terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Notícia O Jogo

Henrique foi operado e já recupera em casa
Depois de ter sofrido uma grave lesão durante o encontro com o Feirense, que resultou na fractura do perónio, rotura de ligamentos do pé e luxação do tornozelo esquerdos, Henrique, avançado do Rio Ave, foi anteontem operado no hospital da Póvoa de Varzim, e ontem regressou a casa. O atacante vai iniciar um longo período de inactividade, que, na melhor das hipóteses, durará cerca de seis meses. Para além da derrota caseira e a consequente perda da liderança da Liga Vitalis, os vila-condenses perderam, assim, um jogador para o resto da época.
Antes da lesão de Henrique, já o técnico João Eusébio havia sido obrigado a substituir Gaspar, que se queixou de dores no gémeo esquerdo. O central vai falhar o primeiro treino da semana e será reavaliado amanhã, mas tudo indica que possa estar à disposição do treinador para a deslocação a Gondomar na próxima semana.
Igualmente alvos de reavaliação durante a semana serão Paiva, Samson, Delson e Miguel Lopes, atletas que têm estado sob a vigilância do departamento médico do clube.

texto JOSÉ LOPES - http://www.ojogo.pt/23-321/artigo681006.asp

O dia em que o azar não veio só
Começou muito mal o ano do Rio Ave, que ontem, além de sofrer a primeira derrota caseira, perante o Feirense, perdeu dois jogadores por lesão, um deles, Henrique, para o resto da época. Estruturadas num sistema de três centrais, ambas as equipas iniciaram a tarde com remates ao ferro: primeiro Milhazes para o Rio Ave, e logo depois Jorge Leitão, numa jogada de contra-ataque, a principal arma dos azuis. Antes disto, já João Eusébio, aos 13 minutos, se vira obrigado a tirar Gaspar, com dores no gémeo esquerdo, naquele que foi o primeiro sinal de que o dia não seria de feição. Ribeiro ocupou-se, então, do flanco direito, de onde saiu Danielson para uma posição mais central da defesa. Mas era no lado oposto, com um Milhazes a todo o gás, que o Rio Ave procurava empurrar o Feirense para perto da sua área. Conseguiu-o no segundo tempo, altura em que chegou a criar situações de aflição junto da baliza de Hélder Godinho. Chidi e Henrique saíram do banco do Rio Ave à procura da estocada final mas eis que, três minutos depois de entrar, Henrique cai num corte de carrinho de Luciano e, perante o pânico de todos, mantém-se de perna esquerda levantada: fractura do perónio, do maléolo, rotura de ligamentos do pé e luxação do tornozelo. Operado no hospital da Póvoa de Varzim, terá um tempo de paragem nunca inferior a seis meses. João Eusébio lamentaria a agressividade do central durante o jogo e acusou-o de não "ligar" ao ocorrido. Luís Miguel defendeu-o, garantindo que Luciano até pediu para sair quando viu a gravidade da lesão. Com 10 jogadores, o Rio Ave ainda pagaria caro um mau alívio da defesa e viu Gabi, nos descontos, confirmar que um azar nunca chega só.
OS TÉCNICOS
"Temos de levantar a cabeça e sabemos do que somos capazes. Não tivemos a sorte do jogo"
João Eusébio, treinador do Rio Ave
"Ganhámos com uma pontinha de sorte mas também fizemos por isso. Tivemos humildade"
Luís Miguel , treinador do Feirense

texto HUGO M. MONTEIRO - http://www.ojogo.pt/23-320/artigo680858.asp

Notícia Rio Ave F.C.

Camadas Jovens: Resultados – 07.01.08
Da jornada competitiva do fim-de-semana destaque para a vitória da equipa de Infantis que continua a empreender um excelente campeonato, recuperando terreno em relação ao FC Porto que lidera com apenas 1 ponto de diferença sobre a formação vilacondense. Resultados da jornada: Rio Ave, 1 x Candal 1 (Nacional de Juniores, 9º lugar, 28 pontos), Rio Ave, 2 x Arcozelo, 1 (Juvenis 1ª Divisão, 5º lugar, 31 pontos), Rio Ave (desistência do adversário) (Juvenis 2ª Divisão, 7º lugar, 17 pontos), Rio Ave, 0 x Leixões, 0 (Iniciados 1ª Divisão, 4º lugar, 32 pontos), Hernâni Gonçalves, 5 x Rio Ave, 2 (Iniciados 2ª Divisão, 11º lugar, 11 pontos) e Rio Ave, 3 x Bougadense, 2 (Infantis 2ª Divisão, 2º lugar, 40 pontos).

Futebol: Rio Ave, 0 x Feirense, 1 – 06.01.08
A equipa do Rio Ave sofreu, este domingo, uma derrota inesperada na recepção ao Feirense, tendo em conta que a formação vilacondense dominou praticamente todo o encontro, sendo mais notória a sua superioridade perante o adversário durante a 2ª parte. A primeira metade do jogo revelou duas equipas equilibradas, proporcionando um bom espectáculo de futebol, com oportunidades de golo repartidas entre os dois adversários, sendo aceitável o empate ao intervalo. Regressadas do balneário, as equipas entraram em campo para a 2ª parte com ambições diferentes: o Rio Ave passou a dominar muito mais o encontro, enquanto o Feirense parecia apenas limitar-se a defender o resultado, demonstrando satisfação com o empate. Já na recta final do encontro, o jogador do Rio Ave Henrique sofreu uma lesão grave, numa altura em que as substituições vilacondenses estavam já esgotadas, ficando a equipa local reduzida a 10 unidades. Poucos minutos depois, surge o golo inesperado do Feirense que ditou o resultado final, injusto para o Rio Ave.

Futsal: Miramar, 0 x Rio Ave, 1 – 06.01.08
Apesar de se apresentar condicionada, devido ao castigo imposto a três jogadores habitualmente titulares do plantel, vendo-se obrigada a recorrer à convocatória de elementos da formação de Juniores, a equipa de futsal do Rio Ave venceu o Miramar por uma bola a zero, em jogo referente à 10ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão. Com este resultado, a formação orientada por Paulo Morim mantém o 5º lugar, agora com 19 pontos, embora seja possível antever que a classificação sofrerá alterações, dado que, devido ao mau tempo que tem afectado o País nos últimos dias, vários jogos foram adiados, tendo em conta o piso escorregadio dos pavilhões. Na próxima jornada, o Rio Ave desloca-se ao Boticas.

http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm

Notícia Record

Henrique já foi operado
VAI ESTAR PARADO OITO MESES
Henrique foi ontem submetido a uma intervenção cirúrgica no hospital da Póvoa de Varzim e já se encontra em casa a repousar. O avançado, que contraiu uma fractura exposta do perónio esquerdo ao maléolo, uma rotura de ligamentos e uma luxação na mesma perna, no jogo do passado domingo com o Feirense, tem agora pela frente um longo período de recuperação, estimado em oito meses.Um problema para João Eusébio, que vê assim reduzido o número de opções para o ataque vila-condense. A visita dos fogaceiros deixou ainda marcas em Gaspar. O central apresenta uma lesão nos gémeos da perna esquerda e vai ser sujeito a uma ecografia nos próximos dias. Paiva, Samson, Miguel Lopes e Delson continuam em tratamento.

texto LUÍS LEAL - http://www.record.pt/noticia.asp?id=770544&idCanal=21

Liderança isolada para Trofense
VITÓRIA CHEGOU DE GRANDE PENALIDADE
O Trofense aproveitou da melhor forma os deslizes dos principais adversários na luta pela subida à Liga Portuguesa para chegar à liderança isolada com três pontos de vantagem sobre o segundo classificado.A equipa de António Conceição, contudo, teve muitas dificuldades em bater o Portimonense por 1-0. O único golo da partida surgiu perto do final da partida, através de uma grande penalidade convertida por Pinheiro.
O Rio Ave, que dividia a liderança antes desta jornada, foi surpreendido (0-1) em casa pelo Feirense. Quando o nulo parecia permanecer até ao final da partida, a equipa de Santa Maria da Feira chegou ao golo no segundo minuto dos descontos...

http://www.record.pt/noticia.asp?id=770389&idCanal=21

Rio Ave-Feirense, 0-1: Um azar nunca vem só...
EUSÉBIO ACABA COM 10 APÓS COMEÇAR COM QUATRO CENTRAIS
O castigo à inoperância do Rio Ave foi amenizado pelos sucessivos azares nos 15’ finais. Disso não teve culpa o Feirense, aproveitando Gabi para marcar, de primeira, num mau alívio da defesa no período de descontos (5’) depois da lesão horrível de Henrique, 3 minutos após entrar em campo. João Eusébio esgotou as substituições com Henrique para abrir o flanco direito, mas gastou muito tempo a tirar a equipa do 3x4x3 cujo “chuveirinho” na área lançou perigo só pela confusão e não por um jogo fluído que antes do intervalo mereceu assobios das bancadas.A lesão de Henrique deixou o Rio Ave a jogar com 10, que ainda ofereceu um golo no final. Foi preciso trocar Gaspar por lesão, mas se Ribeiro foi para a sua posição de raiz já Danielson deixou a direita e ficou a central. Por fim, Fábio Faria saiu por Chidi e depois de começar com quatro centrais acabou com menos um em campo. Eusébio repetiu erros de “casting”, que, por ironia, foram penalizados da forma duplamente cruel como está descrito.O Feirense fez 3x5x2 e, apesar dos três centrais em sistema assumido há poucas semanas, esteve melhor em campo, adaptado ao figurino táctico. Jorge Leitão respondeu à barra (18’) ao remate de Milhazes ao poste (15’).

texto JOSÉ LUÍS PEREIRA - http://www.record.pt/noticia.asp?id=770413&idCanal=21

Notícia O Norte Desportivo

CRUELDADE DE GABY
O Rio Ave sofreu ontem a primeira derrota em casa na Liga de Honra, permitindo ao Trofense isolar-se no primeiro lugar, numa partida em que perdeu ainda o avançado Henrique, vítima de lesão grave.O Feirense foi o primeiro a criar perigo e a dispor de um canto, mas o Rio Ave reagiu e, aos 14 minutos, Milhazes rematou forte ao poste da baliza à guarda de Hélder Godinho. O Feirense respondeu por Jorge Leitão, que atirou à barra da baliza vilacondense.Apesar disso, a primeira parte terminou sem golos. A segunda começou também sob o signo do equilíbrio, mas o Rio Ave era mais ofensivo. Com a entrada de Chidi para o lugar de Fábio Faria, o Rio Ave tomou conta do jogo e atacou muito, mas mal. Aos 77 minutos, o recém entrado Henrique sofreu uma lesão grave, aparentemente uma fractura da perna esquerda, num despique com Luciano. Apesar disso, o Rio Ave manteve o seu ascendente e esteve mais perto do golo, mas já nos descontos, após um contra-ataque e um mau alívio de Bruno Mendes, o Feirense obteve o 1-0 final, graças a uma recarga certeira de Gaby.Rio AveMora; Danielson, Gaspar (Ribeiro, aos 14 minutos), Bruno Mendes e Fábio Faria (Chidi, 67); Vítor Gomes, Niquinha e Milhazes; Evandro, Keita e Ronaldo (Henrique, 74).FeirenseH. Godinho; Hernâni, Jorge Silva, Luciano e Serginho; Márcio, Tales e Gabi; Tó Miguel (Hélder Castro, 83), Barge (André Soares, 81) e Jorge Leitão.Árbitro: Lucílio Batista (Setúbal). Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde. Ao intervalo: 0-0 Marcador: Gabi (90+2). Cartão amarelo: Luciano (86).

http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=7f5e7850901d8e3a2452442501ae3e8d

TROFENSE CAMPEÃO DE INVERNO
O Trofense sagrou-se ontem campeão de Inverno, ao terminar isolado no primeiro lugar, após vencer o Portimonense e beneficiar da derrota caseira do Rio Ave com o Feirense, na 15.ª jornada, que «fechou» a primeira volta...

http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=be5c95b2bae82a3c5500ee6476b7ab5d

Notícia Futebolar

O Rio Ave sofreu hoje a primeira derrota em casa na Liga de Honra de futebol, com o Feirense (1-0), em jogo da 15ª jornada, e deixou o Trofense isolar-se no primeiro lugar, perdendo ainda o avançado Henrique, vítima de uma lesão grave.
Os vilacondenses apresentaram-se com algumas alterações na sua estrutura base, por lesão do lateral direito Miguel Lopes e do médio criativo Delson. Por isso, Danielson foi para o lugar do primeiro e Milhazes subiu para o meio campo, entrando Fábio Faria para defesa esquerdo.
O Feirense entrou melhor e foi a primeira a criar perigo e a dispor de um canto, mas o Rio Ave reagiu e, aos 14 minutos, Milhazes rematou forte ao poste da baliza à guarda de Hélder Godinho.
Em vez de se acobardar, o Feirense respondeu de igual modo através de Jorge Leitão, que atirou à barra da baliza vilacondense, com Mora batido (19). O jogo ganhou vivacidade, velocidade e até emoção, com as duas equipas jogando de peito aberto em busca do golo.
Apesar disso, a primeira parte terminou sem golos, resultado que ilustrava não só o equilíbrio verificado, mas também a inoperância atacante das duas equipas.
A segunda parte começou também sob o signo do equilíbrio, mas com o Rio Ave mais ofensivo e a quase marcar, por Keita, após um cruzamento tenso da esquerda, que um defensor visitante cortou no último instante (52).
Danielson, Milhazes e Niquinha procuraram dar o exemplo, empurrando a sua equipa para a frente, imprimindo velocidade ao jogo e pressionando, mas nem Ronaldo nem Keita corresponderam.
Com a entrada de Chidi para o lugar de Fábio Faria, o Rio Ave tomou conta do jogo e atacou muito, mas não bem.
Aos 77 minutos, o recém entrado Henrique sofreu uma lesão grave, aparentemente uma fractura da perna esquerda, num despique directo com Luciano. Mau grado ter passado a jogar em inferioridade numérica, o Rio Ave manteve o seu ascendente territorial e técnico e foi, claramente, a equipa que esteve mais perto do golo.
Após um contra-ataque e um mau alívio de Bruno Mendes, e já nos descontos (92), o Feirense obteve o 1-0 final, graças uma recarga certeira de Gaby. Feirense que, sem dúvida, teve a seu favor a chamada sorte do jogo, ao passo que o Rio Ave esteve mal na finalização.
Jogo disputado no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.
Rio Ave - Feirense, 0-1.
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: 0-1, Gabi, 92 minutos.
Equipas:
- Rio Ave: Mora, Danielson, Gaspar (Ribeiro, 14), Bruno Mendes, Fábio Faria (Chidi, 67), Vítor Gomes, Niquinha, Milhazes, Evandro, Keita e Ronaldo (Henrique, 74).
(Suplentes: César, Ribeiro, André Vilas Boas, Tiago Terroso, Alfredo, Chidi e Henrique).
- Feirense: H. Godinho, Hernâni, Jorge Silva, Luciano, Serginho, Márcio, Tales, Gabi, Tó Miguel (Hélder Castro, 83), Barge (André Soares, 81) e Jorge Leitão.
(Suplentes: William, Bruno Sousa, Tiago, Hélder Castro, Mamadi, André Soares e Guima).
Árbitro: Lucílio Batista (Setúbal).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Luciano (86).
Assistência: cerca de 1.000 espectadores.
AYM.
http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20080106/honra-rio-ave-feirense

Notícia Rádio Linear

Feirense impôs 2ª derrota consecutiva ao Rio Ave - 07-01-2008
O Rio Ave foi, ontem, derrotado pelo Feirense por 1-0, na última jornada da primeira volta da Liga de Honra.
O golo que motivou a segunda derrota consecutiva dos vila-condenses foi apontado por Gabi aos 92 minutos, numa altura em que o Rio Ave jogava com 10 unidades devido à grave lesão sofrida pelo brasileiro Henrique.
O treinador João Eusébio considera que o resultado foi condicionado pelas lesões que afectam a equipa.
Por parte do Feirense, Luís Miguel reconhece que a sua equipa foi feliz na conquista dos 3 pontos.
Após a terceira derrota da temporada, o Rio Ave permanece no 2º lugar da Liga de Honra agora com 3 pontos de atraso para o líder, Trofense.

Henrique operado com sucesso à fractura do perónio - 07-01-2008
O avançado brasileiro Henrique foi ontem operado, no hospital da Póvoa de Varzim pelo médico João Nunes, à fractura exposta do perónio esquerdo, ao maléolo, ligamentos e luxação da mesma perna.
A grave lesão do jogador do Rio Ave aconteceu após um lance dividido com o defesa central do Feirense, Luciano.
Henrique recordou à Rádio Linear o momento fatídico ocorrido aos 77 minutos de jogo.
Apesar de considerar que o seu adversário não teve a intenção de o magoar, Henrique considera que Luciano poderia ter evitado o corte de carrinho.
Henrique lesionou-se com gravidade no pé esquerdo e vai falhar o resto da temporada.
O atacante brasileiro do Rio Ave foi ontem operado no hospital da Póvoa de Varzim e deverá estar afastado da competição durante seis meses.

http://www.radiolinear.com/

Notícia JN

Choque frontal na curva do inferno - 7-1-2007

O Rio Ave fechou a primeira volta da Liga de Honra com uma derrota amarga, na recepção ao Feirense. Gabi, em tempo de compensações, assinou o golo que deu três pontos aos azuis. Um castigo pesado para os vila-condenses, que mantêm a vice-liderança da competição, mas viram o Trofense isolar-se no comando, isto numa tarde em que o azar lhes derrubou, com estrondo, a porta de entrada em 2008.A equipa de João Eusébio ofereceu 45 minutos de avanço ao adversário. Desenhado em 3x5x2, o Rio Ave não aproveitou os flancos, ao contrário do Feirense, que, com recurso a estratégia idêntica, conseguiu ser bem mais objectivo. O melhor que os anfitriões conseguiram foi acertar no poste, num tiraço de Milhazes, com resposta quase imediata de Jorge Leitão, que alvejou a barra da baliza de Mora.A segunda parte teve como grande novidade a postura empreendedora do Rio Ave. Solto, a aproveitar o rectângulo todo e a funcionar como o bloco, o vice-líder da Liga de Honra sufocou o Feirense, que apenas se libertou depois de os vila-condenses ficarem reduzidos a dez elementos, no último quarto de hora do encontro.Vale a pena, então, perceber os acasos que transformaram a viragem da competição numa curva infernal para o Rio Ave, mesmo tendo presente que o Feirense acreditou sempre e entrou em Vila do Conde com um plano de jogo claramente virado para a conquista dos pontos.Henrique operadoO primeiro contratempo surgiu aos 14 minutos, quando João Eusébio teve de substituir Gaspar, por lesão. Bem mais grave, aos 77, três minutos depois de entrar em campo, Henrique lesionou-se na sequência de um lance com Luciano. O brasileiro sofreu dupla fractura na perna esquerda (tíbia e malelo), foi, ontem, operado, na Póvoa de Varzim, e só regressa à competição na próxima época.Com as substituições esgotadas, o Rio Ave desmultiplicou-se em alma e até parecia jogar com 11. Esticou-se, iludiu-se e levou com o derradeiro choque - o golo -, na ponta final da partida.

texto Vítor Santos - http://jn.sapo.pt/2008/01/07/desporto/choque_frontal_curva_inferno.html

Líder Trofense distancia-se dos candidatos Rio Ave e Vizela – 7-1-2008
Sorrisos na Trofa. A equipa de António Conceição é, indiscutivelmente, a grande vencedora no fecho da primeira volta da Liga de Honra. Somou os três pontos, diante do "lanterna" Portimonense, e beneficiou dos tropeções de Rio Ave e Vizela para reforçar o primeiro lugar na prova... Uma das grandes surpresas da jornada aconteceu em Vila do Conde, num jogo de má memória para a equipa vila-condense. Para além da lesão grave de Henrique, que tinha entrado três minutos antes para ajudar os companheiros a encontrar o caminho do golo, a formação orientada por João Eusébio perdeu com o Feirense. O Rio Ave acabou por averbar a primeira derrota caseira da época, esbanjando uma oportunidade de se distanciar do Vizela, que tinha perdido, pela manhã, em Olhão...

http://jn.sapo.pt/2008/01/07/desporto/lider_trofense_distanciase_candidato.html

João Eusébio chama todos os disponíveis 6-1-2008
Entrar no novo ano a vencer e consolidar o lugar no comboio dos duros, rumo à Liga, é o objectivo do Rio Ave para a recepção ao Feirense, hoje, pelas 15.30 horas. Para o encontro, o treinador João Eusébio chamou todos os elementos disponíveis, num total de 20 atletas. De fora, ficaram o guardião Paiva, o defesa Miguel Lopes, o médio Delson e o atacante Samson, por continuarem a recuperar de lesão. O Rio Ave terminou o último ano a perder (1-0) na deslocação aos Açores, passando a partilhar a liderança da prova com o Trofense. No reencontro com a sua massa associativa, só a vitória interessa para elevar novamente os indíces de confiança da equipa vila-condense. "Se jogarmos dentro do nosso nível habitual, os três pontos estão claramente ao nosso alcance. Respeitamos o Feirense, estamos conscientes das dificuldades, mas sabemos que temos potencial para vencer a partida", diz o treinador João Eusébio, na abordagem ao encontro com a formação de Santa Maria da Feira. "Temos uma dinâmica de vitória e queremos continuar nos primeiros lugares. A equipa está preparada para as responsabilidades", acrescenta o treinador. O Feirense, que venceu de forma expressiva (3-0) o Varzim na última ronda, apresenta-se em Vila do Conde com o intuito de lutar pela conquista de pontos. Na convocatória do treinador Luís Miguel, destaca-se o regresso do central Mamadi, após a conclusão do processo disciplinar com que foi punido, em virtude de ter viajado para a Guiné sem a aprovação da Direcção liderada por Rodrigo Nunes. O experiente avançado Gaúcho e o médio Carlos André chegaram a acordo para a rescisão de contrato e são menos duas opções no plantel fogaceiro. Jorge Leitão, autor do "hat-trick" que derrubou o Varzim na última ronda, será uma das setas apontadas à baliza vila--condense. "Não me importava de repetir a proeza", confessa o possante avançado.

texto Arnaldo Martins - http://jn.sapo.pt/2008/01/06/desporto/joao_eusebio_chama_todos_disponiveis.html