domingo, 18 de agosto de 2013

Record (18-8-2013)

Nau azul à deriva ao largo do Rio Ave
VILA-CONDENSES MARCARAM AOS 4 MINUTOS
Domingo, 18 agosto de 2013 | 22:28
Autor: JOÃO PEDRO ABECASIS
Partilhar
O Rio Ave conseguiu no Restelo uma vitória tão expressiva quanto justa por 3-0, confirmando a apetência para criar problemas quando joga fora de casa e servindo-se da maior experiência dos seus jogadores para controlar uma partida em que se adiantou logo aos 4 minutos.

Consulte o direto do encontro.

O Belenenses, por seu lado, mostrou ansiedade, acusou o golo sofrido cedo e não corrigiu ainda os problemas revelados na pré-época, isto é, problemas ao nível da concentração defensiva e objetividade na hora de rematar para o golo.

Foram, contudo, os azuis a prometer de início, entrando bem e mostrando que queriam resolver cedo o jogo perante os seus adeptos. De tal forma que o golo esteve perto de acontecer logo no primeiro minuto, quando Rodríguez cortou a bola para a sua própria baliza, na sequência de um canto. Valeu o corte providencial de Edimar em cima do risco. Com um esquema diferente do habitual, com Tiago Silva deslocado para a esquerda e Danielsson a organizar, o cariz ofensivo era evidente, mas a verdade é que o ímpeto inicial esfumou-se depressa, porque os vila-condenses reagiram de pronto.

Atuando em esquema semelhante ao dos azuis (4x2x3x1), com dois médios defensivos – Wakaso e Tarantini – que se entenderam bem e transmitiam consistência, a equipa de Nuno Espírito Santo acordou e explorou uma das maiores fragilidades dos azuis, as faixas laterais, para se adiantar no marcador. Logo aos 4 minutos, Tarantini viu bem o corredor esquerdo completamente aberto e desmarcou Braga, que atirou cruzado para o primeiro golo.

Controlo

Esperava-se a reação do Belém, mas o momento do golo foi determinante para aquilo que iria passar-se a seguir. O Belenenses passou a ser uma nau à deriva ao largo de um Rio Ave que controlava a toda a largura do terreno.

É verdade que o Belenenses podia ter marcado antes do intervalo, quando Fredy, bem desmarcado por Fernando Ferreira, cabeceou isolado para a defesa por instinto de Salin, e também em cabeçada de Diakité ao segundo poste, mas o Rio Ave mostrava-se mais adulto, circulava bem a bola e podia ter dilatado aos 36 minutos, quando Ukra rematou à barra.

Na segunda parte, Arsénio, Miguel Rosa e Deyverson transmitiram dinâmica aos azuis, mas as fragilidades defensivas não desapareceram e o Rio Ave voltou a marcar aos 56 minutos por Rodríguez, que completou ao segundo poste o desvio de Marcelo em canto da esquerda, e a aproveitar a ausência de Paulo Jorge na esquerda para fixar o resultado por Del Valle, que correspondeu da melhor maneira ao passe fatal de Braga.

Árbitro: Rui Silva (nota 4)

Uma arbitragem muito positiva aquela que Rui Silva conseguiu ontem no Restelo. É verdade que os jogadores não lhe criaram grandes problemas, o que lhe facilitou a missão, mas tentou sempre não interferir e ajuizou com critério na maior parte dos lances.

Melhor em campo: Braga

Um extremo de grande valor que deixou em água a cabeça dos laterais azuis. Marcou o primeiro golo e fabricou o terceiro.

Momento

O primeiro golo do Rio Ave obtido logo aos 4 minutos. Transmitiu serenidade e permitiu aos vila-condenses controlar até final.

Número

17 - O número de faltas cometidas pelo Rio Ave. Exagerado, mas retirou ímpeto aos azuis.


http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/interior_premium.aspx?content_id=839337

Sem comentários: