terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Notícia O Jogo

Duo troca folga pelo tratamento

O plantel do Rio Ave cumpriu ontem a folga semanal, exceptuando os lesionados Niquinha e Ronaldo, que fizeram tratamento.
O duo será reavaliado diariamente pelo departamento clínico, pelo que o regresso de ambos às opções do técnico João Eusébio ainda é uma incógnita. O treinador não sabe, por enquanto, se estarão aptos para o encontro com o Rebordosa, a contar para a Taça de Portugal.

texto HMM - http://www.ojogo.pt/23-286/artigo674276.asp


Justiça chegou apenas no último segundo

Quando Delson se preparava para apontar um livre lateral, no último dos seis (!) minutos de desconto, era unânime a escolha do melhor em campo: Paulo Lopes. Com quatro intervenções decisivas, o guarda-redes do Trofense esteve em grande mas acabou por sair em falso no último lance do encontro e permitiu o empate.
O Trofense jogou no erro adversário e foi quase sempre mais perigoso na primeira parte, registando-se perto do intervalo uma reacção vila-condense, com um interessante duelo entre Keita e Paulo Lopes. Após 15 minutos mornos e depois de Chidi não ter aproveitado um deslize de Idalécio, o Trofense marcou na sequência de um lançamento lateral, com Rui Borges II a centrar na esquerda para o desvio de Edu Sousa. Com o jogo controlado, os forasteiros foram desperdiçando contra-ataques e recuando no terreno, o que acabaria por se revelar fatal.
OS TÉCNICOS
"Estamos frustrados e algo abatidos, porque tínhamos os três pontos quase garantidos. Os jogadores foram fiéis intérpretes do que pretendíamos"
António conceição, treinador do trofense
"Foi um ponto ganho para o Rio Ave. Voltámos a demonstrar classe, porque a equipa nunca se descaracterizou e foi fiel aos seus princípios de jogo"
JOão Eusébio, treinador do Rio AVe

texto A.V.G. - http://www.ojogo.pt/23-285/artigo674124.asp

Ronaldo não é hipótese – 1-12-2007

Uma das duas dúvidas já passou a certeza para o técnico do Rio Ave, João Eusébio: Ronaldo, com uma entorse no pé esquerdo, não é opção para a partida com o Trofense. Ontem, o avançado fez apenas corrida e tratamento, comprovando, em definitivo, que a sua utilização está posta de parte. A outra interrogação, de nome Niquinha, continuará a sê-lo até a divulgação da lista de convocados, no final do treino de hoje. É verdade que o médio já trabalha integrado, mas ainda é alvo de alguns cuidados.

texto HMM - http://www.ojogo.pt/23-283/artigo673683.asp

Notícia Record

Rio Ave-Trofense, 1-1: Justiça só chegou no último suspiro
VISITANTES COM LIÇÃO BEM ESTUDADA

Estavam decorridos 75 minutos quando Evandro dividiu um lance com André Barreto. Sem que a situação aparentemente o justificasse, o médio do Trofense ficou no chão, a contorcer-se, a apenas um metro da linha lateral.
O árbitro, o lisboeta Hugo Miguel, exigiu que André Barreto deixasse o terreno de jogo. Aliás, quase o empurrou para fora de campo. Na tribuna principal do estádio, o presidente da Liga, Hermínio Loureiro, acenava com a cabeça em sinal de aprovação pela preocupação do juiz da partida em defender a fluidez do espectáculo.
O técnico do Trofense, Toni Conceição, garante ser contra o antijogo, mas os seus atletas não resistiram à tentação de queimar tempo assim que se viram em vantagem. O árbitro respondeu concedendo 6 minutos de desconto. Foi precisamente no último lance dessa extensão que os vila-condenses chegaram ao empate. Delson marcou o livre para a confusão, Paulo Lopes largou a bola e Miguel Lopes deu justiça ao marcador no último suspiro da partid.De facto, o Rio Ave não se cansou de batalhar contra o infortúnio, pelo que a derrota seria penalização demasiado dura. O Trofense estudou bem a lição e teve um desempenho táctico notável, anulando as subidas dos laterais vila-condenses e congestionando toda a manobra ofensiva contrária.
Quanto Toni trocou Paulo Sérgio por Rui Borges II, adivinhavam-se problemas para a formação da casa, com o recém-entrado a cruzar para Edu Sousa. João Eusébio tirou dois médios e deu ainda mais ímpeto ao ataque. Mesmo com uma dupla de centrais alternativa (Idalécio e Edu), o Trofense só baqueou depois da hora.

texto VÍTOR PINTO - http://www.record.pt/noticia.asp?id=766921&idCanal=21

Rio Ave consegue empate nos descontos – 2-12-2007
TROFENSE DEIXA FUGIR VITÓRIA

Rio Ave e Trofense empataram a um golo na partida que abriu a 12.ª jornada da Liga Vitalis.Depois de uma primeira parte sem golos, o Trofense chegou ao golo aos 67 minutos por intermédio de Edu Souza. No entanto, a equipa da Trofa não conseguiu segurar a vantagem e cedeu a igualdade no sétimo minutos dos descontos.Na sequência de um livre para a área, Miguel Lopes aproveitou da melhor forma a saída precipitada do guarda-redes Paulo Lopes.Com este empate, o Rio Ave mantém o primeiro lugar na classificação geral com 23 pontos, mas poderá ser alcançado pelo Vizela, caso este ganhe ao Desportivo das Aves.

http://www.record.pt/noticia.asp?id=766858&idCanal=21

João Eusébio reforça confiança – 1-12-2007
NÃO ESQUECE A ÉPOCA PASSADA

João Eusébio não está “deslumbrado” pela liderança, mas confia na sua equipa. “Demos a volta ao resultado por quatro ocasiões, o que denota a postura e a dignidade dos jogadores”, comentou.
O treinador não esquece o que aconteceu na época passada, com a queda vertiginosa nas últimas jornadas a roubar a possibilidade de subida à Liga: “Qualquer liderança é uma responsabilidade, principalmente porque os adversários jogam de maneira diferente.

texto LUÍS LEAL - http://www.record.pt/noticia.asp?id=766688&idCanal=21

Notícia O Norte Desportivo

RIO AVE ESCORREGA EM VILA DE CONDE E CEDE LUGAR
VIZELA ASSUME LIDERANÇA

O Rio Ave esteve apenas uma semana no primeiro lugar isolado. Ontem não conseguiu mais do que um empate em «casa» diante o Trofense e quem agradeceu foi o Vizela, que recebeu e derrotou o Aves e é o novo líder.

Rincon, aos 16 minutos, e Fangueiro, aos 73, ditaram ontem o triunfo do Vizela no encontro com o Aves em partida a contar para a 12.ª jornada da Liga Vitalis. Com o triunfo o Vizela não só passou a somar 23 pontos, igualando o Rio Ave, como passou para a liderança da prova. Isto porque a equipa de Vila do Conde não foi além de um empate a uma bola na recepção ao Trofense, que marcou à passagem do minuto 65 por Edu Sousa. Aliás, pela terceira vez consecutiva a equipa liderada por João Eusébio não conseguiu vencer no seu reduto e ontem desperdiçaram mais dois pontos. Isto, sem esquecer que apenas chegou ao empate no período de compensação dado pelo juiz lisboeta Hugo Miguel, por intermédio de Miguel Salvador, já seis minutos depois dos 90, conseguindo um mal menor para os caseiros.

texto Sílvia Soares - http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=c3c5d2bf1b76d998fb84c0d78b1e7e01

Notícia JN

Furacão decisivo no último suspiro

Apito final, Kazeem ajoelhado com as mãos na cabeça, inconformadíssimo, imagem sintomática da sensação devastadora que invadiu o espírito dos jogadores do Trofense. A equipa de António Conceição, que se apresentou bem organizada, esteve na frente, mas deixou fugir o triunfo no último segundo da partida. Miguel Lopes, o furacão dos Açores, alcunha com que chegou a Vila do Conde, depois de ter representado o Operário, salvou a manhã vila-condense, aproveitando a confusão na área forasteira, após bola bombeada por Delson, para bater o guardião Paulo Lopes, o melhor elemento do Trofense. Foi no último minuto do alargado período de descontos (6m) concedido pelo árbitro, que se justificou devido ao antijogo visitante, sobretudo, nos últimos 15 minutos, quando André Barreto, Vítor Hugo e Paulo Lopes tiveram de ser assistidos. Mas recuperaram depressa... O Trofense acabou por ser vítima da própria estratégia. O jogo merece nota positiva e termina com um resultado justo. A primeira meia hora é do Trofense, tendo Edu Sousa acertado no poste (18m). O Rio Ave, orfão de Niquinha (não recuperou de lesão), sentiu dificuldades em sair rápido para o ataque, tendo criado perigo apenas perto do intervalo, com Chidi a obrigar Paulo Lopes a excelente intervenção (38m). Na segunda parte, o início mais ofensivo é do Rio Ave, com Chidi perto do golo (Edu salvou com as costas), mas seria o Trofense a marcar, num lance bem desenhado por Rui Borges (entrou bem) e finalizado com classe por Eduardo Sousa. Os vila-condenses sentiram o soco, mas porfiaram até à exaustão, evitando uma derrota que parecia consumada.

