terça-feira, 30 de abril de 2013

Record premium (30-4-2013)

Já só sobra um lugar no comboio europeu
CINCO NA LUTA PELA UEFA
Terça-Feira, 30 abril de 2013 | 07:36
Autor: MIGUEL AMARO
Fotos: PEDRO FERREIRA

Estoril, Rio Ave, Sporting, Marítimo e Nacional, pela ordem da atual classificação, vão lutar nas derradeiras três jornadas da 1.ª Liga pela última vaga europeia para 2013/14. Os cinco clubes, classificados entre o 5.º e o 10.º lugares, estão separados apenas por quatro pontos na tabela, ou seja, uma vitória pode proporcionar um sobe e desce entre os cinco nas próximas semanas e a luta promete durar até ao fim da Liga.

A atual situação acontece porque duas das vagas portuguesas na próxima edição da Liga Europa estão ocupadas. O Paços de Ferreira já assegurou o lugar europeu – seja na Champions ou na segunda prova do calendário da UEFA – e o V. Guimarães também lá está, por ser finalista da Taça de Portugal frente ao Benfica. O Sp. Braga não está matematicamente apurado mas, com 8 pontos de avanço sobre o Estoril (5.º classificado), é como se já tivesse o passaporte carimbado. A luta resume-se, portanto, aos cinco clubes já indicados.

Comecemos a análise pelo 8.º classificado. Pela lógica da classificação, nem seria o clube com mais hipóteses, mas quando o ocupante do posto é o Sporting, o caso muda de figura. Os leões estão num lugar impensável no início da época mas que, perante as exibições durante dois terços da Liga, é até estranho que estejam só a dois pontos da Europa. Sporting que foi o principal causador deste reboliço, pois ocupa uma posição anormal, dado o seu historial. Ao perder tantos pontos, originou a confusão atual.

Por outro lado, a equipa de Jesualdo Ferreira tem vários aspetos a favor, além do nome. Passa pela melhor fase da época e está a crescer em termos exibicionais. Com um calendário acessível – excetuando a deslocação a Paços –, os leões podem perfeitamente somar de 6 a 9 pontos até final, algo que a concorrência dificilmente conseguirá.

Análise

O Rio Ave (7.º) parece ter o calendário mais fácil, pois joga com três adversários da zona baixa da tabela. No entanto, o facto de ter dois dos jogos fora pode acabar com esta teoria das facilidades.

O Nacional (10.º) enfrenta o calendário mais difícil, com FC Porto e Sp. Braga pelo caminho. Parece impossível chegar ao lugar europeu, mas um triunfo sobre o campeão nacional, na próxima ronda, pode moralizar os homens de Machado.

O Marítimo já passou, ontem com o Benfica, o teste mais difícil, porque agora defronta dois aflitos e o já qualificado V. Guimarães. Os verde-rubros estão a quatro pontos do 5.º lugar mas, ainda há duas épocas, carimbaram o passaporte europeu na última ronda e em Guimarães – exemplo que será, seguramente, recordado.

Finalmente o Estoril, 5.º da tabela e uma espécie de convidado surpresa. Os canarinhos têm a favor o seu bom momento e a falta de pressão, pois ninguém lhes exige a Europa. Contra si têm o próximo jogo: na Luz, contra o Benfica.

Três ainda lutam contra os dois últimos da tabela

Classificar como fáceis ou difíceis os jogos desta fase da época tem sempre grande grau de subjetividade, mas o calendário destes candidatos à Europa tem alguns pontos em comum, desde logo uma coincidência: três das cinco equipas ainda vão defrontar Olhanense e Beira-Mar, os dois últimos da tabela. Numa leitura otimista, os adeptos de Estoril, Rio Ave, Sporting e Marítimo podem pensar que vão ser jogos fáceis; os mais pessimistas, ou os adeptos dos outros concorrentes, podem ver a coisa de outra forma: Olhanense e Beira-Mar estão aflitos e precisam de pontuar.

Entre os cinco candidatos à Liga Europa, o Nacional é o único a não se cruzar nem com os homens de Olhão nem com os aveirenses nas últimas quatro rondas mas, com o calendário da equipa de Manuel Machado, seguramente, nenhum dos outros trocaria de papel.

Como está o confronto direto

Com cinco candidatos a uma vaga é muito possível que, no final da época, o apurado termine a Liga empatado com outro clube. Com todos os jogos entre os cinco concorrentes já disputados, o cenário atual é o seguinte:

Estoril tem vantagem sobre três dos adversários. Os canarinhos não podem terminar empatados com o Rio Ave, devido aos golos fora: perderam na Amoreira (1-3)e venceram em Vila do Conde (0-2). De resto, têm vantagem sobre Marítimo (3-1 e 1-2), Nacional (0-1 e 4-0) e Sporting (2-2 e 3-1)

Rio Ave só não pode acabar a Liga em igualdade com o Marítimo (1-1 e 0-1) porque em relação ao resto da concorrência está em vantagem no confronto direto: Estoril (3-1 e 0-2); Nacional (2-1 e 1-1)e Sporting (1-0 e 2-1)

Sporting só tem vantagem sobre o Nacional, graças à vitória na última ronda. Com os restantes, por incrível que pareça, os leões são sempre afastados da Europa pelo confronto direto, porque só fizeram um ponto contra o Estoril, outro com o Marítimo e não pontuaram com o Rio Ave

Marítimo também pode terminar empatado com três dos concorrentes. Tem vantagem com o Nacional (2-0 e 1-2),Rio Ave (1-1 e 1-0) e Sporting (1-1 e 1-0). Os verde-rubros só perdem para o Estoril, por um golo de diferença

Nacional está em desvantagem com todos. Tinha de vencer (ou empatar com mais de um golo) em Alvalade para ficar em vantagem sobre um dos concorrentes mas não conseguiu. De resto, não pode terminar empatado com Estoril (1-0 e 0-4), Rio Ave (1-1 e 1-2) e Marítimo (2-1 e 0-2)


http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/interior_premium.aspx?content_id=818776