segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Notícia JN

Cabeça de Evandro disparou o alarme - 29-10-2007

O Rio Ave goleou o Penafiel, por 4-1, e ascendeu ao segundo lugar da tabela da Liga de Honra, fechando o grupo de perseguidores ao líder Santa Clara. O Penafiel marcou primeiro, criou muitos problemas aos vila-condenses na primeira metade, mas um golo sofrido a quatro minutos do intervalo traiu a estratégia de António Sousa. A segunda parte foi muito diferente, os durienses desuniram-se e entraram num preocupante afundamento psíquico que permitiu à equipa de João Eusébio construir um resultado robusto.Quando João Pedro apontou, na cobrança de um livre directo - com colaboração involuntária de Niquinha -, o primeiro golo do jogo, a insatisfação reinava nas bancadas dos Arcos. O Rio Ave via-se em desvantagem e, pior, não mostrava capacidade para penetrar na organização defensiva adversária. Mas Evandro disparou o alarme, com um cabeceamento vitorioso, mesmo à beira do descanso. A formação do Ave acordou com esse lance, saiu por cima para o descanso e reentrou determinada.A solidez defensiva do Penafiel evaporou-se e os golos surgiram com naturalidade. À semelhança do que havia acontecido no lance da igualdade, os anfitriões voltaram a marcar na sequência de canto (56m). A festa saiu da cabeça oxigenada de Gaspar, num golo que encheu os pulmões dos adeptos. Nova explosão de alegria apenas cinco minutos volvidos, num sensacional remate de Chidi. Estava resolvido um problema que chegou a parecer complicado.António Sousa, de regresso à última casa onde trabalhou antes de voltar ao activo pela porta da Liga de Honra, via o Penafiel desaparecer, sem deixar rasto. E nem a entrada de Zequinha, com outras alterações à mistura, inverteu o rumo do desafio. Niquinha, num tremendo chapéu a Palatsi (88m), conferiu um aspecto ainda mais pesado aos números.
Olegário Benquerença mal
Olegário Benquerença confirmou que não atravessa bom momento. Esteve aceitável na vertente técnica, mas acumulou erros no campo disciplinar. Umas vezes impiedoso, outras benevolente. Sem critério, portanto.

Rio Ave4 Penafiel1 Local Estádio do Rio Ave
Árbitro Olegário Benquerença (Leiria)
Treinador João Eusébio
Paiva, Miguel Lopes, Gaspar, Danielson, Milhazes, Vítor Gomes, Delson, Niquinha, Evandro (André Serrão, 85), Chidi (Henrique, 88) e Ronaldo (Keita, 79)
Treinador António Sousa
Palatsi, Celso (Hélder Sousa, 72), João Pedro, Kelly, Pedro Araújo (Diego Mourão, 87), Ferreira, Dias, Lourenço, Marcones (Zequinha, 62), Bakero e Guedes
Ao intervalo 1-1 Golos João Pedro (29), Evandro (41), Gaspar (56), Chidi (61) e Niquinha (88) Cartão amarelo Palatsi (11), Evandro (37), João Pedro (49), Gaspar (63), Pedro Araújo (63) e Celso (71)
Treinador do Rio Ave "No cômputo geral do desafio, estivemos quase sempre por cima. O Penafiel tem virtudes, mas a minha equipa reagiu bem à desvantagem. Desfrutámos de maior tempo de posse de bola e tivemos mais atitude. A vitória é justa. Esta equipa sabe o que pretende e, quando assim é, temos de ficar satisfeitos."
Treinador do Penafiel "A vitória do Rio Ave é justa. No entanto, o resultado é exagerado. Fomos ligeiramente empurrados para trás. O cartão amarelo ao Palatsi não se justificava e houve alguma arrogância. A partir dessa altura, temi o pior. Temos de corrigir o que não está bem e conseguir uma vitória no próximo jogo da prova, em casa."

texto Vítor Santos - http://jn.sapo.pt/2007/10/29/desporto/cabeca_evandro_disparou_o_alarme.html

Eusébio deseja futebol de ataque - 28-10-2007
João Eusébio está privado dos lesionados Rivas, Alfredo e Samson

O Rio Ave parte como favorito para um dos principais jogos da oitava jornada da Liga de Honra, hoje, pelas 16 horas, diante do Penafiel, mas o treinador João Eusébio já avisou os seus jogadores que a actual classificação da equipa penafidelense não espelha o real valor da equipa orientada por António Sousa, que ainda na última jornada da Taça da Liga venceu (3-1) a União de Leiria.Na última ronda, o Rio Ave empatou a quatro bolas na deslocação a Freamunde, mas o treinador desdramatiza o número de golos sofridos "O nosso modelo de jogo obriga a defesa a jogar com as linhas subidas e isso, por vezes, origina alguns erros. Mas procuramos sempre jogar ao ataque e não vamos abdicar dessa forma de estar". Para a partida de hoje à tarde, João Eusébio está privado de Rivas, Alfredo e Samson, todos a recuperar de lesão. A boa notícia é a recuperação de Miguel Lopes, lateral direito que vinha a realizar um excelente início de campeonato. No Penafiel, António Sousa procura a primeira vitória no campeonato para iniciar a recuperação na tabela classificativa. Na convocatória do experiente treinador, destaca-se a entrada de Zequinha, avançado que enfrentou um processo disciplinar movido pelo clube. Guedes, que treinou condicionado durante a semana, devido a queixas musculares, também está apto para defrontar a formação vila-condense. De fora, devido a lesão, ficam Pedro Moreira, Nélson Campos, Alex e Jacques.
Convocados
Rio Ave Paiva, Ribeiro, Danielson, Bruno Mendes, Milhazes, Delson, Niquinha, Vítor Gomes, Evandro, Ronaldo, Chidi, César, Gaspar, Miguel Lopes, André Serrão, André Vilas Boas, Luisinho, Fábio Faria e Keita.
Penafiel Palatsi, Celso, João Pedro, Hélder Sousa, Kelly, Pedro Araújo, Dias, Lourenço, Ferreira, Marcones, Rafa, Diego Mourão, Vinícius Calamari, Guedes, Bakero, Penela, Nelson Campos e Zequinha.

texto Arnaldo Martins - http://jn.sapo.pt/2007/10/28/desporto/eusebio_deseja_futebol_ataque.html

Sem comentários: