sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Notícia O Jogo

Hélder Sousa consagrado Celestino predestinado

Os treinadores das 16 equipas elegeram Hélder Sousa, médio do Vizela, como o melhor jogador da Liga Vitalis até ao momento, e Celestino, outro médio, mas do Estoril, como o jovem que mais se destacou. Há, contudo, que salientar a forma como ambos superaram a concorrência: se o primeiro tem-na mesmo em cima, já Celestino, na sua categoria, não teve, literalmente, quem lhe fizesse frente. Por partes. Três votos foram suficientes para fazer de Hélder Sousa, aos 30 anos um indiscutível em Vizela,o jogador mais valioso da competição, deixando para trás Delson (Rio Ave), Júlio César (Santa Clara) e Toy (Olhanense), todos com menos um. Existe um grande equilíbrio no que a este patamar diz respeito, tal como se verificou há um ano, quando Roberto (Leixões) e Diego (Penafiel) partilharam os louros - o primeiro beneficiaria da saída de Diego e acabou distinguido como o melhor de toda a época. Bem diferente foi o caso de Celestino. Sem margem para dúvidas: se há jovem a brilhar na Liga Vitalis, é ele. Doze votos em 15 possíveis - as regras não permitiam a Manuel Tulipa, técnico do Estoril, votar num jogador seu - dizem tudo. Saleiro, do Fátima, foi quem menos se distanciou, com duas referências, enquanto Fábio Paim (Trofense) e Miguel Lopes (Rio Ave) colheram uma cada. E é tudo. Note-se ainda que só o vila-condense não se encontra cedido pelo Sporting, o que comprova, como se fosse necessário, o bom trabalho realizado pelos leões ao nível da formação. Titular em todos os jogos da equipa da Linha, e com quatro golos já apontados na prova, Celestino, com 20 anos, começa a ser uma certeza, com o regresso a Alvalade praticamente traçado. Consegue, também, alcançar um feito inédito: sendo a promessa, está igualmente na equipa ideal, conforme se pode ver na página seguinte, fruto de seis votos para o meio-campo, onde apenas é batido por Hélder Sousa.

texto HUGO M. MONTEIRO/ANA RAMALHO http://www.ojogo.pt/23-314/artigo679828.asp

Milhazes indiscutível

O JOGO voltou a consultar os técnicos - Diamantino Miranda e Álvaro Magalhães deixaram, entretanto, Varzim e Olhanense, respectivamente - para que fosse possível descortinar a equipa com que qualquer um sonharia. Para o efeito, e ao contrário de edições anteriores, foi pedido que escolhessem onze jogadores, e não apenas dois defesas, dois médios e um avançado, além do guarda-redes, dando assim uma ideia mais exacta das preferências em sectores específicos do terreno. E a primeira conclusão é que no lado esquerdo da defesa Milhazes é rei e senhor, sendo mesmo o jogador que mais votos (13) teve. Na direita, Pedrinho também se superiorizou com tranquilidade. Dois laterais ofensivos numa equipa de ataque, e com avançados demolidores: Júlio César é um dos melhores marcadores, com sete golos, Rincón está perto, com seis. Marinho não é um matador, mas a sua velocidade põe em água a cabeça de qualquer defesa. Hermes e Roberto, que também partilham a liderança dos goleadores, não têm lugar. É um luxo! Atrás há um meio-campo que junta experiência à irreverência de Celestino e depois dois centrais com provas dadas - Diego Gaúcho esteve na equipa ideal no final da última época. Na baliza, uma sensação: Bruno Conceição. É uma estreia na prova e logo com lugar num onze cuja média de idades é de 26 anos, entre jogadores portugueses (seis) e brasileiros (cinco).
Onze ideal
Guarda-redes: Bruno Conceição (Varzim, 26 anos, 7 votos) Defesas: Pedrinho (Varzim, 22 anos, 6 votos); Danielson (Rio Ave, 26 anos, 5 votos); Diego Gaúcho (Gil Vicente, 26 anos, 4 votos); Milhazes (Rio ave, 26 anos, 13 votos). Médios: Hélder Sousa (Vizela, 30 anos, 10 votos); Celestino (Estoril, 20 anos, 6 votos); Delson (Rio Ave, 27 anos, 6 votos). Avançados: Júlio César (Santa Clara, 28 anos, 7 votos); Rincón (Vizela, 30 anos, 7 votos); Marinho (Fátima, 24 anos, 6 votos).

texto HUGO M. MONTEIRO/ANA RAMALHO http://www.ojogo.pt/23-314/artigo679833.asp

Sem comentários: