sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Notícia O Jogo

Dúvidas serão desfeitas hoje – 21-12-2007

As opções de João Eusébio para o jogo de amanhã com o Santa Clara estão limitadas pelas várias lesões que afectam o plantel. Os guarda-redes Paiva e Mora e os médios Niquinha e André Serrão são já baixas garantidas. Para além destes, há dois jogadores em dúvida e que podem ainda vir a alargar o já extenso leque de indisponíveis. São eles André Vilas Boas e Samson, que efectuam esta manhã um último teste, após o que se saberá se serão integrados na comitiva que, à tarde, viajará para os Açores.

texto AR - http://www.ojogo.pt/23-303/artigo677968.asp

Semana com muitas lesões – 20-12-2007

O Rio Ave tem cinco jogadores entregues ao departamento médico. Além dos dois guarda-redes Mora e Paiva, André Serrão, com uma lesão muscular na coxa esquerda, não se treina e deverá fazer uma ecografia nos próximos dias. André Vilas Boas, também com uma lesão muscular, efectua apenas trabalho de piscina. Já Niquinha é o que parece estar mais perto do regresso à competição, já que faz treino condicionado.

texto P.P. - http://www.ojogo.pt/23-302/artigo677628.asp

Notícia Record

Samson não defronta Santa Clara
PLANTEL REGISTA NOVA BAIXA PARA VIAGEM AOS AÇORES

Samson juntou-se a Mora, Paiva, André Serrão e Niquinha no grupo das baixas para os Açores. O médio não recuperou da lesão na coxa direita, ao contrário de André Vilas Boas que debelou a mazela no adutor esquerdo e está apto para defrontar o Santa Clara. Um jogo para o qual as aspirações do adjunto François são elevadas: “Queremos fechar o ano como líderes. Estamos moralizados e praticamos bom futebol. Confiamos num bom resultado.”

texto LUÍS LEAL - http://www.record.pt/noticia.asp?id=769037&idCanal=21

Quatro ausências e dois em dúvida
PAIVA, MORA, NIQUINHA E SERRÃO FALHAM PRÓXIMO JOGO

Paiva (lesão muscular na coxa direita), Mora (lombalgia), Niquinha (lesão no adutor direito) e André Serrão (mazela na coxa esquerda) são baixas confirmadas para a deslocação aos Açores. Sem poder contar com os habituais guarda-redes, João Eusébio dará, ao que tudo indica, a titularidade a César e deixará Adriano no banco. Quanto a Samson (lesão na coxa direita) e André Vilas Boas (queixas no adutor esquerdo), a dupla deve recuperar em tempo útil.

texto LUÍS LEAL - http://www.record.pt/noticia.asp?id=768932&idCanal=21

Notícia Rio Ave F.C.

Camadas Jovens: Calendário de jogos – 21.12.07
A equipa de Juvenis do Rio Ave a militar no Campeonato Distrital da 2ª Divisão cumpre, este fim-de-semana, uma jornada de folga, sendo a única formação com paragem competitiva. Os restantes jogos são os seguintes: Guimarães x Rio Ave (Nacional de Juniores, domingo, 12 horas), Rio Ave x Desp. Portugal (Juvenis 1ª Divisão, domingo, 9 horas), Rio Ave – folga (Juvenis 2ª Divisão), Rio Ave x Porto (Iniciados 1ª Divisão – domingo, 11 horas), Porto x Rio Ave (Iniciados 2ª Divisão – domingo, 11 horas) e Rio Ave x Ermesinde (Infantis 2ª Divisão – sábado, 15 horas).

Futsal: Rio Ave recebe Macedense – 21.12.07
Sem paragem competitiva para a Quadra Natalícia, o Nacional de Futsal da 2ª Divisão prossegue amanhã, com o Rio Ave a receber o Macedense, em jogo agendado para as 18.30 horas, no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde. A formação verde-branca está, actualmente, a atravessar uma excelente fase, não só de exibições mas também de resultados, registando uma série de jogos vitoriosos. Assim, perspectiva-se mais um jogo emocionante, com o Rio Ave a lutar pela vitória sobre o 8º classificado (10 pontos). Apenas 3 pontos separam as duas equipas, com vantagem para a formação vilacondense que, em caso de vitória, continua a aproximar-se dos lugares cimeiros da tabela classificativa, cumprindo o objectivo a que se propôs no início da temporada.

Escolinhas – Alteração de horários – 20.12.07
Informação a todos os pais dos alunos da Escola de Futebol do Rio Ave FC sobre as alterações aos horários de funcionamento durante o período de férias escolares de Natal: Dia 20 de Dezembro (Quinta-feira) das 16h00 às 18h00; Dia 22 de Dezembro (Sábado) das 10h00 às 11h30; Dia 26 de Dezembro (Quarta-feira) das 16h00 às 18h00; Dia 27 de Dezembro (Quinta-Feira) das 16h00 às 18h00; Dia 29 de Dezembro (Sábado) das 10h00 às 11h30; Dia 2 de Janeiro (Quarta-Feira) das 16h00 às 18h00; Dia 3 de Janeiro (Quinta-Feira) das 18h00 às 19h30; Dia 5 de Janeiro (Sábado) das 10h00 à 11h30.

Futebol: Porto no caminho dos Iniciados – 20.12.07
A jornada do próximo fim-de-semana reserva o mesmo adversário às duas equipas de Iniciados do Rio Ave actualmente em competição. No Distrital da 1ª Divisão, a formação vilacondense (4º lugar, 31 pontos) recebe o líder FC Porto, em jogo marcado para domingo, às 11 horas, no relvado sintético do Estádio do Rio Ave. No Distrital da 2ª Divisão, o Rio Ave (12º lugar, 8 pontos) terá de se deslocar ao terreno do FC Porto, actual 3º classificado com 27 pontos.
Futebol: Juniores vão a Guimarães – 19.12.07
Após uma jornada de folga no Campeonato Nacional da categoria, a equipa de Juniores do Rio Ave desceu para o 9º lugar da tabela classificativa, mantendo-se com 27 pontos. A paragem competitiva acabou por não ser benéfica para a formação vilacondense que, ao não pontuar, foi ultrapassada por outras equipas, descendo do 6º para o 9º lugar. No próximo domingo, a equipa orientada por Pedro Cunha desloca-se ao sempre difícil terreno do Vitória de Guimarães, actual 5º classificado, com 29 pontos, tendo nessa altura uma excelente oportunidade para recuperar na tabela, já que em caso de vitória ultrapassa precisamente este adversário, o V. Guimarães.

Jorge Sousa dirige Rio Ave – 18.12.07
Agendado para o próximo sábado, pelas 16 horas, o jogo Santa Clara x Rio Ave será dirigido por Jorge Sousa, da Associação de Futebol do Porto. O árbitro de 32 anos, escriturário de profissão, será auxiliado por José Luís Melo e António Vilaça. O desafio coloca frente-a-frente duas equipas candidatas à subida de divisão, pelo que se antevê um jogo complicado para a formação vilacondense na deslocação ao terreno do Santa Clara, actual 7º classificado da Liga Vitalis, com 19 pontos.

http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm

Notícia Rádio Linear

Rio Ave tem cinco lesionados - 21-12-2007

O departamento médico do Rio Ave não tem mãos a medir.
Cinco jogadores estão, nesta altura, entregues aos cuidados médicos do emblema vila-condense.
Os guarda-redes Mora e Paiva, André Serrão, Niquinha e Samson estão afastados do jogo com o Santa Clara, no próximo sábado, devido a lesão.
O espanhol Mora padece de uma lombalgia e Paiva sofreu uma lesão muscular na perna direita, no decorrer do jogo com o Varzim.
André Serrão recupera de uma lesão muscular na coxa esquerda, e o nigeriano Samson está também de baixa.
Niquinha que sofreu uma lesão no adutor direito durante o jogo com o Estoril, está muito perto da recuperação, mas vai também falhar a viagem aos Açores.
Do lado do Santa Clara, que atravessa uma crise de resultados, o panorama no departamento médico não é melhor.
O treinador Paulo Sérgio não poderá contar com seis jogadores para a recepção ao líder da Liga de Honra.
O médio Kall continua com queixas nos adutores, Accioly agravou a mialgia na coxa esquerda enquanto Ruben Leite sofreu uma contusão nos gémeos e tendão de Aquiles esquerdos.
O médio Mozer, antigo jogador do Rio Ave, sofreu um traumatismo no joelho direito e encontra-se parado.
Anselmo e Josa já voltaram aos treinos, mas estão ainda longe da sua melhor forma física pelo que vão falhar também a recepção ao Rio Ave marcada para amanhã, às 5 horas da tarde, menos uma hora nos Açores.

Rio Ave joga nos Açores - 21-12-2007

O Rio Ave joga amanhã nos Açores, frente ao Santa Clara.
Na partida da 14ª jornada da Liga de Honra, os vila condenses estão moralizados, depois da vitória frente ao Varzim, por isso vão apresentar-se confiantes e com o objectivo de conseguir mais 3 pontos.
Francisco Costa salienta que para além do Santa Clara não estar a atravessar um bom momento, é sempre uma equipa com qualidade, por isso, o Rio Ave tem que estar atento.
Santa Clara - Rio Ave, o encontro da 14ª jornada da Liga de Honra realiza-se amanhã a partir das 5 horas da tarde do continente, menos uma hora nos Açores.
Jorge Sousa, o árbitro que dirigiu o último clássico Benfica – Porto, vai apitar o jogo do Rio Ave nos Açores.

http://www.radiolinear.com/

Notícia O Primeiro de Janeiro

Rio Ave voltou a derrotar o rival Varzim e isolou-se no 1.º lugar
Vitória com sabor especial

A duas jornadas do final da primeira volta da Liga de Honra, o Rio Ave soma sete vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. Os vila-condenses que lideram a prova com 26 pontos são também detentores do melhor ataque com 23 golos apontados.
Na mais curta deslocação da Liga de Honra, o Rio Ave derrotou o seu rival Varzim por 1-0 e isolou-se mais uma vez na liderança do campeonato.A formação vila-condense repetiu a vitória da temporada passada e voltou a ser o carrasco do Varzim que já não perdia no seu estádio precisamente desde essa altura, há cerca de 11 meses.O golo, da 4ª vitória do Rio Ave fora de portas, foi apontado pelo atacante senegalês, Keita, aos 77 minutos de jogos após um passe de Evandro.João Eusébio referiu que “a nossa equipa esteve melhor, esteve muito bem na primeira parte a não ser nos primeiros cinco minutos, mas a partir daí controlou toda a primeira parte sabendo de antemão que o Varzim poderia aqui e além criar algumas dificuldades. Nós fomos uma equipa mais capaz, mais inteligente e mais organizada”.O treinador vila-condense acrescentou ainda que “na segunda parte o jogo foi mais equilibrado e acabamos também por ter a sorte de fazer um golo embora tenhamos feito por isso”.Keita voltou a ser decisivo na formação vila-condense depois de ter apontado quatro golos na goleada (6-1) ao Rebordosa para a taça de Portugal.O avançado marcou o golo da vitória numa altura em que o treinador estava a preparar a sua substituição, “os treinadores têm uma intuição que lhes diz que de um momento para o outro há um jogador que pode decidir e isso acontece em certos e determinados lances. Tive essa intuição, mas também muita sorte porque a sorte procura-se”.O Varzim que já não perdia no seu estádio há cerca de 11 meses, sofreu também o 2º golo da temporada em casa. Aliás a equipa poveira é detentora da defesa menos batida do campeonato. A propósito do jogo, Diamantino Miranda referiu que “na minha opinião foi uma derrota injusta, foi um jogo equilibradíssimo onde as oportunidades mais flagrantes de golo pertenceram ao Varzim, principalmente na parte final. Neste tipo de jogos normalmente quem marca ganha, o Rio Ave acabou por marcar num golo algo consentido, mas penso que foi lisonjeiro o resultado”. Com a vitória na Póvoa de Varzim, o Rio Ave leva já oito jornadas consecutivas sem perder e isolou-se de novo na liderança da prova, mercê do empate do Vizela na deslocação a Freamunde.Amanhã, os vila-condenses jogam nos Açores com o Santa Clara, numa partida aprazada para as 17 horas do continente, 16 horas em Ponta Delgada.
FICHA Jogo disputado no estádio do Varzim, na Póvoa de Varzim. Árbitro: João Ferreira (AF Setúbal) auxiliado por António Godinho e Luís Ramos. 4º Árbitro: Luís Reforço. Varzim: Bruno Conceição, Alexandre (cap.), Telmo, Tito, Emanuel, Pedro Santos, Roberto, Marco Cláudio, Nuno Rocha, Pedrinho, Chico. Treinador: Diamantino Miranda. Rio Ave: Paiva, Gaspar, Evandro, Miguel Lopes, Delson, Vítor Gomes, Bruno Mendes (cap.), Milhazes, Danielson, Keita e Chidi. Treinador: João Eusébio. Substituições: Marco Cláudio por Candeias (39´), Chico por Yazalde (69´), Nuno Rocha por Ukra (80´); Chidi por Henrique (84´), Keyta por Ronaldo (90+3´). Marcadores: 0-1, Keyta (77´). Disciplina: amarelo a Pedrinho (42´), Chico (62´), Candeias (90+1´); Evandro (6´), M.Lopes (82´), Milhazes (55´), Danielson (14´).

texto Paulo Vidal - http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=fce30e7ba1387dbc9bfeeda848471ff2

Equipa alcança terceira vitória consecutiva diante do Beira-Mar
Rio Ave vence em Aveiro

No último jogo do ano, os vila-condenses vão tentar, diante do Macedense, alcançar a 4.ª vitória consecutiva na prova. O jogo com os transmontanos está aprazado para amanhã, a partir das 18.30 horas, no pavilhão de desportos de Vila do Conde.
Nos últimos três jogos, após o reatar do campeonato, o Rio Ave averbou outras tantas vitórias no Campeonato Nacional da 2ª divisão de Futsal.Depois de ter batido o Amanhã da Criança e o Gafanha, o conjunto «verde-branco» foi agora vencer ao pavilhão do Beira-Mar por 8 bolas a 3.Na partida de Aveiro esteve em destaque o atleta Jaime Moreira que apontou os três primeiros golos da 4ª vitória do Rio Ave esta temporada.Bruno Faneca, Renato Pontes, Paulinho, Hugo Bacalhau e Mário Costa assinaram os restantes tentos da equipa orientada por Paulo Morim.O treinador referiu a O PRIMEIRO DE JANEIRO que “foi uma vitória natural, sabíamos que o Beira Mar nos ia criar algumas dificuldades como aconteceu na primeira parte, mas na segunda parte a superioridade da nossa equipa foi evidente e acho que o resultado traduz bem o que se passou durante o jogo”.Com esta vitória diante do Beira-Mar, o Rio Ave ficou mais perto dos lugares de acesso à 1ª Divisão, estando agora a apenas seis pontos do 2º lugar ocupado pelo Mogadouro.Encetada a recuperação no campeonato, Paulo Morim traça agora como objectivo para a equipa vencer as próximas três jornadas, “eu tinha dito que nos últimos oito jogos que faltavam para fechar a primeira volta, o Rio Ave precisava de fazer seis vitórias e já temos três e temos condições até lá para fazer seis vitórias para não perdermos o comboio dos primeiros lugares porque é importante o Rio Ave estar nos primeiros lugares desta tabela porque tem condições e tem equipa para isso”.

texto Paulo Vidal - http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=06212bf7ee1846a5003dcc8864a1b26c

Notícia Póvoa Semanário

Humildade fez a diferença – 21-12-2007

O Rio Ave jogou em função do sistema do Varzim e parecia satisfeito com um empate, mas um golo de Keita valeu a vitória e a liderança isolada na classificação. Foi a primeira derrota caseira de Diamantino no campeonato
Num derbi intenso, emocionante até final e sem um dominador claro, o Rio Ave foi mais feliz e venceu na Póvoa, tal como na época passada, em Janeiro, altura em que o Varzim sofreu a última derrota caseira. Diamantino Miranda nunca tinha perdido para o campeonato em casa e, também por isso, o desgosto foi grande. Serão os oito pontos de distância para o rival irrecuperáveis? Talvez não. Mas a margem de erro começa a ser demasiado curta...
Uma desilusão foi, também, o número de espectadores do "Jogo pela Paz", que foi transmitido pela Sport TV na manhã de domingo, não ultrapassando os três mil.
O Rio Ave já tinha mostrado, durante a semana, ao que vinha. Nos treinos à porta aberta, o técnico João Eusébio, que não tinha os médios Niquinha, André Serrão e André Vilas Boas, apostou num onze com três centrais, permitindo as subidas dos laterais - Miguel Lopes e Milhazes – e tendo um meio-campo com os trabalhadores Delson e Vítor Gomes e o tecnicista Evandro, ganhando quase todas as segundas bolas. A frente de ataque ficou entregue à dupla Chidi/Keita, que, à excepção do lance do golo, foi sempre anulada pelos centrais Alexandre e Pedro Santos, ambos em excelente forma.
O problema do Varzim, que voltou a treinar à porta fechada para nada apresentar de novo, residiu no losango de meio-campo, onde apenas Tito (melhor em campo com três pontos no Troféu Melhor Jogador do Varzim), que não pode estar em todo o lado, tem pedalada para ritmos elevados. Depois, a aposta em Marco Cláudio saiu furada, já que o organizador de jogo não mostrou capacidade para fugir às duras marcações e saiu, estranhamente, a cinco minutos do intervalo, sendo rendido por Candeias, um extremo que se perde na posição 10. O Varzim até entrou mais forte e dominou até que o Rio Ave se adaptasse ao sistema de três centrais, pois os vila-condenses criaram perigo nas descidas ao ataque, remataram mais e estiveram mais perto do golo, sempre com Miguel Lopes a desequilibrar no contra-ataque.
A segunda parte, já com Candeias na ala direita e quase a expulsar Milhazes - o defesa ameaçou uma agressão com o cotovelo e levou apenas amarelo – o Varzim foi melhor e teve quase sempre a iniciativa. Mas foi Miguel Lopes quem teve a primeira grande oportunidade, numa jogada em que Telmo ficou parado a reclamar falta. Com muita marcação e poucos espaços, o Rio Ave mostrava-se satisfeito com o empate. Eusébio não mexia nas peças. Já Diamantino fez entrar Yazalde, vendo, porém, Gaspar (74’) atirar de cabeça com perigo, após canto na esquerda. No minuto seguinte foi Yazalde a falhar incrivelmente um cabeceamento para golo, seguindo-se o decisivo lance de Keita, que marcou em zona central, de pé esquerdo e de primeira, após passe de Evandro.
Entre anti-jogo dos vila-condenses e muita precipitação poveira, o jogo foi-se arrastando para o final sem que o empate chegasse. Primeiro Pedro Santos, depois Yazalde e Tito na mesma jogada e finalmente Roberto, tiveram três situações para empatar e conferir justiça ao resultado. Mas a vitória do Rio Ave premeia o ‘risco’ táctico do seu treinador, castigando, em simultâneo, a falta de ideias do Varzim, principalmente na denunciada forma de organizar o ataque. O discurso humilde fez a diferença antes e… depois do jogo!
