terça-feira, 26 de agosto de 2008

Notícia Site Oficial

Rio Ave empata com Benfica na estreia – 24.08.08
No jogo que fechou a 1ª jornada da I Liga, o Rio Ave empatou a uma bola com o Benfica, num desafio realizado esta noite, em Vila do Conde, sob intenso nevoeiro e com lotação praticamente esgotada no Estádio. A formação vilacondense entrou muito bem no desafio e foi, de resto, a primeira equipa a criar oportunidades de golo. Durante a primeira metade do encontro, o Benfica teve algumas dificuldades em chegar à baliza vilacondense, apostando em remate de meio-campo para tentar o golo, mas sem efeito. Na 2ª parte, ambas as equipas entraram em jogo mais determinadas, e o jogo foi reatado com muita pressão por parte do Rio Ave que haveria de conseguir chegar à vantagem através de golo apontado por Semedo. A euforia vilacondense durou pouco mais do que um minuto, já que o Benfica empatou logo depois (golo de Nuno Gomes). O Rio Ave reagiu bem e o jogo foi adquirindo ritmo até aos instantes finais, sem mais golos. Na próxima jornada, o Rio Ave joga em Coimbra com a Académica, domingo às 16 horas.

João Eusébio satisfeito com empate – 24.08.08
No final do jogo com o Benfica, o treinador do Rio Ave manifestou-se satisfeito com o empate alcançado frente aos encarnados, salientando a atitude e desempenho dos seus jogadores que souberam bater-se de igual para igual com o Benfica, em jogo da primeira jornada do campeonato. João Eusébio reafirmou que o Rio Ave “estudou bem o Benfica e identificou algumas fragilidades na equipa”, pelo que estava prevenida para o desafio que teria pela frente. Em todo o caso, acabou por admitir que o Benfica se apresentou em Vila do Conde “mais forte” do que esperava. Eusébio considerou o empate justo tendo em conta o decorrer do jogo, durante o qual ambas as equipas conseguiram criar oportunidades de golo, acrescentando que o golo do Benfica surgiu num momento de “desatenção” por parte do Rio Ave, fruto da “euforia” verificada aquando do golo marcado pela sua equipa logo no arranque da 2ª parte do jogo.
http://www.rioave-fc.pt/primeira%20pagina/primeira%20pagina1.htm

Notícia O Jogo

Romário da Quinta de Alvalade sonhou que marcava ao Benfica
Quando o técnico do Rio Ave, divulgou a convocatória para o jogo com o Benfica e Semedo viu que estava entre os eleitos, o primeiro pensamento que lhe ocorreu, em jeito de introspecção, foi só um: vou marcar um golo. Guardou-o como um segredo precioso e só na intimidade do lar foi capaz de partilhá-lo com a companheira. E ela, vendo aquele brilho nos olhos, terá sorrido, em sinal de cumplicidade, ficando à espera, frente à televisivo, que ele o concretizasse, para depois retribuir.
Quando chegou a casa, depois de uma retemperadora massagem que se seguiu à substituição ocorrida aos 72 minutos, Semedo foi surpreendido. "Desculpe, mas não posso dizer qual foi a surpresa que ela preparou para mim...", retorquiu.
O golo marcado a Quim aos 56 minutos e que colocou o Rio Ave em vantagem foi apenas mais um capítulo na história da carreira desde filho de emigrantes caboverdianos nascido no Lumiar. Só que, desta feita, em écrã verdadeiramente gigante, pois agora já não passam despercebidos como sucedia quando envergada a camisola do Odivelas, onde alcançou a notoriedade e obteve os golos (18 na época passada) que foram o "passaporte" para o convite do Rio Ave e a porta aberta rumo à I Liga, o seu grande sonho desde a adolescência.
De estatura pequena e veloz a desmarcar-se, o Romário da Quinta de Alvalade sempre teve apetência pelos golos. "Para mim é fácil arranjar uma boa colocação na área para ser rápido a atirar ao golo...", confessa, tentando dizer que não sabe explicar como adquiriu essa particularidade. Se a época anterior não lhe corresse bem no Odivelas, ia pendurar as chuteiras. Para, quase de certeza, emigrar, talvez trabalhar nas obras em França, como o irmão Luís. Ganhou o futebol e Semedo respira felicidade!

Terceiro da sua geração a vingar na I Liga
A trajectória futebolística de Semedo começou bem cedo, na Quinta de Alvalade, ali mesmo ao lado do estádio, onde ele e outros miúdos da sua idade trocavam, quantas vezes, a escola pelos jogos de futebol. O pai (carpinteiro) e a mãe (empregada doméstica) saíam de casa bem cedo para trabalhar e os três filhos ficavam, muitas vezes, entregues aos cuidados da vizinhança. "Embora os meus pais vivessem com as dificuldades próprias de uma família humilde de Cabo Verde que veio para Portugal em busca de vida melhor, nunca nos faltou nada, mesmo que às vezes tirassem da boca para dar aos filhos", lembra.
Treinou nas camadas jovens do Sporting, clube onde nunca vingou, devido à sua rebeldia, e só encarreirou quando o irmão do meio, Luís (hoje emigrante em França, onde trabalha na construção civil), o passou a "controlar" e lhe fez ver que deveria levar o futebol a sério. Aliás, Semedo quase não fala da sua passagem pelo clube de Alvalade. Seguiu o irmão para o Amoreiras FC, no Bairro da Serafina, até ser indicado por Paulo Leitão, técnico do Sporting, ao Futebol Benfica. Aí recebeu "educação futebolística" e atinou de uma vez por todas, até ser convidado por Daúto Faquirá a ingressar no recém-promovido Odivelas (II B), em 2002/03. Da sua geração de futebolistas, apenas Vítor Moreno (Amadora) e Dady (Osasuna) conseguiram vingar e atingir a I Liga, concretizando o sonho alimentado desde as camadas jovens. Daí que tanto antes como depois do jogo com o Benfica, tenha recebido diversos SMS, desses (e muitos outros) amigos e colegas de profissão, de incentivo e de felicitações.
texto ADALBERTO RAMOS - http://www.ojogo.pt/24-187/artigo742608.asp

Avançado Chidi será opção para a terceira jornada
Vencida a questão com os romenos do Timisoara, o avançado nigeriano Chidi volta a entrar nas cogitações de João Eusébio, devendo ser opção para a terceira jornada da Liga Sagres, resolvida a burocracia inerente à inscrição. É provável que o futebolista se venha a vincular com um contrato válido por mais de duas épocas. Entretanto, a equipa vila-condense regressa esta tarde aos treinos.
http://www.ojogo.pt/24-187/artigo742610.asp

Notícia Record

Heróis da Honra fazem mossa
EVANDRO LEMBRA QUE BENFICA FOI TRAVADO POR 8 TITULARES EM 2007/08

O Benfica escorregou logo na primeira jornada e os outros candidatos ao título só têm de agradecer ao Rio Ave. A equipa orientada por João Eusébio não quis defraudar os seus adeptos no regresso à Liga e, anteontem, lutou de igual para igual com as águias. O empate foi quase tão festejado como a subida de divisão, em Santa Maria da Feira, na última jornada da última temporada até porque grande parte dos titulares... eram os mesmos.
“Jogámos com oito elementos da época passada e ainda dois que actuavam na II Divisão, o Sílvio e o Semedo”, recorda Evandro. “A equipa está muito rotinada e foi fácil o entrosamento dos novos atletas. A mescla de experiência com alguma juventude é um dos nossos trunfos”, prossegue o brasileiro.
Mais informação na edição impressa de RECORD
Autor: R.V. Data: Terca-feira, 26 Agosto de 2008 - 01:59 -
http://www.record.pt/noticia.asp?id=802188&idCanal=21