sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Notícia Rio Ave F.C.

Futsal: II Eliminatória da Taça – 27.12.07

Aproveitando a paragem no Campeonato Nacional da II Divisão, no qual a equipa do Rio Ave ocupa actualmente o 6º lugar da tabela classificativa, após ter vencido na jornada anterior o Macedense por 6 x 3, disputa-se este fim-de-semana a II Eliminatória da Taça de Portugal. A formação vilacondense desloca-se ao pavilhão do Merelinense, equipa da III Divisão, apresentando-se, por isso, como favorita à passagem à fase seguinte da prova. Em todo o caso, o treinador Paulo Morim já referiu que o Rio Ave vai respeitar o adversário de igual para igual, evitando ser surpreendido da Taça. O jogo está agendado para as 16 horas do próximo sábado.

http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm

Notícia O Jogo

Infesta foi doce que Rivas perdeu – 28-12-2007

Depois da pausa natalícia, o Rio Ave voltou ao trabalho, e logo com uma goleada (6-0) ao Infesta, uma equipa que actua na II Divisão. Henrique e Marcos, este ainda júnior, bisaram, enquanto Keita e Milhazes apontaram um tento cada. Numa extensa lista de ausentes - Samson, Niquinha, Serrão, Vilas Boas e Mora estiveram condicionados, Paiva e Miguel Lopes parados -, destaca-se o peruano Rivas, que ainda não voltou do seu país. Na verdade, a saída do médio é um cenário em equação.

texto HMM - http://www.ojogo.pt/23-310/artigo679048.asp

Luisinho de saída – 27-12-2007

Surgem em Vila do Conde os primeiros sinais do trabalho com vista aos reajustes no plantel na reabertura de mercado. O avançado Luisinho, que chegou esta época ao Rio Ave, por cedência do Braga, mas que tem sido pouco utilizado, está, em princípio, de saída. O regresso ao Moreirense, onde actuou na última temporada, também por empréstimo dos bracarenses, é uma forte possibilidade.

texto AR - http://www.ojogo.pt/23-309/artigo678911.asp

Milhazes ainda acredita dar o salto - 24-12-2007
É lateral-esquerdo, como poucos, e procura um lugar ao sol. Chegar à Selecção e a um "grande" continuam a ser os objectivos
Encontrar um lateral-esquerdo português, pelo menos de raiz, é quase como procurar uma agulha num palheiro. Há quem recorra ao estrangeiro, ou faça adaptações, como, por exemplo, tem de fazer Scolari na Selecção. Em Vila do Conde não há nada disso. O que lá está, de seu nome Milhazes, nasceu para o lugar que faz, é considerado um dos melhores nessa posição a actuar na Liga Vitalis e, afinal, é português. "A seu tempo as coisas boas aparecerão", diz o jogador, sem a pressa que os seus 26 anos poderiam originar. Interesse, valha a verdade, é coisa de que não tem sentido falta, mas "por uma razão ou outra" não tem passado disso mesmo. O mais recente, consta-se, foi o do Paços de Ferreira, na altura em busca de um substituto para Antunes. A oportunidade de participar na Taça UEFA ficou assim adiada. "Ouvi qualquer coisa mas não sei o que se passou", recorda. O preço pedido pelos vila-condenses foi a razão, ao que tudo indica. "Mas também fiquei bem", ressalva. À espera da "pontinha de sorte" para voltar ao principal escalão, sem descartar fazê-lo com a camisola do Rio Ave, Milhazes vai sonhando em concretizar as "outras ambições" que mantém: "representar um dia a Selecção e, quem sabe, um grande".

texto HUGO M. MONTEIRO - http://www.ojogo.pt/23-307/artigo678657.asp

O melhor da última época
Numa iniciativa levada a cabo por O JOGO junto dos técnicos das 16 equipas da Liga Vitalis, Milhazes foi o lateral-esquerdo mais votado para integrar o melhor onze da competição na última temporada. Roubou o estatuto a Nuno Amaro, do Leixões, que havia ocupado a posição na eleição referente apenas a jornadas da primeira volta. Dessa equipa ideal de toda a prova, apenas Diego Gaúcho (Gil Vicente) e Tito (Varzim) seguiram o exemplo do jogador do Rio Ave e permaneceram na Liga Vitalis.

http://www.ojogo.pt/23-307/artigo678658.asp

Suíça pode ser o futuro
Com as portas em Portugal "um pouco fechadas", como o diz o lateral, Milhazes até tem em mente naturalizar-se suíço caso as mesmas não se abram no futuro. Assim mesmo. Aproveitando o facto de a sua esposa ser natural de terras helvéticas, o lateral abre os horizontes que lhe permitam chegar a internacional. Tudo começou na brincadeira entre familiares mas logo passou a algo mais sério. "Uma pessoa amiga falou-me que existe mesmo essa possibilidade", explica. De outro modo, nem sequer estaria a pensar em tal. "Não sou maluco ao ponto de me oferecer a uma selecção", remata.

http://www.ojogo.pt/23-307/artigo678659.asp

Boavista foi tudo menos o que queria
Depois de brilhar no Varzim, e antes de ingressar no Rio Ave, Milhazes deu, em 2004/05, um salto na carreira rumo ao Boavista. "Era o quarto grande", realça. No entanto, a escolha que fez, quando tinha tudo para ser irrecusável, acabou por se revelar "infeliz". Encontrar justificações não lhe parece difícil. A começar pela "falta de adaptação" ao clube e a terminar nas escolhas técnicas. "Jogava pouco na minha posição. Fui central, médio e extremo", explica. Se voltasse atrás, garante, "pensava duas vezes", mas, sem guardar mágoa, opta por ver nessa época uma lição para o futuro. "Irei pensar mais com a cabeça e não impulsivamente", termina.

http://www.ojogo.pt/23-307/artigo678660.asp

A motivação que faltava - 23-12-2007

Após sete jogos sem vencer, o Santa Clara regressou ontem às vitórias, frente ao RioAve, líder da competição. O tento de Júlio César, perto do final, foi dedicado ao treinador Paulo Sérgio e deu grande ânimo à equipa, que espera, em 2008, voltar aos primeiros lugares.
Frente ao líder, o Santa Clara optou por jogar directo, esquecendo algumas vezes o meio-campo, isto porque o Rio Ave entrou melhor, controlando e criando maior número de oportunidades. O guarda-redes do Santa Clara, Fernando, teve então grande peso, vendo o primeiro remate com perigo, logo ao minuto 3 e de Keyta, passar ao lado. O Santa Clara responderia, num livre de Pacheco, mas César segurou a bola. Até ao intervalo, Danielson, Milhazes, Chidi e Keyta tiveram novas oportunidades para o Rio Ave, enquanto o Santa Clara, a subir mais um pouco, criou perigo ao minuto 35, com Josa a rematar perto do poste; depois, na sequência de um canto, Anselmo atirou por cima.
Após o intervalo, o Rio Ave continuou mais perigoso e Fernando até teve sorte num chapéu de Chidi, aquele que mais rematou. O Santa Clara, melhor com a entrada de Vítor Silva, marcaria ao minuto 84, depois de uma jogada de insistência que Júlio César resolveu da melhor forma. A vitória, muito festejada, poderia ter sido diferente, pois Ronaldo ainda teve nos pés o golo do empate, enquanto JúlioCésar podia ter feito o segundo em período de compensação.
A arbitragem foi regular.
OS TÉCNICOS
"O Rio Ave merecia vencer, pelo que fez em campo durante este jogo. Estamos tristes pelo resultado, mas felizes com a nossa exibição" João Eusébio Treinador do Rio Ave
"Foi uma vitória justa, porque lutámos desde o início. Agora é preparar o próximo jogo, que será já em 2008" Júlio César Jogador do Santa Clara

