sábado, 7 de julho de 2007

Notícias O Norte Desportivo

RIO AVE APRESENTOU-SE ONTEM OFICIALMENTERIGOR ORÇAMENTAL É PRIORIDADE - 7-7-2007

O regresso ao escalão principal voltará a estar no pensamento do Rio Ave para esta temporada, mas, contudo, sempre com o rigor orçamental em perspectiva. Os vila-condenses apresentaram ontem oficialmente a sua versão para 2007/08.

O Rio Ave promoveu ontem de manhã a apresentação oficial do plantel profissional para a temporada 2007/08. O grupo de trabalho, que continuará a ser liderado por João Eusébio, contará com 15 atletas da última temporada, sendo reforçado por cinco caras novas, ontem apresentadas, e um «velho» conhecido: Gaspar, Ribeiro, Henrique, Miguel Lopes, Luisinho, e o regressado Marquinhos.
De acordo com o presidente Paulo Carvalho, “a abordagem ao próximo campeonato será feita em moldes semelhantes à do ano passado”, destacando-se a “estratégia de equilíbrio financeiro”, o que limita as opções de contratação de novos reforços. Em todo o caso, salientou Paulo Carvalho, “e mantendo o objectivo de equilíbrio entre receitas e despesas, para a presente temporada foi possível reforçar a defesa”, sector que apresentava algumas lacunas na época transacta.
O líder vila-condense referiu que “o plantel oferece garantias de um campeonato tranquilo”, reiterando que “o Rio Ave não se assume como candidato à subida de divisão”, já que os objectivos desportivos – e a sua concretização – são sempre incógnitos, não dependendo exclusivamente das intenções de um só clube.
Nesse sentido, os objectivos do Rio Ave passam por “consolidar as finanças do clube”, seguindo uma “estratégia de promoção de jogadores oriundos das camadas jovens”, onde o trabalho de formação tem sido desenvolvido “de forma séria e muito positiva”, resultando no destaque de alguns jogadores de valor para o Rio Ave e, por sua vez, para o mercado, como, por exemplo, Fábio Coentrão, recentemente vendido ao Benfica.
Na mesma linha de orientação, o treinador João Eusébio afirmou que o objectivo desportivo para a próxima temporada “passa por alcançar o melhor resultado possível, de preferência melhor do que o obtido na época anterior”. Além disso, “o reforço da identidade e espírito de equipa, a promoção de jogadores dos escalões de formação e a sua colocação em Selecções”, são também metas a atingir. Eusébio salientou que “este é o plantel ideal para realizar uma prova tranquila”, manifestando-se “satisfeito com a qualidade dos reforços”.

--------------------------------

INCÓGNITA NIQUINHA AINDA POR DEFINIR

Em relação ao plantel propriamente dito, João Eusébio conta com 23 jogadores já confirmados para a nova temporada, 15 que transitam da última época, aos quais se juntam cinco reforços, um regresso e dois atletas promovidos dos juniores. Por definir continua a situação do veterano Niquinha. A continuidade do brasileiro foi dada como garantida, mas na última semana o acordo para a renovação continuou por atingir. No entanto, o nome do médio consta do plantel apresentado pelos vila-condenses para a temporada de 2007/08 e o presidente Paulo Carvalho dá a continuidade do jogador como garantida, faltando apenas colocar o acordo «preto no branco». Ao que o ND apurou, a Direcção do clube volta a reunir com o jogador depois de amanhã e espera que as negociações cheguem a «bom porto». Tanto que o médio figura mesmo no «dossier» de imprensa da apresentação do plantel...Já o irmão de Niquinha, Marquinhos, vai mesmo integrar o plantel, depois de ter estado emprestado, na última época, às equipas brasileiras do Caldense e do Francana.

-----------------------------

PLANTEL O plantel do Rio Ave terá os seguintes jogadores: Guarda-redes – Adriano, Mora e César. Defesas – Bruno Mendes, Milhazes, Danielson, Fábio Faria (ex-júnior), Gaspar (ex-Belenenses) e Ribeiro (ex-Beira-Mar). Médios – Vilas Boas, André Serrão, Delson, Niquinha, Marquinhos (esteve emprestado), Samson, Vítor Gomes e Tiago Terroso (ex-júnior). Avançados – Evandro, Keita, Chidi, Ronaldo, Henrique (Atlético Paranaense), Miguel Lopes (ex-Operário) e Luisinho (ex- Moreirense).

texto Bruno Teixeira/Paulo Vidalbruno.teixeira@onortedesportivo.com - http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=357e3fcfd0d70949f2521580bb02f25f

Notícias Record

João Eusébio: «Fazer melhor» TÉCNICO APONTA AO TOPO - 7-7-2007

O técnico João Eusébio foi ousado no lançamento oficial da época 2007/08 por parte do Rio Ave. “O nosso objectivo desportivo passa por ganhar jogo a jogo. É quantificar. É subir. É tentar fazer melhor do que o ano passado”, frisou, apontando, assim, como meta para a sua equipa entrar nos dois primeiros lugares.

Pouco antes, Paulo Carvalho tinha uma vez mais relativizado a questão do regresso ao escalão principal. “Rigor orçamental” e “valorização dos activos” vêm antes dos “resultados desportivos” no vocabulário do presidente vila-condense.

“Alguns clubes investiram mais do que nós, por isso que sejam eles a candidatar-se. Internamente, quem vai definir objectivos é o treinador.”

João Eusébio considerou ter ainda “um plantel mais equilibrado”, assegurando que o grupo está fechado. “Nos reforços, só faltou um... o Figo. Estou a brincar”, ressalvou.O coreano Lim Kyu Hyuk terminou o período de experiência e não voltará a treinar-se.

texto VÍTOR PINTO - http://www.record.pt/noticia.asp?id=750628&idCanal=21

Notícias O Jogo

Buracos já tapados mas subir é outra coisa - Paulo Carvalho referiu que a contratação de Ribeiro e Gaspar resolve as lacunas da última época mas não quer embandeirar em arco - 7-7-2007

O Rio Ave apresentou-se ontem oficialmente à Comunicação Social com um discurso que, não sendo o do ataque declarado à subida, mostrou a convicção de que o técnico João Eusébio contará com um plantel mais forte. Os reforços, oito entre contratações, promoções e retornos após empréstimo, não foram em catadupa mas serviram para colmatar a falta que um lateral-direito de raiz e outro central fizeram na última época. O fracasso da contratação de Valnei do Marítimo e o facto de não terem entregue em tempo últil a declaração das finanças e segurança social acentuaram, na altura, aquilo que o presidente Paulo Carvalho apelidou de "deficiência" no plantel. As chegadas de Ribeiro e Gaspar acrescentam, então, uma boa dose de equilíbrio mas não levam o líder vila-condense a prometer, desde já, grandes voos. "Os objectivos são o equilíbrio financeiro, a promoção da matéria-prima do Rio Ave, sua colocação no futebol profissional e resultados desportivos", afirmou, acrescentando que o último "não depende" apenas do clube. Paulo Carvalho observa mesmo que existem concorrentes "que usaram uma taxa de investimento superior" à do Rio Ave e, desse modo, guarda para esses o assumir declarado da candidatura. "Não acredito que nenhum clube diga que a primeira Liga não é um objectivo", lá ressalvou Paulo Carvalho. E foi até onde elevou a fasquia...

texto HUGO M. MONTEIRO -
http://www.ojogo.pt/23-136/artigo643876.asp