segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Notícia O Norte Desportivo

RIO AVE SOFRE MAS ELIMINA OLHANENSE

Depois de uma igualdade a 2-2, no final do tempo regulamentar, e 3-3 no prolongamento, o Rio Ave qualificou-se ontem para os «oitavos» da Taça de Portugal, afastando o Olhanense, apenas nas grandes penali-dades, dramáticas já que se falharam, de parte a parte, sete – Toy, Fumo, Rui Duarte e Ricardo Silva, para o Olhanense, e Milhazes, Ronaldo e Vilas Boas, para o Rio Ave – das 10 marcadas, pois apenas Evandro e Vítor Gomes, para os da casa, e Djalmir, para os forasteiros, foram certeiros.
Rio Ave, 2 Mora; Vítor Gomes, Danielson, Bruno Mendes e Fábio Faria (Ribeiro, 84); Milhazes, André Vilas Boas e Tiago Terroso (André Serrão, 56); Evandro, Chidi (Ronaldo, 81) e Keita. Treinador: João Eusébio.
Olhanense, 2 Bruno Veríssimo; Pedro Correia (Ricardo Silva, 73), Sandro, Javier e Steven Vitória (Fumo, 73); Hugo Luz, Marco Couto e Guga (Djalmir, 106); Rui Duarte, Toy e Bruno Mestre. Treinador: Diamantino Miranda.
Árbitro: João Capela, de Lisboa. Jogo disputado no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.
Ao intervalo: 1-1. Após 90 minutos: 2-2.
Marcadores: Milhazes (17), Sandro (22), Chidi (69), Toy (80), Keita (99) e Fumo (109). Cartões amarelos: Sandro (36), Danielson (44), Pedro Correia (51), Bruno Mendes (61) e Javier (71).

http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=1679ac8271bc65659e95a2e13c0b73ef

Notícia MaisFutebol

Taça: Rio Ave sofreu para bater Olhanense nos penalties (3-3, 2-1 g.p.)

O Rio Ave sofreu a bom sofrer diante do Olhanense, mas seguiu em frente na Taça de Portugal no desempate por grandes penalidades (2-1) depois de um empate 3-3 no final do prolongamento.
A equipa de Vila de Conde esteve na frente do marcador por três vezes, mas os algarvios conseguiram sempre o empate. Milhazes foi o primeiro a marcar, aos 22 minutos, mas Sandro empatou dois minutos depois. Na segunda parte, mais dois golos para cada lado. Chido (69m) para o Rio Ave e Toy (80m), na marcação de uma grande penalidade, para a equipa de Olhão.
A tenacidade dos algarvios levou o jogo para prolongamento, mas o Rio Ave voltou a ganhar vantagem, aos 98 minutos, por Keyta. Quando tudo parecia estar decidido, novo golo do Olhanense, aos 108 minutos, assinado por Fumo, a adiar todas as decisões para a lotaria das grandes penalidades onde a equipa de Vila do Conde foi mais feliz, graças a uma tarde de inspiração do guarda-redes Mora numa contenda em que foram mais os pontapés falhados do que os acertados (2-1).

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=905654&div_id=1442

Notícia O Jogo

Pouca parra e muita uva

Olhando para os seis golos marcados, até se poderia pensar que foi um grande jogo. Puro engano. Emoção não faltou, mas bola foi quase sempre mal- tratada, acabando por seguir em frente a equipa que mais trabalhou pela vitória, numa inacreditável série de penáltis. O Olhanense falhou quatro e o Rio Ave "apenas" três, repetindo a dose com que eliminou o Odivelas.
Depois de ter perdido com o Rio Ave na Póvoa, comandando o Varzim, Diamantino Miranda aprendeu a lição e jogou em função do adversário, igualando o 3x5x2 de João Eusébio e equilibrando as marcações. Porém, voltou a perder o duelo. As falhas começaram no golo de Milhazes, surgido de um livre lateral, com total passividade dos algarvios, que marcaram de seguida no primeiro remate à baliza de Mora, num cabeceamento de Sandro, após livre de Rui Duarte. Depois de muito domínio na primeira parte, com um golo anulado a Keita e uma bola ao poste, o Rio Ave marcou por Chidi, mas logo surgiu novo empate por Toy, numa altura em que Diamantino mudou para 4x3x3. No prolongamento, marcou primeiro o Rio Ave, mas o Olhanense viria teimosamente a empatar, caindo apenas na marca dos onze metros.
OS TÉCNICOS
"Foi um jogo excelente contra uma das melhores equipas da II Liga, mas com três golos irregulares, dois deles para o Rio Ave"
Diamantino Miranda, treinador do Olhanense
"A sorte custa suor. Procurámos mais a vitória e os golos que sofremos foram caricatos. Queremos ir o mais longe possível"
João Eusébio, treinador do Rio Ave

Rio Ave 3 - Olhanense 3 (2-1, g.p)
Estádio Rio Ave FC Vila do Conde
Árbitro João Capela (AF Lisboa)
Rio Ave Mora, Danielson, Bruno Mendes, Fábio Faria 88' (Ribeiro 88'), Vítor Gomes, Milhazes, André Vilas Boas, Tiago Terroso 55' (Serrão 55'), Evandro, Keita e Chidi 80' (Ronaldo 80')
Treinador João Eusébio
Suplentes César, Gaspar, André Serrão, Ribeiro, Ricardo Martins e Ronaldo
Olhanense Bruno Veríssimo, Pedro Correia (Fumo 72’), Javier, Sandro, Steven (Ricardo Silva 72’), Hugo Luz, Marco Couto, Guga (Djalmir), Rui Duarte, Bruno Mestre e Toy
Treinador Diamantino Miranda
Suplentes Walter, Loukima, Messi, Fumo, Djalmir, João Martins e Ricardo Silva
Marcadores 1-0 Milhazes 16' 1-1 Sandro 21' 2-1 Chidi [68']; 2-2 Toy [75'] 3-2 Keita [98']. 3-3 Fumo [108'].
Cartões amarelos Sandro (34'), Pedro Correia (49'), Bruno Mendes (60') e Javier (70')

texto ANDRÉ VELOSO GOMES - http://www.ojogo.pt/23-334/artigo684234.asp

Notícia Futebolar

O Rio Ave qualificou-se hoje para os oitavos-de-final da Taça de Portugal em futebol ao bater o Olhanense por 5-4, no desempate por grandes penalidades, após o 3-3 no final do prolongamento.
Num encontro entre duas equipas da Liga de Honra, o Rio Ave impôs-se no "sprint" final. Tudo ficou resolvido na lotaria dos penáltis, depois de um longa maratona de quase 130 minutos (incluindo descontos) de futebol pobre, apesar dos seis golos marcados, quatro no tempo regulamentar e dois no prolongamento.
As primeiras grandes penalidades foram desperdiçadas, até que Djalmir e Evandro marcaram. Seguiram-se mais dois penaltis falhados, até que, por fim, Vítor Gomes decidiu a eliminatória a favor do Rio Ave.
A primeira parte deste jogo deixou poucas saudades, apesar dos dois golos marcados, um para cada equipa, todos obtidos de livre. O primeiro foi para o Rio Ave e o seu autor foi Milhazes, que surpreendeu a equipa visitante com um cruzamento (ou um remate?) que fez a bola seguir directamente para o fundo da baliza de Bruno Veríssimo (17).
O Olhanense igualou quatro minutos depois, também após um livre. Rui Duarte cobrou a falta e o central Sandro, sem oposição, cabeceou sem hipótese para Mora, fazendo o 1-1 e pondo mais uma vez em evidência as notórias debilidades vilacondenses nas bolas paradas e no jogo aéreo.
De resto, os primeiros 45 minutos foram de um modo geral mal jogados pelas duas equipas. O Rio Ave atacou mais, mas quase sempre mal, sem velocidade e imaginação e de um modo muito previsível, facilitando muito a vida ao conjunto treinado por Diamantino Miranda.
Nas duas três vezes em que o Rio Ave acelerou um pouco mais, sobretudo graças a Milhazes, o Olhanense tremeu. Num desses raros lances, aliás, o mais vistoso do primeiro tempo, Keita chegou mesmo a introduzir a bola na baliza de Bruno Veríssimo, mas a jogada foi anulada por alegado fora de jogo.
A segunda parte não trouxe grandes melhoras e as duas equipa continuaram a destacar-se pela mediocridade do futebol praticado. No Rio Ave, as ausências dos médios Delson e Niquinha deixaram a equipa muito fragilizada e sem ideias.
Ainda assim, o Rio Ave conseguiu fazer o 2-1, num lance bem gizado por Evandro e melhor finalizado por Chidi, com um remate forte e rasteiro.
Diamantino Miranda, entretanto, operou duas substituições e o certo é que voltou a empatar e a demonstrar que a defesa do conjunto de Vila do Conde é muito permeável nas bolas aéreas. O golo surgiu de um cruzamento Bruno Mestre, a que Toy, sem oposição, correspondeu com uma cabeçada indefensável (80).
O Olhanense ainda teve mais dois lances perigosos, um deles mesmo sobre a hora, quando Toy, isolado, rematou à figura de Mora, mas a igualdade subsistiu e o jogo foi para prolongamento.
Depois de ter sofrido um golo de bola parada, o Rio Ave "vingou-se" marcando o seu terceiro golo na sequência de um canto, com Evandro a impor-se nas alturas aos centrais adversários e Keita, de cabeça, a empurrar para a baliza e a dar nova vantagem à sua equipa.
Quem pensou que o jogo estava sentenciado enganou-se. Com 109 minutos jogados, os visitantes ainda tiverem força para reagir e empatar pela terceira vez, agora por Fumo, que aproveitou uma bola perdida para fazer o 3-3.
Nos penáltis, o Olhanense teve apenas um remate certeiro e o Rio Ave dois, o que lhe valeu o apuramento para fase seguinte da prova, entre sete penaltis desperdiçados por ambas.
Jogo disputado no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.
Ao intervalo: 1-1.
Após 90 minutos: 2-2.
Marcadores:
1-0, Milhazes, 17 minutos. 1-1, Sandro, 22. 2-1, Chidi, 69. 2-2, Toy, 80. 3-2, Keita, 99. 3-3, Fumo, 109.
Desempate por grandes penalidades:
0-0, Toy falhou. 0-0, Milhazes falhou. 0-0, Fumo falhou. 0-0, Ronaldo falhou. 0-1, Djalmir. 1-1, Evandro. 1-1, Rui Duarte falhou. 1-1, André Vilas Boas falhou. 1-1, Ricardo Silva falhou. 2-1, Vítor Gomes.
Equipas:
- Rio Ave: Mora, Vítor Gomes, Danielson, Bruno Mendes, Fábio Faria (Ribeiro, 84), Milhazes, André Vilas Boas, Tiago Terroso (André Serrão, 56), Evandro, Chidi (Ronaldo, 81) e Keita.
(Suplentes: César, Ribeiro, Gaspar, André Serrão, Ricardo Martins e Ronaldo).
- Olhanense: Bruno Veríssimo, Pedro Correia (Ricardo Silva, 73), Sandro, Javier, Steven Vitória (Fumo, 73), Hugo Luz, Marco Couto, Guga (Djalmir, 106), Rui Duarte, Toy e Bruno Mestre.
(Suplentes: Walter, Loukima, Messi, Fumo, Djalmir, João Martins e Ricardo Silva).
Árbitro: João Capela (Lisboa).
Acção disciplinar: cartões amarelos para Sandro (36), Danielson (44), Pedro Correia (51), Bruno Mendes (61) e Javier (71).
Assistência: cerca de 250 espectadores.

texto AYM. - http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20080120/taca-rio-ave-olhanense

Notícia Record

Rio Ave-Olhanense, 3-3 (2-1 gp): Emoção durou até ao final - 21-1-2008
ONDA DE LESÕES COMPLICOU A VIDA DOS VILACONDENSES
O Rio Ave continua na Taça de Portugal, tendo vencido o Olhanense nas grandes penalidades. Foi, pois, uma vitória suada e na qual os locais quase pagavam a factura da onda de lesões que os tem apoquentado: estavam impedidos de fazer alinhar meia dúzia de jogadores base, o que obrigou à chamada de um júnior que actuara no sábado, num banco que, ainda assim, só teve seis jogadores.Mas o Rio Ave foi a equipa que entrou melhor no jogo, adiantando-se no marcador à passagem do primeiro quarto de hora. O Olhanense reagiu, empatando após um livre em que Sandro aproveitou a deficiente marcação de adversários para cabecear com êxito. E foi no "marco-eu-marcas-tu" que o jogo ganhou emoção, já que tecnicamente esteve pouco famoso. Os locais estiveram à frente do marcador por três vezes e em outras tantas os algarvios chegaram à igualdade.Foi notória a dificuldade do Rio Ave para encobrir tantas ausências, o que nem sempre foi bem aproveitado pelo Olhanense, que também evidenciou carências técnicas. A incerteza no resultado arrastou-se até final do jogo e ainda para lá do período de prolongamento.Na marcação das penalidades, apenas os vila-condenses Evandro e Vítor Gomes e o algarvio Djalmir conseguiram transformar os remates em golo, mas muito por mérito dos dois guardiões, que defenderam dois cada um.

texto L.L. - http://www.record.pt/noticia.asp?id=772217&idCanal=5

Arcos do Inferno – 19-1-2008
ÚNICA EQUIPA COM MAIS PONTOS FORA DO QUE EM CASA
Trata-se de um caso sem paralelo nos campeonatos profissionais. O Rio Ave é o único clube que soma mais pontos fora (14) do que em casa (13), superando dois emblemas que repartem o pecúlio com perfeito equilíbrio (Benfica com 15+15 e Olhanense com 12+12).
Os algarvios visitam amanhã o Estádios dos Arcos, para a Taça de Portugal, com Diamantino Miranda ao leme, o treinador que sofreu na carne o último triunfo dos homens de João Eusébio no dérbi realizado na Póvoa a 16 de Dezembro. A partir daí, em mais de um mês, o Rio Ave somou apenas 1 ponto em 9 possíveis, desperdiçando a liderança e derrapando para uma tendência perigosa.
Intrigante e a justificar terapia de grupo pelo seu vector psicológico, é a continuação da incapacidade de capitalizar os jogos em casa, em contraste com o rendimento destacado em viagem (o melhor da Honra com o Olhanense logo a seguir...). A subida de divisão, na época passada, foi comprometida intramuros contra Portimonense e Gondomar, e o antídoto táctico de João Eusébio, recorrendo aos 3 defesas, foi esvaziado pela onda de lesões.Resta a consolação de o triunfo na última ronda da Taça contra o Rebordosa ter sido obtido em casa com Keita em grande. A prova dos nove está marcada para amanhã.

texto VÍTOR PINTO E LUÍS LEAL - http://www.record.pt/noticia.asp?id=771969&idCanal=21

Notícia O Norte Desportivo

LESÕES LIMITAM OPÇÕES DE JOÃO EUSÉBIO – 19-1-2008

Paiva, Samson, Délson, Henrique, Niquinha e Alfredo Quaresma vão falhar a recepção do Rio Ave ao Olhanense, em jogo a contar para a V eliminatória da Taça de Portugal. Os seis jogadores, que se encontram a recuperar de problemas físicos, não vão poder entrar nas contas do técnico João Eusébio para o duelo entre duas equipas que competem no mesmo escalão. Noutro sentido, os bilhetes para o jogo já estão disponíveis para o público, podendo ser adquiridos na secretária do Rio Ave. Os preços variam entre os 5 e 10 euros, para os sócios de ambos os clubes e para o público em geral, respectivamente.

http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=eeabb27857dabba2b4d8078c05ec31db

Notícia Rádio Linear

Rio Ave quer chegar longe na taça - 18-01-2008

Apesar da crise de resultados no campeonato e das limitações do plantel, o Rio Ave não vai abdicar da taça de Portugal.
A formação vila-condense, que já esteve por uma vez na final do Jamor, pretende chegar o mais longe possível na competição.
Francisco Costa sublinha que o Rio Ave vai aproveitar o jogo da 5ª eliminatória da taça de Portugal para dar um pontapé na crise de resultados.
Para a recepção ao Olhanense, equipa da Liga de Honra, o treinador João Eusébio já poderá contar com o contributo de Gaspar, Miguel Lopes e Milhazes.
Indisponíveis estão Niquinha, Paiva, Delson, Sansom e Henrique que não joga mais esta temporada.
O treinador-adjunto do Rio Ave adianta que está à espera de um adversário motivado, mas adverte que o plantel vila-condense está a recuperar no aspecto psicológico e também ao nível das lesões.
Depois de ter eliminado o Odivelas e o Rebordosa, o Rio Ave mede agora forças com o Olhanense, na 5ª eliminatória da taça de Portugal.
O jogo realiza-se no próximo domingo às 3 horas da tarde.

http://www.radiolinear.com/

Notícia Rio Ave F.C.

Taça: Rio Ave apurado para 8ºs de final – 20.01.08
O Rio Ave apurou-se, esta tarde, para os oitavos de final da Taça de Portugal, após vencer o Olhanense por 5 x 4 (resultado final após marcação de grandes penalidades). Uma vitória importante, não só para o percurso que a equipa tem vindo a fazer na prova, mas também como sinal de viragem numa fase menos positiva que a formação local tem atravessado no campeonato. Num jogo em que o Rio Ave dominou, colocando-se sempre em vantagem, o Olhanense correu atrás do prejuízo e conseguiu igualar os dois golos marcados pelo Rio Ave durante o tempo regulamentar, obrigando à realização de prolongamento. Aqui, os golos voltaram a surgir, contribuindo para um espectáculo de futebol emocionante, com ambas as equipas a marcar. O jogo haveria de ser decidido através da marcação de grandes penalidades, cabendo a Vítor Gomes o golo decisivo e que assegurou a vitória do Rio Ave, garantindo a passagem à fase seguinte. O sorteio dos oitavos de final está marcado para a próxima 3ª feira.

Futsal: Rio Ave aproxima-se do topo – 20.01.08
A equipa de futsal do Rio Ave está cada vez mais próxima dos lugares cimeiros da tabela classificativa do Campeonato Nacional da II Divisão, sendo que apenas três pontos a separam dos lugares que garantem a subida de divisão. Após vencer o Piratas de Creixomil, ontem ao final da tarde, por quatro bolas a uma, a formação orientada por Paulo Morim mantém-se no 4º lugar da tabela, mas agora com 25 pontos. Na próxima jornada, os vilacondenses terão, de resto, uma excelente oportunidade para se aproximarem ainda mais das formações que lideram, tendo em conta que irão disputar o Mogadouro, equipa que actualmente ocupa o 2º lugar, em igualdade pontual (28 pontos) com o líder Modicus.

Convocatórias para as Selecções – 18.01.08
Fábio Faria e Ricardo Martins integram as convocatórias para os próximos compromissos das Selecções Nacionais de Sub-19 e Sub-18, respectivamente. No quadro da preparação para a Ronda de Elite, Agostinho Oliveira, responsável pela Selecção Nacional Sub-19, divulgou os convocados para os dois jogos particulares frente à sua congénere euro-asiática. Para este duplo compromisso, o Seleccionador Nacional de Juniores vai contar com 22 jogadores, entre eles Fábio Faria. Já Ricardo Martins integra a escolha de Ilídio Vale, responsável pela Selecção Nacional Sub-18, para os jogos a realizar frente à Dinamarca. Os primeiros desafios de ambas as Selecções estão marcados para o próximo dia 22.

Camadas Jovens: Próximos jogos – 18.01.08
A competição das equipas de formação do Rio Ave prossegue, este fim-de-semana, com a realização de vários jogos em Vila do Conde, o que permite uma maior e sempre desejável afluência de adeptos ao estádio para apoiar as formações jovens. Do mapa de desafios da jornada, destaca-se a recepção ao Vizela por parte da equipa de juniores. Os jogos do fim-de-semana são os seguintes: Rio Ave x Vizela (Nacional de Juniores, sábado, 15 horas), Rio Ave x Coimbrões (Juvenis 1ª Divisão, sábado, 13 horas), Rio Ave x Leça (Juvenis 2ª Divisão, domingo, 9 horas), Rio Ave x Coimbrões (Iniciados 1ª Divisão, domingo, 11 horas), Progresso x Rio Ave (Iniciados 2ª Divisão, domingo, 11 horas) e Águas Santas x Rio Ave (Infantis 2ª Divisão, sábado, 13.15 horas).

http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm