sexta-feira, 11 de julho de 2008

Notícia Record

Miguel Lopes: «Ganhar ao Benfica»
LATERAL-DIREITO E A ESTREIA NA LIGA FRENTE ÀS ÁGUIAS

A primeira jornada do campeonato vai marcar o reencontro de Miguel Lopes com o Benfica, desta vez como adversário. A estreia do atleta na Liga vai ser apadrinhada pela antiga equipa, responsável pela sua formação, mas o confronto não intimida o lateral-direito. “Fiquei contente por defrontar o Benfica, porque é sempre uma motivação extra jogar contra grandes clubes, mas vou encarar o jogo com normalidade e fazer o melhor pelo Rio Ave”, garantiu.
O jogador, que foi um dos principais responsáveis pela subida do clube ao escalão principal, antevê a partida com confiança: “Nós temos de ganhar, pelo menos encarar a partida nesse sentido. Sabemos que o Benfica é um grande clube e tem uma boa equipa, mas vamos lutar e fazer de tudo para sairmos vitoriosos.
Emprestado pelo Benfica aos 19 anos, o internacional Sub-21 não poupou críticas à “pouca aposta” dos encarnados nos jogadores formados na sua cantera. “Eu penso que o Benfica falha nesse aspecto. É muito melhor apostar nos jovens de agora, formados nas camadas jovens, do que nos jogadores de fora que não rendem tanto, mas essa é a maneira de o Benfica gerir os seus jogadores”, lamentou o atleta, agora com 21 anos.
Mais informação na edição impressa de Record Autor: SANDRA SILVA Data: Sexta-feira, 11 Julho de 2008 - 04:09 http://www.record.pt/noticia.asp?id=794937&idCanal=21

Notícia O Jogo

Ataque é para reforçar mesmo que Chidi fique
Ainda que esteja em aberto a possibilidade de Chidi, que viu gorar-se a sua transferência para o Timisoara, por não ser comunitário, permanecer às ordens do técnico João Eusébio na próxima época - falta ainda desbloquear a situação com os romenos, mas o presidente Paulo Carvalho já disse que o jogador tem as portas abertas -, tal não condicionará os responsáveis do Rio Ave no que diz respeito ao reforço do plantel, pelo que chegará a Vila do Conde mais um ponta-de-lança, actual prioridade, independentemente do nigeriano ficar ou não. Prevista está ainda a saída de três ou quatro jogadores, sendo já certo que o guardião Adriano será cedido e que o Valdevez, da II Divisão, tem interesse num empréstimo do médio Tiago Terroso. Entretanto, Delson já se juntou ontem à equipa, que hoje, às 11h30, será apresentada oficialmente.
texto A.R. - http://www.ojogo.pt/24-141/artigo732765.asp

REGRESSO
Alfredo pode regressar
Alfredo, que se notabilizou ao serviço do Boavista como guarda-redes, pode estar de regresso ao Rio Ave, onde começou a sua carreira. Ontem, o ex-internacional português viu o treino, reuniu-se com Paulo Carvalho, e tudo indica que vá colaborar com a formação do clube.
Edição impressa de 10-7-2008

BRASILEIRO OK
Henrique no primeiro
O avançado Henrique marcou o primeiro golo da pré-época. o brasileiro, que na temporada passada esteve de fora durante vários meses, devido a lesão grave, mostrou-se em boa forma e preparado para iniciar a sua segunda temporada no Rio Ave.
Edição impressa de 10-7-2008

Notícia O Primeiro de Janeiro

Atleta vila-condense vai jogar no Póvoa Futsal Rio Ave dispensou Bacalhau
O jogador integra a lista dos atletas que estarão presentes no 1º All Star Futsal, organizado pelo Clube de Lobão. O jogo que contará com a presença dos melhores atletas portugueses está agendado para a próxima sexta-feira, pelas 21.30 horas.


Hugo Vasco, conhecido no universo do futsal como Bacalhau, foi dispensado pelo Rio Ave. O atleta deixou de fazer parte das opções da equipa técnica liderada por Paulo Morim e Fernando Melo e transferiu-se para o Póvoa Futsal, clube que adquiriu os direitos desportivos da Juvenorte.
Hugo Vasco vai voltar assim a disputar a série A da II Divisão, mas agora ao serviço da formação orientada por Paulo Ribeiro e Delfim Pereira. Depois de ter falhado a subida à I Divisão, o Rio Ave está já a preparar o plantel. A equipa que se classificou no 5º lugar da Série A da II Divisão, na temporada passada, vai ser de novo orientada pela dupla Paulo Morim e Fernando Melo e vai contar apenas com cinco jogadores da época transacta: Mário Rodrigues, Franklim Miranda, Jaime Moreira, Renato Pontes e Paulinho.
O clube de Vila do Conde já contratou entretanto três reforços, sendo que dois deles alinharam em emblemas da primeira divisão.
Ivo Mestiço representou o Alpendorada e Ricardinho alinhou no Instituto D.João V. O guarda-redes Marcelo (ex-Boticas) é outro reforço do plantel «verde-branco» que deverá ser engrossado muito em breve com a chegada de mais dois atletas.
Entretanto, Franklim Miranda, atleta do Rio Ave, regressou a Inglaterra para representar o Tranmere Victoria, clube onde alinhou a temporada passada juntamente com o ex-companheiro Bacalhau.
O jogador do Rio Ave e que já representou o Freixieiro e o Alpendorada, viajou para o estrangeiro para disputar a Taça de Inglaterra, prova que é disputada apenas por oito equipas e que é realizada num único fim-de-semana.
Uma vez que o vencedor da taça não tem direito a estar representado na UEFA Futsal Cup, como acontecia anteriormente, Franklim Miranda poderá voltar a Inglaterra, no mês de Setembro, para disputar o campeonato onde o campeão terá acesso à UEFA Futsal Cup, caso o Rio Ave o permita.

texto Paulo Vidal - http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=f3b2d7627dbb1407fb4112bcc169ab01


Rio Ave ficou incluído no grupo A da Taça da Liga Leixões é primeiro adversário a «doer»
À hora do fecho desta edição de O PRIMEIRO DE JANEIRO ainda não tinha decorrido o sorteio da Liga Sagres, edição 2008/2009, cuja competição tem início aprazado para o último fim-de-semana do mês de Agosto.


