sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Notícia O Jogo

Tirsense vencido sem Vítor Gomes – 11-1-2007
Niquinha e Chidi apontaram os golos da vitória (2-0) do Rio Ave sobre o Tirsense, num amigável realizado ontem em Vila do Conde. Vítor Gomes queixou-se de dores no calcanhar esquerdo e acrescentou o seu nome no boletim clínico.
texto H.M.M. - http://www.ojogo.pt/23-324/artigo681492.asp

Henrique foi operado e já recupera em casa 7-1-2008
Depois de ter sofrido uma grave lesão durante o encontro com o Feirense, que resultou na fractura do perónio, rotura de ligamentos do pé e luxação do tornozelo esquerdos, Henrique, avançado do Rio Ave, foi anteontem operado no hospital da Póvoa de Varzim, e ontem regressou a casa. O atacante vai iniciar um longo período de inactividade, que, na melhor das hipóteses, durará cerca de seis meses. Para além da derrota caseira e a consequente perda da liderança da Liga Vitalis, os vila-condenses perderam, assim, um jogador para o resto da época.
Antes da lesão de Henrique, já o técnico João Eusébio havia sido obrigado a substituir Gaspar, que se queixou de dores no gémeo esquerdo. O central vai falhar o primeiro treino da semana e será reavaliado amanhã, mas tudo indica que possa estar à disposição do treinador para a deslocação a Gondomar na próxima semana.
Igualmente alvos de reavaliação durante a semana serão Paiva, Samson, Delson e Miguel Lopes, atletas que têm estado sob a vigilância do departamento médico do clube.

texto JOSÉ LOPES - http://www.ojogo.pt/23-321/artigo681006.asp

Samsom treina condicionado 7-1-2007
João Eusébio continua com problemas na sua equipa. O departamento médico do Rio Ave, além de Henrique que se lesionou gravemente no jogo com o Feirense, conta com mais três "clientes". Paiva continua a recuperar da lesão muscular na coxa direita, enquanto Delson recupera de um estiramento no ligamento lateral do joelho direito. Já Samsom, o extremo que sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda, já trabalha de forma condicionada e deverá estar para breve o seu regresso.

texto P.P. - http://www.ojogo.pt/23-323/artigo681290.asp

Notícia O Norte Desportivo

TRIO EM TREINO CONDICIONADO - 10-1-2007

No dia em que vieram a público os dois meses de ordenado em atraso que a Direcção se compromete a pagar até ao final desta semana, o Rio Ave continuou a preparar a deslocação a Portimão, onde vai defrontar o «lanterna vermelha» Portimonense, a necessitar de pontos para fugir à despromoção. Paiva e Samson, com lesões muscular na perna direita e esquerda, respectivamente, bem como Delson, com um estiramento do ligamento do joelho direito, treinaram condicionados.

http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=7912bd54d34ebcc3099a9944c0ddfd2c

Notícia Rio Ave F.C.

Camadas Jovens: Mapa de jogos – 11.01.08
Em jornada disputada fora de casa para a quase totalidade das equipas de formação do Rio Ave, apenas os Iniciados, a competir na II Divisão Distrital, jogam em casa, recebendo o Lavrense, no domingo de manhã. A equipa de Infantis que continua no 2º lugar da tabela do Campeonato Distrital da II Divisão, com apenas 1 ponto de diferença para o líder FC Porto, folga este fim-de-semana. Os jogos são os seguintes: Académica x Rio Ave (Nacional de Juniores, sábado, 15 horas), Maia x Rio Ave (Juvenis 1ª Divisão, domingo, 11 horas), Lavrense x Rio Ave (Juvenis 2ª Divisão, domingo, 9 horas), Candal x Rio Ave (Iniciados 1ª Divisão, domingo, 11 horas), Rio Ave x Lavrense (Iniciados 2ª Divisão, domingo, 11 horas) e Rio Ave – folga (Infantis 2ª Divisão).

Futsal: Deslocação a Boticas – 11.01.08
Depois de uma importante vitória alcançada na jornada anterior sobre o Miramar (0 x 1), sobreutdo porque a equipa se apresentou condicionada devido a lesões e castigos, considerados injustos por parte do Departamento de Futsal do Rio Ave, a formação vilacondense desloca-se, este sábado, a Boticas para defrontar a equipa local, em jogo referente à 11ª ronda do Campeonato Nacional da II Divisão, agendado para as 18 horas. Recorde-se que a equipa do Rio Ave ocupa, actualmente, o 5º lugar da tabela classificativa, com 19 pontos. Em caso de vitória, ultrapassa o Boticas, 4º classificado com 20 pontos.

Rio Ave x Gondomar: Preço dos bilhetes – 10.01.08
Marcado para o próximo domingo, pelas 15.30 horas, o jogo Rio Ave x Gondomar assinala o início da 2ª volta do campeonato e promete ser um desafio de emoções fortes, tendo em conta que o Gondomar se desloca a Vila do Conde motivado pela vitória alcançada na jornada anterior sobre o Varzim. Por outro lado, e depois de duas derrotas consecutivas, o Rio Ave pretende regressar aos resultados positivos, continuando nos lugares cimeiros da tabela. Os bilhetes para o jogo podem ser adquiridos na secretaria do Rio Ave pelos seguintes valores: Bancada Descoberta Nascente – 5 euros; Bancada Caixa de Crédito Agrícola/poente descoberta – 10 euros e Bancada Caixa de Crédito Agrícola/coberta – 15 euros.

Futebol: Rio Ave recebe Gondomar – 09.01.08
A partir das 15.30 horas do próximo domingo, a equipa do Rio Ave recebe o Gondomar em jogo relativo à 16ª jornada da Liga Vitalis (primeiro desafio da 2ª volta do campeonato). Após ter perdido em casa com o Feirense (0 x 1) na ronda anterior, a formação orientada por João Eusébio atrasou-se na luta pela liderança da tabela, ocupando agora o 2ª lugar (Trofense está em 1º lugar), mas pretende recuperar já nos próximos desafios. Deste modo, a semana de trabalho tem decorrido com a habitual normalidade, sendo de notar o empenho com que jogadores e equipa técnica continuam a trabalhar. Recorde-se que o presente campeonato tem superado as expectativas iniciais, dado que a subida de divisão não foi colocada como objectivo para a temporada.

Juniores: Jogo grande em Coimbra – 09.01.08
No próximo sábado, pelas 15 horas, a formação de juniores do Rio Ave desloca-se ao terreno da Académica de Coimbra para realizar mais um jogo relativo ao Campeonato Nacional da categoria. A equipa liderada por Pedro Cunha terá mais um desafio complicado, tendo em conta o habitual poderio do adversário, mas pretende continuar a recuperar na tabela classificativa, pelo que o encontro está a ser preparado com todo o empenho ao longo da semana. A formação vilacondense empatou na jornada anterior com o Candal a uma bola, dando indicações de que está a superar da melhor forma as derrotas sofridas diante do Guimarães e Boavista. Actualmente, a equipa de juniores ocupa o 9º lugar com 28 pontos.

Futsal: Juniores recebem Baguim Monte – 08.01.08
Depois de na jornada do passado fim-de-semana ter sido derrotada pela Escola de Gondomar, por 5 x 1, em jogo disputado no pavilhão do adversário, a equipa de juniores de futsal do Rio Ave volta a jogar em casa, recebendo o Baguim do Monte. O jogo está marcado para o próximo sábado, pelas 17 horas, no Pavilhão Gimnodesportivo de Mindelo e integra a 17ª jornada do Campeonato Distrital da 1ª Divisão. Após um início promissor de campeonato, a formação vilacondense tem vindo a oscilar no que a resultados diz respeito, perdendo algum terreno em relação à liderança, mas mesmo assim, o Rio Ave ocupa, actualmente, o 5º lugar da tabela geral de classificações, somando 28 pontos.

http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm

Notícia O Primeiro de Janeiro

Rio Ave sofreu primeiro desaire caseiro da temporada
Derrota fora de horas
Para além de ter perdido o jogo, o Rio Ave perdeu também o jogador Henrique para o resto da temporada. O atacante brasileiro lesionou-se gravemente aos 77 minutos, tendo sofrido uma fractura do perónio esquerdo que o afastará dos relvados durante cerca de seis meses. Um golo apontado por Gabi, do Feirense, aos 91 minutos de jogo, ditou a terceira derrota do Rio Ave esta temporada (2ª consecutiva) na Liga de Honra.
Os vila-condenses, que perderam pela primeira vez no seu terreno, foram surpreendidos pelo Feirense e desperdiçaram uma excelente oportunidade para reforçaram a sua candidatura à subida de divisão.Num jogo marcado pelas lesões de Gaspar e Henrique (fractura do perónio), o Rio Ave realizou uma primeira parte de fraco nível, muito por culpa dos equívocos tácticos do treinador João Eusébio que voltou a apostar no esquema 3x5x2, mas tendo apresentado de inicio quatro defesas centrais de raiz, com a adaptação de Danielson a lateral/extremo direito.
O melhor que a formação vila-condense conseguiu na primeira metade do encontro foi um remate de Milhazes - o melhor em campo - ao poste da baliza defendida por Hélder Godinho. Nos segundos 45 minutos o Rio Ave tentou inverter a tendência do jogo, mas nunca conseguiu ser eficaz junto da baliza contrária.Aos 77 minutos deu-se a lesão grave de Henrique e a equipa foi obrigada a jogar com apenas 10 unidades. Já nos descontos, uma hesitação do sector defensivo permitiu o desvio fortuito de Gabi, para a baliza defendida por Mora, naquele que viria a ser o golo da vitória dos Feirenses. João Eusébio referiu no final do encontro que “o Rio Ave não conseguiu outro resultado em virtude do Feirense conhecer a nossa estratégia. Penso que poderíamos ter feito golo em lances de bola parada, em termos de processo ofensivo não estivemos tão fortes”.Por parte do Feirense, Luís Miguel adiantou que “tanto se perde no último minuto como se ganha. Logicamente que preparei os jogadores para a vitória, o treinador do Rio Ave também fez o mesmo. Acho que ganhamos com uma pontinha de sorte, mas acho que também fizemos por isso. Trabalhamos muito, os jogadores foram humildes e tiveram carácter”.Encerrada a primeira volta da Liga de Honra é altura de fazer contas. Nos sete jogos realizados em Vila do Conde o Rio Ave averbou três vitórias (Gil Vicente 1-0, Desportivos das Aves 2-1 e Penafiel 4-1), três empates e uma derrota.A equipa «verde-branca» já não vence no seu reduto há sete jornadas,. A última conquista caseira aconteceu na oitava jornada (28 de Outubro de 2007) diante do Penafiel por 4-1.

texto Paulo Vidal - http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=db4beed808a942e1cbebc2ec826360fb

Fracturou perónio no primeiro jogo do ano
Henrique entra com o pé esquerdo
A primeira grande lesão da carreira de Henrique vai afastar o jogador dos relvados durante cerca de seis meses. Apesar do azar e da sua pouca utilização na equipa de João Eusébio, o brasileiro tem mais um ano de contrato com o Rio Ave.
O minuto 77 do primeiro jogo do ano de 2008 vai ficar para sempre gravado na memória de Henrique. O avançado brasileiro do Rio Ave lesionou-se gravemente três minutos depois de ter entrado em campo para substituir.
Num lance dividido com Luciano, Henrique sofreu uma fractura do perónio, rotura de ligamentos do pé e luxação do tornozelo esquerdo. “Não me lembro de muitas coisas, lembro-me apenas que foi um corte carrinho na linha de fundo e no momento achei que tinha torcido o tornozelo, não pensei que tinha partido alguma coisa. Só quando coloquei a mão é que percebi que tinha alguma coisa errada, depois olhei e vi que tinha a perna recta e o pé meio torto. Foi um desespero na hora”, recordou Henrique.
Relativamente à possibilidade do seu adversário poder ter evitado o lance, o avançado do Rio Ave referiu que “eu acredito que ele poderia ter evitado porque foi uma jogada junto à linha de fundo e não tinha nenhum perigo de golo. Ele acertou-me porque eu parei na jogada porque a bola estava quase a sair. Acho que ele não precisava de ter feito um corte de carrinho como ele fez, mas acredito que ele não teve maldade em fazer isso”. A intervenção cirúrgica decorreu no Hospital da Póvoa de Varzim e foi conduzida pelo médico João Nunes. Henrique vai ficar afastado da actividade num período nunca inferior a seis meses.

texto Paulo Vidal - http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=203374fc2d962f3b76a855f5d2769121

Equipa de futsal do Miramar derrotada por 1-0
Vitória tangencial do Rio Ave
Paulo Morim utilizou apenas sete jogadores, uma vez que o plantel estava limitado pelas lesões e castigos de vários atletas. O treinador vila-condense foi obrigado a recrutar atletas do plantel júnior para completar o lote de convocados. Um golo bastou para o Rio Ave conquistar a 6.ª vitória (5ª consecutiva) na presente temporada do Campeonato Nacional da 2ª divisão de futsal.
A formação vila-condense derrotou o Miramar (Gulpilhares) por 1-0, na 10ª jornada, com um golo apontado por Paulinho aos 35 minutos.
Paulo Morim referiu ao site FUTSALPORTUGAL que “foi um bom jogo, em que as duas equipas praticaram um bom futsal, o Miramar surpreendeu-nos pela qualidade de jogo que apresentou, parabéns a eles de certeza que a jogar assim vão sair da posição em que estão”.
O treinador do Rio Ave acrescentou ainda que “foi a vitória da inteligência e da experiência, conseguimos os três pontos que era o mais importante”.
Por seu lado, Tiago Barros, treinador do Miramar adiantou que “foi um jogo onde mais uma vez os meus jogadores estão de parabéns e no qual sabe a pouco o resultado pela exibição e pela atitude. O facto de só termos 2 jogadores para rodar complicavam as coisas, sabíamos que o Rio Ave era favorito, é um eterno candidato, sabíamos o que tínhamos defazer. Pecamos na finalização e numa jogada fortuita eles marcaram, nos não tivemos a serenidade suficiente para marcar”.
A 10ª jornada está ainda incompleta uma vez que quatro partidas foram adiadas devido às más condições do piso dos pavilhões motivadas pelo mau tempo. Com esta vitória, o Rio Ave mantém-se no 5º lugar da tabela classificativa com 19 pontos somados. A formação «verde-branca» leva cinco vitórias consecutivas e prossegue a sua recuperação rumo aos lugares de acesso ao patamar mais alto do futsal.
Na próxima jornada (11ª), o Rio Ave desloca-se a Boticas para medir forças com a formação local. O jogo está aprazado para amanhã às 18 horas.
O treinador Paulo Morim não poderá contar com o contributo de Hugo «Bacalhau» e Mário Costa que vão cumprir o 2º jogo de castigo. De regresso aos convocados está Renato Pontes.

texto Paulo Vidal - http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=2f702f73f3a5b1556db10be2a0518fcf

Notícias Terras do Ave

Rio Ave perde fôlego em casa
O novo ano começou mal para o Rio Ave que sofreu a primeira derrota em casa na Liga de Honra de futebol frente ao Feirense por 1-0, na jornada 15 da Liga Vitalis. Com esta derrota a formação de verde e branca cedeu a liderança da tabela para o Trofense, que se isolou no primeiro lugar. O encontro foi marcado pela grave lesão do avançado Henrique, que foi sujeito a uma intervenção cirúrgica no domingo, no hospital poveiro e estará afastado dos relvados durante seis meses. No que toca ao jogo os vilacondenses apresentaram-se em campo com algumas alteraçöes no seu 11, por lesão do lateral direito Miguel Lopes e do médio Delson. Desta forma, Danielson foi para o lugar do primeiro e Milhazes subiu para o meio campo, entrando Fábio Faria para defesa esquerdo. A turma da Feira entrou melhor e foi a primeira a criar perigo, mas o Rio Ave reagiu e, aos 14 minutos, Milhazes rematou forte ao poste da baliza à guarda de Hélder Godinho. A turma adversária respondeu através de Jorge Leitäo, que atirou à barra da baliza vilacondense, com Mora batido (19). O jogo ganhou emoção com as duas equipas jogando à procura do golo. A segunda parte começou com equilíbrio, mas com a turma verde e branca mostrou-se mais ofensiva e a quase marcar, por Keita, após um cruzamento tenso da esquerda, que um defensor visitante cortou no último instante (52). Com a entrada de Chidi para o lugar de Fábio Faria, o Rio Ave tomou conta do jogo e atacou muito, mas não foi o suficiente. Aos 77 minutos, o recém entrado Henrique sofreu uma lesäo grave, num despique directo com Luciano. O Rio Ave manteve o seu ascendente territorial e técnico e foi, a equipa que esteve mais perto do golo. Após um contra-ataque e um mau alívio de Bruno Mendes, e já nos descontos (92), o Feirense obteve o 1-0 final, graças uma recarga certeira de Gaby.Jogo disputado no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde. Ao intervalo: 0-0 Marcadores: Gabi, 92 minutos. Rio Ave: Mora, Danielson, Gaspar (Ribeiro, 14), Bruno Mendes, Fábio Faria (Chidi, 67), Vítor Gomes, Niquinha, Milhazes, Evandro, Keita e Ronaldo (Henrique, 74). (Suplentes: César, Ribeiro, André Vilas Boas, Tiago Terroso, Alfredo, Chidi e Henrique). Feirense: H. Godinho, Hernâni, Jorge Silva, Luciano, Serginho, Márcio, Tales, Gabi, Tó Miguel (Hélder Castro, 83), Barge (André Soares, 81) e Jorge Lei (Suplentes: William, Bruno Sousa, Tiago, Hélder Castro, Mamadi, André Soares e Guima). Árbitro: Lucílio Batista (Setúbal). Acção disciplinar: cartão amarelo para Luciano (86). Assistência: cerca de 1.000 espectadores.

http://www.terrasdoave.pt/conteudo.php?lop=&op=&id=0141a8aedb1b53970fac7c81dac79fbe

Veteranos do Rio Ave em Bragança
A equipa de veteranos do Rio Ave venceu a formação do FC Mãe d’Água, Bragança, por 3 bolas a 2. A partida realizou-se no último sábado, num complexo desportivo local, a convite do clube de Trás-os-Montes. O jogo foi disputado em clima de confraternização já que o mote foi a Festa de Reis. Na primeira parte do encontro os vilacondenses dominaram o jogo e proporcionaram um bom espectáculo de bola. Depois do intervalo o jogo pautou-se pelo equilíbrio. Jogaram: João Nirolas, A. Ouvidor, Toni Russo, Jaime Naia, Ilídio, Rui Miguel, Hemógenes, Quim, Henrique Maia, Mesquita e V.Barbosa. Alinharam ainda: J.Vasco, F.Faria, S.Alves, Loureiro e António Barros.No final do encontro, ambas as equipas juntaram-se para comemorar o Dia de Reis.

http://www.terrasdoave.pt/conteudo.php?lop=&op=8f14e45fceea167a5a36dedd4bea2543&id=0e7c7d6c41c76b9ee6445ae01cc0181d