Opiniões
Diamantino Miranda
, treinador do Varzim
"Perdi pela primeira vez em casa no campeonato ao fim de quase um ano, mas não me preocupavam muito os recordes. A primeira derrota aconteceu frente a uma equipa que, se calhar, é a mais forte da Liga de Honra, uma vez que mantêm a mesma estrutura há quatro anos. Mas é uma derrota injusta, porque foi um jogo muito equilibrado e com as melhores oportunidades a pertencerem ao Varzim, principalmente na parte final. Neste tipo de jogos, quem marca, ganha, e o Rio Ave acabou por marcar um golo algo consentido. Já prevíamos que o Rio Ave viesse jogar com três centrais, já que o Varzim joga muito ao ataque em casa e é natural que as equipas tenham essas preocupações. O aviso do presidente quando falou em margem de erro zero para estes dois jogos? Estão no vosso direito e podem fazer as perguntas que quiserem, mas também posso dizer que são perguntas ignorantes, quase a raiar a estupidez. Têm que fazer essa pergunta ao presidente. Se estou pressionado? Estou pressionado, desde que nasci, para não morrer e ter cuidado com acidentes. Se acham que treinar o Varzim, pelo menos para mim, é ter alguma pressão extra, estão redondamente enganados. Pressionado estava eu, quando jogava à bola, com 100 mil a assobiar e, às vezes, a aplaudir. Tenho a pressão normal de todos os treinadores, de querer ganhar, e não percebo a pergunta nesta altura. O presidente diz que não disse isso, mas, se foi dito a alguém ou se alguém o inventou, foi há duas semanas"
João Eusébio, treinador do Rio Ave
"Foi uma vitória merecida. Fizemos uma excelente primeira parte e, à excepção dos primeiros cinco minutos, controlámos o jogo. O Varzim entrou forte e custou-nos um pouco a adaptação ao sistema de três centrais, porque sabíamos que poderíamos correr riscos por não estarmos habituados a esta forma de jogar. Fomos mais fortes nas transições, criámos espaços entre linhas, até porque sabíamos que o Varzim tem algumas dificuldades na transição do ataque para a defesa e na reposição dos seus jogadores. Aproveitámos isso e só nos faltou, na parte final, um pouco de decisão no último passe. Na segunda parte, o jogo foi mais equilibrado, houve uma ou outra oportunidade para cada lado, mas o Rio Ave foi uma equipa mais personalizada e a vitória é justa. Agradeço esta vitória aos adeptos que vieram à Póvoa"

http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3614&seccaoid=101&accao=noticia

Varzim derrotado no derbi – 16-12-2007

O Varzim perdeu por uma bola a zero com o Rio Ave na partida mais importante da 13º jornada da Liga de Honra. O avançado Keita fez o único golo da partida, aos 78 minutos. Com esta vitória, a equipa de Vila do Conde cimentou a sua liderança na Liga de Honra, contando agora com 26 pontos e aumentou a sua vantagem em relação ao Varzim (8º lugar) para oito pontos.
Tito foi o escolhido da equipa Rádio Mar para melhor em campo, somando assim mais três pontos e passando a liderar o troféu Rádio Mar/ Póvoa Semanário.
Na próxima semana, os poveiros deslocam-se a Santa Maria da Feira para defrontar a equipa local, num jogo marcado para as 15h00 de Domingo, 23 de Dezembro.
Já o Rio Ave joga nos Açores com o Santa Clara, numa partida a realizar às 16h00 de sábado.
Golos: Keita (78 min.)

http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3582&seccaoid=101&accao=noticia