segunda-feira, 21 de julho de 2008

Notícia O Jogo

Carvalhas é para hoje

O plantel vila-condense reuniu-se ontem a seguir ao jantar e rumou para Ofir, onde realizará um curto estágio, que contempla dois treinos por dia até ao final da semana. Assim, a preparação recomeça hoje bem cedo, sendo que a novidade deverá ser a presença de André Carvalhas, um extremo emprestado pelo Benfica até ao final da época. De fora das opções do técnico estão Ribeiro e Samson. Apesar de ainda terem contrato com o clube, os jogadores já foram informados de que não vão fazer parte do plantel, pelo que nem sequer integraram a comitiva que viajou para Ofir. Os atletas vão permanecer em Vila do Conde, onde vão treinar à parte até que seja encontrada uma solução que vá de encontro às expectativas de todas as partes. Quem está em Ofir é o avançado Chidi, apesar de não ter qualquer vínculo com o Rio Ave. Informado pelos responsáveis do Timisoara, da Roménia, de que não faz parte das opções técnicas, o atacante pretende rescindir o contrato que assinou no final da última época.

texto ANDRÉ VELOSO GOMES - http://www.ojogo.pt/24-151/artigo735527.asp

Notícas O Jogo - fim de semana

O cinismo como imagem de marca vila-condense

Numa manhã de intenso calor e com pouco público, Rio Ave e Gil Vicente mostraram mais virtudes que defeitos. Os vila-condenses, atendendo aos 12 treinos realizados, mostraram que a evolução física e táctica irá levar a equipa para outros patamares. O 4x4x2 já vem da época passada e são poucos os reforços, por isso, mesmo que o cinismo revelado neste jogo, tal como numa boa parte da última época, tenha dado a bola ao adversário para criar perigo na surpresa.
O Gil Vicente voltou a apresentar-se em 4x3x3 e mandou mais na primeira parte, mas as grandes oportunidades surgiram na sua baliza. Primeiro foi Ronaldo a falhar isolado, após passe de Terroso, um dos melhores em campo e que viria a acertar no ferro na marcação de um livre, tendo, na mesma jogada, o central Pedro Ribeiro enviado nova bola na barra ao tentar aliviar.
A segunda parte, com o Rio Ave mais solto, começou com o golo acrobático do central Bruno Mendes na sequência de um canto apontado por Livramento, outro jogador em destaque.
Alguns atletas do Gil Vicente mostraram bons pormenores, no entanto, por estarem sem números nas camisolas e por terem alinhado seis jogadores que não constavam da ficha de jogo, os elogios ficam guardados para uma próxima oportunidade. Aliás, o presidente António Fiúza afirmou que os jornalistas não têm nada que ver com o assunto, não revelando quem eram os craques utilizados.

Rio Ave 1 - Gil Vicente 0
Local
Estádio do Rio Ave FC Vila do Conde
Árbitro Pedro Estrela Porto
Rio Ave Paiva; Miguel Lopes, Gaspar, Jorge Humberto e Rogério Matias; Wires, Niquinha, Terroso e Evandro; Ronaldo e Mateus
Jogaram ainda: César, Mora, Bruno Novo, Bruno Mendes, Fábio Faria, Sílvio, André Vilas Boas, Delson, Livramento, Tarantini, Semedo e Henrique T João Eusébio
Gil Vicente Marco; Paulo Abrantes, Pedro Ribeiro, Diego Gaúcho e Tiago André; Oscar, João Vilela e Leonel; Igor Souza, Zequinha e Hugo Monteiro
Jogaram ainda: Hugo Marques, Diogo, Leandro Kivel, William, Mauro, Duarte, Bruno Filipe, Tiago Lopes, David, Venu e Simão Coutinho T Neca
Ao intervalo 1-0 Marcadores 1-0 Bruno Mendes 46' Cartões Nada a assinalar
texto ANDRÉ VELOSO GOMES - http://www.ojogo.pt/24-150/artigo735219.asp

COMO JOGARAM OS NOVOS DO RIO AVE
Jorge Humberto
Jogando na certa e impondo-se no jogo aéreo no centro da defesa, o antigo jogador do Santa Clara não teve grandes dificuldades para segurar os adversários e ainda dobrou o defesa-esquerdo Rogério Matias.
Semedo
Rápido mas um pouco trapalhão, o antigo avançado do Odivelas ainda está numa fase de aprendizagem de uma nova realidade. Isolado por Tarantini, falhou uma oportunidade na cara do guardião contrário.
Bruno Novo
Sendo um extremo de raiz, já conhece todos os truques na lateral direita. Com um futebol simples, e mesmo tendo subido poucas vezes, mostrou que pode ser uma boa opção.
Sílvio
O Gil Vicente carregou pouco pelo seu flanco e esteve discreto, mas o seu pé esquerdo mostrou qualidades. Contratado ao Odivelas, terá que evoluir para destronar Rogério Matias na esquerda.
Tarantini
Classe e visão de jogo são características no seu futebol, para lá de se impor com o seu porte atlético. É uma excelente alternativa para '10' e foi o melhor dos reforços.
http://www.ojogo.pt/24-150/artigo735220.asp

Professor Tarantini é aluno na Liga principal
Não sendo um caso único na I Liga, é com certeza um exemplo para os candidatos a futebolistas. Tarantini chegou ao escalão máximo com 25 anos e o futuro, caso não conseguisse fazer o seu pé-de-meia, até no final da carreira, talvez dentro de dez anos, poderia não ser fácil. A verdade é que o currículo de jogador foi sendo construído em função dos estudos. E com muito sucesso!
Tarantini tem licenciaturas em Ciências do Desporto e Educação Física e Desporto Escolar. "Foi uma das minhas prioridades na vida. Os resultados foram positivos e os cinco anos na Covilhã foram bons também por isso" explicou, lembrando que a carreira profissional "termina muito cedo e nem todos podem ser como o Cristiano Ronaldo".
Tarantini está, portanto, habilitado a ser treinador. Mas, neste momento, tem outras ideias. "Gosto mais da área da gestão desportiva e, para já, isso fica de lado", disse o atleta, abordando um "tema tabu": Os estudos ajudam no desempenho da profissão? "Agora começa a haver uma maior abertura, porque os treinadores é que lidam com essa parte e o jogador só tem que cumprir as funções que lhe são impostas. Contudo, ter um conhecimento mais profundo do futebol, pode ajudar", respondeu o pupilo do treinador João Eusébio, aluno universitário de… Ciências do Desporto.
Formado nas camadas jovens do Amarante - "uma boa escola" onde se formaram Ricardo Carvalho, Delfim e Nuno Gomes - no último ano de júnior, e em função da entrada na Universidade da Beira Interior, ingressou no Covilhã. Após cinco épocas como profissional, passou por Gondomar e Portimonense, onde fez cinco golos em 30 jogos, números que abriram as portas do Rio Ave. "É mais uma etapa. Espero que seja uma estreia auspiciosa, pois não quero ser apenas mais um no plantel."
Sentindo-se "mais à vontade" a jogar como médio interior ou ofensivo, também pode alinhar no ataque.

texto A.V.G. - http://www.ojogo.pt/24-149/artigo734952.asp

Notícias MaisFutebol

Rio Ave venceu Gil Vicente em jogo espiado por Chalana

O Rio Ave venceu este sábado o Gil Vicente por 1-0, num amigável realizado em Vila do Conde e que contou com um observador particular. O adjunto do Benfica, Fernando Chalana, espiou o encontro com evidente atenção, procurando retirar notas em relação à formação vila-condense. O Rio Ave, recorde-se, é o primeiro adversário da época para o Benfica, que se desloca a Vila do Conde a 24 de Agosto em jogo da primeira jornada.
Chalana não levou muito que contar a Quique Flores, de resto. O jogo foi próprio de início de temporada, disputado num ritmo lento e sem grandes motivos de interesse. João Eusébio apresentou duas equipas completamente distintas na primeira e na segunda partes, sendo que o resultado foi feito aos 47 minutos, por Bruno Mendes. O central respondeu com um pontapé acrobático a um cruzamento de Livramento.

Redacção SP [ 2008/07/19 | 15:29 ] - http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=973497&div_id=1456

Notícia Rádio Linear

Rio Ave 1 x Gil Vicente 0

Depois de um empate a zero, no 1º jogo da pré-temporada, frente ao Freamunde, o Rio Ave venceu no passado sábado o Gil Vicente, por uma bola a zero.
O golo da vitória foi apontado por Bruno Mendes, aos 2 minutos de jogo da 2ª parte.
João Eusébio sublinha que a equipa está a trabalhar de forma progressiva, há ainda muito a melhorar, no entanto, a vitória foi importante.
Por seu lado o Professor Neca, sublinhou que gostou do jogo, foi um bom teste para o Gil Vicente.
A equipa de Vila do Conde começou ontem o estágio em Ofir e na próxima 4ª feira, às 6 horas da tarde, defronta o Desportivo das Aves.
http://www.radiolinear.com/
21-07-2008

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Notícia O Jogo

André Carvalhas chega para a próxima semana

Depois do empate (0-0) na véspera com o Freamunde, equipa da Liga Vitalis, o Rio Ave voltou ontem de manhã aos treinos. Satisfeito com o trabalho desenvolvido pelos jogadores nos primeiros dias de trabalho, João Eusébio, treinador da equipa recém-promovida à Liga Sagres, quebrou um pouco a rotina dos treinos bidiários e anulou a sessão vespertina que estava marcada para ontem. Tendo apenas o defesa Pedro Coentrão limitado, uma vez que se encontra a recuperar de uma intervenção cirúrgica e tem realizado trabalho específico com o fisioterapeuta Vítor Pimenta, o técnico vila-condense volta hoje à carga com mais dois treinos para preparar a nova temporada.

Depois do jogo com o Gil Vicente, a realizar amanhã, em Vila do Conde, o plantel descansa até domingo à noite, juntando-se para o jantar, em Ofir, local do estágio que terá uma semana de duração e durante o qual é aguardado André Carvalhas, extremo que chega por empréstimo do Benfica.

Quanto aos defesas laterais Samson e Ribeiro, que têm mais um ano de contrato e não entram nas contas do treinador vila-condense João Eusébio, continuam a trabalhar com o plantel, até que seja encontrada uma solução para os seus casos. O mesmo acontece com o avançado Chidi, mas por outro motivo, já que aguarda pela decisão da UEFA em relação a um imbróglio com os romenos do Politehnica Timisoara.

texto A.V.G. - http://www.ojogo.pt/24-148/artigo734774.asp

Notícia Rádio Linear

Rio Ave x Gil Vicente é às 10 e meia
Foi alterada para as 10h30 da manhã, a hora do jogo-treino do Rio Ave com o Gil Vicente.

O encontro é em Vila do Conde, amanhã, e tem relato na Rádio Linear.

No primeiro teste desta pré-temporada, o Rio Ave empatou a zero em Freamunde.

http://www.radiolinear.com/

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Notícia Record

Empate sem golos com Freamunde
JOGO-TREINO TEVE DUAS PARTES DE 30 MINUTOS

O Freamunde, da Liga de Honra, e o Rio Ave, uma das equipas que ascendeu ao escalão principal na última época, empataram sem golos em jogo particular disputado no Complexo Desportivo do Freamunde.
O jogo-treino, dividido em duas partes de 30 minutos, foi dominado pela equipa da casa na primeira parte, com os vila-condenses a demonstraram superioridade após o intervalo. A qualidade técnica do encontro, contudo, deixou muito a desejar.
Data: Quarta-feira, 16 Julho de 2008 - 19:57 - http://www.record.pt/noticia.asp?id=795666&idCanal=21

Lateral Sílvio com rotação
TARANTINI ANIMOU ATAQUE VILA-CONDENSE
A falta de soluções com que a equipa inicial do Rio Ave se deparou, dada a resistência do Freamunde, desfocou a estreia do avançado Semedo, mas deixou claro que o lateral-esquerdo Sílvio, também ele ex-Odivelas, tem rotação para o ritmo que a Liga exige.
Na segunda metade, o estilo prático com que Tarantini brindou a equipa animou as movimentações e catapultou o Rio Ave para a frente. Fora do particular de ontem ficaram Samson, Ribeiro, Tiago Terroso e Chidi. Por outro lado, o Benfica confirmou, no seu sítio oficial, o empréstimo do avançado André Carvalhas aos vila-condenses por uma época.
Autor: PEDRO MALACÓ Data: Quinta-feira, 17 Julho de 2008 - 04:14 - http://www.record.pt/noticia.asp?id=795740&idCanal=21

Notícia O Jogo

Espião Chalana assistiu a uma hora de calma

Debaixo de um calor abrasador, a decisão de se jogarem apenas 30 minutos em cada parte foi a melhor notícia que os jogadores podiam ter recebido. No entanto, nem a redução no tempo de jogo elevou a qualidade do mesmo, com a lentidão a reinar e a notar-se de forma bem evidente que o Rio Ave está ainda a dar os primeiros passos na nova época. O Freamunde, por seu turno, continua a tentar minorar os efeitos de uma intoxicação alimentar que afectou o grupo de trabalho. Jorge Regadas não teve sequer jogadores suficientes para apresentar uma equipa diferente em cada parte.

O nulo verificado espelha bem o que (não) se passou, até pela fase ainda incipiente da pré-temporada. Raras foram as situações de perigo, com o domínio de jogo a ser repartido. Mandaram os da casa no primeiro tempo, com Marcão e Cuco a assustarem Mora, mas a segunda parte pertenceu aos de Vila do Conde, com Tarantini a desperdiçar a melhor situação de golo. Presença notada na bancada foi a de Fernando Chalana, da equipa técnica do Benfica, que foi tirando notas sobre o primeiro adversário da sua equipa no Campeonato.

Freamunde 0 - Rio Ave 0

Estádio | do Freamunde | Freamunde

Árbitro | António Maia AF Porto

Freamunde Avelino, Queirós, Rui Jorge, Marcão, Nélson, Luís Pedro, Cuco, Raviola, Gustavo, Kika e Cascavel

Jogaram ainda: Rui Ribeiro ,Tó Figueira, Salvador, Mendes, Artur, Brandão, Nuno Silva e Rateira T Jorge Regadas

Rio Ave Mora, Miguel Lopes, Gaspar, Fábio Faria, Sílvio, Niquinha, Wires, Delson, Evandro, Mateus e Semedo

Jogaram ainda: César, Bruno Novo, Jorge Humberto, Bruno Mendes, Rogério Matias, André Vilas Boas, Vítor Gomes, Livramento e Tarantini, Henrique e Ronaldo T João Eusébio

Ao intervalo [0-0]

texto JOAQUIM JORGE - http://www.ojogo.pt/24-147/artigo734652.asp


Quarteto emprestado

O Benfica já encontrou uma solução para o futuro de quatro jogadores que trabalhavam neste momento sob as ordens de Quique Flores, tendo decidido emprestar Rúben Lima, Romeu Ribeiro, Miguel Rosa e André Carvalhas. Os três primeiros vão rodar durante a próxima temporada no Desportivo de Aves - no caso de Romeu Ribeiro, é um regresso ao conjunto que milita na Liga Vitalis -, enquanto o extremo-esquerdo vai representar o Rio Ave em 2008/09, tal como O JOGO já tinha anunciado.

Sem espaço no plantel profissional, os quatro jogadores vão ter a oportunidade de rodar, procurando ganhar maior experiência e maturidade para vestirem de águia ao peito em 2009/10. Apesar do empréstimo, o clube da Luz fez questão de sublinhar, no seu sítio oficial, que os jovens são "dignos representantes da evolução" do sector da formação encarnada.

http://www.ojogo.pt/24-147/artigo734614.asp

Notícia O Norte Desportivo

JOGO COM FREAMUNDE TERMINA SEM GOLOS

O Rio Ave empatou ontem a zero com o Freamunde, da Liga Vitalis, num jogo particular de fraca qualidade, disputado no Complexo Desportivo do Freamunde. O encontro, dividido em duas partes de 30 minutos, teve domínio
repartido, cabendo à equipa da casa dominar o primeiro tempo, enquanto os vilacondenses foram melhores na segunda etapa. Na primeira parte, o Freamunde teve as suas duas únicas oportunidades de golo no mesmo lance: Marcão cabeceou e Mora defendeu para a frente, com Cuco a aproveitar o ressalto e a rematar cruzado, mas ao lado.
No segundo tempo, o Rio Ave, que tem menos duas semanas de preparação do que o adversário, teve mais posse de bola e podia ter desfeito o nulo por Tarantini, que, isolado, não conseguiu bater o guardião Rui Ribeiro. Os primodivisionários «rodaram» quase todos os seus atletas, enquanto os locais não puderam apresentar Bock, Filipe Pastel e Valdinho, a contas com os efeitos de uma intoxicação alimentar.
http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=c7b5a71741b2bb656aab6ebe3be0d70e

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Notícia O Jogo

Experiências em Freamunde

Está marcado para hoje, às 17 horas, em Freamunde, o primeiro teste de pré-temporada do Rio Ave. Frente a uma equipa da Liga Vitalis que já trabalha há várias semanas, João Eusébio terá uma primeira oportunidade para avaliar o comportamento dos atletas, com maior incidência para os oito reforços que já foram contratados para a temporada 2008/09.

Numa fase da pré-temporada em que tem tentado apurar a forma física do plantel, é natural que o treinador escolha onzes diferentes para cada parte deste ensaio, até porque esta manhã não irá dar descanso aos jogadores que participam em mais um treino.

Ontem realizaram-se duas sessões, tendo o avançado Ronaldo repetido a dose do dia anterior ao apontar o único golo do treino de conjunto.

texto A.V.G. - http://www.ojogo.pt/24-146/artigo734471.asp

Notícia Record

Samson aguarda por colocação
NIGERIANO FORA DAS OPÇÕES DE JOÃO EUSÉBIO

Samson esteve ausente do treino de ontem, devidamente autorizado para tratar de assuntos pessoais segundo a justificação oficial. Certo, é que o nigeriano não cabe nos planos de João Eusébio, pelo que tem estado em contacto com a direcção do Rio Ave no sentido de encontrar colocação o mais rapidamente possível.
Hoje, o plantel desloca-se a Freamunde para um jogo-treino com o conjunto local.

Autor: L.L. Data: Quarta-feira, 16 Julho de 2008 - 02:32 - http://www.record.pt/noticia.asp?id=795567&idCanal=21

terça-feira, 15 de julho de 2008

Notícia O Jogo

Começaram treinos a doer em Vila do Conde

Depois de uma semana de exames médicos, apresentação do plantel e chegada a conta-gotas dos atletas, os treinos a doer começaram ontem em Vila do Conde, com uma dupla sessão no Estádio dos Arcos.

Pela manhã, o treinador João Eusébio observou a forma dos jogadores num conjunto que rendeu apenas um golo, apontado por Ronaldo e contando com a colaboração do guarda-redes Mora. De fora deste ensaio ficaram os jovens Ricardo Martins, Alípio e Tiago Terroso, este último que começa a trabalhar amanhã no Atlético de Valdevez, onde irá rodar uma temporada.

Presentes nos trabalhos, mas igualmente preteridos do jogo de 11 contra 11, estiveram Samsom e Ribeiro, dois atletas que não fazem parte dos planos da equipa técnica e que aguardam por colocação.

Parado está Pedro Coentrão, tendo realizado trabalho específico para recuperar de uma intervenção cirúrgica ao tornozelo esquerdo.

Com nova dose dupla prevista para hoje, o Rio Ave irá preparar o primeiro teste da pré-época, que se realiza amanhã, às 17 horas, em Freamunde.

texto AVG - http://www.ojogo.pt/24-145/artigo733779.asp

Notícia O Primeiro de Janeiro

Rio Ave apresentou equipa para a época 2008/2009. Contenção rima com manutenção
O primeiro jogo de preparação do Rio Ave está agendado para amanhã (17 horas) em Freamunde. A equipa vai realizar um teste de 40 minutos (20+20) diante do emblema orientado por Jorge Regadas. No sábado, também às 17 horas, o Rio Ave recebe o Gil Vicente.


Bruno Novo (ex-Santa Clara), Humberto (ex-Santa Clara), Sílvio (ex-Odivelas), Tarantini (ex-Portimonense) e Semedo (ex-Odivelas), foram as cinco novidades do plantel do Rio Ave que foi apresentado na passada sexta-feira.
O grupo de trabalho liderado por João Eusébio está ainda à espera de receber mais duas unidades, um ponta-de-lança e o jovem André Carvalhas que deverá ser emprestado pelo Benfica.
No regresso à Liga os vila-condenses apresentam um plantel condicionado pela contenção orçamental, mas com grandes ambições de alcançar o principal objectivo que é a manutenção. O presidente Paulo Carvalho sublinhou que “o Rio Ave vai-se apresentar no campeonato com as habituais defesas que esta instituição obriga. É um clube que tem as suas limitações e dentro delas procurar encaixar uma equipa a mais competitiva possível e uma equipa que sobretudo faça valer o seu trabalho e que desse trabalho resulte um desempenho positivo no sentido de colmatar aquilo que são as dificuldades desportivas que uma primeira Liga traz”.
O dirigente acrescentou ainda que “o plantel do Rio Ave procura juntar a experiência de alguns jogadores muitos deles que já passaram pela Primeira Liga com a juventude e com a irreverência de alguns jogadores que embora nunca tendo estado na Primeira Liga a este nível tenham, a nosso ver, condições para muito dar ao futebol português”.
Apesar das limitações financeiras, o Rio Ave pretende ainda contratar um ponta-de-lança para colmatar a saída do senegalês Keyta.
O treinador João Eusébio aguarda pelo reforço do plantel, mas vai dizendo que “acreditamos no nosso valor, no nosso trabalho e na nossa determinação e na mística deste clube que tem realizado um bom trabalho. É evidente que o treinador necessita sempre e pede mais, mas também tem a noção e tem a consciência do clube onde está inserido. Faz-nos falta um ponta-de-lança independentemente ou não da resolução do problema do Chidi. Precisamos de um jogador diferente, um jogador que seja mais finalizador”.
Com 36 anos de idade – completa 37 no dia 30 de Setembro – Niquinha prepara-se para cumprir a 12ª temporada ao serviço do Rio Ave. Apesar da idade avançada o médio brasileiro ainda se sente com força para jogar mais uma época, “acredito que ainda existe a possibilidade de jogar ainda na próxima temporada, mas o futuro o dirá. Tenho esperança que ainda aguento mais uma temporada”.

Plantel 2008/2009
Com o plantel ainda em aberto – faltam contratar dois jogadores – o Rio Ave apresenta-se no regresso à Primeira Liga com um quadro de 26 jogadores. Guarda-redes: César, Paiva e Mora. Defesas: Bruno Novo (ex-Santa Clara), Bruno Mendes, Fábio Faria, Miguel
Lopes, Jorge Humberto (ex-Santa Clara), Gaspar, Pedro Coentrão , Rogério Matias e Sílvio (ex-Odivelas). Médios: André Vilas Boas, Livramento, Delson, Niquinha, Tarantini (ex-Portimonense), Ricardo Martins, Vítor Gomes e Wires. Avançados: Evandro, Henrique, Semedo (ex-Odivelas), Mateus, Ronaldo e Alípio Brandão (juvenil Rio Ave). Sansom, Ribeiro, Chidi, Keyta, Tiago Terroso, André Serrão, Adriano, Ademar e Alfredo Quaresma deixaram de fazer parte do plantel vila-condense.
texto Paulo Vidal - http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=1b9d5928bf21ed05744e86bf58def5b8

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Notícia Record

Dois ensaios para afinação FREAMUNDE E GIL VICENTE
Gozado um dia de folga após a primeira semana de trabalho, o plantel vila-condense regressa hoje de manhã aos treinos. Com as sessões bidiárias a manterem-se, os atletas terão ainda dois jogos-treinos para disputar antes do próximo dia de descanso.
Na quarta-feira, João Eusébio testa pela primeira vez a equipa em Freamunde e, no sábado, o adversário para o particular em Vila do Conde é o Gil Vicente de Neca.
A semana que antecede o habitual estágio em Ofir, entre os dias 20 e 26 terá, assim, um intenso ritmo.
Autor: LUÍS LEAL Data: Segunda-feira, 14 Julho de 2008 - 02:14 http://www.record.pt/noticia.asp?id=795294&idCanal=21

Ronaldo: «A continuidade é a nossa maior arma» APONTA A BASE DOS ÚLTIMOS ANOS COMO GARANTIA DO ÊXITO
Têm sido levantadas dúvidas quanto à adequação do plantel do Rio Ave para a sobrevivência no escalão principal. Durante o defeso, as escassas contratações pautaram-se por custos reduzidos.
Contudo, o dianteiro Ronaldo vê na política de continuidade dos vila-condenses uma grande vantagem no ataque à Liga. “Temos um ponto a nosso favor: a base da equipa é a mesma dos últimos três anos e isso é muito importante para quem quer alcançar uma boa classificação. Os jogadores conhecem-se muito bem, poucas peças foram mudadas e essa é a nossa maior arma”, afirmou o avançado, desvalorizando assim as críticas relativas à ausência de nomes sonantes entre os reforços.
O jogador, que já jogou na Liga ao serviço do Marítimo, mas chegou a recuar até à 2.ª Divisão antes de voltar ao patamar mais elevado, dá a receita para o sucesso. “Para conquistar bons resultados temos de aliar a vontade com a qualidade”, vincou o atleta, de 27 anos, que vê neste regresso à Liga uma “grande oportunidade”.
Mais informação na edição impressa de Record
Autor: SANDRA SILVA Data: Domingo, 13 Julho de 2008 - 02:17 - http://www.record.pt/noticia.asp?id=795216&idCanal=21

Notícia O Jogo

Ribeiro à espera de sair
Apesar de integrar o plantel que sexta-feira iniciou a nova época, o lateral Ribeiro não consta dos planos de João Eusébio. Com mais um ano de contrato com o clube vila-condense, o antigo jogador do Beira-Mar está à espera de sair, aguardando, a par da direcção, por propostas para prosseguir a sua carreira, numa situação em tudo idêntica à de Samsom. A equipa treinou ontem, folga hoje e retoma amanhã (10h00).
http://www.ojogo.pt/24-143/artigo733477.asp

Notícia MaisFutebol

Rio Ave abre temporada com plantel sobrelotado
O Rio Ave iniciou os trabalhos de preparação da época de regresso à Liga esta sexta-feira, com um plantel de 27 elementos. Paulo Carvalho, presidente do clube, mostrou pretensão em vender cinco jogadores, o que permitira melhorias económicas. Pedro Coentrão é o único elemento a recuperar de lesão.
Com o mesmo João Eusébio na liderança, a palavra «golo» foi a mais ouvida nos exercícios matinais da equipa dos «arcos». Chidi, que aguarda resposta da UEFA ao seu pedido para representar o Rio Ave, treina com o restante plantel por autorização da direcção.
Paulo Carvalho admitiu dificuldades económicas, o que limitou a contratação de jogadores. As receitas da primeira volta podem ajudar a direcção do clube a encontrar «estabilidade». «Há jogadores com salários que não estão ao alcance do Rio Ave, por isso, apostamos nos jovens. Só quando encontrarmos uma receita ao nível da primeira Liga podemos sossegar. O calendário é bom em termos económicos», explicou Paulo Carvalho.
João Eusébio, técnico principal, defende que em termos teóricos o calendário «é mau». «Em termos desportivos podem acontecer duas situações: podemos mostrar motivação extra e produzir mais, mas também ainda não vamos saber do que o Benfica é capaz de produzir», destacou o treinador. Niquinha, jogador da casa, afirma não ver «esta época com o a última» e destacou que «todos os jogos são motivadores». «Ainda é cedo para avaliar o plantel, estamos a encaixar na equipa os cinco novos reforços. No dia-a-dia é que vamos ver», acrescentou o médio.
Cinco reforços em todo o terreno
Jorge Humberto e Bruno Novo (ex-Santa Clara), Semedo e Sílvio (ex-Odivelas), e Tarantini (ex-Portimonense) são os reforços do Rio Ave para a próxima temporada. Bruno Novo falou do próximo campeonato como «objectivo» da carreira.
Tarantini olha a próxima temporada como «uma grande oportunidade» para demonstrar «o valor» como jogador. «Quero manter a titularidade da última temporada. Sei que não é fácil e respeito o restante plantel, mas vou tentar aproveitar a experiência», explicou o médio.
Silvio afirmou ter por objectivo ganhar o seu espaço na equipa. «Manter-nos na primeira Liga é a principal meta desta época. Quero ajudar a equipa a vencer», acrescentou o defesa.
Semedo, um dos reforços do ataque sabe que o clube ainda procura soluções para o ataque, mas para já tem «imensa vontade de mostrar trabalho». Jorge Humberto, um regresso ao clube de Vila do Conde, de onde é natural, mostrou-se satisfeito pelo clube se ter «relembrado» de si.
Plantel completo:
Guarda-redes: César, Paiva e Mora;
Defesas: Bruno Novo (ex-Santa Clara), Bruno Mendes, Fábio Faria, Miguel Lopes, Jorge Humberto (ex-Santa Clara), Gaspar, Pedro Coentrão, Rogério Matias e Sílvio (ex-Odivelas);
Médios: André Vilas Boas, Livramento, Delson, Niquinha, Tarantini (ex-Portimonense), Ricardo, Vitor Gomes e Wires;
Avançados: Evandro, Henrique, Semedo (ex-Odivelas), Mateus, Ronaldo e Alípio.
[ 2008/07/11 16:44 ] Redacção Patrícia Silva - http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=971126&div_id=1470

Notícia Futebolar

Rio Ave - Vila-condenses apresentam-se com manutenção na mira
O Rio Ave apresentou hoje o seu plantel para a época 2008/09 com o objectivo de se manter na Liga principal de futebol e de consolidar o orçamento do clube.
Na conferência de imprensa de apresentação da equipa, que foi este ano promovida, o presidente do clube vila-condense, Paulo Carvalho, disse que o grande objectivo do Rio Ave é a consolidação orçamental do clube e que manutenção seria "ouro sobre azul".
"A Liga é um palco e um vector financeiro. Do ponto de vista financeiro, talvez consigamos estabilizar a situação, transferindo jogadores e graças ao calendário. Em termos desportivos, sabemos que vamos ter dificuldade em tirar a cabeça fora de água", afirmou.
Com problemas a nível de receitas, o Rio Ave quer aproveitar o facto de regressar à Liga para pôr as suas contas em dia, apesar da dificuldade assumida pela direcção do clube em construir um plantel adequado para disputar o campeonato.
"Há dois anos que não estávamos na Liga. Temos as nossas limitações e tivemos de encaixar uma equipa que colmatasse as dificuldades que a Liga traz. É muito difícil contratar jogadores hoje em dia e no futebol português não há o hábito de transferir internamente", frisou.
Segundo Paulo Carvalho, o plantel desta temporada do Rio Ave "procura juntar experiência, com atletas que já estiveram na Liga, e a irreverência dos jovens talentos que o clube pretende promover".
Sobre o arranque do campeonato logo com jogos com os "três grandes", o presidente admitiu que preferia outro calendário.
"Este troço é pesado para início de época. Temos um fardo pesado para carregar todo de uma vez, mas temos de jogar contra todos os adversários, só não era preciso ser tudo ao mesmo tempo", admitiu.
A mesma opinião foi partilhada pelo treinador João Eusébio, que disse que o calendário tem o seu lado positivo e negativo.
"Em termos financeiros é bom e em termos desportivos também, porque é motivador para os jogadores. Agora também é mau, pela qualidade dos adversários que vamos defrontar. Mas creio que ainda é cedo para pensar nisso", frisou João Eusébio.
O técnico português afirmou ainda que "acredita no plantel" para fazer um bom campeonato e "garantir a manutenção
".
O plantel apresentado hoje ainda não está fechado, visto a direcção do Rio Ave esperar ainda uma resposta do Benfica em relação ao empréstimo do jovem André Carvalhas.
O avançado nigeriano Chidi, que viu abortada a sua transferência para os romenos do Politehnica Timisoara, ainda tem a situação indefinida, mas, para já, vai treinar com o restante plantel, apesar do Rio Ave estar à procura de outro avançado.
A lista de reforços conta com os nomes de Tarantini (ex-Portimonense), Sílvio e Semedo (ex-Odivelas) e Bruno Novo e Jorge Humberto (ex-Santa Clara). Vítor Gomes, que estava emprestado ao Cagliari, de Itália, regressa ao clube.
texto DYP - http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20080711/rio-ave-vila-condenses-apresentam-se-com-manutencao-na-mira

Rio Ave - Plantel provisório para 2008/09
Plantel provisório do Rio Ave, que hoje se apresentou oficialmente à comunicação social, tendo em vista a participação na Liga portuguesa de futebol de 2008/09:
NOME DN POS NAC CLUBE 07/08
Miguel MORA 03/06/74 GR Espanhola Rio Ave
Márcio PAIVA 31/07/80 GR Portuguesa Rio Ave
João CÉSAR 29/12/75 GR Portuguesa Rio Ave
MIGUEL LOPES 19/12/86 DEF Portuguesa Rio Ave
José GASPAR 01/06/75 DEF Portuguesa Rio Ave
FÁBIO FARIA 24/04/89 DEF Portuguesa Rio Ave
BRUNO MENDES 15/03/76 DEF Portuguesa Rio Ave
JORGE HUMBERTO 21/08/79 DEF Portuguesa Santa Clara
ROGÉRIO MATIAS 22/10/74 DEF Portuguesa Rio Ave
SÍLVIO 28/09/87 DEF Portuguesa Odivelas
BRUNO NOVO 27/06/80 DEF Portuguesa Santa Clara
PEDRO COENTRÃO 03/11/86 DEF Portuguesa Valdevez
Edson Barros "NIQUINHA" 30/09/71 MED Brasileira Rio Ave
ANDRÉ VILAS BOAS 04/06/83 MED Portuguesa Rio Ave
DELSON Ferreira 26/07/80 MED Brasileira Rio Ave
António LIVRAMENTO 03/03/82 MED Portuguesa Leixões/Rio Ave
WIRES de Sousa 30/12/82 MED Brasileira Vera Cruz (Bra)/Rio Ave
VÍTOR GOMES 25/12/87 MED Portuguesa Rio Ave/Cagliari (Ita)
RICARDO Martins 24/01/90 MED Portuguesa Rio Ave
R. Monteiro "TARANTINI" 07/10/83 MED Portuguesa Portimonense
EVANDRO Escardalete 12/02/74 AVA Brasileira Rio Ave
HENRIQUE de Brito 11/05/87 AVA Brasileira Rio Ave
MATEUS Lopes 07/12/75 AVA Portuguesa Beira-Mar/Rio Ave
RONALDO Marczinski 11/09/80 AVA Brasileira Rio Ave
SEMEDO 26/12/79 AVA Portuguesa Odivelas
ALÍPIO Brandão 07/06/92 AVA Brasileira Rio Ave
Equipa técnica:Treinador: João Eusébio (português)
Adjuntos: Paulo Lima Pereira (português)
Francisco Costa (português)
Augusto Gama (português)
texto DYP/JYB. - http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20080711/rio-ave-plantel-provisorio-para-2008-09

sábado, 12 de julho de 2008

Notícia O Jogo

Chidi e... Benfica

A oficina vila-condense abriu ontem para a temporada 2008/09 com uma dúvida e uma certeza. A dúvida prende-se com situação que envolve o avançado Chidi, que, após ter assinado contrato com os romenos do Polithecnica Timisoara, acabou preterido, estando o caso entregue à UEFA. No entretanto, o avançado nigeriano apresentou-se ontem em Vila do Conde para começar a época integrado no plantel do Rio Ave, um sinal claro da vontade do jogador, que, em termos jurídicos, está sem condições para representar outro clube que não seja o romeno, logo de prosseguir carreira de verde e banco vestido.
A Direcção do Rio Ave aguarda por posteriores desenvolvimentos, sendo que cabe a Chidi encontrar a forma de obter uma licença para jogar - num pedido que terá de encaminhar para a UEFA.
Quanto à certeza, essa prende-se com o adversário da primeira jornada da Liga: o Benfica, facto que levou ontem a comentários bem humorados entre os adeptos de que a equipa, que ontem fez o primeiro treino, já se estava a preparar para a vitória diante dos encarnados. Em declarações após o treino, Paulo de Carvalho, presidente do Rio Ave, ainda não deu o plantel como encerrado e até admitiu… saídas, num esforço que servirá para compor as finanças do clube, depois da aventura de duas temporadas pela Liga Vitalis, menos compensadoras ao nível financeiro. E, por falar em compensações, o arranque de época colocará a jogar, nas primeiras cinco jornadas, Benfica, FC Porto e Sporting em Vila do Conde. Paulo de Carvalho, realista, reconhece-o como bom do ponto de vista financeiro, mas, desportivamente, alerta: "Será difícil, nesse período, sairmos da zona de despromoção." "Desportivamente, será pesado para nós", concluiu o dirigente, sem deixar de acreditar numa boa temporada.
Dez jogos em 23 dias
O Rio Ave tem já agendados dez jogos entre os dias 16 de Julho e 9 de Agosto. Eis o programa: Freamunde-Rio Ave (dia 16, às 17h00); Rio Ave-Gil Vicente (19, às 17h00); Aves-Rio Ave (23, às 18h00); Rio Ave-Feirense (26, às 10h00); Paços Ferreira-Rio Ave (30, às 17h00); Joane-Rio Ave (31, às 18h00); Torneio Cidade de Espinho (Dia 2 com Espinho/Rio Ave/Naval); Leixões-Rio Ave (6, às 17h00); Rio Ave-Trofense (9, às 18h00).
texto JORGE FONSECA http://www.ojogo.pt/24-142/artigo733066.asp

Notícia Site Oficial

Apresentação do plantel 08/09
Bruno Novo, Jorge Humberto, Sílvio, Tarantini e Semedo são os reforços do Rio Ave para a próxima temporada, a que se juntam Pedro Coentrão, Vítor Gomes e Alípio, já pertencentes ao emblema de Vila do Conde. A apresentação oficial do plantel à comunicação social decorreu hoje de manhã no Estádio. Presidente da Direcção e Treinador Principal traçaram os objectivos da temporada que assentam na promoção de jogadores e manutenção na I Liga. De resto, ficou a certeza de que o plantel ainda poderá vir a sofrer alterações até ao fecho do mercado de transferências.

Bruno Novo, Jorge Humberto, Sílvio, Tarantini e Semedo são os reforços do Rio Ave para a próxima temporada, a que se juntam Pedro Coentrão, Vítor Gomes e Alípio, já pertencentes ao emblema de Vila do Conde. A apresentação oficial do plantel à comunicação social decorreu hoje de manhã no Estádio. Presidente da Direcção e Treinador Principal traçaram os objectivos da temporada que assentam na promoção de jogadores e manutenção na I Liga. De resto, ficou a certeza de que o plantel ainda poderá vir a sofrer alterações até ao fecho do mercado de transferências.
Por isso, o Presidente da Direcção, Paulo Carvalho, referiu que “o Rio Ave vai apresentar-se no próximo campeonato com as naturais “defesas” a que o Clube obriga. O Rio Ave FC tem as suas limitações e, nesse âmbito, procura um plantel o mais competitivo possível, que faça valer o seu trabalho e que daí resulte um desempenho positivo que possa dar resposta as exigências desportivas da I Liga. Há dois anos que o Rio Ave não marcava presença na I Liga, pelo que esperamos agora conseguir a manutenção. A I Liga é uma boa oportunidade para que as dificuldades financeiras deixem de ser tão agudizadas, mas, para além disso, o Rio Ave tem também como objectivo a promoção de jovens e desconhecidos talentos. Nessa medida, a I Liga é um excelente palco”.
Por outro lado, salientou que “o plantel do Rio Ave procura juntar a experiência dos jogadores mais velhos, com a juventude e a irreverência de alguns jogadores que muito têm a dar ao futebol português”.
Ainda é possível transferir alguns jogadores, pelo que o plantel não está fechado até para a contratação de novos reforços, embora seja difícil realizar transferências no mercado nacional. Os clubes querem vender caro e comprar barato, o que é complicado. Curiosamente, o Rio Ave fez abordagens a alguns jogadores da I Liga e que estariam a terminar o contrato, mas os salários estão muito acima do patamar a que o Rio Ave pode chegar. Ou seja, o Rio Ave não vai entrar em loucuras para comprar reforços. Mesmo assim, estou confiante nesta equipa e julgo que temos jogadores que poderão ser uma boa surpresa no campeonato”, concluiu.
Por seu lado, o treinador João Eusébio referiu que “faz falta um ponta-de-lança a este plantel, porque precisamos de diversificar as opções para os diferentes sistemas de jogo que pretendemos implementar ao longo do campeonato”. Mesmo assim, manifestou-se confiante: “Acredito no nosso plantel. Há jogadores que, embora não sendo muito conhecidos, têm muita qualidade e darão o seu contributo a esta equipa durante o campeonato”.
http://www.rioave-fc.pt/primeira pagina/primeira pagina9.htm

Notícia Rádio Linear

Rio Ave apresentou plantel para 2008/2009

Na equipa que vai defrontar o campeonato da I Liga há 5 caras novas, Bruno Novo e Jorge Humberto, ex- Santa Clara, Sílvio e Semedo, ex-Odivelas e Tarantini, ex- Portimonense.
Paulo de Carvalho, presidente do clube Vila condense, apresentou um Rio Ave com as conhecidas limitações financeiras, mas com uma equipa competitiva.
João Eusébio, treinador da formação do Rio Ave, sublinhou que apesar das limitações e sem elementos de renome na equipa, o plantel é forte e com jogadores com muitas capacidades.
O objectivo do Rio Ave na próxima época passa pela manutenção.
O plantel que vai disputar o campeonato da I Liga que arranca a 24 de Agosto, foi apresentado esta manhã.
Para a próxima quarta-feira está agendado o 1º de vários jogos treino, é frente ao Freamunde, às 5 horas da tarde.
http://www.radiolinear.com/

Notícia Record

Manutenção é a meta no regresso APESAR DAS LIMITAÇÕES ORÇAMENTAIS

Manter o estatuto de clube da Liga Sagres no final da época, apesar das esperadas dificuldades que irão surgir ao longo deste percurso, é o objectivo assumido do promovido Rio Ave, que nesta sexta-feira apresentou o seu plantel para a nova temporada."A Liga é um palco e um vector financeiro. Do ponto de vista financeiro, talvez consigamos estabilizar a situação, transferindo jogadores e graças ao calendário. Em termos desportivos, sabemos que vamos ter dificuldade em tirar a cabeça fora de água", afirmou o presidente Paulo Carvalho. Com problemas financeiros, o Rio Ave quer aproveitar o facto de regressar ao escalão principal para dar um novo fôlego aos seus cofres. Paulo Carvalho, no entanto, admitiu que as limitações de orçamento acabaram por ter influência na construção do plantel adequado para a disputa do campeonato. "Há dois anos que não estávamos na Liga. Temos as nossas limitações e tivemos de encaixar uma equipa que colmatasse as dificuldades que a Liga traz. É muito difícil contratar jogadores hoje em dia e no futebol português não há o hábito de transferir internamente", destacou o dirigente. Paulo Carvalho também não escondeu que preferia um calendário mais acessível logo no início da Liga Sagres - a equipa vila-condense vai defrontar os chamados grandes nas primeiras jornadas da prova. Já para o treinador João Eusébio, o calendário vila-condense no começo do campeonato tem aspectos positivos e negativos. "Em termos financeiros é bom e em termos desportivos também, porque é motivador para os jogadores. Agora também é mau, pela qualidade dos adversários que vamos defrontar. Mas creio que ainda é cedo para pensar nisso", disse. Como o presidente do Rio Ave, o treinador português acredita que o plantel tem condições de realizar um bom campeonato e "garantir a manutenção".
Data: Sexta-feira, 11 Julho de 2008 - 16:46 http://www.record.pt/noticia.asp?id=795020&idCanal=21

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Notícia Record

Miguel Lopes: «Ganhar ao Benfica»
LATERAL-DIREITO E A ESTREIA NA LIGA FRENTE ÀS ÁGUIAS

A primeira jornada do campeonato vai marcar o reencontro de Miguel Lopes com o Benfica, desta vez como adversário. A estreia do atleta na Liga vai ser apadrinhada pela antiga equipa, responsável pela sua formação, mas o confronto não intimida o lateral-direito. “Fiquei contente por defrontar o Benfica, porque é sempre uma motivação extra jogar contra grandes clubes, mas vou encarar o jogo com normalidade e fazer o melhor pelo Rio Ave”, garantiu.
O jogador, que foi um dos principais responsáveis pela subida do clube ao escalão principal, antevê a partida com confiança: “Nós temos de ganhar, pelo menos encarar a partida nesse sentido. Sabemos que o Benfica é um grande clube e tem uma boa equipa, mas vamos lutar e fazer de tudo para sairmos vitoriosos.
Emprestado pelo Benfica aos 19 anos, o internacional Sub-21 não poupou críticas à “pouca aposta” dos encarnados nos jogadores formados na sua cantera. “Eu penso que o Benfica falha nesse aspecto. É muito melhor apostar nos jovens de agora, formados nas camadas jovens, do que nos jogadores de fora que não rendem tanto, mas essa é a maneira de o Benfica gerir os seus jogadores”, lamentou o atleta, agora com 21 anos.
Mais informação na edição impressa de Record Autor: SANDRA SILVA Data: Sexta-feira, 11 Julho de 2008 - 04:09 http://www.record.pt/noticia.asp?id=794937&idCanal=21

Notícia O Jogo

Ataque é para reforçar mesmo que Chidi fique
Ainda que esteja em aberto a possibilidade de Chidi, que viu gorar-se a sua transferência para o Timisoara, por não ser comunitário, permanecer às ordens do técnico João Eusébio na próxima época - falta ainda desbloquear a situação com os romenos, mas o presidente Paulo Carvalho já disse que o jogador tem as portas abertas -, tal não condicionará os responsáveis do Rio Ave no que diz respeito ao reforço do plantel, pelo que chegará a Vila do Conde mais um ponta-de-lança, actual prioridade, independentemente do nigeriano ficar ou não. Prevista está ainda a saída de três ou quatro jogadores, sendo já certo que o guardião Adriano será cedido e que o Valdevez, da II Divisão, tem interesse num empréstimo do médio Tiago Terroso. Entretanto, Delson já se juntou ontem à equipa, que hoje, às 11h30, será apresentada oficialmente.
texto A.R. - http://www.ojogo.pt/24-141/artigo732765.asp

REGRESSO
Alfredo pode regressar
Alfredo, que se notabilizou ao serviço do Boavista como guarda-redes, pode estar de regresso ao Rio Ave, onde começou a sua carreira. Ontem, o ex-internacional português viu o treino, reuniu-se com Paulo Carvalho, e tudo indica que vá colaborar com a formação do clube.
Edição impressa de 10-7-2008

BRASILEIRO OK
Henrique no primeiro
O avançado Henrique marcou o primeiro golo da pré-época. o brasileiro, que na temporada passada esteve de fora durante vários meses, devido a lesão grave, mostrou-se em boa forma e preparado para iniciar a sua segunda temporada no Rio Ave.
Edição impressa de 10-7-2008

Notícia O Primeiro de Janeiro

Atleta vila-condense vai jogar no Póvoa Futsal Rio Ave dispensou Bacalhau
O jogador integra a lista dos atletas que estarão presentes no 1º All Star Futsal, organizado pelo Clube de Lobão. O jogo que contará com a presença dos melhores atletas portugueses está agendado para a próxima sexta-feira, pelas 21.30 horas.


Hugo Vasco, conhecido no universo do futsal como Bacalhau, foi dispensado pelo Rio Ave. O atleta deixou de fazer parte das opções da equipa técnica liderada por Paulo Morim e Fernando Melo e transferiu-se para o Póvoa Futsal, clube que adquiriu os direitos desportivos da Juvenorte.
Hugo Vasco vai voltar assim a disputar a série A da II Divisão, mas agora ao serviço da formação orientada por Paulo Ribeiro e Delfim Pereira. Depois de ter falhado a subida à I Divisão, o Rio Ave está já a preparar o plantel. A equipa que se classificou no 5º lugar da Série A da II Divisão, na temporada passada, vai ser de novo orientada pela dupla Paulo Morim e Fernando Melo e vai contar apenas com cinco jogadores da época transacta: Mário Rodrigues, Franklim Miranda, Jaime Moreira, Renato Pontes e Paulinho.
O clube de Vila do Conde já contratou entretanto três reforços, sendo que dois deles alinharam em emblemas da primeira divisão.
Ivo Mestiço representou o Alpendorada e Ricardinho alinhou no Instituto D.João V. O guarda-redes Marcelo (ex-Boticas) é outro reforço do plantel «verde-branco» que deverá ser engrossado muito em breve com a chegada de mais dois atletas.
Entretanto, Franklim Miranda, atleta do Rio Ave, regressou a Inglaterra para representar o Tranmere Victoria, clube onde alinhou a temporada passada juntamente com o ex-companheiro Bacalhau.
O jogador do Rio Ave e que já representou o Freixieiro e o Alpendorada, viajou para o estrangeiro para disputar a Taça de Inglaterra, prova que é disputada apenas por oito equipas e que é realizada num único fim-de-semana.
Uma vez que o vencedor da taça não tem direito a estar representado na UEFA Futsal Cup, como acontecia anteriormente, Franklim Miranda poderá voltar a Inglaterra, no mês de Setembro, para disputar o campeonato onde o campeão terá acesso à UEFA Futsal Cup, caso o Rio Ave o permita.

texto Paulo Vidal - http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=f3b2d7627dbb1407fb4112bcc169ab01


Rio Ave ficou incluído no grupo A da Taça da Liga Leixões é primeiro adversário a «doer»
À hora do fecho desta edição de O PRIMEIRO DE JANEIRO ainda não tinha decorrido o sorteio da Liga Sagres, edição 2008/2009, cuja competição tem início aprazado para o último fim-de-semana do mês de Agosto.


O Leixões vai ser o primeiro adversário do Rio Ave em jogos oficiais da temporada 2008/09. A formação orientada por João Eusébio desloca-se ao Estádio do Mar, no dia 24 de Setembro, para disputar a 2ª jornada da Fase de Grupos da Taça da Liga. O Rio Ave, que ficou integrado no Grupo A juntamente com o Leixões e Sporting de Braga, vai folgar na primeira ronda (17 Agosto) fechando a fase de grupos em Vila do Conde (20 Outubro) com a recepção ao Sporting de Braga. Apenas o primeiro classificado do grupo ficará apurado para a 3ª fase que contará com a participação dos seis primeiros classificados da edição anterior da Primeira Liga.
Entretanto, o plantel do Rio Ave voltou ontem ao trabalho com a realização dos tradicionais testes médicos e físicos aos jogadores.
No entanto, a apresentação oficial da equipa ficou adiada para a próxima sexta-feira uma vez que a direcção do emblema «verde-branco» pretende mais algum tempo para poder resolver algumas questões relacionadas com o reforço do plantel, nomeadamente ao nível da contratação de um ponta de lança para suprir a saída do senegalês Keyta.
De saída do Rio Ave está também Danielson. O defesa-central brasileiro, que alinhou no emblema de Vila do Conde nas últimas cinco temporadas, viajou para Moscovo para assinar, por duas épocas e meia, pelo FC Khimki, clube da I Divisão da Rússia orientado por Serguei Iuran, antigo futebolista do Benfica e FC Porto.
Danielson, de 27 anos, foi observado durante o último campeonato da Liga de Honra, pelo treinador Serguei Iuran, que esteve a estagiar em Portugal.
Tarantini (médio, ex-Portimonense), Semedo (avançado, ex-Odivelas), Sílvio (defesa-esquerdo, ex-Odivelas), Jorge Humberto (defesa-central, ex-Santa Clara) e Bruno Novo (defesa-direito, ex-Santa Clara) foram as cinco caras novas do plantel que se apresentaram para o arranque dos trabalhos no estádio.
De regresso a Vila do Conde está Vítor Gomes (defesa-direito, médio defensivo) que esteve emprestado ao Cagliari.
Ainda com algumas dúvidas o plantel do Rio Ave deverá contar com os seguintes atletas: Mora, Paiva, Adriano, César (?), Bruno Mendes, Gaspar, Fábio Faria, Ribeiro, André Serrão (?), André Vilas Boas, Delson, Niquinha, Miguel Lopes, Livramento, Henrique, Evandro, Ronaldo, Samson (?), Tiago Terroso (?), Ricardo Martins (?), Mateus, Wires, Vítor Gomes, Tarantini, Semedo, Sílvio, Jorge Humberto e Bruno Novo.
----------------------------
Taça da Liga
Calendário de jogos
O sorteio do calendário da primeira e segunda fases da Taça da Liga realizou-se em Leça do Balio. A primeira fase da prova conta com as 16 equipas da Liga de Honra. Na segunda fase, as oito apuradas juntar-se-ão a 10 equipas da Liga principal: as oito classificadas entre a 7.ª e a 14.ª posição, e as duas equipas promovidas da Liga de Honra. A terceira fase conta com as restantes seis equipas da Liga principal, ou seja os emblemas que garantiram presença nas provas europeias. Primeira fase - fase eliminatória: 1ª mão - 2 e 3 Agosto; 2ª mão - 9 e 10 de Agosto. Segunda Fase – fase de grupos: 1.ªjornada - 17 Agosto; 2ªjornada - 24 Setembro; 3ª jornada - 20 Outubro. O Rio Ave ficou no Grupo A, defrontando o Leixões em Matosinhos (24 de Setembro) e o Sp. Braga em Vila do Conde (20 de Outubro).

texto Paulo Vidal - http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=fc4ca78b15fc94a1d8bfc552ad85c254

Notícia Póvoa Semanário

No Rio Ave a temporada começou com ausências
Os primeiros dias foram destinados aos exames médicos. O trabalho vem a seguir


O Rio Ave deu início esta semana, aos trabalhos para a próxima temporada. Presentes a maioria dos atletas no primeiro dia destinado a exames médicos, excepção feita ao quinteto de jogadores brasileiros, (Niquinha, Evandro, Henrique, Delson e Ronaldo). O Rio Ave agora na I Liga, contratou seis reforços: Tarantini (ex-Portimonense), Sílvio e Semedo (ex-Odivelas), Jorge Humberto e Bruno Novo ambos provenientes do S. Clara dos Açores. A estes deverão, nos próximos dias, juntar-se mais dois de características atacantes. Por resolver está o caso de Chidi apesar do atleta ter feito exames médicos, mas à condição. Recorde-se que o avançado nigeriano espera o resultado do imbróglio da transferência para Timisoara da Roménia, caso a ser resolvido pelas instâncias da FIFA. O plantel será apresentado ao fim da manhã da próxima sexta feira, à Comunicação Social. De hoje e até à próxima semana, o grupo dará inicio à preparação no estádio, partindo no dia 20, para um estágio em Ofir que se prolonga até ao dia 26 de Julho. Bruno Novo jogador poveiro nascido e criado para o futebol no Varzim, é um dos reforços. O atleta confessou-nos que está "feliz pelo regresso para perto de casa" e "é mais um projecto que me agradou, o de jogar na I Liga. É sempre bom estar no melhor campeonato" refere. Bruno Novo que passou pelo futebol espanhol adiantou que "a família também pesou na minha decisão. Foram fundamentais e fiquei mais próximo deles". O atleta aguarda uma oportunidade na equipa de João Eusébio para mostrar o valor e "quero deixar a minha marca. Vou trabalhar para isso e logo que surja a oportunidade vou tentar agarrá-la". Quanto ao novo clube "o Rio Ave foi sempre um clube que aprendi a respeitar apesar de conhecer a rivalidade com o vizinho Varzim, um clube com valor e história no futebol". Bruno Novo espera contribuir para que o objectivo do Rio Ave seja alcançado e que passa pela "manutenção na I Liga. Esse será sempre o nosso pensamento ao longo do campeonato". O atleta referiu, também, a forma cordial como foi abordado para representar o emblema de Vila do Conde. "Foi fácil chegar a acordo. Além disso o Rio Ave deu-me mais garantias do que os outros clubes, que me sondaram. Como para mim o clube é muito conhecido tornou-se muito fácil, transferir-me para perto de casa depois de ter estado algumas épocas bem longe".

Benfica em Vila do Conde na abertura do campeonato

Realizou-se nesta segunda feira, na Alfândega do Porto, o sorteio do campeonato da I Liga. Em sorte coube ao Rio Ave receber na jornada inaugural, marcada para o dia 24 de Agosto, o Benfica em Vila do Conde. Um jogo que vem numa fase excelente para os cofres do clube dado o período de férias, repleto de benfiquistas por estas bandas. Na 3ª jornada, os vilacondenses recebem o FC Porto em 21de Setembro e a 2 de Novembro, o Sporting. Ou seja no espaço de aproximadamente dois meses e meio, os pupilos de João Eusébio jogam em casa, com os chamados três grandes.

http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=4751&seccaoid=100&accao=noticia

Notícia MaisFutebol

Rio Ave inicia temporada à procura de um avançado

O Rio Ave iniciou a preparação para a próxima temporada, mas ainda procura um avançado para fechar o plantel. O clube promovido à primeira Liga revelou interesse em André Carvalhas, ex-júnior do Benfica, que vai cumprir a pré-época ao serviço dos «encarnados».

Paulo Fangueiro, chefe do departamento de futebol do Rio Ave, explicou que a contratação de um avançado é um assunto «em estudo», de acordo com a Agência Lusa. «Para já, o treinador vai arrumar a casa e ver como está o plantel. Não deve haver novidades nos próximos dias», disse Fangueiro.

O responsável confirmou o interesse do clube em receber, por empréstimo, o extremo André Carvalhas, ex-júnior do Benfica que vai cumprir o período de pré-temporada ao serviço dos encarnados.

A equipa dos «Arcos» aposta na permanência da maioria dos jogadores para assegurar a desejada permanência no escalão principal do futebol português. «Oitenta por cento do plantel mantém-se. A direcção assinou contrato com estes atletas, na Liga de Honra, tendo em vista a subida e a manutenção da maior parte deles», realçou Fangueiro.

João Eusébio trabalha com 29 atletas
João Eusébio, treinador do Rio Ave, conta com 29 futebolistas no plantel, o que deixa em aberto a possibilidade de «duas ou três saídas». O nigeriano Chidi é uma das situações pendentes no plantel, mas para já o avançado treina em Vila do Conde.
As saídas do defesa brasileiro Danielson, para o FC Khimki, da Rússia, e do avançado senegalês Keita estão confirmadas. Os reforços do Rio Ave são Tarantini (ex-Portimonense), Sílvio e Semedo (ex-Odivelas) e Bruno Novo e Jorge Humberto (ex-Santa Clara). Vítor Gomes, que estava emprestado ao Cagliari, de Itália, regressa ao clube.
O Rio Ave apresenta-se oficialmente à comunicação social na sexta-feira, pelas 11h30. O plantel treina no Estádio dos Arcos, mas tem estágio agendado, entre os dias 20 e 26 de Julho, em Ofir.

Redacção PS http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=970468&div_id=1470

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Notícia O Jogo

André Carvalhas está garantido

O plantel do Rio Ave iniciou ontem a pré-época, mas a apresentação oficial está agendada apenas para amanhã de manhã e sem novidades previstas, até porque o grupo está praticamente fechado. Paulo Carvalho, presidente do clube, confirmou a chegada de André Carvalhas, por empréstimo do Benfica, mas só depois da pré-época. "Não há nada assinado, mas temos acordo com o Benfica e está garantido que vai jogar aqui até ao final da época." Resolvida a questão do extremo, as atenções estão viradas para o centro do ataque, posição para a qual os responsáveis estavam interessados em determinado jogador até há bem pouco tempo. "Tínhamos tudo acertado com o clube dele, mas ele marcou recentemente três golos, e foi-nos comunicado que as condições já teriam de ser diferentes", disse Paulo Carvalho, sem especificar o nome do atleta e qual o clube em causa. O reforço do ataque pode assim passar pela manutenção de Chidi. O avançado, que rescindiu o contrato com o Rio Ave para assinar pelo Timisoara, viu o clube romeno desinteressar-se dos seus serviços pelo facto de não ser comunitário. Paulo Carvalho entende que o atleta terá de resolver a situação, sendo certo que tem "as portas abertas" se se desvincular do Timisoara.

texto J.L. - http://www.ojogo.pt/24-140/artigo732140.asp

Notícia O Norte Desportivo

JOÃO EUSÉBIO QUER MAIS UM AVANÇADO NO PLANTEL
O Rio Ave deu ontem o pontapé de saída na temporada 2008/09 em que volta a disputar a Liga. Paulo Fangueiro chefe do departamento de futebol do clube vila-condense admitiu que “está em estudo” a contratação de mais um avançado para a equipa que será de novo orientada por João Eusébio. Contudo, o dirigente garante que “não deve haver novidades nos próximos dias, porque primeiro o treinador vai arrumar a casa”. Paulo Fangueiro refere-se ao facto de estarem abertas as portas “para duas ou três saídas”, uma vez que o plantel é nesta altura composto por 29 futebolistas.
O responsável confirmou também o interesse do clube em receber, por empréstimo, o extremo André Carvalhas, ex-júnior do Benfica que vai cumprir o período de pré-temporada ao serviço dos «encarnados».
Entretanto, o avançado nigeriano Chidi, que viu abortada a sua transferência para os romenos do Politehnica Timisoara, ainda tem a situação indefinida, mas, para já, vai treinar com o restante plantel. Já confirmadas estão as saídas do defesa brasileiro Danielson, para o FC Khimki, da Rússia, e do avançado senegalês Keita.
Para já a lista de reforços conta com os nomes de Tarantini (ex-Portimonense), Sílvio e Semedo (ex-Odivelas) e Bruno Novo e Jorge Humberto (ex-Santa Clara). Vítor Gomes, que estava emprestado ao Cagliari de Itália, regressa ao clube e vai integrar a equipa.

http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=6e9ce073689a017600597a3c83f437a8

Notícia Record

Contratação de avançado em estudo BENFIQUISTA ANDRÉ CARVALHAS INTERESSA
Paulo Fangueiro, chefe do departamento de futebol do clube de Vila do Conde, confessou que a contratação de um avançado está em estudo, mas primeiro “o treinador vai arrumar a casa e ver como está o plantel”.
O dirigente reconhece também que não irá haver novidades nos próximos dias no que concerne a contratações e admitiu que a estratégia para assegurar a manutenção na Liga Sagres passa por manter a maior parte dos atletas que ajudaram à subida de divisão.
Oitenta por cento do plantel mantém-se. A direcção assinou contrato com estes atletas, na Liga de Honra, tendo em vista a subida e a manutenção da maior parte deles”, realçou Paulo Fangueiro, que assumiu, ainda, o interesse no empréstimo de André Carvalhas, ex-júnior do Benfica, que vai realizar a pré-época às ordens de Quique Flores e só depois verá o seu futuro resolvido.
Data: Quarta-feira, 9 Julho de 2008 - 19:03 http://www.record.pt/noticia.asp?id=794750&idCanal=21

Notícia Rádio Linear

Nova equipa do Rio Ave apresenta-se amanhã
A direcção do Rio Ave agendou para amanhã a apresentação do plantel para a época 2008/2009.
Desde a passada segunda-feira que a equipa já iniciou os trabalhos de preparação da nova temporada, e amanhã vai apresentar-se à comunicação social, às 11 e meia da manhã, no estádio.
No plantel há 5 caras novas e o regresso de Vítor Gomes.
http://www.radiolinear.com/

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Notícia Rádio Linear

João Eusébio em grande entrevista à Rádio Linear
O Rio Ave vai receber o Benfica no arranque do Campeonato da I Liga, marcado para o dia 24 de Agosto.
À 2ª jornada o Rio Ave joga frente à Académica, em Coimbra e à 3ª recebe o F. C. Porto.

Com o Sporting a formação de Vila do Conde tem encontro marcado em casa, à 7ª jornada, em Novembro.

Um início de época complicado para a formação Vila condense, como sublinhou ontem João Eusébio, em grande entrevista à Rádio Linear.

Para o técnico o sorteio foi bem melhor no aspecto financeiro do que no aspecto desportivo.

Para a nova época o treinador garante que mesmo com as condicionantes financeiras o objectivo passa pela manutenção.

João Eusébio esclareceu ainda a polémica gerada em torno da sua continuidade no Rio Ave, sublinhando que em momento algum hesitou em aceitar o convite feito pela direcção do clube.

O Rio Ave vai apresentar-se na próxima sexta-feira à comunicação social, há 5 caras novas no plantel e o regresso a Vila do Conde de Vitor Gomes.

A apresentação está marcada para as 11 horas da manhã, no estádio.

http://www.radiolinear.com/

Notícia Record

Tarantini: «Na Liga é mais fácil»
MÉDIO COM EXPECTATIVAS ELEVADAS
Para um jogador que se prepara para jogar pela primeira vez no principal escalão do nosso futebol, como é o caso do médio Tarantini, a ansiedade em corresponder às expectativas é um objectivo ao qual o vila-condense não foge, embora assuma estar preparado para as exigências da Liga.
É um grande incentivo estar aqui, mas acho que será mais fácil jogar na Liga do que na Honra”, começou por comentar Tarantini, reconhecendo que a dificuldade será conquistar uma oportunidade: “O Rio Ave mudou pouco e a qualidade do meio-campo manteve-se, mas vou lutar ao máximo porque aspiro ser uma opção regular.
Cumprido o segundo dia de trabalho, destinado novamente à habitual bateria de exames, desta feita no Hospital Pedro Hispano em Matosinhos, o plantel do Rio Ave realiza hoje à tarde o primeiro treino da época, no qual já são esperadas as presenças dos brasileiros Evandro, Niquinha, Delson e Ronaldo.
Autor: L.L. Data: Quarta-feira, 9 Julho de 2008 - 02:08 http://www.record.pt/noticia.asp?id=794656&idCanal=21

Notícia JN

"Está na altura de o clube se afirmar na Liga"

Deixou o Rio Ave na Liga de Honra, regressa agora com o clube na Liga. Depois de uma aventura de quase seis meses nos italianos do Cagliari, Vítor Gomes está de volta aos Arcos, "mais crescido como jogador", convicto de que pode ser ainda "mais útil" à equipa vila-condense.

Apesar de não ter participado em qualquer jogo do "calcio", o jovem médio-defensivo acredita que a experiência foi enriquecedora e não foi prematura. "Aprendi uma nova língua, estive num país com um estilo de jogo diferente, um modo de pensar o futebol diferente. Foi um expectáculo nesse aspecto", explica.

Permanecer no estrangeiro foi uma hipótese, mas o jogador preferiu regressar ao Rio Ave e ao principal escalão do futebol português . "É um clube que agora vai ter outra projecção, que me pode dar outra visibilidade", defende o médio de 20 anos, que realizou oito jogos na Liga, em 2006/2007. "Regresso mais maduro, com mais experiência. Seguramente diferente, mais homem, mais matreiro e com muita vontade de poder jogar no Rio Ave", acrescenta.

Os objectivos são os mesmos de sempre: a nível pessoal, impor-se no onze de João Eusébio, a nível colectivo, conseguir a permanência e ajudar o Rio Ave a impor-se como um clube de "primeira". "Por aquilo que o Rio Ave fez no passado, pela imagem que dá, penso que está na altura de se afirmar como um clube de primeira Liga e não ter estas oscilações que têm acontecido nestes últimos anos", defende Vítor Gomes.

O segundo dia de trabalhos do plantel do Rio Ave ainda não contou com a presença dos jogadores brasileiros. O defesa Wyres, os médios Delson e Niquinha e os avançados Henrique, Ronaldo e Evandro só devem apresentar-se hoje.

texto J. Q. - http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=966163

Notícia O Jogo

Arranca a época

O plantel realiza hoje, pelas 17 horas, no Estádio dos Arcos, o primeiro treino da nova temporada, não sendo esperadas surpresas de última hora quanto a contratações. O dia de ontem voltou a ser dedicado a exames médicos, que ficarão concluídos até ao final semana.

Em Vila do Conde, é muita a curiosidade dos adeptos em relação a possíveis reforços, principalmente depois de confirmada a saída do central Danielson para o futebol russo. Mas a verdade é que a Direcção vila-condense tem gerido com pinças estes assuntos, e, tal como afirmou o técnico João Eusébio, em entrevista ao sítio do clube, "devido às grandes dificuldades financeiras" o Rio Ave "não pode falhar nas contratações" nesta temporada.

http://www.ojogo.pt/24-139/artigo731829.asp