segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Record - 21-10-2013

Ukra: «Lances muito treinados»
EXPLICA EFICÁCIA VILA-CONDENSE
Segunda-Feira, 21 outubro de 2013 | 03:49
Fotos: FILIPE FARINHA

 
Os dois primeiros golos do Rio Ave nasceram dos pés de Ukra, em lances de bola parada, e o extremo explicou que nas últimas duas semanas, com o campeonato parado, a equipa trabalhou “muito estas situações, cada vez mais decisivas num jogo de futebol.”

“Num encontro que sabíamos não ser fácil, tivemos uma boa entrada, fazendo dois golos cedo. Isso tranquilizou-nos e acabámos por ganhar de forma clara e justa”, diz o jogador.

Ukra mostra-se feliz pela sua subida de rendimento: “Comecei a época um pouco tarde e esta paragem do campeonato ajudou-me bastante. Sinto-me melhor e em condições de ser mais útil.” Quanto ao próximo adversário na Taça, “venha quem vier, vamos querer passar”.

Condicionados

O guarda-redes Fábio Sapateiro foi o melhor elementos do Esperança de Lagos mas preferiu destacar “o empenho e a boa atitude da equipa, condicionada por um golo madrugador. Ainda assim, a espaços e sobretudo na 2.ª parte, tivemos oportunidade de mostrar o nosso futebol, perante um adversário do escalão superior”.

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/rio_ave/interior.aspx?content_id=849956

Record - 21-10-2013

Esp. Lagos-Rio Ave, 0-3: Um ar que lhes deu no começo da festa
EFICÁCIA NAS BOLAS PARADAS DECIDIU RAPIDAMENTE
Segunda-Feira, 21 outubro de 2013 | 01:24
Autor: ARMANDO ALVES
Fotos: FILIPE FARINHA

Tarantini vai às alturas cabecear uma bola que foi a primeira a entrar na baliza, logo aos 4’.
O Rio Ave segue em frente na Taça de Portugal, batendo com facilidade um Esperança de Lagos que sentiu vertigens na fase inicial da partida: dois lances pelo ar, de bola parada, foram bem aproveitados pelos vila-condenses e logo aí mais de meia questão ficou resolvida.

Consulte o direto do encontro.

Não foi um jogo bonito, longe disso, e a equipa de Nuno Espírito Santo privilegiou a segurança e a eficácia. Por um lado, retirou espaços aos algarvios, impedindo que estes saíssem em transições rápidas (muito importante o papel de Roderick e Tarantini nesse capítulo), e por outro aproveitou bem as ocasiões criadas – o golo que abriu a contagem surgiu no primeiro remate à baliza.

Com apenas “meia equipa” de titulares (cinco dos jogadores utilizados de início costumam fazer parte das opções habituais do técnico dos vila-condenses e Roderick também tem atuado regularmente), o Rio Ave entrou num ritmo alto e essa atitude revelou-se determinante.

Planeado

Ficou evidente, da parte dos vila-condenses, o claro propósito de querer marcar diferenças cedo, para evitar surpresas, e pode dizer-se que a equipa, mesmo “amputada” de algumas das suas unidades mais influentes, cumpriu a preceito o plano traçado.

Os lacobrigenses não tiveram grandes oportunidades para reagir à desvantagem – a equipa concluiu a metade inicial sem um remate à baliza e o primeiro remate só surgiria aos 55’ – mas o 0-2 ainda permitia uma réstia de... esperança, desfeita bem perto do intervalo, no aproveitamento de uma transição rápida, com Diego Lopes a abrir caminho a uma conclusão fácil de Nuno Lopes, porventura no lance mais bonito de toda a tarde.

A segunda parte não teve história. O conjunto de Lagos, com interessante fio de jogo, mostrou boa atitude e procurou o golo de honra (dispondo agora, finalmente, de algum espaço), embora sem criar grandes ocasiões para que tal sucedesse. Um remate de Janita, por alto (68’), na conclusão de um bom movimento coletivo, terá sido o melhor momento do Esperança de Lagos, no capítulo ofensivo.

Compreensivelmente, o Rio Ave encarou a etapa complementar de forma menos intensa, não deixando, porém, de mostrar-se – e de uma forma clara – como o conjunto mais perigoso. Sobressaiu, neste período, a qualidade de Fábio Sapateiro, com um punhado de intervenções de grande qualidade, e o desacerto de Hassan, que lutou muito na procura de um golo, mas mostrando grande desacerto na finalização, com duas perdidas de... bradar aos céus.

Árbitro: Bruno Esteves (nota 4)

O jogo não ofereceu dificuldades de maior mas Bruno Esteves teve o mérito de não complicar o fácil, rubricando um trabalho sem margem para grandes reparos, tanto do ponto de vista técnico como no que concerne ao domínio disciplinar. Os jogadores diga-se, não lhe criaram problemas, imperando o desportivismo.

Melhor em campo: Ukra (nota 4)

Cruzamentos bem medidos nos dois primeiros golos e uma metade inicial sempre num ritmo acelerado, mostrando-se decisivo.

Momento

O terceiro golo, à beira do intervalo, resolveu de vez a questão, deixando o Esperança de Lagos completamente fora do jogo.

Número

55 Minuto do primeiro remate do Esperança, por Diogo Santana; frouxo e sem perigo.

http://www.record.xl.pt/seccao/interior_premium.aspx?content_id=849955

A Bola - 20-10-2013

Rio Ave vence em Lagos (3-0)
Por Redação

Tranquilamente, o Rio Ave foi a Lagos vencer o Esperança por 3-0 e garantir a qualificação para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

A vitória da equipa primodivisionária cedo começou a ser construída, com Ukra a inaugurar o marcador aos cinco minutos. André Vilas Boas fez o 2-0 aos 19 e Nuno Lopes fechou a conta pouco antes do intervalo.