jogam de forma diferente quando defrontam o líder do campeonato", justifica.
texto Arnaldo Martins - http://jn.sapo.pt/2007/12/02/desporto/lideranca_discussao.html
Etiquetas:
entrevista,
futebol,
j.eusébio,
ronaldo,
vitalis
Notícia Futebolar
Honra / Rio Ave - Trofense
Miguel Lopes foi hoje o herói do Rio Ave ao marcar, nos últimos segundos, o golo que permitiu à equipa empatar com o Trofense (1-1) e segurar a liderança da Liga de Honra de futebol, em jogo 12ª jornada.
O encontro parecia perdido para o Rio Ave, que não fez uma boa exibição e sentiu muitas dificuldades perante um adversário muito bem organizado, quando aos 96 minutos, após um livre, Miguel Lopes aproveitou uma bola perdida na área contrária e, sem oposição, apontou o golo que o empate.
O golo foi também um castigo para o Trofense porque os seus jogadores, após o 0-1, forçaram várias paragens do jogo, por alegadas lesões, tentando assim queimar tempo.
O árbitro deu seis minutos de descontos e foi mesmo em cima da hora que os vilacondenses empataram.
A primeira parte começou sob o signo do equilíbrio, seguindo-se um período em que o Trofense esteve melhor, porque conseguiu dominar o meio campo, por fim foi o Rio Ave que se mostrou perigoso, tendo estado muito perto do golo em duas ocasiões.
Aos 18 minutos, o Trofense criou a primeira grande ocasião de perigo, como Nuno Pinto a cruzar e Edu Sousa a atirar ao poste, com o guarda-redes Paiva batido.
Até cerca da meia hora, o guarda-redes Paulo Lopes quase não teve trabalho, mas nos últimos cinco minutos, porém, o Rio Ave acercou-se com grande perigo da baliza adversária e dispôs até de duas boas oportunidades para marcar.
Primeiro foi Keita (40) que, isolado, rematou forte e forçou Paulo Lopes a uma defesa apertada para canto, Depois, foi Chidi que viu o seu remate cortado "in extremis" por Idalécio, quando alguns adeptos vilacondenses já gritavam golo.
O Rio Ave começou mais forte o segundo tempo, mas aos 65 minutos, o Trofense marcou, na sequência de um lançamento da linha lateral. Rui Borges II, recém-entrado, aproveitou a desatenção de Miguel Lopes e companhia, cruzou rasteiro e Edu Sousa fez o 0-1.
O Trofense fechou-se na defesa e utilizou mais vezes o contra-ataque, mas no último minuto dos descontos, Miguel Lopes redimiu-se da falha no golo do Trofense, e marcou o tento do empate.
Jogo disputado no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Ao intervalo: 0-0
Marcadores:
0-1, Edu Sousa, 65
1-1, Miguel Lopes (96)
Equipas:
- Rio Ave: Paiva, Miguel Lopes, Gaspar, Danielson, Milhazes, André Vilas Boas (Luisinho,73), André Serrão (Henrique, 69), Delson, Evandro, Chidi e Keita.
(Suplentes: Mora, Ribeiro, Bruno Mendes, Ribeiro, Tiago Terroso, Henrique e Luisinho).
- Trofense: Paulo Lopes, Maia, Edu, Idalécio, Nuno Pinto, Kazeem, Zamorano (Bessa, 82), André Barreto, Pinheiro (Vítor Hugo, 73) Paulo Sérgio (R. Borges II, 60) e Edu Sousa
(Suplentes: Vítor, F. Dinis, Kika, Vítor Hugo, R. Borges II, Bessa e Cascavel).
Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa)
Acção disciplinar: cartões amarelos para Maia (24), Edu Sousa (57), Miguel Lopes (78) e Paulo Lopes (90+5).
Assistência: 800 espectadores
AYM
http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20071202/honra-rio-ave-trofense
Miguel Lopes foi hoje o herói do Rio Ave ao marcar, nos últimos segundos, o golo que permitiu à equipa empatar com o Trofense (1-1) e segurar a liderança da Liga de Honra de futebol, em jogo 12ª jornada.
O encontro parecia perdido para o Rio Ave, que não fez uma boa exibição e sentiu muitas dificuldades perante um adversário muito bem organizado, quando aos 96 minutos, após um livre, Miguel Lopes aproveitou uma bola perdida na área contrária e, sem oposição, apontou o golo que o empate.
O golo foi também um castigo para o Trofense porque os seus jogadores, após o 0-1, forçaram várias paragens do jogo, por alegadas lesões, tentando assim queimar tempo.
O árbitro deu seis minutos de descontos e foi mesmo em cima da hora que os vilacondenses empataram.
A primeira parte começou sob o signo do equilíbrio, seguindo-se um período em que o Trofense esteve melhor, porque conseguiu dominar o meio campo, por fim foi o Rio Ave que se mostrou perigoso, tendo estado muito perto do golo em duas ocasiões.
Aos 18 minutos, o Trofense criou a primeira grande ocasião de perigo, como Nuno Pinto a cruzar e Edu Sousa a atirar ao poste, com o guarda-redes Paiva batido.
Até cerca da meia hora, o guarda-redes Paulo Lopes quase não teve trabalho, mas nos últimos cinco minutos, porém, o Rio Ave acercou-se com grande perigo da baliza adversária e dispôs até de duas boas oportunidades para marcar.
Primeiro foi Keita (40) que, isolado, rematou forte e forçou Paulo Lopes a uma defesa apertada para canto, Depois, foi Chidi que viu o seu remate cortado "in extremis" por Idalécio, quando alguns adeptos vilacondenses já gritavam golo.
O Rio Ave começou mais forte o segundo tempo, mas aos 65 minutos, o Trofense marcou, na sequência de um lançamento da linha lateral. Rui Borges II, recém-entrado, aproveitou a desatenção de Miguel Lopes e companhia, cruzou rasteiro e Edu Sousa fez o 0-1.
O Trofense fechou-se na defesa e utilizou mais vezes o contra-ataque, mas no último minuto dos descontos, Miguel Lopes redimiu-se da falha no golo do Trofense, e marcou o tento do empate.
Jogo disputado no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Ao intervalo: 0-0
Marcadores:
0-1, Edu Sousa, 65
1-1, Miguel Lopes (96)
Equipas:
- Rio Ave: Paiva, Miguel Lopes, Gaspar, Danielson, Milhazes, André Vilas Boas (Luisinho,73), André Serrão (Henrique, 69), Delson, Evandro, Chidi e Keita.
(Suplentes: Mora, Ribeiro, Bruno Mendes, Ribeiro, Tiago Terroso, Henrique e Luisinho).
- Trofense: Paulo Lopes, Maia, Edu, Idalécio, Nuno Pinto, Kazeem, Zamorano (Bessa, 82), André Barreto, Pinheiro (Vítor Hugo, 73) Paulo Sérgio (R. Borges II, 60) e Edu Sousa
(Suplentes: Vítor, F. Dinis, Kika, Vítor Hugo, R. Borges II, Bessa e Cascavel).
Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa)
Acção disciplinar: cartões amarelos para Maia (24), Edu Sousa (57), Miguel Lopes (78) e Paulo Lopes (90+5).
Assistência: 800 espectadores
AYM
http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20071202/honra-rio-ave-trofense
Subscrever:
Mensagens (Atom)