Assalto à história
NUNO QUER AGARRAR LIGA EUROPA
Sexta-Feira, 17 maio de 2013 | 15:04
Autor: VÍTOR PINTO
Fotos: JOSÉ MOREIRA
O êxito da época de estreia de Nuno Espírito Santo como técnico principal é intocável. Mesmo assim, o timoneiro do Rio Ave não baixa a guarda e colocou a mira na conquista do acesso à Liga Europa.
O milagre é concretizável e o balneário está mentalizado para a importância de vencer em Guimarães. Depois, bastará que o Gil Vicente volte a triunfar em casa, sobre o Estoril, pesando na balança a vantagem dos vila-condenses no confronto direto com o conjunto canarinho.
Depois de ter batido o recorde de pontos do RioAve em campeonatos de 16 clubes, ultrapassando a marca de Carlos Brito em 2010/11 (38 pontos), e de ter chegado às meias-finais da Taça da Liga, Nuno Espírito Santo, de 39 anos, pretende concretizar um desafio que já escapou por duas vezes ao clube pela via desportiva.
Tanto em 2003/04 (7.º lugar), como na referida época de 2010/11 (8.º lugar), o RioAve foi derrotado na última jornada e perdeu logo a hipótese de qualificação europeia (embora em ambos os casos a obtenção de licença da UEFA fosse problemática). Este ano, com o licenciamento garantido, Espírito Santo pode imortalizar o seu nome nos Arcos concretizando, logo no seu primeiro ano no banco, um feito pelo qual tanto suspira o presidente Silva Campos.
NÚMEROS
39 são os pontos somados pelos vila-condenses. Trata-se da melhor marca de sempre do clube em ligas de 16 equipas. Acima desse valor, que pode ser melhorado, só com 18 clubes na luta;
6 as vitórias do Rio Ave fora de casa em 2012/13. A equipa tem um total 20 pontos longe dos Arcos e esse dado dá ainda mais força para o assalto a Guimarães;
5 foi o posto que o RioAve ocupou no campeonato em 1981/82, a melhor classificação de sempre. Vencendo no Berço, e em caso do Estoril perder em Barcelos, Espírito Santo iguala esse feito e atinge e Liga Europa.
Sem comentários:
Enviar um comentário