segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Notícia O Norte Desportivo

GONDOMAR, 2 – RIO AVE, 3 - KEITA AO CAIR DO PANO - 19-8-2007

O Gondomar perdeu ontem no seu reduto de forma injusta frente do Rio Ave. Os forasteiros estiveram por duas vezes em desvantagem e contra a corrente de jogo alcançaram a vitória aos 87 minutos por Keita.

Abriu ontem no Estádio S. Miguel, em Gondomar, a Liga Vitalis. Considerado, por muitos, o jogo mais esperado da ronda inaugural, a verdade é que quem se dirigiu à «Cidade do Ouro» não se arrependeu, sobretudo pelos primeiros 45 minutos que renderam quatro golos.O conjunto comandado por Nicolau Vaqueiro foi quem festejou primeiro, num golaço de Clemente, que rematou colocado fora da área. Sem hipóteses para Mora. Estavam decorridos apenas 16 minutos e a partida até estava morna. O tiro certeiro do avançado gondomarense animou e provocou reacção entre os vilacondenses que viram o árbitro do Porto, Artur Soares Dias, assinalar uma grande penalidade que levantou (e deixou) muitas dúvidas, numa possível falta de Zé Alberto sobre Ronaldo. O defesa-esquerdo Milhazes foi chamado a converter e não desperdiçou. O empate, pelo que ambas as equipas tinham produzido até então justificava-se. Mas foi «sol de pouca dura». Ainda o Rio Ave respirava o empate e já Bruno Severino voltava a pôr os anfitriões na frente do marcador, após a marcação de um livre directo, que sofreu desvio na barreira e traiu Mora. Em busca do empate partiu de imediato a «turma» de Vila de Conde que teve nas cabeças de Henrique (30’), Evandro (31’) e Rómulo (35’) grandes oportunidades, mas sem êxito. Mas o empate estava na mira e chegou a dois minutos do descanso, por Evandro, que já dentro da área rematou cruzado e bateu António Filipe.A segunda parte foi, em grande maioria, do Gondomar. O Rio Ave limitou-se a controlar as operações e nem as alterações levadas a efeito pelo técnico João Eusébio surtiram grande efeito. Mas, diga-se em abono da verdade também, que os segundos 45 minutos foram inferiores, em qualidade de jogo, do que a primeira metade.

Mora, ainda assim, foi chamado mais vezes a intervir, mas a verdade, é que quando todos já esperavam pelo apito final e convencidos do empate, Keita, que tinha rendido Henrique, sacou o coelho da cartola e sentenciou a partida com um golo de excelente efeito. Colocado, fora da área e, com isso, deu ao Rio Ave os primeiros três pontos da temporada. Em suma, uma vitória injusta pelo que o Gondomar produziu e mostrou ao longo dos 90 minutos. A sorte esteve do lado dos vilacondenses, que «vingaram» o resultado da época passada. Aliás, algo que era visível pela euforia e provocação do adjunto Paulo Lima Pereira.

FICHA
Gondomar António Filipe; Zé Alberto, Fabeta, Vítor Fróis e Rómulo; Fernando Aguiar, Dani, Nelsinho (José Pedro, 62) e Bruno Severino (Norinho, 76); Guerreiro (Feliciano, 53) e Clemente. Treinador: Nicolau Vaqueiro.
Rio Ave Mora; Ribeiro, Gaspar, Danielson e Milhazes; Niquinha, Vítor Gomes, Samson (Luisinho, 83) e Evandro; Henrique (Keita, 62) e Ronaldo (Miguel Lopes, 75). Treinador: João Eusébio.
Árbitro: Artur Soares Dias, do Porto. Jogo disputado no Estádio S. Miguel, em Gondomar.
Ao intervalo: 2-2.
Marcadores: Clemente (16), Milhazes (25), Bruno Severino (28), Evandro (43) e Keita (87). Cartões amarelos: Zé Alberto (24), Keita (68) e Milhazes (74).

TREINADORES

SE QUEREM PÔR O GONDOMAR NA II, PONHAM-NO JÁ
No final eram bem distintas as opiniões de ambos os técnicos. O técnico vitorioso destacou o colectivo e disse que a vitória foi justa: “Defrontámos uma equipa muito forte, que jogou perante o seu público e, tudo isso, estava «contra nós». Na primeira parte controlámos todo o jogo e fomos mais fortes. Criámos muitas oportunidades, mas não concretizámos todas. O Gondomar, por seu turno, teve sorte nos golos que conquistou. No segundo tempo a equipa controlou com sabedoria a partida e teve uma atitude notável. Os jogadores mostraram uma maturidade de aplaudir, tiveram um comportamento exemplar e foram inteligentes. O golo do Keita acaba por ser feliz, mas estabeleceu o resultado justo. Vencemos e merecemos”.Nicolau Vaqueiro discordou e não poupou a arbitragem. “Se querem pôr o Gondomar na II Divisão, ponham-no já. Agora assinalarem-se penáltis daqueles… E o golo do Keita nasce de uma falta igual à que pouco antes Fabeta tinha sofrido e nada foi assinalado. Foi uma derrota inglória. Merecíamos a vitória. O Rio Ave não teve praticamente oportunidades de golo e por isso leva três pontos sobejamente injustos”.

texto Sílvia Soaressilvia.soares@onortedesportivo.com - http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=84875f56cd122364db0c84d2b63a2f07

Notícia Rio Ave F.C.

Gondomar, 2 x Rio Ave, 3 - 18.08.07

Confirmando as melhores expectativas, a equipa do Rio Ave começou da melhor forma a sua participação na Liga Vitalis, temporada 07/08. Esta tarde, a formação vilacondense deslocou-se a Gondomar, onde conseguiu impor o seu futebol, levando de vencida o adversário com o resultado final de 2 x 3. Tratou-se de um jogo emotivo até aos instantes finais, sendo que o golo da vitória verde-branco, apontado por Keita, surgiu já praticamente nos minutos derradeiros do encontro.

http://www.rioave-fc.pt/primeira pagina/primeira pagina1.htm

Notícia Rádio Foz do Ave

RIO AVE INICIOU O CAMPEONATO COM O PÉ DIREITO - 2007-08-20

O Rio Ave entrou na temporada 2007/2008 com o pé direito, ao vencer por três bolas a duas no reduto do Gondomar, no passado sábado. Ambas as equipas realizaram uma primeira parte emocionante, equilibrada e com quatro golos apontados. O Gondomar adiantou-se no marcador aos 16 minutos por Clemente, aos 25 minutos Milhazes empatou através de uma grande penalidade, Bruno Severino marcou aos 28 minutos e Evandro igualou a partida aos 43 minutos. Na segunda parte, os gondomarenses desperdiçaram algumas oportunidades e aos 87 minutos Keita apontou o golo da vitória do Rio Ave. No final do encontro, Nicolau Vaqueiro, treinador do Gondomar, afirmou que a sua equipa foi a que mais lutou pela vitória, considerando que o resultado é inglório e injusto. João Eusébio, treinador vilacondense, disse que foi uma vitória justa, salientando a boa atitude dos seus jogadores. Na próxima jornada, a disputar no sábado, às 21h00, os vilacondenses recebem o Portimonense.

http://www.radiofozdoave.pt/web/

Notícia Futebolar

Honra - Gondomar - Rio Ave - 19-8-2007

Um golo de Keita, a três minutos do final, permitiu hoje ao Rio Ave entrar da melhor forma na Liga de Honra de futebol, com uma vitória no terreno do Gondomar por 3-2, na primeira jornada da prova.
A equipa da casa esteve por duas vezes em vantagem, mas a equipa de Vila do Conde respondeu em ambas e acabou mesmo por dar a volta ao resultado, com um grande golo do senegalês.
As equipas demoraram a engrenar no jogo, mas tudo mudou a partir do primeiro golo do Gondomar, que surgiu aos 16 minutos, por intermédio de Clemente.
Depois do golo, a partida aumentou em interesse e intensidade, com os vila-condenses à procura do empate, que surgiu 10 minutos depois, por Milhazes, na conversão de uma grande penalidade. a punir falta de Zé Alberto sobre Ronaldo.
Contudo, três minutos depois, o Gondomar voltaria à vantagem, num livre de Bruno Severino, em que a bola sofreu um desvio e enganou Mora. O Rio Ave não baixou os braços e as situações de perigo sucederam-se até chegar a novo empate, aos 43 minutos, com um remate cruzado de Evandro.
Depois do intervalo, o Gondomar entrou melhor e encostou o Rio Ave às "cordas", mas nunca conseguiu materializar o seu domínio em golos.
Até que, aos 87 minutos, Keita deu a vitória aos vila-condenses. Na única jogada de perigo do Rio Ave na segunda parte, o avançado senegalês fez um "chapéu", sem hipóteses para o guarda-redes do Gondomar.
Pouco depois, Keita voltaria a marcar, mas o golo foi anulado por fora-de-jogo do senegalês.

Jogo no Estádio de S. Miguel, em Gondomar.
Gondomar - Rio Ave, 2-3.
Ao intervalo: 2-2.
Marcadores:
1-0, Clemente, 16 minutos.
1-1, Milhazes, 26 (grande penalidade).
2-1, Bruno Severino, 29.
2-2, Evandro, 43.
2-3, Keita, 87.
Equipas:
- Gondomar: António Filipe, Rómulo, Fabeta, Vítor Fróis, Zé Alberto, Fernando Aguiar, Dani, Nelsinho (José Pedro, 63), Bruno Severino (Norinho, 77), Clemente e Guerreiro (Feliciano, 53).
(Suplentes: Tiago, Vargas, Feliciano, José Pedro, Norinho, João Araújo e João Fernandes).
- Rio Ave: Mora, Ribeiro, Gaspar, Danielson, Milhazes, Niquinha, Samson (Luisinho, 84), Vítor Gomes, Evandro, Henrique (Keita, 63) e Ronaldo (Miguel Lopes, 77).
(Suplentes: César, Miguel Lopes, André Serrão, André Vilas Boas, Marquinhos, Luisinho, Keita).
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Zé Alberto (24), Keita (68) e Milhazes (75).
Assistência: Cerca de 300 espectadores.


DYP texto LUSA - http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20070818/honra-gondomar-rio-ave