segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Notícia O Jogo

Malefícios da alteração da hora - 29-10-2007

Dizem os homens da ciência que o organismo humano demora no mínimo 48 horas a adaptar-se à alteração da hora. No dia em que passámos a viver de acordo com o horário de Inverno, Rio Ave e Penafiel deram razão à tese científica ao proporcionarem um fraco espectáculo, que nem os cinco golos marcados conseguiram disfarçar. Com passes transviados e remates sem nexo, era de prever que os golos só poderiam surgir na sequência de lances fortuitos ou de erros do adversário. À abertura do marcador por intermédio de João Pedro, com a bola rematada a ser desviada por Niquinha, empatou Evandro, de cabeça, beneficiando da falta de marcação na pequena-área penafidelense, nos únicos lances dignos de registo durante a primeira parte. A parte complementar só foi um pouco diferente porque em apenas cinco minutos o Rio Ave marcou dois golos e colocou um ponto final na história do jogo. Com os três pontos no bolso, os vila-condenses até subiram de rendimento, perante um adversário rendido.
Os técnicos
"Estivemos quase sempre por cima do adversário e a vitória é justa. Fomos pacientes, pois sabíamos que o Penafiel vinha jogar no nosso erro" João Eusébio (treinador do Rio Ave)
"Fomos ligeiramente empurrados para trás em certas decisões. A vitória do Rio Ave é justa, embora o resultado seja pesado" António sousa (treinador do Penafiel)

texto JOSÉ LOPES - http://www.ojogo.pt/23-250/artigo667392.asp

Estados de espírito totalmente diferentes - 28-10-2007

De surpresa na Taça da Liga a desilusão na Liga Vitalis. Esta é a realidade do Penafiel, agora orientado por António Sousa, que procura fugir ao último lugar da classificação. Vencer hoje em Vila do Conde é, por isso, o único resultado que interessa ao Penafiel, que já poderá contar com o internacional sub-20 Zequinha, depois de concluído o processo disciplinar interno. A realizar um campeonato tranquilo, durante o qual ainda só por uma vez conheceu a derrota, o Rio Ave quererá certamente aproveitar o factor casa para não perder de vista os lugares da frente.

EQUIPAS PROVÁVEIS
Árbitro
:Olegário Benquerença [AFLeiria] Local: Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.
Rio Ave Paiva ; Ribeiro, Danielson, Bruno Mendes, Milhazes; Delson, Niquinha e Vítor Gomes; Evandro, Ronaldo e Chidi. Outros convocados: César, Gaspar, Miguel Lopes, André Serrão, André Vilas Boas, Luisinho, Fábio Faria e Keita. Indisponíveis: Samson, Rivas e Alfredo Quaresma (lesionados) Treinador: João Eusébio
Penafiel Palatsi; Celso, João Pedro, Kelly e Pedro Araújo; Hélder Sousa, Ferreira e Lourenço; Bakero, Guedes e Zequinha. Outros convocados: Vasco Viana, Dias, Marcones, Rafa, Diego Mourão, Vinícius Calamari, Penela e Nelson Campos. Indisponíveis: Pedro Moreira, Alex e Jacques (lesionados) Treinador: António Sousa

texto J.L. - http://www.ojogo.pt/23-249/artigo667263.asp

Notícia O Norte Desportivo

LÍDER SANTA CLARA GOLEADO NO ESTORILTRIO DE ASSALTO À LIDERANÇA
A 8.ª ronda da Liga de Honra elevou para três o número de «vices» na peugada do líder Santa Clara que, por sua vez, foi goleado no Estoril (5-1). A equipa da Linha partilha o segundo lugar com Rio Ave e Vizela.

Rio Ave e o Estoril foram os grandes vencedores da oitava jornada da Liga Vitalis. Quer a formação vila-condense, quer a equipa da Linha saíram dos respectivos compromissos com goleadas e igualaram o Vizela no segundo lugar da classificação. Os comandados de João Eusébio receberam e golearam o Penafiel por 4-1, equipa que, mesmo com a troca de Rui Bento por António Sousa no comando técnico, tarda em acertar o passo na Liga Vitalis, ao contrário do que tem mostrado na Taça da Liga, onde tem brilhado. Já o Rio Ave, actuando perante o seu público, confirmou a veia goleadora que atravessa e conseguiu o segundo jogo a marcar quatro golos. A equipa duriense ainda se adiantou no marcador por João Pedro, mas foi incapaz de travar o melhor futebol adversário, permitindo que Evandro, Gaspar, Chidi e Niquinha fizeram os golos vila-condenses.

texto Bruno Teixeira - http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=5d2ff575557666439b36677b37830b5a

Notícia Record

Rio Ave-Penafiel, 4-1: Final de bandeira
CANDIDATO AFUNDOU ÚLTIMO EM CANTOS

Segunda reviravolta no marcador em casa (depois de 2-1 ao Aves) lança o candidato Rio Ave no topo e afunda o último com dois golos de canto. Uma demonstração de força a quem juntou eficácia com quatro golos em cinco remates enquadrados na baliza. E uma prova de como o Penafiel, depois dos sustos na 1.ª mão, vai sofrer nas bolas paradas em Leiria para a Taça da Liga: boa 1.ª parte e desânimo com os golos. Com 2-1 em cantos logo antes e depois do intervalo, o Rio Ave geriu, Chidi fuzilou de fora da área e Niquinha fechou com golo de bandeira a 40 metros, da linha lateral, depois de simular cruzamento.

