segunda-feira, 14 de julho de 2008

Notícia Record

Dois ensaios para afinação FREAMUNDE E GIL VICENTE
Gozado um dia de folga após a primeira semana de trabalho, o plantel vila-condense regressa hoje de manhã aos treinos. Com as sessões bidiárias a manterem-se, os atletas terão ainda dois jogos-treinos para disputar antes do próximo dia de descanso.
Na quarta-feira, João Eusébio testa pela primeira vez a equipa em Freamunde e, no sábado, o adversário para o particular em Vila do Conde é o Gil Vicente de Neca.
A semana que antecede o habitual estágio em Ofir, entre os dias 20 e 26 terá, assim, um intenso ritmo.
Autor: LUÍS LEAL Data: Segunda-feira, 14 Julho de 2008 - 02:14 http://www.record.pt/noticia.asp?id=795294&idCanal=21

Ronaldo: «A continuidade é a nossa maior arma» APONTA A BASE DOS ÚLTIMOS ANOS COMO GARANTIA DO ÊXITO
Têm sido levantadas dúvidas quanto à adequação do plantel do Rio Ave para a sobrevivência no escalão principal. Durante o defeso, as escassas contratações pautaram-se por custos reduzidos.
Contudo, o dianteiro Ronaldo vê na política de continuidade dos vila-condenses uma grande vantagem no ataque à Liga. “Temos um ponto a nosso favor: a base da equipa é a mesma dos últimos três anos e isso é muito importante para quem quer alcançar uma boa classificação. Os jogadores conhecem-se muito bem, poucas peças foram mudadas e essa é a nossa maior arma”, afirmou o avançado, desvalorizando assim as críticas relativas à ausência de nomes sonantes entre os reforços.
O jogador, que já jogou na Liga ao serviço do Marítimo, mas chegou a recuar até à 2.ª Divisão antes de voltar ao patamar mais elevado, dá a receita para o sucesso. “Para conquistar bons resultados temos de aliar a vontade com a qualidade”, vincou o atleta, de 27 anos, que vê neste regresso à Liga uma “grande oportunidade”.
Mais informação na edição impressa de Record
Autor: SANDRA SILVA Data: Domingo, 13 Julho de 2008 - 02:17 - http://www.record.pt/noticia.asp?id=795216&idCanal=21

Notícia O Jogo

Ribeiro à espera de sair
Apesar de integrar o plantel que sexta-feira iniciou a nova época, o lateral Ribeiro não consta dos planos de João Eusébio. Com mais um ano de contrato com o clube vila-condense, o antigo jogador do Beira-Mar está à espera de sair, aguardando, a par da direcção, por propostas para prosseguir a sua carreira, numa situação em tudo idêntica à de Samsom. A equipa treinou ontem, folga hoje e retoma amanhã (10h00).
http://www.ojogo.pt/24-143/artigo733477.asp

Notícia MaisFutebol

Rio Ave abre temporada com plantel sobrelotado
O Rio Ave iniciou os trabalhos de preparação da época de regresso à Liga esta sexta-feira, com um plantel de 27 elementos. Paulo Carvalho, presidente do clube, mostrou pretensão em vender cinco jogadores, o que permitira melhorias económicas. Pedro Coentrão é o único elemento a recuperar de lesão.
Com o mesmo João Eusébio na liderança, a palavra «golo» foi a mais ouvida nos exercícios matinais da equipa dos «arcos». Chidi, que aguarda resposta da UEFA ao seu pedido para representar o Rio Ave, treina com o restante plantel por autorização da direcção.
Paulo Carvalho admitiu dificuldades económicas, o que limitou a contratação de jogadores. As receitas da primeira volta podem ajudar a direcção do clube a encontrar «estabilidade». «Há jogadores com salários que não estão ao alcance do Rio Ave, por isso, apostamos nos jovens. Só quando encontrarmos uma receita ao nível da primeira Liga podemos sossegar. O calendário é bom em termos económicos», explicou Paulo Carvalho.
João Eusébio, técnico principal, defende que em termos teóricos o calendário «é mau». «Em termos desportivos podem acontecer duas situações: podemos mostrar motivação extra e produzir mais, mas também ainda não vamos saber do que o Benfica é capaz de produzir», destacou o treinador. Niquinha, jogador da casa, afirma não ver «esta época com o a última» e destacou que «todos os jogos são motivadores». «Ainda é cedo para avaliar o plantel, estamos a encaixar na equipa os cinco novos reforços. No dia-a-dia é que vamos ver», acrescentou o médio.
Cinco reforços em todo o terreno
Jorge Humberto e Bruno Novo (ex-Santa Clara), Semedo e Sílvio (ex-Odivelas), e Tarantini (ex-Portimonense) são os reforços do Rio Ave para a próxima temporada. Bruno Novo falou do próximo campeonato como «objectivo» da carreira.
Tarantini olha a próxima temporada como «uma grande oportunidade» para demonstrar «o valor» como jogador. «Quero manter a titularidade da última temporada. Sei que não é fácil e respeito o restante plantel, mas vou tentar aproveitar a experiência», explicou o médio.
Silvio afirmou ter por objectivo ganhar o seu espaço na equipa. «Manter-nos na primeira Liga é a principal meta desta época. Quero ajudar a equipa a vencer», acrescentou o defesa.
Semedo, um dos reforços do ataque sabe que o clube ainda procura soluções para o ataque, mas para já tem «imensa vontade de mostrar trabalho». Jorge Humberto, um regresso ao clube de Vila do Conde, de onde é natural, mostrou-se satisfeito pelo clube se ter «relembrado» de si.
Plantel completo:
Guarda-redes: César, Paiva e Mora;
Defesas: Bruno Novo (ex-Santa Clara), Bruno Mendes, Fábio Faria, Miguel Lopes, Jorge Humberto (ex-Santa Clara), Gaspar, Pedro Coentrão, Rogério Matias e Sílvio (ex-Odivelas);
Médios: André Vilas Boas, Livramento, Delson, Niquinha, Tarantini (ex-Portimonense), Ricardo, Vitor Gomes e Wires;
Avançados: Evandro, Henrique, Semedo (ex-Odivelas), Mateus, Ronaldo e Alípio.
[ 2008/07/11 16:44 ] Redacção Patrícia Silva - http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=971126&div_id=1470

Notícia Futebolar

Rio Ave - Vila-condenses apresentam-se com manutenção na mira
O Rio Ave apresentou hoje o seu plantel para a época 2008/09 com o objectivo de se manter na Liga principal de futebol e de consolidar o orçamento do clube.
Na conferência de imprensa de apresentação da equipa, que foi este ano promovida, o presidente do clube vila-condense, Paulo Carvalho, disse que o grande objectivo do Rio Ave é a consolidação orçamental do clube e que manutenção seria "ouro sobre azul".
"A Liga é um palco e um vector financeiro. Do ponto de vista financeiro, talvez consigamos estabilizar a situação, transferindo jogadores e graças ao calendário. Em termos desportivos, sabemos que vamos ter dificuldade em tirar a cabeça fora de água", afirmou.
Com problemas a nível de receitas, o Rio Ave quer aproveitar o facto de regressar à Liga para pôr as suas contas em dia, apesar da dificuldade assumida pela direcção do clube em construir um plantel adequado para disputar o campeonato.
"Há dois anos que não estávamos na Liga. Temos as nossas limitações e tivemos de encaixar uma equipa que colmatasse as dificuldades que a Liga traz. É muito difícil contratar jogadores hoje em dia e no futebol português não há o hábito de transferir internamente", frisou.
Segundo Paulo Carvalho, o plantel desta temporada do Rio Ave "procura juntar experiência, com atletas que já estiveram na Liga, e a irreverência dos jovens talentos que o clube pretende promover".
Sobre o arranque do campeonato logo com jogos com os "três grandes", o presidente admitiu que preferia outro calendário.
"Este troço é pesado para início de época. Temos um fardo pesado para carregar todo de uma vez, mas temos de jogar contra todos os adversários, só não era preciso ser tudo ao mesmo tempo", admitiu.
A mesma opinião foi partilhada pelo treinador João Eusébio, que disse que o calendário tem o seu lado positivo e negativo.
"Em termos financeiros é bom e em termos desportivos também, porque é motivador para os jogadores. Agora também é mau, pela qualidade dos adversários que vamos defrontar. Mas creio que ainda é cedo para pensar nisso", frisou João Eusébio.
O técnico português afirmou ainda que "acredita no plantel" para fazer um bom campeonato e "garantir a manutenção
".
O plantel apresentado hoje ainda não está fechado, visto a direcção do Rio Ave esperar ainda uma resposta do Benfica em relação ao empréstimo do jovem André Carvalhas.
O avançado nigeriano Chidi, que viu abortada a sua transferência para os romenos do Politehnica Timisoara, ainda tem a situação indefinida, mas, para já, vai treinar com o restante plantel, apesar do Rio Ave estar à procura de outro avançado.
A lista de reforços conta com os nomes de Tarantini (ex-Portimonense), Sílvio e Semedo (ex-Odivelas) e Bruno Novo e Jorge Humberto (ex-Santa Clara). Vítor Gomes, que estava emprestado ao Cagliari, de Itália, regressa ao clube.
texto DYP - http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20080711/rio-ave-vila-condenses-apresentam-se-com-manutencao-na-mira

Rio Ave - Plantel provisório para 2008/09
Plantel provisório do Rio Ave, que hoje se apresentou oficialmente à comunicação social, tendo em vista a participação na Liga portuguesa de futebol de 2008/09:
NOME DN POS NAC CLUBE 07/08
Miguel MORA 03/06/74 GR Espanhola Rio Ave
Márcio PAIVA 31/07/80 GR Portuguesa Rio Ave
João CÉSAR 29/12/75 GR Portuguesa Rio Ave
MIGUEL LOPES 19/12/86 DEF Portuguesa Rio Ave
José GASPAR 01/06/75 DEF Portuguesa Rio Ave
FÁBIO FARIA 24/04/89 DEF Portuguesa Rio Ave
BRUNO MENDES 15/03/76 DEF Portuguesa Rio Ave
JORGE HUMBERTO 21/08/79 DEF Portuguesa Santa Clara
ROGÉRIO MATIAS 22/10/74 DEF Portuguesa Rio Ave
SÍLVIO 28/09/87 DEF Portuguesa Odivelas
BRUNO NOVO 27/06/80 DEF Portuguesa Santa Clara
PEDRO COENTRÃO 03/11/86 DEF Portuguesa Valdevez
Edson Barros "NIQUINHA" 30/09/71 MED Brasileira Rio Ave
ANDRÉ VILAS BOAS 04/06/83 MED Portuguesa Rio Ave
DELSON Ferreira 26/07/80 MED Brasileira Rio Ave
António LIVRAMENTO 03/03/82 MED Portuguesa Leixões/Rio Ave
WIRES de Sousa 30/12/82 MED Brasileira Vera Cruz (Bra)/Rio Ave
VÍTOR GOMES 25/12/87 MED Portuguesa Rio Ave/Cagliari (Ita)
RICARDO Martins 24/01/90 MED Portuguesa Rio Ave
R. Monteiro "TARANTINI" 07/10/83 MED Portuguesa Portimonense
EVANDRO Escardalete 12/02/74 AVA Brasileira Rio Ave
HENRIQUE de Brito 11/05/87 AVA Brasileira Rio Ave
MATEUS Lopes 07/12/75 AVA Portuguesa Beira-Mar/Rio Ave
RONALDO Marczinski 11/09/80 AVA Brasileira Rio Ave
SEMEDO 26/12/79 AVA Portuguesa Odivelas
ALÍPIO Brandão 07/06/92 AVA Brasileira Rio Ave
Equipa técnica:Treinador: João Eusébio (português)
Adjuntos: Paulo Lima Pereira (português)
Francisco Costa (português)
Augusto Gama (português)
texto DYP/JYB. - http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20080711/rio-ave-plantel-provisorio-para-2008-09