sexta-feira, 29 de junho de 2007

Notícia O Primeiro de Janeiro

Paulo Morim em entrevista no regresso ao futsal do Rio Ave - “Objectivos passam pela subida”Um ano depois de ter abandonado o futsal do Rio Ave, por motivos pessoais, Paulo Morim está de volta ao comando técnico dos vila-condenses. O treinador que levou a equipa à I divisão nacional está agora apostado em devolver a mística à secção. - 29-6-2007

Porque decidiu voltar de novo ao comando técnico do futsal do Rio Ave?
Porque foi-me feito o convite mal a época terminou e eu ponderei bem, falei com as pessoas principais que no caso são a minha família porque eu tinha estado afastado essencialmente por causa deles. Ponderei muito bem durante duas ou três semanas e decidi regressar mais um ano a esta luta.
Foi uma decisão difícil de tomar, tal como tinha sido a decisão de abandonar o clube?
Foi mais difícil agora do que quando saí, esta decisão foi muito mais difícil, foi mais ponderada por diversos factores essencialmente por factores familiares porque já andava há quase 5 anos nisto do futsal.
Mas porque é que decidiu regressar agora?
Nesta altura foi um bocado o coração também que falou porque nunca perdi o contacto com os jogadores. Os directores continuaram em contacto comigo porque são meus amigos, os jogadores também. Depois de muita ponderação acho que a alternativa que eu tinha era regressar porque não poderia deixar ficar mal essencialmente os jogadores, porque estiveram sempre do meu lado e fizeram-me ver que a melhor solução para o clube talvez fosse eu regressar.
Foi uma época complicada que culminou com o falhanço da subida de divisão?
A mim não me compete estar a dizer se foi uma época complicada ou não porque eu não estava lá. Não subiram de divisão, foi pena para o clube, foi pena para os jogadores e para os treinadores, mas não me compete a mim estar a avaliar a época passada do Rio Ave.
Mas acha que o clube tinha condições para regressar à I divisão?
É muito subjectivo estar a dizer isso, às tantas havia equipas melhores do que o Rio Ave e também não subiram e ficaram mais mal classificadas que o Rio Ave. O Rio Ave andou até à última jornada a lutar para subir, agora é muito subjectivo estar a dizer se tinha equipa ou não para subir porque às vezes as equipas que sobem não são as melhores.
Acha que faltou liderança no balneário para evitar os problemas que se verificaram durante a anterior temporada?
Não sei se faltou ou não liderança, não me compete a mim estar a avaliar o trabalho das outras pessoas. Acho que dentro das capacidades de cada um, de certeza que ninguém fez para que as coisas corressem mal, mas não me compete a mim estar a avaliar o trabalho dos outros porque se não subiram foi pena para o clube e para os jogadores.
O principal objectivo da equipa para a próxima época é a subida de divisão?
Os objectivos do Rio Ave, quer se queira quer não, passam sempre pela subida de divisão. Agora o plantel está ainda em formação e vai ser uma época extremamente difícil porque há vários candidatos assumidos na luta pela subida, mas não podemos ser hipócritas e dizer que o Rio Ave não é candidato. Vamos ver a equipa que o Rio Ave vai conseguir, mas uma coisa nós temos a certeza é que quem quer que seja que vem para o Rio Ave, é que somos candidatos a ganhar os jogos todos, daí a subir ou não vai uma grande distância.
Foi importante ter mantido a espinha dorsal da equipa para conseguir atingir os objectivos a que se propõe?
Sim, foi muito importante. Há jogadores que estão cá desde início e 70 por cento deles vão continuar, são jogadores da terra e têm aquela mística que é preciso ter, por isso é importante ficar com estes jogadores como são os casos do Bacalhau, do Faneca, do Jaime, do Mário Costa e do Reinaldo. São jogadores extremamente importantes porque são a base, o pilar do balneário.
O ex-treinador do Rio Ave, João Ferreira, acusou-o de falta de méritos no Rio Ave. Tem algum comentário a fazer sobre essa afirmação?
No que diz respeito ao senhor João Ferreira, além de ele ter dito na comunicação social que não me reconhecia méritos, o que é certo é que os méritos estão aí. Fui campeão nacional da III divisão com João Ferreira a meu treinador-adjunto e também jogador, fiquei dois anos consecutivos a dois ou três pontos da subida de divisão e alcancei uma subida à Primeira Divisão nacional. Por isso sobre o senhor João Ferreira não há mais comentários a fazer, acho que os resultados falam por si.
E como é o seu relacionamento com o ex-treinador Raul Moreira?
Mantenho uma relação normal com ele como tinha há cerca de 10 anos, desde o tempo que nos conhecemos no futebol profissional. Continuo a conversar com o Raul Moreira, a cumprimentar o Raul e espero que ele tenha toda a sorte do mundo no novo projecto que vai agora abraçar porque nada me move contra ele.

----------------

O plantel do futsal sénior do Rio Ave vai ser constituído por 14 jogadores na próxima temporada. Reinaldo Martins, Jaime Moreira, Mário Costa, Bruno Ramalho (Faneca), Zé Miguel e Hugo Vasco (Bacalhau), transitam da época anterior faltando apenas definir as situações de Renato e Lelo, mas os atletas deverão renovar o seu contrato.Em relação a reforços, o Rio Ave já garantiu os regressos do guarda-redes Mário Rodrigues (ex-Gondomar Futsal) e de Franclin (ex-Alpendorada). Ricardo, ex-júnior do Rio Ave, foi promovido ao escalão sénior. e vai juntar-se ao plantel. Os treinos arrancam no dia 27 de Agosto.


texto Paulo Vidal http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=49007f9b913f796792a0fcf8ba8082a3

Notícia Record

"Furacão dos Açores" promete fazer estragos - MIGUEL LOPES GANHOU ALCUNHA NO OPERÁRIO - 29-6-2007

Miguel Lopes é um dos reforços vila-condenses para a época 2007/08. O médio de características ofensivas foi contratado ao Operário, onde, após um ano bastante positivo, foi apelidado pelos adeptos de “Furacão dos Açores”.

Miguel Lopes até é de Lisboa, mas não esconde que se sente lisonjeado com a alcunha. “A temporada foi extraordinária e sinto-me contente por as pessoas ficarem satisfeitas com o meu trabalho. Foi uma experiência óptima e que não vou esquecer, mas agora estou concentrado em conseguir ainda melhor esta época. O ‘Furacão’ vai fazer estragos em Vila do Conde”, sorri.Com apenas 20 anos e formado no Benfica, Miguel Lopes percorreu as selecções jovens e deseja continuar a fazê-lo.

Mais informação na edição impressa de Record
Autor: SÉRGIO CARDOSO Data: Sexta-feira, 29 Junho de 2007 - 01:24 http://www.record.pt/noticia.asp?id=749737&idCanal=21

Notícia O Jogo

Gaspar interessa mas tem contrato - 29-6-2007

A Direcção do Rio Ave continua a desejar Gaspar para ocupar a posição de central, a única vaga ainda existente no plantel orientado por João Eusébio. O principal problema prende-se com o facto de o jogador ainda estar vinculado ao Belenenses pelo que apenas uma eventual rescisão permitirá o seu ingresso em Vila do Conde. Gaspar, de 32 anos, fez na última época 20 jogos pelo clube do Restelo e conta com passagens por FC Porto, Gil Vicente e Setúbal, entre outros.

http://www.ojogo.pt/23-128/artigo642484.asp