segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Notícia Futebolar

O Rio Ave empatou hoje, em casa, com o Gondomar a dois golos, em jogo da 16ª jornada, caindo assim para o terceiro lugar da classificação da Liga de honra de futebol.
Valeram ao Rio Ave duas grandes penalidades, uma em cada metade do jogo, para evitar danos maiores frente a um opositor que reagiu muito bem à desvantagem com que saiu para o intervalo, obtendo dois golos nos primeiro quarto de hora da segunda parte.
Após 20 minutos iniciais pouco interessantes, o Rio Ave ganhou vários cantos, criou perigo junto à baliza visitante e deu algum trabalho a António Filipe, sugerindo que podia marcar a qualquer momento.
O Gondomar fechou-se no seu meio-campo e só a espaços atacou, quase sempre pelo flanco direito, procurando explorar a velocidade de Feliciano.
Num lance inofensivo dentro da área gondomarense, Ronaldo travou um duelo com Zé Pedro e este acabou por o derrubar, provocando penálti. Milhazes cobrou a falta e fez o 1-0 para o Rio Ave, que, apesar de exibição sofrível, foi claramente a equipa que mais fez para chegar ao golo.
O treinador do Gondomar, Nicolau Vaqueiro, aproveitou o intervalo para refrescar a equipa, substituindo o inoperante Tinho por Bruno Severino e Zé Pedro por Luciano.
As alterações produziram os melhores resultados. Aos 53 minutos, Luciano iniciou um contra-ataque e assistiu Feliciano, que por seu lado escapou a Milhazes e serviu Bruno Severino, tendo este, à vontade, feito o golo do empate.
Cinco minutos depois, a dupla Luciano-Bruno Severino desferiu novo golpe no Rio Ave. O primeiro surpreendeu Mora com um remate de longa distância, o guarda-redes espanhol da equipa anfitriã não conseguiu melhor do que dar uma sapatada na bola, deixando-a à mercê de Bruno Severino, que aproveitou para fazer o 1-2 (67).
Em nove minutos, o Gondomar consumou a reviravolta, à custa de saídas velozes para o ataque, na maior parte dos casos pelo seu lado esquerdo, a tirar partido das descompensações provocadas pelas frequentes subidas de Vítor Gomes.
O Rio Ave conseguiu empatar através de mais uma grande penalidade, esta cometida por Fabeta sobre Evandro (67), que Ronaldo converteu.
O conjunto de Vila do Conde, após derrota sofrida na ronda anterior frente ao Feirense, voltou assim a perder pontos em casa e por isso a atrasar-se na luta pelos lugares cimeiros da Liga de Honra.
Jogo disputado no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Ao intervalo: 1-0
Marcadores:
1-0, Milhazes, aos 45 minutos (gp)
1-1, Bruno Severino, 53
1-2, Bruno Severino, 62
2-2, Ronaldo, 67 (gp)
Equipas:
- Rio Ave: Mora, Vítor Gomes, Danielson, Bruno Mendes, Milhazes (Tiago Terroso, 78) André Serrão (Chidi, 60), Niquinha, André Vilas Boas, Evandro, Keita e Ronaldo.
(Suplentes: César, Ribeiro, Fábio Faria, Tiago Terroso, Alfredo e Chidi).
- Gondomar: António Filipe, Hugo Soares, José Alberto, Vítor Fróis, Fabeta, Ramon (Vargas, 9), Fernando Aguiar, Zé Pedro (Luciano, 46), João Fernandes, Feliciano e Tinho (Bruno Severino, 46).
(Suplentes: Murta, Rómulo, Vargas, Dani, Norinho, Luciano e Bruno Severino).
Árbitro: Rui Costa (Porto).
Acção disciplinar: cartões amarelos para Zé Alberto (3), André Vilas Boas (15), Milhazes (24), Tinho (30), Zé Pedro (37), Ronaldo (43), Fabeta (67), Vargas (81) e Luciano (89).
Assistência: cerca de 300 espectadores.
texto AYM - http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20080113/honra-rio-ave-gondomar

Notícia O Jogo

Vaqueiro perdeu jackpot – 14-1-2007
Um empate em casa de um sério candidato à subida, o Rio Ave, nem parece mau de todo, mas para o Gondomar, ontem, não foi coisa por aí além. Nicolau Vaqueiro apresentou um esquema de três centrais e apostou na velocidade de Tinho e Feliciano na frente. E se o contra-ataque não saía, já na defesa tudo corria bem, até à grande penalidade convertida por Milhazes, em cima do apito para o intervalo. Na óptica do Rio Ave, de regresso ao 4-4-2, a altura parecia ideal para aliviar, no segundo tempo, a pressão das duas últimas derrotas. Pura ilusão. Severino e Luciano entraram e deram a Feliciano o apoio que este reclamava no ataque do Gondomar. Este, em jeito de agradecimento, fugiu à atordoada defesa do Rio Ave e ofereceu o empate a Severino. Não foi só. Pouco depois, Mora resolveu mal um cruzamento matreiro de Luciano e Severino, na recarga, voltava a fazer das suas. Vaqueiro, no banco, tinha ar de quem tinha ganho o jackpot com as mudanças que fez. E só levou o 2º prémio porque Fabeta, segundo o árbitro, cometeu novo penálti, agora aproveitado por Ronaldo. Foi um balde de água fria. O Rio Ave ainda tentou virar o resultado mas não o conseguiu. Ganhar em casa é algo que não alcança desde Outubro e ontem saiu da zona de promoção.
OS TÉCNICOS
"Dei os parabéns aos jogadores pela atitude. O Niquinha fez a segunda parte condicionado, o Milhazes e o André Serrão passaram a noite com febre e saíram. Tivemos só seis suplentes e não posso dizer nada ao grupo. Vamos melhorar"
João Eusébio, treinador do Rio Ave
"Foram dois pontos perdidos, sobretudo pela ingenuidade em determinados lances. O Rio Ave não teve oportunidades claras de golo mas sem dúvida que é um candidato à subida, pelo que um ponto é sempre positivo"
Nicolau Vaqueiro, treinador do Gondomar
texto HMM - http://www.ojogo.pt/23-327/artigo682538.asp

Notícia Record

Rio Ave-Gondomar, 2-2: Vaqueiro e indigestão... – 14-1-2008
PENÁLTIS (JUSTOS) SALVAM O ADOENTADO CANDIDATO À SUBIDA
O Rio Ave saiu dos lugares de subida mas a indigestão podia ser fatal para equipa adoentada a que só dois (justos) penáltis salvaram de nova derrota.Uma receita simples de Vaqueiro deu a volta ao jogo com a jovem promessa Bruno Severino a finalizar jogadas de Luciano, os dois que saltaram do banco gondomarense. Passe longo de Luciano, Feliciano a temporizar e a cruzar bem para Severino empurrar e, depois, este a fazer a "tapinha" a bola defendida de palmada por Mora num cruzamento insidioso de Luciano.Vaqueiro lamentou "dois pontos perdidos", depois de meter os candidatos numa camisa-de-forças com três centrais, linha média robusta e muita pedalada no ataque. Vaqueiro justificou, correctamente, "ingenuidades nos penáltis" que ditaram dois golos que os locais não justificaram: derrubes de Zé Pedro a Ronaldo e de Fabeta a Evandro, desajeitados sem perigo iminente.Evandro e Bruno Mendes quase marcaram no fim de mais um jogo de sacrifício do Rio Ave em que Eusébio justificou as saídas de André Serrão e Milhazes, além do fraco rendimento de Niquinha, por não terem passado bem a noite. Mas também Keita esteve parado e só a vivacidade de Chidi, o esforço de Evandro e o inconformismo de Ronaldo evitaram mal maior.

texto J.L.P. - http://www.record.pt/noticia.asp?id=771268&idCanal=21

João Eusébio: «Evitar erros próprios e ganhar» - 13-1-2007
TÉCNICO REPÕE DEFENSIVA DE 4 ELEMENTOS E PEDE APOIO DO PÚBLICO
João Eusébio anuncia a mudança do sistema (três centrais ultimamente, com duas derrotas) e, além de evitar esse tiro no pé, adverte para não dar hipóteses ao adversário por via de erros próprios. Sobre as derrotas: “A cara que ganha não é a mesma que perde. A produção futebolística tem sido boa, os resultados têm sido maus. Por lesões, falta de sorte e ineficácia atacante.
Conta com o Gondomar “tal e qual como o Feirense no jogo passado, a jogar no erro do Rio Ave”, sendo necessário evitar deslizes. A linha defensiva de quatro elementos foi ensaiada a meio da semana, com o Tirsense.Indiferente a problemas internos, a mensagem não fica pelo balneário, vai para a bancada: “Queremos ganhar, é preciso paciência, da equipa e dos adeptos. Apoiem-nos o máximo. Como fizeram na Póvoa, onde vencemos.

texto L.L. - http://www.record.pt/noticia.asp?id=771170&idCanal=21

Crise financeira preocupa líder – 12-1-2007
PAULO CARVALHO ADMITE PROBLEMAS
"Não vale a pena dizer que temos salários em atraso, pois sabemos que estamos a fustigar os profissionais do Rio Ave, que têm direito a receber a sua remuneração." Foi assim que, mesmo sem assumir o incumprimento salarial, Paulo Carvalho reconheceu o mau momento financeiro. "Houve problemas com os quais não contávamos. Daí esta situação que tanto aflige o clube", confessou o presidente.

