segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Notícia Futebolar

O Rio Ave qualificou-se hoje para os oitavos-de-final da Taça de Portugal em futebol ao bater o Olhanense por 5-4, no desempate por grandes penalidades, após o 3-3 no final do prolongamento.
Num encontro entre duas equipas da Liga de Honra, o Rio Ave impôs-se no "sprint" final. Tudo ficou resolvido na lotaria dos penáltis, depois de um longa maratona de quase 130 minutos (incluindo descontos) de futebol pobre, apesar dos seis golos marcados, quatro no tempo regulamentar e dois no prolongamento.
As primeiras grandes penalidades foram desperdiçadas, até que Djalmir e Evandro marcaram. Seguiram-se mais dois penaltis falhados, até que, por fim, Vítor Gomes decidiu a eliminatória a favor do Rio Ave.
A primeira parte deste jogo deixou poucas saudades, apesar dos dois golos marcados, um para cada equipa, todos obtidos de livre. O primeiro foi para o Rio Ave e o seu autor foi Milhazes, que surpreendeu a equipa visitante com um cruzamento (ou um remate?) que fez a bola seguir directamente para o fundo da baliza de Bruno Veríssimo (17).
O Olhanense igualou quatro minutos depois, também após um livre. Rui Duarte cobrou a falta e o central Sandro, sem oposição, cabeceou sem hipótese para Mora, fazendo o 1-1 e pondo mais uma vez em evidência as notórias debilidades vilacondenses nas bolas paradas e no jogo aéreo.
De resto, os primeiros 45 minutos foram de um modo geral mal jogados pelas duas equipas. O Rio Ave atacou mais, mas quase sempre mal, sem velocidade e imaginação e de um modo muito previsível, facilitando muito a vida ao conjunto treinado por Diamantino Miranda.
Nas duas três vezes em que o Rio Ave acelerou um pouco mais, sobretudo graças a Milhazes, o Olhanense tremeu. Num desses raros lances, aliás, o mais vistoso do primeiro tempo, Keita chegou mesmo a introduzir a bola na baliza de Bruno Veríssimo, mas a jogada foi anulada por alegado fora de jogo.
A segunda parte não trouxe grandes melhoras e as duas equipa continuaram a destacar-se pela mediocridade do futebol praticado. No Rio Ave, as ausências dos médios Delson e Niquinha deixaram a equipa muito fragilizada e sem ideias.
Ainda assim, o Rio Ave conseguiu fazer o 2-1, num lance bem gizado por Evandro e melhor finalizado por Chidi, com um remate forte e rasteiro.
Diamantino Miranda, entretanto, operou duas substituições e o certo é que voltou a empatar e a demonstrar que a defesa do conjunto de Vila do Conde é muito permeável nas bolas aéreas. O golo surgiu de um cruzamento Bruno Mestre, a que Toy, sem oposição, correspondeu com uma cabeçada indefensável (80).
O Olhanense ainda teve mais dois lances perigosos, um deles mesmo sobre a hora, quando Toy, isolado, rematou à figura de Mora, mas a igualdade subsistiu e o jogo foi para prolongamento.
Depois de ter sofrido um golo de bola parada, o Rio Ave "vingou-se" marcando o seu terceiro golo na sequência de um canto, com Evandro a impor-se nas alturas aos centrais adversários e Keita, de cabeça, a empurrar para a baliza e a dar nova vantagem à sua equipa.
Quem pensou que o jogo estava sentenciado enganou-se. Com 109 minutos jogados, os visitantes ainda tiverem força para reagir e empatar pela terceira vez, agora por Fumo, que aproveitou uma bola perdida para fazer o 3-3.
Nos penáltis, o Olhanense teve apenas um remate certeiro e o Rio Ave dois, o que lhe valeu o apuramento para fase seguinte da prova, entre sete penaltis desperdiçados por ambas.
Jogo disputado no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.
Ao intervalo: 1-1.
Após 90 minutos: 2-2.
Marcadores:
1-0, Milhazes, 17 minutos. 1-1, Sandro, 22. 2-1, Chidi, 69. 2-2, Toy, 80. 3-2, Keita, 99. 3-3, Fumo, 109.
Desempate por grandes penalidades:
0-0, Toy falhou. 0-0, Milhazes falhou. 0-0, Fumo falhou. 0-0, Ronaldo falhou. 0-1, Djalmir. 1-1, Evandro. 1-1, Rui Duarte falhou. 1-1, André Vilas Boas falhou. 1-1, Ricardo Silva falhou. 2-1, Vítor Gomes.
Equipas:
- Rio Ave: Mora, Vítor Gomes, Danielson, Bruno Mendes, Fábio Faria (Ribeiro, 84), Milhazes, André Vilas Boas, Tiago Terroso (André Serrão, 56), Evandro, Chidi (Ronaldo, 81) e Keita.
(Suplentes: César, Ribeiro, Gaspar, André Serrão, Ricardo Martins e Ronaldo).
- Olhanense: Bruno Veríssimo, Pedro Correia (Ricardo Silva, 73), Sandro, Javier, Steven Vitória (Fumo, 73), Hugo Luz, Marco Couto, Guga (Djalmir, 106), Rui Duarte, Toy e Bruno Mestre.
(Suplentes: Walter, Loukima, Messi, Fumo, Djalmir, João Martins e Ricardo Silva).
Árbitro: João Capela (Lisboa).
Acção disciplinar: cartões amarelos para Sandro (36), Danielson (44), Pedro Correia (51), Bruno Mendes (61) e Javier (71).
Assistência: cerca de 250 espectadores.

texto AYM. - http://futebolar.portugalmail.pt/artigo/20080120/taca-rio-ave-olhanense

Sem comentários: