quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Notícia O Norte Desportivo

REGRESSO DE NIQUINHA AOS RELVADOS CADA VEZ MAIS PERTO DE SE CONCRETIZAR - GOSTAVA DE JOGAR MAIS UM ANO NA PRIMEIRA LIGA – 18-12-2007

O Rio Ave tem tido um adepto muito especial nas últimas quatro semanas. Lesionado há um mês, o capitão Niquinha tem torcido por fora, mas não podia estar mais satisfeito com o trabalho dos companheiros: "Estamos no bom caminho".
Aos 36 anos, Niquinha (ainda) é o motor do meio-campo do líder da Liga Vitalis. Há 11 temporadas ao serviço do Rio Ave, este veterano que um dia trocou o Brasil por terras lusas – veio do Recife no longínquo ano de 1997 - vive actualmente uma situação inédita no clube vila-condense. "Estou há mais de um mês sem treinar. É a primeira vez que acontece desde que vim para o Rio Ave, mas a vida de um profissional de futebol é esta. O pior já passou e, se tudo correr bem, estarei de volta muito em breve. A recuperação está na última fase e esta semana devo recomeçar a treinar. Logo, logo devo estar à disposição do mister", revela. A torcer por fora nos últimos tempos, o experiente centrocampista não perde o bom-humor e espalha elogios pelo trabalho que os colegas têm feito nos relvados da Liga Vitalis. "Felizmente, temos mantido os pés bem assentes na terra, como o mister nos pede sempre e sinto que estamos no bom caminho. Enquanto jogarmos como temos vindo a fazer nos jogos mais recentes e mantivermos muito respeito por todos os adversários, o mais provável é continuarmos a obter vitórias, esperemos que assim seja. Para já, estamos todos de parabéns", refere.A última vítima dos verde e brancos foi especial: o vizinho e rival Varzim. Munido de «fair-play», Niquinha recorda o desafio disputado no recinto poveiro sem sobrancerias: "Ganhámos um jogo importante. Fizemos uma boa partida, ante uma equipa que não perdia em casa há algum tempo, com muita tranquilidade e creio que não devemos embandeirar em arco com este resultado, há que continuar a ser humildes. Claro que é um jogo especial, mas o mais importante mesmo foi a vitória, nada mais".
O senhor que se segue no horizonte do Rio Ave é o Santa Clara, formação igualmente com aspirações de regressar à Liga Bwin. Niquinha ainda não deve recuperar a titularidade nos Açores, mas nem por isso perde a confiança: "Conhecemos bem o Santa Clara, uma boa equipa que tem capacidade para tornar a nossa missão bem complicada. Independentemente disso vamos lá com o intuito de trazer a vitória".
Candidatos? Mais à frente se verá…Relativamente ao rol de favoritos à subida à Liga Bwin, o médio natural de Minas Gerais prefere esperar: "Creio que há pelo menos oito equipas com condições para lutar pela subida, mas ainda é cedo para dizer quem é, ou não, candidato. Na quinta ou sexta jornada da segunda volta haverá mais indícios".
Com contracto até final da temporada, Niquinha pretende jogar mais um ano e não esconde que gostaria de o fazer nos relvados da Liga Bwin. "Enquanto me sentir bem vou continuar a jogar. Espero fazê-lo durante mais dois anos. E enquanto fizer tudo o que o mister me pede nos treinos e nos jogos sem ficar a dever nada aos miúdos de dezoito e dezanove anos não vejo razão para deixar de jogar". De preferência nos palcos maiores do futebol português: "Seria muito, muito bom jogar o último ano na Primeira Liga com a camisola do Rio Ave".

LIDERANÇA «A SOLO» - É SEMPRE BOM TER MARGEM

A vitória na Póvoa e o escorregão do Vizela em Freamunde permitiram ao Rio Ave tornar-se no único comandante do campeonato, agora com uma margem de dois pontos sobre os pupilos de Carlos Garcia. "Creio que é o reflexo da equipa atravessar uma fase ascendente e a verdade é que é sempre melhor ter uma margem de erro", destaca. As trocas e baldrocas que têm ocorrido no topo da classificação tornam a Liga Vitalis e o respectivo final quase sempre imprevisível. Niquinha gosta deste cenário: "Este campeonato está muito interessante. Há várias equipas a lutar pelos primeiros lugares e isso é sempre bom, torna o cenário mais competitivo".

texto José Luís Ferreira - http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=1b1f4205ab5d9b437c143fc6d7e18c80

VIZELA EMPATA EM FREAMUNDE - RIO AVE ASCENDE À LIDERANÇA – 17-12-2008

O Rio Ave levou a melhor no encontro com o vizinho Varzim e assumiu a liderança da Liga de Honra, pois o Vizela, líder à partida para esta 13.ª jornada, empatou no reduto do Freamunde e caiu para o segundo posto. Keita foi o autor do golo – o único da partida – que deu o triunfo ao Rio Ave no grande dérbi com o vizinho Varzim, quando faltavam 12 minutos para o final da partida.
Beneficiando também do empate do Vizela, a um golo, em Freamunde, os vilacondenses ascenderam, assim, ao primeiro lugar da Bwin Liga, partindo, desta forma, para a pausa de Inverno na condição de líder.
O Rio Ave segue assim com 26 pontos, mais dois do que o segundo classificado Vizela e três do que Trofense e Gil Vicente, terceiro e quarto, respectivamente.

http://www.onortedesportivo.com/?op=artigo&sec=45c48cce2e2d7fbdea1afc51c7c6ad26&subsec=&id=b15efe6a95ccb9124597a04c597376f5

Sem comentários: