quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Notícia Rádio Linear

Taça da Liga - 01-08-2007

Já está escolhido o árbitro que vai dirigir o jogo Portimonense – Rio Ave, da 1ª eliminatória da Taça da Liga.

Hugo Miguel, da Associação de Futebol de Lisboa, será auxiliado por Ricardo Santos e Hernâni Fernandes.

A partida entre Algarvios e vila-condenses realiza-se no próximo domingo, às 5 horas da tarde, no Estádio Municipal de Portimão.

O primeiro desafio oficial do Rio Ave, na nova temporada, vai ter transmissão em directo no canal 1 da RTP e relato na Rádio Linear.

www.radiolinear.com

Notícias JN

Horas e árbitros para a primeira eliminatória

A Taça da Liga arranca no sábado, dia 4,com os encontros Trofense-Feirense e Vizela-Varzim, ambos às 17 horas. Esta primeira eliminatória da Taça Carlsberg, que envolve apenas equipas da Liga de Honra, completa-se no domingo, com a realização de mais seis jogos. Dois deles merecerão honras de transmissão televisiva em directo. Em sinal aberto, a RTP1 emite o Portimonense-Rio Ave, às 17 horas. Já o Gil Vicente-Penafiel será transmitidopela Sport TV1, às 19.45 horas. A primeira ronda da Taça da Liga assinalará também a estreia de três novos árbitros de 1.ª categoria Luís Reforço (Setúbal), João Capela (Lisboa) e Marco Ferreira (Madeira).

Taça Carlsberg - Primeira eliminatória - Sábado (dia 4) Trofense-Feirense ( (17 horas), Luís Reforço (Setúbal); Vizela-Varzim (17), Rui Silva (Vila Real). Domingo (dia 5) Fátima-Santa Clara (16), Bruno Paixão (Setúbal); Estoril Praia-Aves (16), Marco Ferreira (Madeira); Freamunde-Beira-Mar (16), Vasco Santos (Porto); Portimonense-Rio Ave (17/RTP1), Hugo Miguel (Lisboa); Olhanense-Gondomar (17.30), João Capela (Lisboa); Gil Vicente-Penafiel (19.45/Sport TV1), Olegário Benquerença (Leiria).

http://jn.sapo.pt/2007/08/01/desporto/horas_e_arbitros_para_a_primeiraelim.html

Taça da Liga estreia sistema de comunicação
O novo sistema de comunicação dos árbitros vai ser estreado no fim de semana, durante a primeira ronda da nova Taça da Liga. Os aparelhos foram entregues, ontem, por Hermínio Loureiro, presidente da Liga, durante o estágio dos 25 árbitros e 52 assistentes de primeira categoria, na Escola Naval, em Almada.
O organismo que dirige o futebol profissional português investiu 150 mil euros na aquisição dos equipamentos de comunicação. Mas Hermínio Loureiro não considerou "um custo" e justificou o investimento.
"O sistema foi utilizado no Mundial e é o melhor do mercado. Vai permitir decisões mais rápidas e reduzir a margem de erro da arbitragem. Não acabará com os erros, mas os árbitros vão decidir melhor", defendeu.
Os árbitros apitarão as partidas com um auricular e em constante comunicação com os assistentes e o quarto árbitro.
Hermínio Loureiro referiu que o investimento nos novos aparelhos é mais uma etapa na profissionalização da arbitragem. O presidente da Liga deverá revelar depois de amanhã - último dia do estágio na Escola Naval - os árbitros que integrarão o projecto-piloto e reiterou que a profissionalização do sector é um dos objectivos a ser alcançado até ao final do mandato, dentro de quatro anos.
Em relação à profissionalização, o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, Vítor Pereira, esclareceu que os árbitros portugueses são obrigados a escolher o profissionalismo. "Queremos um profissionalismo a 100%, mas damos a escolher ao árbitro se quer manter outra profissão. O nosso modelo não contempla a exclusividade", explicou o dirigente.
A poucos dias do início oficial da nova temporada, o responsável acredita numa época tranquila. "Na época passada, entrámos num novo ciclo de arbitragem, com melhores desempenhos. Esta época, queremos manter as boas exibições", concluiu.

texto Rui Miguel Melo - http://jn.sapo.pt/2007/08/01/desporto/taca_liga_estreia_sistema_comunicaca.html