quinta-feira, 11 de julho de 2013

Record premium (11-7-2013)

Luís Gustavo na senda de Deco
MÉDIO EM PORTUGAL POR "CULPA" DO SEU ÍDOLO
Quinta-Feira, 11 julho de 2013 | 13:03
Autor: VÍTOR PINTO
Fotos: FC BARCELONA


O Rio Ave garantiu a contratação de Luís Gustavo, um jovem pouco conhecido em Portugal apesar de ser internacional em todos os escalões desde os Sub-17 aos Sub-21 (perto das três dezenas de utilizações) e ter integrado os escalões de formação do Barcelona, em La Masia, desde os 13 anos.

Filho de Santos, um criativo brasileiro que deixou boas memórias no Sp. Braga, entre 1987 e 1991, Gugu, como é tratado pelos amigos e familiares, aceitou envergar as quinas ao peito como tributo ao seu ídolo, Deco, beneficiando de dupla-nacionalidade pelo facto de ter nascido no Minho enquanto o seu progenitor representava os arsenalistas. “A federação portuguesa entrou em contacto comigo e convocou-me. Gosto de Portugal, gosto do Deco e aceitei. Não podia esperar e depois não ser convocado pelo Brasil, né?”, explicou o próprio Gustavo Ledes, como ficou conhecido na Catalunha, em entrevista concedida ao Globoesporte.

Sendo um médio de características defensivas, podendo atuar nas posições 6 ou 8, Luís Gustavo acreditava que poderia convencer Tito Vilanova a dar-lhe uma oportunidade no plantel principal. Aos 20 anos, rompe assim a ligação aos blaugrana depois de ter realizado 24 jogos pelo Barça B em 2012/13. Apesar dos bons conselhos que foi recebendo, e do convívio diário com craques de topo, a sua evolução terá de seguir agora outro rumo.

“Falo muito com o Sylvinho. Os jogadores que eram da base conversam mais connosco, como Puyol e Iniesta. O Messi é tímido, vai sempre embora depois do treino, só o cumprimento. Quando Ronaldinho e Deco estavam aqui eu falava sempre com eles. Os dois viam meus jogos na TV do Barça, me davam conselhos. Falavam para eu continuar trabalhando, não ter pressa, mas não ficar satisfeito com o que eu tenho. Pediam para eu ter tranquilidade e aproveitar a chance quando ela surgir”, referiu ainda Luís Gustavo na mesma reportagem que o deu a conhecer no Brasil, realizada em 2008, em que se seu a conhecer no Brasil, ainda com 16 anos, rejeitando a pressão de ter de se estrear rapidamente pela equipa A dos catalães para ser equiparado a... Messi.

Mais recentemente, foi-se aproximando de Thiago Alcântara e Adriano, mas também deu uma ajuda na integração de Agostinho Cá e Edgar Ié, os dois jovens que o os catalães contrataram ao Sporting.

Uma das curiosidades da notoriedade de Luís Gustavo reside na comparação que foi feita com Alípio, o tal jovem brasileiro ao qual augurado um grande futuro, e com o qual tinha proximidade em Brasília. Na altura, um empresário, ao saber que Gugu tinha dupla nacionalidade, pediu autorização para apresentar um DVD ao Barcelona, que apostou na sua contratação. Já Alípio, foi colocado pelo agente Jorge Mendes no Rio Ave, daí transitou para o Real Madrid C e, após uma passagem pelo Benfica, continua sem corresponder às expectativas aos 21 anos. Passados 6 anos, agora é Luís Gustavo quem desembarca em Vila do Conde.

Tendo vivido os primeiros 5 anos da sua vida em Portugal, Gugu mudou-se para Brasília com o pai, ingressando 8 anos volvidos na escola de formação do Barcelona e nunca tendo atuado em Portugal para além dos compromissos das seleções jovens. Com a renovação do técnico Eusébio Sacristán à frente da equipa B, os responsáveis do Barça decidiram operar um profundo rejuvenescimento do plantel, promovendo 7 juniores. Luís Gustavo ficou sem lugar nesse novo formato para 2013/14, pelo o seu sonho de ir ao Mundial’2014 sofreu um retrocesso do qual terá de reerguer-se na 1.ª Liga.

Estando livre, foi um alvo que o Rio Ave agarrou de maneira fulminante, divulgando a conclusão do negócio apenas quando o médio já se encontrava a trabalhar com o grupo. A operação, gerida pelo diretor-geral, Miguel Ribeiro, dá início a um novo ciclo de atuação dos vila-condenses no mercado, investindo decididamente em apostas de elevado potencial para Nuno Espírito Santo lapidar, mas com garantias de rendimento imediato.

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/rio_ave/interior_premium.aspx?content_id=832627