texto J.L.P. - http://www.record.pt/noticia.asp?id=762901&idCanal=21

Notícia JN

Cabeça de Evandro disparou o alarme - 29-10-2007

O Rio Ave goleou o Penafiel, por 4-1, e ascendeu ao segundo lugar da tabela da Liga de Honra, fechando o grupo de perseguidores ao líder Santa Clara. O Penafiel marcou primeiro, criou muitos problemas aos vila-condenses na primeira metade, mas um golo sofrido a quatro minutos do intervalo traiu a estratégia de António Sousa. A segunda parte foi muito diferente, os durienses desuniram-se e entraram num preocupante afundamento psíquico que permitiu à equipa de João Eusébio construir um resultado robusto.Quando João Pedro apontou, na cobrança de um livre directo - com colaboração involuntária de Niquinha -, o primeiro golo do jogo, a insatisfação reinava nas bancadas dos Arcos. O Rio Ave via-se em desvantagem e, pior, não mostrava capacidade para penetrar na organização defensiva adversária. Mas Evandro disparou o alarme, com um cabeceamento vitorioso, mesmo à beira do descanso. A formação do Ave acordou com esse lance, saiu por cima para o descanso e reentrou determinada.A solidez defensiva do Penafiel evaporou-se e os golos surgiram com naturalidade. À semelhança do que havia acontecido no lance da igualdade, os anfitriões voltaram a marcar na sequência de canto (56m). A festa saiu da cabeça oxigenada de Gaspar, num golo que encheu os pulmões dos adeptos. Nova explosão de alegria apenas cinco minutos volvidos, num sensacional remate de Chidi. Estava resolvido um problema que chegou a parecer complicado.António Sousa, de regresso à última casa onde trabalhou antes de voltar ao activo pela porta da Liga de Honra, via o Penafiel desaparecer, sem deixar rasto. E nem a entrada de Zequinha, com outras alterações à mistura, inverteu o rumo do desafio. Niquinha, num tremendo chapéu a Palatsi (88m), conferiu um aspecto ainda mais pesado aos números.
Olegário Benquerença mal
Olegário Benquerença confirmou que não atravessa bom momento. Esteve aceitável na vertente técnica, mas acumulou erros no campo disciplinar. Umas vezes impiedoso, outras benevolente. Sem critério, portanto.

Rio Ave4 Penafiel1 Local Estádio do Rio Ave
Árbitro Olegário Benquerença (Leiria)
Treinador João Eusébio
Paiva, Miguel Lopes, Gaspar, Danielson, Milhazes, Vítor Gomes, Delson, Niquinha, Evandro (André Serrão, 85), Chidi (Henrique, 88) e Ronaldo (Keita, 79)
Treinador António Sousa
Palatsi, Celso (Hélder Sousa, 72), João Pedro, Kelly, Pedro Araújo (Diego Mourão, 87), Ferreira, Dias, Lourenço, Marcones (Zequinha, 62), Bakero e Guedes
Ao intervalo 1-1 Golos João Pedro (29), Evandro (41), Gaspar (56), Chidi (61) e Niquinha (88) Cartão amarelo Palatsi (11), Evandro (37), João Pedro (49), Gaspar (63), Pedro Araújo (63) e Celso (71)
Treinador do Rio Ave "No cômputo geral do desafio, estivemos quase sempre por cima. O Penafiel tem virtudes, mas a minha equipa reagiu bem à desvantagem. Desfrutámos de maior tempo de posse de bola e tivemos mais atitude. A vitória é justa. Esta equipa sabe o que pretende e, quando assim é, temos de ficar satisfeitos."
Treinador do Penafiel "A vitória do Rio Ave é justa. No entanto, o resultado é exagerado. Fomos ligeiramente empurrados para trás. O cartão amarelo ao Palatsi não se justificava e houve alguma arrogância. A partir dessa altura, temi o pior. Temos de corrigir o que não está bem e conseguir uma vitória no próximo jogo da prova, em casa."

texto Vítor Santos - http://jn.sapo.pt/2007/10/29/desporto/cabeca_evandro_disparou_o_alarme.html

Eusébio deseja futebol de ataque - 28-10-2007
João Eusébio está privado dos lesionados Rivas, Alfredo e Samson

O Rio Ave parte como favorito para um dos principais jogos da oitava jornada da Liga de Honra, hoje, pelas 16 horas, diante do Penafiel, mas o treinador João Eusébio já avisou os seus jogadores que a actual classificação da equipa penafidelense não espelha o real valor da equipa orientada por António Sousa, que ainda na última jornada da Taça da Liga venceu (3-1) a União de Leiria.Na última ronda, o Rio Ave empatou a quatro bolas na deslocação a Freamunde, mas o treinador desdramatiza o número de golos sofridos "O nosso modelo de jogo obriga a defesa a jogar com as linhas subidas e isso, por vezes, origina alguns erros. Mas procuramos sempre jogar ao ataque e não vamos abdicar dessa forma de estar". Para a partida de hoje à tarde, João Eusébio está privado de Rivas, Alfredo e Samson, todos a recuperar de lesão. A boa notícia é a recuperação de Miguel Lopes, lateral direito que vinha a realizar um excelente início de campeonato. No Penafiel, António Sousa procura a primeira vitória no campeonato para iniciar a recuperação na tabela classificativa. Na convocatória do experiente treinador, destaca-se a entrada de Zequinha, avançado que enfrentou um processo disciplinar movido pelo clube. Guedes, que treinou condicionado durante a semana, devido a queixas musculares, também está apto para defrontar a formação vila-condense. De fora, devido a lesão, ficam Pedro Moreira, Nélson Campos, Alex e Jacques.
Convocados
Rio Ave Paiva, Ribeiro, Danielson, Bruno Mendes, Milhazes, Delson, Niquinha, Vítor Gomes, Evandro, Ronaldo, Chidi, César, Gaspar, Miguel Lopes, André Serrão, André Vilas Boas, Luisinho, Fábio Faria e Keita.
Penafiel Palatsi, Celso, João Pedro, Hélder Sousa, Kelly, Pedro Araújo, Dias, Lourenço, Ferreira, Marcones, Rafa, Diego Mourão, Vinícius Calamari, Guedes, Bakero, Penela, Nelson Campos e Zequinha.

texto Arnaldo Martins - http://jn.sapo.pt/2007/10/28/desporto/eusebio_deseja_futebol_ataque.html

Notícia MaisFutebol

Liga Vitalis: Rio Ave goleia Penafiel e iguala Vizela e Estoril no segundo lugar

O Rio Ave e o Estoril foram os grandes vencedores da jornada.
Ambos saíram dos respectivos jogos com goleadas, o Rio Ave sobre o Penafiel por 4-1, o Estoril sobre o Santa Clara por 5-1, e com isso igualaram o Vizela no segundo lugar da classificação.
Começando pelo Vizela, a formação de Carlos Garcia podia esteve a escassos segundos de chegar à liderança, depois da derrota da manhã do Santa Clara no Estoril. Um golo de Cláudio logo no primeiro minuto alimentava essa expectativa.
Ao segundo minuto dos descontos, porém, o central Welligton marcou o golo do Portimonense e empatou o jogo.
Com isso o Vizela perdeu dois pontos, não subiu à liderança e permitiu que Rio Ave e Estoril o igualassem no segundo lugar.
Em Vila do Conde, a equipa de João Eusébio confirmou a veia goleadora que atravessa e conseguiu o segundo jogo a marcar quatro golos. Já o Penafiel averbou a primeira derrota sob o comando de António Sousa.
A equipa duriense ainda se adiantou no marcador por João Pedro, mas foi incapaz de travar o melhor futebol adversário: Evandro, Gaspar, Chidi e Niquinha fizeram os golos do Rio Ave.
Ainda relativamente a esta jornada, e para além da vitória do Estoril sobre o Santa Clara, destaque para o empate do Trofense com o Beira Mar. Em caso de vitória qualquer destas equipas se isolaria no segundo lugar, mas o ponto conquistado por ambas deixou-as igualadas no quinto lugar.
Logo a seguir vêm Varzim e Olhanense, com menos um ponto, que se igualaram também no confronto directo.

Resultados da oitava jornada:
Estoril-Santa Clara, 5-1
Trofense-Beira-Mar, 1-1 (Fábio Paim, 67m) (Mateus, 90m)
Feirense-Freamunde, 0-1 (Diogo, 38m, g.p.)
Gondomar-Desp. Aves, 1-1 (Bruno Severino, 85m) (Roberto, 76m)
Portimonense-Vizela, 1-1 (Welligton, 90m) (Cláudio, 1m)
Fátima-Gil Vicente, 1-1 (Cícero, 59m) (Joel, 32m p.b.)
Varzim-Olhanense, 0-0
Rio Ave-Penafiel, 4-1 (Evandro, 40m; Gaspar, 57m; Chidi, 62m; Niquinha, 89m) (João Pedro, 28m)

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=872045&div_id=1442

Notícia Rio Ave F.C.

Rio Ave, 4 x Penafiel, 1 – 28.10.07

Evandro, Gaspar, Chidi e Niquinha foram os autores dos golos com que a equipa do Rio Ave brindou, esta tarde, a sua massa associativa. No regresso à competição, após um período de paragem, a formação vilacondense recebeu o Penafiel (em jogo que marcou o regresso de António Sousa ao Estádio do Rio Ave) e assegurou a conquista de mais três pontos, o que a catapulta para os lugares cimeiros da tabela. O jogo começou sem grandes oportunidades para ambas as equipas, cabendo ao Penafiel a inauguração do marcador. Ainda antes do intervalo, Evandro repõe a igualdade, deixando tudo em aberto para a segunda parte, em que o Rio Ave construiu uma vitória sem contestação.

http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm