segunda-feira, 21 de julho de 2008

Notícia Record

Márcio Paiva: «Actuar na Liga é motivante»
GUARDIÃO APOSTADO EM BRILHAR NO REGRESSO AO ESCALÃO PRINCIPAL

Márcio Paiva regressa à Liga depois de ser decisivo na promoção do Rio Ave. Essa confiança é fundamental para enfrentar as provas de fogo contra Benfica e FC Porto, no arranque do campeonato. “Se actuar na Liga é motivante, o facto de jogar diante de dois dos grandes logo no início ainda motiva mais. Vamos tentar entrar o melhor possível”, promete.
Do ponto de vista pessoal, o objectivo é fácil de enunciar. “Esta é a grande hipótese para relançar a minha carreira, depois do que aconteceu em Guimarães. Vou tentar mostrar o meu real valor”, vincou, recordando a despromoção dos minhotos.
Para esquecer essa página negra, nada como ser parte importante de uma subida. “Encaro tudo com naturalidade”, contrapõe, concentrando-se em “ajudar o Rio Ave a somar, o quanto antes, os pontos necessários à permanência. Conseguindo uma boa prestação colectiva, então as individualidades poderão sobressair”, explica.
Nesse capítulo, e mesmo destacando não estar “obcecado com o que quer que seja”, o guardião de 27 anos avisa que “todos os jogadores desejam sempre chegar mais alto na sua carreira e atingir a Selecção Nacional. Eu não sou excepção”, conclui.
Mais informações na edição impressa de Record

Autor
: SHEILA FIGUEIREDO E VÍTOR PINTO Data: Segunda-feira, 21 Julho de 2008 - 02:26 http://www.record.pt/noticia.asp?id=796158&idCanal=21

Notícia Record - fim de semana

Vitória por 1-0 sobre o Gil Vicente
FERNANDO CHALANA ASSISTIU AO JOGO

O Rio Ave venceu, este sábado, o Gil Vicente por 1-0. A formação da casa dominou a partida, tendo marcado aos 47 minutos por intermédio de Bruno Mendes. A equipa de Vila do Conde prepara, assim, a sua primeira jornada na Liga Sagres, onde vai receber o Benfica. Fernando Chalana, treinador-adjunto dos encarnados, assistiu ao jogo.
Data: Sabado, 19 Julho de 2008 - 14:21 - http://www.record.pt/noticia.asp?id=796005&idCanal=21

Espionagem ao Benfica
JOÃO EUSÉBIO VAI DEFINIR ESTRATÉGIA

Chalana esteve em Freamunde a observar o Rio Ave, preparando o arranque da Liga, mas João Eusébio vai responder na mesma moeda a Quique Flores e as missões de contra-espionagem já estão a ser delineadas pela equipa técnica vila-condense. Entretanto, os nigerianos Chidi e Samson não tomaram parte no apronto de ontem. O defesa, refira-se, espera encontrar colocação no início da próxima semana.
Autor: L.L. Data: Sabado, 19 Julho de 2008 - 02:42 - http://www.record.pt/noticia.asp?id=795973&idCanal=21

Notícia O Jogo

Carvalhas é para hoje

O plantel vila-condense reuniu-se ontem a seguir ao jantar e rumou para Ofir, onde realizará um curto estágio, que contempla dois treinos por dia até ao final da semana. Assim, a preparação recomeça hoje bem cedo, sendo que a novidade deverá ser a presença de André Carvalhas, um extremo emprestado pelo Benfica até ao final da época. De fora das opções do técnico estão Ribeiro e Samson. Apesar de ainda terem contrato com o clube, os jogadores já foram informados de que não vão fazer parte do plantel, pelo que nem sequer integraram a comitiva que viajou para Ofir. Os atletas vão permanecer em Vila do Conde, onde vão treinar à parte até que seja encontrada uma solução que vá de encontro às expectativas de todas as partes. Quem está em Ofir é o avançado Chidi, apesar de não ter qualquer vínculo com o Rio Ave. Informado pelos responsáveis do Timisoara, da Roménia, de que não faz parte das opções técnicas, o atacante pretende rescindir o contrato que assinou no final da última época.