O Leixões vai ser o primeiro adversário do Rio Ave em jogos oficiais da temporada 2008/09. A formação orientada por João Eusébio desloca-se ao Estádio do Mar, no dia 24 de Setembro, para disputar a 2ª jornada da Fase de Grupos da Taça da Liga. O Rio Ave, que ficou integrado no Grupo A juntamente com o Leixões e Sporting de Braga, vai folgar na primeira ronda (17 Agosto) fechando a fase de grupos em Vila do Conde (20 Outubro) com a recepção ao Sporting de Braga. Apenas o primeiro classificado do grupo ficará apurado para a 3ª fase que contará com a participação dos seis primeiros classificados da edição anterior da Primeira Liga.
Entretanto, o plantel do Rio Ave voltou ontem ao trabalho com a realização dos tradicionais testes médicos e físicos aos jogadores.
No entanto, a apresentação oficial da equipa ficou adiada para a próxima sexta-feira uma vez que a direcção do emblema «verde-branco» pretende mais algum tempo para poder resolver algumas questões relacionadas com o reforço do plantel, nomeadamente ao nível da contratação de um ponta de lança para suprir a saída do senegalês Keyta.
De saída do Rio Ave está também Danielson. O defesa-central brasileiro, que alinhou no emblema de Vila do Conde nas últimas cinco temporadas, viajou para Moscovo para assinar, por duas épocas e meia, pelo FC Khimki, clube da I Divisão da Rússia orientado por Serguei Iuran, antigo futebolista do Benfica e FC Porto.
Danielson, de 27 anos, foi observado durante o último campeonato da Liga de Honra, pelo treinador Serguei Iuran, que esteve a estagiar em Portugal.
Tarantini (médio, ex-Portimonense), Semedo (avançado, ex-Odivelas), Sílvio (defesa-esquerdo, ex-Odivelas), Jorge Humberto (defesa-central, ex-Santa Clara) e Bruno Novo (defesa-direito, ex-Santa Clara) foram as cinco caras novas do plantel que se apresentaram para o arranque dos trabalhos no estádio.
De regresso a Vila do Conde está Vítor Gomes (defesa-direito, médio defensivo) que esteve emprestado ao Cagliari.
Ainda com algumas dúvidas o plantel do Rio Ave deverá contar com os seguintes atletas: Mora, Paiva, Adriano, César (?), Bruno Mendes, Gaspar, Fábio Faria, Ribeiro, André Serrão (?), André Vilas Boas, Delson, Niquinha, Miguel Lopes, Livramento, Henrique, Evandro, Ronaldo, Samson (?), Tiago Terroso (?), Ricardo Martins (?), Mateus, Wires, Vítor Gomes, Tarantini, Semedo, Sílvio, Jorge Humberto e Bruno Novo.
----------------------------
Taça da Liga
Calendário de jogos
O sorteio do calendário da primeira e segunda fases da Taça da Liga realizou-se em Leça do Balio. A primeira fase da prova conta com as 16 equipas da Liga de Honra. Na segunda fase, as oito apuradas juntar-se-ão a 10 equipas da Liga principal: as oito classificadas entre a 7.ª e a 14.ª posição, e as duas equipas promovidas da Liga de Honra. A terceira fase conta com as restantes seis equipas da Liga principal, ou seja os emblemas que garantiram presença nas provas europeias. Primeira fase - fase eliminatória: 1ª mão - 2 e 3 Agosto; 2ª mão - 9 e 10 de Agosto. Segunda Fase – fase de grupos: 1.ªjornada - 17 Agosto; 2ªjornada - 24 Setembro; 3ª jornada - 20 Outubro. O Rio Ave ficou no Grupo A, defrontando o Leixões em Matosinhos (24 de Setembro) e o Sp. Braga em Vila do Conde (20 de Outubro).

texto Paulo Vidal - http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=19ca14e7ea6328a42e0eb13d585e4c22&subsec=93db85ed909c13838ff95ccfa94cebd9&id=fc4ca78b15fc94a1d8bfc552ad85c254

Notícia Póvoa Semanário

No Rio Ave a temporada começou com ausências
Os primeiros dias foram destinados aos exames médicos. O trabalho vem a seguir


O Rio Ave deu início esta semana, aos trabalhos para a próxima temporada. Presentes a maioria dos atletas no primeiro dia destinado a exames médicos, excepção feita ao quinteto de jogadores brasileiros, (Niquinha, Evandro, Henrique, Delson e Ronaldo). O Rio Ave agora na I Liga, contratou seis reforços: Tarantini (ex-Portimonense), Sílvio e Semedo (ex-Odivelas), Jorge Humberto e Bruno Novo ambos provenientes do S. Clara dos Açores. A estes deverão, nos próximos dias, juntar-se mais dois de características atacantes. Por resolver está o caso de Chidi apesar do atleta ter feito exames médicos, mas à condição. Recorde-se que o avançado nigeriano espera o resultado do imbróglio da transferência para Timisoara da Roménia, caso a ser resolvido pelas instâncias da FIFA. O plantel será apresentado ao fim da manhã da próxima sexta feira, à Comunicação Social. De hoje e até à próxima semana, o grupo dará inicio à preparação no estádio, partindo no dia 20, para um estágio em Ofir que se prolonga até ao dia 26 de Julho. Bruno Novo jogador poveiro nascido e criado para o futebol no Varzim, é um dos reforços. O atleta confessou-nos que está "feliz pelo regresso para perto de casa" e "é mais um projecto que me agradou, o de jogar na I Liga. É sempre bom estar no melhor campeonato" refere. Bruno Novo que passou pelo futebol espanhol adiantou que "a família também pesou na minha decisão. Foram fundamentais e fiquei mais próximo deles". O atleta aguarda uma oportunidade na equipa de João Eusébio para mostrar o valor e "quero deixar a minha marca. Vou trabalhar para isso e logo que surja a oportunidade vou tentar agarrá-la". Quanto ao novo clube "o Rio Ave foi sempre um clube que aprendi a respeitar apesar de conhecer a rivalidade com o vizinho Varzim, um clube com valor e história no futebol". Bruno Novo espera contribuir para que o objectivo do Rio Ave seja alcançado e que passa pela "manutenção na I Liga. Esse será sempre o nosso pensamento ao longo do campeonato". O atleta referiu, também, a forma cordial como foi abordado para representar o emblema de Vila do Conde. "Foi fácil chegar a acordo. Além disso o Rio Ave deu-me mais garantias do que os outros clubes, que me sondaram. Como para mim o clube é muito conhecido tornou-se muito fácil, transferir-me para perto de casa depois de ter estado algumas épocas bem longe".

Benfica em Vila do Conde na abertura do campeonato

Realizou-se nesta segunda feira, na Alfândega do Porto, o sorteio do campeonato da I Liga. Em sorte coube ao Rio Ave receber na jornada inaugural, marcada para o dia 24 de Agosto, o Benfica em Vila do Conde. Um jogo que vem numa fase excelente para os cofres do clube dado o período de férias, repleto de benfiquistas por estas bandas. Na 3ª jornada, os vilacondenses recebem o FC Porto em 21de Setembro e a 2 de Novembro, o Sporting. Ou seja no espaço de aproximadamente dois meses e meio, os pupilos de João Eusébio jogam em casa, com os chamados três grandes.

http://www.povoasemanario.pt/default_Desporto.asp?noticiaid=4751&seccaoid=100&accao=noticia

Notícia MaisFutebol

Rio Ave inicia temporada à procura de um avançado

O Rio Ave iniciou a preparação para a próxima temporada, mas ainda procura um avançado para fechar o plantel. O clube promovido à primeira Liga revelou interesse em André Carvalhas, ex-júnior do Benfica, que vai cumprir a pré-época ao serviço dos «encarnados».

Paulo Fangueiro, chefe do departamento de futebol do Rio Ave, explicou que a contratação de um avançado é um assunto «em estudo», de acordo com a Agência Lusa. «Para já, o treinador vai arrumar a casa e ver como está o plantel. Não deve haver novidades nos próximos dias», disse Fangueiro.

O responsável confirmou o interesse do clube em receber, por empréstimo, o extremo André Carvalhas, ex-júnior do Benfica que vai cumprir o período de pré-temporada ao serviço dos encarnados.

A equipa dos «Arcos» aposta na permanência da maioria dos jogadores para assegurar a desejada permanência no escalão principal do futebol português. «Oitenta por cento do plantel mantém-se. A direcção assinou contrato com estes atletas, na Liga de Honra, tendo em vista a subida e a manutenção da maior parte deles», realçou Fangueiro.

João Eusébio trabalha com 29 atletas
João Eusébio, treinador do Rio Ave, conta com 29 futebolistas no plantel, o que deixa em aberto a possibilidade de «duas ou três saídas». O nigeriano Chidi é uma das situações pendentes no plantel, mas para já o avançado treina em Vila do Conde.
As saídas do defesa brasileiro Danielson, para o FC Khimki, da Rússia, e do avançado senegalês Keita estão confirmadas. Os reforços do Rio Ave são Tarantini (ex-Portimonense), Sílvio e Semedo (ex-Odivelas) e Bruno Novo e Jorge Humberto (ex-Santa Clara). Vítor Gomes, que estava emprestado ao Cagliari, de Itália, regressa ao clube.
O Rio Ave apresenta-se oficialmente à comunicação social na sexta-feira, pelas 11h30. O plantel treina no Estádio dos Arcos, mas tem estágio agendado, entre os dias 20 e 26 de Julho, em Ofir.

Redacção PS http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=970468&div_id=1470