sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Notícia Póvoa Semanário

Martinho e Pimenta histórias que se cruzam
Depois de terem jogado juntos nas camadas jovens do clube poveiro, Raul Martinho e Vítor Pimenta são agora os massagistas de Varzim e Rio Ave. Dois velhos amigos com histórias de vida muito semelhantes
Os caminhos de Raul Martinho e Vítor Pimenta cruzaram-se no Varzim há mais de 20 anos. Jogaram na mesma equipa e ambos alinhavam na posição de defesa central, tendo actuado juntos em várias ocasiões. O destino levou-os a enveredarem pela carreira de massagista, trabalhando na área do futebol profissional, agora em clubes rivais. O Póvoa Semanário juntou-os para lançar o derbi entre Varzim e Rio Ave, sem esquecer os "melhores anos de vida" enquanto jogadores do clube alvi-negro. Vítor Pimenta, que nasceu em Angola e veio para Portugal com 10 anos, salientou que "as amizades mais puras que ficaram para sempre foram construídas nesses tempos". Tentou a sorte no Varzim e, após o primeiro treino nas escolinhas, teve o destino traçado: "aparece amanhã com duas fotografias e o bilhete de identidade" afirmou na altura o treinador Manuel Gamboa. Juntou-se a Raul Martinho no Varzim, mas, com 15 anos, foi chamado para o Benfica, uma das suas grandes paixões, representando ainda o Sporting, nos juniores. Foi profissional em vários clubes, casos de União de Coimbra, Santa Clara ou Pedras Rubras, resolvendo depois investir na carreira de massagista. Uma lesão na coluna, aos 23 anos, impediu Raul Martinho de continuar a jogar futebol, apesar de ainda ter representado depois o Marinhas. Esteve no Varzim até ao último ano de juniores, jogando também no "glorioso" Aguçadoura e cumprindo de seguida o serviço militar obrigatório, para representar ainda o Fornos de Algodres. "Ficou a mágoa de nunca ter sido profissional" afirmou, revelando que hoje é massagista "um pouco por acaso". Um amigo aconselhou-o a tirar o curso no SIMAC e, vendo uma oportunidade de ficar ligado ao desporto e à saúde, duas áreas de que sempre gostou, não pensou duas vezes. Acabou por fazer o estágio na clínica de Moura Gonçalves, médico do Varzim, estando há seis anos a trabalhar no clube poveiro. Já Vítor Pimenta, que sempre se sentiu "fascinado pela área da saúde", e sabendo que o futebol profissional teria um fim, teve sempre no pensamento "precaver o futuro" e foi tirando cursos de massagista e na área de fisioterapia. Ainda era jogador quando colaborava, como massagista, nas camadas jovens do Varzim, terminando depois o curso para estagiar numa clínica de Barcelos. Tal como aconteceu com o amigo Martinho, a clínica pertencia a um médico ligado ao futebol. Acabou por ir parar ao Gil Vicente, onde esteve sete anos. Desde há duas épocas que trabalha no Rio Ave, tendo a funcionar na Póvoa de Varzim um clínica própria.
Quanto ao derbi deste domingo, Raul Martinho deseja que seja "um grande espectáculo" e, como é óbvio, espera que seja o Varzim a vencer. Vítor Pimenta está do outro lado da barricada e só pensa na vitória do Rio Ave na Póvoa.
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3552&seccaoid=101&accao=noticia

Varzim x Rio Ave - A paixão do futebol
Carlos Alberto - Adepto do Rio Ave
"É um jogo de resultado imprevisível e, portanto, nunca se sabe quem ganha. São duas equipas muito iguais e tudo é possível. Aposto mais no empate. Sou vilacondense e gostava que o Rio Ave ganhasse, mas não sou assim tão peremptório, porque sei das dificuldades que estes jogos entre vizinhos colocam aos jogadores e treinadores dos clubes"

Francisco Flores - Adepto do Rio Ave
"O Rio Ave vai à Póvoa e não perde. Acredito em todos os resultados menos na derrota com o Varzim. Talvez esteja mais virado para o empate, o que já não seria mau para o Rio Ave, pois está na frente da classificação. Mas se ganhasse ficava mais satisfeito. Espero, essencialmente, que seja um bom jogo de futebol e que não surjam problemas"

Joaquim Braga - Adepto do Rio Ave

"Espero um empate entre as duas equipas e que seja preferência com golos. Aposto no resultado de 1-1. Quanto ao jogo, ninguém sabe ao certo o que vai acontecer, mas penso que será equilibrado e não aponto um favorito. Desejo que tudo decorra pelo melhor, dentro e fora do campo. Fora de casa o rio Ave costuma fazer bons resultados neste campeonato"

José Moreira - Adepto do Rio Ave
"Espero que o Rio Ave ganhe novamente, porque tem melhor equipa do que o Varzim. Já ganhámos na Póvoa na época passada e queremos repetir a dose esta temporada. O ponta de lança Keita é um bocadinho fraco, mas espero que o Rio Ave ganhe. O resultado será de 2-0 para a equipa de Vila do Conde. Já fui sócio mas desisti, apesar de ser caxineiro"
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3551&seccaoid=101&accao=noticia

Varzim e Rio Ave primam pela “prata da casa”
Varzim e Rio Ave contam nas suas fileiras com muita "prata da casa", já que tanto jogadores como demais elementos, numa grande parte, são naturais ou residentes nas duas terras, com maior destaque para a zona piscatória das Caxinas, pertencente ao concelho vilacondense mas onde corre muito sangue poveiro oriundo de tempos idos.
Do plantel do Varzim, fazem parte os "caxineiros" Alexandre, Tito, Pedrinho, Emanuel e Marafona, além de Yazalde e Rui Barbosa com origens vilacondenses, para além dos poveiros Nuno Ribeiro, Neto, Pedro Santos e Marco Postiga, todos eles nascidos para o futebol no Varzim, tendo Emanuel e Rui Barbosa já envergado a camisola do Rio Ave.
Por sua vez, o plantel do Rio Ave conta com Milhazes e Adriano, poveiros de nascimento e criados nas escolas varzinistas, sendo naturais das Caxinas André Serrão, André Vilas Boas, Vitor Gomes e Tiago Terroso, além do vilacondense Fábio Faria, todos criados nas escolas do clube verde-branco.
Também as equipas técnicas têm ligações umbilicais com as duas terras vizinhas.
No Rio Ave, o treinador João Eusébio é "caxineiro", tendo feito a iniciação futebolística no Rio Ave, onde passou a sénior; os seus adjuntos Paulo Lima Pereira e Francisco Costa são poveiros e iniciaram-se como futebolistas do Varzim. O chefe do departamento de futebol Paulo Fangueiro é sócio do Varzim e reside na Póvoa de Varzim. O massagista Vitor Pimenta é poveiro e nasceu para o futebol nas camadas jovens varzinistas. Também o roupeiro Vitor Marta está ligado às duas terras, pois é do concelho de Vila do Conde, onde reside actualmente, mas durante década e meia residiu na Póvoa.
No Varzim, a equipa técnica liderada pelo "sulista" Diamantino Miranda conta como adjuntos António Miranda e Augusto Neves, criados nas escolas varzinistas e tendo ambos feito carreira na equipa sénior do Varzim, e também com o preparador físico Eduardo Esteves, natural da Póvoa e filho de outro antigo jogador varzinista Lúcio Pereira (que também defendeu as cores do Rio Ave e teve funções técnicas nesse clube), para além do massagista Raul Martinho que foi jogador varzinista nas camadas jovens.
Portanto, o jogo Varzim x Rio Ave, para a 13.ª jornada da Liga Vitális, reveste-se de um cunho regional como não deve haver outro igual no País, em que duas terras se interligam estreitamente no futebol, assim como em várias partículas da vida social e até política.

Luís Leal,
Do Jornal "O Varzim"
de 30/11/2007
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3553&seccaoid=101&accao=noticia

“Encurtar distância para o Rio Ave”
Marco Cláudio regressou à competição após dois meses de ausência e o Varzim voltou a ganhar. Com contrato até 2009 e “completamente satisfeito” no clube, o médio tem como “grande desejo” chegar à I Liga com a camisola alvi-negra
A importância de Marco Cláudio no futebol do Varzim é consensual e, num olhar meramente estatístico, essa ideia ganha ainda mais consistência. Nas primeiras seis jornadas, o médio foi titular e a equipa venceu três jogos, empatou dois e perdeu uma única vez. Nos seis jogos seguintes, incluindo uma eliminação na Taça de Portugal, frente ao Penafiel, o Varzim perdeu duas vezes e empatou quatro. A influência do nº10 é vista por todos como decisiva e na última partida, frente ao Santa Clara, mesmo estando ainda longe da melhor forma física, e por saber que a sua presença "a nível psicológico" pode motivar os colegas de equipa, o treinador Diamantino Miranda não hesitou em colocá-lo em campo. Resultado: o Varzim venceu por 3-1 e quebrou um jejum de dois meses sem vitórias. "É sempre bom saber que as pessoas confiam em nós. Também tenho consciência que ainda não estou a 100 % e que nunca conseguiria chegar ao nível dos meus colegas, mas se a minha presença foi boa para a equipa fico satisfeito" começou por explicar, garantindo, porém, que o regresso às vitórias deve-se apenas ao "valor que o grupo tem". "Nem sempre é possível jogar bem e ganhar, mas vencemos com uma boa exibição e demonstrámos, mais uma vez, que o Varzim tem uma grande equipa que vai lutar pelos seus objectivos".
"Vou continuar a trabalhar para regressar ao meu melhor. Não queremos uma recuperação demasiado rápida e, por isso, o trabalho está a ser controlado ao pormenor"
Conseguida a vitória, e sabendo que nas próximas quatro jornadas o Varzim terá três jogos em casa (Rio Ave, Gondomar e Portimonense), confiança não falta a Marco Cláudio, que acredita ser possível alcançar os lugares de subida neste ciclo."É mais um motivo bom para trabalharmos, porque sabemos que podemos chegar lá acima para lutarmos de igual para igual com os nossos adversários. Não estamos longe do nosso objectivo e vamos continuar a trabalhar, sabendo que temos um ciclo bom para conquistar pontos".
Concentremo-nos no jogo com o Rio Ave, sempre muito especial para os adeptos. Os jogadores sabem disso, até porque, salienta, "as pessoas falam sempre e comentam a rivalidade". "Mas só estão em causa três pontos. Não queremos abdicar deles e vamos lutar para conquistá-los, encurtando dessa forma a distância para o Rio Ave" avisou.
Esperando um "grande ambiente" para um "grande jogo" de futebol, Marco Cláudio salienta que a transmissão na Sport TV e as características de um derbi aumentam a vontade dos jogadores em "participarem no espectáculo".

http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3554&seccaoid=101&accao=noticia

‘Jogo pela Paz’ tem risco elevado
O Varzim vai colaborar com a autarquia poveira no Encontro pela Paz, iniciativa que tem o apoio da Junta de Freguesia e que teve o seu início em 1999.
O derbi, que será denominado de ‘Jogo pela Paz’, beneficia da transmissão televisiva na Sport TV, o que dará uma maior dimensão evento. Desta forma, trinta minutos antes do início do jogo, será hasteada a bandeira da paz no Estádio, e as equipas entrarão em campo acompanhadas pela ‘Tocha da Paz’.
Será, ainda, respeitado um minuto de silêncio, durante o qual decorrerá uma largada de pombos, e nas bancadas estarão representadas todas as Juntas de Freguesia da Póvoa.
A classificação de "jogo de risco elevado" obriga a medidas especiais de segurança. Os sócios do Varzim têm entrada gratuita, mas os que não possuirem lugar anual deverão levantar o respectivo bilhete.

Bruno Alves - Formou-se no Varzim e saiu para os juniores do FC Porto. Depois de ter representado Farense, Guimarães e AEK, o defesa central regressou ao F Porto, afirmando-se também na selecção nacional.
"Nunca representei o Varzim como sénior, mas defrontei várias vezes o Rio Ave nas camadas jovens e tenho grandes recordações. É sempre um jogo muito especial, diferente de todos os outros, até pela emoção vivida no relvado e nas bancadas, sempre com uma forte rivalidade presente. Gostava que o Varzim conseguisse uma vitória, porque foi o clube onde me formei, por isso, ficou sempre um enorme carinho. Desejo que o Varzim tenha muito sucesso no futuro e que tudo de bom aconteça à equipa e ao clube. Se tiver oportunidade vou ver o jogo ao estádio, mas, se não puder, vou assistir pela televisão"

Miguelito - É poveiro e, apesar de ter tentado a sorte no Varzim, foi no Rio Ave onde se fez jogador. O lateral esquerdo teve uma passagem pelo Nacional da Madeira antes de ser transferido para o Benfica.
"Recordo com saudade os derbies entre Varzim e Rio Ave. Tive o privilégio de participar em vários jogos nas camadas jovens e também como profissional do Rio Ave. É sempre um bom jogo entre dois clubes vizinhos e rivais e de resultado imprevisível, pois as duas equipais têm dificuldades para se imporem e nem sempre vence quem está melhor. Desejo que seja um bom espectáculo de futebol e que ganhe o melhor. A semana que antecede esses jogos é bastante diferente das restantes, principalmente para os jogadores formados nos dois clubes, porque não se fala de outra coisa na terra e sentimos mais"

Ricardo Nascimento - Representou Varzim e Rio Ave na 1ª Divisão, brilhando no clube vilacondense antes de rumar ao futebol da Coreia do Sul. Assinou recentemente pelo Trofense e vai, assim, defrontar os antigos clubes.
"Joguei pelo Varzim contra o Rio Ave na 1ª Divisão e defrontei o Varzim num jogo particular. Participar num derby é sempre fantástico. É espectacular ver adeptos como os do Varzim e do Rio Ave que deixam qualquer jogador contente. O Varzim marcou-me pelos adeptos que tem, enquanto o Rio Ave foi o clube onde tive mais sucesso mediático e onde fui realmente feliz. Quando se diz que os jogadores correm mais nestes jogos penso que é um mito dos derbies em qualquer parte do Mundo. Mas marcar um golo é especial e fica gravado na mente de um jogador. A vitória será sempre especial para os adeptos"

http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3556&seccaoid=101&accao=noticia

Derbi entre Varzim e Rio Ave com medidas extra de segurança
À semelhança do que aconteceu no jogo realizado na Póvoa, na época passada, e dentro da iniciativa “Encontro pela Paz”, organizada pela Junta de Freguesia, o derbi entre Varzim e Rio Ave, marcado para domingo, pelas 11h15, será denominado de Jogo pela Paz, estando previsto um conjunto de acções. 30 minutos antes do início do encontro, será hasteada a bandeira da paz no Estádio e a entrada em campo das equipas será acompanhada pela ‘Tocha da Paz’, transportada por crianças com as cores dos dois emblemas. Será também respeitado um minuto de silêncio, durante o qual decorrerá uma largada de pombos.
Mas ao abrigo do que está determinado para jogos entre clubes rivais ou vizinhos, o encontro foi classificado de “risco elevado” e, por isso, estão previstas medidas especiais de segurança, estando proibida a entrada a crianças com menos de três anos e previstas revistas pessoais aos espectadores.
Os sócios do Varzim não pagam a habitual quota suplementar, mas, devido ao sistema de torniquetes, apenas os possuidores de Lugar Anual estão dispensados da aquisição do bilhete. O ingresso mais barato para o público em geral custa 10 euros.
http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=3525&seccaoid=101&accao=noticia

Notícia Rio Ave F.C.

Varzim x Rio Ave – Jogo de Risco – 14.12.07
O jogo Varzim x Rio Ave agendado para o próximo domingo coloca frente-a-frente duas equipas de clubes vizinhos, cujo historial é preenchido por antigas rivalidades que ainda hoje se fazem sentir, tendo em conta o “bairrismo” dos adeptos de ambos os emblemas. De acordo com as normas estabelecidas para jogos realizados entre equipas rivais ou vizinhas, o jogo foi considerado de alto-risco, estando agendadas medidas especiais de segurança. Será proibida a entrada de menores de 5 anos e todos os espectadores serão revistados à entrada no recinto.

Futsal: Beira-Mar x Rio Ave – 13.12.07
Tendo iniciado uma excelente recuperação na tabela classificativa do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, a equipa sénior de futsal do Rio Ave ocupa agora o 6º lugar, com 10 pontos, depois de duas vitórias consecutivas sobre o Amanhã da Criança e Gafanha, por 1 x 3 e 5 x 1, respectivamente. No próximo sábado, a formação orientada por Paulo Morim desloca-se ao pavilhão do Beira-Mar, último classificado da prova, com 2 pontos. O jogo está agendado para as 18,30 horas. De salientar que o Campeonato não sofrerá paragens para a tradicional Época Natalícia, pelo que, no próximo dia 22, o Rio Ave recebe o Macedense, no Pavilhão de Desportos.

Futsal: Juniores jogam fora – 13.12.07
Depois de ter vencido o Freixieiro por 4 bolas a três, a equipa de juniores de futsal desloca-se, este sábado, ao pavilhão do Monte Pedras, para a realização de mais um jogo referente ao Campeonato Distrital 1ª Divisão da categoria. Este será o primeiro de dois desafios consecutivos que a formação vilacondense terá de realizar fora de casa, sendo que na jornada seguinte se desloca ao Leões Valboenses. Recorde-se que, na época de estreia na 1ª Divisão, a equipa de juniores de futsal está a realizar uma excelente temporada, mantendo o objectivo de terminar a prova nos primeiros lugares da tabela.

http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm

Rio Ave recebe Olhanense na Taça – 12.12.07
Decorreu ao final da manhã de hoje o sorteio da 5ª Eliminatória da Taça de Portugal, na qual o Rio Ave terá de defrontar o Olhanense, equipa da Liga Vitalis. O jogo será disputado em Vila do Conde no próximo dia 20 de Janeiro. Recorde-se que a formação vilacondense já eliminou o Odivelas e o Rebordosa, equipas de escalão competitivo inferior. Prossegue em prova e terá de reencontrar o Olhanense, formação que ocupa o 10º lugar da Liga Vitalis. Já esta temporada, o Rio Ave venceu este adversário para o campeonato por três bolas a zero, em jogo disputado em Olhão.

notícias terras do ave

Faleceu o massagista do Rio Ave “Zé Maria”

No dia 27 de Novembro de 2007, faleceu o “nosso” Zé Maria, tinha 83 anos o homem que serviu o Rio Ave F.C. desde a sua fundação, no ano de 1939.Serviu sempre o seu clube do coração, foram dezenas de anos, bem mais de 50 anos a trabalhar para o clube da sua terra, estava sempre disponível, aos poucos e devido à saúde e idade acabou por deixar o seu glorioso, no entanto logo no 1.º ano de vida do Rio Ave foi responsável pelos equipamentos desportivos, pelo campo, balneários, sede do clube, entre outros.Passados mais de dez anos iniciou a actividade que o tornou muito conhecido, massagista. Estreou-se num jogo de reservas e a partir daí foi sempre o massagista do clube, servindo a tudo e a todos! Sim porque não cuidou só dos atletas do Rio Ave , atletas doutras modalidades e não atletas, e cuidava e resolvia tratando as lesões mais ou menos difíceis, foram milhares que passaram pelas mãos dele. Durante muito tempo foi único.Todos nós, antigos atletas, passamos pela mão do bom Zé Maria, não está escrito mas está na memória de muitos as coisas boas que ele fez.Ajudou a conquistar muitas vitórias, teve um percurso cheio de rosas com muitos espinhos, todos nós antigos atletas nos lembramos das peripécias que aconteciam frequentemente com ele… enfim, partiu há dias e já estamos com saudades.
Paz à alma de um homem bom. São os votos dos seus “meninos”. P’ Veteranos do Rio Ave F.C. À família enlutada Terras do Ave apresenta as mais sentidas condolências.

http://www.terrasdoave.pt/conteudo.php?lop=&op=&id=61f2585b0ebcf1f532c4d1ec9a7d51aa

Notícia O Primeiro de Janeiro

Equipa de futsal recupera posições na 2.ª divisão nacional – 14-12-2007
Por este rio (ave) acima

O Rio Ave teve um regresso em força no Campeonato Nacional da 2ª divisão de Futsal. Depois de cerca de um mês de interrupção da prova, os vila-condenses alcançaram duas vitórias consecutivas e estão em alta na tabela classificativa. Parece estar a fazer efeito o «murro na mesa» dado por Paulo Morim, ao ter colocado o seu lugar à disposição após a derrota com o Junqueira, na 5.ª jornada do Campeonato Nacional de futsal da 2ª divisão.A medida não provocou efeitos práticos na saída do treinador, mas teve o condão de espevitar os jogadores do plantel vila-condense.Após o regresso da competição que esteve parada devido à realização do Europeu da modalidade, em Gondomar, o Rio Ave obteve duas vitórias consecutivas que catapultaram a equipa na tabela classificativa para o 6º lugar.Depois de ter vencido no reduto do Amanhã da Criança, a equipa orientada por Paulo Morim derrotou agora o Grupo Desportivo Gafanha por cinco bolas a uma.Com uma fraca exibição na primeira metade do encontro, o Rio Ave que se adiantou no marcador aos 11 minutos através de um golo insólito de Bacalhau (a bola bateu nas costas do jogador e enganou o guarda-redes) permitiu a igualdade muito perto do intervalo.No entanto, nos segundos 20 minutos a equipa vila-condense puxou dos galões e surgiu determinada a resolver rapidamente o encontro.Em apenas três minutos, o Rio Ave apontou quatro golos que arrumaram por completo com as aspirações da equipa aveirense que tem apenas uma vitória no campeonato.Faneca por duas vezes, Jaime Moreira e Zé Miguel assinaram os tentos do Rio Ave apontados na segunda metade do encontro.“O Rio Ave não existiu na primeira parte, esteve muito mal. A equipa pensou que iria ser um jogo mais fácil, mas o Gafanha tem boa equipa e joga num sistema de jogo que é o que o Rio Ave menos gosta. Na segunda parte rectificamos e fizemos uma segunda parte ao nível do que podemos fazer. O resultado é justo, mas poderiam ter sido muitos mais golos”, sublinhou o treinador Paulo Morim. Após a terceira vitória no campeonato – segunda consecutiva - o Rio Ave ascendeu do 9º ao 6º lugar da tabela classificativa e está a 7 pontos dos lugares de subida.Ultrapassada a fase difícil da temporada, a formação vila-condense parece estar encaminhada para reentrar na luta pela subida.Paulo Morim acrescenta que “o mais importante é que temos duas vitórias consecutivas, estamos a subir na tabela e esta equipa estava a precisar de confiança. A confiança consegue-se com vitórias porque eles têm sido fantásticos a trabalhar durante a semana”.Amanhã, às 18h30 horas, o Rio Ave joga em Aveiro com o Beira Mar.FICHA Jogo realizado no Pavilhão Municipal de desportos de Vila do Conde.
Árbitros: Luís Manuel Marques e Nuno Miguel Bogalho (Associação de Futebol de Coimbra).
Rio Ave: Nuno Rodrigues, Bruno Faneca, Franklim Miranda, Hugo «Maria» e Renato Pontes.
Jogaram ainda. Jaime Moreira, Paulinho, Bruno Chumbada, Hugo Bacalhau, Mário Costa (cap.) e Zé Miguel.
Treinador Paulo Morim.
Gafanha: Paulo Cruz, Ferdy, Danny, Dário Macário e Joca.
Jogaram ainda: Carlos Fonseca, Eddyson, Touché e Pirolito.
Treinador: Francisco Vieira.
Marcadores: 1-0, Hugo Bacalhau (11´); 1-1, Touché (19‘); 2-1, Bruno Faneca (25´); 3-1, Bruno Faneca (27´); 4-1, Jaime Moreira (28´); 5-1, Zé Miguel (28´).
Disciplina: amarelo a Renato Pontes, Zé Miguel, Hugo «Maria»; Joca.

texto Paulo Vidal -
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=6f6c7275835407219a30bf0fe3f73fa9

Rio Ave goleou Rebordosa na quarta eliminatória – 14-12-2007
Taça transbordou de golos

Na quinta eliminatória da taça de Portugal, o Rio Ave volta a jogar no seu estádio. O sorteio realizado, na passada quarta-feira, ditou a recepção ao Olhanense, equipa que ocupa o 10.º lugar da Liga de Honra. O jogo disputa-se a 20 de Janeiro de 2008. Nunca esteve em causa a passagem do Rio Ave à 5ª eliminatória da Taça de Portugal, mas ninguém diria que a formação vila-condense pudesse marcar tantos golos na recepção ao Rebordosa.6-1 foi o resultado final do jogo, com quatro golos marcados pelo atacante senegalês Keita que já tinha marcado também na eliminatória anterior diante do Odivelas.Henrique, de grande penalidade, e Tiago Terroso assinaram os restantes golos da maior goleada da 4ª eliminatória da taça de Portugal.O tento de honra do Rebordosa, equipa que milita na série B da 3ª divisão nacional, foi apontado pelo central Fábio Faria na própria baliza.João Eusébio referiu no final da partida que “a nossa equipa teve respeito pelo adversário, trabalhou muito e foi uma equipa séria, por isso estou satisfeito com eles, sabendo de antemão que o jogo tornou-se fácil por mérito dos nossos jogadores, por mérito da nossa qualidade”.O treinador do Rio Ave acrescentou ainda que “era um jogo que nós desenhava-mos difícil, esta equipa eliminou o Trofense, sabíamos que tinha jogadores novos e com qualidade que se queriam mostrar. Fomos uma equipa forte e que respeitamos muito o adversário”.Pelo lado da formação do concelho de Paredes, o técnico Adriano Teixeira aceitou a derrota, “o Rio Ave obteve uma vitória justa, de facto nunca pensei sofrer seis golos, mas o futebol é mesmo assim. Tínhamos derrotado o Trofense e os nossos jogadores vinham com o espírito de que poderia acontecer de novo taça e que o jogo fosse mais fácil”.Depois de ter eliminado o Odivelas (2ª divisão nacional) e o Rebordosa (3ª divisão nacional), o Rio Ave volta a jogar em casa na 5ª eliminatória da taça de Portugal. O sorteio realizado, na passada quarta-feira, na sede da Federação Portuguesa de Futebol em Lisboa ditou a recepção ao Olhanense, equipa da Liga de Honra comandada pelo treinador Álvaro Magalhães.Trata-se do reencontro entre estas duas formações, esta temporada, uma vez que já se tinham defrontado para o campeonato da Liga de Honra, no estádio José Arcanjo em Olhão, na altura com a vitória a sorrir ao Rio Ave por três bolas a zero. Gaspar, Keita e Henrique foram aos marcadores dos golos vila-condenses. O jogo da 5ª eliminatória da Taça de Portugal entre Rio Ave e Olhanense realiza-se no dia 20 de Janeiro do próximo ano. FICHA Jogo disputado no Estádio do Rio Ave.
Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto). 4º Árbitro: Pinto Miranda.
Rio Ave: César, Gaspar, Delson, Miguel Lopes, Vítor Gomes, Henrique, Tiago Terroso, Bruno Mendes (cap.), Fábio Faria, Keita e Samson.
Treinador: João Eusébio
Rebordosa: Ivo, Cerqueira, Sandro, Domingos, Fábio, Paiva, Pilhas, Ita (cap.), Leal, Vitinha, Amado.
Treinador: Adriano Teixeira
Substituições: Delson por André Serrão (55´), Gaspar por Alfredo Quaresma (67´), César por Adriano (72´); Paiva por Bezu (46´), Ita por Jorginho (64´), Vitinha por Coluna (72´).
Marcadores: 1-0, Keita (12´); 2-0, Keita (40´); 3-0, Henrique (48´g.p.); 4-0, Keita (57´); 5-0, Tiago Terroso (65´); 6-0, Keita (69´); 6-1, Fábio Faria (72´p.b.).
Disciplina: amarelo a Delson, Samson; Ivo.

texto Paulo Vidal -
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=ec8438e21aa308e1480189a236616bd6

Notícia Record

Paz de risco elevado – 11-12-2007
LIGA ALHEIA AO ESPÍRITO AMISTOSO

Inserido nas celebrações poveiras do Encontro pela Paz 2007/08 como o Jogo da Paz, o Varzim-Rio Ave foi, curiosamente, considerado pela Liga como um encontro de elevado risco. Um facto que não parece preocupar a organização, que programou várias actividades para animar a partida da 13.ª jornada. Assim, à frente das equipas aquando da sua entrada em campo, estará a tocha olímpica, cedida pelo Comité Olímpico Português para o efeito. Nas bancadas, a animação ficará a cargo da 11 freguesias da Póvoa, convidadas para marcar presença nos festejos, que também contarão com a contribuição da escola de futebol do clube, Os Tarrotes.Os ingressos para o jogo são postos à venda amanhã. À disposição do público estarão bilhetes a 10 e 15 euros (bancadas poente central e norte, respectivamente), já os sócios do Varzim têm entrada grátis.No plano desportivo, tanto vila-condenses como poveiros regressam hoje aos trabalhos. Do lado do Rio Ave, Niquinha e Ronaldo serão reavaliados.

texto Autor: L.L. - http://www.record.pt/noticia.asp?id=767861&idCanal=25

Notícia O Norte Desportivo

MORA EM DÚVIDA PARA JOGO DA PAZ – 14-12-2007

Líder da classificação em igualdade pontual com o Vizela, o Rio Ave tem nesta 13.ª jornada da Liga Vitalis uma deslocação à Póvoa, para defrontar o rival de sempre Varzim. A equipa orientada por João Eusébio continuou na manhã de ontem a preparação para o encontro que se realiza às 11h15 de domingo (com transmissão na SportTV 1), sendo que o técnico dos vila-condenses tem três jogadores de «baixa», se bem que um deles, Ronaldo, está já em fase de integração no treino, o que é uma boa indicação relativamente à sua disponibilidade para jogar frente ao actual sexto classificado, com menos cinco pontos do que o Rio Ave.Niquinha também realizou uma ecografia ao adutor direito, que revelou melhorias que mantêm em aberto a possibilidade de o jogador vir a ser convocado por João Eusébio para o jogo da jornada 13. O guarda-redes Mora, com uma lombalgia, limita-se a tratamento e repouso, mas oficialmente não é ainda uma certeza a sua indisponibilidade para o jogo com a formação poveira.A equipa que divide com os vizelenses o comando da tabela classificativa vem de um empate em casa com o Trofense (1-1) decidida a regressar às vitórias, depois de fortalecer o moral com a goleada (6-1) que atirou o Rebordosa para fora da Taça de Portugal. No jogo de domingo, que será arbitrado por João Ferreira, está inserida uma iniciativa da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, denominada «Um jogo pela Paz». Os bilhetes para não sócios custam de 10 a 15 euros.Hoje, de novo pela manhã, a equipa volta a treinar, seguindo-se a conferência de imprensa de João Eusébio, para a antevisão do encontro.

http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=0741580d1d7cfd402bf32c92d8bbb0be

JOGO PELA PAZ NUM ENCONTRO ENTRE VELHOS RIVAIS – 11-12-2007

Tal como no ano passado, o Varzim vai colaborar com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim no Encontro pela Paz 2007/08, iniciativa que a autarquia poveira leva a cabo desde 1999. Com o apoio da Junta de Freguesia da Póvoa, o Varzim promoverá o jogo pela paz, precisamente no encontro com o vizinho Rio Ave, no próximo domingo (11h15). O facto de o jogo ser transmitido em directo pela Sport TV vai de encontro ao objectivo lançado pela organização do evento no sentido de que esta tradição ultrapasse as fronteiras do nosso concelho. Assim sendo, o dérbi será antecedido por um conjunto de acções no âmbito deste evento que visam sensibilizar o público presente no estádio e os telespectadores para “a partilha e vivência da Paz”. Quinze minutos antes do início do jogo, será hasteada no Estádio do Varzim a bandeira da Paz e depois a entrada das equipas em campo será acompanhada por uma lona alusiva ao Encontro pela Paz e pela Tocha da Paz. Por fim, será realizado um minuto de silêncio pela paz, durante o qual decorrerá uma largada de pombos. Um conjunto de acções simbólicas que com certeza contribuirão para o sentido desta iniciativa, que por sua vez, fará também deste Varzim-Rio Ave, um jogo especial.

http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=51de47405d32dcce3988f139f04c103a

Notícias O Jogo

Andrés saíram mais cedo

Mantendo-se a dúvida quanto à utilização de Niquinha, uma vez que continua a recuperar de uma lesão no adutor direito, as preocupações para formar o meio-campo frente ao Varzim aumentaram. A contas com dores musculares, André Vilas Boas e André Serrão saíram mais cedo do treino e serão hoje reavaliados. Refira-se que, pensando na forma de jogar do Varzim, João Eusébio tem testado a equipa num sistema com três defesas-centrais.

texto A.G.V. - http://www.ojogo.pt/23-296/artigo676586.asp

Ronaldo deve voltar na Póvoa - 13-12-2007

Ronaldo, baixa nas duas últimas jornadas, deve ser hoje reintegrado nos trabalhos da equipa, pelo que poderá estar de regresso às opções para o jogo na Póvoa. Menos provável é a recuperação de Niquinha, que continua a treinar condicionado. Certa é a indisponbilidade de Mora, que saiu lesionado do treino de sábado e que, por isso, domingo será substituído por César no banco de suplentes.

texto A.R. - http://www.ojogo.pt/23-295/artigo676413.asp

Jogo da Paz afinal é de alto risco - 12-12-2007

À semelhança do que aconteceu no jogo realizado na Póvoa, na época passada, entre Varzim e Rio Ave, e dentro da iniciativa "Encontro pela Paz", organizada pela autarquia, o dérbi de domingo será denominado de Jogo pela Paz. Aproveitando o facto de a partida ser transmitida em directo na Sport TV, de manhã, a organização pretende que o evento ultrapasse as fronteiras do concelho, estando previsto um conjunto de acções. Desta forma, 30 minutos antes do início do encontro, às 10h45, será hasteada a bandeira da paz no estádio e a entrada em campo das equipas será acompanhada pela "Tocha da Paz", transportada por crianças com as cores dos dois emblemas. Será, ainda, respeitado um minuto de silêncio durante o qual decorrerá uma largada de pombos.
Mas apesar deste clima de amizade, e ao abrigo do que está determinado para jogos entre clubes rivais ou vizinhos, o encontro foi classificado de "risco elevado" e, por isso, estão previstas medidas especiais de segurança. Para além de estar proibida a entrada a crianças com menos de três anos, estão previstas revistas pessoais aos espectadores, sendo, por isso, previsível uma entrada mais demorada no estádio.
As Cheerleaders e a Escola de Futebol Os Tarrotes garantem a animação ao intervalo do jogo.
Grátis para sócios da casa
Como sempre acontece quando os jogos na Póvoa merecem honras de transmissão televisiva, os sócios do Varzim não terão de pagar, no domingo, a habitual quota suplementar de cinco euros. No entanto, e devido ao sistema de torniquetes, apenas os possuidores de Lugar Anual estarão dispensados da aquisição do bilhete para a partida, algo que, de resto, pode ser feito já a partir de amanhã. Relativamente aos adeptos do Rio Ave, uma nota de dez euros será suficiente para permitir a entrada no recinto, em direcção à bancada nascente.

texto AVG - http://www.ojogo.pt/23-293/artigo675924.asp