texto S.R. - http://www.ojogo.pt/23-305/artigo678387.asp

Crise açoriana testa liderança - 22-12-2007

No arranque deste campeonato, o Santa Clara parecia ter ultrapassado todos os obstáculos de uma pré-temporada atribulada. Os resultados faziam esquecer o plantel curto e desequilibrado dos açorianos. No entanto, bastaram sete jornadas para que os problemas da equipa de Paulo Sérgio viessem ao de cima. Desde então, três empates foi o melhor que o Santa Clara conseguiu.
Para uma equipa que parece estar em queda livre na tabela, o adversário não podia ser mais inadequado, precisamente o líder Rio Ave, que apesar de natural candidato à vitória, muitos acreditavam que a equipa se iria ressentir da perda do lugar de subida nas jornadas finais da época passada. Mas a verdade é que o Rio Ave está bem, recomenda-se e uma vitória nos Açores significaria terminar o ano na liderança. Orientada por João Eusébio esta equipa não perde desde a quinta jornada, uma derrota que aconteceu curiosamente frente aos seus perseguidores na tabela, o Vizela.
Para o jogo de hoje, ambas as formações têm jogadores importantes indisponíveis, no entanto, o Rio Ave parece mais afectado com seis lesionados, com os dois principais guarda-redes à cabeça. EQUIPAS PROVÁVEIS
Árbitro: Jorge Sousa [AF Porto] Local: Estádio de S. Miguel, nos Açores
Santa Clara Fernando; Portela, Bruno Novo, Accioly e Emerson; Nuno Sociedade, Glauber, Cleiton e Vítor Silva; Henrique e Júlio César. Outros convocados: João Botelho; Pacheco, Mauro, Ruben Rodrigues, Kall, Jorge Humberto e Anselmo. Indisponíveis: Mozer e Josa (lesionados) Treinador: Paulo Sérgio
Rio Ave César; Miguel Lopes, Gaspar, Bruno Mendes e Milhazes; Danielson, Vítor Gomes, Delson e Evandro; Keita e Chidi. Outros convocados: Adriano; Ribeiro, Fábio Faria, Tiago Terroso, Henrique, Ronaldo e Luisinho. Indisponíveis: Paiva, Mora, Niquinha, André Serrão, André Vilas Boas e Samson (lesionados) Treinador: João Eusébio.

texto P.P. - http://www.ojogo.pt/23-304/artigo678107.asp

Notícia O Primeiro de Janeiro

Rio Ave sofreu nos Açores segunda derrota da Liga de Honra
Castigo à ineficácia

A uma jornada do final da primeira volta, Vizela e Santa Clara foram os carrascos do Rio Ave esta temporada na Liga de Honra. Quer em Caldas de Vizela quer nos Açores, a formação vila-condense perdeu e ficou em branco. Três meses depois, o Rio Ave voltou a perder na Liga de Honra. Na 14ª e última jornada do ano, a formação vila-condense foi batida pelo Santa Clara por 1-0.O golo dos insulares foi apontado pelo brasileiro Júlio César a 5 minutos do final do tempo regulamentar e depois de uma série de oportunidades desperdiçadas pelo Rio Ave.Keita e Chidi tiveram nos pés as melhores e maiores ocasiões para colocar o Rio Ave em vantagem, mas a linha avançada da equipa mostrou-se demasiado perdulária. “A nossa equipa foi superior, fomos melhores, fomos mais bem organizados, criamos muitas mais oportunidades, mas podíamos realizar mais dois jogos que não conseguiríamos fazer golo”, sublinhou João Eusébio.O treinador do Rio Ave acrescentou ainda que “os meus jogadores bateram-se dignamente e quiseram vencer, fizeram tudo para vencer, mas não foram eficazes e decididos na hora da finalização. Estou satisfeito com tudo o resto porque quem joga assim vai ganhar mais vezes, vai vencer muitas mais vezes, não conseguimos aqui porque tivemos pouca sorte”.De regresso aos Açores, onde representou o Operário, Miguel Lopes acabou por sair lesionado no início da segunda parte e assistiu de fora à derrota inglória da sua equipa: “É triste quando se sente que podemos dar o contributo à nossa equipa, acontece a derrota e a minha lesão, estou muito triste. Pecamos muito na finalização e de um momento para o outro o Santa Clara foi à nossa baliza e fez golo. Penso que fomos a melhor equipa em campo, criamos mais oportunidades, mas o resultado foi este”, adiantou.Por parte do Santa Clara, o treinador Paulo Sérgio delegou em Júlio César – autor do golo – os comentários à partida.Apesar do domínio do Rio Ave, o atacante brasileiro reclamou justiça no resultado, “foi uma vitória justa, lutamos do início ao fim para conquistar os três pontos. Sabíamos que íamos jogar contra uma boa equipa, tanto é que são líderes do campeonato, mas também sabemos do valor que temos, sabemos o trabalho que fazemos. Sabíamos que em qualquer altura os maus resultados iriam ter que acabar porque quem trabalha da forma como nós o fazemos durante a semana a maré de azar teria que ir embora”.Mesmo tendo perdido – 2ª derrota da temporada - o Rio Ave manteve a liderança da Liga de Honra, mas agora com a parceria do Trofense, ambos com 26 pontos.
------------
FICHA Jogo disputado no Estádio de São Miguel - Açores. Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto) auxiliado por José Luís Melo e António Vilaça. 4º Árbitro: Hélder Lamas. Santa Clara: Fernando, Bruno Novo, Accioly, Anselmo, Nuno Sociedade (cap.), Glauber, Pacheco. Josa, Cleiton, Henrique e Júlio César: Paulo Sérgio. Rio Ave: César, Gaspar, Evandro, Delson, Miguel Lopes, Vítor Gomes, Bruno Mendes (cap.), Milhazes, Danielson, Keita e Chidi. Treinador: João Eusébio. Substituições: Pacheco por Vítor Silva (60´), Cleiton por Basílio (72´); Miguel Lopes por Ribeiro (50´), Chidi por Ronaldo (74´), Gaspar por Henrique (86´). Marcadores: 1-0, Júlio César (85´). Disciplina: amarelo a Anselmo (78´), Glauber (81´), Josa (31´); Milhazes (79´), Keita (74´).

texto - Paulo Vidal http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=77d80084d2896df7f66c6aa3b6ced85d

Quarta vitória consecutiva
Rio Ave fez «poker»

A equipa orientada por Paulo Morim é detentora da segunda melhor defesa da prova com 24 golos sofridos, mais 10 do que o líder Módicus. O Rio Ave derrotou o Macedense por 6-3 e obteve a quarta vitória consecutiva no Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Futsal. Hugo «Maria», Jaime Moreira, Renato Pontes, Hugo «Bacalhau» e Mário Costa (2) foram os autores dos seis golos da 5ª vitória da temporada. O Rio Ave ascendeu agora ao 5º lugar da prova, ultrapassando o Junqueira e mantendo os seis pontos de diferença para os lugares de subida.

http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=12e49abba01bad8848b2c7f667e8ef7b

Notícia JN

Açorianos travam caminhada do líder

O Rio Ave desperdiçou a oportunidade de reforçar a liderança na Liga de Honra, ao perder, na deslocação aos Açores. Numa primeira parte com poucos motivos de interesse, coube ao Rio Ave as oportunidades de golo mais flagrantes. O primeiro aviso do Rio Ave aconteceu logo aos quatro minutos, quando Keita, apenas com o guardião do Santa Clara pela frente, não fez melhor do que atirar ao lado da baliza dos encarnados de Ponta Delgada.Com o passar do tempo, começaram a escassear as situações de verdadeiro perigo junto às duas balizas, com excepção de um remate colocado de Josa ao lado da baliza de César.Aos 64 minutos, o Rio Ave desperdiçou uma das melhores oportunidades, quando Chidi rematou por cima, a poucos metros da linha de baliza.O Santa Clara chegou a golo já aos 84 minutos, por intermédio de Júlio César, num remate em arco à entrada da área, sem hipóteses de defesa para César.No seu melhor momento, a equipa açoriana podia ter dilatado a vantagem no marcador, quando, novamente Júlio César, tentou um "chapéu" a César que, por pouco, não resultou no segundo golo.

texto Lusa - http://jn.sapo.pt/2007/12/23/desporto/acorianos_travam_caminhada_lider.html

Notícia Terras do Ave

SD Santa Clara 1 – Rio Ave 0 – 27-12-2007
Rio Ave desliza nos Açores

O Rio Ave perdeu na deslocação ao reduto do Santa Clara (1-0) no último sábado, em encontro referente à 14ª jornada da Liga Vitalis.
A equipa dos Açores após sete jogos sem vencer quebrou o jejum frente ao Rio Ave que partilha agora a liderança com o Trofense, ambos com 26 pontos. Foi na primeira parte que a turma de Vila do Conde criou algumas oportunidades de golo, logo aos quatro minutos num frente a frente com o guardião da formação dos Açores atirou ao lado da baliza do Santa Clara. Aos 64 minutos a formação verde e branca deitou por terra mais uma oportunidade quando Chidi rematou por cima, a poucos metros da linha de baliza. Júlio César aos 84 minutos marcou o único golo da partida, num remate em arco à entrada da área. A equipa açoriana ainda poderia ter marcado outro tento através de Júlio César poderia ter feito o segundo golo em período de compensação.
No final do jogo, o técnico do Rio Ave João Eusébio referiu que a sua equipa merecia a vitória (o Rio Ave merecia vencer, pelo que fez em campo durante este jogo. Estamos tristes pelo resultado, mas felizes com a nossa exibição”.
O autor do único golo da partida, Júlio César, frisou que foi uma vitória justa, “porque lutámos desde o início. Agora é preparar o próximo jogo, que será em 2008”.Santa Clara: Fernando, Bruno Novo, Accioly, Anselmo, Nuno Sociedade, Glauber, Pacheco (Vítor Silva 60’), Josa, Cleiton (Basílio 71’), Henrique, Júlio CésarRio Ave: César, Miguel Lopes (Ribeiro 50’), Danielson, Bruno Mendes, Gaspar, (Henrique 85’), Milhazes, Vítor Gomes, Delson, Evandro, Chidi, (Ronaldo 74’), Keita.Ao Intervalo: 0-0Golos: Júlio César (84’)Cartão Amarelo: Josa (31’), Gaspar (58’), Keita (73’), Anselmo (77’), Milhazes (78’) e Glauber (80’)Local: Estádio São Miguel, nos Açores Árbitro: Jorge Sousa (Porto)

http://www.terrasdoave.pt/conteudo.php?lop=&op=&id=ddcbe25988981920c872c1787382f04d

Notícia Futebolar

O Rio Ave desperdiçou hoje a oportunidade de reforçar a liderança – 23-12-2007

O Rio Ave desperdiçou hoje a oportunidade de reforçar a liderança na Liga de Honra de futebol, ao perder, nos Açores, por 1-0 com o Santa Clara, num jogo a contar para a 14ª jornada.
Com esta vitória, assegurada já no segundo tempo do encontro, o Santa Clara quebrou um mau ciclo de resultados, depois de sete jogos sem ganhar para o campeonato.
Numa primeira parte com poucos motivos de interesse, coube ao Rio Ave as oportunidades de golo mais flagrantes, que o guarda-redes Fernando conseguiu anular, com mais ou menos dificuldades.
O primeiro aviso do Rio Ave aconteceu logo aos quatro minutos, quando Keita, apenas com o guardião do Santa Clara pela frente, não fez melhor do que atirar ao lado da baliza dos "encarnados" de Ponta Delgada.
Devido às dificuldades em construir jogadas de ataque objectivas, a equipa açoriana optou por tentar alvejar as redes contrárias através de livres directos, mas que teimavam em não levar a melhor direcção.
Com o passar do tempo, com ligeiro ascendente da formação continental, começaram a escassear as situações de verdadeiro perigo junto às duas balizas, com excepção de um remate colocado de Josa novamente ao lado da baliza de César.
O segundo tempo, apesar de alguma falta de qualidade de jogo, mostrou duas equipas mais aguerridas, mas sempre com dificuldades na altura do último remate à baliza.
Aos 64 minutos, o Rio Ave desperdiçou uma das melhores oportunidades da segunda parte, quando Chidi rematou por cima, a poucos metros da linha de baliza, na sequência de um cruzamento da direita.
O Santa Clara chegou a golo já aos 84 minutos, por intermédio de Júlio César, num remate em arco à entrada da área, sem hipóteses de defesa para César.
No seu melhor momento, a equipa açoriana podia ter dilatado a vantagem no marcador, quando, novamente Júlio César, tentou um "chapéu" a César que, por pouco, não resultou no segundo golo.
Jogo disputado no estádio da ilha de São Miguel, nos Açores.
Santa Clara - Rio Ave, 1-0.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador:
1-0, Júlio César, 84 minutos.
Equipas:
- Santa Clara: Fernando, Bruno Novo, Accioly, Anselmo, Nuno Sociedade, Glauber, Pacheco (Vítor Silva, 60), Josa, Cleiton (Basílio, 71), Henrique e Júlio César.
(Suplentes: João Botelho, Portela, Emerson, Ruben Rodrigues, Mauro, Vítor Silva e Basílio).
- Rio Ave: César, Miguel Lopes (Ribeiro, 50), Danielson, Bruno Mendes, Gaspar (Henrique, 85), Milhazes, Vítor Gomes, Delson, Evandro, Chidi (Ronaldo, 74) e Keita.
(Suplentes: Adriano, Henrique, Tiago Terroso, Luisinho, Ribeiro, Fábio Faria e Ronaldo).
Árbitro: Jorge Sousa (Porto).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Josa (31), Gaspar (58), Keita (73), Anselmo (77), Milhazes (78) e Glauber (80).
Assistência: Cerca de 700 espectadores.

texto PC. - http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20071222/honra-santa-clara-rio-ave

Notícia Record

André Vilas Boas de fora – 22-12-2007
MÉDIO NÃO ESTÁ A 100 POR CENTO E FALHA DESLOCAÇÃO AOS AÇORES

Afinal, André Vilas Boas não é opção para o jogo de hoje ante o Santa Clara. O médio recuperou da lesão no adutor esquerdo mas não se encontra a 100 por cento para jogar nos Açores, pelo que não foi convocado por João Eusébio. Mais uma contrariedade para o treinador dos vila-condenses que já não pode contar com outros cinco jogadores. É que Mora, Paiva, Niquinha, André Serrão e Samson também não são opção para a última jornada de 2007 devido a lesão. Assim sendo, João Eusébio vai manter a aposta no onze que, no passado domingo, venceu o Varzim na Póvoa com um golo de Keita. Entretanto, a equipa de Vila do Conde viajou ontem ao final do dia para os Açores, estando o regresso ao continente previsto para logo depois do jogo. O que permitirá ao grupo de trabalho usufruir de um período de férias natalícias um pouco mais longo, já que o primeiro treino da semana está marcado apenas para quinta-feira.

texto LUÍS LEAL - http://www.record.pt/noticia.asp?id=769144&idCanal=21