texto L.L. - http://www.record.pt/noticia.asp?id=771031&idCanal=21

Notícia JN

Penáltis travaram a raiva de Bruno Severino – 14-1-2008
Tensão, luta, movimento e paixão. Atributos a saltar à vista num jogo bem disputado, com o ponto a premiar a boa atitude das equipas ao longo do encontro. Mas o segundo tempo foi muito melhor. Houve mais golos e incerteza. Nicolau Vaqueiro, ao intervalo, não fez por menos. Lançou Bruno Severino e Luciano, dois autênticos coelhos da cartola, e virou o jogo por completo. Assim, em pouco mais de um quarto de hora, assistiu à reviravolta da armada canarinha. Primeiro, com Bruno Severino a encostar para o fundo das redes, após assistência soberba de Feliciano, que, tal e qual uma flecha, rasgou a defesa vila-condense. Depois, com Mora ainda a mostrar bons rins, ao defender o tiraço de Luciano, mas impotente para travar a recarga, em jeito de fuzilamento, de... Bruno Severino (quem mais?). O loiro do Gondomar entrou cheio de ganas, é um dos melhores marcadores do campeonato, e um dos nomes a reter pelos agentes da bola. Mas recuemos no guião. A primeira parte foi equilibrada, com os lances de perigo a surgirem das bolas paradas. Aí, o Rio Ave, que partiu para este jogo sem a possibilidade de utilizar meia dúzia de jogadores, por lesão, foi mais forte, tendo obrigado António Filipe a permanente atenção. Em cima do intervalo, uma precipitação de José Alberto sobre Ronaldo (sempre incansável) valeu uma grande penalidade à equipa vila-condense. Na marcação, Milhazes fez o primeiro da tarde, permitindo à sua equipa descer aos balneários com maior tranquilidade. A segunda parte começou, então, com a reacção enérgica dos forasteiros e a "raiva" de Bruno Severino, com direito a deslizar pelo relvado para festejar os golos em delírio. A perder, instalaram-se os nervos na equipa verde-e-branca, mas os artistas nunca deixaram de procurar o golo. Evandro, experiente, "cavou" uma grande penalidade cometida por Fabeta. Ronaldo (Milhazes tinha sido substituído um minuto antes) assumiu a responsabilidade, convertendo, com sucesso, o castigo máximo. Num terreno massacrado pela chuva, era difícil pedir um melhor espectáculo.

texto Arnaldo Martins - http://jn.sapo.pt/2008/01/14/desporto/penaltis_travaram_a_raiva_bruno_seve.html

Trofense mais líder e Vizela ultrapassa Rio Ave – 14-1-2008
... Em Vila do Conde, os pupilos de João Eusébio voltaram a ceder pontos, desta feita com o Gondomar, adversário que, já na época anterior, causou mossa na casa verde-e-branca. A queda só não foi maior porque o Gil Vicente, na deslocação ao Estoril, voltou a perder, ao fim de uma série de onze jogos sem conhecer o sabor da derrota...

http://jn.sapo.pt/2008/01/14/desporto/trofense_mais_lider_e_vizela_ultrapa.html

Mora quer oferecer subida a Henrique – 13-1-2008
O último jogo deixou marcas no Rio Ave. Para além da derrota (0-1) com o Feirense, a equipa vila-condense perdeu Henrique para o resto da época, depois do avançado brasileiro se ter lesionado com gravidade (fractura na perna esquerda). Já se viveram melhores dias na casa verde-e-branca, mas o guardião Mora, apoiado na sua tremenda experiência, é o primeiro a transmitir tranquilidade ao grupo-de-trabalho "A história voltou a repetir-se. Quando estamos em condições de chegar à liderança, somos surpreendidos. Mas o futebol é mesmo assim. Há fases boas e más. Sofremos o golo nos descontos, depois de termos dominado a segunda parte, e ainda assistimos ao infortúnio do Henrique. Essa situação é mais um motivo para o plantel lutar pela subida. Queremos oferecer-lhe esse presente". Hoje, pelas 15.30 horas, o Rio Ave volta a jogar em casa, diante de um Gondomar que, na época anterior, venceu em Vila do Conde, precipitando a crise vila-condense. "Temos de estar atentos, pois somos um dos candidatos à subida e todos os adversários nos querem ganhar", avisa Mora. O treinador João Eusébio continua com alguns problemas no plantel, pois esta semana viu alargado o leque indisponíveis, por lesão. Assim, para além de Paiva, Miguel Lopes, Delson e Samson, que já não jogaram na ronda anterior, Henrique e Gaspar também estão entregues ao corpo médico. Já no Gondomar, o treinador Nicolau Vaqueiro tem o plantel na máxima força.
texto Arnaldo Martins -
http://jn.sapo.pt/2008/01/13/desporto/mora_quer_oferecer_subida_a_henrique.html

Notícia Rádio Linear

Rio Ave empata com Gondomar e marca passo na luta pela subida - 14-01-2008
O Rio Ave empatou, ontem, a duas bolas com o Gondomar e voltou a marcar passo na luta pela subida de divisão.
Os vila-condenses, que já não vencem há 3 jornadas, apontaram os golos através de duas grandes penalidades convertidas por Milhazes e Ronaldo.
João Eusébio gostou da atitude dos jogadores apesar das limitações do plantel.
O treinador do Rio Ave acrescentou ainda que acredita que esta fase negativa vai passar.
Por parte do Gondomar, Nicolau Vaqueiro lamentou os erros cometidos pela equipa, nos lances das grandes penalidades, que em sua opinião motivaram a perda de dois pontos.
Com este empate, o Rio Ave foi ultrapassado na classificação pelo Vizela e ocupa agora o 3º lugar com 27 pontos.
No próximo domingo, os vila-condenses voltam a jogar em casa desta feita para a 5ª eliminatória da taça de Portugal.

http://www.radiolinear.com/

Notícia Rio Ave F.C.

Futebol: Rio Ave, 2 x Gondomar, 2 – 13.01.08
No final do encontro com o Gondomar, que terminou empatado a duas bolas, o treinador vilacondense afirmou acreditar que “a corrente negativa que actualmente afecta o desempenho do Rio Ave vai passar”. Mesmo não tendo alcançado a vitória no jogo, João Eusébio mostrou-se satisfeito com a atitude dos jogadores e lembrou o facto da equipa estar condicionada devido a lesões. Apesar de tudo, referiu, “a equipa mostrou empenho e continua unida como sempre esteve”. As declarações do treinador surgem como reacção ao empate desta tarde perante o Gondomar, num jogo em que as duas equipas souberam lutar até ao final pela construção de um resultado positivo. O Rio Ave foi a primeira equipa a marcar, mas, já na 2ª parte, o Gondomar reagiu e colocou-se em vantagem, com os vilacondenses a reporem a igualdade no marcador pouco tempo depois. (De referir que os golos do Rio Ave foram marcados por Milhazes e Ronaldo, ambos de grande penalidade). Após este empate, o Rio Ave é 3º classificado, tendo sido ultrapassado pelo Vizela.

Futsal: Rio Ave sobe ao 4º lugar – 13.01.08
A equipa de futsal do Rio Ave ascendeu ao 4º lugar da tabela classificativa do Campeonato Nacional da II Divisão, após uma expressiva vitória alcançada no pavilhão do Boticas. A formação vilacondense venceu por 3 x 7, confirmando o bom momento de forma que atravessa, não se deixando afectar por algumas contrariedades que têm condicionado a equipa. Com este resultado, a equipa de futsal começa a aproximar-se, novamente, dos lugares cimeiros da tabela, somando agora 22 pontos, o que a coloca em posição de favorita para a recepção ao Piratas de Creixomil, na próxima jornada, actual 8º classificado do campeonato.
http://www.rioave-fc.pt/primeira pagina/primeira pagina1.htm

Notícia O Norte Desportivo

vilacondenses cederam um empate em casa
O Vizela subiu ontem ao segundo lugar, ao vencer em Aveiro (3-0) e beneficiando do empate do Rio Ave na recepção ao Gondomar, numa ronda em que o Trofense consolidou a liderança com um triunfo frente ao Fátima.
O sonho da subida à Primeira Liga invadiu ontem por certo os adeptos do Vizela, que com uma vitória consistente por 3-0 sobre o Beira-Mar, em Aveiro, subiu ao segundo lugar, aproveitando o deslize do Rio Ave, que cedeu um empate em casa frente ao Gondomar (2-2)... Os minhotos ficam, desta forma, a quatro pontos do líder Trofense – que ontem venceu na recepção ao Fátima pela margem mínima – e somam mais um do que o Rio Ave, que desceu para a terceira posição. Perante o Gondomar, que entrava para a jornada na condição de antepenúltimo classificado, os vilacondenses cederam um empate em casa (2-2) e só uma grande penalidade convertida por Ronaldo salvou os anfitriões de um resultado pior. Depois de Milhazes abrir a contagem, aos 45 minutos, na conversão de uma grande penalidade, os gondomarenses reagiram muito bem, com Bruno Severino a bisar (53 e 62) e a dar a vantagem aos visitantes. Valeu depois novo penálti transformado em golo por Ronaldo (67). Saliente-se ainda que o Rio Ave poderia mesmo ter baixado ao quarto posto, mas o Gil Vicente falhou o ataque à terceira posição, ao sair derrotado do reduto do Estoril (2-0), que com este resultado passa a ocupar o quinto lugar, com os mesmos pontos da formação de Barcelos...

texto Filipa Júlio - http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=209af8d052100f61448b57ac95d55a1a