texto ANDRÉ VELOSO GOMES - http://www.ojogo.pt/24-151/artigo735527.asp

Notícas O Jogo - fim de semana

O cinismo como imagem de marca vila-condense

Numa manhã de intenso calor e com pouco público, Rio Ave e Gil Vicente mostraram mais virtudes que defeitos. Os vila-condenses, atendendo aos 12 treinos realizados, mostraram que a evolução física e táctica irá levar a equipa para outros patamares. O 4x4x2 já vem da época passada e são poucos os reforços, por isso, mesmo que o cinismo revelado neste jogo, tal como numa boa parte da última época, tenha dado a bola ao adversário para criar perigo na surpresa.
O Gil Vicente voltou a apresentar-se em 4x3x3 e mandou mais na primeira parte, mas as grandes oportunidades surgiram na sua baliza. Primeiro foi Ronaldo a falhar isolado, após passe de Terroso, um dos melhores em campo e que viria a acertar no ferro na marcação de um livre, tendo, na mesma jogada, o central Pedro Ribeiro enviado nova bola na barra ao tentar aliviar.
A segunda parte, com o Rio Ave mais solto, começou com o golo acrobático do central Bruno Mendes na sequência de um canto apontado por Livramento, outro jogador em destaque.
Alguns atletas do Gil Vicente mostraram bons pormenores, no entanto, por estarem sem números nas camisolas e por terem alinhado seis jogadores que não constavam da ficha de jogo, os elogios ficam guardados para uma próxima oportunidade. Aliás, o presidente António Fiúza afirmou que os jornalistas não têm nada que ver com o assunto, não revelando quem eram os craques utilizados.

Rio Ave 1 - Gil Vicente 0
Local
Estádio do Rio Ave FC Vila do Conde
Árbitro Pedro Estrela Porto
Rio Ave Paiva; Miguel Lopes, Gaspar, Jorge Humberto e Rogério Matias; Wires, Niquinha, Terroso e Evandro; Ronaldo e Mateus
Jogaram ainda: César, Mora, Bruno Novo, Bruno Mendes, Fábio Faria, Sílvio, André Vilas Boas, Delson, Livramento, Tarantini, Semedo e Henrique T João Eusébio
Gil Vicente Marco; Paulo Abrantes, Pedro Ribeiro, Diego Gaúcho e Tiago André; Oscar, João Vilela e Leonel; Igor Souza, Zequinha e Hugo Monteiro
Jogaram ainda: Hugo Marques, Diogo, Leandro Kivel, William, Mauro, Duarte, Bruno Filipe, Tiago Lopes, David, Venu e Simão Coutinho T Neca
Ao intervalo 1-0 Marcadores 1-0 Bruno Mendes 46' Cartões Nada a assinalar
texto ANDRÉ VELOSO GOMES - http://www.ojogo.pt/24-150/artigo735219.asp

COMO JOGARAM OS NOVOS DO RIO AVE
Jorge Humberto
Jogando na certa e impondo-se no jogo aéreo no centro da defesa, o antigo jogador do Santa Clara não teve grandes dificuldades para segurar os adversários e ainda dobrou o defesa-esquerdo Rogério Matias.
Semedo
Rápido mas um pouco trapalhão, o antigo avançado do Odivelas ainda está numa fase de aprendizagem de uma nova realidade. Isolado por Tarantini, falhou uma oportunidade na cara do guardião contrário.
Bruno Novo
Sendo um extremo de raiz, já conhece todos os truques na lateral direita. Com um futebol simples, e mesmo tendo subido poucas vezes, mostrou que pode ser uma boa opção.
Sílvio
O Gil Vicente carregou pouco pelo seu flanco e esteve discreto, mas o seu pé esquerdo mostrou qualidades. Contratado ao Odivelas, terá que evoluir para destronar Rogério Matias na esquerda.
Tarantini
Classe e visão de jogo são características no seu futebol, para lá de se impor com o seu porte atlético. É uma excelente alternativa para '10' e foi o melhor dos reforços.
http://www.ojogo.pt/24-150/artigo735220.asp

