quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Site Oficial - 24-10-2013

Rio Ave no UEFA Elite Youth Study Group
Anualmente a UEFA promove um Grupo de Estudos dedicado à formação de jovens futebolistas. O Rio Ave FC já integrou a lista de convidados há 3 anos e volta agora a fazer parte da Elite do Futebol de Formação no âmbito Europeu.
O Coordenador Técnico da Formação, Francisco Costa, recorda que esta chamada é sinal que o Rio Ave está entre os 8 melhores do país, nos critérios da FPF e acredita que isto se deve “ao trabalho que tem sido desenvolvido e que culminou em bons resultados como a presença de uma equipa de cada escalão nos campeonatos nacionais ou, o acesso à fase de apuramento de campeão por parte da equipa de juniores”.
Sobre a experiência neste grupo de trabalho, Francisco Costa, considera extremamente enriquecedora por vários motivos, desde a “compreensão de realidades diferentes, em infraestruturas e metodologias, ao convívio com outros colegas coordenadores que nos permitem criar laços que podem ajudar o clube”. O coordenador técnico destaca ainda que esta presença é “dignificante e prova que estamos no rumo certo”.
Olhando para a Formação Rioavista e o projecto em que está sustentada, o coordenador, que também já foi treinador na formação do Rio Ave, afirma que “a única coisa que a distingue de outras formações com prestígio e dos clubes grandes são as condições estruturais e financeiras” e lembra que no Rio Ave já se trabalha a um bom nível, com bons técnicos e “um espírito de camaradagem e, ao mesmo tempo, de exigência muito forte.”
Em relação aos últimos anos e ao trabalho que tem sido feito, Francisco Costa destaca o alargamento da base de selecção, o que, de forma prática, se traduz na criação de 6 novas equipas de escalão sub-12 e inferiores. Para o coordenador técnico isto significa que daqui a 5 anos “podemos ter juniores com 11 ou 12 anos de Rio Ave”. A mística do clube, a exigência dos adeptos, os princípios e o modelo de jogo rioavista vão poder ser apreendidos de forma mais completa pelos jovens jogadores.
Francisco Costa acredita que com o trabalho que está a ser realizado o Rio Ave FC pode continuar na Elite do Futebol de Formação Europeu.
Recordar que as duas presenças neste Grupo de Estudos da UEFA foram alcançadas sob a Direcção presidida por António da Silva Campos.

http://rioave-fc.pt/noticias/verdetalhes.php?registo=3166

Site Oficial - 24-10-2013

Nuno Espírito Santo deu aula de Educação Física
    Porque as crianças são os adeptos e, quem sabe, os jogadores de amanhã, o técnico do Rio Ave, Nuno Espírito Santo, esteve hoje na Escola nº1 de Vila do Conde onde deu uma aula de Educação Física às crianças.
    Mas um atleta não se limita ao desporto e, por isso, o treinador do Rio Ave começou por confirmar que toda a turma já tinha lanchado. Com igual importância seguiu-se o aquecimento e dois exercícios que as crianças realizaram com alegria, mas também com vontade de vencer os colegas.
    Um dos pontos altos foi a marcação de grandes penalidades. Nuno Espírito Santo voltou a vestir a pele de guarda-redes e tentou defender os remates dos pequenos alunos. Entre alguns golos e outras brincadeiras chegou a sessão de autógrafos, sem que antes o treinador oferecesse à escola uma camisola autografada.
    No final Nuno Espírito Santo destacou a importância destas acções destacando a proximidade do Rio Ave a uma cidade, bonita e importante, à qual pertence, Vila do Conde

http://rioave-fc.pt/noticias/verdetalhes.php?registo=3168