texto Arnaldo Martins - http://jn.sapo.pt/2007/12/03/desporto/furacao_decisivo_ultimo_suspiro.html

Vizela volta à liderança e o galo continua a levantar crista
Nova troca de cadeiras

A jornada 12 terminou com o Vizela na liderança, que venceu o Aves e aproveitou o empate caseiro do Rio Ave com o Trofense. As alterações no topo da tabela têm sido uma constante, traduzindo o tremendo equilíbrio que caracteriza a competição. Um cenário que se repete ano após ano na segunda competição mais importante do futebol português. Em Vila do Conde, o duelo de candidatos entre Rio Ave e Trofense terminou empatado, mas, contra as expectativas, soube melhor aos vila-condenses, que marcaram apenas no derradeiro minuto das compensações.

http://jn.sapo.pt/2007/12/03/desporto/vizela_volta_a_lideranca_galo_contin.html

Liderança em discussão – 2-12-2007
João Eusébio espera cimentar o primeiro lugar nesta jornada

Rio Ave e Trofense abrem a jornada 12 da Liga de Honra, num jogo marcado para o Estádio do Rio Ave, pelas 11.45 horas, com transmissão televisiva na SportTV 1. A equipa da casa, que ascendeu à liderança na última jornada, após a vitória (1-2) no terreno do Estoril, defende o primeiro lugar, diante de um adversário que também ambiciona subir de divisão. Um verdadeiro duelo de candidatos, que regista algumas ausências de peso nas duas equipas. No Rio Ave, a lesão de Ronaldo é a nota de maior impacto. A contas com uma entorse, o influente avançado fica de fora das opções do treinador João Eusébio.
No Trofense, a vitória (1-0) sobre o Varzim, na ronda anterior, deixou marcas na equipa, pois o central Valdomiro foi expulso e Milton do Ó e Fábio Paím foram admoestados com o quinto cartão amarelo da época. São, assim, três baixas que fragilizam a equipa de António Conceição.Apesar de defrontar um adversário desfalcado, João Eusébio não acredita em facilidades. "Os adversários jogam de forma diferente quando defrontam o líder do campeonato", justifica.

texto Arnaldo Martins - http://jn.sapo.pt/2007/12/02/desporto/lideranca_discussao.html

Notícia Futebolar

Honra / Rio Ave - Trofense

Miguel Lopes foi hoje o herói do Rio Ave ao marcar, nos últimos segundos, o golo que permitiu à equipa empatar com o Trofense (1-1) e segurar a liderança da Liga de Honra de futebol, em jogo 12ª jornada.
O encontro parecia perdido para o Rio Ave, que não fez uma boa exibição e sentiu muitas dificuldades perante um adversário muito bem organizado, quando aos 96 minutos, após um livre, Miguel Lopes aproveitou uma bola perdida na área contrária e, sem oposição, apontou o golo que o empate.
O golo foi também um castigo para o Trofense porque os seus jogadores, após o 0-1, forçaram várias paragens do jogo, por alegadas lesões, tentando assim queimar tempo.
O árbitro deu seis minutos de descontos e foi mesmo em cima da hora que os vilacondenses empataram.
A primeira parte começou sob o signo do equilíbrio, seguindo-se um período em que o Trofense esteve melhor, porque conseguiu dominar o meio campo, por fim foi o Rio Ave que se mostrou perigoso, tendo estado muito perto do golo em duas ocasiões.
Aos 18 minutos, o Trofense criou a primeira grande ocasião de perigo, como Nuno Pinto a cruzar e Edu Sousa a atirar ao poste, com o guarda-redes Paiva batido.
Até cerca da meia hora, o guarda-redes Paulo Lopes quase não teve trabalho, mas nos últimos cinco minutos, porém, o Rio Ave acercou-se com grande perigo da baliza adversária e dispôs até de duas boas oportunidades para marcar.
Primeiro foi Keita (40) que, isolado, rematou forte e forçou Paulo Lopes a uma defesa apertada para canto, Depois, foi Chidi que viu o seu remate cortado "in extremis" por Idalécio, quando alguns adeptos vilacondenses já gritavam golo.
O Rio Ave começou mais forte o segundo tempo, mas aos 65 minutos, o Trofense marcou, na sequência de um lançamento da linha lateral. Rui Borges II, recém-entrado, aproveitou a desatenção de Miguel Lopes e companhia, cruzou rasteiro e Edu Sousa fez o 0-1.
O Trofense fechou-se na defesa e utilizou mais vezes o contra-ataque, mas no último minuto dos descontos, Miguel Lopes redimiu-se da falha no golo do Trofense, e marcou o tento do empate.
Jogo disputado no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde
Ao intervalo: 0-0
Marcadores:
0-1, Edu Sousa, 65
1-1, Miguel Lopes (96)
Equipas:
- Rio Ave: Paiva, Miguel Lopes, Gaspar, Danielson, Milhazes, André Vilas Boas (Luisinho,73), André Serrão (Henrique, 69), Delson, Evandro, Chidi e Keita.
(Suplentes: Mora, Ribeiro, Bruno Mendes, Ribeiro, Tiago Terroso, Henrique e Luisinho).
- Trofense: Paulo Lopes, Maia, Edu, Idalécio, Nuno Pinto, Kazeem, Zamorano (Bessa, 82), André Barreto, Pinheiro (Vítor Hugo, 73) Paulo Sérgio (R. Borges II, 60) e Edu Sousa
(Suplentes: Vítor, F. Dinis, Kika, Vítor Hugo, R. Borges II, Bessa e Cascavel).
Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa)
Acção disciplinar: cartões amarelos para Maia (24), Edu Sousa (57), Miguel Lopes (78) e Paulo Lopes (90+5).
Assistência: 800 espectadores
AYM
http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20071202/honra-rio-ave-trofense

Notícia Rio Ave F.C.

Resultados das Camadas Jovens – 03.12.07
A equipa de Iniciados, a militar no Campeonato Distrital da 1ª Divisão, impôs este fim-de-semana uma goleada ao Senhora da Hora, vencendo por seis bolas a uma. Destaque ainda para a vitória da formação da Infantis ao derrotar o Castelo da Maia por 7 x 0. Resultados da jornada: Rio Ave, 4 x Freamunde, 0 (Nacional de Juniores, 4º lugar, 27 pontos), Rio Ave, 0 x Pedras Rubras, 0 (Juvenis 1ª Divisão, 6º lugar, 22 pontos), Gatões, 1 x Rio Ave, 1 (Juvenis 2ª Divisão, 6º lugar, 11 pontos), Rio Ave, 6 x Senhora, Hora, 1 (Iniciados 1ª Divisão, 4º lugar, 25 pontos), Rio Ave, 2 x Custóias, 4 (Iniciados 2ª Divisão, 13º lugar, 5 pontos) e Rio Ave, 7 x Castelo da Maia, 0 (Infantis 2ª Divisão, 2º lugar, 30 pontos).

Futebol: Rio Ave, 1 x Trofense, 1 – 02.12.07
Um golo apontado por Miguel Lopes, nos instantes finais do encontro, ditou o empate final no jogo que opôs Rio Ave e Trofense e que marcou a abertura da 12ª jornada da Liga Vitalis. A equipa vilacondense foi a que, durante todo o desafio, mais lutou pela vitória, criando algumas ocasiões de golo, mas acabaria por ser o Trofense a inaugurar o marcador, aos 22 minutos da 2ª parte. O resultado manteve-se inalterado praticamente até ao apito final, muito por causa da acção do guarda-redes do adversário que, numa manhã inspirada, conseguiu travar o ataque verde-branco. Mesmo assim, os jogadores orientados por João Eusébio nunca desistiram e procuraram chegar ao golo que haveria de acontecer em cima do tempo final de compensação. Um golo que repôs justiça no resultado e que assegura a permanência do Rio Ave no 1º lugar da tabela. Os restantes jogos da jornada disputam-se durante a tarde deste domingo.

Futsal: Rio Ave regressa às vitórias – 01.12.07
Após uma paragem competitiva, motivada pela realização do Europeu da modalidade, o Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Futsal regressou este fim-de-semana. A equipa do Rio Ave deslocou-se ao pavilhão do Amanhã da Criança onde averbou uma vitória por 1 x 3, em jogo relativo à 6ª jornada da prova. Depois de um início de campeonato bastante complicado para a formação verde-branca, tendo em conta que já defrontou os principais candidatos à subida de divisão, a equipa orientada por Paulo Morim está assim de regresso às vitórias, começando a recuperar na tabela classificativa. O Rio Ave está agora em 9º lugar, com 7 pontos. Na próxima jornada, recebe o Gafanha.

Futebol: Juniores golearam Freamunde – 01.12.07
A equipa orientada por Pedro Cunha ascendeu, este fim-de-semana, ao 4º lugar da tabela classificativa do Campeonato Nacional de Juniores, após vencer o Freamunde por um resultado expressivo de quatro golos sem resposta. O desafio corresponde à 15ª jornada da competição e traduziu-se num saldo muito positivo para os jovens jogadores do Rio Ave que, até ao momento, registam já 9 vitórias na prova, contra seis derrotas, totalizando 27 pontos. Da presente ronda, destaque ainda para a vitória do Candal que impôs a primeira derrota ao líder FC Porto, que assim se atrasa no topo da tabela. Na próxima jornada, o Rio Ave terá pela frente um adversário complicado, deslocando-se ao terreno do Boavista, actual 6º classificado com 24 pontos.

http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm

Notícia Rádio Linear

Empate no último minuto manteve Rio Ave no 1º lugar - 03-12-2007

Um golo apontado por Miguel Lopes, no último momento do jogo, permitiu ao Rio Ave evitar a derrota diante do Trofense, na 12ª jornada da Liga de Honra.
Os vila-condenses, que já não perdem há 7 jornadas, repartem agora a liderança do campeonato com o Vizela, ambos com 23 pontos somados.
João Eusébio considera que foi um ponto ganho, num jogo em que a sua equipa teve classe e conseguiu mais uma vez evitar a derrota.
Por parte do Trofense, que ascendeu ao 3º lugar da Liga de Honra, o treinador António Conceição lamentou o facto de não ter conseguido ganhar, considerando o resultado frustrante.
O Rio Ave averbou o 5º empate da temporada e foi alcançado pelo Vizela no 1º lugar da Liga de Honra.

No próximo domingo, às 4 horas da tarde, os vila-condenses recebem o Rebordosa, na 4ª eliminatória da taça de Portugal.

http://www.radiolinear.com/

Notícia Rádio Foz do Ave

RIO AVE EMPATA NO FUTEBOL E GANHA NO FUTSAL - 2007-12-03

FUTEBOL: O Rio Ave empatou ontem de manhã a uma bola frente ao Trofense, jogo a contar para a 12ª jornada da Liga Vitalis. João Eusébio, treinador do Rio Ave, disse à RFA, que “a equipa teve postura e classe e merecia ganhar o jogo”. António Conceição, treinador do Trofense, referiu à RFA, que “foi um resultado frustrante já que o resultado justo era a vitória”.
Rio Ave Paiva, Gaspar, Evandro, André Serrão (Henrique 71’), Delson, Miguel Lopes, André Vilas Boas (Luisinho 75’), Milhazes, Danielson, Keyta e Chidi.
Trofense: Paulo Lopes, Maia, Edu, Idalécio, Nuno Pinto, Kazeem, Zamorano (Bessa, 82), André Barreto, Pinheiro (Vítor Hugo, 73) Paulo Sérgio (R. Borges II, 60) e Edu Sousa.
Golos 0-1 Edu Sousa 67’ 1-1 Miguel Lopes 96’.
Cartões Amarelo Maia 22’ Edu Sousa 58’ Miguel Lopes 78’ Paulo Lopes 95’.

No próximo domingo, às 16h00, o Rio Ave recebe o Rebordosa, equipa da 3ª Divisão, Série B, jogo a contar para a IV Eliminatória da Taça de Portugal. Na manhã do dia 16 de Dezembro, o Rio Ave desloca-se ao seu rival Varzim. Os vilacondenses têm mais 5 pontos que os poveiros.

FUTSAL: Após uma paragem competitiva, motivada pela realização do Europeu da modalidade, o Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Futsal regressou este fim-de-semana. A equipa do Rio Ave deslocou-se ao pavilhão do Amanhã da Criança onde averbou uma vitória por 1 x 3, em jogo relativo à 6ª jornada da prova. O Rio Ave está em 9º lugar, com 7 pontos. Na próxima jornada, recebe o Gafanha.

http://www.radiofozdoave.pt/web/

Notícia MaisFutebol

Liga Vitalis: Rio Ave evita derrota com Trofense no último minuto

O Rio Ave teve de esperar pelo último minuto do tempo de compensação para evitar a derrota na recepção ao Trofense, em encontro relativo à 12ª jornada da Liga Vitalis (1-1). Miguel Lopes marcou o golo do empate ao minuto 96, depois de Edu Sousa ter colocado os visitantes em vantagem.
O golo da igualdade vila-condense motivou protestos dos homens do Trofense, que poderia ter chegado ao topo da tabela classificativa. Miguel Lopes, que falhara no lance do golo de Edu Sousa (65m), apagou a má imagem com um tento providencial no último lance da partida.

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=887388&div_id=1442