segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Notícia Rio Ave F.C.

Futebol: Goleada do Rio Ave na Taça – 09.12.07
O Rio Ave assegurou, esta tarde, a passagem à próxima eliminatória da Taça de Portugal, após impor uma goleada por 6 bolas a uma ao Rebordosa, equipa de Paredes que milita na III Divisão Nacional. A formação vilacondense foi superior ao longo de todo o jogo, começando cedo a construir esta vitória dilatada, com dois golos apontados por Keita ainda no decorrer da 1ª parte. Saindo para o intervalo em vantagem, a equipa de João Eusébio conseguiu criar várias oportunidades de golo e acabou por concretizar as ofensivas à baliza do Rebordosa, terminando o encontro com uma vitória “gorda”, num jogo onde houve tempo para tudo, incluindo uma grande penalidade e um auto-golo, já que o tento do Rebordosa resultou de uma jogada mal calculada por parte do Rio Ave. Keita foi um dos jogadores em destaque, marcando quatro golos. Os restantes foram apontados por Henrique e Tiago Terroso. O sorteio da próxima eliminatória da Taça de Portugal está agendado para quarta-feira, dia 12.

Futsal: Rio Ave, 5 x Gafanha, 1 – 08.12.07
A equipa sénior de futsal do Rio Ave averbou, este sábado, a segunda vitória consecutiva no Campeonato Nacional da II Divisão, tendo derrotado o Gafanha por 5 x 1, em jogo disputado em Vila do Conde. Após este resultado, a formação orientada por Paulo Morim continua a subir na tabela classificativa, ascendendo agora ao 6º lugar, com 10 pontos. A recuperação da equipa parece ser uma evidência nesta altura da prova, com o Rio Ave a demonstrar a sua evolução, depois de um início de campeonato em que defrontou os principais candidatos à subida. Na próxima jornada, a equipa vilacondense desloca-se ao pavilhão do Beira Mar, o último classificado da prova, com 2 pontos.

http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm

Notícia Rádio Linear

Taça: Rio Ave goleou o Rebordosa - 10-12-2007

O Rio Ave resolveu a 4ª eliminatória da Taça de Portugal com uma goleada.
6-1 foi o resultado frente ao Rebordosa.
Keita marcou 4 golos, Henrique e Tiago Terroso fizeram os restantes.
João Eusébio mantém que o adversário era difícil, o mérito do Rio Ave é que tornou as coisas mais fáceis.
Adriano Teixeira, do Rebordosa que não estava à espera de uma goleada, considera que os seus jogadores entraram muito tranquilos e o Rio Ave foi sempre mais forte.
A 5ª eliminatória da Taça joga-se a 20 de Janeiro.
O sorteio é na próxima 4ª feira, dia 12.

http://www.radiolinear.com/

Notícia JN

Inspiração de Keita justificou goleada

A goleada (6-1) do Rio Ave assenta, fundamentalmente, na acção de um só homem, Keita de seu nome.
Ironizando um pouco, pode afirmar-se que este jogo foi Keita e mais dez. E para que não se corra o risco de sermos acusados de estar a exagerar, vamos aos factios. O senegalês marcou quatro golos, foi sobre ele que foi cometido o penálti que originou o 4-0, assinado por Henrique, e foi na sequência de um seu toque precioso de calcanhar que aconteceu o 5-0, este por Tiago Terroso. Portanto, e em resumo, o avançado vila-condense esteve, directa ou indirectamente, ligado aos seis golos.
Para tal, muito contribuiu o desacerto defensivo do Rebordosa, uma equipa que, na eliminatória anterior, tinha sido uma das sensações, ao afastar o Trofense, da Ligade Honra. Agora, foi goleado e o seu golo de honra foi um autogolo de Fábio Faria.
Curiosamente, depois do 1-0, teve dois ensejos para empatar, mas Ita e Vitinha falharam no que seriam os últimos lances de ataque dignos desse nome. Ora, neste tipo de confrontos, em que se verifica uma enorme diferença de capacidades - uma equipa era da Liga de Honra e a outra da 3.ª Divisão -, os mais fracos só passam a ser fortes, caso sejam eficazes. Como tal não sucedeu, os golos foram surgindo como cerejas, mas, de qualquer modo, o resultado foi exagerado, pois o Rebordosa mostrou futebol que merecia mais, ou melhor, menos... golos.
Para o excelente desempenho do Rio Ave, muito contribuiu a táctica de João Eusébio, ao apostar em três centrais, com o adiantamento dos laterais Samson, na esquerda, e de Miguel Lopes, na direita. É que Gaspar, Bruno Mendes e Fábio Faria chegavam e sobravam para as (poucas) encomendas atacantes do Rebordosa.
Aliás, o objectivo de poupar alguns dos habituais titulares para o jogo de domingo, no terreno do vizinho Varzim (Evandro, Milhazes, André Vilas Boas ou Chidi) foi inteiramente cumprido.
Entre os destaques, anote-se a estreia absoluta de Alfredo Quaresma, irmão do internacional portista, Ricardo Quaresma, que foi muito aplaudido e que fez um passe sublime para o quarto golo de Keita. Arbitragem segura.
Rio Ave 6 Rebordosa1
Local Estádio dos Arcos, em Vila do Conde
Árbitro Artur Soares Dias (Porto)
Treinador João Eusébio
Rio Ave César (Adriano, 72 m), Gaspar (Alfredo Quaresma, 67), Bruno Mendes, Fábio Faria, Samson, Vítor Gomes, Tiago Terroso, Delson (André Serrão, 54), Miguel Lopes, Henrique e Keita
Treinador Adriano Teixeira
Rebordosa Ivo, Amado, Fábio, Sandro, Domingos, Leal, Pilhas, Ita (Jorginho, 63), Paiva (Bezu, 45), Vitinha (Coluna, 72) e Cerqueira
Ao intervalo 2-0
Golos Keita (13, 40, 57, 70), Henrique (49, gp), Tiago Terroso (65), Fábio Faria (72, pb) Cartão amarelo Delson (25), Ivo (47), Samson (82)
Treinador do Rio Ave "Estávamos preparados e precavidos para as dificuldades deste jogo, tanto mais que o Rebordosa tinha sido uma das revelações da eliminatória anterior, ao afastar o Trofense. Por isso, procurámos resolver cedo a partida, o que conseguimos. Portanto, foi um triunfo fácil, mas a minha equipa é que tornou a vitória fácil e não o Rebordosa que facilitou. Agora, vamos pensar no Varzim."
Treinador do Rebordosa "Depois de eliminarmos o Trofense, não conseguimos brilhar de novo. Entrámos no jogo algo displicentes e, depois, a matreirice do Rio Ave fez o resto. Tivemos duas oportunidades para fazer o empate. Ao não o conseguirmos, deitámos tudo a perder. Depois, o Keita esteve feliz aproveitando todas as ocasiões. Temos capacidade para fazer melhor. Já foi bom termos chegado até aqui."

texto ADRIANO TEIXEIRA e Manuel Luís Mendes - http://jn.sapo.pt/2007/12/10/desporto/inspiracao_keitajustificou_goleada.html

F.C. Porto vitorioso volta ao comando isolado da Zona Norte
... Mais afastados, a sete pontos, na quarta, quinta e sexta posições, respectivamente, estão o Boavista, Candal e Rio Ave. As panteras subiram na tabela após terem goleado os vila-condenses, por 4-0, atirando-os para o sexto posto....

http://jn.sapo.pt/2007/12/09/desporto/fc_portovitorioso_volta_comando_isol.html

Prova superada com boa exibição
A disposição atacante do Boavista foi vincada logo nos minutos iniciais. Com uma boa circulação de bola em toda a largura do terreno, chegou ao primeiro golo por Grazina. O Rio Ave lutava muito, mas não conseguia criar perigo para a defensiva axadrezada. Perto do intervalo, Benvindo, em jogada individual, ofereceu de bandeja a Walter o 2-0. Na segunda parte, as características do jogo não se alteraram. O domínio da partida pertencia por inteiro ao Boavista, que conseguiu chegar à goleada ao marcar mais dois golos. O Rio Ave fez o que estava ao seu alcance. Arbitragem positiva.

Boavista4 Rio Ave 0
Local Campo do Pasteleira (Porto)
Árbitro Eduardo Cardoso (Porto)

Treinador Mário Moinhos
Boavista Bruno Moreira, Ivo, Diogo, João Reis, Djibril, Rui Raínho, Benvindo (Ricardo Pedrosa, 74), Grazina (Renato, 65), Ricardo Bessa (Hugo, 79), Pedro Moreira e Walter
Treinador Pedro Cunha
Rio Ave Rui, Terroso (Luis Faria, 46), Júnior, Bruno Graça, Eduardo, Luci (Carlitos, 74), Marcos, Ricardo, Gustavo, Nandinho e Diogo (Chiquinho, 46)
Ao intervalo 2-0
Golos Grazina (23), Walter (42 e 64) e Ricardo Bessa (62)

texto Belmiro Barbosa - http://jn.sapo.pt/2007/12/09/desporto/prova_superadacom_exibicao.html

Notícia O Jogo

Goleada à antiga na cimeira de Keita

No último dia da Cimeira UE-África, o senegalês Keita brilhou em Vila do Conde ao contribuir com quatro golos para a vitória do Rio Ave diante do Rebordosa. A passagem dos vila-condenses à próxima eliminatória da Taça de Portugal nunca esteve em causa e a reacção do Rebordosa ao primeiro golo do avançado africano serviu apenas para que a formação da casa voltasse a carregar no acelerador, deixando o adversário rendido aos seus argumentos. Com uma táctica diferente da habitual, João Eusébio apostou numa linha de três defesas, permitindo aos alas Miguel Lopes, na direita, e Samson, na esquerda, actuarem como verdadeiros extremos, papel que sobretudo o primeiro desempenhou na perfeição, tendo sido o principal municiador do ataque. Este esquema baralhou por completo a estratégia do Rebordosa, que se apresentava em Vila do Conde com legítimas aspirações, ou não tivesse derrotado o Trofense na eliminatória anterior. Mas cedo se viu que a história do jogo se resumiria a uma questão de números.
Os técnicos
"Tenho de dar os parabéns ao meus jogadores, que respeitaram o adversário e foram sérios na abordagem ao jogo"
João Eusébio, treinador do Rio Ave
"Não esperava sofrer seis golos. A equipa entrou tranquila, mas o Rio Ave foi mais forte evenceu com justiça"
Adriano Teixeira, treinador do Rebordosa
Rio Ave 6 - Rebordosa 1
Estádio Rio Ave FC Vila do Conde
Árbitro Artur Soares Dias AF Porto
Rio Ave: César (Adriano,73'); Gaspar (Alfredo,67'), Bruno Mendes e Fábio Faria; Miguel Lopes, Vítor Gomes, Delson (André Serrão,54') e Samson; Tiago Terroso, Keita e Henrique. T João Eusébio
Rebordosa: Ivo; Amado, Fábio, Sandro e Domingos; Pilhas, Cerqueira, Ita (Jorginho, 62') e Leal; Vitinha (Coluna,73') e Paiva (Bezu, 45'). T Adriano Teixeira
Marcadores: [1-0] Keita 13', [2-0] Keita 39', [3-0] Henrique,gp,47', [4-0] Keita 57', [5-0] Tiago Terroso 65', [6-0] Keita 68', [6-1] Fábio Faria,pb,72'
Cartões Amarelos: Delson 24', Ivo 47' e Samson 81' Cartões vermelhos: nada a registar

texto JOSÉ LOPES - http://www.ojogo.pt/23-292/artigo675792.asp