sábado, 12 de julho de 2008

Notícia O Jogo

Chidi e... Benfica

A oficina vila-condense abriu ontem para a temporada 2008/09 com uma dúvida e uma certeza. A dúvida prende-se com situação que envolve o avançado Chidi, que, após ter assinado contrato com os romenos do Polithecnica Timisoara, acabou preterido, estando o caso entregue à UEFA. No entretanto, o avançado nigeriano apresentou-se ontem em Vila do Conde para começar a época integrado no plantel do Rio Ave, um sinal claro da vontade do jogador, que, em termos jurídicos, está sem condições para representar outro clube que não seja o romeno, logo de prosseguir carreira de verde e banco vestido.
A Direcção do Rio Ave aguarda por posteriores desenvolvimentos, sendo que cabe a Chidi encontrar a forma de obter uma licença para jogar - num pedido que terá de encaminhar para a UEFA.
Quanto à certeza, essa prende-se com o adversário da primeira jornada da Liga: o Benfica, facto que levou ontem a comentários bem humorados entre os adeptos de que a equipa, que ontem fez o primeiro treino, já se estava a preparar para a vitória diante dos encarnados. Em declarações após o treino, Paulo de Carvalho, presidente do Rio Ave, ainda não deu o plantel como encerrado e até admitiu… saídas, num esforço que servirá para compor as finanças do clube, depois da aventura de duas temporadas pela Liga Vitalis, menos compensadoras ao nível financeiro. E, por falar em compensações, o arranque de época colocará a jogar, nas primeiras cinco jornadas, Benfica, FC Porto e Sporting em Vila do Conde. Paulo de Carvalho, realista, reconhece-o como bom do ponto de vista financeiro, mas, desportivamente, alerta: "Será difícil, nesse período, sairmos da zona de despromoção." "Desportivamente, será pesado para nós", concluiu o dirigente, sem deixar de acreditar numa boa temporada.
Dez jogos em 23 dias
O Rio Ave tem já agendados dez jogos entre os dias 16 de Julho e 9 de Agosto. Eis o programa: Freamunde-Rio Ave (dia 16, às 17h00); Rio Ave-Gil Vicente (19, às 17h00); Aves-Rio Ave (23, às 18h00); Rio Ave-Feirense (26, às 10h00); Paços Ferreira-Rio Ave (30, às 17h00); Joane-Rio Ave (31, às 18h00); Torneio Cidade de Espinho (Dia 2 com Espinho/Rio Ave/Naval); Leixões-Rio Ave (6, às 17h00); Rio Ave-Trofense (9, às 18h00).
texto JORGE FONSECA http://www.ojogo.pt/24-142/artigo733066.asp

Notícia Site Oficial

Apresentação do plantel 08/09
Bruno Novo, Jorge Humberto, Sílvio, Tarantini e Semedo são os reforços do Rio Ave para a próxima temporada, a que se juntam Pedro Coentrão, Vítor Gomes e Alípio, já pertencentes ao emblema de Vila do Conde. A apresentação oficial do plantel à comunicação social decorreu hoje de manhã no Estádio. Presidente da Direcção e Treinador Principal traçaram os objectivos da temporada que assentam na promoção de jogadores e manutenção na I Liga. De resto, ficou a certeza de que o plantel ainda poderá vir a sofrer alterações até ao fecho do mercado de transferências.

Bruno Novo, Jorge Humberto, Sílvio, Tarantini e Semedo são os reforços do Rio Ave para a próxima temporada, a que se juntam Pedro Coentrão, Vítor Gomes e Alípio, já pertencentes ao emblema de Vila do Conde. A apresentação oficial do plantel à comunicação social decorreu hoje de manhã no Estádio. Presidente da Direcção e Treinador Principal traçaram os objectivos da temporada que assentam na promoção de jogadores e manutenção na I Liga. De resto, ficou a certeza de que o plantel ainda poderá vir a sofrer alterações até ao fecho do mercado de transferências.
Por isso, o Presidente da Direcção, Paulo Carvalho, referiu que “o Rio Ave vai apresentar-se no próximo campeonato com as naturais “defesas” a que o Clube obriga. O Rio Ave FC tem as suas limitações e, nesse âmbito, procura um plantel o mais competitivo possível, que faça valer o seu trabalho e que daí resulte um desempenho positivo que possa dar resposta as exigências desportivas da I Liga. Há dois anos que o Rio Ave não marcava presença na I Liga, pelo que esperamos agora conseguir a manutenção. A I Liga é uma boa oportunidade para que as dificuldades financeiras deixem de ser tão agudizadas, mas, para além disso, o Rio Ave tem também como objectivo a promoção de jovens e desconhecidos talentos. Nessa medida, a I Liga é um excelente palco”.
Por outro lado, salientou que “o plantel do Rio Ave procura juntar a experiência dos jogadores mais velhos, com a juventude e a irreverência de alguns jogadores que muito têm a dar ao futebol português”.
Ainda é possível transferir alguns jogadores, pelo que o plantel não está fechado até para a contratação de novos reforços, embora seja difícil realizar transferências no mercado nacional. Os clubes querem vender caro e comprar barato, o que é complicado. Curiosamente, o Rio Ave fez abordagens a alguns jogadores da I Liga e que estariam a terminar o contrato, mas os salários estão muito acima do patamar a que o Rio Ave pode chegar. Ou seja, o Rio Ave não vai entrar em loucuras para comprar reforços. Mesmo assim, estou confiante nesta equipa e julgo que temos jogadores que poderão ser uma boa surpresa no campeonato”, concluiu.
Por seu lado, o treinador João Eusébio referiu que “faz falta um ponta-de-lança a este plantel, porque precisamos de diversificar as opções para os diferentes sistemas de jogo que pretendemos implementar ao longo do campeonato”. Mesmo assim, manifestou-se confiante: “Acredito no nosso plantel. Há jogadores que, embora não sendo muito conhecidos, têm muita qualidade e darão o seu contributo a esta equipa durante o campeonato”.
http://www.rioave-fc.pt/primeira pagina/primeira pagina9.htm

Notícia Rádio Linear

Rio Ave apresentou plantel para 2008/2009

Na equipa que vai defrontar o campeonato da I Liga há 5 caras novas, Bruno Novo e Jorge Humberto, ex- Santa Clara, Sílvio e Semedo, ex-Odivelas e Tarantini, ex- Portimonense.
Paulo de Carvalho, presidente do clube Vila condense, apresentou um Rio Ave com as conhecidas limitações financeiras, mas com uma equipa competitiva.
João Eusébio, treinador da formação do Rio Ave, sublinhou que apesar das limitações e sem elementos de renome na equipa, o plantel é forte e com jogadores com muitas capacidades.
O objectivo do Rio Ave na próxima época passa pela manutenção.
O plantel que vai disputar o campeonato da I Liga que arranca a 24 de Agosto, foi apresentado esta manhã.
Para a próxima quarta-feira está agendado o 1º de vários jogos treino, é frente ao Freamunde, às 5 horas da tarde.
http://www.radiolinear.com/

Notícia Record

Manutenção é a meta no regresso APESAR DAS LIMITAÇÕES ORÇAMENTAIS

Manter o estatuto de clube da Liga Sagres no final da época, apesar das esperadas dificuldades que irão surgir ao longo deste percurso, é o objectivo assumido do promovido Rio Ave, que nesta sexta-feira apresentou o seu plantel para a nova temporada."A Liga é um palco e um vector financeiro. Do ponto de vista financeiro, talvez consigamos estabilizar a situação, transferindo jogadores e graças ao calendário. Em termos desportivos, sabemos que vamos ter dificuldade em tirar a cabeça fora de água", afirmou o presidente Paulo Carvalho. Com problemas financeiros, o Rio Ave quer aproveitar o facto de regressar ao escalão principal para dar um novo fôlego aos seus cofres. Paulo Carvalho, no entanto, admitiu que as limitações de orçamento acabaram por ter influência na construção do plantel adequado para a disputa do campeonato. "Há dois anos que não estávamos na Liga. Temos as nossas limitações e tivemos de encaixar uma equipa que colmatasse as dificuldades que a Liga traz. É muito difícil contratar jogadores hoje em dia e no futebol português não há o hábito de transferir internamente", destacou o dirigente. Paulo Carvalho também não escondeu que preferia um calendário mais acessível logo no início da Liga Sagres - a equipa vila-condense vai defrontar os chamados grandes nas primeiras jornadas da prova. Já para o treinador João Eusébio, o calendário vila-condense no começo do campeonato tem aspectos positivos e negativos. "Em termos financeiros é bom e em termos desportivos também, porque é motivador para os jogadores. Agora também é mau, pela qualidade dos adversários que vamos defrontar. Mas creio que ainda é cedo para pensar nisso", disse. Como o presidente do Rio Ave, o treinador português acredita que o plantel tem condições de realizar um bom campeonato e "garantir a manutenção".
Data: Sexta-feira, 11 Julho de 2008 - 16:46 http://www.record.pt/noticia.asp?id=795020&idCanal=21