Professor Tarantini é aluno na Liga principal
Não sendo um caso único na I Liga, é com certeza um exemplo para os candidatos a futebolistas. Tarantini chegou ao escalão máximo com 25 anos e o futuro, caso não conseguisse fazer o seu pé-de-meia, até no final da carreira, talvez dentro de dez anos, poderia não ser fácil. A verdade é que o currículo de jogador foi sendo construído em função dos estudos. E com muito sucesso!
Tarantini tem licenciaturas em Ciências do Desporto e Educação Física e Desporto Escolar. "Foi uma das minhas prioridades na vida. Os resultados foram positivos e os cinco anos na Covilhã foram bons também por isso" explicou, lembrando que a carreira profissional "termina muito cedo e nem todos podem ser como o Cristiano Ronaldo".
Tarantini está, portanto, habilitado a ser treinador. Mas, neste momento, tem outras ideias. "Gosto mais da área da gestão desportiva e, para já, isso fica de lado", disse o atleta, abordando um "tema tabu": Os estudos ajudam no desempenho da profissão? "Agora começa a haver uma maior abertura, porque os treinadores é que lidam com essa parte e o jogador só tem que cumprir as funções que lhe são impostas. Contudo, ter um conhecimento mais profundo do futebol, pode ajudar", respondeu o pupilo do treinador João Eusébio, aluno universitário de… Ciências do Desporto.
Formado nas camadas jovens do Amarante - "uma boa escola" onde se formaram Ricardo Carvalho, Delfim e Nuno Gomes - no último ano de júnior, e em função da entrada na Universidade da Beira Interior, ingressou no Covilhã. Após cinco épocas como profissional, passou por Gondomar e Portimonense, onde fez cinco golos em 30 jogos, números que abriram as portas do Rio Ave. "É mais uma etapa. Espero que seja uma estreia auspiciosa, pois não quero ser apenas mais um no plantel."
Sentindo-se "mais à vontade" a jogar como médio interior ou ofensivo, também pode alinhar no ataque.

texto A.V.G. - http://www.ojogo.pt/24-149/artigo734952.asp

Notícias MaisFutebol

Rio Ave venceu Gil Vicente em jogo espiado por Chalana

O Rio Ave venceu este sábado o Gil Vicente por 1-0, num amigável realizado em Vila do Conde e que contou com um observador particular. O adjunto do Benfica, Fernando Chalana, espiou o encontro com evidente atenção, procurando retirar notas em relação à formação vila-condense. O Rio Ave, recorde-se, é o primeiro adversário da época para o Benfica, que se desloca a Vila do Conde a 24 de Agosto em jogo da primeira jornada.
Chalana não levou muito que contar a Quique Flores, de resto. O jogo foi próprio de início de temporada, disputado num ritmo lento e sem grandes motivos de interesse. João Eusébio apresentou duas equipas completamente distintas na primeira e na segunda partes, sendo que o resultado foi feito aos 47 minutos, por Bruno Mendes. O central respondeu com um pontapé acrobático a um cruzamento de Livramento.

Redacção SP [ 2008/07/19 | 15:29 ] - http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=973497&div_id=1456

Notícia Rádio Linear

Rio Ave 1 x Gil Vicente 0

Depois de um empate a zero, no 1º jogo da pré-temporada, frente ao Freamunde, o Rio Ave venceu no passado sábado o Gil Vicente, por uma bola a zero.
O golo da vitória foi apontado por Bruno Mendes, aos 2 minutos de jogo da 2ª parte.
João Eusébio sublinha que a equipa está a trabalhar de forma progressiva, há ainda muito a melhorar, no entanto, a vitória foi importante.
Por seu lado o Professor Neca, sublinhou que gostou do jogo, foi um bom teste para o Gil Vicente.
A equipa de Vila do Conde começou ontem o estágio em Ofir e na próxima 4ª feira, às 6 horas da tarde, defronta o Desportivo das Aves.
http://www.radiolinear.com/
21-07-2008