quinta-feira, 13 de junho de 2013

Record premium (13-6-2013)

Construir a equipa à volta da muralha
DEFESA COMO ALICERCE PARA REPETIR SUCESSO
Quinta-Feira, 13 junho de 2013 | 14:02
Autor: PAULO PAULOS
Fotos: JOSÉ MOREIRA

Edimar é uma peça importante no modelo de Nuno Espírito Santo.
Numa altura em que os holofotes se viram para as vendas e contratações, uma das prioridades do Rio Ave passa por assegurar a continuidade da maioria das peças que compõem o seu sector defensivo.

A boa prestação da formação de Nuno Espírito Santo, na última temporada, despertou a cobiça de vários clubes nos seus jogadores, tornando essa tarefa mais complicada. Por outro lado, a prestação dos vila-condenses na passada edição do campeonato também deixou boas perspetivas para evitar a debandada.

Lionn vai permanecer em Vila do Conde.
Lionn foi o primeiro a anunciar a vontade de permanecer em Vila do Conde, depois de terminado o seu empréstimo. O titularíssimo do lado direito da defesa, cujo passe pertence aos romenos do Cluj, gostou tanto da experiência que pediu para continuar. O próprio garantiu a Record, antes de partir para umas férias no seu país, ter chegado a acordo para jogar mais uma temporada ao serviço do Rio Ave.

Há outros casos em lista de espera por um final feliz. À cabeça desse lote surge Edimar, que também expressou o desejo de prolongar a sua ligação ao clube. Aos 27 anos, o lateral-esquerdo cedido pelo Cluj confirmou todo o seu potencial em Vila do Conde, assumindo-se como um dos destaques da equipa. A sua profundidade é essencial para o modelo de jogo preconizado pelo treinador, que é um admirador confesso das suas características. Se o Rio Ave estiver disposto a fazer um esforço a nível financeiro, a sua continuidade é uma forte possibilidade.

No eixo da defesa mora a principal incógnita:Alberto Rodríguez. Depois de se reabilitar para o futebol nos vila-condenses, o central voltou a ser um alvo apetecível. Ainda assim, se não encontrar um projeto onde possa assumir um papel de destaque, o peruano não rejeita a hipótese de permanecer num clube a quem se sente grato. Noutro patamar estão os centrais Nivaldo e Marcelo. E se o primeiro parece estar de pedra e cal, o segundo é um elemento muito cobiçado e será bem mais difícil de segurar.

Esteio

Segundo Nuno Espírito Santo, o desnível entre os resultados obtidos dentro e fora de casa na primeira metade da temporada deveu-se à falta de tempo para dar atenção a todos os sectores. Assim sendo, o técnico preferiu concentrar-se na defesa, lançando as bases do sucesso a partir de trás. A caminho da segunda época em Vila do Conde, importa agora preservar esse trabalho, construindo a equipa em torno da muralha defensiva.

Ponto de situação

- Nuno Espírito Santo dedicou uma boa parte do trabalho da época passada a aprimorar o sector mais recuado da equipa e mantê-lo intacto seria meio caminho andado para repetir a fórmula do sucesso;

- A permanência de Lionn está garantida para o lado direito da defesa, enquanto Edimar exige um esforço financeiro mais elevado para continuar a brilhar na lateral esquerda;

- Resistir ao assédio por Marcelo vai ao encontro das pretensões do clube e até pode aumentar o retorno numa futura venda; Nivaldo parece assegurado e Rodríguez também pode ficar a fazer-lhes companhia no eixo;

- Ao contrário do último defeso, em que esteve muito ativo no mercado, graças à colaboração com o empresário Jorge Mendes, o Rio Ave ainda não oficializou qualquer reforço para a temporada 2013/14.


http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/rio_ave/interior_premium.aspx?content_id=827279

Sem comentários: